Danilo Victor Barbosa da Costa

Mestre em Informática pelo Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de informática, com ênfase em engenharia de software, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de informação, arquitetura de software, informática na educação (com foco em sistemas educacionais inclusivos), jogos sérios e gamificação.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Informática

2017 - 2019

Universidade Federal de Alagoas
Título: Um Framework para a Construção de um Objeto de Aprendizagem Digital para o Ensino Bilíngue de Pessoas Surdas,Ano de Obtenção: 2019
Prof. Dr. Patrick Henrique da Silva Brito.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Acessibilidade; Pessoa surda; educação de surdos; Game; Serious Game; Jogo. Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Graduação em Ciência da Computação

2012 - 2016

Universidade Federal de Alagoas
Título: Uso de algoritmos de similaridade para classificar códigos de acordo com a taxonomia solo em disciplinas de programação introdutória
Orientador: Prof. Me. Alexandre de Andrade Barbosa

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Extensão universitária em Análise de dados textuais com o uso do Iramuteq. (Carga horária: 8h). , Faculdade Paraíso do Ceará, FAP-CE, Brasil.

2018 - 2019

Curso de Libras. (Carga horária: 100h). , Libras em Foco, LF, Brasil.

2016 - 2017

Python Fundamentos para Análise de Dados. (Carga horária: 40h). , Data Science Academy, DSA, Brasil.

2016 - 2016

Introdução à Ciência de Dados. (Carga horária: 4h). , Data Science Academy, DSA, Brasil.

2015 - 2015

Nível 3 do curso de inglês disponível em www.myenglishonline.com.br. (Carga horária: 60h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2015 - 2015

Nível 2 do curso de inglês disponível em www.myenglishonline.com.br. (Carga horária: 60h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2014 - 2014

Sei controlar meu dinheiro. (Carga horária: 5h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Maceio, SEBRAE/AL, Brasil.

2014 - 2014

Android Intermediário. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2014 - 2014

JavaFX e MySQL. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2013 - 2014

Grupo de Estudos Dirigidos dos Alunos de Informáti. (Carga horária: 156h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Pseudo código e diagrama de blocos. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Python com orientação a objeto. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2013 - 2013

Programador de Sistemas. (Carga horária: 260h). , Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, PRONATEC, Brasil.

2012 - 2013

Extensão universitária em Módulo básico I.U. ? Inglês Universitário. (Carga horária: 120h). , Consulti Júnior, C. JR., Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

COSTA, D. ; GOMES, A. L. ; CARMO, J. E. S. . 3ª Semana de Tecnologia da Informação da Faculdade Paraíso do Ceará (FAP). 2019. (Outro).

COSTA, D. . Maratona de Programação 2019 Brazilian First Phase. 2019. (Outro).

COSTA, D. V. B. . Olimpíada Brasileira de Informática no Interior Alagoano ? OBI²A 2014. 2015. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Mundo Senai - Conflitos de gerações no ambiente de trabalho. 2019. (Outra).

XII Encontro de Iniciação Científica & XI Encontro de Extensão da FAP.Aplicando Gamificação para Inovar e Motivar. 2019. (Encontro).

XVII Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital.O Uso de Gamificação pode Melhorar a Comunicação entre Surdos e Ouvintes? Um Estudo Experimental em Sala de Aula. 2018. (Simpósio).

Congresso Academico Integrado de Inovação e Tecnologia. 2015. (Congresso).

Congresso Academico Integrado de Inovação e Tecnologia. USO DE GAMEFICAÇÃO EM DISCIPLINAS INTRODUTÓRIAS DE PROGRAMAÇÃO. 2015. (Congresso).

PythonDay. 2014. (Encontro).

Startup Shot Arapiraca. 2014. (Encontro).

XXXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2013. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Hallef Herbeth Lisboa Vieira

COSTA, D. V. B.; GOMES, A. L.; MARQUES, R. B.. RaspSec - Ambiente de análise de intrusão em uma plataforma Honeypot para Raspberry Pi. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade Paraíso do Ceará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Alexandre de Andrade Barbosa

BARBOSA, A. A.; CAVALCANTE, R. C.; Silva, B. R. S. B.. Uso de algoritmos de similaridade para classificar códigos de acordo com a taxonomia SOLO em disciplinas de programação introdutória. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Alagoas.

