Graziela Rodrigues da Silva Chantal

Graziela Rodrigues da Silva Chantal, mestre em Ciências da Religião e graduada em Psicologia pela PUC MG, pós graduada em Sexualidade Humana e em Psicologia Hospitalar. Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em Sexologia Clínica e Saúde Sexual desde 2018. Trata disfunções sexuais com técnicas da Psicoterapia Breve e da Terapia Cognitivo Comportamental. Palestrante de temas relacionados a psicologia, sexo e sexualidade. Membra associada da ABEMSS ( Associação Brasileira de Estudos em Medicina e Saúde Sexual), sub delegada/MG e membra da SBRASH ( Sociedade Brasileira em estudos em Sexualidade Humana); Membra do Instituto Ibero Americano de Sexologia Brasil.

Informações coletadas do Lattes em 10/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Ciências da Religião

2016 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Título: Feminismo Descolonial: A liderança do pastorado feminimo
Flávio Augusto Senra Ribeiro.Palavras-chave: Feminismo; Descolonialidade; Religião; Contemporaneidade.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Ciências da Religião. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Educação.

Especialização em andamento em POS GRADUAÇÃO EM SEXUALIDADE HUMANA

2020 - Atual

CBI oF MiaMI

Especialização em Psicologia Hospitalar

2012 - 2013

Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte
Título: A paritcipação do psicólogo na comunicação de más notícias em unidades de terapia intensiva
Orientador: Paulo da Silva Sírio

Graduação em Psicologia

2002 - 2007

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: A VIOLÊNCIA DE GENÊRO E AS IMPLICAÇÕES PARA SAÚDE DA MULHER
Orientador: CAROLINA MARRA SIMÕES
Bolsista do(a): PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS, PUC, Brasil.

Formação complementar

2020 - 2020

Competências Profissionais, Emocionais e Tecnológicas para Tempos de Mudanç. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2020 - 2020

Jornada Psicologia Positiva. (Carga horária: 8h). , NAPPEM - Núcleo de Aplicação da Psicologia Positiva e Educação Emocional, NAPPEM, Brasil.

2020 - 2020

CAPACITAÇÃO EM SEXOLOGIA CLINICA- DISFUNÇÕES SEXUAIS FEMININAS. (Carga horária: 4h). , INSTITUTO MINEIRO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO, IMDH, Brasil.

2020 - 2020

INTELIGENCIA EMOCIONAL. (Carga horária: 10h). , CONQUER, CONQUER, Brasil.

2019 - 2019

Curso I EPPCF- A promoção do desenvolvimento Infantil e o Programa Criança. (Carga horária: 20h). , MINISTERIO DA CIDADANIA, MC, Brasil.

2019 - 2019

SEXOOGIA CLINICA - ENFOQUE DA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL. (Carga horária: 40h). , CICLO CEAP, CEAP, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Professional & Self Coaching PSC. (Carga horária: 96h). , Faculdades Monteiro Lobato, FATO, Brasil.

2014 - 2014

Analista Comportamental. , Instituto Brasileiro de Coaching, IBC COACHING, Brasil.

2014 - 2014

Prefessional & Self Coach. (Carga horária: 150h). , Instituto Brasileiro de Coaching, IBC COACHING, Brasil.

2014 - 2014

Leader Coach. (Carga horária: 30h). , Instituto Brasileiro de Coaching, IBC COACHING, Brasil.

2011 - 2011

Psicólogo Perito Examinador de TRânsito. (Carga horária: 180h). , Centro Universitário de Caratinga, UNEC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Ciências da Religião.

Participação em eventos

Webinar de Aperfeiçoamento da SBRASH que abordou o tema: Tédio sexual: investigações e implicações clínicas.. 2023. (Outra).

XVIII Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana (CBSH), com o tema "Prazer e Direitos Sexuais: o Bem-estar em Foco",. Como promover a inclusão das pessoas com deficiência no discurso sexual. 2022. (Congresso).

XVIII Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana (CBSH), com o tema "Prazer e Direitos Sexuais: o Bem-estar em Foco",. 2022. (Congresso).

