Felipe da Silva Freitas

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2010). É doutor e mestre em Direito pela Universidade de Brasília com concentração na área de Direito, Estado e Constituição na linha de Sociedade, Conflito e Movimentos Sociais. Foi coordenador nacional do Plano de Prevenção à Violência contra Juventude Negra do Governo Federal (2012 - 2014) e Secretario Executivo do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (2015 - 2016). Entre 2019 e 2020 trabalhou junto ao Centro de Formação Jurídica e Judiciária do Governo de Moçambique elaborando diretrizes para o ensino de magistrados nas áreas de penas alternativas à pena de prisão. Entre 2020 e 2022 foi diretor da Plataforma Justa, que estuda o financiamento e a gestão do Sistema de Justiça, e coordenador de Programas da Rede Liberdade. Atualmente é professor colaborador do mestrado profissional em segurança pública da Universidade Federal da Bahia (PROGESP UFBA) e professor do corpo permanente do Programa de Pós Graduação em Direito Constitucional do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP); membro do Grupo de Pesquisa em Criminologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (GPCRIM UEFS) e pesquisador do Núcleo de Justiça Racial & Direito da Fundação Getúlio Vargas São Paulo (FGV/SP).É Secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia. Tem experiência na área de direito, violência e política, com ênfase em teoria do estado e da constituição, pesquisa empírica, direito penal, criminologia, sociologia jurídica e direitos humanos. https://felipefreitas.academia.edu/

Informações coletadas do Lattes em 11/09/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Direito

2016 - 2020

Universidade de Brasília, UnB
Título: Racismo e Polícia: um estudo sobre mandato policial
Cristina Maria Zackseski. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Polícia; Racismo; Relações Raciais; Estudos Policiais; Mandato Policial.

Mestrado em Direito

2013 - 2015

Universidade de Brasília, UnB
Título: Discursos e Práticas das políticas de controle de homicídios: uma análise do "Pacto pela Vida" do estado da Bahia, Ano de Obtenção: 2015
Cristina Maria Zackseski.Palavras-chave: Políticas Públicas; segurança pública; Prevenção; Homicídios.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social.

Graduação em Direito

2005 - 2010

Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: Tematizando a segurança pública no Brasil: tendências, programas e conceitos (1988 - 2007)
Orientador: Riccardo Cappi

Ensino Médio (2º grau)

2002 - 2004

Colégio Visão

Formação complementar

2018 -

Extensão universitária em Curso Morbimortalidade por causas externas na saúde do homem. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2018 -

Curso Estado e Organizações da Sociedade Civil: MROSC (Marco Regulatório). (Carga horária: 20h). , Instituto Legislativo Brasileiro - Senado Federal, ILB, Brasil.

2023 - 2023

Extensão universitária em Direitos Humanos e saúde mental - Curso permanente Damião Ximenes Lopes. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2023 - 2023

Oficina de Identidade Organizacional da SJDH. (Carga horária: 24h). , Universidade Corporativa do Serviço Público do estado da Bahia, UCS, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Curso ?Emancipações e pós-abolição no Brasil (1808 - 2020). (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2020 - 2020

Jornalismo de dados do zero à prática. (Carga horária: 12h). , Centro de Extensão e Pesquisa do Instituto Brasiliense de Direito Público, CEP/IDP, Brasil.

2019 - 2019

Intercâmbio de Pesquisa sobre o Sistema de Justiça de Moçambique. (Carga horária: 40h). , Centro de Formação Jurídica e Judiciária, CFJJ, Moçambique.

2018 - 2018

Extensão universitária em Curso Masculinidades e Paternidade: cuidado e compromisso. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2018 - 2018

Curso Ouvidoria na Administração Pública (Parceria ILB / CGU). (Carga horária: 20h). , Instituto Legislativo Brasileiro - Senado Federal, ILB, Brasil.

2016 - 2016

Investigação Criminal e Instauração da Ação Penal. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2016 - 2016

Curso Processo Legislativo Federal. (Carga horária: 45h). , Senado Federal, SENADO, Brasil.

2015 - 2015

Media Training. (Carga horária: 5h). , CDN Comunicação Corporativa, CDN, Brasil.

2013 - 2013

Oficina sobre Identificação e Abordagem ao Racismo. (Carga horária: 20h). , Instituto AMMA Psique e Negritude, AMMA, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Intercâmbio de Pesquisa e Extensão em Criminologia. (Carga horária: 60h). , Université Catholique de Louvain la Neuve, UCL, Bélgica.

2008 - 2008

Seminários de Pesquisa em Criminologia. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2006 - 2006

Curso Atitude Saúde -Política de Saúde para Jovens. (Carga horária: 40h). , Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, NEMS/RJ, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Língua Espanhola I. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

1997 - 1998

Informática completa - internet intranet windows. (Carga horária: 300h). , Byte - Centro de treinamento em informática, BYTE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Criminologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Juventude.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Racismo e Relações Raciais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Políticas Públicas.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Segurança Pública.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Participação Política.

Organização de eventos

FREITAS, Felipe da Silva ; BUDÓ, Marília Denardin ; PRANDO, Camila ; PADILHA, Renata C. ; LOPES, T. C. C. F. ; NEDEL, Letícia B. . Covid²: [a pandemia nas prisões]. 2021. (Exposição).

FREITAS, Felipe da Silva . III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial. 2013. (Outro).

FREITAS, Felipe da Silva . Consulta Estadual aos Povos e Comunidades Tradicionais. 2011. (Outro).

FREITAS, Felipe da Silva . Conferência Estadual dos Jovens em Cumprimento de Medida Socioeducativa e egressos'. 2011. (Outro).

FREITAS, Felipe da Silva . II Conferência Estadual de Políticas de Juventude. 2011. (Outro).

FREITAS, Felipe da Silva . III Conferência Estadual de Esporte e Lazer. 2010. (Outro).

FREITAS, Felipe da Silva . Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude. 2010. (Outro).

FREITAS, Felipe da Silva . I Conferência Estadual de Políticas de Juventude. 2008. (Outro).

FREITAS, Felipe da Silva . Semana do NENNUEFS "10 anos de luta e resistência". 2006. (Congresso).

Participação em eventos

Workshop (Re)Alinhando Dados para a Promoção da Paz e de Políticas de Segurança e Prevenção à Violência.A importância de produzir dados e dar transparência para elaboração e monitoramento de políticas públicas de segurança. 2025. (Oficina).

Workshop do Projeto Município Seguro | O Ministério Público e a Segurança Pública: do sistema único de segurança ao Bahia pela Paz.Papel do Município no SUSP. 2024. (Outra).

3º Simpósio de Pesquisa em Juventude no Brasil.Violência, situação juvenil e interseccionalidades no Brasil. 2022. (Simpósio).

Encontro de Mulheres Negras por outro Modelo de Segurança Pública.Política de drogas e superencarceramento. 2022. (Encontro).

X Fórum Social Panamazônico: Belém, capital da resistência, trincheira dos povosvos. 2022. (Outra).

15º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.Racismo institucional e sistema de justiça. 2021. (Encontro).

16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. 2021. (Congresso).

III Seminário de Divulgação Científica RBDPP."Nas águas turvas do penal": os fatos e a prova nos processos de responsabilização da polícia que mata [Debatedor do artigo da Prof.a Poliana Ferreira]. 2021. (Seminário).

Seminário Brasileiro de Teses em Ciências Criminais.Racismo e Polícia: um debate sobre mandato policial. 2021. (Seminário).

Seminário Internacional El Estado de la Criminologia en America Latina.Racial Democracy Crisis and the emergence of Critical Race and Feminist Theories in Brazilian Criminology. 2021. (Seminário).

V Conferência Internacional Direitos Fundamentais e Processo Penal na Era Digital Proteção de Dados e Justiça Criminal. Reconhecimento Facial. 2021. (Congresso).

VII Seminário Direito Penal e Democracia.Juventude negra e produção da morte no Brasil contemporâneo. 2021. (Seminário).

14º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.Racismo e Polícia. 2020. (Encontro).

Ciclo de Webnars do PPGD/UNICAP: Cidadania, Processo e Direitos Humanos na era pandêmica.Sistema prisional em tempo de pandemia. 2020. (Seminário).

VIII JUBRA - Simpósio Internacional sobre Juventude brasileira.Juventude, democracia e movimentos sociais: trilhas, pesquisas e experiências. 2020. (Simpósio).

26 Seminário Internacional do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. 2018. (Seminário).

I Fórum Nacional de Ouvidores de Serviços Penais. 2018. (Encontro).

I Jornada Nacional sobre Racismo Institucional e Sistema de Justiça.Racismo Institucional no Sistema de Justiça com foco no sistema criminal/infracional e Segurança Pública. 2018. (Seminário).

I Seminário Internacional de Gestão em Políticas Penais.Diversidades e interseccionalidades na política penal. 2018. (Seminário).

VII Seminário Nacional do Instituto Baiano de Direito Processual Penal.O Controle da Polícia e os Desafios da Democracia no Brasil. 2018. (Seminário).

3º Seminário Internacional sobre Prisões. 2017. (Simpósio).

II Conferência Municipal de Igualdade Racial de Rio Branco. 2017. (Congresso).

II Simpósio Nacional Aproximações com o Mundo Juvenil. 2017. (Simpósio).

VII Encontro de Pesquisa Empírica em Direito.A formação em serviços penais e sua relação com os sentidos da pena. 2017. (Encontro).

VIII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Sociologia do Direito. 2017. (Congresso).

VII Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira.Jovens negros na mira do Estado: violência policial na periferia de Salvador. 2017. (Simpósio).

Workshop Sistema Penal e Racismo Institucional.Sistema Penal e Racismo Institucional. 2017. (Oficina).

XXXI Congreso Asociación Latinoamericana de Sociología Las encrucijadas abiertas de América Latina.. Controle interno da atividade policial: um estudo qualitativo sobre as corregedorias civis e militares do nordeste brasileiro. 2017. (Congresso).

10 Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 2016. (Encontro).

4º Encontro Nacional de Escolas de Gestão Penitenciária. 2016. (Seminário).

7 Encontro Regional sobre Questão Racial / SINTECT. 2016. (Encontro).

Criminologia e Cinema: narrativas sobre a violência.O esquecimento como pena na trajetória de Wilson Simonal. 2016. (Seminário).

XIV Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão - UNICEUB. Pesquisa empírica em direito. 2016. (Congresso).

I Ocupação Negra da UnB - Direito, Epistemologia e Raça.Enegrecer o Direito. 2015. (Seminário).

NARRATIVAS DO CÁRCERE: Políticas de Resistência no Socioeducativo e no Sistema Penitenciário.Entre dores, mortes e resistências: reflexões sobre o sistema penitenciário brasileiro. 2015. (Seminário).

Oficina Extermínio da Juventude Negra e os Legados da Ditadura na Segurança Pública.Racismo, Genocídio e Segurança Pública: autoritarismo em debate. 2015. (Oficina).

Seminário Consciência Negra em debate: Epistemologias da Resistência.O repertório do genocídio negro. 2015. (Seminário).

Workshop Pesquisa na Pós-Graduação em Direitos Humanos na América Latina.Segurança Pública e genocídio da juventude negra. 2015. (Outra).

XXX Congresso Latino Americano de Sociologia ALAS 2015. A construção de uma matriz de análise e avaliação das políticas públicas de controle de homicídios no Brasil. 2015. (Congresso).

Ciclo de Atividades com o professor Zaffaroni: Juventude negra brasileira - Homicídios e encarceramento.Homicídios contra Juventude Negra Brasileira. 2014. (Seminário).

III Encontro de Estudos Criminológicos."Contando" as mortes: análise das maneiras de ver as mortes de jovens negros em Salvador. 2014. (Encontro).

I Seminário Interdisciplinar Consciência Negra - UNEB.Violência contra Juventude Negra: um problema a ser superado. 2014. (Seminário).

I Simpósio de Atenção Integral à Saúde do Homem.Racismo, Violências e Masculinidades. 2014. (Simpósio).

Semana de Criminologia.Extermínio da Juventude Negra. 2014. (Seminário).

Seminar Forming and Employing young People through public and private partnerships. 2014. (Seminário).

Seminário AYA: Semeando Resistência.Violência, Educação e Relações Etnicorraciais. 2014. (Seminário).

Seminário Candidaturas nas Eleições 2014: dados desagregados por raça/cor. 2014. (Seminário).

WebSeminário sobre Racismo e Saúde Mental.Racismo e Saúde Mental. 2014. (Seminário).

4 Encontro Nacional de Conselhos de Juventude. 2013. (Encontro).

9º Encontro Nacional de Fé e Política.Racismo e Poder. 2013. (Encontro).

Ciclo de Seminários Integração: transformando práticas e vivências na Socieducação.Criminalização da juventude negra e redução da maioridade penal. 2013. (Seminário).

I Encontro Nacional de Comitês e Mecanismos Estaduais de Prevenção e Combate à Tortura.A letalidade da juventude negra: desafios da polícia nacional. 2013. (Encontro).

III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial. 2013. (Outra).

Programa de Intercâmbio / Ministério da Justiça - Casa Civil da Presidência da República.Apresentação Institucional da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República. 2013. (Outra).

Seminário Regional da Juventude Negra.Violência e Extermínio da Juventude Negra. 2013. (Seminário).

XI Semana Acadêmica do Centro de Reflexão sobre Ética e Antropologia da Religião.Juventude e Violência. 2013. (Outra).

XV Seminário Interdisciplinar de Pesquisa: (in) segurança e (i) mobilidade urbana em Salvador.Evolução das Violências e Políticas de Segurança Pública. 2013. (Seminário).

Deutschen Katholikentag.Violência e Juventude no Brasil: diálogos, controvérsias e propostas de intervenção. 2012. (Outra).

Jornada de Formação da Turma de Direito UEFS / PRONERA.Oficina Direito e Relações Raciais. 2012. (Oficina).

Seminário Estadual das Juventudes Rurais.Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais. 2012. (Seminário).

Seminário Estigmatização e criminalização dos movimentos sociais: Estado, mídia e opinião pública?.Autoritarismo e democracia: os dilemas da participação popular. 2012. (Seminário).

Encontro Iberoamericano do Ano Internacional dos Afrodescendentes (Afro XXI). 2011. (Encontro).

II Conferência Nacional de Juventude.Grupo de Trabalho sobre Educação Básica (Fundamental e Médio). 2011. (Outra).

I Seminário de Integração com a comunidade e os movimentos sociais.Saberes Populares: uma perspectiva para democratização da educação. 2011. (Seminário).

Seminário de Avaliação das Políticas de Ação Afirmativas da UEFS.Ações Afirmativas, políticas públicas e seus desdobramentos sócio-econômicos e culturais. 2011. (Seminário).

3º Encontro Nacional de Conselhos de Juventude. 2010. (Encontro).

Formação de Turma Especial de direito para Beneficiários da Reforma Agrária.A Experiência da UEFS na inclusão de beneficiários da reforma agrária. 2010. (Seminário).

III Congresso LatinoAmericano de Juventude. Campanha Nacional contra a Violência e Extermínio de Jovens: apresentação de uma experiência. 2010. (Congresso).

IV Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira. 2010. (Simpósio).

Pré Conferência das Améircas à Conferência Mundial de Juventude 2010. 2010. (Outra).

Seminário A Juventude quer viver.Violência e Extermínio de Jovens. 2010. (Seminário).

Seminário Perspectivas de Juventude - 10 Anos da Especialização: Juventude no Mundo Contemporâneo.Juventude e Segurança. 2010. (Seminário).

7º Encontro Nacional do Movimento de Fé e Política. 2009. (Encontro).

Conferência Livre de Segurança Pública. 2009. (Outra).

I Circular Afro - Movimento MOcambo Odara e Pastoral da Juventude.Contra o extermínio da Juventude. 2009. (Outra).

Seminário Nacional Puebla 30 Anos de opção pelos/as jovens. 2009. (Seminário).

Sessão Especial da Campanha da Fraternidade.A paz é fruto da justiça. 2009. (Outra).

1ª Conferência Nacional de Juventude. 2008. (Outra).

2º Encontro de Delegadas das Delegacias Especiais de Atendimento a Mulher. 2008. (Encontro).

Ampliada Regional das Pastorais da Juventude do Brasil. 2008. (Outra).

Encontros Criminológicos. 2008. (Encontro).

I Conferência de Políticas Públicas de Feira de Santana. 2008. (Outra).

I Conferência Municipal da Juventude Andorinha.Um novo modelo de participação dos jovens para criação e promoção das políticas públicas para juventude. 2008. (Outra).

II Seminário Internacional - Troca de experiência entre Universidade Popular da Europa e do Brasil. 2008. (Seminário).

I Seminário Internacional Construindo História, Revendo Rumos. 2008. (Seminário).

Palestra: Políticas de Ações Afirmativas nas Universidades Baianoas.Políticas de Ação Afirmativa nas UEBA's. 2008. (Outra).

Seminário Bahia em Conexão: direitos e políticas de ações afirmativas.Programas de Ações Afirmativas: história e desafios. 2008. (Seminário).

Congresso 180 anos do Ensino do Direito no Brasil e a Democratização do Acesso à Justiça. O ensino jurídico e a (in)acessibilidade do poder judiciário: um olhar sobre o acesso à justiça e a formação dos profissionais de direito. 2007. (Congresso).

Encontro Comunicação e Direitos Humanos promovido pela Jus Populi Escritório de Direitos Humanos, em parceria com Assembléia Legislativa da Bahia e Programa Petrobrás Fome Zero.. 2007. (Encontro).

Seminário Ações Afirmativas em Debate na UESB. 2007. (Seminário).

Seminário Feminismos no Brasil: histórias & trajetórias. 2007. (Seminário).

XXVIII Encontro Nacional de Estdudantes de Direito.Racismo e Direito: o papel do direito na produção do racismo na sociedade brasileira. 2007. (Encontro).

4ª Semana Social Brasileira - Mutirão por um novo Nordeste. 2006. (Outra).

Encontro de profissionais que atuam na assistência ao adolescente com DST/HIV/AIDS realizado pelo Centro de Referência Estadual dde DST/AIDS em Salvador. 2006. (Encontro).

II Mutirão Arquidiocesano de Comunicação - Globalização, comunicação e compromisso ético. Comunicação e organização popular. 2006. (Congresso).

IV Fórum Social de Direito da UEFS "Presídio Regional de Feira de Santana: uma falha do sistema ou o sistema é uma falha?". 2006. (Outra).

Iª Conferência sobre Água e Saneamento Ambiental de Feira de Santana - Uso Sustentável dos Recursos Hídricos- promovida pelo Movimento Água é Vida em defesa da ÀGua e da Saúde com carga horária de 20h. 2006. (Congresso).

Iº Congresso Jurídico Princesa do Sertão promovido pela UEFS. 2006. (Congresso).

Oficina de Capacitação sobre DST/HIV/AIDS - Mídia, Comunidade e Especialistas pela cidadania promovida pela ONG Cipó - Comunicação Interativa em parceria com a UNICEF. 2006. (Oficina).

Semana do Núcleo de Estudantes Negras e Negros da UEFS.Racismo e Direito: um olhar sobre a construção dos racismo institucional entre os anos de 1850 e 1940. 2006. (Seminário).

Semana do Núcleo de Estudantes Negras e Negros da UEFS.Experiências de lutas negras nas Universidade Baianas. 2006. (Seminário).

Seminário a história de Canudos e a transposição do São Francisco - promovido pela Comissão Organizadora da Romaria de Canudos. 2006. (Seminário).

Seminário da Agenda 21 promovido pela Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa da Bahia. 2006. (Seminário).

Seminário de Prevenção - Juventude e AIDS: Ousadia e Cuidado. 2006. (Seminário).

Assembléia Popular: Mutirão por um novo Brasil, promovida pela 4ª Semana Social Brasileira - CNBB e Rede Jubileu Sul/Brasil. 2005. (Outra).

I Semana Social de Tanquinho.Protagonismo Juvenil. 2005. (Outra).

Seminário Água e Preservação - Caminho da Vida, realizado pelo Movimento de Organização Comunitária em parceria com o Movimento Água é Vida. 2003. (Seminário).

V Seminário sobre Saúde em Feira de Santana promovido pelo Movimento de Organização Comunitária em parceria com o Movimento Água é Vida. 2002. (Seminário).

Mini-curso A (re) construção do espaço geográfico pela indústria, no contexto da globalização. 2001. (Oficina).

Participação em bancas

Aluno: Cláudio Adão Dourado Oliveira

FREITAS, Felipe da Silva; NOLASCO, Marjorie C.; MOREIRA, Gislene; VIEIRA, Giuliana Dias. Sucuiuba: justiça hídrica e ancestralidade na chapada. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Rede Nacional Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Marisa Lemos Araújo Saraiva

FREITAS, Felipe da Silva; VALENÇA, Manuela Abath; PORTELA, Rodrigo. A imprescindível intervenção do Estado frente aos desertos e pântanos alimentares e a efetivação do direito à alimentação saudável e adequada. 2023. Dissertação (Mestrado em Constituição e Sociedade) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA.