Bruno Rafael Ferreira Souza Barbosa da Silva

BARBOSA, A. A.;SILVA, B. R. F. S. B.; CAVALCANTE, R. C.. USO DE ALGORITMOS DE SIMILARIDADE PARA CLASSIFICAR CÓDIGOS DE ACORDO COM A TAXONOMIA SOLO EM DISCIPLINAS DE PROGRAMAÇÃO INTRODUTÓRIA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cência da Computação) - Universidade Federal de Alagoas.

Rodolfo Carneiro Cavalcante

Alexandre de A. Barbosa;CAVALCANTE, R. C.; Silva, B.R.F.S.B. Uso de algoritmos de similaridade para classificar códigos de acordo com a taxonomia SOLO em disciplinas de programação introdutória. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Alexandre de Andrade Barbosa

Uso de algoritmos de similaridades para classificar códigos de acordo com a taxonomia SOLO em disciplinas de programação introdutória; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Alexandre de Andrade Barbosa;

Alexandre de Andrade Barbosa

Desenvolvimento e consolidação de ferramentas de apoio à análise de dados para avaliação do ambiente construído baseadas na lógica Fuzzy; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandre de Andrade Barbosa;

Alexandre de Andrade Barbosa

Ensino de programação - identificando problemas e propondo soluções; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Alagoas, Pró-Reitoria de Estudantil / UFAL; Orientador: Alexandre de Andrade Barbosa;

Alexandre de Andrade Barbosa

Monitoria da disciplina Laboratório de Programação 1; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Alexandre de Andrade Barbosa;

PATRICK HENRIQUE DA SILVA BRITO

Uso de Gamificação para Ensino de Português para Pessoas Surdas Letradas em Libras; 2019; Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Patrick Henrique da Silva Brito;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

COSTA, D. V. B. . Aplicando Gamificação para Inovar e Motivar. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COSTA, D. V. B. ; SILVA, J. P. F. . Introdução à Linguagem PHP.. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2019

    Uso de ``Serious Games'' para Ensino de Segunda Língua a Crianças Surdas, Descrição: Dentre os vários cenários de inclusão, seja de gênero, étnico, socioeconômico, religioso, psicológico, físico ou educacional, há discussões de grande relevância sendo investigadas pela comunidade científica, até mesmo leis promulgadas, como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, refletem a preocupação que a sociedade tem em gerar normas que viabilizem a inclusão por meio da educação. Neste sentido, é possível notar que a abrangência populacional dessas ações é muito ampla, contudo, dentro de um contexto mais específico, como o de pessoas com deficiência, pode-se encontrar Censo Demográfico 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta cerca de 45.4 milhões de pessoas com alguma deficiência. Assim, diante de dados tão significativos a importância do tema se destaca, e isto pode ser percebido através da literatura, que ressalta uma série de grandes desafios a serem enfrentados, que dentre eles, há a situação da educação de pessoas surdas, que de acordo com a literatura, ela sofre com dificuldades que vão desde estruturais, profissionais, materiais, até dificuldades de interações entre ouvintes e surdos, motivadas pela comunicação restrita entre as partes, o que pode gerar limitações no desenvolvimento das habilidade linguísticas. Assim, tendo em vista a problemática apresentada e a visão de diversos autores sobre o tema, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de um objeto de aprendizagem digital (OAD) voltado para a aquisição da língua portuguesa, em sua modalidade escrita, por pessoas surdas conhecedoras da Libras. O objeto de aprendizagem proposto é um jogo educativo que visa aumentar, gradativamente, o contato com a língua portuguesa, à medida que o jogador avança nas fases do jogo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Danilo Victor Barbosa da Costa - Integrante / Patrick H. Brito - Coordenador / Gabriel Ângelo Barbosa - Integrante / Gabriel Silva - Integrante / Bruno Alcantara Silva - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Ensino de programação? Identificando problemas e propondo soluções, Descrição: Os cursos da área de exatas, mais particularmente os cursos de Matemática e Computação, tem apresentado altos índices de reprovação e evasão. Para os cursos de computação o percentual de abandono do curso chega a 28%, sendo este um dos maiores índices de evasão do Brasil. Segundo diversos pesquisadores um dos principais problemas enfrentados pelos alunos de computação ocorre nas disciplinas de programação. Muitos são os fatores descritos como relacionados às reprovações nestas disciplinas, e consequentemente ao aumento da evasão no curso. Entre os motivos apresentados na literatura destacam-se, a sintaxe da linguagem, a dificuldade em relação ao entendimento de conceitos abstratos, a falta de tempo e de motivação para se dedicar aos estudos. Em uma análise inicial de dados históricos sobre as disciplinas ministradas no curso de computação da Universidade Federal de alagoas ? Campus Arapiraca, foi identificado que as disciplinas que possuem os menores aproveitamentos e as maiores taxas de reprovação são disciplinas de programação e matemática. Este projeto é uma das ações realizadas pelos professores do curso com a finalidade de melhorar os índices de aproveitamento dos discentes em tais disciplinas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Danilo Victor Barbosa da Costa - Integrante / Alexandre de Andrande Barbosa - Coordenador / Allan Lucio Correia - Integrante / José Arnóbio de Oliveira Júnior - Integrante.

