Ricardo Ferreira Nunes
Doutor em Linguistica pela Universidade de São Paulo-USP, Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004), possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1993) e Bacharel em Teologia pelo Seminario Presbiteriano Conservador (1988). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em História ,Sociedade, Religião, Filosofia, Filosofia do Direito, Ética,Antropologia,Medicina Legal, Teorias da Comunicação, Língua Portuguesa,Toponímia e Semiótica.Designado como Membro do Núcleo Docente Estruturante NDE do Curso de Direito da Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG - Unidade Ituiutaba. Atualmente desenvolvendo projeto de Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo - USP, na Escola de Comunicação e Artes - ECA no tema ?Metalinguagem e Intertextualidade Latina nos Vitrais das Catedrais Medievais?. Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, desde 2015 nos cursos de Direito, Administração e Engenharia, nos conteúdos de Antropologia do Direito, Sociologia Jurídica, Ética, Cosmovisão e Linguagem. Membro do Colegiado dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção da Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCT Campinas
Informações coletadas do Lattes em 28/02/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Lingüística
2008 - 2012
Universidade de São Paulo
Título: Arquitetura, Arte e Linguagem Visual, Análise Toponímica
Maria Vicentina P. do Amaral Dick. Palavras-chave: Vitrais.
Mestrado em Ciências da Religião
2003 - 2004
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Título: Elevo os Olhos Para os Montes - Análise Plural dos Montes bíblicos, Ano de Obtenção: 2004
Orientador: João Baptista Borges Pereira
Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior.
Pós-doutorado
2015
Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Formação complementar
2008 - 2008
Capacitação para EAD. (Carga horária: 20h). , Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Grego
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Hebraico
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Semiótica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia jurídica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Direito.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: História Antiga e Medieval.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Religião História e Sociedade.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Filosofia do Direito.
Participação em eventos
I Congreso Nacional e Internacional de Historia del Arte, Cultura y Sociedad. MINISTERIUM VITREORUM, HISTÓRIA SOCIAL, ARTE E LINGUAGEM VISUAL. O uso didático do vitral no ambiente religioso medieval. 2015. (Congresso).
XIV CONGRESO LATINOAMERICANO DE FILOSOFIA MEDIEVAL. A influência do pensamento teológico e filosófico nas transformações arquitetônicas do espaço religioso das catedrais góticas medievais. 2013. (Congresso).
III JOrnadas de CRistianismo e Cultura. ?Vitreorum Ministerium - Una análisis del discurso visual de las vidrieras de las catedrales de la Edad Media?. 2007. (Congresso).
Participação em bancas
NUNES, Ricardo Ferreira. A Responsabilidade Civil na Cultura do Cancelamento. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
NUNES, Ricardo Ferreira. PLURALISMO JURÍDICO E DESCOLONIZAÇÃO CONSTITUCIONAL DA AMERICA LATINA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
NUNES, Ricardo Ferreira. AS IMPLICAÇÕES PROCESSUAIS DECORRENTES DA INCLUSÃO DO POLO PASSIVO NAS EXECUÇÕES FISCAIS RELATIVAS AO IPTU NO MUNICIPIO DE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
NUNES, Ricardo Ferreira. A Hermeneutica na tecnica de Ponderacao e Ativismo Judicial. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
NUNES, Ricardo Ferreira. O Lapso do Direito Internacional e os Perigos do Turismo Espacial. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
NUNES, Ricardo Ferreira. As Implicacoes Legais da Atuacao das Ocips. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
NUNES, Ricardo Ferreira. A Concretizacao das Medidas de Protecao, Prevencao e Repressao contra o Trafico. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
NUNES, Ricardo Ferreira. A Contribuicao dos Direitos Humanos na Educacao Basica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
NUNES, Ricardo Ferreira. Os Limites da Liberdade de Expressao em um Contexto Político. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
NUNES, Ricardo Ferreira; Luisa Delgado Dadalt. Marketing político e o uso das mídias sociais na eleição presidencial de 2018. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
NUNES, Ricardo Ferreira. Redes Sociais Como meio de prova na ação penal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Educacional de Ituiutaba.