XVIII Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana (CBSH), com o tema "Prazer e Direitos Sexuais: o Bem-estar em Foco",. Estudo de caso clínico sobre o uso abusivo de pornografia. 2022. (Congresso).

I Congresso de Terapia Cognitiva Sexual. 2021. (Congresso).

I Congresso de Terapia Cognitiva Sexual. Como Lidar com a Religiosidade das Pessoas com Queixa Sexual?. 2021. (Congresso).

XX Congreso Latinoamericano de Sexología y Educación Sexual (CLASES). É possível uma aproximação das religiões e da autonomia das mulheres em relação a sua sexualidade?. 2021. (Congresso).

XX Congreso Latinoamericano de Sexología y Educación Sexual (CLASES) "Por una sexualidad sin fronteras". 2021. (Congresso).

I Congresso Mineiro de Psicologia, Laicidade, Espiritualidade, Religião e Outros Saberes Tradicionais. 2020. (Congresso).

2º ENCONTRO NACIONAL DO PROGRAMA CRIANÇA FELIZ. 2019. (Encontro).

IV Seminário de Ciências da Religião e IX Seminário PETCRE- Pontes Interculturais.Feminsimo, pós colonial e descolonial. 2019. (Seminário).

IV Seminário de Ciências da Religião e IX Seminário PETCRE- Pontes Interculturais. 2019. (Seminário).

SEMINÁRIO DO PASTO NACIONAL PELA 1º INFÂNCIA. 2019. (Seminário).

XV CONGRESSO DA SOCIEDADE LATINOAMERICANA DE MEDICINA SEXUAL. 2019. (Congresso).

10º CONFERÊNCIA MUNICIAPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. 2018. (Outra).

SIPAT.Síndrome de Bornout. 2018. (Outra).

VI Colóquio do Grupo de Pesquisa Religião e Cultura ? Teorias da Religião. 2018. (Outra).

30º Congresso Internacional SOTER. Ecofeminismo e as quatro teses sobre assimetria de gênero: uma leitura sobre colonialidade, diálogo inter-religioso e libertação. 2017. (Congresso).

30º Congresso Internacional SOTER. 2017. (Congresso).

II Colóquio do Grupo de Pesquisa ?Religião, Educação, Ecologia, Libertação e Diálogo? ? REDECLID,. 2017. (Outra).

IV CONGRESSO DA ASSOÇIÃÇAO NACIONAL DE POS GRADUAÇÃO E PESQUISA EM TEOLOGIA E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO- RELIGIÃO, MIGRAÇÃO E MOBILIDADE HUMANA. 2017. (Congresso).

IV CONGRESSO DA ASSOÇIÃÇAO NACIONAL DE POS GRADUAÇÃO E PESQUISA EM TEOLOGIA E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO- RELIGIÃO, MIGRAÇÃO E MOBILIDADE HUMANA. As mulheres no espaço eclesial de igrejas evangélicas pentecostais. 2017. (Congresso).

IV CONGRESSO DA ASSOÇIÃÇAO NACIONAL DE POS GRADUAÇÃO E PESQUISA EM TEOLOGIA E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO- RELIGIÃO, MIGRAÇÃO E MOBILIDADE HUMANA. 2017. (Congresso).

Os herdeiros de Lutero nos 500 anos da Reforma. 2017. (Outra).

V Colóquio de Teologia e Pastoral300 anos de Aparecida: a emergência do feminio num novo contexto eclesial..Agora que são elas: as mulheres como líderes eclesiais. 2017. (Outra).

V Colóquio de Teologia e Pastoral 300 anos de Aparecida: a emergência do feminio num novo contexto eclesial.. 2017. (Outra).

V COLÓQUIO DO GRUPO DE PESQUISA RELIGIÃO E CULTURA. 2017. (Outra).

V COLÓQUIO DO GRUPO DE PESQUISA RELIGIÃO E CULTURA.A OPERACIONALIDADE DO CONCEITO RELIGIÃO PARA PESQUISAS EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO. 2017. (Outra).

workshop O ser e o outro ser: a questão de Deus em Levinas. 2017. (Outra).

