Marcos Sulzbach Morgenstern

Sou graduado em Ciência da Computação pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2016) e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (2020). Atualmente, sou professor na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, com ênfase nas áreas de Programação Orientada a Objetos, Otimização Combinatória, Inteligência Artificial e Ciência de Dados. Tenho experiência no desenvolvimento e aplicação de algoritmos de otimização combinatória, análise de grandes volumes de dados e técnicas avançadas de inteligência artificial, incluindo machine learning e análise preditiva. Minha atuação também abrange a análise e modelagem de dados em ambientes de Big Data, utilizando ferramentas e frameworks modernos para extrair insights valiosos e melhorar a eficiência dos sistemas. Com uma forte base em programação, estou envolvido em projetos que conectam teoria e prática, aplicando metodologias ágeis e técnicas de Ciência de Dados para resolver problemas complexos e contribuir com a inovação tecnológica no campo da informática.

Informações coletadas do Lattes em 17/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Informática

2017 - 2020

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Algoritmos de Busca e Otimização Considerando Restrições de Domínio e Tempo de Execução na Organização de Agentes em Terrenos Virtuais de Sistemas de Simulação
, Ano de Obtenção: 2020.Luís Alvaro de Lima Silva.Bolsista do(a): Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência, FATEC, Brasil. Palavras-chave: Organização de Agentes; Algoritmos de Otimização; Busca em Espaço de Estados; Sistemas de Simulação; Problemas Militares Simulados.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Algoritmos Meta-Heurísiticos.

Graduação interrompida em 2021 em Curso Formação Pedagógica de Professores para Educação Profissional - EaD

2021 - Atual

Instituto Federal Farroupilha, IF-Farroupilha
Ano de interrupção: 2021

Graduação em Ciência da Computação

2012 - 2016

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Título: WebService Aplicado Ao Controle de Unidades Robóticas Humanoides
Orientador: Gerson Battisti

Curso técnico/profissionalizante

2009 - 2011

Colégio Concórdia, Coopeeb

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Escola Estadual de Ensino Básico Santos Dumont

Ensino Fundamental (1º grau)

2000 - 2008

Escola Municipal Pedro Speroni

Formação complementar

2024 - 2024

Big Data. (Carga horária: 3h). , Workover Academy, Wkvr, Brasil.

2024 - 2024

Spring Boot e Angular - 2023. (Carga horária: 2h). , Workover Academy, Wkvr, Brasil.

2024 - 2024

Curso Completo de Fundamentos de Big Data e Apache Hadoop. (Carga horária: 1h). , Workover Academy, Wkvr, Brasil.

2024 - 2024

Programa de Formação Docente. (Carga horária: 15h). , Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.

2024 - 2024

Aprenda DevOps - Minicurso Docker. (Carga horária: 1h). , Workover Academy, Wkvr, Brasil.

2023 - 2023

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). (Carga horária: 2h). , FACULDADE UNIMED, FU, Brasil.

2022 - 2022

Treinamento de Formação em Linguagem SQL - Intemediário/Avançado. (Carga horária: 40h). , CooperConcórdia, CC, Brasil.

2014 - 2014

Inglês GS2. , CCAA, CCAA, Brasil.

2012 - 2012

Qualificação Robótica - Ênfase: Plataforma Arduino. (Carga horária: 45h). , Fundação Educacional Machado de Assis, FEMA, Brasil.

2009 - 2011

Técnico em Informática. (Carga horária: 1360h). , Colégio Concórdia, Coopeeb, Brasil.

2009 - 2009

Digitação. (Carga horária: 15h). , Giga Byte Cursos, GBC, Brasil.

2008 - 2008

Informática Avançado. (Carga horária: 60h). , Sindicato dos Servidores Municipais de Santa Rosa, SSMSR, Brasil.

2007 - 2008

Informática Básica. (Carga horária: 60h). , Sindicato dos Servidores Municipais de Santa Rosa, SSMSR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Pesquisa Operacional.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Hardware.

Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação.

Organização de eventos

MORGENSTERN, M. S. . IV Maratona de Programação Unijui. 2024. .

MORGENSTERN, M. S. . Dados e a computação em diferentes áreas do mercado. 2023. (Outro).

MORGENSTERN, M. S. ; FIORIN, A. ; BONIATI, B. B. ; GONCALVES, G. R. ; DORNELLES, A. P. ; FORNO, M. H. D. . XII Encontro Anual de Tecnologia da Informação - EATI. 2021. (Outro).