  • 2014 - 2014

    Escritório de Habitação Social, Descrição: O Programa Escritório de Habitação Social em Alagoas tem como objetivo desenvolver ações de assistência técnica pública e gratuita para a elaboração de projeto e construção de habitação para população de baixa renda em municípios do Estado de Alagoas, nos quais a Universidade Federal de Alagoas possui unidades acadêmicas e já vem desenvolvendo pesquisas na área de habitação social. Pretende-se assim construir uma rede dos saberes em desenvolvimento através da vivência de docentes e discentes na prática do assessoramento às populações de baixa renda para a produção do seu habitat. O Programa será desenvolvido através da implantação e articulação de três escritórios de habitação social, situados nos três campi da Universidade: Campus A. C. Simões (Maceió), Campus Arapiraca e Campus Sertão (Delmiro Gouveia). O programa será dividido em três projetos: Projeto 1 ? Implantação de Escritórios de Habitação Social nos campi da Universidade Federal de Alagoas; Projeto 2 ? Estabelecimento de uma rede de escritórios de habitação social no Estado de Alagoas; Projeto 3 ? Fórum sobre assistência técnica para habitação social em Alagoas. Destacamos que, além dos cursos de Arquitetura e Urbanismo (Campus A. C. Simões e Campus Arapiraca) e de Engenharia Civil (Campus A. C. Simões e Campus Sertão), o Programa envolverá também os cursos de Serviço Social, Psicologia e Ciência da Computação (todos estes do Campus Arapiraca), com os quais já vem sendo desenvolvidas pesquisas conjuntas sobre habitação. Espera-se dessa forma, construir um diálogo transdisciplinar entre os diversos saberes acadêmicos envolvidos e os saberes das comunidades envolvidas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Danilo Victor Barbosa da Costa - Integrante / Odair Barbosa de Moraes - Integrante / Alexandre de Andrande Barbosa - Coordenador / Allan Lucio Correia - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Desenvolvimento e consolidação de ferramentas de apoio à análise de dados para avaliação do ambiente construído baseadas na lógica Fuzzy, Descrição: O processo de avaliação faz parte da permanente reflexão sobre a atividade humana. A avaliação é imprescindível para o planejamento e o estabelecimento de objetivos, assim como para o aprimoramento de ações. No entanto, a avaliação é carregada de incertezas, que tendem a aumentar devido a complexidade dos sistemas avaliados. Estas incertezas estão presentes na avaliação do ambiente construído, tanto pela sua complexidade quanto pela necessidade de consideração de informações qualitativas, por vezes, impregnadas de subjetividades e vaguezas. Embora as incertezas tenham ficado de fora do tratamento científico tradicional, nota-se uma mudança de pensamento, onde as incertezas são reconhecidas como úteis e inerentes ao conhecimento humano. A Lógica Fuzzy é resultado desse novo pensamento, na tentativa de uma maior aproximação dos modelos matemáticos com o mundo real. As dificuldades de tratamento de informações qualitativas podem ser diminuídas com a aplicação da Lógica Fuzzy. Em trabalho anterior, desenvolvido no doutorado, o autor deste projeto estabeleceu um método de análise de dados para avaliação de áreas urbanas recuperadas que combina Avaliação Pós-Ocupação e os sistemas indicadores com a Lógica Fuzzy. Foram focados os aspectos quantitativos dos sistemas de indicadores e os aspectos qualitativos de avaliação da satisfação do morador/usuário para obter um método que agregasse tanto as questões objetivas quanto subjetivas de uma avaliação. Além do método obtido, a pesquisa apontou uma série de possibilidades para ampliação do campo de aplicação da Lógica Fuzzy à avaliação do ambiente construído, assim como a necessidade de construção de ferramentas que facilitem a sua disseminação. Este projeto de pesquisa parte dessas considerações para buscar consolidar a linha de pesquisa em avaliação do ambiente urbano com a Lógica Fuzzy no Curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus Arapiraca , tornando-se um núcleo dessa linha investigativa no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Danilo Victor Barbosa da Costa - Coordenador / Odair Barbosa de Moraes - Integrante / Alexandre de Andrande Barbosa - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Faculdade Paraíso do Ceará, Faculdade Paraíso do Ceará. , Rua da Conceição - de 977/978 ao fim, São Miguel, 63010465 - Juazeiro do Norte, CE - Brasil, Telefone: (88) 35123299, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - 2019