II CONACIR- Religião e Violência: Configurações Contemporâneas.. 2016. (Congresso).

II CONACIR- Religião e Violência: Configurações Contemporâneas.. O PROTAGONISMO DAS MULHERES PASTORAS A PARTIR DO FEMINISMO DESCOLONIAL: um estudo de como se organiza a liderança e o poder nas igrejas fundadas e lideradas por mulheres. 2016. (Congresso).

IV Colóquio do grupo de pesquisa religião e cultura- Religião e Contemporaneidade.A religião após a religião: Qual o tipo de religião que retorrna nesse novo cenário brasileiro?. 2016. (Outra).

IV Colóquio do grupo de pesquisa Religião e Cultura- religião e contemporaneidade. 2016. (Outra).

Tempos do Espírito Inspiração e Discernimento. 2016. (Congresso).

Tempos do Espírito Inspiração e Discernimento. O poder das mulheres como lideres eclesiásticas. 2016. (Congresso).

VII Simpósio Internacional de Teologia e Ciências da Religião- O PPGCR e os desafios da pós-graduação.O protagonismo das mulheres pastoras a partir do feminismo descolonial: um estudo de como se organiza a liderança e o poder nas igrejas fundadas e lideradas por mulheres. 2016. (Simpósio).

VII Simpósio Internacional de Teologia e Ciências da Religião- O PPGCR e os desafios da pós-graduação. 2016. (Simpósio).

1º Simpósio SOPATI & Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.UTI Aberta- Conferências Familiares. 2013. (Simpósio).

9º Congresso da Sociedade Barsileira de Psicologia Hospitalar/Forum Internacional Psicologia Hospitalar. 2013. (Congresso).

I Jornada de Psicologia Hospitalar do Hospital Vila da Serra.UTI Aberta- Como Fazemos. 2013. (Outra).

SIPAT 2013.Qualidade de VIda. 2013. (Outra).

XIII Congresso Mineiro de Medicina Intensiva. 2013. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • CHANTAL, G.R.S . AGORA QUE SÃO ELAS: AS MULHERES COMO LÍDERES ECLESIAIS. In: V Colóquio de Teologia e Pastoral: 300 anos de Aparecida, 2017, BELO HORIZONTE. V Colóquio de Teologia e Pastoral: 300 anos de Aparecida. BELO HORIZONTE: FAJE, 2017. v. 2. p. 75-82.

  • CHANTAL, G.R.S . Ecofeminismo e as quatro teses sobre assimetria de gênero: uma leitura sobre colonialidade, diálogo inter-religioso e libertação. In: 30º Congresso Internacional da Soter Religião em reforma: 500 anos depois, 2017, BELO HORIZONTE. 30º Congresso Internacional da Soter Religião em reforma: 500 anos depois. BELO HORIZONTE: SOTER, 2017. p. 40-45.

  • CHANTAL, G.R.S . A operacionalidade do conceito religião para pesquisas em ciências da religião. In: V Colóquio do Grupo de Pesquisa Religião e Cultura, 2017, Belo Horizonte. A epistemologia das Ciências da Religião: pressupostos, questões e desafios V Colóquio do Grupo de Pesquisa Religião e Cultura. BELO HORIZONTE: PUC MINAS, 2017.

  • CHANTAL, G.R.S . AS MULHERES NA VIDA COMUNITÁRIA: POR QUE NÃO EMPODERÁ-LAS?. In: VI Congresso da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião: Religião, Migração e Mobilidade Humana, 2017, Goiás, Goiânia. Religião, Migração e Mobilidade Humana. Goiás, Goiânia: Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2017. v. 1. p. 420-425.

  • CHANTAL, G.R.S . O PODER DAS MULHERES COMO LÍDERES ECLESIÁSTICAS. In: 29º CONGRESSO INTERNACIONAL SOTER, 2016, BELO HORIZONTE. 29º Congresso Internacional da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião - SOTER terá como tema: TEMPOS DO ESPÍRITO: INSPIRAÇÃO E DISCERNIMENTO.. BELO HORIZONTE: SOTER, 2016. p. 626-632.