BATTISTI, G. ; MORGENSTERN, M. S. . Semana Acadêmica. 2016. (Outro).

MORGENSTERN, M. S. ; BATTISTI, G. . Semana Acadêmica. 2015. (Outro).

MORGENSTERN, M. S. ; ALVES, R. V. . Semana Acadêmica. 2014. (Outro).

MORGENSTERN, M. S. ; FIORIN, A. ; BONIATI, B. B. ; GONCALVES, G. R. ; DORNELLES, A. P. ; FORNO, M. H. D. . XII Encontro Anual de Tecnologia da Informação - EATI. 2021. (Outro).

Participação em eventos

II Seminário Acadêmico de Graduação UNIJUÍ. 2024. (Seminário).

Maratona SBC de Programação. Maratona SBC de Programação. 2024. (Olimpíada).

Semana Acadêmica das Engenharias. 2024. (Encontro).

XIV Seminário de Inovação e Tecnologia. 2024. (Seminário).

X Mostra de Iniciação Científica Júnior. 2024. (Seminário).

XXIX Jornada de Pesquisa. 2024. (Simpósio).

XXV Jornada de Extensão. 2024. (Seminário).

XXXII Seminário de Iniciação Científica. 2024. (Seminário).

I ExpoTech. 2023. (Exposição).

Semana Acadêmica IFFAR. 2021. (Seminário).

Maratona de Programação. Maratona de Programação. 2016. (Olimpíada).

Maratona de Programação. Maratona de Programação. 2015. (Olimpíada).

Semana Acadêmica DCEEng. 2015. (Seminário).

II Seminário de Formação Científica e Tecnológica (SFCT).Definição de uma rede de sensores sem fio para a arquitetura AgroMobile. 2014. (Seminário).

I Mostra Acadêmica de Protótipos e Tecnologias. Definição de uma Rede de Sensores para a Arquitetura AgroMobile. 2014. (Exposição).

IV Mostra de Iniciação Científica Junior.Definição de Uma Rede de Sensores Sem Fio para a Arquitetura AgroMobile. 2014. (Seminário).

IV Seminpario de Inovação e Tecnologia.Definição de Uma Rede de Sensores Sem Fio para a Arquitetura AgroMobile. 2014. (Seminário).

Maratona de Programação. Maratona de Programação - ICPC. 2014. (Olimpíada).

Semana Acadêmica DCEEng. 2014. (Seminário).

XIX Jornada de Pesquisa.Definição de Uma Rede de Sensores Sem Fio para a Arquitetura AgroMobile. 2014. (Seminário).

XXII Seminário de Iniciação Científica.Definição de Uma Rede de Sensores Sem Fio para a Arquitetura AgroMobile. 2014. (Seminário).

III Mostra de Iniciação Científica Junior. Rede de Sensores Sem-fio para a coleta de dados de lavouras na arquitetura AgroMobile. 2013. (Exposição).

III Seminário de Inivação e Tecnologia. Rede de Sensores Sem-fio para a coleta de dados de lavouras na arquitetura AgroMobile. 2013. (Exposição).

I Seminário de Formação Científica e Tecnológica.Definição de uma rede de sensores para a arquitetura AgroMobile. 2013. (Seminário).

I Seminário de Formação Científica e Tecnológica (SFCT).Definição de uma rede de sensores para a arquitetura AgroMobile. 2013. (Seminário).

Semana Acadêmica DCEEng. 2013. (Seminário).

XIV Jornada de Extensão. Rede de Sensores Sem-fio para a coleta de dados de lavouras na arquitetura AgroMobile. 2013. (Exposição).

XVIII Jornada de Pesquisa. Rede de Sensores Sem-fio para a coleta de dados de lavouras na arquitetura AgroMobile. 2013. (Exposição).

XXI Seminário de Iniciação Científica.Rede de Sensores Sem-fio para a coleta de dados de lavouras na arquitetura AgroMobile. 2013. (Seminário).

Semana Acadêmica DCEEng. 2012. (Seminário).

XIV EMicro - Escola de MIcroeletrônica da SBC - Sul. 2012. (Outra).

XXVII SIM - South Symposium on Microelectronics. 2012. (Simpósio).

6ª Feira de Oportunidades SENAC. 2011. (Feira).

IV Seminário de Informática Colégio Concórdia. 2011. (Seminário).

