Fabiola Maria Alves da Silva

Bacharelado em ADMINISTRAÇÃO, licenciatura em LETRAS. ESPECIALIZAÇÃO em: Docência na Educação Profissional Curso Aperfeiçoamento em Serviço Social, Políticas Públicas e Direito Social ( em fase de conclusão- apresentação trabalho de conclusão de curso), Coordenadora do curso técnico em comércio pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico- Centec, na Escola Estadual de Educação Profissional de Redenção e Aracoiaba no estado do Ceará , assume atribuição na esfera administrativa no Ministério Público, 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Baturité. Qualificação direcionada à articulação de cursos técnicos através da Educação profissional, atuação na coordenação de curso técnico, operacionalização de sistemas educacionais, desenvolvimento de atividades no âmbito pedagógico técnico profissional, incluindo a disseminação de conteúdos técnicos na área de gestão e negócios. Aplicação de práticas educacionais pedagógicas no meio da Educação de Jovens e Adultos. Experiência nas áreas administrativas do âmbito jurídico e comercial. Facilidade de comunicação e relacionamento interpessoal. Proatividade no desenvolvimento e articulação de atividades administrativas e educacionais.

Informações coletadas do Lattes em 22/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Docência na Educação Profissional

2013 - 2015

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará
Título: A importância da prática de conteúdos técnicos para disseminação de teorias.

Aperfeiçoamento em andamento em Serviço Social Políticas Públicas e Direitos Socia

2011 - Atual

Universidade Estadual do Ceará
Título: Educação profissional como politica pública educacional

Graduação em Licenciatura Letras Poruguês

2007 - 2012

Universidade Federal do Ceará
Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO - EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Graduação em ADMINISTRAÇÃO

2006 - 2010

Universidade Estadual Vale do Acaraú
Título: PRINCIPIOS DA QUALIDADE TOTAL
Orientador: ROBERTO SOARES

Formação complementar

2013 -

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2011 - 2011

EMPREENDEDORISMO. (Carga horária: 60h). , Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Ceará, SEBRAE/CE, Brasil.

2008 - 2008

A ECONOMIA SOLIDÁRIA E ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA. (Carga horária: 20h). , Conselho Regional de Administração, CRA, Brasil.

2006 - 2006

Qualidade no atendimento. (Carga horária: 40h). , Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, IDT, Brasil.

2006 - 2006

Planejamento e Organização de Eventos. (Carga horária: 40h). , Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, IDT, Brasil.

2002 - 2002

AUXILIAR DE CONTABILIDADE. (Carga horária: 15h). , FORT CONSULTORIA E TREINAMENTO, FORT, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Especiais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

Participação em eventos

Feira do Empreendedor do Estado do Ceará. Desenvolvimento do Empreendedorismo no estado do Ceará. 2014. (Feira).

Semana do Ministério Público.Ministério Público e Sociedade. 2010. (Encontro).

Congresso Estadual de Administração. participante. 2008. (Congresso).

Outras produções

SILVA, F. M. A. . TJ CE - FÁBRICA ESCOLA. 2013.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - Atual

Ministério Público do Estado do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo à disposição, Carga horária: 20

Atividades

  • 07/2014

    Serviços técnicos especializados , 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Baturité, .,Serviço realizado, Área administrativa; Assessoria em Procedimentos Administrativos e Audiências extra judiciais ; Assesoria administiva na área de fiscalização do MP.

2013 - 2014

Prefeitura Municipal de Baturité

Vínculo: Formal labor contract, Enquadramento Funcional: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenação Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Domingos Sávio

Atividades

  • 06/2006

    Direção e administração, PREFEITURA MUNICIPAL DE BATURITÉ, .,Cargo ou função, Cargo administrativo.

2011 - 2011

Escola Cosme e Damião

Vínculo: CONTRATO TEMPORÁRIO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DA AREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS, Carga horária: 15

Outras informações:
Docência na área de Lingua Portuguesa Gramática e Literatura.

Atividades

  • 01/2011 - 07/2011

    Ensino,,Disciplinas ministradas, LITERATURA E GRAMÁTICA

2011 - Atual

Instituto Centro de Ensino Tecnológico

Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR EMI, Carga horária: 40

Outras informações:
COORDENAÇÃO CURSO TÉCNICO DO EIXO TECNOLÓGICO EM GESTÃO E NEGÓCIOS LINHA DE PESQUISA - EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DIDÁTICA NOVO MODELO DE ENSINO

Atividades

  • 08/2011

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Empreendedorismo, Gestão da Qualidade Processos, Economia e Mercado, Gestão de Vendas e Marketing, Direito Empresarial, Gestão de Estoques e Logistica Empresarial , Finanças

2004 - 2006

Instituto Nacional do Seguro Social

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 20

Outras informações:
Área de atuação: setores de atendimento ao cliente, administrativa, processual, concessão de benefícios e apoio a gerência.

2002 - 2003

Caixa Econômica Federal

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 20

Outras informações:
Área de atuação nos setores de habitação, atendimento ao cliente, serviços diretos ao consumidor, assim como na área de produtos financeiros

2008 - 2009

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: AUXILIAR ADMINISTRATIVO, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuação em atividades administrativas no âmbito jurídico. Utilização de sistema SPROC. Atendimento ao público.