Edilaine Pereira de Sousa

Possui graduação em Letras pela Universidade de Pernambuco (2006), especialização em metodologia e didática do ensino superior (2010), mestrado em Língua Portuguesa e suas literaturas pelo Programa Nacional PROFLETRAS. É docente desde 2003 e tem experiência no ensino básico, técnico e tecnológico. Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal do sertão pernambucano em que atua na parte de ensino, pesquisa e extensão com foco em adaptação de obras literárias para o teatro. Desenvolve pesquisas em Literatura e semiótica, com ênfase em estudos inteartes em suportes digitais. Tem predileção por práticas de leitura e escrita com base na AD (Análise do discurso), sobretudo de linha francesa.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado em Língua Portuguesa

2013 - 2015

Universidade de Pernambuco
Título: Intersemiose Literária: estudo do conto numa perspectiva social,Ano de Obtenção: 2015
Amara Cristina de Barros e Silva Botelho.Coorientador: Benedito Bezerra Gomes. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Interpretação Teatral. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.

Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior

2009 - 2010

Escola de Engenharia de Agrimensura
Título: PROFICIÊNCIA ESCRITA A PARTIR DA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA
Orientador: Gustavo Alpoim
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em andamento em Direito

2012 - Atual

Universidade do Estado da Bahia

Graduação em Letras

2002 - 2006

Universidade de Pernambuco
Título: RELAÇÃO ENTRE GRAMÁTICA E TEXTO COM ÊNFASE NO GRAU DE LETRAMENTO
Orientador: Ivete Aparecida

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Avaliador de Redação Enem 2018. (Carga horária: 93h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2014 - 2014

INGLÊS BÁSICO. (Carga horária: 80h). , AECUS - INGLÊS, AECUS, Brasil.

2009 - 2009

Educação Vocal. (Carga horária: 20h). , Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do sertão Pernambucano, IF, Brasil.

2008 - 2009

INGLÊS E INFORMÁTICA BÁSICOS. (Carga horária: 180h). , SUPER DATA INFORMÁTICA E INGLÊS, SII, Brasil.

2008 - 2008

LEITURA E ESCRITA NO FOLCLORE. (Carga horária: 120h). , Prefeitura Municipal de Juazeiro, PMJ/BA, Brasil.

2007 - 2008

FORMAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA. (Carga horária: 240h). , Prefeitura Municipal de Juazeiro, PMJ/BA, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em A AFETIVIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. (Carga horária: 40h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em A LITERATURA E O COTIDIANO ESCOLAR. (Carga horária: 120h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.

2005 - 2006

Extensão universitária em MOSTRA DE ESTUDOS ACADÊMICOS. (Carga horária: 40h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em LÍNGUAS NO VALE DO SÃO FRANCISCO. (Carga horária: 20h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.

2004 - 2004

IV JORNADA PEDAGÓGICA - DIREITO E COMPROMISSO DO E. (Carga horária: 180h). , Prefeitura Municipal de Juazeiro, PMJ/BA, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em SEMANA DE ESTUDOS SOBRE CANUDOS. (Carga horária: 20h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE. (Carga horária: 10h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Extensão Rural/Especialidade: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustntável.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SOUSA, Edilaine Pereira de ; CALADO, M. K. S. S. . OFICINA PEDAGÓGICA: OS SINAIS DE PONTUAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO NO TEXTO. 2014. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

68 SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA.LITERATURA E TEATRO NO IF-SALGUEIRO: CONEXÕES INTERARTES E RECRIAÇÕES,. 2016. (Encontro).

III ENCONTRO NACIONAL E II INTERNACIONAL DE LINGUÍSTICA E LITERATURA: NAS FRONTEIRAS DA LINGUAGEM.(RE)CRIAÇÃO DE CONTO EM CENA: DESIGNS E INTERSEMIOSE LITERÁRIA. 2015. (Encontro).

III ENCONTRO NACIONAL E II INTERNACIONAL DE LINGUÍSTICA E LITERATURA: NAS FRONTEIRAS DA LINGUAGEM. 2015. (Encontro).

CLISERTÃO. MULTILETRAMENTO INTERSEMIÓTICO: ANÁLISE DOS GÊNEROS MULTIMODAIS LITERÁRIOS NOS LIVROS DIDÁTICOS E NA PROVA BRASIL. 2014. (Congresso).

