Sâmia Alencar Pereira
Possui graduação em História pela Universidade Regional do Cariri_URCA .Tem experiência na área de formação tanto como professora quanto pesquisadora, com ênfase para História Cultural voltada para religiosidade, política e educação. Trabalhou na Secretaria Municipal de Educação do Crato-Ce como Técnica Pedagógica da Área de História e Ensino Religioso realizando formações e projetos para as referidas áreas. Atualmente trabalha como mobilizadora no Selo UNICEF- Crato.
Informações coletadas do Lattes em 27/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino Religioso.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Participação em eventos
IV encontro do Prodocência de História- Universidade Regional do Cariri-URCA.Uso de fontes orais para o Ensino de História. 2013. (Oficina).
Transando Saúde.Educação e Saúde.. 2013. (Oficina).
I encontro Estadual de Educação do Campo, indígena e Quilombola: Políticas, Curriculos s e práticas.I encontro Estadual de Educação do Campo, indígena e Quilombola: Políticas, Curriculos s e práticas. 2013. (Encontro).
Conferência Municipal de Educação.: Educação e Diversidade: Justiça social, inclusão e direitos humanos.. 2013. (Outra).
Conferência Municipal infanto-juvenil pelo Meio Ambiente.Apoio técnico. 2013. (Outra).
Ciclo de palestra-Crato, cidade que pensa a Educação.Apoio técnico. 2013. (Outra).
Aula espetáculo com Ariano Suassuna. 2011. (Encontro).
Seminário de assuntos estudantis. 2009. (Seminário).
Politicas juvenis-Brasilia-BR. "A estada vai além do que se ver". 2008. (Congresso).
XIV Semana de História-Esquecimento, memória e história:Desafios e perspectivas para o século XXI.História, memória e narrativa: o sentido do discurso na escrita da história-Professor Reinaldo Forte.. 2006. (Oficina).
XIV Semana de HIstória da URCA-Esquecimento,memória e historia:desafios e perspectivas para o século XXI.Representação do outro:o olhar do Crato sobre o fenomeno religioso de Juazeirto do Norte-Professora Otonite Cortez. 2006. (Oficina).
Semana Universitária-URCA-Brasil: 20 anos de democracia?.Considerações sobre a democracia nas universidades públicas-Prof.Augusto de Oliveira Tavares. 2006. (Oficina).
Semana Universitária-URCA-Brasil: 20 anos de democracia?.Um olhar sobre a historia da filosofia-Professora Francione Charapa. 2006. (Oficina).
Mostra SESC Cariri de Teatro.Oficina de direção Teatral. 2002. (Oficina).
Participação em bancas
Sâmia Alencar. Programa Brasil Alfabetizado. 2013. Prefeitura Municipal de Crato.
Outras produções
Sâmia Alencar . Formações para professores De História, Ensino religioso e Educação de Jovens e Adultos. 2013.
Sâmia Alencar . Diário do bebê. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Adaptação de material).
Sâmia Alencar ; COSTA, S. L. ; MONTEIRO, L. ; ARAUJO, E. ; LUNA, P. . Plano Municipal de Ação-Selo UNIEF-Crato-Edição 2013-2016. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Politico Social).
Sâmia Alencar . Proposta Curricular de História. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino Fundamental II).
Sâmia Alencar . Proposta Curricular de Ensino Religioso. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino Fundamental II).
Sâmia Alencar . Manifestações Afro-Brasileiras. 2007. Interpretação.
Sâmia Alencar . O caldeirão. 2007. Vídeo.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - Atual
Selo UNICEFVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Mobilizadora, Regime: Dedicação exclusiva.
2007 - 2009
Universidade Regional do CaririVínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Centro de Documentação e Pesquisas Históricas, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
2008 - 2009
Prefeitura Municipal de Juazeiro do NorteVínculo: Substituição, Enquadramento Funcional: Professora de Historia e Arte, Carga horária: 16
2014 - Atual
Prefeitura Municipal de CratoVínculo: , Enquadramento Funcional: SELO UNICEF, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2013
Prefeitura Municipal de CratoVínculo: , Enquadramento Funcional: Técnica Resp. pela Área de Hist. e Ens. Rel., Carga horária: 40
Outras informações:
Atuação: formação de professores.
2011 - 2011
Colegio Monte Sião.Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 12
2010 - 2010
Colégio ObjetivoVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora de HIstoria e Portugues, Carga horária: 12
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sâmia Alencar Pereira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?