Aluno: FERNANDA DA SILVA RODRIGUES FERNANDES

FREITAS, Felipe da Silva; BRASIL, Paula Zambelli Salgado; ABADE, D. N.. A (IN)VISIBILIDADE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EXPOSTAS À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER E A PROTEÇÃO DE SEUS DIREITOS. 2023. Dissertação (Mestrado em Constituição e Sociedade) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA.

Aluno: Patrícia Ponte Araújo

FREITAS, Felipe da Silva; MELLO, Marília Montenegro Pessoa de; GARCIA, Luciana. PRISÃO DOMICILIAR ÀS MULHERES EM CONDIÇÃO DE MATERNIDADE: O PRIMEIRO PASSO PARA A GARANTIA DA PROTEÇÃO INTEGRAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. 2023. Dissertação (Mestrado em Constituição e Sociedade) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA.

Aluno: Eduarda Azevedo de Oliveira

GARCIA, Luciana Silva; BERNARDI, Bruno Boti;FREITAS, Felipe. Garantia judicial e proteção judicial: o entendimento da Corte Interamericana de Direitos Humanos sobre o sistema de justiça brasileira a partir da análise dos casos sentenciados. 2022. Dissertação (Mestrado em Constituição e Sociedade) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA.

Aluno: FRANCISCO TOJAL DANTAS MATOS

GARCIA, Luciana; MELLO, Marília Montenegro Pessoa de;FREITAS, Felipe da Silva. UMA NOVA PERSPECTIVA DE APLICAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA: Análise sobre a experiência de acolhimento de mulheres implementada pela Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Cabo de Santo Agostinho ? PE.. 2022. Dissertação (Mestrado em Constituição e Sociedade) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA.

Aluno: Nathália Lúcia Mendes de Souza BRASÍLIA 2022

DUARTE, Evandro PizaFREITAS, Felipe da Silva; PIRES, Thula R. O.. ?A PAZ NÃO SE CONSTRÓI COM TIRO?: A categoria Crimes contra a Humanidade aplicada aos Crimes de Maio de 2006. 2022. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) - Universidade de Brasília.

Aluno: Cídjan Santarém Brito

DUARTE, Evandro Piza; SILVA, Gilvan Gomes da;FREITAS, Felipe da Silva; GUIMARÃES, Johnatan Razen. Racismo, Branquidade e Colonialidade do Poder Bélico: os critérios para a concessão de porte e posse de armas de fogo no Estatuto do Desarmamento (Lei n. 10.826/2003).. 2022. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade de Brasília.

Aluno: ANTONIO JOSÉ MARTINS FERNANDES

SOUZA, Luanna Tomaz; ALVES, Verena Holanda de Mendonça;FREITAS, Felipe da Silva. "EM BUSCA DA MANCHA": A ATUAÇÃO POLICIAL NOS BAIRROS DO JURUNAS E DA BATISTA CAMPOS. 2022. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: GLAUCO DO VALLE LONTHFRANC

SILVEIRA, Marilda; CUNHA, Márcio Camargo;FREITAS, Felipe da Silva. A DESTIPIFICAÇÃO DO CRIME DE DESERÇÃO, EM TEMPO DE PAZ, NA JUSTIÇA MILITAR DA UNIÃO. 2022. Dissertação (Mestrado em Constituição e Sociedade) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA.

Aluno: Felipe Morais Barbosa

FREITAS, Felipe da Silva; FERREIRA, Carolina Costa; MELLO, Marília Montenegro Pessoa de. RAÇA E CLASSE COMO COMPONENTES DA PERSECUÇÃO PENAL AO TRÁFICO DE DROGAS EM GOIÁS: Uma análise da atuação da Polícia Militar e do Poder Judiciário. 2022. Dissertação (Mestrado em Constituição e Sociedade) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA.

Aluno: Fernando Santos da Silva

PORTUGAL, Daniela; POSSAS, Mariana; CAPPI, Riccardo;FREITAS, Felipe da Silva. Necropolítica e encarceramento em massa: uma análise de processos judiciais por tráfico de drogas em Salvador - BA em 2020. 2021. Dissertação (Mestrado em Segurança Pública, Justiça e Cidadania) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: MARIA BRITO ALVES

FERREIRA, Carolina Costa; SOUZA, Luanna Tomaz;FREITAS, Felipe da Silva. Rainhas, damas e perigosas? visões da mulher criminosa para a criminologia crítica brasileira. 2021. Dissertação (Mestrado em Constituição e Sociedade) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA.

Aluno: Daiane Santos Ribeiro

FLAUZINA, Ana Luiza P.FREITAS, Felipe da Silva; PRADO, Alessandra Rapassi Mascarenhas. De Collor a Bolsonaro: continuidades nas políticas criminais e educacionais enquanto vetores de acirramento do genocídio antinegro. 2020. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: POLIANA DA SILVA FERREIRA

MACHADO, Maíra; LIMA, Renato Sérgio de; GONZALEZ, Yanilda; LIMA, Márcia; CHALHOUB, Sidney;FREITAS, Felipe da Silva. Além da letalidade: a engenharia da responsabilização policial na Justiça Militar. 2024. Tese (Doutorado em Doutorado em Direito) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Waleska Martinazzo

FREITAS, Felipe; GARCIA, Luciana; LEAL, Carla Reita Faria; NANAKA, Humberto Massahiro. O trabalhador e a proteção de dados para o combate à discriminação digital nas relações de trabalho: um estudo de caso a partir do julgado do TRT da 18ª Região. 2023. Tese (Doutorado em Doutorado em Direito) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA.

Aluno: Betuel Virgílio Mvumbi

WIECKO, Ela; ANTUNES, Fernando; FERREIRA, Carolina Costa;VARGAS, B.FREITAS, Felipe da Silva. MATIZES DA POLITICA CRIMINAL: Incidência No Contexto Político e Social De Angola Desde a Sua Independência. 2022. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade de Brasília.

Aluno: Manoel Correia de Oliveira Andrade Neto

FERREIRA, Carolina Costa; ROCHA, André;FREITAS, Felipe da Silva; ROSEMBLAT, Fernanda; VALENÇA, Manuela Abath; MELLO, Marília Montenegro Pessoa de. Audiência de Custódia e o percurso da notícia de violência policial: desvelando o silêncio das instituições. 2022. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Bruno Teixeira Bahia

JESUS, Maria Gorette Marques de;FREITAS, Felipe da Silva; NICORY, Daniel; TONCHE, Juliana; POSSAS, Mariana. A CONSTRUÇÃO DA VERDADE JURÍDICA NOS AUTOS DE RESISTÊNCIA: PROCESSOS DE LEGITIMAÇÃO DA MORTE VIOLENTA NA BAHIA. 2022. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Anamaria Prates Barroso

CARINHANHA, Ana Míria; FLAUZINA, Ana;FREITAS, Felipe da Silva; GARCIA, Luciana Silva; FERREIRA, Carolina Costa. A RACIALIZAÇÃO DO PROCESSO PENAL COMO FORMA DE ENFRENTAMENTO DO RACISMO NAS PRÁTICAS PROCESSUAIS PENAIS: por um processo penal não racista. 2022. Tese (Doutorado em Doutorado em Direito) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA.

Aluno: Laura Gonçalves de Lima

CARUSO, Haydée;FREITAS, Felipe da Silva; FARIAS, Edson Silva de; SINHORETTO, Jacqueline;FLAUZINA, Ana Luiza P.; SILVA, Cristhian Teófilo da. GUERRAS DE SERTÃO: VIOLÊNCIA, SEGURANÇA E CIDADANIA NO BRASIL. 2022. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Leonarda Musumeci

SENTO SÉ, João Trajano; CANO, Ignácio; Ribeiro, Eduardo; SOARES, Luiz Eduardo;FREITAS, Felipe da Silva. Armas menos letais, uso da força policial e militarização da segurança. 2021. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Manoel Correia de Oliveira Andrade Neto

ROSEMBLAT, Fernanda;FREITAS, Felipe da Silva; MELLO, Marília Montenegro Pessoa de; VALENÇA, Manuela Abath. A audiência de custódia e o percurso da notícia de violência policial: desvelando o silêncio das instituições. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Direito) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA.

Aluno: Cleopas Isaías Santos

SAAD, Marta; BELLO, Ney; VASCONCELOS, Vinícius;FREITAS, Felipe da Silva. Justa causa para a investigação criminal: fundamentos e limites constitucionais da investigação policial no Brasil. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Direito) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA.

Aluno: Fernando Nascimento dos Santos

FREITAS, Felipe da SilvaDUARTE, Evandro Piza; TERTO NETO, Ulisses; CASTRO, Vanessa Maria de. REGIME DE VERDADE JUDICIAL SOBRE OS CORPOS NEGROS. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Direito) - Universidade de Brasília.

Aluno: Vinicius Assumpção

FREITAS, Felipe da SilvaZACKSESKI, CristinaDUARTE, Evandro Piza. Monitoração eletrônica cautelar e controle de vidas negras: estudo empírico sobre a vigilância das liberdades e impactos nas sociabilidades. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Direito) - Universidade de Brasília.

Aluno: Leonardo da Silva Santana

FREITAS, Felipe da SilvaDUARTE, Evandro Piza; CARVALHO, Menelick; SILVA, Tatiana Dias. A atuação política de magistrados negros em defesa da igualdade racial: uma análise da experiência do ENAJUN. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Direitos Humanos e Cidadania) - Universidade de Brasília.

Aluno: Waleska Malvina Piovan Martinazzo

FREITAS, Felipe da Silva; LEAL, Carla Reita Faria; GARCIA, Luciana Silva; NANAKA, Humberto Massahiro; PASQUALETO, Olívia de Quintana F.. A DISCRIMINAÇÃO DIGITAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DOS AUTOS N. 0010586-54.2020.5.18.0104 DO TRT DA 18ª REGIÃO. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Direito) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA.

Aluno: Vivane Martins Cunha

FREITAS, Felipe da Silva; ESPÍNDULA, Lisandra; FAUSTINO, Deivison Mendes. Entre a cor e a farda? Trajetória de homens negros que se tornaram policiais militares 2022. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Anamaria Prates Barroso

FERREIRA, Carolina;FREITAS, Felipe da Silva; CRUZ, Adriana; ROSA, Alexandre. Um processo penal não racista. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Direito) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA.

Aluno: Bruna Stéfanni Soares de Araújo

SOUSA, Maria Sueli Rodrigues de; LAGO, Natália;FREITAS, Felipe da Silva; RODRIGUES, Simone; PRANDO, Camila. #SerFamíliaNãoéCrime: lutas de familiares de pessoas privadas de liberdade como controle social do Sistema de Justiça Criminal. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Direito) - Universidade de Brasília.

Aluno: Elaine Barbosa

BOITEUX, Luciana; PIRES, Thula R. O.; ALMEIDA, P. O.;FREITAS, Felipe da Silva. A liberdade é uma luta constante: maternidade em disputa frente ao sistema de justiça criminal. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Manoel Veridiano F

FERREIRA, Carolina Costa;FREITAS, Felipe da Silva; VALENÇA, Manuela Abath; JESUS, Maria Gorette Marques de. R. Pinho. A proteção e o combate à tortura na audiência de custódia. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Direito) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA.

Aluno: Bruno Teixeira Bahia

FREITAS, Felipe; MARQUES, Gorete; NICORY, Daniel. Construção da verdade jurídica e autos de resistência: processo de legitimação da morte. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: CLÁUDIO ADÃO DOURADO DE OLIVEIRA

MOREIRA, Gislene; NOLASCO, Marjorie C.;FREITAS, Felipe da Silva; FREITAS. Emmanuel Oguri; ARANZABAL, Iñigo Arrazola. Sucuiuba: justiça hídrica e ancestralidade na Chapada Diamantina. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Rede Nacional Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Fabio Alves de Almeida

FREITAS, Felipe da Silva; MIRANDA, Carlos Alberto; ALMEIDA, J. C.. O CONTROLE EXTERNO DA ATIVIDADE POLICIAL MILITAR NAS MORTES DECORRENTES DE INTERVENÇÃO POLICIAL NA CIDADE DE PAULO AFONSO-BA, ENTRE OS ANOS DE 2016 E 2020. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Felipe Morais Barbosa

FREITAS, Felipe da Silva; FERREIRA, Carolina Costa; MELLO, Marília Montenegro Pessoa de. Raça e Classe como componentes da persecução penal em Goiás: uma análise da atuação da Polícia Militar e do Poder Judiciário. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Constituição e Sociedade) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA.

Aluno: MARIA HELOÍSA BARROS COELHO

VASCONCELOS, Vinícius; PIRES, Adriane da Fonseca;FREITAS, Felipe da S. O CRIME DE ESTELIONATO SENTIMENTAL E A CONSTITUCIONALIDADE DO PROJETO DE LEI Nº 6.444/2019 À LUZ DO DIREITO FUNDAMENTAL À PROPRIEDADE E DO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Constituição e Sociedade) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA.

Aluno: Carlos Sérgio de Carvalho Barros

FREITAS, Felipe da Silva; PORTELA, Rodrigo; VASCONCELOS, Vinícius. Os Contornos da Imunidade Parlamentar à Luz da Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Constituição e Sociedade) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA.

Aluno: MARIA BRITO ALVES

FERREIRA, Carolina Costa;FREITAS, Felipe da Silva; SOUZA, Luanna Tomaz. Pelo Direito de Ser: a Constituição da Mulher criminosa para a criminologia crítica brasileira. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Constituição e Sociedade) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA.

Aluno: ANTONIO JOSÉ MARTINS FERNANDES

FREITAS, Felipe da Silva; GOMES, Marcus Alan de Melo; SOUZA, Luanna Tomaz. "Em busca da mancha": a atuação policial nos bairros do Jurunas e da Batista Campos. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: FRANCISCO TOJAL DANTAS MATOS

GARCIA, Luciana Silva; MELLO, Marília Montenegro Pessoa de;FREITAS, Felipe da Silva. O ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR E INTEGRADO DAS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA NOS REQUERIMENTOS DE MEDIDAS PROTETIVAS DE URGÊNCIA DA LEI MARIA DA PENHA. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Constituição e Sociedade) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA.

Aluno: Eduarda Azevedo de Oliveira

GARCIA, Luciana; BERNARDI, Bruno Boti;FREITAS, Felipe da Silva. Garantia judicial e proteção judicial: o entendimento da Corte Interamericana de Direitos Humanos sobre o sistema de justiça brasileira a partir da análise dos casos sentenciados. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Constituição e Sociedade) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA.

Aluno: Fernando Santos da Silva

CAPPI, Riccardo; POSSAS, Mariana;FREITAS, Felipe da Silva. Necropolítica e encarceramento em massa: uma análise de processos judiciais por tráfico de drogas em Salvador - BA em 2020. 2020.

Aluno: Marcela Moura França Pamponet

BERNARDO, S. S.;FREITAS, Felipe da Silva; Ribeiro, Eduardo. O racismo institucional e a guerra às drogas: a legitimação do encarceramento em massa da juventude negra. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Direitos Humanos e Contemporaneidade) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Carolyne Lobão Veras

FERREIRA, Carolina; MAGALHAES, Camila;FREITAS, Felipe da Silva. O minimalismo é o caminho para maior efetividade da justiça restaurativa?. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Segurança Pública e Direitos Humanos) - Escola Superior do Ministério Público da União.

Aluno: Leandro Couto Gandra

FREITAS, Felipe da Silva; FERREIRA, Carolina; MAGALHAES, Camila. A herança deixada pelo Brasil colônia e o abuso de autoridade nas abordagens policiais no Distrito Federal. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Segurança Pública e Direitos Humanos) - Escola Superior do Ministério Público da União.

Aluno: Adriano Monteiro Andrade

VARGAS, B.FREITAS, Felipe da Silva; GARCIA, Luciana. Seletividade penal da ANVISA um estudo do processo administrativo de reclassificação da canabidiol. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Segurança Pública e Direitos Humanos) - Escola Superior do Ministério Público da União.

Aluno: Alessandra Lucena Wolff

FLAUZINA, Ana Luiza P.FREITAS, Felipe da Silva; BRITO, Maíra. Criminalização de drogas e racismo. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Segurança Pública e Direitos Humanos) - Escola Superior do Ministério Público da União.

Aluno: Pedro Vieira da Silva Sobrinho

FREITAS, Felipe da SilvaFLAUZINA, Ana Luiza P.; BRITO, Maíra. Direitos Humanos e o Uso Progressivo da Força pela Segurança Pública. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Segurança Pública e Direitos Humanos) - Escola Superior do Ministério Público da União.

Aluno: Florêncio Neto Palha Dias Neves

FREITAS, Felipe da Silva; PORTELA, Rodrigo; ANTUNES, Fernando. Entendimentos e posicionamentos do STF em questões que evolvam segurança pública. Análise de julgados do STF que tratam de segurança pública.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Segurança Pública e Direitos Humanos) - Escola Superior do Ministério Público da União.

Aluno: Patrícia Ponte Araújo

FREITAS, Felipe da SilvaFLAUZINA, Ana Luiza P.; BRITO, Maíra. Mulheres encarceradas no Brasil e maternidade. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Segurança Pública e Direitos Humanos) - Escola Superior do Ministério Público da União.

Aluno: Fernando Belchior Fontinele

FREITAS, Felipe da S; PORTELA, Rodrigo; AMARAL, Alberto. Transação penal em uma abordagem eficientista da criminologia e do garantismo processual penal. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Segurança Pública e Direitos Humanos) - Escola Superior do Ministério Público da União.

Aluno: Patrícia Pinto Albuquerque

FREITAS, Felipe da SilvaZACKSESKI, Cristina. O programa "Fica Vivo!": uma experiência de controle de homicídios em Minas Gerais. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Segurança Pública e Cidadania) - Universidade de Brasília.

Aluno: Leila Russo Rocha de Olinda

MOREIRA, Lua Marina;FREITAS, Felipe da Silva; BARROS, Peter. O encarceramento feminino, interseccionalidade e tráfico de drogas em uma perspectiva feminista crítica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FAN.

Aluno: Cláudia Liz Velame de Castro

FREITAS, Felipe da Silva; MOREIRA, Lua Marina; BARROS, Peter. Intolerância e Racismo Religioso em face de religiões de matriz africana: aspectos históricos e sociais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FAN.

Aluno: Felipe da Silva Freitas

CAPPI, Riccardo;FLAUZINA, Ana Luiza P.FREITAS, Felipe da S. "A gente formiga e eles elefantes": o direito a partir das narrativas de familiares-vítimas da letalidade policial na cidade de Feira de Santana -BA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: LUIZ SÉRGIO CARNEIRO MOREIRA

MASCARENHAS, Vanessa Lima; RODRIGUES, Wagner Ribeiro;FREITAS, Felipe da Silva. Justiça com as próprias mãos: o linchamento como expressão da violência coletiva, em Feira de Santana - BA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Havi Borges

FREITAS, Felipe da Silva; ARAUJO, JUliana; FARIAS, D. J.. Racismo Institucional e Polícia Federal: composição racial e visões sobre raça no discurso dos policiais federais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Brasília.

Aluno: Gesiel Silva Santana

SOUZA, Maria José Andrade de;FREITAS, Felipe da Silva; REIS, Fábio Santana dos. Os direitos e garantias fundamentais dos policiais militares da Bahia nos processos administrativos disciplinares: uma "leitura" por meio do controle jurisdicional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Bianca Oliveira Nunes

FREITAS, Felipe da Silva; VELOSO, Marília Lomanto; MASCARENHAS, Vanessa Lima. Direitos humanos para quem? O Estado de Coisas Inconstitucional e o Conjunto Penal de Feira de Santana. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Philippe Eduardo Silva Ribeiro

CAPPI, Riccardo;FREITAS, Felipe da Silva; MASCARENHAS, Vanessa Lima. Direito Penal e Segurança Pública: O que pensam os magistrados dessa aproximação?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Fábio Pereira da Silva

FREITAS, Felipe da Silva; VELOSO, Marília Lomanto; CAPPI, Riccardo. Análise dos discursos parlamentares sobre o fim do Auto de Resistência (2012 - 2016). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Carlos Henrique Carvalho Santos

LIMA, Adriana Nogueira Vieira; KUNRATH, Josefa;FREITAS, Felipe da Silva. Os obstáculos do acesso à justiça aos hipossuficientes com foco na Defensoria Pública. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Lucas Araújo dos Reis

FREITAS, Felipe da Silva. A política de drogas e o direito penal: um estudo da despenalização do usuário de drogas no Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Associação Educacional Unyahna.

