Raimundo Nonato Ferreira Alves

Mestrando em Educação (Must University) Licenciado em História pela Universidade Estadual do Piauí(2006), Especialista em História do Brasil, foi docente do quadro provisório da UESPI (2013-2017), ministrou disciplinas Estágio I e II no PARFOR. Pesquisador do Ensino de História com foco na formação do professor de História, possui experiência em nível superior em instituições privadas desde 2009, como na FLATED (2009-2014), IESB(2012-2012). Na área de História ministrou/ministra as disciplinas História Antiga, História do Brasil República, História da Educação Brasileira, Estágio Supervisionado I, II, III, Prática Pedagógica I, III, V. Na área de Pedagogia ministrou as disciplinas História da Educação, Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, Fundamentos Metodológicos e Prática de Ensino em História e Fundamentos Metodológicos e Prática de Ensino em Geografia. Possui experiência em Cursos Preparatórios para Vestibulares na área de História e Geografia.Em Pós -Graduação(especialização) ministrou a disciplina História do Brasil Colonial, Metodologia Científica e no Ensino Básico atuou nos níveis fundamental e médio(2004-2012), com ênfase no Ensino de Tempo Integral.

Informações coletadas do Lattes em 29/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em História do Brasil

2009 - 2010

Faculdade Latino Americana de Educação
Título: Uma análise na evolução do processo histórico de São Raimundo Nonato-PI
Orientador: Welson Soares de Sousa

Graduação em História

2003 - 2006

Universidade Estadual do Piauí-São Raimundo Nonato
Título: São Raimundo Nonato-PI: Governo Newton de Castro Macêdo
Orientador: Ana Stela Negreiros

Formação complementar

2023 - 2023

Is there education that is online learning? The past, present and future of. (Carga horária: 2h). , MUST University, MUST, Estados Unidos.

2020 - 2020

Competências Profissionais, Emocionais e Tecnológicas para Tempos de Mudanç. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em A Pesquisa Histórica:Teoria e método. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Piauí-São Raimundo Nonato, UESPI, Brasil.

2011 - 2011

Inovações Metodológicas: O Currículo em Movimento. (Carga horária: 40h). , JM Assessoria e Consultoria Educacional, JM, Brasil.

2010 - 2010

Colóquio de Ed.para Convivência com o Semiárido. (Carga horária: 16h). , Secretaria da Educação e Cultura do Piauí, SEDUC-PI, Brasil.

2010 - 2010

Formação Continuada de Professores do Ensino Médio. (Carga horária: 40h). , Escola Sesc de Ensino Médio/MEC, SESC/MEC, Brasil.

2009 - 2009

Construindo Sistema Nacional Art. de Educação. (Carga horária: 8h). , SEMEC-GUARIBAS-PI, SEMEC, Brasil.

2009 - 2009

Capacitação em Direitos Humanos. (Carga horária: 8h). , Defensoria Pública do Estado do Piauí, DPEP, Brasil.

2008 - 2008

Capacitação da Exposição Alfredo Volpi. (Carga horária: 8h). , Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.

2005 - 2006

Extensão universitária em Colóquio de Ed.para Convivência com o Semiárido. (Carga horária: 80h). , Secretaria da Educação e Cultura do Piauí, SEDUC-PI, Brasil.

2005 - 2005

Formação Continuada de Educadores. (Carga horária: 20h). , SEMEC-GUARIBAS-PI, SEMEC, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Mobilizadores do Projeto Educação à Mesa. (Carga horária: 70h). , Fundacão Roberto Marinho, FRM, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em Operador de Sistemas. (Carga horária: 60h). , Milennium Informática, MI, Brasil.

1996 - 1996

Auxiliar de Contabilidade. (Carga horária: 20h). , Curso Prático de Auxiliar de Contabilidade, CPAC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Colônia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2017

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor do curso de licenciatura plena em Historia

2012 - 2012

instituto de educacao do brasil

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2014

Faculdade Latino Americana de Educação

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de graduação e pós graduação, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Nesta faculdade foi ministrado cinco disciplinas distintas:Filosofia da educação,História da educação,Sociologia da educação,Fundamentos metodológico e prática de ensino em geografia,,Fundamentos metodológico e prática de ensino de história.

2009 - 2010

CEMTI Paulo Freire-Guaribas Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2008 - 2011

Secretaria do Estado da Educação

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2004 - 2012

Prefeitura Municipal de Guaribas-Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2015

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUII

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 200

Outras informações:
PARFOR-programa do Governo Federal que tem a finalidade de formar professores do Ensino Básico. As aulas acontecem na Universidade Estadual do Piauí na capital Teresina e no Campus do interior.