NUNES, Ricardo Ferreira. A Contribuição da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados para a Reinserção do Sentenciado na Sociedade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Educacional de Ituiutaba.
NUNES, Ricardo Ferreira. Adoção por Casais Homoafetivos e as repercussões Juridicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Educacional de Ituiutaba.
NUNES, Ricardo Ferreira. Dano Moral sob a ótica do abandono afetivo, estudo de caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Educacional de Ituiutaba.
NUNES, Ricardo Ferreira. A Instituição do piso nacional dos professores através da lei 11738/2008 e sua aplicabilidade no ambito estadual mineiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Educacional de Ituiutaba.
NUNES, Ricardo Ferreira. Paternidade socioafetiva e o Direito de Pleitear Alimentos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Educacional de Ituiutaba.
NUNES, Ricardo Ferreira. Antecipação da Tutela Jurisdicional. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Educacional de Ituiutaba.
NUNES, Ricardo Ferreira. Analise Critica do Novo Código Florestal. 2012 - Fundação Educacional de Ituiutaba.
NUNES, Ricardo Ferreira. O Amparo ao Direito à Imagem das Pessoas Públicas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Educacional de Ituiutaba.
NUNES, Ricardo Ferreira. Adoção Homoafetiva. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Educacional de Ituiutaba.
NUNES, Ricardo Ferreira. O Divorcio com a chegada da lei 066. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Educacional de Ituiutaba.
NUNES, Ricardo Ferreira. A Compatibilidade do Privilegio com as qualificadoras penais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Educacional de Ituiutaba.
NUNES, Ricardo Ferreira. A Reforma Agraria e a Luta do MST. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Educacional de Ituiutaba.
NUNES, Ricardo Ferreira. A Dossolubilidade do Casamento Civil pelo Divorcio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Fundação Educacional de Ituiutaba.
Orientou
A Sociedade Desigual- Discriminacao Femininas na Sociedade Brasileira; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Ricardo Ferreira Nunes;
Diretrizes sobre Direitos humanos e Políticas de Drogas - Analise da Cartilha das Nacoes Unidas; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Ricardo Ferreira Nunes;
Responsabilidade do Administrador Público na Tutela Ambiental; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Ricardo Ferreira Nunes;
O Desafio do Desenvolvimento sustentável- Responsabilidade Social e a Reciclagem; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Ricardo Ferreira Nunes;
Dano Moral Ambiental; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Ricardo Ferreira Nunes;
A Cooperação entre Ministério Público e o Assistente Social na Proteção dos Direitos do Idoso; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Fundação Educacional de Ituiutaba; Orientador: Ricardo Ferreira Nunes;
Produções bibliográficas
-
NUNES, Ricardo Ferreira . Provações. 1. ed. São Paulo: Edições Parakletos, 2001. v. 1. 87p .
-
NUNES, Ricardo Ferreira . COMUNICAÇÃO VISUAL COMO MEIO DIDÁTICO NO AMBIENTE MEDIEVAL O uso didático do vitral no ambiente religioso medieval. In: Congreso de Historia del Arte, Cultura y Sociedade, 2015, Mendoza. Congreso de Historia del Arte, Cultura y Sociedade, 2015.
-
NUNES, Ricardo Ferreira . A influência do pensamento teológico e filosófico nas transformações arquitetônicas do espaço religioso das catedrais góticas medievais. In: XIV CONGRESO LATINOAMERICANO DE FILOSOFIA MEDIEVAL, 2013, SAN MIGUEL DE TUCUMAN. Filosofía Medieval: continuidad y rupturas XIV Congreso Latinoamericano de Filosofía Medieval, 2013. v. I. p. 455-462.
-
NUNES, Ricardo Ferreira . A Influencia do Pensamento Teologico e Filosofico nas transformações arquitetonicas do espaço religioso das catedrais medievais. In: XIV Congreso Latinoamericano de Filosofia Medieval, 2013, San Miguel de Tucuman. Filosofia Medieval. San Miguel de Tucuman: UNSTA, 2013. v. 1. p. 455-462.