Aluno: POLIANA DA SILVA FERREIRA

CAPPI, Riccardo;FREITAS, Felipe da Silva; ARAUJO, Maurício Azevedo. Contabilização das mortes e incalculáveis perdas: construção das estatísticas de homicídios de Salvador. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Priscila Lopes Rocha

FREITAS, Felipe da SilvaZACKSESKI, CristinaVARGAS, B.. Análises das taxas de homicídios, indicadores de desenvolvimento humano e políticas de segurança pública: o caso do Chile no contexto latino americano. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Brasília.

Aluno: Camila Beatriz Boaventura dos Santos

CAPPI, R.; SANTOS, S. R.;FREITAS, Felipe da Silva. Participação Popular e Segurança: uma tentativa de interface pelos Conselhos Comunitários de Segurança em Salvador. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Thamires Reis Dias Pereira Valois

FREITAS, Felipe da SilvaCAPPI, R.. De que ?segurança pública? está se falando? Uma análise das notícias publicadas pelo site da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Michelle Nascimento Vieira

FREITAS, Felipe da Silva; RIBEIRO, J. S. B.; CID, C. F.. Conselho Estadual de Juventude: a experiência da construção de uma política pública de juventude na Bahia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - União Metropolitana de Educação e Cultura.

SANTOS, Thandara; MALVEZZI, Paulo;FREITAS, Felipe; MARLEY, Luanna. Edital Porta de Saída: direitos e cidadania e das pessoas egressas do sistema prisional. 2022. Fundo Brasil de Direitos Humanos.

FREITAS, Felipe; GRAZIANE, Elida; LIMA, Márcia; CHAVES, Gabriela Mendes; TINOCO, Guilherme; ROSSI, Pedro; CONCEIÇÃO, Vilma da. I Prêmio Orçamento Público, Garantia de Direitos e Combate às Desigualdades.. 2022. Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento.

FREITAS, Felipe da Silva. Concurso Brasileiro de Teses e Dissertações em Ciências Sociais 2022 | ANPOCS. 2022. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.

HASTENREITER, Horácio; TRINDADE, Claudia;FREITAS, Felipe da Silva; FREITAS, Karine. Seleção para o Curso de Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania / Edital n. 001/2021. 2021. Universidade Federal da Bahia.

FREITAS, Felipe da Silva; GARCIA, Luciana; GINDRI, E.; Borges, Adhemar. Seleção para o Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) do IDP 2021. 2021. INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA.

FREITAS, Felipe da Silva; Oliveira, Maria Sylvia; OLIVEIRA, Monica. Edital Vidas Negras: Dignidade e Justiça | Programa Equidade Racial e Justiça. 2021. Fundo Baobá.

FREITAS, Felipe da Silva; OLIVEIRA, Monica. Edital Enfrentando o Racismo a partir da base: mobilização para a defesa de direitos. 2020. Fundo Brasil de Direitos Humanos.

FREITAS, Felipe da Silva. 22º Concurso de Monografias em Ciências Criminais. 2018. Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.

PAPA, F.;FREITAS, Felipe da Silva. Comissão de Seleção do I Concurso Prosa, Poesia e Fotografia realizado pela Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República. 2013. Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República.

FREITAS, Felipe da Silva; REIS, L.; PAMPLONA, A.; JUNIOR, C.. Comissão de Seleção Chamada Pública n.º 003/2013, para seleção de projetos de Comunicação Comunitária relativas ao enfrentamento à violência contra juventude negra. 2013. Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

FREITAS, Felipe da Silva; MATUMBI, Lazzo; GUEDES, Alexandre; VELOSO, Jota; QUEIROZ, Washington; RAMOS, Ana Rosa; MOREIRA, Osmar. Juri do 4º Festival Anual da Canção Estudantil. 2011. Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Orientou

Fabio Alves de Almeida

O controle externo nas investigações criminais das mortes decorrentes de intervenção policial no município de Paulo Afonso no estado da Bahia 2016 - 2020; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Mariana Paganote Dornellas

O sistema de justiça criminal brasileiro e hierarquia racial: uma análise sociojurídica a partir de audiências e sentenças de tráfico de drogas no Rio de Janeiro; Início: 2022; Tese (Doutorado em Pós Graduação em DIreitos Humanos e Sociedades Contemporâneas) - Universidade de Coimbra; (Coorientador);

FERNANDA DA SILVA RODRIGUES FERNANDES

A (IN)VISIBILIDADE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EXPOSTAS À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER E A PROTEÇÃO DE SEUS DIREITOS; 2023; Dissertação (Mestrado em Constituição e Sociedade) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA, ; Orientador: Felipe da Silva Freitas;

Felipe Morais Barbosa

Guerra às drogas e a violência policial: uma análise da Chacina de Cavalcanti - GOO; 2022; Dissertação (Mestrado em Constituição e Sociedade) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA, ; Orientador: Felipe da Silva Freitas;

Patrícia Ponte Araújo

PRISÃO DOMICILIAR ÀS MULHERES EM CONDIÇÃO DE MATERNIDADE: O PRIMEIRO PASSO PARA A GARANTIA DA PROTEÇÃO INTEGRAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES; 2022; Dissertação (Mestrado em Constituição e Sociedade) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA, ; Orientador: Felipe da Silva Freitas;

Carlos Sérgio de Carvalho Barros

A atividade política e os limites da imunidade parlamentar; 2022; Dissertação (Mestrado em Constituição e Sociedade) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA, ; Orientador: Felipe da Silva Freitas;

Marisa Lemos Araújo Saraiva

A imprescindível intervenção do Estado frente aos desertos e pântanos alimentares e a efetivação do direito à alimentação saudável e adequada; 2022; Dissertação (Mestrado em Constituição e Sociedade) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA, ; Orientador: Felipe da Silva Freitas;

Laura Gonçalves de Lima

Guerras de Sertão: violência, segurança e cidadania no Brasil; 2022; Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília, ; Coorientador: Felipe da Silva Freitas;

Waleska Martinazzo

Algoritmos e discriminação nas relações de trabalho; 2021; Tese (Doutorado em Doutorado em Direito) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA, ; Orientador: Felipe da Silva Freitas;

GERALDO FERNANDES FIDELIS NETO

DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A EFETIVIDADE DA POLÍTICA DE ATENÇÃO AO EGRESSO DO SISTEMA PRISIONAL - POSSÍVEIS ESTRATÉGIAS DE MINIMIZAÇÃO DOS EFEITOS DA PRISIONAÇÃO; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Jurisdição penal contemporânea e sistema prisional) - Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados; Orientador: Felipe da Silva Freitas;

Andréa Silva Brito

CENTRAL DE REGULAÇÃO DE VAGA: UMA PROPOSTA PARA O ENFRENTAMENTO DA SUPERLOTAÇÃO CARCERÁRIA NO ESTADO DO ACRE; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Jurisdição penal contemporânea e sistema prisional) - Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados; Orientador: Felipe da Silva Freitas;

André Luiz Figueira Cardoso

Análise do Discurso Criminológico sob a égide da Constituição de 1988; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Direito e Processo Penal) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA; Orientador: Felipe da Silva Freitas;

Wagner de Magalhães Carvalho

Ação Direta De Inconstitucionalidade Por Omissão N; 026/2019/DF: Uma Oportuna Revisitação Ao Princípio Da Legalidade Em Matéria Penal; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Direito e Processo Penal) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA; Orientador: Felipe da Silva Freitas;

Kaynara de Sousa Martins

Uso da força policial para repelir injusta agressão; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Direito e Processo Penal) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA; Orientador: Felipe da Silva Freitas;

Florêncio Neto Palha Dias Neves

Entendimentos e posicionamentos do STF em questões que evolvam segurança pública; Análise de julgados do STF que tratam de segurança pública; ; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Segurança Pública e Direitos Humanos) - Escola Superior do Ministério Público da União; Orientador: Felipe da Silva Freitas;

Pedro Vieira da Silva Sobrinho

Direitos Humanos e o Uso Progressivo da Força pela Segurança Pública; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Segurança Pública e Direitos Humanos) - Escola Superior do Ministério Público da União; Orientador: Felipe da Silva Freitas;

Marcos Venturini

Situação dos jovens encarcerados: ainda são jovens?; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Juventude no mundo contemporâneo) - Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia; Orientador: Felipe da Silva Freitas;

Patrícia Ponte Araújo

Mulheres encarceradas e a questão das drogas no Brasil; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Segurança Pública e Direitos Humanos) - Escola Superior do Ministério Público da União; Orientador: Felipe da Silva Freitas;

Liliane Rodrigues Carvalho

Políticas públicas para juventude negra: uma análise do Plano Juventude Viva no DF e entorno; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Juventude no mundo contemporâneo) - Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia; Orientador: Felipe da Silva Freitas;

Havi Borges

Racismo Institucional e Polícia Federal; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de Brasília; Orientador: Felipe da Silva Freitas;

Lucas Araújo dos Reis

A política de drogas e o direito penal: um estudo da despenalização do usuário de drogas no Brasil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Associação Educacional Unyahna; Orientador: Felipe da Silva Freitas;

Sidevaldo Miranda Costa

A Política Pública de Profissionalização e as relações com a permanência da juventude no Assentamento Otaviano Rodrigues de Carvalho em Ponto Belo-ES; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Felipe da Silva Freitas;

Americo Barbosa Nascimento

Segurança Pública e Racismo: o caso do Cabula e o projeto genocída; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Felipe da Silva Freitas;

Produções bibliográficas

  • DUARTE, Evandro Piza ; ALVES, Dina ; FREITAS, Felipe da Silva . Racial democracy crisis and the emergence of critical race and feminist theories in Brazilian criminology. Justice, Power and Resistance , v. 1, p. 1, 2023.

  • FERREIRA, Poliana da Silva ; FREITAS, Felipe da Silva ; ZAFFALON, Luciana ; CAPPI, R. . Poder Judiciário e democracia racial: os limites da justiça no Brasil. REDES - REVISTA ELETRÔNICA DIREITO E SOCIEDADE , v. 1, p. '-19, 2023.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Movimentos negros e institucionalidade, aqui estamos de novo. Jacobin Brasil , v. 1, p. 15-21, 2023.

  • FREITAS, Felipe da Silva ; MELLO, Marília Montenegro Pessoa de . Inspirações de Paulo Freire para pensar o ensino jurídico no Brasil. INSURGÊNCIA: REVISTA DE DIREITOS E MOVIMENTOS SOCIAIS , v. 8, p. 305-329, 2022.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Uma agenda para o controle de homicídios na Bahia. ANUÁRIO BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA , v. 2, p. 64-68, 2022.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Vidas negras encarceradas: pandemia nas prisões brasileiras. Boletim de Análise Política Institucional , v. 1, p. 29-37, 2021.

  • FREITAS, Felipe da Silva ; NEGREIROS, Dalila Fernandes . Trump e Bolsonaro: desinformação e racismo na pandemia de Covid-19. Revista Trabalho, Política e Sociedade , v. 6, p. 01-26, 2021.

  • VALENÇA, Manuela Abath ; FREITAS, Felipe da Silva . Carta da Editora e do Editor - Dossiê Temático 'Direitos Fundamentais, Processo Penal e Polícias'. Revista Direito Público , v. 18, p. 3-15, 2021.

  • BRITO, Andrea Silva ; FREITAS, Felipe da Silva . A CENTRAL DE REGULAÇÃO DE VAGAS NO ENFRENTAMENTO DA SUPERLOTAÇÃO CARCERÁRIA NO ESTADO DO ACRE. Revista Judicial Brasileira , v. 1, p. 359-381, 2021.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Múltiplos Olhares [Entrevista]. Trincheiras Democráticas: Boletim IBADPP , v. 1, p. 32-35, 2020.

  • VALENÇA, Manuela Abath ; FREITAS, Felipe da Silva . O direito à vida e o ideal de defesa social em decisões do STJ no contexto da pandemia de COVID-19. Revista Direito Público , v. 17, p. 570-595, 2020.

  • FREITAS, Felipe da Silva . A naturalização da violência racial: escravismo e hiperencarceramento no Brasil. PERSEU: História, Memória e Política , v. 1, p. 37-59, 2019.

  • ZACKSESKI, Cristina ; OLIVEIRA NETO, Edi Alves de ; FREITAS, Felipe da Silva . O controle interno da atividade policial no Nordeste: Uma análise das representações sociais dos corregedores e dos policiais que trabalham em Corregedorias sobre seu próprio trabalho. DILEMAS: REVISTA DE ESTUDOS DE CONFLITO E CONTROLE SOCIAL , v. 12, p. 381-400, 2019.

  • ZACKSESKI, Cristina ; OLIVEIRA NETO, Edi Alves de ; FREITAS, Felipe da Silva . Controle interno da atividade policial: um estudo qualitativo sobre as Corregedorias Civis e Militares do Nordeste brasileiro. REVISTA BRASILEIRA DE SEGURANÇA PÚBLICA , v. 12, p. 66-90, 2019.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Pelo Direito à vida segura: um estudo sobre a mobilização negra pela aprovação do Estatuto da Juventude no Congresso Nacional. REVISTA DIREITO E PRÁXIS , v. 10, p. 1335-1355, 2019.

  • FREITAS, Felipe da Silva . The Right to a Safe Life: a study on the black mobilization for the Youth Statute approval in the National Congress. REVISTA DIREITO E PRÁXIS , v. 10, p. 1335-1355, 2019.

  • OLIVEIRA NETO, E. A. ; ZACKSESKI, C. M. ; FREITAS, Felipe da Silva . O controle interno da atividade policial no Nordeste: Uma análise das representações sociais dos corregedores e dos policiais que trabalham em corregedorias sobre seu próprio trabalho. Revista Dilemas IFCS-UFRJ , v. 12, p. 381-400, 2019.

  • DUARTE, Evandro Piza ; FREITAS, Felipe da Silva . Corpos negros sob a perseguição do Estado: política de drogas, racismo e direitos humanos no Brasil. Revista Direito Público , v. 16, p. 156-179, 2019.

  • BRITO, Maíra ; GOMES, Rodrigo ; FREITAS, Felipe da Silva . Memória negra na diáspora como instrumento jurídico. HUMANIDADES (BRASÍLIA) , v. 1, p. 108-113, 2019.

  • MUNIZ, Jacqueline ; CARUSO, Haydée ; FREITAS, Felipe da Silva . Os estudos policiais nas ciências sociais: um balanço sobre a produção brasileira a partir dos anos 2000. REVISTA BRASILEIRA DE INFORMAÇÃO BIBLIOGRÁFICA EM CIÊNCIAS SOCIAIS - BIB , p. 148-187, 2018.

  • FLAUZINA, Ana Luiza P. ; FREITAS, Felipe da Silva . Do paradoxal privilégio de ser vítima: terror de Estado e a negação do sofrimento negro no Brasil. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS CRIMINAIS , v. 135, p. 15-32, 2017.

  • PINTO, Ana Flavia M. ; FREITAS, Felipe da Silva . LUIZA BAIRROS - UMA -BEM LEMBRADA- ENTRE NÓS 1953-2016. AFROASIA , p. 215-276, 2017.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Novas perguntas para criminologia brasileira: Poder, Racismo e Direito no centro da roda. CADERNOS DO CEAS , v. 238, p. 489-499, 2016.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Juventude negra: entre desafios e violências. MPMG JURÍDICO , v. 01, p. 26-32, 2014.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Reflexões sobre o que é ser jovem na América Latina: desafios e possibilidades a partir de um lugar pastoral. Medellín (Santafé de Bogotá) , v. XXXVI, p. 70-85, 2010.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Como nascem as propostas de redução da Idade Penal. Jus Navigandi (Teresina) , v. 01, p. 1321, 2007.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Violência no Brasil - desafio das periferias. 1. ed. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2022. v. 1. 189p .

  • FREITAS, Felipe da Silva ; STANCHI, M. (Org.) ; PIMENTEL, Amanda (Org.) . Desigualdades, direitos e pandemia. 1. ed. Rio de Janeiro: Criola, 2021. v. 1. 62p .

  • FREITAS, Felipe da Silva ; PIRES, Thula (Org.) . Vozes do cárcere: ecos da resistência política. 1. ed. Rio de Janeiro: Kitabu Editora, 2018. v. 1. 468p .

  • FLAUZINA, Ana Luiza P. (Org.) ; FREITAS, Felipe da Silva (Org.) . Discursos Negros: legislação penal, política criminal e racismo. 2. ed. Brasília: Brado Negra, 2018. v. 1. 161p .

  • FLAUZINA, Ana Luiza P. (Org.) ; FREITAS, Felipe da Silva (Org.) . Discursos Negros: legislação penal, política criminal e racismo. 1. ed. Brasília: Brado Negro, 2015. 150p .

  • SANTOS, Bruna ; ROCHA, Bruna ; FREITAS, Felipe ; GOMES, Elaine ; TEIXEIRA, Izabella ; PALMEIRA, Julia ; SANTOS, Juliana Vieira ; SANTOS, Lucas . Reflexões sobre a tradição autoritária brasileira e a desdemocratização no Governo Bolsonaro. In: Frederico A. Barbosa da Silva;Monique Florencio de Aguiar;Tatiana Lemos Sandim. (Org.). Assédio Institucional no Brasil: avanço do autoritarismo e desconstrução do Estado. 1ed.Brasília: EDUEPB, 2022, v. 1, p. 150-191.

  • FREITAS, Felipe da Silva . POLÍCIA E RACISMO NO BRASIL: DESAFIOS DE UMA AGENDA POLÍTICA. In: Benedito Mariano; Walfrido Warde. (Org.). Por uma Segurança Pública Democrática, Cidadã e Antirracista. 1ed.São Paulo: Contracorrente, 2022, v. , p. 26-35.

  • FREITAS, Felipe . Mandato policial, sistema de justiça e processo penal no Brasil. In: Francisco Brito Cruz; Bárbara Simão. (Org.). Direitos Fundamentais e Processo Penal na Era Digital: doutrina e prática em debate. 1ed.São Paulo: InternetLab, 2022, v. 5, p. 218-227.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Morte, poder, território e dinheiro: milícias e grupos de extermínio no Brasil (2000 ? 2021). In: Felipe da Silva Freitas. (Org.). Violência no Brasil - desafio das periferias. 1ed.São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2022, v. 1, p. 97-109.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Racista, ilegal e ineficaz: o modelo brasileiro de segurança pública e de policiamento ostensivo. In: Ana Carolina Santos, Eduardo Ribeiro dos Santos, Nathalia da Silva Oliveira, Maria Clara D'Avila. (Org.). Iniciativa negra por uma nova política sobre drogas: um olhar preciso. 1ed.São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2021, v. 1, p. 50-60.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Racismo e Sistema de Justiça: um debate sobre o modelo de controle de polícias no Brasil. In: Fórum Justiça. (Org.). Coletânea Racismo Institucional e o Sistema de Justiça. 1ed.Rio de Janeiro: Fórum Justiça, 2021, v. , p. 276-287.

  • FREITAS, Felipe da Silva ; PAPA, F. ; BORGES, L. A. . Juventude negra em primeira pessoa. In: ADUFES. (Org.). Lula Rocha, salve, salve. 1ed.Vitória: ADUFES, 2021, v. 1, p. 90-97.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Depoimento: A defesa da vida da juventude negra e o legado de Luiza Bairros. In: Vanda Sá Barreto. (Org.). Luiza Bairros: pensamento e compromisso político. 1ed.São Paulo: Autêntica, 2021, v. 1, p. 80-86.

  • FREITAS, Felipe da Silva . O que a gente quer que a polícia faça? Ódio e racismo como mandato policial no Brasil. In: Ana Flauzina; Thula Pires. (Org.). Rebelião. 1ed.Brasília: Brado Negro, 2020, v. 1, p. 84-86.

  • DUARTE, Evandro Piza ; FREITAS, Felipe da Silva . Racism and Drug Policy: Criminal Control and the Management of Black Bodies by the Brazilian State. In: Kojo Koram. (Org.). The War on Drugs and the Global Colour Line. 1ed.London: Pluto Press, 2019, v. 1, p. 100-134.

  • FREITAS, Felipe da Silva . A que será que se destina? O pacote de Moro e a escalada autoritária do Estado brasileiro. In: Lucas P. Carapiá Rios; Luiz Gabriel Batista Neves; Vinícius de Souza Assumpção. (Org.). Estudos temáticos sobre o "pacote anticrime". 1ed.São Paulo: Tirant lo Blanch, 2019, v. , p. 31-47.

  • VELOSO, Marília Lomanto ; TORRES, Paulo Rosa ; FREITAS, Felipe da Silva ; ARAÚJO, Cloves Santos ; CARVALHO, Thays Santos. ; ARAUJO, Djacira ; SILVA, Maurício Correia ; MONTEIRO, Adenilsa . Construindo esperanças, recriando utopias: História do exercício político-pedagógico da formação da Turma ElizabethTeixeira. In: Maria José Andrade de Souza; Paulo Rosa Torres; Flávia Almeida Pita. (Org.). O direito e a educação do campo: experiências, aprendizagens, reflexões. Turma Elizabeth Teixeira e a educação jurídica: volume 1. 1ed.Feira de Santana: UEFS Editora, 2018, v. 1, p. 10-20.