CLISERTÃO.INTERSEMIOSE LITERÁRIA: ANÁLISE DO CONTO NUMA PERSPECTIVA MULTIMODAL E SOCIAL. 2014. (Seminário).

CONNEPI. JOSÉ BEZERRA GOMES: CARACTERÍSTICAS DE SUA PRODUÇÃO LITERÁRIA. 2014. (Congresso).

CONNEPI. O PODER DE INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE DAS VOZES DO ROCK?N?ROLL.. 2014. (Congresso).

CONNEPI. OS ELEMENTOS CLÁSSICOS QUE ENRIQUECEM O PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO DA CIDADE HISTÓRICA DO PENEDO/AL. 2014. (Congresso).

Encontro de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão.Leitura teatral e estudo do conto numa perspetiva social. 2014. (Encontro).

GELNE.LITERATURA E OUTRAS LINGUAGENS: LEITURA TEATRAL E ESTUDO DO CONTO NUMA PERSPECTIVA SOCIAL. 2014. (Simpósio).

JINCE. IX Jornada de Iniciação Científica e III Jornada de Trabalhos de Extensão do IF SERTÃO PE. 2014. (Exposição).

Encontro de Pós-graduação, pesquisa e extensão da UPE. INTELECÇÃO MULTISSEMIÓTICA DE GÊNEROS DISCURSIVOS NO ENEM 2013 - A ESCRITA DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS. 2013. (Congresso).

JINCE - JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IF SERTÃO. CULTIVO ORGÂNICO DE OLERÍCOLAS E SUSTENTABILIDADE. 2013. (Exposição).

CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO.PROJETO INTERDISCIPLINAR DE OLERÍCOLAS, SOB CULTIVO ORGÂNICO: SUSTENTABILIDADE DOS ECOSSISTEMAS E PROFICIÊNCIA ESCRITA DE ESTUDANTES DOS CURSOS TÉCNICOS E TECNOLÓGICOS NO ENSINO AGRÍCOLA. 2010. (Outra).

II WORKSHOP RIO SÃO FRANCISCO: Cultura, identidade e desenvolvimento - um olhar do reibeirinho sobre as mudanças no seu modo de vida..OUVINTE. 2010. (Outra).

Fórum Mundial de Educação profissional e tecnológica. ? A nova conjuntura educacional e tecnológica: uma proposta de retomada da consciência crítica através da reflexão ? um estudo de caso. 2009. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

EDILAINE; ANJOS, A. C. S.; LIMA, E. L. N. C.;SOUSA, EDILAINE PEREIRA. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO ? EDITAL Nº 17 e portaria 293. 2016. Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do sertão Pernambucano.

SOUSA, Edilaine Pereira deTatianejailmaMary Ann. MANUAL NORMATIVO PARA PRODUÇÕES TÉCNICO-CIENTÍFICAS DOS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES. 2009. Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do sertão Pernambucano.

SOUSA, Edilaine Pereira de. Presidente da Comissão de evasão do IF- sertão Pe, campus Salgueiro. 2013. Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Amara Cristina de Barros e Silva Botelho

BOTELHO, A. C. B. S.; BARBOSA, M. R. A.; Machado, Frederico. Intersemiose literária: estido do conto numa perspectiva social. 2015. Dissertação (Mestrado em mestrado profissional em letras) - Universidade de Pernambuco /CAMPSU GARANHUNS.

Amara Cristina de Barros e Silva Botelho

BOTELHO, A. C. B. S.; BARBOSA, M.R.A.; CRUZ, E.. INTERSEMIOSE LITRÁRIA: ESTUDO DO CONTO NUMA PERSPECTIVA MULTIMODAL E SOCIAL. 2014. Dissertação (Mestrado em mestrado profissional em letras) - Universidade de Pernambuco /CAMPSU GARANHUNS.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Vitor Vinícius dos Santos

LITERATURA, TEATRO E CINEMA ALÉM DO IF-SALGUEIRO: DIVULGAÇÃO DE ARTES CÊNICAS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS REGIONAIS; Início: 2015; Iniciação científica (Graduando em TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano; (Orientador);

Pedro henrique silva simião

EFEITOS DA DANÇA DRAMATÚRGICA PARA O BEM-ESTAR FISICO E MENTAL DE ADOLESCENTES ACIMA DO PESO; Início: 2015; Iniciação científica (Graduando em TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano; (Orientador);