-
NUNES, Ricardo Ferreira . MINISTERIUM VITREORUM, HISTÓRIA SOCIAL, ARTE E LINGUAGEM VISUAL O uso didático do vitral no ambiente religioso medieval. In: istoria del Arte, Cultura y Sociedad Discurso, poder e ideología en las artes en Latinoamérica, 2015, Mendoza. Historia del Arte, Cultura y Sociedad Discurso, poder e ideología en las artes en Latinoamérica Programa y Resúmenes, 2015.
-
NUNES, Ricardo Ferreira . Elevo Os Olhos Para os Montes- O Homem e o Monte (Prelo). Cadernos de Pos Graduação Mackenzie, Mackenzie, 2004.
-
NUNES, Ricardo Ferreira . Ministerium Viterorum, Historia Social, Arte e Linguagem Visual. Cuadernos de Historia del Arte , 2019.
Projetos de pesquisa
-
2014 - Atual
Implicações Sociologicas da Legalização da Prostituição, Descrição: O presente projeto pretende, a partir de um estudo histórico da vida social da prostituta, desde sua atuação nos cultos religiosos na antiguidade, vida cortesã medieval, até os tempos modernos, discutir os efeitos de uma possível legalização de sua atividade como profissão. Pretende-se tecer considerações sobre suas relações com a sociedade, a começar pela família, passando pelas várias instituições sociais que compõem a sociedade humana. O projeto visa uma discussão, não do direito à legalidade, mas de seus efeitos se vier a ser efetivada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Ferreira Nunes - Coordenador / Pamela Aparecida Campos Silveira - Integrante / Iury Yago Bianchini - Integrante.
-
2013 - Atual
As Utopias Medievais e as Relações de Poder, Descrição: O projeto pretende, a partir das utopias medievais, discutir temas jurídicos relacionados, sob a ótica da Sociologia Jurídica, Filosofia, Direito Político e Teoria Geral do Estado, com o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre questões como justiça privada, exercício igualitário do poder e posicionamento ante governos autoritários e tiranos, facilmente encontrados na sociedade moderna.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ricardo Ferreira Nunes - Coordenador / Fernanda Tannuz Jacob - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Presbiteriana Mackenzie. , Avenida Brasil - de 1020/1021 a 1393/1394, Jardim Guanabara, 13073148 - Campinas, SP - Brasil, Telefone: (19) 32114100
Experiência profissional
2014 - 2015
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
2011 - Atual
Fundação Educacional de ItuiutabaVínculo: Professor Assistente, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Integral, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor de Ética Profissional e Direito Ambiental
Atividades
-
03/2013
Ensino, Gestão de Pessoas, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Sociologia e Cultura
-
08/2011
Pesquisa e desenvolvimento, INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA DE ITUIUTABA.,Linhas de pesquisa
-
08/2011
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Juridica, Medicina Legal, Ética Geral e Profissional
2012 - Atual
Faculdade triângulo MineiroVínculo: Professor Assistente, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 6
Outras informações:
Professor Teorias da Comunicação e Sociologia
Atividades
-
01/2012
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias da Comunicação e Sociologia
2012 - Atual
SESI-FIEMG Escola Dolores Peres Gomes da SilvaVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR sUBSTITUTO, Carga horária: 9
1987 - 1999
Banco do Estado de São Paulo S/AVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Escriturario, Carga horária: 40
Atividades
-
11/1987 - 12/1999
Direção e administração, Jurid, Departamento Jurídico.,Cargo ou função, escriturario.
2006 - Atual
Faculdade IV CentenárioVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor de Homilética , Retórica, e História
2006 - Atual
FATESB - Faculdade Sul BrasileiraVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
2006 - Atual
Instituto Betel BrasileiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
1989 - 1990
Seminário Presbiteriano ConservadorVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
2015 - Atual
Universidade Presbiteriana MackenzieVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor PPA, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ricardo Ferreira Nunes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?