  • FREITAS, Felipe da Silva ; GARCIA, Luciana Silva . Sentidos da Educação em Serviços Penais. In: DE VITTO, Renato; DAUFEMBACK, Valdirene. (Org.). Para além da prisão: reflexões e propostas para uma nova política penal no Brasil. 1ed.Belo Horizonte: Letramento, 2018, v. 1, p. 315-330.

  • FREITAS, Felipe da Silva ; PIRES, Thula R. O. ; GARCIA, Luciana Silva . Percursos metodológicos para a escuta das vozes do cárcere. In: Thula Pires; Felipe Freitas. (Org.). Vozes do cárcere: ecos da resistência política. 1ed.Rio de Janeiro: Kitabu Editora, 2018, v. 1, p. 120-139.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Juventude Negra. In: Cléia Costa dos Santos; Sérgio São Bernardo. (Org.). Comentários ao Estatuto da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa do estado da Bahia Lei n. 13182/2014. 1ed.Salvador: CEALA, 2018, v. 1, p. 171-182.

  • FREITAS, Felipe da Silva . El "caso Lula" y las tendencias autoritarias de la justicia brasileña: derecho, politica e abocacía criminal. In: Proner C.;Cittadino G.;Ricobom G.;Dornelles J. (Org.). Comentarios a Una Sentencia Anunciada: El Proceso Lula. 1ed.Buenos Aires: CLACSO, 2018, v. 1, p. 205-212.

  • FREITAS, Felipe da Silva . O caso Lula e as tendências autoritárias da justiça brasileira direito, política e advocacia criminal. In: Carol Proner; Giseli Cittadino; Gisele Ricobom; João Ricardo Dorneles. (Org.). Comentários a uma sentença anunciada: o processo Lula. 1ed.São Paulo: Canal 6, 2017, v. 1, p. 156-160.

  • ZACKSESKI, Cristina ; FREITAS, Felipe da Silva . O esquecimento como pena a partir da história de Wilson Simonal. In: Bruno Amaral Machado; Cristina Zackseski; Evandro Piza. (Org.). Criminologia e cinema: narrativas sobre a violência. 1ed.Brasília: Marcial Pons, 2016, v. 1, p. 83-104.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Juventude Negra: qual é mesmo a diferença?. In: Regina Novaes; Eliane Ribeiro; Gustavo Venturi; Diógenes Pinheiro. (Org.). Agenda juventude Brasil: leituras sobre uma década de mudanças. 1ed.Rio de Janeiro: Unirio, 2016, v. 1, p. 103-128.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Juventude e política criminal: emergências e desafios da agenda nacional. In: ALVES, Miriam Fábia; MATUTINO, Aurisberg Leite. (Org.). Juventudes: Educação e Religião em Cenários de Violência. 1ed.Goiânia: Espaço Acadêmico, 2016, v. 1, p. 172-193.

  • FREITAS, Felipe da Silva ; ZACKSESKI, Cristina ; CAPPI, Riccardo . A construção de uma matriz de análise e avaliação das políticas públicas de controle de homicídios. In: Augusto Sánches Sandoval. (Org.). La Tanato-política. 1ed.México: Universidad Autónoma de México, 2016, v. 1, p. 427-448.

  • FREITAS, Felipe da Silva . A violência real e as ciladas do punitivismo: Reflexões sobre atividade policial e a Lei 13.142, de 6 de julho de 2015. In: Ana Flauzina; Felipe Freitas. (Org.). Discursos Negros: legislação penal, política criminal e racismo. 1ed.Brasília: Brado Negro, 2015, v. , p. 10-40.

  • FREITAS, Felipe da Silva ; FLAUZINA, Ana Luiza P. . Enunciando dores, assinando resistência. In: Ana Flauzina; Felipe Freitas. (Org.). Discursos Negros: legislação penal, política criminal e racismo. 1ed.Brasília: Brado Negro, 2015, v. 1, p. 5-10.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Juventude nos programas de segurança pública no Brasil (1988 ? 2009). In: Diógenes Pinheiro, Eliane Ribeiro Andrade, Luiz Carlos Gil Esteves. (Org.). Juventudes Contemporâneas: Múltiplos Enfoques. 1ed.Rio de Janeiro: UNIRIO, 2014, v. 1, p. 96-104.

  • FREITAS, Felipe da Silva ; RODRIGUES, Solange Santos . Religião e Juventude na arena das políticas públicas. In: Eliane Ribeiro Andrade;Diógenes Pinheiro;Luiz C Gil Esteves. (Org.). Juventude em perspectiva: múltiplos enfoques. 1ed.Rio de Janeiro: UNIRIO, 2014, v. 1, p. 202-216.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Do "jovem problema" ao "suejeito de direitos: apontamentos sobre juventude e políticas públicas de segurança (2003 - 2013). In: Guaracy Mingardi. (Org.). Políticas de Segurança: os desafios de uma reforma. 1ed.São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2013, v. 795, p. 57-79.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Os planos de saúde e o atendimento a pessoa com transtorno do espectro. A TARDE, Salvador, p. A2 - A2, 30 abr. 2024.

  • FREITAS, Felipe . Direito, memória e a luta por Justiça 200 anos depois. Diário Oficial do Estado, Salvador, p. 3 - 3, 02 jul. 2023.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Trabalho análogo a escravidão é instrumento de lucro. Blog da Rede de Observatórios de Segurança Pública, Rio de Janeiro, p. 1 - 1, 01 maio 2023.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Desafios da Micareta: uma festa do tamanho de Feira de Santana. FOLHA DO ESTADO, Feira de Santana, p. 4 - 4, 28 abr. 2023.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Endividamento compromete cidadania e economia do país. A TARDE, Salvador, p. 2 - 2, 01 abr. 2023.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Oportunidade de ampliar a participação do Estado na vida das comunidades. Le Monde Diplomatique, São Paulo, p. 6 - 6, 30 mar. 2023.

  • FREITAS, Felipe da Silva ; SANTOS, Bruna . Disparidades raciais em um país onde negros morrem diariamente. Le Monde Diplomatique, p. 3 - 3, 25 ago. 2022.

  • FREITAS, Felipe da Silva ; MACHADO, Marta ; PIMENTEL, Amanda . A responsabilidade do judiciário diante do viés racial das abordagens policiais. Nexo Políticas Públicas, 23 maio 2022.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Controlar as polícias é uma tarefa urgente. Correio, Salvador, 19 abr. 2022.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Racismo, segurança pública e bolsonarismo. Le Monde Diplomatique, S, p. 9 - 10, 01 abr. 2022.

  • FREITAS, Felipe da Silva ; MACHADO, Marta . Abordagens policiais abusivas e a omissão do sistema de Justiça. Folha, São Paulo, p. 3 - 3, 28 fev. 2022.

  • MACHADO, Marta ; FREITAS, Felipe da Silva ; PEREIRA, Saylon ; PIMENTEL, Amanda ; LUÃ, Emerson ; SOUZA, Mayara ; MATTOS, Camila ; DRUMMOND, Julia ; KEESE, Pedro . Sistema de justiça criminal e questão racial [Glossário | Nexo Políticas Públicas]. Nexo Políticas Públicas, São Paulo, 27 out. 2021.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Racismo de Mario Frias faz aposta na cortina de fumaça da elite do país. Folha, São Paulo, 16 jul. 2021.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Mata-se crianças e mulheres grávidas. Rede de Observatórios de Segurança, RIo de Janeiro, 09 jun. 2021.

  • FREITAS, Felipe da Silva ; Góes, Emanuelle ; Rodrigues, Yasmin . O foco da CPI precisa ser a ação do governo federal contra a vacinação. Congresso em Foco, Brasília, 09 maio 2021.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Chacina do Jacarezinho: o Ministério Público do Rio precisa falar o que pensa. Rede de Observatórios de Segurança, Rio de Janeiro, 08 maio 2021.

  • FREITAS, Felipe da Silva . O massacre do supermercado na Bahia é um sinal da expansão das milícias. Carta Capital, 05 maio 2021.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Desafios do controle da ação policial. MyNews, Rio de Janeiro, 26 abr. 2021.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Quem cala consente [Resenha: BORGES, Juliana. Prisões: espelhos de nós. São Paulo: Todavia, 2020]. Quatro cinco um, São Paulo, 20 nov. 2020.

  • FREITAS, Felipe da Silva . A pandemia e a pena de morte nas prisões. Le Monde Diplomatique Brasil, São Paulo, p. 7 - 7, 01 jul. 2020.

  • PRANDO, Camila ; FREITAS, Felipe da Silva ; BUDÓ, Marília Denardin ; CAPPI, Riccardo . A pandemia do confinamento: políticas de morte nas prisões. Le Monde Diplomatique Brasil, São Paulo, 01 jun. 2020.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Coronavírus, prisão e extermínio: riscos e responsabilidades. Boletim Lua Nova, São Paulo, 27 abr. 2020.

  • FREITAS, Felipe da Silva . O coronavírus nas prisões e a pandemia da desinformação. Justificando (ISSN: 2527-0435), São Paulo, 22 abr. 2020.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Coronavírus e o desgoverno nos presídios brasileiros. Carta Capital, São Paulo, 23 mar. 2020.

  • FREITAS, Felipe da Silva . A chacina de Altamira é um símbolo da política de morte de Bolsonaro. Justificando (ISSN: 2527-0435), São Paulo, 31 jul. 2019.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Governador Witzel publica vídeo dentro de helicóptero que atirou sobre comunidade no RJ. Justificando (ISSN: 2527-0435), São Paulo, 06 maio 2019.

  • FREITAS, Felipe da Silva . O Pacote de Moro cria novos problemas e não resolve problema algum. Justificando (ISSN: 2527-0435), São Paulo, 30 abr. 2019.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Moro, o funcionário de Bolsonaro, e as perguntas sem resposta sobre o combate à corrupção. Justificando (ISSN: 2527-0435), São Paulo, 01 abr. 2019.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Fake News: sua tia foi vítima de uma organização criminosa. Justificando - Carta Capital (ISSN: 2547-0435), São Paulo, 19 out. 2018.

  • FREITAS, Felipe da Silva . O triste começo de Dias Toffoli na presidência do STF. Justificando (ISSN 2527-0435), São Paulo, 02 out. 2018.

  • FREITAS, Felipe da Silva . As confissões da Polícia Federal sobre a ilegal prisão de Lula. Justificando (ISSN 2527-0435), São Paulo, 16 ago. 2018.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Quem votou no teto dos gastos é responsável pela crise na educação. Justificando (ISSN 2527-0435), 03 ago. 2018.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Jugend-Szenarien in Zeiten der Willkür. Kontinet Der Hoffnung (ISBN: 978-3-9816913-5-1), Mainz, p. 20 - 25, 01 ago. 2018.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Uma reflexão sobre vítimas, reforma agrária e direito penal. Justificando (ISSN 2527-0435), São Paulo, 17 jul. 2018.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Lula e as encruzilhadas da democracia. Justificando (ISSN 2527-0435), São Paulo, 11 jun. 2018.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Quem segura a alça do caixão do governo Temer?!. Justificando (ISSN 2527-0435), São Paulo, 23 maio 2018.

  • FREITAS, Felipe da Silva ; Zackseski, Cristina . Como ficam as políticas preventivas com a emenda constitucional do ?teto dos gastos?. Estado de Direito (ISSN: 2446-6301), Porto Alegre, 14 maio 2018.

  • PRANDO, Camila ; ABATH, Manuela ; FREITAS, Felipe da Silva . As asas de Moro. Empório do Direito, Florianópolis, p. 1 - 1, 23 abr. 2018.

  • FREITAS, Felipe da Silva ; GARCIA, Luciana Silva . O sistema prisional e a ?justiça de segunda? no Brasil. Justificando (ISSN 25270435), São Paulo, p. 10 - 10, 11 abr. 2018.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Intervenção federal é cortina de fumaça para reais problemas da segurança pública. Justificando (ISSN 25270435), São Paulo, p. 1 - 1, 17 fev. 2018.

  • FREITAS, Felipe da Silva . O que está em jogo no julgamento de Lula em Porto Alegre?. Justificando (ISSN 25270435), São Paulo, p. 10 - 10, 15 jan. 2018.

  • FREITAS, Felipe da Silva . O que os defensores do (racista) William Waack têm em comum?. Justificando (ISSN 25270435), São Paulo, p. 10 - 10, 21 nov. 2017.

  • FREITAS, Felipe da Silva . O que é a ?PEC da Polícia Penal? e porque ela não melhorará em nada o sistema prisional?. Justificando (ISSN 25270435), São Paulo, p. 1 - 1, 09 ago. 2017.

  • FREITAS, Felipe da Silva . O racismo que escapole no discurso politicamente correto do ministro Barroso. Justificando (ISSN 25270435), São Paulo, 08 jun. 2017.

  • FREITAS, Felipe da Silva . O direito ao habeas corpus não pode ser objeto de barganha judicial. Justificando (ISSN 25270435), São Paulo, 17 maio 2017.

  • PIRES, Thula ; FREITAS, Felipe da Silva . 21 de março: reafirmando a luta contra o escravismo e suas manifestações contemporâneas. Empório do Direito (ISSN: 2446-7405), São Paulo, 13 mar. 2017.

  • FREITAS, Felipe da Silva . As UPP?s e o descaso com o tema da segurança públicam o tema da segurança pública. Justificando (ISSN 25270435), 13 mar. 2017.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Em tempos de Golpe: uma anticandidatura necessária. Justificando (ISSN 25270435), 17 fev. 2017.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Slogans vazios e práticas autoritárias: precisamos debater a questão da polícia no Brasil. Justificando (ISSN 25270435), 14 fev. 2017.

  • FREITAS, Felipe da Silva . O silêncio dos homens e a violência contra mulher. Justificando (ISSN 25270435), São Paulo, 25 nov. 2016.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Corpos de jovens encontrados em SP e o sistema de justiça genocida. Justificando (ISSN 25270435), São Paulo, 07 nov. 2016.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Por um Rio de Janeiro seguro e democrático. Justificando (ISSN 25270435), 25 out. 2016.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Escalada autoritária conta com conivência de Judiciário e Ministério Público. Justificando (ISSN 25270435), São Paulo, 23 set. 2016.

  • FREITAS, Felipe da Silva . A vitória de Rafaela denuncia o racismo. Justificando (ISSN 25270435), São Paulo, 09 ago. 2016.

  • FREITAS, Felipe da Silva . O legado de Luiza Bairros e os desafios da luta negra. Justificando (ISSN 25270435), 27 jul. 2016.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Nem Lula nem ninguém. Justificando (ISSN 25270435), São Paulo, 07 mar. 2016.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Outras perguntas sobre a violência policial. Brado Negro, Brasília, 29 dez. 2015.

  • FREITAS, Felipe da Silva . 2015, a lama e o racismo. Brado Negro, Brasília, 23 dez. 2015.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Os presentes da consciência negra. Brado Negro, 20 nov. 2015.

  • FREITAS, Felipe da Silva . A insignificância e o STF. Brado, 10 ago. 2015.

  • FREITAS, Felipe da Silva . As cotas e a democracia. Mundo Jovem (PUCRS), Porto Alegre, 22 out. 2012.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Cotas sim!. A TARDE, p. A2' - A2, 17 fev. 2012.

  • FREITAS, Felipe da Silva . A vivência da fé e o exercício da política. Mundo Jovem (PUCRS), Porto Alegre, , v. 49, p. 11 - 11, 01 set. 2011.

  • FREITAS, Felipe da Silva ; Valadares, Eden . A Violência do sistema e a criminalização dos jovens. Mundo Jovem (PUCRS), Porto Alegre, , v. 49, p. 7 - 7, 01 jun. 2011.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Votos aos 16: uma conquista do povo brasileiro. Casa da Juventude Pe. Bournier, Goiânia, 01 mar. 2010.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Notícias do front: políticas de segurança pública do estado da Bahia e a matança oficial (Final). Direitos, Itabuna, p. 09 - 09, 01 ago. 2009.

  • FREITAS, Felipe da Silva . A Juventude e o aumento da violência no Brasil. Revista Redemoinho, Porto Alegre, p. 40 - 43, 01 jul. 2009.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Notícias do front: políticas de segurança pública do estado da Bahia e a matança oficial (parte I). Direitos, Itabuna, p. 09 - 09, 01 jul. 2009.

  • FREITAS, Felipe da Silva . As Políticas de Ação Afirmativa e a Promoção da Igualdade Racial. É Direito, Itabuna, p. 03 - 03, 01 maio 2008.

  • FREITAS, Felipe da Silva . A Justiça e as cotas raciais. A TARDE, Salvador, p. 6 - 6, 29 jan. 2008.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Cotas na UEFS: um outro paradigma para a liberdade. Tribuna Feirense, Feira de Santana, 01 fev. 2007.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Juventude Negra e o Plano Estadual de Juventude. PT Bahia.

  • FREITAS, Felipe da Silva ; JUNIOR, C. . Uma nova agenda para a segurança pública. Fundação Perseu Abramo.

  • FREITAS, Felipe da Silva . ENTRE DORES, MORTES E RESISTÊNCIAS: Reflexões sobre o sistema penitenciário brasileiro. In: Seminário Narrativas do Cárcere, 2018, Brasília. Anais do Narrativas do Cárcere: Políticas de Resistência no Socioeducativa e no Sistema Penitenciário. Brasília: Universidade de Brasília / Faculdade de Direito, 2016. p. 76-80.

  • OLIVEIRA NETO, Edi Alves de ; Zackseski, Cristina ; FREITAS, Felipe da Silva . O controle interno da atividade policial no Nordeste: Uma análise das representações sociais dos corregedores e dos policiais que trabalham em Corregedorias sobre seu próprio trabalho. In: 42º Encontro Anual da ANPOCS, 2018, Caxambu. Anais do 42º Encontro Anual da ANPOCS. São Paulo: ANPOCS, 2018.

  • ZACKSESKI, Cristina ; FREITAS, Felipe da Silva . O esquecimento como pena na trajetória de Wilson Simonal. In: International Conference Cinema, Art, Technology, Communication, 2017, Avanca. Cinema Avanca. Avanca: Festival Avanca, 2017. v. 1. p. 795-806.

  • CAPPI, R. ; FREITAS, Felipe da Silva ; ZACKSESKI, Cristina . A construção de uma matriz de análise e avaliação das políticas públicas de controle de homicídios no Brasil. In: XXX Congresso LatinoAmericano de Sociologia - ALAS, 2015, São José. CONGRESSO ALAS 2015. São José: ALLAS, 2015. v. 23. p. 1-33.

  • FREITAS, Felipe da Silva . Conceitos e Ações na segurança pública: reflexões sobre o Pacto pela Vida na Bahia. In: Congresso do Mestrado em Direito e Sociedade do Unilasalle, 2015, Canoas. Socioloy Of Law on the move: perspectives from Latin American. Canoas: Unilassale, 2015. v. 40. p. 3238-3259.

  • FREITAS, Felipe da Silva . O ensino jurídico e a (in)acessibilidade do poder judiciário: um olhar sobre o acesso à justiça e a formação dos profissionais de direito. In: 5. Congresso 180 anos do Ensino do Direito no Brasil e a Democratização do Acesso à Justiça, 2007, Brasília. ANAIS ABEDI 2007. Brasília, 2007.

  • ZACKSESKI, Cristina ; OLIVEIRA NETO, Edi Alves de ; FREITAS, Felipe da Silva . Controle interno da atividade policial: um estudo qualitativo sobre as corregedorias civis e militares do nordeste brasileiro. In: XXXI Congresso ALAS, 2018, Montevideu. Las encrucijadas abiertas de America Latina - Livro de Resumenes. Montevideu: ALAS, 2017. v. 1. p. 3083-3083.

  • FREITAS, Felipe da Silva ; SOUZA, Hildete Emanuele Nogueira de . Jovens negros na mira do Estado: violência policial na periferia de Salvador. In: VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira, 2017, Fortaleza. Anais do VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2017. v. 1. p. 454-454.

  • FREITAS, Felipe da Silva . AUTORITARISMO, SISTEMA PENAL E RACISMO: DESAFIOS DE UMA CONJUNTURA TURBULENTA. Caminhando com o Itepa , 2019.