Julio César Guimarães

FAZENDO ?ARTE? COM PRODUTOS RECICLÁVEIS: RECRIAÇÃO EM FORMA DE QUADROS, PINTURAS E OUTROS OBJETOS; Início: 2015; Iniciação científica (Graduando em Técnico em Edificações) - Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do sertão Pernambucano, Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do sertão Pernambucano; (Orientador);

Pedro henrique silva simião

LITERATURA E DANÇA NO IF SALGUEIRO: ADAPTAÇÃO LITERATURA POR MEIO DA LINGUAGEM CORPORAL; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do sertão Pernambucano; Orientador: Edilaine Pereira de Sousa;

Ariadne Clímaco Ferreira da Silva

TEATRO NO IF SALGUEIRO: METAMORFOSE LITERÁRIA PARA ALÉM DA SALA DE AULA; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Edficações) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do sertão Pernambucano; Orientador: Edilaine Pereira de Sousa;

Maria Imaculada da Conceição Santos

; ORIENTAÇÃO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA ESTUDANTES DOS CURSOS TÉCNICOS DO IF- CAMPUS ZONA RURAL; ; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Agricultura) - Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do sertão Pernambucano; Orientador: Edilaine Pereira de Sousa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Amara Cristina de Barros e Silva Botelho

INTERSEMIOSE LITERÁRIA: ESTUDO DO CONTO NUMA PERSPECTIVA SOCIAL; 2015; Dissertação (Mestrado em mestrado profissional em letras) - Universidade de Pernambuco /CAMPSU GARANHUNS,; Orientador: Amara Cristina de Barros e Silva Botelho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUSA, Edilaine Pereira de ; BOTELHO, C. . O CONTO CONTEMPORÂNEO SOCIO-DOCUMENTAL E A POSSIBILIDADE DE RE(CRIAÇÃO) EM MÍDIAS DISTINTAS. Interdisciplinar : Revista de Estudos em Língua e Literatura , v. 22, p. 111-122, 2015.

  • BARROS, D, S ; PEREIRA, M. C. ; RODRIGUES, ERIVERTON DA S ; MEDEIROS, RÔMULO, S ; SOUSA, EDILAINE PEREIRA ; ALVES, T. L . Agrofísica: utilização de embalagens reutilizáveis para controlar a temperatura sobre o cultivo da alface. Revista Semiárido De Visu , v. 3, p. 134, 2015.

  • SOUSA, EDILAINE PEREIRA ; BOTELHO, AMARA CRISTINA . Estudo do Conto Numa Perspectiva Social: Leitura Literária envolvendo Desenho e Teatro. Diálogos: Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade , v. 1, p. 24-53, 2015.

  • SOUSA, Edilaine Pereira de ; SANTOS, I. C. ; PEREIRA, M. C. ; Mary Ann . Projeto interdisciplinar de olerícolas sob cultivo orgânico: sustentabilidade e proficiência escrita. Revista Semiárido De Visu , v. 01, p. 2011, 2011.

  • SOUSA, Edilaine Pereira de ; PEREIRA, M. C. ; AQUINO, A. C. ; LOIOLA, M. V. C. ; GAMA, J. B. ; CONCEICAO, M. I. . PROJETO INTERDISCIPLINAR DE OLERÍCOLAS SOB CULTIVO ORGÂNICO: SUSTENTABILIDADE E PROFICIÊNCIA ESCRITA. Revista Semiárido De Visu , v. 1, p. 65-73-77, 2011.

  • KÉLVYA, A.F ; SOUSA, EDILAINE PEREIRA ; Silva, A. C. F. ; Simão, P. H. S ; VINÍCIUS, G ; ADRIANA, V.B ; NETO, MISAEL, A ; ALENCAR, A, A. B ; KELSEN, F.O ; NASCIMENTO, G ; TORQUATO, M ; PEREIRA, R . MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE O AGIR CIENTÍFICO DO CAMPUS SALGUEIRO. 1°. ed. RECIFE, PERNAMBUCO: PIPA COMUNICAÇÃO, 2016. v. 1. 232p .