  • CHANTAL, G.R.S . O PROTAGONISMO DAS MULHERES PASTORAS A PARTIR DO FEMINISMO DESCOLONIAL: um estudo de como se organiza a liderança e o poder nas igrejas fundadas e lideradas por mulheres. In: VII Simpósio Internacional de Ciências da Religião da PUC Minas- O PPGCR e os desafios da pós-graduação, 2016, Belo Horizonte. ANAIS DO SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DA RELIGIÃO DA PUC MINAS. BELO HORIZONTE: PUC MINAS, 2016. p. 103-108.

  • CHANTAL, G.R.S . Como promover a inclusão das pessoas com deficiência no discurso sexual. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CHANTAL, G.R.S . Estudo de caso clínico sobre o uso abusivo de pornografia. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CHANTAL, G.R.S . QUALIDADE DE VIDA, UMA VIRTUDE QUE LEVA AO SUCESSO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CHANTAL, G.R.S . FEMINISMO, PÓS- COLONIAL E DESCOLONIAL. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CHANTAL, G.R.S . SINDROME DE BOURNOUT. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CHANTAL, G.R.S . As mulheres no espaço eclesial de igrejas evangélicas pentecostais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CHANTAL, G.R.S . Agora que são elas: as mulheres como líderes eclesiais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CHANTAL, G.R.S . A OPERACIONALIDADE DO CONCEITO RELIGIÃO PARA PESQUISAS EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CHANTAL, G.R.S . Bullying e o uso de drogas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CHANTAL, G.R.S . Feminismo descolonial: A liderança do pastorado feminino. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CHANTAL, G.R.S . A RELIGIÃO APÓS A RELIGIÃO?: QUAL A RELIGIÃO QUE RETORNA NESSE NOVO CENÁRIO BRASILEIRO?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CHANTAL, G.R.S . O poder das mulheres como lideres eclesiásticas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CHANTAL, G.R.S . O PROTAGONISMO DAS MULHERES PASTORAS COMO LÍDERES ECELSIÁSTICAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CHANTAL, G.R.S . Disciplina como virtude para o sucesso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CHANTAL, G.R.S . UTI ABERTA- COMO FAZEMOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, G. R. . FATORES PSICOSSOCIAIS DA GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, G. R. . Violência de Gênero e suas implicações a saúde das mulheres. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

CHANTAL, G.R.S . Preconceito contra fetiches é perpetuado até por profissionais de saúde. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CHANTAL, G.R.S . No sexo, a primeira impressão é a que fica?. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CHANTAL, G.R.S . No sexo, a primeira impressão é a que fica?. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CHANTAL, G.R.S . IGREJAS FUNDADAS E LIDERADAS POR MULHERES. 2020.

CHANTAL, G.R.S . Fantasias muito além das quatro paredes. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CHANTAL, G.R.S . O que é religião. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    PROTAGONISMO DAS MULHERES PASTORAS A PARTIR DO FEMINISMO DESCOLONIAL: um estudo sobre como se organiza a liderança e o poder nas igrejas fundadas e lideradas por mulheres, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Graziela Rodrigues da Silva Chantal - Coordenador / Flávio Augusto Senra Ribeiro - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de P essoal de Níve l Superior - Bolsa.

Prêmios

2007

PROBIC, PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE MINAS GERAIS.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - Atual

CENTRO DE ESPECIALIDADES INTEGRADAS

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR EVENTUAL

Outras informações:
Professora do curso de pós graduação em psicanálise.

2018 - Atual

Prefeitura Municipal de Sabará

Vínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Orientadora técnica pedagógica, Carga horária: 20

Outras informações:
Principais Atividades: responsável por promover a educação continuada da equipe técnica e de visitadores para a melhor efetivação do programa. Elaboração e ministração de treinamentos e rodas de conversas de demandas internas e externas. A fim de promover a intersetorialidade nas atividades do programa.