  • XAVIER, Lúcia ; FREITAS, Felipe . Justiça Social, Direitos Humanos e Saúde das Populações Vulnerabilizadas. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FREITAS, Felipe da Silva ; VIDA, SAmuel ; QUEIROZ, Marcos . Repensando o currículo: racismo e direito. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, Felipe da Silva . Aspectos jurídicos: ações afirmativas e lei de cotas para a população negra. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, Felipe da Silva . Segurança Pública e Naturalização da Violência Racial. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, Felipe da Silva ; DAMAZIO, Natalia . Webinar: Direito em Cena, M8 - Quando a morte socorre a vida. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FREITAS, Felipe da Silva ; GIAMBERARDINO, André ; BUDÓ, Marília Denardin ; ROIG, Rodrigo . Desafios da execução penal pós-pandêmica e a gestão da pandemia no sistema prisional. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, Felipe da Silva . Racismo e Mandato Policial [Course Racial and Gender Inequalities in Latin America - Stanford University]. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, Felipe da Silva ; CAPPI, Riccardo ; CARINHANHA, Ana Míria . O papel da pesquisa científica na formação em direito [II Seminário sobre Educação Jurídica ESA OAB BA]. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, José Carlos ; FREITAS, Felipe da Silva ; PARISI, Márcia . Direitos Humanos, Racismo e Justiça [I Seminário Internacional]. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, Felipe da Silva ; PITA, Flávia ; VASCONCELOS, Natália . Os dilemas da construção do projeto na pandemia - Roda de Conversa. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FREITAS, Felipe da Silva ; PEREIRA, Saylon ; SILVA, Andressa . Segurança da População Negra Brasileira | Painel: Uso de ferramentas tecnológicas em pesquisas sobre decisões judiciais e projetos de lei. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FREITAS, Felipe da Silva ; PEREIRA, Saylon ; SILVA, Andressa . Segurança da População Negra Brasileira | Painel: Uso de ferramentas tecnológicas em pesquisas sobre decisões judiciais e projetos de lei. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FREITAS, Felipe da Silva . Políticas Afirmativas e Curricularização da Extensão. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, Felipe da Silva . Direito Penal e Política Criminal. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BUDÓ, Marília Denardin ; FREITAS, Felipe da Silva ; CRUZ, Monique . Criminologia e Crimes de Estado [Milícias e Grupos de Extermínio no Brasil]. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FREITAS, Felipe da Silva ; SINHORETTO, Jacqueline ; CARVALHO, Eduardo ; FRANCA, F. G. . Racismo institucional e sistema de justiça. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FREITAS, Felipe da Silva ; GÓES, Luciano ; OLIVEIRA, Patrícia ; BALDEZ, Paulo . Violência Seletiva, Racismo e (In)segurança Cidadã. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FREITAS, Felipe da Silva . Racismo Estrutural e seu impacto na vida dos/as jovens. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, Felipe da Silva ; AMPARO, Thiago ; MACHADO, Marta ; BURKHALTER, Kirk ; PACHECO, Dennis . Disparidades raciais e reforma policial nos EUA e no Brasil. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FREITAS, Felipe da Silva ; CAPPI, Riccardo . Pandemia e Políticas Prisionais: uma análise a partir do projeto Infovírus. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FREITAS, Felipe da Silva ; MELLO, Marina ; NASCIMENTO, Gabrielle Nascimento . Racismo, Doença e Morte: a gestão da vida nas prisões e a pandemia. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, Felipe da Silva . Legislação penal e Política criminal sob perspectiva negra. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, Felipe da Silva ; CASSERES, Livia ; MARTINS, Juliana ; GRANATO, Luis . Proibicionismo e sofrimento mental: as subjetividades na guerra. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, Felipe da Silva ; VALENÇA, Manuela Abath ; LIMA, Fernanda . Racismo e genocídio negro: polícia, lei de drogas e encarceramento. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, Felipe da Silva . Políticas de Segurança Pública. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, Felipe da Silva . Polícia e Racismo: uma análise da produção do direito e das ciências sociais (1987 - 2017). 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FREITAS, Felipe da Silva ; GOMES, Tatiana Emilia Dias . Ensino Jurídico: a relevância do debate sobre raça e racismo no Direito. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, Felipe da Silva . Narrativas da violência no Brasil: segurança pública e racismo em debate. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, Felipe da Silva . Políticas Públicas de Segurança Pública na Bahia. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WIECKO, Ela ; CRUZ, Adriana ; FREITAS, Felipe da Silva . Desigualdades gênero e raça no Ministério Público da União e na Justiça Federal. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, Felipe da Silva ; NERIS, Natália ; SANTOS, Gislene Aparecida dos . Racismo Institucional e Sistema Penal: limites da legislação antidiscriminatória em face do genocídio. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, Felipe da Silva ; GRAVARO, Joyce ; MOREIRA, A. . Direito, Movimentos Sociais e Processos de Resistência. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, Felipe da Silva ; ABATH, Manuela ; SALES Jr., Ronaldo ; RATTON, José Luiz . Polícia e Sociologia Jurídica. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, Felipe da Silva ; CARINHANHA, Ana Míria ; LAURIS, Élida ; XAVIER, Lúcia . O sistema de justiça em foco: o combate ao racismo na Defensoria Pública. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FREITAS, Felipe da Silva . Direito ao Território, Violência e Participação. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FREITAS, Felipe da Silva . Discursos e práticas das políticas de controle de homicídios: uma análise do Pacto pela Vida do estado da Bahia (2011 - 2014). 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, Felipe da Silva . Processo Penal: punitivismo, prisões provisórias e as garantias fundamentais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, Felipe da Silva ; PIRES, Thula R. O. . Projeto Cartas do Cárcere - Mapeamento das demandas encaminhadas à Ouvidoria Nacional de Serviços Penais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, Felipe da Silva ; ASTOLFI, Roberta . Contexto de violência racial nas cidades brasileiras e as melhores práticas de prevenção. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, Felipe da Silva . Segurança pública no Brasil: uma agenda de pesquisa sobre políticas e polícias. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VELOSO, Marília Lomanto ; ACHUTTI, Daniel ; RIBEIRO, D. ; BONFIGLI, F. ; FREITAS, Felipe da Silva . Abolicionismo penal: conceitos, movimentos e desafios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Zackseski, Cristina ; FREITAS, Felipe da Silva . O esquecimento como pena na trajetória de Wilson Simonal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FREITAS, Felipe da Silva ; SOUZA, Hildete Emanuele Nogueira de . Jovens negros na mira do Estado: violência policial na periferia de Salvador. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GARCIA, Luciana Silva ; FREITAS, Felipe da Silva . A formação em serviços penais e os sentidos da prisão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FREITAS, Felipe da Silva ; GARCIA, Luciana Silva . Relações entre a legitimação da prisão e a formação em serviços penais: um estudo sobre as escolas de gestão penitenciária. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BUDÓ, Marília Denardin ; FREITAS, Felipe da Silva . Interseccionalidade e Pesquisa empírica em direito. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, Felipe da Silva . Pesquisa empírica em direito. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, Felipe da Silva ; ZACKSESKI, Cristina ; CAPPI, R. . A construção de uma matriz de análise e avaliação das políticas públicas de controle de homicídios no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FREITAS, Felipe da Silva . Segurança Pública e o Genocídio da Juventude Negra. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FREITAS, Felipe da Silva ; NOVAES, R. ; MELCHIOR, A. . Juventude negra e os desafios de um novo Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FREITAS, Felipe da Silva . Violência contra Juventude Negra no Brasil: um problema a ser superado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, Felipe da Silva . A letalidade contra juventude negra: desafios da política nacional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, Felipe da Silva . Violência e juventude no Brasil: diálogos, controvérsias e propostas de intervenção. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, Felipe da Silva . Programa de Ações Afirmativas: História e Desafios. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, Felipe da Silva . Redução da Maioridade Penal. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, Felipe da Silva . Racismo e Direito: o papel do direito na produção do racismo na sociedade brasileira. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FREITAS, Felipe da Silva . Direito e Racismo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FREITAS, Felipe da Silva . Racismo e Direito: um olhar sobre a construção do racismo institucional entre 1850 e 1940. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FREITAS, Felipe da Silva . Experiências de lutas negras nas Universidades Baianas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, Felipe da Silva . Protagonismo Juvenil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, Felipe da Silva ; Góes, Emanuelle ; Rodrigues, Yasmin . Perguntas (sem respostas) sobre a atuação do governo federal no contexto da pandemia de Covid-19. São Paulo: Observatório Covid DH, 2021 (Cartilha).

  • FREITAS, Felipe da Silva . Prefácio [Lições de Dogmática Crítica: direitos fundamentais dos identificados como suspeitos na atividade policial - Volume 1]. São Paulo, 2021. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SOUZA, Alessandra M ; TEIXEIRA, Carmem L. ; RODRIGUES, L ; PIERO, Alexandre ; FREITAS, Felipe da Silva . Rodas de conversa: diálogo na construção de direitos. Goiânia: Gráfica e Editora América LTDA, 2016 (Cartilha).

  • FREITAS, Felipe da Silva ; PIERO, Alexandre . Apresentação: Diálogos na construção de direitos. Goiânia, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • RIBEIRO, Eliane ; ABRAMO, Wendell ; PINHEIRO, D. ; ESTEVES, Luiz Carlos Gil ; NOVAES, R. ; RODRIGUES, Solange ; FREITAS, Felipe da Silva . Direitos da Juventude: subsídios para o debate 3 Conf Juv. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015 (Cartilha).

  • FREITAS, Felipe da Silva ; AGOSTINHO, Roberta ; DUARTE, Luis ; ANDRADE, Joaquim Alberto . Somos Igreja Jovem, Pastoral da Juventude: Um jeito de ser e de fazer. Brasília: FTD, 2012 (Cartilha).

  • FREITAS, Felipe da Silva ; PINHEIRO, Vladimir C. ; Valadares, Eden . Documentário das Políticas Públicas de Juventude Bahia 2007 - 2010. Salvador: Editora Dendê, 2010 (Relatório de Gestão).

  • FREITAS, Felipe da Silva ; SILVEIRA, Tábata ; COSTA, Wander Torres ; AGOSTINHO, Roberta ; TERRA, Ana Marcela . Semana da Cidadania 2010 ? Trabalho para a vida, não para a morte. São Paulo: FTD, 2010 (Cartilha).

  • FREITAS, Felipe da Silva . Como organizar a campanha?. Brasília: PJB, 2009 (Cartilha).

  • FREITAS, Felipe da Silva . O que é uma conferência de política pública?. Goiania: Casa da Juventude Pe. Bournier, 2008 (Cartilha).

Outras produções

LEMGRUBER, Julita ; CUNHA, A P ; Ribeiro, Eduardo ; BASTOS, Francisco Inácio ; FREITAS, Felipe ; CANO, Ignácio . Saúde na linha de tiro: impactos da guerra às drogas no acesso aos serviços de saúde no Rio de Janeiro. 2023.

FREITAS, Felipe da Silva . Tiros no futuro: impactos da guerra à droga na rede municipal de educação do Rio de Janeiro [Projeto Drogas: quanto custa proibir | Realização: CESEC]. 2022.

FREITAS, Felipe da Silva . [Planejamento Estratégico Participativo] Consultoria ao processo de planejamento estratégico da equipe de sistema de justiça e direitos do ISER - Instituto de Estudos da Religião. 2022.

FREITAS, Felipe da Silva . Um tiro no pé: impactos da proibição das drogas no orçamento dos serviços de sistema de justiça criminal do Rio de Janeiro e São Paulo. 2021.

FREITAS, Felipe da Silva . Avaliação Integrada da Área de Juventude da Ação Educativa | 2016 - 2020. 2021.

FREITAS, Felipe da Silva . Sistema de Justiça Criminal, Segurança Pública e Racismo [Consultoria à organização Justiça Global]. 2021.

FREITAS, Felipe da Silva . Amma Psique e Negritude, Racismo, Justiça Criminal e Segurança Pública - Linha do Tempo sobre os processos de criminalização e hiperencarceramento de negras e negros no Brasil. 2019.

FREITAS, Felipe da Silva . PMAC / Prefeitura Municipal de Antônio Cardoso, Prestação de Serviço de Consultoria sobre racismo e relações raciais para Curso de Formação Continuada para professores de Ensino Fundamental séries iniciais e finais. 2019.

FREITAS, Felipe da Silva ; OLIVEIRA, Monica . Sociedade Maranhese de DH, Subsídio à elaboração do relatório final do Projeto Audiências de Custódia / Sementes de Esperança. 2017.

FREITAS, Felipe da Silva . PNUD / DEPEN, Revisão da Curricular da Escola Nacional de Serviços Penais. 2016.

FREITAS, Felipe da Silva . Rede Justiça Criminal, Análise qualitativa dos bancos de dados e sistemas de informações na área de Justiça Criminal. 2016.

FREITAS, Felipe da Silva . Nações Unidas, Apoio Técnico a campanha sobre violência contra Juventude Negra. 2016.

FREITAS, Felipe da Silva . UNIRIO, Sistematização da II Conferência Nacional de Juventude. 2012.

FREITAS, Felipe da Silva . Projeto Agenda Juventude, UNESCO / SNJ. 2010.

CUNHA, Manuela ; SANTOS, Juliana ; GOMES, Elaine ; FREITAS, Felipe ; CASTRO, Henrique ; BERTIN, Juliana ; BATISTA, Juliana ; BADIN, Luis . Relatório sobre graves violações de direitos humanos no Vale do Javari. 2022.

FREITAS, Felipe da Silva . Parecer à Revista Brasileira de Segurança Pública / fev. 2021 (ISSN 1981-1659). 2021.

FREITAS, Felipe da Silva . Parecer à Revista Direito Público [fevereiro/2021]. 2021.

FREITAS, Felipe da Silva . Parecer à Revista Latino-Americana de Criminologia RELAC [maio/2021]. 2021.

FREITAS, Felipe da Silva . Parecer à Revista de Estudos Empíricos em Direito [junho/2021]. 2021.

FREITAS, Felipe da Silva . Parecer à Revista Brasileira de Processo Penal [julho/2021]. 2021.

FREITAS, Felipe da Silva . Parecer à Revista Direito Público [setembro/2021]. 2021.

FREITAS, Felipe da Silva . Parecer à Revista de Direito Público [outubro/2021]. 2021.

FREITAS, Felipe da Silva . Parecer à Revista CRH - UFBA [outubro/2021]. 2021.

FREITAS, Felipe da Silva . Parecer à Revista Latino-Americana de Criminologia RELAC [dezembro/2021]. 2021.

FREITAS, Felipe da Silva . Parecer à Revista Eletrônica do Curso de Direito UFSM. 2020.

FREITAS, Felipe da Silva . Parecer à Revista Direito, Estado e Sociedade [junho/2020]. 2020.

FREITAS, Felipe da Silva . Parecer à Revista Direito Público [agosto/2020]. 2020.

FREITAS, Felipe da Silva . Parecer à Revista Ciências Sociais Unisinos [setembro/2020]. 2020.

FREITAS, Felipe da Silva . Parecer à Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife [setembro/2020]. 2020.

FREITAS, Felipe da Silva . Parecer à Fundação de Amparo a Pesquisa - FAPESP [ processo 2020/12876-1 - Nov./2020]. 2020.

FREITAS, Felipe da Silva . Parecer para a Revista de Direito da Cidade n. 35835. 2019.

FREITAS, Felipe da Silva . Parecer para a Revista Quaestio Iuris n. 39067. 2019.

FREITAS, Felipe da Silva . Parecer à Revista Brasileira de Segurança Pública n. 1104. 2019.

FREITAS, Felipe da Silva . Parecer à Revista Brasileira de Segurança Pública n. 1047. 2019.

FREITAS, Felipe da Silva . Parecer para Revista Brasileira de Segurança Pública n. 1234. 2019.

FREITAS, Felipe da Silva . Parecer para a Revista Brasileira de Ciências Criminais artigo n. 2983. 2018.

FREITAS, Felipe da Silva . Parecer para a Revista Publicum. 2018.

FREITAS, Felipe da Silva . Parecer para a Revista Brasileira de Ciências Criminais artigo n. 3250. 2018.

FREITAS, Felipe da Silva . Parecer para o Concurso de Monografias do IBCCRIM (Edição 2018). 2018.

FREITAS, Felipe da Silva . Parecer para a Revista Brasileira de Ciências Criminais artigo n. 3342. 2018.

FREITAS, Felipe da Silva . Parecer para a Revista Brasileira de Ciências Criminais artigo n. 2669. 2017.

FREITAS, Felipe da Silva . Parecer para a Revista Brasileira de Ciências Criminais artigo n. 2725. 2017.

FREITAS, Felipe da Silva . Parecer para a Revista da Faculdade de Direito da UFU artigo n. 32905. 2017.

FREITAS, Felipe da Silva . Parecer para a Revista da Faculdade de Direito da UFU artigo n. 32208. 2017.

FREITAS, Felipe da Silva . Parecer para Revista Brasileira de Direito Processual Penal. 2017.

FREITAS, Felipe da Silva . Parecer para Revista Brasileira de Ciências Criminais artigo n. 2836 (ISSN 1415-5400). 2017.

FREITAS, Felipe da Silva . Parecer para a Revista Brasileira de Direito Processual Penal (ISSN: 2525-510X). 2017.

FREITAS, Felipe da Silva . Parecer para a Revista Eletrônica de Direito UFSM (ISSN 1981-3694 ). 2017.

FREITAS, Felipe da Silva . Parecer para a Revista Brasileira de Ciências Criminais artigo n. 2525. 2016.

FREITAS, Felipe da Silva . Parecer para a Revista Brasileira de Ciências Criminais artigo n. 2552. 2016.

FREITAS, Felipe da Silva . Parecer para a Revista Brasileira de Ciências Criminais artigo n. 2565. 2016.

FLAUZINA, Ana Luiza P. ; FREITAS, Felipe da Silva . Projeto Pedagógico - Curso de Especialização Segurança Pública e Direitos Humanos. 2016.

FREITAS, Felipe da Silva . Parecer para a Revista Eletrônica de Direito UFSM. 2016.

FREITAS, Felipe da Silva . Parecer para a Revista Publicum. 2016.

FREITAS, Felipe da Silva ; OLIVEIRA, Monica . Parecer ao PL 4471/2012, que altera o Código de Processo Penal para extinguir os autos de resistência. 2013.

FREITAS, Felipe da Silva ; NEGREIROS, Dalila . Parecer sobre a adoção de ações afirmativas no âmbito da arte e cultura negras (Nota Técnica nº 01/2013/SPAA/OUV/SEPPIR-PR). 2013.

FREITAS, Felipe da Silva . Parecer ao Projeto de Lei Municipal Nº 26/2010 que dispõe sobre o Toque de Acolher crianças e adolescentes nas vias públicas do município de Feira de Santana e dá outras providências. 2010.

MOURA, W A ; Soares, S N ; FREITAS, Felipe da Silva . Programa de Ações Afirmativas e Política de Permanência UEFS. 2008.

FREITAS, Felipe . 'DIREITO HUMANO É ACESSO À JUSTIÇA'. Entrevista concedida a Osvaldo Lyra. [A TARDE]. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FREITAS, Felipe . Recriar a secretaria foi um avanço em política pública. Entrevista concedida a Eduardo Dias [ A TARDE]. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FREITAS, Felipe da Silva ; SILVA, Yuri ; SAMPAIO, Tamires ; MARIANO, Benedito . Por uma polícia antirracista [TV IREE]. 2022. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

WERNECK, Jurema ; FREITAS, Felipe da Silva . Caso Moïse: 'crimes de xenofobia e racismo foram motivação do crime de homicídio' [Estúdio CBN]. 2022.

FREITAS, Felipe da Silva ; PIRES, Thula ; ALVES, Dina ; XAVIER, Lúcia . Enfrentando o Racismo no Sistema de Justiça [canal Criola YouTube]. 2022.

FREITAS, Felipe da Silva ; OLLIVEIRA, Cecília ; GARCIA, Luciana . Milícias e Grupos de Extermínio no Brasil [Pensar Africanamente]. 2022. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FREITAS, Felipe da Silva . Programas Policiais: retratos da violência e segurança pública [Podcast: Café da Manhã - Folha]. 2022.

FREITAS, Felipe ; HIRATA, Daniel ; COUTO, M. I. ; COLARES< Aiala . ?Quem manda aqui??: experiências de mapeamento de grupos armados no Brasil. 2022. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FREITAS, Felipe da Silva . Debate presidencial deixa de falar do Brasil ao não discutir pauta racial, diz professor. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ARRUDA, Antonio Costa ; SINHORETTO, Jacqueline ; MONTGOMERY, Alexandra ; FREITAS, Felipe da Silva ; ROCHA, Lívio . Aspectos contemporâneos sobre sistema prisional e violência policial. 2022. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FREITAS, Felipe da S ; SAMPAIO, T. ; SOUZA, Pedro Paulo ; TONANTZI, Dandara . Lançamento do livro 'Violência no Brasil: desafio das periferias'. 2022. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

KOLPTIKE, Alberto ; FREITAS, Felipe ; BUENO, Samira ; COSTA, Dagoberto . Lançamento síntese de evidências sobre uso abusivo da força, racismo e letalidade policial. 2022. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

AMPARO, Preto ; OLIVEIRA, Katiara ; NASCIMENTO, Mestre Dinho ; ZELÃO, Mestre ; DENDÊ, Ju ; ANDERSON, Everson ; LOPES, Mario ; FREITAS, Felipe da Silva ; SALABERG, Jhonny ; COSTA, Naruna . Boteco da Diversidade [Ep. Racismo e Violência]. 2021.