  • SOUSA, EDILAINE PEREIRA ; CALADO, M. K. S. S. ; GRAUNA, GRAÇA ; BEZERRA, BENEDITO . IMPRESSÕES DE LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO. 1°. ed. São Paulo: TODAS AS MUSAS, 2016. v. 132. 126p .

  • SOUSA, Edilaine Pereira de ; CALADO, M. K. S. S. . LACUNAS E DISTORÇÕES NO LIVRO DIDÁTICO OFICINA DE ESCRITORES. In: ENILLI - III ENCONTRO NACIONAL E II INTERNACIONAL DE LINGUÍSTICA E LITERATURA, 2015, GARANHUNS. CADERNO DE RESUMOS DO ENCONTRO NACIONAL E INTERNACIONAL DE LINGUÍSTICA E LITERATURA. GARANHUNS-PE: EDITORA DA UPE - CAMPUS GARANHUNS, 2015. v. 1.

  • PEREIRA, M. C. ; SOUSA, Edilaine Pereira de ; SOUSA, W. N. . CULTIVO ORGÂNICO DE OLERÍCOLAS E SUSTENTABILIDADE. In: GINCE - VIII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IF SERTÃO-PE, 2015, SALGUEIRO. II JORNADA DE TRABALHOS DE EXTENSÃO, 2013. v. 2. p. 1.

  • SOUSA, Edilaine Pereira de . FAZENDO ?ARTE? COM O CONTO SÓCIO DOCUMENTAL: RECRIAÇÃO LITERÁRIA PARA O TEATRO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUSA, EDILAINE PEREIRA ; Silva, A. C. F. ; Simão, P. H. S . TEATRO E DANÇA NO IF SALGUEIRO: METAMORFOSE LITERÁRIA PARA ALÉM DA SALA DE AULA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GALVÃO, M.K.P ; PEREIRA, M. C. ; MEDEIROS, RÔMULO, S ; SOUSA, EDILAINE PEREIRA . PAISAGISMO ECOLÓGICO E CULTIVO DE PLANTAS MEDICINAIS NA APAE-SALGUEIRO: CONECTANDO A REALIDADE DE FORMA PRÁTICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, Edilaine Pereira de . Espaços de leitura literária e mediação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, Edilaine Pereira de . INTERSEMIOSE LITERÁRIA: ANÁLISE DO CONTO NUMA PERSPECTIVA MULTIMODAL E SOCIAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUSA, Edilaine Pereira de . MULTILETRAMENTO INTERSEMIÓTICO: ANÁLISE DOS GÊNEROS MULTIMODAIS LITERÁRIOS NOS LIVROS DIDÁTICOS E NA PROVA BRASIL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUSA, Edilaine Pereira de . INTELECÇÃO MULTISSEMIÓTICA DE GÊNEROS DISCURSIVOS NO ENEM 2013 - A ESCRITA DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUSA, Edilaine Pereira de ; PEREIRA, M. C. ; SANTOS, I. C. . "PROJETO INTERDISCIPLINAR DE OLERÍCOLAS, SOB CULTIVO ORGÂNICO: SUSTENTABILIDADE E PROFICIÊNCIA ESCRITA". 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUSA, Edilaine Pereira de . ? Composição florística das áreas arborizadas do Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Campus Petrolina Zona Rural. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

EDILAINE ; SOUSA, Edilaine Pereira de . REPENSANDO O LUGAR DA LITERATURA NO FUNDAMENTAL. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SOUSA, Edilaine Pereira de . Vestibular UNEB 2010. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUSA, Edilaine Pereira de . matéria sobre ENEM 2009. 2009. (Programa de rádio ou TV/Outra).

SOUSA, Edilaine Pereira de . https://www.facebook.com/edilaine.pereiradesousa. 2010; Tema: Artigo de Opinião: Hipocrisia - um câncer social. (Rede social).

SOUSA, Edilaine Pereira de ; CALADO, M. K. S. S. ; SANTOS, J. M. ; COSTA, M. A. ; MARIA, S. . Espaços de leitura literária e mediação. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUSA, Edilaine Pereira de ; Silva, A. C. F. ; Simão, P. H. S . TEATRO E DANÇA NO IF SALGUEIRO: METAMORFOSE LITERÁRIA PARA ALÉM DA SALA DE AULA. 2014. (Relatório de pesquisa).