III Seminário de Informática Colégio Concórdia. 2010. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Rafael Antes Kuhn

MORGENSTERN, M. S.. Renderização 3D em Tempo Real em Terminal de Texto do Estado de Simulações de Método dos Elementos Discretos.. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gabriel de Andrade

MORGENSTERN, M. S.. Fundamentos e Perspectivas da Computação Em Nuvem: Um Estudo Teórico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gabriel de Andrade

MACHADO FILHO, L. R. F.MORGENSTERN, M. S.. Fundamentos e Perspectivas da Computação Em Nuvem: Um Estudo Teórico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Produções bibliográficas

  • MORGENSTERN, M. S. ; ALVES, R. V. ; BATTISTI, G. ; MARAN, V. . U-Agro: Uma Arquitetura Ubíqua de Gerenciamento de Atividades na Agricultura de Precisão. Revista Junior de Iniciação Científica em Ciências Exatas e Engenharia , v. 10, p. 1-8, 2015.

  • MORGENSTERN, MARCOS S. ; PIRES, FELIPE G. ; FREITAS, EDISON P. ; LUIS SILVA, A. L. . Time-limited search and optimization of the spatial positioning of agents in virtual environments. In: 2020 IEEE Symposium Series on Computational Intelligence (SSCI), 2020, Canberra. 2020 IEEE Symposium Series on Computational Intelligence (SSCI), 2020. p. 1640.

  • MORGENSTERN, M. S. ; AURELIO, R. ; ALVES, R. V. ; MARAN, V. . Definição de uma Rede de Sensores para a Arquitetura AgroMobile. In: XII Simpósio de Informática da UNIFRA (SIRC), 2013, Santa Maria - RS. Anais do XII Simpósio de Informática da UNIFRA (SIRC), 2013.

  • PIRES, F. G. ; MORGENSTERN, M. S. ; FREITAS, E. P. ; SILVA, L. A. L. . The Spatial Distribution of Agents in Virtual Terrains through Search and Optimization Algorithms. In: Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital - SBGames, 2020, Recife - PE. The Spatial Distribution of Agents in Virtual Terrains through Search and Optimization Algorithms, 2020.

  • MACHADO FILHO, L. R. F. ; MORGENSTERN, M. S. ; PADOIN, E. L. . Análise de desempenho da paralelização de um algoritmo de interpretação de imagens em extremos da escala acromática. In: Escola Regional de Alto Desempenho da Região Sul, 2019, Três de Maio. Análise de desempenho da paralelização de um algoritmo de interpretação de imagens em extremos da escala acromática, 2019.

  • MORGENSTERN, M. S. ; BATTISTI, G. . IVANT - Inteligência para Veículos Aére Não Tripulados. In: Salão do Conhecimento, 2016, Santa Rosa. Salão do Conhecimento, 2016.

  • MORGENSTERN, M. S. ; MACHADO FILHO, L. R. F. ; MEDEIROS, R. C. ; MINELLI, L. ; MARAN, V. . Uma Análise de Desempenho Utilizando o Banco de Dados Maria DB. In: Salão do Conhecimento, 2016, Santa Rosa. Salão do Conhecimento, 2016.

  • MORGENSTERN, M. S. ; BATTISTI, G. ; MARAN, V. . Processo de Desenvolvimento de Um Nó para uma Rede de Sensores Sem Fio no Contexto da Agricultura de Precisão. In: XXIII Seminário de Iniciação Científica, 2015, Santa Rosa. Anais do XXIII Seminário de Iniciação Científica, 2015.

  • MORGENSTERN, M. S. ; MACHADO FILHO, L. R. F. ; PADOIN, E. L. . Análise de desempenho de processadores ATmega328 utilizando Benchmark Linpack. In: XV Escola Regional de Alto Desempenho, 2015, Gramado. ERAD/RS 2015, 2015.

  • MORGENSTERN, M. S. ; ALVES, R. V. ; MARAN, V. . Definição de uma Rede de Sensores Sem Fio para a Arquitetura AgroMobile. In: XXII Seminário de Iniciação Científica, 2014, Santa Rosa. Anais do XXII Seminário de Iniciação Científica, 2014.

  • MORGENSTERN, M. S. ; AURELIO, R. ; MARAN, V. . Rede de Sensores Sem Fio para a Coleta de Dados de Lavouras na Arquitetura AgroMobile. In: XXI Seminário de Iniciação Científica, 2013, Santa Rosa. Anais do XXI Seminário de Iniciação Científica, 2013.