FREITAS, Felipe da Silva ; SAMPAIO, T. ; Jr. Walmyr . Genocídio da Juventude Negra [Seminário Reconstruir e Transformar o Brasil]. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FREITAS, Felipe da Silva ; Góes, Emanuelle . Racismo e Violações de Direitos na pandemia [Canal Pensar Africanamente]. 2021.

FREITAS, Felipe da Silva ; ZAFFALON, Luciana ; CAPPI, R. ; PERES, Jean ; FURNO, Juliane . A política da justiça e seus custos [TV IREE]. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FREITAS, Felipe da Silva ; TONANTZI, Dandara . Violência Policial no Brasil [Podcast: O Colar de Contas de Dandara]. 2021.

FREITAS, Felipe da Silva ; RIBEIRO, D. . O racismo que envolve o caso do tio e sobrinho mortos e a atuação de grupos paramilitares [Podcast #EuTeExplico Ep. 7]. 2021.

FREITAS, Felipe da Silva ; VIEIRA, Thiago . O papel do judiciário e a validação do trabalho policial [Ep. 51 - IBADPP Cast]. 2021.

FREITAS, Felipe da Silva . Maior letalidade policial não diminui ocorrência de crimes, afirma pesquisador. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FREITAS, Felipe ; MARONNA, Cristiano ; LEMGRUBER, Julita . O massacre do Jacarezinho [Estado de Direitos - TV Democracia. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FREITAS, Felipe ; PIRES, Lênin . Violência Policial no Rio de Janeiro [TV SINTURJ]. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SILVA, Hilton ; DIAS, Vercilene ; MAGALHÃES, Ionara ; FREITAS, Felipe da Silva ; SILVA, Givânia . Ágora - A saúde das populações quilombolas do Brasil durante a pandemia e a luta por direitos [Associação Brasileira de Saúde Coletiva]. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MINAYO, Cecília ; PERES, Maria Fernanda ; FREITAS, Felipe da Silva ; COELHO, Thereza C Bahia . Violência e Saúde: cenários, impactos e soluções [Médicas e Médicos pela Democracia]. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FREITAS, Felipe da Silva ; FERREIRA, Poliana da Silva ; REIS, Vilma ; COSTA, Joel Luiz . Lançamento do livro de Poliana da Silva Ferreira - Justiça e Letalidade Policial - Responsabilização jurídica e imunização da polícia que mata, Editora Jandaíra, Selo Justiça Plural]. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FREITAS, Felipe da Silva ; PERES, Jean ; FURNO, Juliane ; BAHIA, Lígia . O orçamento público da saúde na pandemia [TV IREE]. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FREITAS, Felipe da Silva . Entrevista ao canal O Historiador - Carlito Neto [Tema: Democracia, Direitos Humanos e Direitos Fundamentais]. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SCHIETTI, R. ; WIECKO, Ela ; MOTA, Clara ; MEDEIROS, Débora ; FREITAS, Felipe da Silva ; MARONA, Cristiano ; ZAFFALON, Luciana ; WARDE, Walfrido . Lançamento da Série DR DR: uma conversa entre saúde mental, lei de drogas e justiça [Justa e TV IREE]. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FREITAS, Felipe da Silva ; DIAS, Vercilene ; DORA, Denise . CPI da COVID: desinformação e crimes contra a humanidade [Artigo 19]. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FREITAS, Felipe da Silva ; CIDRAL, Fabíola . STF reconhece gravidade do crime ao decidir que injúria racial é imprescritível, diz pesquisador [UOL News]. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FREITAS, Felipe da Silva ; MELO, Andréy ; ALVES, Dina ; FERRITO, Bárbara . Pode a Justiça ser antirracista? Poder Judiciário e inclusão racial. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FREITAS, Felipe da Silva ; JUNIOR, Lindivaldo . Marcos Regulatórios: leis culturais e raciais [V Fórum Nacional de Performance Negra]. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FREITAS, Felipe da Silva . Entrevista [Papo de Janela com Felipe Freitas]. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FREITAS, Felipe da Silva ; SINHORETTO, Jacqueline . Estudo mostra 'brutal diferença de tratamento' entre brancos e negros na aplicação de punições [Estúdio CBN - Entrevista]. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FREITAS, Felipe ; FIUZA, Ruth ; ALVES, Denison . Genocídio Negro [Episódio 1 - Série Documental Tempo Presente | Canal Futura]. 2020.

FREITAS, Felipe da Silva . Morte no Carrefour acende debate sobre filtragem racial em empresas de segurança. 2020. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

FREITAS, Felipe da Silva ; WURSTER, Tani ; LINA, Mara. ; MAIA, Juliana . Racismo, justiça criminal e sistema carcerário [Episódio 2 - Podcast Justiça Federal em Debate - AJUFE]. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FREITAS, Felipe da Silva ; SCHIETTI, Rogério ; SILVA, Débora ; GONZALEZ, Yanilda . A seletividade do sistema: da abordagem à condenação. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FREITAS, Felipe ; DIAS, Eliane ; VICENTE, José ; SOUZA, Danila . A violência contra o corpo negro [Ep. 2 - Podcast Pretoteca - Bandnews]. 2020.

FREITAS, Felipe da Silva ; RAMOS, Silvia ; TREVISAN, Maria Carolina ; SOUZA, Renata ; ODAS, Carlos . Racismo e Violência Policial no Brasil [Ep. 2 - Áudios Caberé Saigon]. 2020.

FREITAS, Felipe da Silva ; EUCLENIO, Silvany ; CASSERES, L. ; PEREIRA, Marivaldo . Racismo e Sistema de Justiça no Brasil [Canal Pensar Africanamente]. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FREITAS, Felipe da Silva ; EUCLENIO, Silvany ; SILVA JR., H. ; CRUZ, Monique . Pandemia do coronavírus e nós, negras e negros [Canal Pensar Africanamente]. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FREITAS, Felipe da Silva ; EUCLENIO, Silvany ; OLIVEIRA, Emilia Joana ; FIOCHI, João Victor . Lutas negras e o direito: disputas da Constituinte (1987 - 1988) [Canal Pensar Africanamente]. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FREITAS, Felipe da Silva ; EUCLENIO, Silvany ; BRITO, Maíra . Violência Policial no Brasil [Canal Pensar Africanamente]. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FREITAS, Felipe da Silva . ?Grande parte dos problemas que o Brasil vive está ligada ao fato de a maioria demográfica não ser a maioria política? diz Felipe Freitas. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FREITAS, Felipe da Silva . 'Se não falamos de racismo, não estamos falando de desigualdade e violência', afirma Felipe Freitas, especialista em criminologia, racismo e violência em seminário. 2019. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

FREITAS, Felipe da Silva . Como escreve Felipe da Silva Freitas?. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FREITAS, Felipe da Silva . Assassinaatos aumentam 19% nos primeiros 30 dias da intervenção federal. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

FREITAS, Felipe da S ; BENDITO, Deise ; ROSENO, Renato . Juventude e vulnerabilidade à tortura: marcadores de exclusão de raça, de gênero e de classe. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FREITAS, Felipe ; SINHORETTO, Jacqueline ; LEMGRUBER, Julita ; PACHECO, Ronilso . Segurança pública e violações de direitos: impactos da Intervenção Federal do Rio de Janeiro para o Brasil. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FERNANDES Jr, Florestan ; CUNHA, Juliana ; FREITAS, Felipe ; ROCHA, Camila ; SILVA, Regina Helena Alves ; SEREZA, Haroldo Ceravolo . Programa Voz Ativa - Autoritarismo e Violência no Brasil [Programa de TV - Rede Minas]. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FREITAS, Felipe da Silva . Para especialista, Habib?s responde pelas ações dos seguranças que resultaram na morte de jovem. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FREITAS, Felipe da Silva . Prisões racistas: sistema judicial pune pobreza e cor de pele em casos como os do carioca Rafael Braga [entrevistado por Lena Azevedo]. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FREITAS, Felipe da Silva ; PEREIRA, Marivaldo ; ABREU, Cida ; BENDITO, Deise . Sessão Especial para Entrega da Comenda Abdias do Nascimento. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FREITAS, Felipe da Silva . ?Racismo impacta na tomada de decisão dos magistrados? Pesquisador Felipe Freitas alerta sobre os efeitos do racismo institucional do Judiciário. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FREITAS, Felipe da Silva ; FERREIRA, Dora ; PINTO, A. . Racismo no Brasil. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FREITAS, Felipe da Silva . O medo não é um sentimento útil para debater a redução da maioridade. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FREITAS, Felipe da Silva . Para convidados de audiência, discurso de 'medo e ódio' estimula apoio à redução da maioridade penal. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

FREITAS, Felipe da Silva ; Garcia, Renísia . O racismo e o sistema de justiça no Brasil - Programa Fórum TV Justiça. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FREITAS, Felipe da Silva . Proposta aumenta pena em caso de homicídio motivado por discriminação. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FREITAS, Felipe da Silva ; DUARTE, Evandro Piza . Programa Cenas do Brasil: Jovens negros representam a maioria das vítimas de homicídio. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FREITAS, Felipe da Silva . Audiência Pública no Senado Federal sobre Violência contra Juventude Negra. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FREITAS, Felipe da Silva ; SILVA, Maria Lúcia ; OLIVEIRA, M. V. ; DAVID, E. C. ; BARROS, S. ; TYKANORI, R. . WebSeminário Racismo e Saúde Mental. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FREITAS, F. S. ; FREITAS, Felipe da Silva . Projeto pretende reduzir as mortes entre jovens negros no Brasil. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FREITAS, Felipe da Silva . Seminário sobre a Campanha e o Extermínio de Jovens. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FREITAS, Felipe da Silva ; PRANDO, Camila ; BUDÓ, Marília Denardin ; CAPPI, Riccardo ; NEDEL, Letícia B. ; PADILHA, Renata C. ; LOPES, T. C. C. F. . Covid²: [a pandemia nas prisões] - Memorial produzido pelo Projeto Infovírus: pandemia e prisões com o apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos. 2022; Tema: Pandemia e Prisões. (Site).

FREITAS, Felipe da Silva . Acervo Legítima Defesa: Direito e Racismo. 2018; Tema: Levantamento bibliográfico referente ao tema do Direito e das Relações Raciais. (Site).

MELLO, Marília Montenegro Pessoa de ; VALENÇA, Manuela Abath ; PINHO, Ana Cláudia Bastos ; De-Lorenzi, Felipe ; FREITAS, Felipe da S ; LIMA, Fernanda ; VASCONCELOS, Vinícius ; GALICIA, Caíque ; BRITO, Michele . Fortalecendo vias para alternativas penais: um levantamento nacional da aplicação do Acordo de não persecução penal. 2023. (Relatório de pesquisa).

FREITAS, Felipe da Silva . Racismo e Polícia [Grupo de Estudos Avançados - Núcleo de Estudos Luso-brasileiros - Faculdade de Direito de Lisboa]. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FREITAS, Felipe . raça, racismo e discriminação racial: abordagens históricas e jurídicas [FORMAÇÃO EM DIREITOS FUNDAMENTAIS, LIBERDADE DE CRENÇA E ENFRENTAMENTO AO RACISMO NO BRASIL]. 2022. .

FREITAS, Felipe da Silva . A importância dos dados sobre raça e geração na produção dos dados sobre homicídios [Aula 4: Evidências e violações de direitos humanos: os homicídios de jovens e adolescentes no Brasil - MONITORA CNV: FORMAÇÃO PARA A DEFESA E A PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS E ANÁLISES TÉCNICO-CIENTÍFICAS]. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FREITAS, Felipe da S . CRIME E JUSTIÇA PENAL - Tópico: Corpos negros e perseguição do Estado [Curso de Especialização em Direitos Humanos - Instituto de Direito - PUC Rio]. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FREITAS, Felipe da Silva . Milícias e Grupos de Extermínio no Brasil [Curso de Pós-graduação em Relações Étnico-Raciais 2022.1 Relações Étnico-Raciais e Gênero: Ferramentas Teórico e Práticas em Perspectivas Emancipatórias e Teoria Crítica do Direito 2022.1 Turma 1 - UERJ]. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FREITAS, Felipe da Silva . Raça e Racismo na jurisprudência do STF [Curso de Atualização do Escritório Rubens Naves & Santos Jr]. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FREITAS, Felipe da Silva ; MACHADO, Marta ; AMPARO, Thiago ; Rodrigues, Yasmin ; LUÃ, Emerson ; PIMENTEL, Amanda ; DRUMMOND, Julia ; MATTOS, Camila ; FERREIRA, Poliana da Silva ; MARGARIDO, Larissa ; PEREIRA, Saylon . Segurança da população negra brasileira: como o sistema de justiça responde a episódios individuais e institucionais de violência racial: sumário executivo. 2022. (Relatório de pesquisa).

FREITAS, Felipe da Silva ; PORTELA, Rodrigo ; Andrade, Marcelo Moraes . Desconstituição dos serviços públicos no Brasil. 2022. (Relatório de pesquisa).

FREITAS, Felipe da Silva . Racismo, Desigualdade e Violência [Curso de Verão do Instituto Lula - Independência: 200 anos de desafios para o Brasil]. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FREITAS, Felipe da Silva . Curso de Pastoral Afro-Brasileira [Temática: Racismo Institucional]. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FREITAS, Felipe da Silva . Racismo, Direito e Estrutura Social [Capacitação Continuada dos/as Servidores/as - Escola Superior da Defensoria Pública - São Paulo]. 2021. .

FREITAS, Felipe da Silva ; ALVES, Dina ; JULIÂO, Cleber . Como identificar e combater o racismo na justiça brasileira [Projeto de Extensão Direitos Humanos em Diálogo: limites da democracia legal e crise de legitimidade da justiça]. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FREITAS, Felipe da Silva . Polícias, Punitivismo e Racismo [Curso Abolicionismos penais: passado, presente e futuro]. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FREITAS, Felipe da Silva ; ABATH, Manuela . Jurisdição Constitucional, Processo Penal e Polícias [Escola Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia]. 2021. .

FREITAS, Felipe da Silva . Encarceramento, violência institucional e racismo: os desafios de política de atendimento à pessoa egressa [Aula Inaugural do Curso de Metodologias do Escritório Social - CNJ / PNUD / CEAJUD]. 2021. .

FREITAS, Felipe da Silva . Curso de Metodologia da Pesquisa em Ciências Criminais [Tema: Análise Documental]. 2021. .

FREITAS, Felipe da Silva . Processos e Desafios da Escrita Acadêmica [Curso de Metodologia da Pesquisa Empírica em Direito]. 2021. .

FREITAS, Felipe da Silva . Genocídio negro e sistema de (in)justiça criminal [Curso GÊNERO, RAÇA E DIREITOS HUMANOS: repensar os direitos humanos para promover o acesso à justiça com equidade de gênero e racial - ESDEP SP e Geledés]. 2021. .

JESUS, Maria Gorette Marques de ; FREITAS, Felipe da Silva ; VILELA, Sofia . Tráfico de drogas como uma das piores formas de trabalho infantil. 2021. .

FREITAS, Felipe . Vitimização, Racismo e Direitos Humanos [Aula 4: Evidências e violações de direitos humanos: os homicídios de jovens e adolescentes no Brasil - MONITORA CNV: FORMAÇÃO PARA A DEFESA E A PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS E ANÁLISES TÉCNICO-CIENTÍFICAS]. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FREITAS, Felipe da Silva ; Góes, Emanuelle ; Rodrigues, Yasmin . Levantamento Plano de Vacinação nos Estados e Capitais. 2021. (Relatório de pesquisa).

FREITAS, Felipe da Silva ; Góes, Emanuelle ; Rodrigues, Yasmin . Balanço da Política Brasileira de Vacinas. 2021. (Relatório de pesquisa).

FREITAS, Felipe da Silva ; PEDROSO, Catarina ; CHELOTTI, Júlia ; MULLER, Kauane ; SILVA, Mariana C M ; BUDÓ, Marília Denardin ; ALMEIDA, M. ; INÁCIO, Pietra Lima . Política de morte: registros e denúncias sobre Covid-19 no sistema penitenciário brasileiro (2020 - 2021). 2021. (Relatório de pesquisa).

FREITAS, Felipe da Silva ; SEVERI, Fabiana ; ASSIS, Mariana . Ciclo de debates e formação em gênero, desigualdades e direito: teoria, métodos e política(s) [Criminologia, gênero e raça]. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FREITAS, Felipe ; FLAUZINA, Ana . XIV Curso de Teoria Política das Questões da Diáspora África [Mandato Policial, Genocídio e Hiperencarcamento]. 2020. .

FREITAS, Felipe da Silva ; VALENÇA, Manuela Abath . MiniCurso Direitos Fundamentais, Processo Penal e Polícias [Programa de Pós Graduação em Direito - UFPE]. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FREITAS, Felipe da Silva . Crimes de Racismo [Curso sobre Racismo e Política Contemporânea]. 2020. .

FREITAS, Felipe da Silva . Processo Penal e Relações Raciais [Curso de Especialização em Processo Penal]. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FREITAS, Felipe ; BORGES, Rosane ; TONCHE, Juliana . Direitos Humanos e Justiça Criminal [Projeto de Extensão Jornalismo e Direitos Humanos em Diálogo]. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FREITAS, Felipe da S ; ZAFFALON, Luciana . As diversas visões sobre o papel do controle social pelo direito na contemporaneidade judicialização e luta política [Formação Associação Brasileira de Juízes pela Democracia]. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FREITAS, Felipe da Silva . Manual de Formação sobre Penas Alternativas à Pena de Prisão. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual de Formação).

FREITAS, Felipe da Silva ; SANTOS, Julianne ; LACERDA, Marina ; NERI, Natasha ; SOUZA, Rafael Barreto ; LIMA, Raquel . Manual de Prevenção e Combate à Tortura e Maus-Tratos na Audiência de Custódia. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual de Formação).

FREITAS, Felipe da Silva ; BATISTA, Luis Eduardo ; STANCHI, M. ; Andrade, Marcelo Moraes . Serviços Públicos e Direitos Humanos no contexto da pandemia no Brasil. 2020. (Relatório de pesquisa).

FERREIRA, Poliana ; MACHADO, Maíra ; VASCONCELOS, Natália ; FREITAS, Felipe ; PRANDO, Camila ; SOUSA, Caio Jardim ; COSTA, Gisele Silva ; BERTOLOZZI, Thayla Bicalho . População negra e prisão no Brasil: impactos da covid-19 [Informativo Desigualdades raciais e covid-19 #4]. 2020. (Relatório de pesquisa).

FREITAS, Felipe da Silva . XXIII Curso de preparação à carreira de Defensor/a Pública do Estado da Bahia [Tema: Questão Racial e Políticas Públicas]. 2019. .

FREITAS, Felipe da Silva . X Congresso da ABRASD [Minicurso Pesquisa em Prisões: aplicações da Teoria Fundamentada nos Dados]. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FREITAS, Felipe da Silva . Curso de Metodologia em Pesquisa em Ciências Criminais: técnicas de coleta e análise de dados[ Pesquisa Documental]. 2019. .

FREITAS, Felipe da Silva . GT Direitos, Movimentos Sociais e Processos de Resistência [Encontro Nacional Violências de Estado, Processos de Resistência e limites epistemológicos do direito]. 2019. (Coordenação de Grupo de Trabalho).

FREITAS, Felipe da Silva . GT Direito, Racismo e Desigualdades Raciais [Coordenação de Grupo de Trabalho X Congresso Internacional da ABraSD - Associação Brasileira de Pesquisadores em Sociologia do Direito]]. 2019. (Coordenação de Grupo de Trabalho).

FREITAS, Felipe ; WIECKO, Ela . Curso sobre Equidade Gênero e Raça no MPU [Pesquisa Perfil: Racismo institucional no MPF]. 2018. .

FREITAS, Felipe . 3ª Oficina para construção do Plano de Ação sobre equidade de gênero e étnico-racial na ESMPU. 2018. .

FREITAS, Felipe da Silva . Mapeamento das denúncias e demandas enviadas a Ouvidoria Nacional de Serviços Penais. 2018. (Relatório de pesquisa).

FREITAS, Felipe da Silva . Cambios y perspectivas de la juventud negra en América Latina y el Caribe: desafíos generacionales en la perspectiva del desarrollo. 2018. (Relatório de pesquisa).

PIRES, Thula R. O. ; FREITAS, Felipe da Silva ; GARCIA, Luciana Silva ; FLAUZINA, Ana Luiza P. ; LOBÃO, Tatiana . Relatório FInal: Projeto Cartas do Cárcere. 2018. (Relatório de pesquisa).

FREITAS, Felipe da Silva ; SOUZA, Hildete Emanuele Nogueira de . GT Juventude, Violência e Conflitos. 2018. (Coordenação de Grupo de Trabalho no II Seminário Nacional Aproximações com o Mundo Juvenil).