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Mestrado em Informática da UFAL, trabalhando no desenvolvimento do projeto de pesquisa para o uso de serious games para no ensino de segunda língua a crianças surdas.

2015 - 2016

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador voluntário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisador voluntário no projeto de pesquisa Ensino de programação? Identificando problemas e propondo soluções

2014 - 2015

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Atividades, Enquadramento Funcional: Diretor do Departamento Acadêmico

Outras informações:
Diretor do Departamento Acadêmico - Centro Acadêmico e Recreativo de Computação Arapiraca (Carcará).

2014 - 2015

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor de laboratório de programação 1, Carga horária: 12

Outras informações:
http://www.ufal.edu.br/estudante/graduacao/programas/monitoria

2014 - 2015

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador BDAI, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisador bolsista no projeto de pesquisa Ensino de programação? Identificando problemas e propondo soluções

2014 - 2014

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador MEC/SeSU, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2014

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina Programação 1, Carga horária: 12

Outras informações:
http://www.ufal.edu.br/estudante/graduacao/programas/monitoria

2013 - 2014

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gedai, Carga horária: 4

Outras informações:
O GEDAI foi criado para gerenciar o Laboratório de Ensino de Ciência da Computação (LECC). O grupo é responsável pela configuração da rede, das máquinas, e das ferramentas utilizadas no LECC. Além disso, os alunos do grupo são incentivados a estudar os tópicos e ferramentas utilizados nos projetos do curso de Ciência da Computação da UFAL Arapiraca. http://lecc.aracomp.com.br/gedai

2013 - 2014

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador CNPq, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista de Iniciação Tecnológica e Industrial do CNPq - Nível A.

Atividades

  • 01/2017 - 06/2019

    Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Instituto de Computação - UFAL.,Linhas de pesquisa

2019 - Atual

Faculdade Paraíso do Ceará

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2020

    Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão da Qualidade de Software, Inteligência Artificial, Paradigmas de Linguagens de Programação, Programação Procedural e Estrutura de Dados, Projeto e Desenvolvimento de Sistemas II

  • 08/2019

    Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Extensão em Tecnologia da Informação, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2020 - 03/2020

    Ensino, Desenvolvimento Web, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Qualidade e Teste de Software

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura de Dados, Fundamentos de Ciência da Computação (EAD), Inteligência Artificial, Projeto e Desenvolvimento de Sistemas II, Raciocínio Lógico em Programação