2009 - 2013

Prefeitura Municipal de Sabará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psiscóloga, Carga horária: 30

Outras informações:
Psicóloga CRAS Período: Junho de 2009 a outubro/2009: CRAS Principais Atividades: atendimento às famílias, visitas domiciliares, acompanhamento de famílias em vulneráveis, acompanhamento do programa PROJOVEM, acompanhamento de crianças e adolescentes em situação de risco, programas sociais. Julho de 2009 à Fevereiro de 2013: CAPS II Principais Atividades: Atendimento clínico a pessoas portadoras de sofrimento mental, neuroses leves e graves, psicóticos. Atendimento individual e em grupo. Visitas familiares, reinserção de paciente regresso de internação.

2014 - 2017

Seminário Batista do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: colaborador, Carga horária: 30

Outras informações:
Docente responsável pela disciplina Psicologia e Religião.

2017 - 2017

FUNDAÇÃO DE EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO DE MINAS GERAIS

Vínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: colaborador, Carga horária: 20

Outras informações:
Responsável pela parte administrativa e pedagógica dos cursos profissionalizantes (Mulheres Mil) promovidos na cidade de Sabará. Articulação e monitoramento do curso, acompanhamento das alunas. Elaboração de palestras e relatórios.

2017 - 2019

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de pós-graduação stricto sensu, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Aluna do programa de mestrado no curso de Ciências da Religião. Bolsista CAPES.

Atividades

  • 03/2016

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa da PUC Minas, Departamento de Ciências da Religião da PUC Minas.,Linhas de pesquisa

2005 - 2008

Bredero Shaw

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ASSISTENTE DE RH, Carga horária: 40

Outras informações:
Principais atividades desenvolvidas: Gestão estratégica, Recrutamento e Seleção, acompanhamento de funcionários.

2018 - Atual

Sociedade de Teologia e Ciências da Religião

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: colaborador, Carga horária: 20

Outras informações:
Orientadora técnica de um programa Criança Feliz, responsável, por manter a educação continuada da equipe técnica e intersetorial. Por meio de elaboração, ministração e monitoramentos de capacitações permanentes.

2017 - 2017

Sociedade de Teologia e Ciências da Religião

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 48

2017 - 2017

Sociedade de Teologia e Ciências da Religião

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Apoio acadêmico, Carga horária: 20

Outras informações:
Responsável pela parte administrativa e pedagógica dos cursos profissionalizantes (Mulheres Mil) promovidos na cidade de Sabará. Articulação e monitoramento do curso, acompanhamento das alunas. Elaboração de palestras e relatórios.

2009 - 2013

Sociedade de Teologia e Ciências da Religião

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: colaborador, Carga horária: 30

Outras informações:
Função: Psicóloga CRAS Período: Junho de 2009 a outubro/2009: CRAS Principais Atividades: atendimento às famílias, visitas domiciliares, acompanhamento de famílias em vulneráveis, acompanhamento do programa PROJOVEM, acompanhamento de crianças e adolescentes em situação de risco, programas sociais. Julho de 2009 à Fevereiro de 2013: CAPS II Principais Atividades: Atendimento clínico a pessoas portadoras de sofrimento mental, neuroses leves e graves, psicóticos. Atendimento individual e em grupo. Visitas familiares, reinserção de paciente regresso de internação.

2005 - 2008

Sociedade de Teologia e Ciências da Religião

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: colaborador, Carga horária: 48

Outras informações:
Principais atividades desenvolvidas: Gestão estratégica, Recrutamento e Seleção, acompanhamento de funcionários.

2018 - Atual

SEXESTIMA CLINICA DE PSICOLOGIA

Vínculo: SÓCIO, Enquadramento Funcional: PSICOLOGO E TERAPEUTA SEXUAL, Carga horária: 40

Outras informações:
Sou sócia de serviços da Sexestima Clínica de Psicologia, atuo em atendimentos clínicos de pacientes que apresentam disfunções sexuais masculinas e femininas. Também faço atendimentos a pacientes com queixas diversas.