SÁ E SILVA, Fábio ; FEMINELLA, Ana Paula ; FREITAS, Felipe da Silva ; SÁ E SILVA, Michele . Fundamentos de Ética, Cidadania e Sustentabilidade [Curso para Servidores da ANAC]. 2017. .

FREITAS, Felipe da Silva . Tópicos Especiais de Direitos Humanos - Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes [Curso de Especialização Segurança Pública e DH]. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FREITAS, Felipe da Silva . Política Criminal e controle de homicídios [Especialização em Segurança Pública e DH] ESMPU. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FREITAS, Felipe da Silva . Tópicos Especiais de Direitos Humanos - Crianças e Adolescentes, sistema socioeducativo e sistema de justiça criminal [Curso de Especialização Segurança Pública e DH]. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FREITAS, Felipe da Silva . Oficina sobre a Transparência na Administração Pública e a Lei de Acesso a Informação [Curso para Gestores Públicos: ?Governar e se organizar a partir do Golpe?]. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FREITAS, Felipe da Silva . Workshop Direito e Relações Raciais [Curso de Direito - IMED]. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FREITAS, Felipe da Silva . Evolução dos Direitos Humanos no Brasil e no Mundo [Curso de Formação em DH: uma abordagem para segurança pública]. 2017. .

FREITAS, Felipe da Silva . Revisão da Matriz Curricular da Escola Nacional de Serviços Penais. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual de Formação).

DUARTE, Evandro Piza ; FREITAS, Felipe da Silva . Grupo de Trabalho Segurança Pública e Racismo. 2017. (Coordenação de Grupo de Trabalho no VII Encontro de Pesquisa Empírica em Direito).

FREITAS, Felipe da Silva ; CAPPI, Riccardo ; CARINHANHA, Ana Míria . Grupo de Trabalho Sistema Penal e Relações Raciais. 2017. (Coordenação de GT no VIII Congresso Associação Brasileira de Pesquisa Sociologia do Direito).

FREITAS, Felipe da Silva . Fundamentos Sociológicos da Prisão e Pena [Formação APF - DEPEN / MJ]. 2016. .

FREITAS, Felipe da Silva . Racismo Institucional e Sistema de Justiça [Curso para Defensores Públicos]. 2016. .

MARTINS, Fernada Santa Roza ; Mulle, Hans ; NUNES, Jamara ; POMPEU, João C B ; SÁ, Luciana ; BARCELOS, Luiz Claudio ; FREITAS, Felipe da Silva . Destaques 2011 - 2014: Promoção da Igualdade Racial. 2014. (Relatório de Gestão).

FREITAS, Felipe da Silva ; RODRIGUES, Solange . Demandas da Juventude: Relatório das etapas estaduais da II Conferência Nacional de Políticas de Juventude. 2012. (Relatório de pesquisa).

FREITAS, Felipe da Silva . Oficina sobre Projeto de Vida e Discussão do Filme Última Parada 174. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FREITAS, Felipe da Silva . Políticas de Juventude na Bahia: antecedentes, avanços e perspectivas. 2010. (Relatório de pesquisa).

FREITAS, Felipe da Silva ; SOBRINHO, Emanoel José M. ; SILVA, Ana C. ; GUSMAO, P. M. ; LOBO, C. . Plataforma da Central Única dos Trabalhadores para as Eleições 2010. 2010. (Sistematização de Planejamento).

FREITAS, Felipe da Silva . Conselho Estadual de Juventude: o que é e como funciona. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FREITAS, Felipe da Silva . Introdução a informática Básica. 2009. .

FREITAS, Felipe da Silva ; Silva, Caio C. A. B ; RODRIGUES, R. . Sistematização do Planejamento Estratégico da Campanha Nacional Contra Violência e o Extermínio de Jovens. 2009. (Sistematização de Planejamento).

FREITAS, Felipe da Silva . Oficina sobre Racismo e Direito [II Ciclo de Oficinas: os caminhos da História]. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    Grupos de Extermínio e a evolução dos grupos de matadores no Brasil (2000 - 2020), Descrição: Trata-se de pesquisa desenvolvida com o objetivo de analisar o fenômeno dos grupos de extermínio nas duas primeiras décadas do século XXI destacando suas conexões com as dinâmicas criminais e de violência de Estado, bem como investigando os padrões de resposta estatal aos fenômenos de violência público-privadas em curso no país.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Felipe da Silva Freitas - Coordenador / Luciana Silva Garcia - Integrante., Número de produções C, T & A: 6

  • 2021 - 2022

    Fortalecendo vias para as alternativas penais: um levantamento nacional da aplicação do Acordo de não-persecução penal no Brasil, Descrição: PROJETO DE PESQUISA financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no âmbito do Programa Fazendo Justiça ? Fortalecimento do Monitoramento e da Fiscalização do Sistema Prisional e Socioeducativo ? BRA/18/019, que tem como objetivo traçar um panorama nacional da aplicação dos acordos de não-persecução penal, por meio de acesso a dados de acordos de não persecução e de entrevistas com magistrados/as, bem como de um estudo comparado dos institutos de justiça penal negociada em países da Europa e da América, identificando gargalos, desafios e boas práticas, a fim de aprimorar o acordo de não persecução penal no Brasil... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Felipe da Silva Freitas - Integrante / Manuela Abath Valença - Integrante / Fernanda Lima - Integrante / Marilia Montenegro Pessoa de Mello - Coordenador / Fernanda Rosemblat - Integrante / Vinícius Vasconcelos - Integrante / Felipe De-Lorenzi - Integrante / Michele Brito - Integrante / Caíque Galícia - Integrante / Ana Cláudia Bastos de Pinho - Integrante., Financiador(es): Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2020 - 2022

    Segurança da população brasileira negra: como o sistema Judiciário responde aos episódios individuais e institucionais de violência racial, Descrição: O projeto é uma pesquisa contínua sobre a violência racial e o sistema Judiciário cujo objetivo é expor dinâmicas práticas do racismo estrutural no Judiciário brasileiro. Episódios de violência racial discurso racista, insulto racista e racismo institucional têm papel central na reiteração simbólica e na legitimação do cenário das desigualdades raciais, mesmo que sua gravidade seja geralmente minimizada, tanto socialmente quanto pela Justiça.Essa pesquisa quantitativa-qualitativa dos bancos de dados dos tribunais estaduais e federais tem como objetivo revelar padrões raciais dentro do Judiciário. O plano inicial cobre os seguintes temas legais envolvendo a violência racial: 1) Aplicação de uma legislação antirracista; 2) Debate judicial sobre as técnicas de abordagem e revista da polícia, que leva à perfilagem racial; 3) Casos criminosos de violência policial.O segundo passo desta pesquisa irá focar em múltiplos estudos de caso sobre violência policial para denunciar padrões de enviesamento racial e impunidade de policiais e autoridades.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Felipe da Silva Freitas - Coordenador / Yasmin Rodrigues - Integrante / Thiago Amparo - Integrante / Marta Machado - Integrante / Amanda Pimentel - Integrante / Larissa Margarido - Integrante / Emerson Luã - Integrante / Saylon PEreira - Integrante / Julia Drummond - Integrante., Número de produções C, T & A: 8

  • 2017 - 2018

    Projeto Cartas do Cárcere, Descrição: Trata-se de projeto desenvolvido em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento com o objetivo de Desenvolver, a partir do mapeamento e sistematização das cartas enviadas pelas pessoas privadas de liberdade à Ouvidoria Nacional do Sistema Penitenciário, uma análise acerca das demandas e das narrativas sobre o cárcere no Brasil, identificando demandas por serviços e políticas públicas e construindo estratégias de sensibilização quanto aos problemas vividos no sistema carcerário.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Felipe da Silva Freitas - Integrante / Ana Luiza Pinheiro Flauzina - Integrante / Fernanda Felisberto - Integrante / Luciana Silva Garcia - Integrante / Thula Rafaela de Oliveira Pires - Coordenador / Lucia Xavier - Integrante / Luciana Boiteux - Integrante / Geraldo Prado - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2016 - 2017

    Fortalecimento da Gestão Prisional no Brasil (Projeto BRA/14/011 - MJ / PNUD), Descrição: O projeto tem como objetivo produzir subsídios voltados ao desenvolvimento de proposta de fortalecimento da Escola Nacional de Serviços Penais, construindo produtos que vão permitir avaliação e revisão da Matriz Curricular dos Profissionais do Sistema Penitenciário bem como dos conteúdos, dos cursos presenciais e cursos a distância, além de contribuir na construção do Plano Anual de Capacitação do Departamento Penitenciário Nacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Felipe da Silva Freitas - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

  • 2016 - 2017

    Projeto Banco de Dados sobre Justiça Criminal, Descrição: Realizar mapeamento sobre deficiências e lacunas na produção e disponibilização de dados relativos à justiça criminal no Brasil e a colaborar na construção de uma plataforma virtual, por meio dos quais a Rede de Justiça Criminal pretende identificar e expor lacunas, imprecisões e as incongruências no tocante à produção de dados nesta área. Objetivos Específicos (i) identificar de forma clara o estado da arte da produção de dados sobre justiça criminal no Brasil; (ii) sistematizar de maneira precisa as falhas e omissões que precisam ser superadas, e; (iii) elencar boas práticas na produção de dados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Felipe da Silva Freitas - Coordenador.

  • 2016 - 2016

    Violência e assédio sofrido por mulheres profissionais da segurança pública, Descrição: Esse projeto visa colher e produzir subsídios para formulação e implementação de políticas públicas de enfrentamento do assédio e da violência entre profissionais de segurança pública a partir da análise de processos e casos concretos. Para tanto, tem apresenta quatro objetivos específicos: 1) identificar as ?boas práticas? , nacionais e internacionais, de enfrentamento do assédio e da violência entre profissionais de segurança pública com vistas à implementação de metas, políticas e programas nacionais; 2) avaliar os diferentes níveis de institucionalização nacional do arcabouço legal e normativo, bem como, de suas referências conceituais; 3) Levantar as diferentes instâncias, processos e mecanismos utilizados pelas instituições de segurança pública para prevenir, identificar, encaminhar e acompanhar as ocorrências de casos de assédio e violência sexual; 4) Descrever e analisar representações, valores e práticas das vítimas de assédio e violência sexual;. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Felipe da Silva Freitas - Integrante / Ricardo Barbosa de Lima - Coordenador / Vilma de Fátima Machado - Integrante / Dione Antonio de Carvalho de Souza - Integrante / Marcilaine M. da Silva Oliveira - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Estrategias de control de homicidios en America Latina. Una comparación de las políticas públicas y prácticas de hecho en Brasil, México, Colombia y Venezuela, Descrição: O projeto visa o estudo do desenvolvimento e da implementação de estratégias e mecanismos de controle em países latino americanos que apresentaram altos índices de homicídios no início do Século XXI. Investiga-se a existência de um padrão nas políticas criminais ou nas práticas de reação oficiais frente à violência social nos países citados e quais seriam os seus resultados. Busca-se também identificar o quantitativo e as características da violência homicida e a existência ou não de uma correlação entre as práticas de controle. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Felipe da Silva Freitas - Integrante / Riccardo Cappi - Integrante / Arthur Trindade Maranhão Costa - Integrante / Cristina Maria Zackseski - Coordenador / Bruno Amaral Machado - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2011 - 2012

    Conferência Nacional de Juventude: perfil dos participantes e sistematização analítica dos encontros estaduais e locais, Descrição: Sistematização das propostas, perfil dos participantes dos participantes e análise das demandas formuladas nas etapas livres e estaduais da II Conferência Nacional de Políticas de Juventude. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Felipe da Silva Freitas - Integrante / Regina Novaes - Integrante / Solange Rodrigues - Integrante / Eliane Ribeiro Andrade - Coordenador / Miguel Farah Neto - Integrante / Luiz Carlos Gil Esteves - Integrante / Diógenes Pinheiro - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2011 - Atual

    Desigualdades, Desrespeito e Discriminação: a atuação do direito brasileiro nas relações sociais de dominação e opressão, Descrição: Através de uma investigação circunstanciada da legislação brasileira busca-se identificar normas que, a despeito de não exibirem textos declaradamente discriminatórios, exercem uma função seletiva e excludente. A partir das contribuições da Teoria Crítica da Raça e da Teoria do Reconhecimento pretende-se denunciar o uso do direito na perpetuação das desigualdades raciais, sociais, culturais, religiosas e de gênero para que ele possa ser usado concretamente como instrumento de emancipação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Felipe da Silva Freitas - Coordenador / Ana Luiza Pinheiro Flauzina - Integrante / Thula Rafaela de Oliveira Pires - Integrante.

  • 2009 - 2010

    Políticas Públicas de juventude: como anda o Brasil?, Descrição: Analisar os principais impactos produzidos, nas políticas públicas de juventude, a partir da criação da Secretaria Nacional de Juventude e do Conselho Nacional de Juventude, no ano de 2005. Conhecer os diferentes graus de institucionalidade nas distintas esferas governamentais, como também identificar possibilidades e limitações do âmbito federal na indução de políticas de juventude... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Felipe da Silva Freitas - Integrante / Regina Novaes - Integrante / Solange Rodrigues - Integrante / Helena Wendell Abramo - Integrante / Eliane Ribeiro Andrade - Integrante / Silvia Ramos - Coordenador., Financiador(es): Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - Outra.

  • 2007 - Atual

    Grupo de Pesquisa em Criminologia, Descrição: O GPCRIM pretende se constituir em espaço aberto e interdisciplinar no intento de realizar e publicar pesquisas em criminologia, realizar encontro de setudo e reflexão no campo criminológico e acompanhar a formação de pesquisadores... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Felipe da Silva Freitas - Integrante / Riccardo Cappi - Coordenador / Marco Aurélio Bastos de Macedo - Integrante / Vanessa Mascarenhas - Integrante.

Prêmios

2024

Prêmio J.J. Calmon de Passos, Ministério Público da Bahia.

2024

Medalha do Mérito do Ensino, Academia da Polícia Militar do estado da Bahia.

2024

Amigo da Polícia, Polícia Militar.

2023

Medalha do Mérito Policial Militar, Polícia Militar.

2023

Medalhão Comemorativo do LV Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura, COPEDEM.

2023

Menção Honrosa de Direitos Humanos, Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública da Bahia.

2023

Medalha de Honra ao mérito Defensorial | Categoria: Contribuição Honorífica, Defensoria Pública do Estado da Bahia.

2023

Medalha Zumbi dos Palmares, Câmara de Vereadores de Feira de Santana.

2023

Prêmio UNEB Reconhece - 40 anos, Universidade do Estado da Bahia.

2022

Prêmio - Melhores Avaliadores, Revista Brasileira de Direito Processual Penal 2021, Revista Brasileira de Direito Processual Penal.

2019

Moção de Reconhecimento Felipe Doss, Conselho Estadual de Juventude.

2010

Orador da Turma, Curso de Direito UEFS 2010.1.

2010

Troféu Cidadania Moema Gramacho, Grupo Gay de Lauro de Freitas.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA, ESCOLA DE DIREITO DE BRASÍLIA. , Quadra SGAS 607, Asa Sul, 70200670 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 35356565, URL da Homepage:

Experiência profissional

2021 - Atual

Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Direito Constitucional

2020 - Atual

Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3

Atividades

  • 10/2021

    Ensino, Doutorado em Direito, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Direitos Humanos, Violência e Sistema Interamericano

  • 06/2021

    Ensino, Curso de Especialização em Direito e Processo Penal, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Introdução à Redação Científica

  • 01/2022 - 04/2022

    Ensino, Doutorado em Direito, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de Sociologia da Violência

  • 10/2020 - 06/2021

    Ensino, Doutorado em Direito, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Constituição e dos Direitos Fundamentais

  • 09/2020 - 04/2021

    Ensino, Curso de Especialização em Direito e Processo Penal, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Criminologia

  • 09/2020 - 11/2020

    Ensino, Curso de Especialização em Direito e Processo Penal, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teoria do Crime

2023 - Atual

Secretaria de Justiça e Direitos Humanos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretário de Estado, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atua como Secretário de Justiça e Direitos Humanos do estado da Bahia

Atividades

  • 05/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê Estadual de Segurança na Escola e nos Espaços Educacionais na Bahia.,Cargo ou função, Membro do Comitê.

  • 03/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Proteção dos Direitos Humanos.,Cargo ou função, Presidente.

  • 03/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Políticas de Inclusão Social.,Cargo ou função, Membro do Conselho.

  • 03/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho da Ordem 2 de Julho - Libertadores da Bahia.,Cargo ou função, Membro do Conselho.

  • 03/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Gestão das Organizações Sociais - CONGEOS.,Cargo ou função, Membro do Conselho.

  • 03/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Gestor do Fundo Estadual de Proteção ao Consumidor - CGFEPC.,Cargo ou função, Membro do Conselho.

  • 03/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.,Cargo ou função, Membro do Conselho.

  • 03/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Gestor do PPCAM - Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte.,Cargo ou função, Membro do COnselho.

  • 03/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Gestor do PROVITA - Proteção Vítimas e Testemunhas Ameaçadas.,Cargo ou função, Membro do Conselho.

  • 03/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho do Programa de Proteção a Defensores de Direitos Humanos.,Cargo ou função, Membro do COnselho.

  • 03/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Estadual dos Direitos da População de LGBT.,Cargo ou função, Membro do Conselho.

  • 03/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho do Fundo de Promoção de Trabalho Decente - FUNTRAD.,Cargo ou função, Membro do Conselho.

2020 - Atual

Fundação Getúlio Vargas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 30

Outras informações:
Pesquisador bolsista atuando nas atividades de pesquisa junto com os coordenadores gerais da pesquisa, revisão de bancos de dados e metodologia, acompanhamento do cronomgrama da pesquisa, elaboração de análises a partir dos bancos de dados no Projeto de Pesquisa Aplicada "Segurança da população negra brasileira: como o sistema de justiça responde a episódios individuais e institucionais de violência racial"

Atividades

  • 11/2020

    Pesquisa e desenvolvimento, Núcleo de Justiça Racial e Direito.,Linhas de pesquisa

2021 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 10

Outras informações:
Professor do Curso de Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania (Selecionado através do Edital de Credenciamento Docente n. 04/2020 do Programa de Pós Graduação em Segurança da Faculdade de Direito e Faculdade de Administração da Universidade Federal da Bahia, 16 de dezembro de 2020)

Atividades

  • 01/2021

    Ensino, Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Análise de Políticas Públicas (FCHG99/20151)

2020 - 2023

Projeto Liberdade

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Assessor de Programas, Carga horária: 30

Outras informações:
Assessor de Programas do Projeto Liberdade, iniciativa incubada no Instituto Sou da Paz. É responsável pela formação de redes de advogados e movimentos sociais, incluindo ensino, e pesquisas de redes existentes no setor jurídico para parcerias no campo advocacy, da litigância estratégica e das ações em defesa dos direitos humanos. O projeto Liberdade é rede de advogados, e representantes de entidades da sociedade civil, para a atuação jurídica em casos de violação de direitos e liberdades individuais.

2021 - 2022

Observatório Direitos Humanos, Crise e Covid-19

Vínculo: Coordenador de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Coordenador de Pesquisa, Carga horária: 10

Outras informações:
Atua como coordenador de pesquisa responsável pelo desenvolvimento de estudos e pesquisas no âmbito das ações do Observatório Direitos Humanos, Crise e Covid-19. O Observatório é uma iniciativa composta por organizações e movimentos do campo dos direitos humanos para ações de pesquisa, advocacy e litígio estratégico no contexto da pandemia de coronavírus. A contratação da atividade de coordenação foi firmada com a organização Criola através do projeto Justiça para Mulheres Negras: Ampliando as Capacidades das Organizações, Redes e Movimentos Sociais para a promoção de iniciativas coletivas de superação das crises e da pandemia da Covid-19 para as mulheres negras.

2019 - 2020

United Nations Development Programme - Moçambique

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 20

Outras informações:
Atua na assistência técnica especializada ao Centro de Formação Jurídica e Judiciária (CFJJ) do Ministério da Justiça e Assuntos Constitucionais para apoiar na integração de matérias relativas a Penas Alternativas à Pena de Prisão (PAPP). Entre os objetivos da consultoria destaca-se levantamento das necessidades formativas dos profissionais da justiça formandos no CFFJ em matérias de PAPP; avaliação as capacidades técnicas dos formadores do CFFJ e particularmente o nível de conhecimento do uso das ferramentas disponíveis/materiais de PAPP; e, elaboração do Manual de formação para as matérias respectivas;

2020 - 2020

Faculdade Anísio Teixeira

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

  • 08/2020 - 09/2020

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Constitucional I

2019 - 2020

Instituto Brasileiro de Ciências Criminais

Vínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Coordenador Adjunto do Núcleo de Pesquisa, Carga horária: 5

Outras informações:
Atou como coordenador adjunto do Núcleo de Pesquisa do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) coordenando cursos de formação em metodologia da pesquisa e acompanhando os produtos das pesquisas do Instituto.