EDILAINE ; Silva, A. C. F. ; Simão, P. H. S ; SOUSA, EDILAINE PEREIRA . RECRIAÇÃO DO FILME GONZAGA DE PAI PRA FILHO - VERSÃO REGIONALIZADA. 2015. Teatral.

SOUSA, Edilaine Pereira de ; Silva, A. C. F. ; Simão, P. H. S . ADAPTAÇÃO E DIREÇÃO DO CONTO PERNAMBUCANO 'INÁCIO DE DINÁ'. 2014. Audiovisual.

SOUSA, Edilaine Pereira de . Os novos recursos tecnológicos e ensino a distancia: benefícios e malefícios.. 2010 (educação) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    FAZENDO ?ARTE? COM PRODUTOS RECICLÁVEIS: RECRIAÇÃO EM FORMA DE QUADROS, PINTURAS E OUTROS OBJETOS, Descrição: O projeto em foco, ora multidisciplinar, tem como objetivo despertar para a consciência ambiental evidenciando suas consequências e possíveis soluções para este problema no sertão central de Pernambuco. Com isso, a instituição de oficinas de pinturas de quadros com produtos recicláveis, oriundos da construção civil configura-se como um dos intuitos primordiais. Para destinação adequada do lixo, serão feitos quadros, pinturas e outros objetos, levando-se em conta a criatividade dos alunos e o conhecimento sistematizado do movimento arcadismo cujas pinturas representavam o meio ambiente, as paisagens. Assim, nesta perspectiva, busca-se tanto uma maior consciência ambiental dos discentes como o incentivo à arte visual como o conhecimento prazeroso de aspectos importantes da literatura, visando a recriação de quadros. Haverá a ?recriação que se revelará por meio das qualidades criativas do aluno recriador e de aspectos contemporâneos do ambiente no qual os discentes estão inseridos, enfim, da sua sensibilidade ao participar deste processo? (PLAZA, 2010, p. 210). A partir disso, será verificado se houve um maior apreço à literatura, bem como uma maior conscientização referente à sustentabilidade, a preservação dos agroecossistemas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Edilaine Pereira de Sousa - Coordenador / MARCELO DE CAMPOS PEREIRA - Integrante / GUIMARAES, JULIO CÉSAR - Integrante.

  • 2015 - Atual

    ESTUDOS FÍSICO-QUÍMICOS DA ALFACE CULTIVADA SOB DIFERENTES CONDIÇÕES DE SOMBREAMENTO E QUALIDADE DE ÁGUA, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcelo de Campos Pereira em 29/05/2016., Descrição: Revisora de aspectos linguísticos, temáticos e metodológicos do projeto multidisciplinar que trata de sustentabilidade a partir das técnicas de manejo de alface com uso de embalagens que seriam descartadas de modo indevido causando prejuízos ao solo. Parte de atividades teóricas e práticas de bolsista do médio integrado em Agropecuária cuja disciplina de Língua Portuguesa é fundamental para a comunicação oral e escrita, enfim, multimodal dos estudantes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Edilaine Pereira de Sousa - Integrante / MARCELO DE CAMPOS PEREIRA - Coordenador / DANIEL DE SOUZA SANTOS - Integrante / ERIVERTON DA SILVA RODRIGUES - Integrante / ADRIANA DE CARVALHO FIGUEIREDO - Integrante / TETISUELMA LEAL ALVES - Integrante.

  • 2014 - 2015

    AGROFÍSICA E CULTIVO DE HORTALIÇAS: UTILIZAÇÃO DE EMBALAGENS REUTILIZÁVEIS E ESTUDO DOS EFEITOS DA INCIDÊNCIA DA RADIAÇÃO SOLAR SOBRE O CULTIVO DA ALFACE E DO TOMATEIRO, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcelo de Campos Pereira em 29/05/2016., Descrição: Revisora de aspectos linguísticos, temáticos e metodológicos do projeto multidisciplinar. Parte de atividades teóricas e práticas de bolsista do médio integrado em Agropecuária cuja disciplina de Língua Portuguesa é fundamental para a comunicação oral e escrita.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Edilaine Pereira de Sousa - Integrante / MARCELO DE CAMPOS PEREIRA - Coordenador / ERIVERTON DA SILVA RODRIGUES - Integrante / TETISUELMA LEAL ALVES - Integrante / MARIA DARA SOUZA BARROS - Integrante / RÔMULO SÁTIRO DE MEDEIROS - Integrante.