  • MORGENSTERN, M. S. ; MARAN, V. . Definição de uma Rede de Sensores Sem-Fio para a Coleta de Dados na Arquitetura Agromobile. In: II Seminário de Formação Científica e Tecnológica, 2014, Santa Rosa. Anais do II Seminário de Formação Científica e Tecnológica, 2014.

  • MORGENSTERN, M. S. ; MARAN, V. . Definição de uma rede de sensores sem fio para a arquitetura AgroMobile. In: I Seminário de Formação Científica e Tecnológica, 2013, Ijuí. Anais do I Seminário de Formação Científica e Tecnológica, 2013.

Outras produções

MORGENSTERN, M. S. . Sean Music City. 2016.

MACHADO FILHO, L. R. F. ; MORGENSTERN, M. S. . SeeCopy. 2014.

MORGENSTERN, M. S. ; MACHADO FILHO, L. R. F. . SSPedidos. 2014.

MORGENSTERN, M. S. ; SCHERNER, J. C. ; ENDERLE, N. ; KIELING, G. . Dados e a computação em diferentes áreas do mercado. 2023. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    iVANT ? Inteligência para Veículo Aéreo Não Tripulado, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Gerson Battisti em 04/01/2016., Descrição: O uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) já é uma realidade nas mais diversas áreas de aplicação. Iniciado na área militar (combate ao terrorismo), passando pelo georreferenciamento, pela produção de vídeos ou simplesmente tirando fotos de eventos. Atualmente diversas empresas de tecnologia têm investido nestes veículos para transporte de documentos, de alimentação, para monitoramento, para atendimento móvel de urgência entre outras atividades. Mesmo promissora, a tecnologia ainda apresenta limitações e exige maior desenvolvimento e aprimoramento de robótica inteligente, sendo que, muitas vezes são limitados a tele operação via controle remoto, limitando significativamente as áreas de aplicação do mesmo. Em um VANT autônomo, todas as ações que o mesmo está apto a realizar depende diretamente do sistema computacional embarcado, como sensores, controles e softwares, que poderão ser dotados de inteligência artificial e demais recursos. Este projeto, denominado iVANT ou Inteligência para VANT, visa o desenvolvimento de um framework de software para um controle inteligente de Veículos Aéreos Não Tripulados. A metodologia de implementação envolve o estudo dos princípios de voo de aeronaves e os fundamentos teóricos dos componentes utilizados, além da integração de sensores e atuadores visando o controle autônomo do veículo. Para a validação do framework será utilizado softwares de simulação e o desenvolvimento de um sistema protótipo para avaliação em ambiente real.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marcos Sulzbach Morgenstern - Integrante / Gerson Battisti - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    SISTEMA DE SIMULAÇÃO ASTROS 2020, Descrição: Descrição: Este projeto tem como objetivo a pesquisa e o desenvolvimento, pela UFSM em cooperação com o Exército Brasileiro, de um Sistema de Simulação que possibilite a integração de ferramentas de simulação no contexto do PEE ASTROS 2020. Nesse contexto, além do projeto e especificação do sistema integrado de simulação, insere-se o desenvolvimento de um protótipo de simulador tático para a operação de campanha do Sistema ASTROS 2020, particularmente no que se refere à simulação virtual de treinamento da parte tática do Reconhecimento, Escolha e Ocupação de Posição (REOP). O simulador tático deve ser baseado na pesquisa e desenvolvimento de componentes de software e hardware integrados, os quais fazem parte do Sistema de Simulação proposto. Em particular, o protótipo de simulador tático consiste de uma mesa digital sensível ao toque e um sistema de software voltado para a simulação do treinamento no Reconhecimento, Escolha e Ocupação de Posição.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Sulzbach Morgenstern - Coordenador / Lisandra Manzoni Fontoura - Integrante.

  • 2012 - 2015

    AgroMobile - Uma Arquitetura de Auxílio no Processo de Coleta de Informações no Acompanhamento de Lavouras., Descrição: Na área da Agricultura, a computação vem sendo cada vez mais utilizada, tanto na forma de sistemas computacionais para a análise de informações quanto na forma de instrumentos de auxílio, com equipamentos, que embarcados a outros equipamentos auxiliam produtores e empresas. Apesar da existência de tecnologias para o auxílio da realização de atividades, ainda há uma resistência por parte dos produtores em relação ao uso de sistemas computacionais para o acompanhamento de dados de lavouras. A adoção destas ferramentas proporciona melhorias no planejamento, organização, direção e controle. Esta resistência ao uso de sistemas se deve ao fato de que os sistemas projetados atualmente para auxiliar os técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos no acompanhamento de lavouras possuem uma visão comercial e administrativa. Portanto, o modo de funcionamento e as interfaces utilizadas nestes sistemas não possuem uma visão ubíqua, com foco principal nas atividades diárias realizadas por estes profissionais. Deste modo, propõe-se neste projeto a implementação de uma arquitetura de auxilio aos técnicos Agrícolas e Engenheiros Agrônomos na coleta de dados das empresas rurais, além de oferecer aos produtores rurais resultados para melhor administrar seus negócios.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marcos Sulzbach Morgenstern - Integrante / Roger Victor Alves - Integrante / Vinícius Maran - Integrante / Gerson Battisti - Coordenador.

Prêmios

2016

Trabalho Destaque - Salão do Conhecimento 2015 - V Seminário de Inovação e Tecnologia, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

2016

1º Lugar - 1ª Fase da Maratona de Programação, ICPC - International Collegiate Programming Contest.

2014

Trabalho Destaque - 1ª Mostra Acadêmica de Protótipos e Tecnologias, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

2014

1º Lugar - 1ª Fase da Maratona de Programação, ICPC - International Collegiate Programming Contest.

Histórico profissional

Endereço profissional

Experiência profissional

2024 - Atual

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Superior, Carga horária: 20

2014 - 2016

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro Discente do Colegiado

Outras informações:
Membro Discente do Colegioado Acadêmico do curso de Ciência da Computação da Unijuí - Campus Santa Rosa.

2012 - 2016

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica e Tecnológica, Carga horária: 20

2014 - 2014

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Vice Presidente

Outras informações:
Membro do DAICC - Diretório Acadêmico de Informática: Ciência da Computação da UNIJUÍ - Campus Santa Rosa. Atividades realizadas: Vinculo entre professores, Alunos e o DCE (Diretório Central de Estudantes); Organização de Semanas Acadêmica; Gestão de Recursos para auxilio a aluno; Organização de Eventos e Palestras.

Atividades

  • 07/2024

    Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Integrador: Gestão de Infraestrutura

  • 07/2024

    Ensino, Engenharia de Software, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Programação para Ciência de Dados, Programação Orientada à Objetos

  • 02/2024 - 06/2024

    Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Big Data, Analytics e Métricas, Desenvolvimento de Jogos e Animação, Projeto Integrador: Ciência de Dados e Analytics

  • 02/2024 - 06/2024

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Jornalismo Digital

  • 10/2012 - 07/2016

    Pesquisa e desenvolvimento, Câmara de Graduação.,Linhas de pesquisa

2012 - 2014

prefeitura municipal de Santa Rosa

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

2015 - 2015

File Transportes Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 20

2017 - 2019

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 30

2021 - 2022

Instituto Federal Farroupilha, IF-Farroupilha

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2022 - 03/2022

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Programação 2 (Curso Técnico em Informática - 2º Ano)

  • 02/2022 - 03/2022

    Ensino, Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Circuitos Digitais, Fundamentos da Computação, Sistemas Distribuídos, Teoria dos Grafos e Análise Combinatória

  • 08/2021 - 12/2021

    Ensino, Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arquitetura e Organização de Computadores, Processamento Paralelo e Distribuído, Sistemas Operacionais, Paradigmas de Programação

  • 04/2021 - 12/2021

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Programação 2 (Curso Técnico em Informática - Integrado ao Ensino Médio - 2º Ano)

  • 04/2021 - 07/2021

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática, Informática Básica

  • 04/2021 - 07/2021

    Ensino, Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Circuitos Digitais, Fundamentos da Computação, Programação para Web

2022 - 2024

UNIMED FRONTEIRA NOROESTE

Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Programador de Sistemas de Informação, Carga horária: 44

2022 - 2024

Fundação Educacional Machado de Assis

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Técnico, Carga horária: 12

Atividades

  • 06/2022 - 02/2024

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Banco de Dados I, Banco de Dados II, Gerenciamento de Dados, Segurança da Informação, Sistemas Operacionais I, Sistemas Operacionais II

2024 - 2024

ADM INFORMÁTICA

Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Programador de Sistemas de Informação, Carga horária: 44

2024 - Atual

MARCOS SULZBACH MORGENSTERN

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor Java Pleno, Carga horária: 20