2019 - 2020

Escritório das Nações Unidas Sobre Crimes e Drogas

Vínculo: Consultor Técnico Especializad, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuou como consultor técnico especializado em Prevenção e Combate à Tortura no âmbito do Projeto Justiça Presente desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça em parceria com as Nações Unidas e o Departamento Penitenciário Nacional. No âmbito da consultoria elaborou subsídios para a publicação de Manual de Prevenção e Combate à Tortura a partir das Audiências de Custódia em aspectos relacionados a procedimentos de segurança e custódia no local onde se realiza a audiência de custódia, envolvendo a garantia de condições adequadas para a oitiva da pessoa custodiada, assim como a adoção de medidas de proteção dirigidas à pessoa custodiada, seus familiares e testemunhas, entre outros.

2014 - 2020

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10

2014 - 2014

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Monitor Docente, Carga horária: 10

Outras informações:
Atuou como monitor das disciplinas Direito Penal I e II, na graduação em direito da Universidade de Brasília.

Atividades

  • 03/2016 - 12/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Acompanhamento da Política de Ações Afirmativas PPGD.,Cargo ou função, Representante Discente.

2016 - 2017

Rede Justiça Criminal

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuou como consultor da Rede Justiça Criminal, articulação composta pelas entidades: Associação pela Reforma Prisional (ARP), Conectas Direitos Humanos, Instituto dos Defensores de Direitos Humanos, Instituto Sou da Paz, Instituto Terra, Trabalho e Cidaddania e Justiça Global. Foi o pesquisador responsável pela condução de mapeamento de bandos de dados e estatísticas criminais. O trabalho teve como objetivo identificar deficiências e lacunas na produção e disponibilização de dados relativos à justiça criminal no Brasil colaborando para construir uma plataforma virtual, por meio da qual a Rede de Justiça Criminal pretende identificar e expor lacunas, imprecisões e as incongruências no tocante à produção de dados nesta área.

2016 - 2017

Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 20

Outras informações:
Atua no âmbito da cooperação firmada entre a Escola Nacional de Serviços Penais (ESPEN) do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. A consultoria tem como objetivo produzir subsídios voltados ao desenvolvimento de proposta de fortalecimento da ESPEN, construindo produtos que vão permitir avaliação e revisão da Matriz Curricular, dos conteúdos, dos cursos presenciais e cursos a distância, além de contribuir na construção do Plano Anual de Capacitação do Departamento Penitenciário Nacional.

2021 - 2022

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Pesquisa, Carga horária: 20

2018 - 2018

Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 10

Outras informações:
Atuou como consultor para a elaboração de proposta metodológica de atuação na temática de racial profiling (filtragem/perfilhamento racial) com ênfase no sistema de justiça e segurança pública junto ao Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos. Dentre os produtos da consultoria elaborou revisão de literatura visando coleta de dados sobre a prática de racial profiling (filtragem/perfilhamento racial) no Brasil; e, identificação de boas práticas do sistema de justiça e segurança pública para prevenir práticas de racial profiling (filtragem/perfilhamento racial) bem como indivíduos e instituições potenciais parceiras das nações

2018 - 2018

United Nations Development Programme - Regional Bureau for Latin America

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 10

Outras informações:
Consultoria para apoiar o Escritório para América Latina e Caribe do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento na produção do informe estratégico sobre direitos e empoderamento da população afrodescendentes dentro dos objetivos da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pelas Nações Unidas por meio de sua Assembleia Geral. O paper produzido contribuiu para orientar o documento preparatório do X Fórum Ministerial para para o Desenvolvimento na América Latina e Caribe: ?Alianças para redução das desigualdades" ocorrido entre os dias 12 e 13 de setembro de 2018 na cidade do Panamá.

2017 - 2018

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Pesquisa, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuou como coordenador de redação, pesquisa e sistematização no âmbito do Projeto Cartas do Cárcere desenvolvido em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e com a Ouvidoria Nacional do Sistema Penitenciário. Detalhes do projeto em: https://medium.com/cartas-do-carcere A Ouvidoria Nacional de Serviços Penais foi vencedora do ?Concurso de Boas Práticas da rede de Ouvidorias do Governo Federal? na categoria ?Estratégias Inovadoras para Engajamento da Sociedade Civil junto às Ouvidorias? pela realização do Projeto Cartas do Cárcere, reconhecido no âmbito nacional como uma experiência exitosa em termos de ouvidoria ativa com mobilização social e fomento à participação política. http://ouvidorias.gov.br/ouvidorias/concurso-de-boas-praticas/ganhadores-ii-concurso-de-boas-praticas

2016 - 2016

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Bolsista, Carga horária: 10

Outras informações:
Atuou como bolsista no projeto de pesquisa - Violência e assédio sofrido por mulheres profissionais da segurança pública - desenvolvido pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Direitos Humanos da UFG em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça

2023 - Atual

BAHIA INVESTE

Vínculo: Conselheiro, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho de Administração, Carga horária: 5

Outras informações:
BAHIAINVESTE integra a Administração Pública Indireta do Poder Executivo do Estado da Bahia e está vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia. É uma empresa de economia mista não dependente, com patrimônio e receitas próprios, com autonomias gerencial, patrimonial, orçamentária e financeira, sujeita ao regime jurídico próprio das Sociedades Anônimas.

2016 - 2016

Fundo de Populações das Nações Unidas

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consulltor, Carga horária: 12

Outras informações:
Atuou entre março e abril de 2016, como consultor especializado junto ao grupo de trabalho sobre juventude do sistema das Nações Unidas no Brasil com vistas a elaborar Nota Conceitual referente à Campanha de enfrentamento à violência contra juventude negra e apoiar as discussões das agências da ONU sobre a temática de raça e geração.

2022 - 2022

Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10

Outras informações:
Atua como pesquisador do projeto "BRA/18/19 Fortalecimento do monitoramento e da fiscalização do sistema prisional e socioeducativo", realizando as atividades de entrevistas em profundidade, análise de dados quantitativos e qualitativos e redação de relatórios de pesquisa. A pesquisa tem como objetivo traçar um panorama nacional da aplicação dos acordos de não-persecução penal, por meio de acesso a dados de acordos de não persecução e de entrevistas com magistrados/as, bem como de um estudo comparado dos institutos de justiça penal negociada em países da Europa e da América, identificando gargalos, desafios e boas práticas, a fim de aprimorar o acordo de não persecução penal no Brasil.

2022 - Atual

Conselho Nacional de Justiça

Vínculo: colaborador ad hoc, Enquadramento Funcional: Colaborador - Membro de Grupo de Trabalho, Carga horária: 10

Outras informações:
Participa,como colaborador ad hoc do Grupo de Trabalho destinado à realização de estudos, à elaboração de propostas e ao apoio ao Fórum Nacional de Alternativas Penais (Fonape), com vistas a promover a qualificação da política de alternativas penais para a redução do encarceramento de pessoas no Brasil. (Portaria n. 151, de 05 de maio de 2022 do Conselho Nacional de Justiça)

2022 - Atual

Centro de Formação Jurídica e Judiciária

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 3

Outras informações:
Atua como professor convidado em cursos de formação de magistrados junto ao Centro de Formação Jurídica e Judiciária - Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos do Governo de Moçambique.

2022 - 2022

CRIOLA

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 5

Outras informações:
Consultor responsável pelo projeto CONTRUINDO ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA POLICIAL E SEU IMPACTO EM MULHERES NEGRAS TRANS E CIS que tem como objetivo produzir e divulgar conhecimentos sobre os impactos da violência policial contra as mulheres negras trans e cis para subsidiar organismos dos sistemas de proteção de direitos humanos nacional e internacional, com recomendações, protocolos e outros mecanismos para ampliar as responsabilidades do governo brasileiro na construção de políticas de proteção e garantia dos direitos para essas mulheres.

2021 - 2021

Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Outras informações:
Atua como professor convidado nos cursos de formação e cursos de pós graduação da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Magistrados e Magistradas

Atividades

  • 10/2021 - 11/2021

    Ensino, Jurisdição penal contemporânea e sistema prisional, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tomada de decisão: flagrante e tipificação da conduta

2016 - 2016

Escola Nacional de Serviços Penais

Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor do curso de Formação Profissional das carreiras de Agente Penitenciário, Especialista em Assistência Penitenciária e Técnico em Assistência Penitenciária do Departamento Penitenciário Nacional - Ministério da Justiça (DEPEN/MJ) | Carga Horária: 68 horas/aula

Atividades

  • 03/2016 - 04/2016

    Ensino, Curso de Formação Profissional das carreiras de Agente Penitenciário, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Fundamentos políticos e sociológicos da prisão e da pena

2018 - 2018

Escola Superior do Ministério Público da União

Vínculo: Orientador de TCC, Enquadramento Funcional: Orientador, Carga horária: 10

2016 - 2018

Escola Superior do Ministério Público da União

Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Orientador Pedagógico, Carga horária: 10

Outras informações:
Integrou a equipe responsável pela elaboração do projeto político pedagógico do curso de especialização em Segurança Pública e Direitos Humanos (369h/18 meses) e pela supervisão das disciplinas e equipe de professores/as incluindo as atividades de elaboração das ementas das disciplinas, seleção de professores e examinados das bancas avaliadoras dos trabalhos de conclusão de curso e elaboração e correção das avaliações escritas.

2015 - 2017

Escola Superior do Ministério Público da União

Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

  • 07/2016 - 12/2017

    Ensino, Segurança Pública e Direitos Humanos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Política criminal e controle de homicídios, Tópicos Especiais de Direitos Humanos

2016 - 2018

Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia

Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Outras informações:
Atua como professor do Curso de Especialização em Juventude no Mundo Contemporâneo na disciplina atinente à orientação de monografias

Atividades

  • 08/2016 - 07/2018

    Ensino, Curso de Especialização em Juventude no mundo contemporâneo, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Orientação de TCC

2016 - 2016

Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais

Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Facilitador, Carga horária: 24

Outras informações:
Contratado como consultor técnico especializado (pessoa física) - na modalidade produto - para atuar nas Conferências Conjuntas de Direitos Humanos realizadas entre 27 e 29 de abril de 2016 exercendo a função de facilitador. A contratação se deu no âmbito do Projeto "Políticas públicas de Direitos Humanos a partir do processo participativo conferencial" realizado pela FLACSO Brasil em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos e o Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil, PNUD BRASIL.

2015 - 2016

Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuou como assessor da Ministra de Estado das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos desenvolvendo as funções de Secretário Executivo do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

2015 - 2015

Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor da Ministra (DAS 4), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atua como assessor da Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República desenvolvendo as funções de Secretário Executivo do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República.

2013 - 2015

Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos (DAS 4), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuou como gerente de projetos da Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR / PR) coordenando o plano de prevenção à violência contra juventude negra - Plano Juventude Viva - dirigido ao enfrentamento aos altos índices de mortalidade da juventude negra no Brasil. Entre março e agosto de 2014 cumpriu o encargo de substituto eventual da Diretora de Programas da instituição nos seus afastamentos e impedimentos legais ou regulamentares.

2012 - 2013

Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor (DAS 4), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuou como assessor da Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR / PR) coordenando o plano de prevenção à violência contra juventude negra - Plano Juventude Viva - dirigido ao enfrentamento aos altos índices de mortalidade da juventude negra no Brasil.

Atividades

  • 04/2015 - 01/2016

    Outras atividades técnico-científicas , Fórum Governamental da Participação Social, Fórum Governamental da Participação Social.,Atividade realizada, Acompanhamento das demandas das organizações sociais e monitoramento das resoluções das Conferências Nacionais.

  • 01/2012 - 01/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Nacional de Juventude.,Cargo ou função, Conselheiro Titular.

  • 11/2014 - 12/2015

    Outras atividades técnico-científicas , Grupo de Trabalho sobre crimes de discriminação nas redes sociais, Grupo de Trabalho sobre crimes de discriminação nas redes sociais.,Atividade realizada, Grupo de Trabalho com a finalidade de adotar medidas visando receber denúncias de crimes de discriminação nas redes sociais on line no âmbito do Governo Federal.

  • 06/2013 - 12/2014

    Direção e administração, Comitê Gestor do Plano Juventude Viva.,Cargo ou função, Membro Titular.

  • 05/2013 - 11/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Mobilização da III CONAPIR.,Cargo ou função, A Subcomissão de Articulação e Mobilização da III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial teve como objetivo estimular a organização das conferências estaduais e monitorar a elaboração dos relatórios das conferências estaduais..

2012 - 2012

Câmara dos Deputados

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Secretário Parlamentar, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuou junto ao gabinete do deputado federal Luiz Alberto (PT/BA) acompanhando as ações do parlamentar como presidente da Frente Parlamentar Mista pela Igualdade Racial e em Defesa dos Quilombolas e assessorando as iniciativas desenvolvidas pelo mandato junto às organizações da juventude negra e ao Partido dos Trabalhadores.

2016 - 2016

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 10

Outras informações:
Atuou como moderador na 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (2ª CNATER) promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) sob a coordenação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), bem como trabalhou na equipe que construiu a proposta metodológica da Conferência.

2012 - 2012

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10

Outras informações:
Atuou na equipe de sistematização da II Conferência Nacional de Juventude tendo trabalhado definição do caminho metodológico, a análise do material e a redação do relatório final contendo as demandas apresentadas nas etapas estaduais da II Conferência .

2011 - 2012

Secretaria de Promoção da Igualdade Racial

Vínculo: Técnico Nível Superior, Enquadramento Funcional: Assessor de Políticas para Juventude Negra, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuou coordenando as ações de igualdade racial voltadas para o segmento juvenil no âmbito da SEPROMI, contribuindo para definição de políticas, programas e marcos regulatóriospara redução da vulnerabilidade da juventude negra e de povos e comunidades tradicionais e para o enfrentamento ao racismo e construção das bases de desenvolvimento sustentável, inclusivo e democrático no estado da Bahia.

Atividades

  • 01/2012 - 03/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Observatório de Violência e Acidentes do estado da Bahia.,Cargo ou função, Membro.

  • 01/2012 - 03/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê Gestor do Pacto Um Mundo para Criança e o Adolescente do Semi-Árido.,Cargo ou função, Membros.

  • 11/2011 - 03/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmara Setorial de Prevenção Social do Pacto pela Vida.,Cargo ou função, Membro.

  • 10/2011 - 03/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Estadual de Políticas de Juventude.,Cargo ou função, Membros.

2011 - 2011

Secretaria de Relações Institucionais

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessor de Políticas Públicas de Juventude, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuou como assessor da Coordenação Estadual de Políticas de Juventude monitorando as políticas de juventude do Governo da Bahia com ênfase nas políticas de educação profissional, promoção da igualdade racial e políticas de segurança pública.

Atividades

  • 06/2011 - 10/2011

    Direção e administração, Comissão Organizadora Estadual da II Conferência de Juventude.,Cargo ou função, A Comissão Organizadora Estadual foi composta por representantes do poder público, sociedade civil e entidades convidadas com o objetivo de coordenar a etapa estadual da 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude..

2023 - Atual

Fundação Luis Eduardo Magalhães

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho de Administração, Carga horária: 10

Outras informações:
Atua como vice-presidente do Conselho de Administração da Fundação Luiz Eduardo Magalhães

2010 - 2011

Fundação Luis Eduardo Magalhães

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico Nível Superior, Carga horária: 40

Outras informações:
Trabalhou na prestação de serviços de apoio técnico administrativo à Secretaria de Educação do estado da Bahia no que tange ao programa Trilha - Programa de Formação Profissional para Jovens.

2017 - 2018

Universidade Estadual de Feira de Santana

Vínculo: Professor Voluntário, Enquadramento Funcional: Orientador de Monografia, Carga horária: 10

Outras informações:
Atuou voluntariamente como co-orientador dos trabalhos de conclusão de curso de alunos do Curso de Direito no âmbito da Turma Especial para assentados da reforma agrária desenvolvido com a apoio do Programa Nacional de Educação em Reforma Agrária - Pronera / MDA

2007 - 2008

Universidade Estadual de Feira de Santana

Vínculo: Monitor bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12

Outras informações:
Atuou como monitor bolsista da disciplina com participação nas atividades de planejamento; participação na seleção da bibliografia (livros, textos, matéria de jornal, etc); auxilio na orientação dos alunos e preparação do plano de aula; monitoramento das atividades de aprofundamento da disciplina, tais como elaboração de artigos, fichamentos, resumos etc.. Dentre as atividades desenvolvidos no período da bolsa destacam-se os trabalhos acadêmicos na área de estado, participação política e relações raciais | Orientação: Profa. Ms. Adriana Nogueira Vieira Lima | Co-orientação: Prof. Ms. Clóves Araújo

Atividades

  • 01/2009

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Ciências Sociais Aplicadas.,Linhas de pesquisa

  • 03/2008 - 07/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Permanência.,Cargo ou função, Representante NENNUEFS.

  • 05/2007 - 07/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho do Departamento de Ciências Sociais e Aplicadas.,Cargo ou função, Representante Discente.

  • 10/2005 - 07/2010

    Extensão universitária , Núcleo de Estudantes Negras e Negros da UEFS.,Atividade de extensão realizada, Núcleo de Estudantes Negras e Negros da UEFS é uma organização político-acadêmica de estudantes negras e negros fundada em 1996 com o objetivo de desenvolver ações de combate ao racismo bem como pesquisas e ações de extensão universitária..

  • 08/2007 - 10/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Gestor do Restaurante Universitário.,Cargo ou função, Representante Discente.

  • 07/2007 - 10/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CONSEPE.,Cargo ou função, Conselheiro Representante Discente.

  • 01/2008 - 06/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Acadêmica.,Cargo ou função, Comissão para apurar irregularidades acadêmicas do Curso de Especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxinofacial.

2010 - 2010

Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 10

Outras informações:
Projeto AGENDA JUVENTUDE Convênio: UNESCO / Presidência da República ? Secretaria Nacional de Juventude (período: 03/2010 a 04/2010) | Atuou como pesquisador de campo elaborando relatório técnico-avaliativo das políticas de juventude do estado da Bahia, no período entre 2005/2010, destinado a composição de livro sobre o panorama das políticas públicas de juventude no Brasil a ser publicado pela Presidência da República ? Secretaria Nacional de Juventude

2008 - 2010

Pereira, Pereira e Sales - Escritório de Advocacia, PEREIRA

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 24

Outras informações:
Atuou como estagiário de direito nas áreas de direito civil, direito de família, direito do trabalho e direito administrativo sob supervisão dos advogados Celso Pereira, Beatriz Lisboa Pereira e Carlos Wilson Sales Costa. No período realizou elaboração de peças jurídicas, atendimento e orientação judicial e acompanhamento processual.

2008 - 2009

Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 12

Outras informações:
Atuou como consultor desenvolvendo capacitação para gestores e monitores dos Centros Digitais de Cidadania do Estado da Bahia, dentro das temáticas referentes a cidadania, sustentabilidade, inclusão sociodigital e territórios de identidade.

2009 - 2011

Instituto de Cooperação BelgoBrasileira para o Desenvolvimento Social

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 10

Outras informações:
Atuou como educador nos Cursos de Formação para o Desenvolvimento Social, Solidário e Sustentável, desenvolvido pelo DISOP em parceria com a UEFS, UNEB, UFRB e Coordenação Estadual de Territórios atuando com foco nas temáticas referentes a elaboração de projetos e políticas públicas.

2008 - 2008

Secretaria de Cidadania Justiça e Direitos Humanos

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuou no Mutirão Jurídico Penitenciário, desenvolvido pela SJCDH (Secretaria de Justiça Cidadania e Direitos Humanos) em parceria com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) promovido pelo Ministério da Justiça, com o objetivo de possibilitar o adequado e regular acesso ao Poder Judiciário aos reclusos do sistema prisional do estado da Bahia. O programa atuava nas penitenciárias de Salvador, Ilhéus, Feira de Santana e Vitória da Conquista através de advogadas(os) e estagiárias(os) de direito contratadas(os) pela SJCDH nos presídios e nos fóruns para garantir o acesso aos direitos e benefícios de mulheres e homens que cumprem medidas privativas de liberdade no estado da Bahia.

2008 - 2008

Justiça Eleitoral

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuou como estagiário de direito prestando serviço da 154ª Zona Eleitoral de Feira de Santana para o processo de registro de candidaturas para o pleito eleitoral

2006 - 2007

Cipó Comunicação Interativa

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Jovem Educador, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuou como articulador-jovem no Território Portal do Sertão desenvolvendo atividades de mobilização, apoio e assessoria a organizações da sociedade civil (rural e urbana). Colaborou com ações de articulação político-estratégica em trabalhos sociais, na co-produção de eventos, nos contatos com veículos de comunicação na defesa dos direitos de crianças, adolescentes e jovens e trabalhou na formação de jovens lideranças, através do Projeto Ciber Solidário.