  • 2010 - 2011

    PROJETO INTERDISCIPLINAR DE OLERÍCOLAS, SOB CULTIVO ORGÂNICO: SUSTENTABILIDADE DOS ECOSSISTEMAS E PROFICIÊNCIA ESCRITA DE ESTUDANTES DOS CURSOS TÉCNICOS E TECNOLÓGICOS NO ENSINO AGRÍCOLA, Descrição: Ao adentrar na graduação, os estudantes analisam teoricamente tipos de textos mais ligados a trabalhos de pesquisa MEDEIROS (2009). Entretanto, mais que estudar a forma destes textos, é preciso apropriar-se dos gêneros textuais. Dessa forma, a implantação de hortas comunitárias com cultivo orgânico pressupõe a elaboração de um projeto interdisciplinar eficaz que possibilite à prática de conteúdos que serão vivenciados no decorrer do curso pelos graduandos. Considerando que o processo de aprendizagem se estabelece de forma contínua, mediada e autônoma FEUERSTEIN (2002), com a elaboração de projetos acadêmicos, os discentes aprendem a trabalhar em equipe, refletir sistematicamente sobre a realidade empírica a ser pesquisada, fazendo freqüentes anotações da evolução do pensamento, leituras realizadas e as observações do fenômeno, quanto ao objeto de estudo. Desse modo, a produção textual não ocorre de forma solta, sem sentido e sim de forma contextualizada. KOCH (2008). Além disso, o trabalho com projetos de pesquisa possibilita trabalhar de forma interdisciplinar, sob a supervisão de vários docentes e orientação sistemática de um destes e permite ainda criar situações de aprendizagem mais dinâmicas e efetivas, a partir do questionamento, hipótese e reflexão. MARTINS (2001). O objetivo deste trabalho é Instalar uma horta orgânica comunitária no colégio municipal do assentamento Água Viva I, considerando que entre os produtos mais consumidos no mercado interno estão às hortaliças e que pelo menos 80% dos projetos certificados no Brasil são de pequenos agricultores. A orientação técnica será fornecida por profissionais do IF ? Sertão Pernambucano, campus Zona Rural e os assentados poderão produzir tanto para o consumo como para comercialização.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Edilaine Pereira de Sousa - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    CULTIVO DA ATEMÓIA: CONVERSÃO DO SISTEMA CONVENCIONAL PARA ORGÂNICO, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2010 - 2011

    ORIENTAÇÃO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA ESTUDANTES DOS CURSOS TÉCNICOS DO IF- CAMPUS ZONA RURAL., Descrição: Muitos estudantes dos cursos técnicos adentram ao IF- Sertão Pernambucano, Campus zona Rural com problemas linguísticos. Sabe-se que quase sempre estes indivíduos possuem pouco domínio oral e escrito. Apesar de estes alunos adquirirem na instituição um conhecimento técnico relevante, a carga horária reservada à habilidade ?Redação Técnica? é ínfima. Em face disso, 90% ou mais por cento dos Relatórios de Estágio necessitam de reescritura para serem aprovados. Por outro lado, as Pesquisas Bibliográficas, nesse âmbito, configura-se inicialmente como um trabalho multidisciplinar e posteriormente como pesquisa de campo. Este trabalho tem como finalidade comparar a proficiência oral e escrita de estudantes dos cursos Técnicos em Agricultura e Zootecnia que desenvolverão pesquisas bibliográficas contínuas e experimentos com alunos da turma 1138 de Agricultura que não desenvolveram pesquisas de modo sistemático antes da realização do estágio curricular obrigatório. Dessa forma, desenvolver-se-á a pesquisa de cunho qualitativo, far-se-á estudo de caso, de campo, utilizar-se-ão os métodos indutivos e dedutivos concomitantemente. Elaborar-se-á uma produção de texto, um relatório simplificado, um projeto condensado e comparar-se-á com os Relatórios de Estágio da instituição.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2005 - 2006

    A LITERATURA E O COTIDIANO ESCOLAR, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Centro Federal de Educação Tecnológica de Petrolina. , Rodovia BR 407, km 08, s/n, Jardim São Paulo, 56314000 - Petrolina, PE - Brasil, Telefone: (87) 34210050, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional