Francisco das Chagas Rodrigues da Silva
Doutor e Mestre em Educação, Licenciado em Pedagogia e Geografia. Atua na educação superior presencial e a distância, com ensino, pesquisa e extensão nas áreas de fundamentos políticos e administrativos da educação, currículo, formação inicial de professores, estágio supervisionado, prática docente, ensino de Geografia e metodologia do trabalho científico.
Informações coletadas do Lattes em 28/07/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2011 - 2015
Universidade de São Paulo
Título: Organização do Currículo e Construção do Conhecimento: uma Análise da Licenciatura em Geografia da UFPI
Vivian Batista da Silva.
Mestrado em Educação
2007 - 2010
Universidade Federal do Piauí
Título: Trajetórias de formação de professores/as de Geografia: interfaces com o saber-ensinar,Ano de Obtenção: 2010
Bárbara Maria Macêdo Mendes.Palavras-chave: Formação de professores; Trajetórias de formação; Ensino de Geografia; Saber-ensinar; Narrativas autobiográficas.
Especialização em Geografia e ensino
2006 - 2007
Universidade Estadual do Piauí
Título: Ensino de Geografia e construção de conhecimentos na Educação de Jovens e Adultos: meio sócio-espacial e formação de conceitos escolares
Orientador: Irene Berreza Batista
Graduação em Pedagogia
2016 - 2018
Centro Universitário Internacional
Título: Educação geográfica nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas e desafios
Orientador: Andreia de Bem Machado
Graduação em Geografia
2002 - 2005
Universidade Estadual do Piauí
Título: O ensino de Geografia e a abordagem dos temas transversais no ensino fundamental na Rede Pública Municipal de Ensino em Teresina - PI
Orientador: Raimundo da Paz Sobrinho
Organização de eventos
SILVA, F. C. R. . 5 Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI. 2009. (Congresso).
SILVA, F. C. R. . X Simpósio de Geografia da UESPI. 2006. (Congresso).
Participação em eventos
XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2014. (Encontro).
12 Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia. 2013. (Encontro).
14 Encuentro de Geógrafos de América Latina. 2013. (Encontro).
XVII Encontro Nacional de Geógrafos. 2012. (Encontro).
XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores e I Congresso Nacional de Formação de Professores. 2011. (Congresso).
XI Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia. 2011. (Encontro).
IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. 2010. (Congresso).
V Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação. 2010. (Congresso).
VI Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI. 2010. (Encontro).
X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste. 2010. (Encontro).
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2010. (Encontro).
19 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2009. (Encontro).
5 Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI. 2009. (Encontro).
Congresso Internacional da Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica em Educação - AFIRSE Seção Brasileira/V Colóquio Nacional. 2009. (Congresso).
9 Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED CENTRO OESTE. 2008. (Encontro).
III Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto)biográfica. 2008. (Congresso).
III Encontro de Educadores do Maranhão/I Colóquio Internacional de Educação/II Seminário Arte e Imaginário na Educação. 2008. (Seminário).
XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2008. (Encontro).
Participação em bancas
SILVA, J. S.EVANGELISTA, A. M.SILVA, F. C. R.BOMFIM, N. R.. Representação Social e Geografia Escolar: elementos da prática docente na educação básica. 2018. Dissertação (Mestrado em GEOGRAFIA) - Universidade Federal do Piauí.
SCABELLO, A. L. M.SILVA, F. C. R.; ARAUJO, R. L.; MOURA, L. S.;EVANGELISTA, A. M.. Abordagens do Patrimônio Cultural em Livros Didáticos de Geografia do Ensino Fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em GEOGRAFIA) - Universidade Federal do Piauí.
SILVA, F. C. R.SILVA, J. S.EVANGELISTA, A. M.SCABELLO, A. L. M.. Representação social de recursos didáticos não convencionais por professores de Geografia e alunos do ensino médio. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em GEOGRAFIA) - Universidade Federal do Piauí.
PINHEIRO, I. A.SILVA, F. C. R.VASCONCELOS, M. V.. A utilização de recursos didáticos e tecnológicos no ensino de Geografia no ensino fundamental II, na Escola Municipal Antônio Nivaldo em Floriano/PI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.
PINHEIRO, I. A.SILVA, F. C. R.VASCONCELOS, M. V.. O meio ambiente urbano trabalhado no ensino de Geografia em Floriano/PI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.
PINHEIRO, I. A.SILVA, F. C. R.VASCONCELOS, M. V.. Representações da aula de Geografia no ensino fundamental II: um estudo de caso da Unidade Escolar Jacob Demes em Floriano/PI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.
PINHEIRO, I. A.SILVA, F. C. R.VASCONCELOS, M. V.. Análise da prática docente dos professores de Geografia: contribuições das práticas para a ampliação da consciência ambiental por alunos da 1ª série do ensino médio no Município de Barão de Grajaú/MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.
PINHEIRO, I. A.SILVA, F. C. R.VASCONCELOS, M. V.. O conteúdo de clima nas aulas de Geografia: abordagens e estratégias em destaque no 7 ano do ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.
PINHEIRO, I. A.SILVA, F. C. R.VASCONCELOS, M. V.. Mediação tecnológica e ensino de Geografia: um estudo de caso da Unidade Escolar Bucar Neto em Floriano/PI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí.
CARDOSO, J. A.SILVA, F. C. R.SOARES, C. J. A.. O uso da informática no ensino da Geografia Escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica/CAPES/UESPI.
VASCONCELOS, M. V.PESSOA, F. S.SILVA, F. C. R.. A construção do conhecimento de espaço geográfico na disciplina de Geografia no 1 ano do ensino médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica/CAPES/UESPI.
CARDOSO, J. A.SILVA, F. C. R.SOARES, C. J. A.. O ecossistema de manguezal no entorno urbano de Luís Correia - PI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica/CAPES/UESPI.
VASCONCELOS, M. V.SILVA, F. C. R.CARDOSO, J. A.. Nunes.O conceito de lugar no 6 ano do ensino fundamental na Unidade Escolar Professora Raquel Magalhães - Parnaíba/PI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica/CAPES/UESPI.
CARDOSO, J. A.SILVA, F. C. R.VASCONCELOS, M. V.. Formas de uso e problemas ambientais na nascente do Rio Magu, em Santana do Maranhão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica/CAPES/UESPI.
VASCONCELOS, M. V.SILVA, F. C. R.PESSOA, F. S.. A prática de ensino de Geografia no 6 e 7 ano do ensino fundamental na Unidade Escolar Rita Miranda Brito em Luís Correia - PI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica/CAPES/UESPI.
SILVA, F. C. R.TELES, Fabrícia PereiraCUNHA, Renata Cristina da. Formação de professoras da Educação Infantil: um estudo com histórias de vida. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade Piauiense.
SILVA, F. C. R.CUNHA, Renata Cristina daSCHMIDLIN, Regina de Fátima Mendes. A prática da pesquisa na formação no ensino superior: um estudo no curso de Pedagogia da Faculdade Piauiense. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade Piauiense.
SILVA, F. C. R.; FLORENCIO, L. R. S.. Reconhecimento de Curso de Graduação presencial - Licenciatura em Pedagogia. 2019. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
SILVA, F. C. R.; MAIA, D. C.. Reconhecimento de Curso de Graduação EAD - Licenciatura em Geografia. 2019. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
SILVA, F. C. R.; FERREIRA, R. J.. Reconhecimento de Curso de Graduação presencial - Licenciatura em Geografia. 2019. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
SILVA, F. C. R.; MAZUR, A.. Reconhecimento de Curso de Graduação EAD - Licenciatura em Pedagogia. 2019. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
SILVA, F. C. R.; ARAUJO, A.. Reconhecimento de Curso de Graduação EAD - Licenciatura em Pedagogia. 2019. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
SILVA, F. C. R.OLIVEIRA, S. B.. Renovação de Reconhecimento de Curso de Graduação presencial - Licenciatura em Geografia. 2019. Conselho Estadual de Educação do Piauí.
SILVA, F. C. R.; ALENCAR, J. J.. Renovação de Reconhecimento de Curso de Graduação presencial - Licenciatura em Geografia. 2019. Conselho Estadual de Educação do Piauí.
SILVA, F. C. R.; SILVEIRA, T. C.. Reconhecimento de Curso de Graduação EAD - Licenciatura em Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 2018. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
SILVA, F. C. R.; REZENDE NETO, U.. Renovação de Reconhecimento de Curso de Graduação presencial - Licenciatura em Pedagogia. 2018. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
SILVA, F. C. R.; SA, N. V. A.. Reconhecimento de Curso de Graduação EAD - Licenciatura em Pedagogia. 2018. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
SILVA, F. C. R.; MARQUES, I. Q.. Reconhecimento de Curso de Graduação EAD - Licenciatura em Pedagogia. 2018. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
SILVA, F. C. R.; SILVEIRA, T. C.. Reconhecimento de Curso de Graduação presencial - Licenciatura em Pedagogia. 2018. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
SILVA, F. C. R.; ROSARIO, I. C.. Reconhecimento de Curso de Graduação EAD - Licenciatura em Pedagogia. 2018. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Orientou
Avaliação da aprendizagem do 3 ao 5 ano do ensino fundamental; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Francisco das Chagas Rodrigues da Silva;
Enfrentamento da indisciplina na escola: a atuação do coordenador pedagógico no enfrentamento da indisciplina nas escolas estaduais da cidade de Água Branca-PI; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Francisco das Chagas Rodrigues da Silva;
Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: narrativa sobre a cultura avaliativa; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Francisco das Chagas Rodrigues da Silva;
Motivação e sucesso escolar do educando e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem: um estudo de caso no 1 e ciclo da Educação de Jovens e Adultos em uma escola municipal de Buriti dos Lopes-PI; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Francisco das Chagas Rodrigues da Silva;
Repetência escolar no 6 ano do ensino fundamental; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Francisco das Chagas Rodrigues da Silva;
Evasão escolar: aspectos gerais e enfrentamento na modalidade Educação de Jovens e Adultos; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Francisco das Chagas Rodrigues da Silva;
Inclusão de crianças com necessidades especiais na escola regular; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Francisco das Chagas Rodrigues da Silva;
Jogos pedagógicos na Educação de Jovens e Adultos; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Francisco das Chagas Rodrigues da Silva;
A relação família-escola com foco na participação dos pais ou responsáveis no processo educativo dos alunos; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Francisco das Chagas Rodrigues da Silva;
Distorção idade-série; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Francisco das Chagas Rodrigues da Silva;
A concepção dos professores sobre a repetência escolar na Unidade Escolar Maria Machado de Cerqueira; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Francisco das Chagas Rodrigues da Silva;
Indisciplina escolar e suas consequência; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Francisco das Chagas Rodrigues da Silva;
O lúdico no cotidiano escolar da educação infantil: uma experiência na turma do jardim II do Instituto Municipal João Francisco Andrade; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Francisco das Chagas Rodrigues da Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, F. C. R. . Início da formação docente em nível superior no Piauí. REVISTA TÓPICOS EDUCAIONAIS (ONLINE) , v. 21, p. 90-115, 2015.
-
SILVA, F. C. R. ; MENDES, Bárbara Maria Macêdo . Ensinar e aprender Geografia: reflexões sobre o fazer pedagógico do professor. LINGUAGENS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE , v. 13, p. 92-103, 2008.
-
SILVA, F. C. R. . 'Diferentes Geografias' na construção da Geografia Escolar. In: Stanley Braz de Oliveira; Werton Francisco Rios da Costa Sobrinho. (Org.). Ensino de Geografia: teorias e práticas (ISBN: 9788594427038). 221ed.São Raimundo Nonato/PI: FAM, 2018, v. , p. 72-198.
-
SILVA, F. C. R. . Profissão docente: o estatuto social dos professores em questão. In: Maria da Glória Duarte Ferro; Paula Molinari; José Ribamar Lopes Batista. (Org.). Professores em formação: saberes e práticas. 2ed.São Paulo: Garcia Edizioni, 2017, v. 3, p. 133-151.
-
SILVA, F. C. R. ; MENDES, Bárbara Maria Macêdo . Narrativas de professores de Geografia: a escrita de si como projeto de conhecimento e formação. In: Jussara Fraga Portugal; Vânia Alves Martins Chaigar. (Org.). Educação geográfica: memórias, histórias de vida e narrativas docentes (ISBN: 9788523214067). 1ed.Salvador: EDUFBA, 2015, v. , p. 155-176.
-
SILVA, F. C. R. . Formação inicial de professores de Geografia no Brasil: projetos em disputa. In: XI SEMINARIO INTERNACIONAL DE LA RED ESTRADO, 2016, Cidade do México. ANAIS (ISSN: 2219-6854). América Latina: Red Estrado/CLACSO, 2016. v. Único. p. 1-21.
-
SILVA, F. C. R. . O início da formação docente em Geografia no Piauí: contextos, condições e processos. In: XI Encontro Nacional da ANPEGE, 2015, Presidente Prudente. Anais (ISSN: 2175-8875). Dourados: Editora da UFGD. v. Único. p. 234-245.
-
SILVA, F. C. R. . Diretrizes Curriculares de Formação Inicial de Professores de Geografia no Brasil: Contextos e Processos de Produção. In: XV Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2015, Havana/Cuba. Por una América Latina unida y sustentable, 2015.
-
SILVA, F. C. R. . Alicerces da formação docente em nível superior no Piauí: o protagonismo da Faculdade Católica de Filosofia. In: XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2014. Anais (ISSN: 2318-5074). Natal: PPGED-UFRN. v. Único.
-
SILVA, F. C. R. . Pesquisa em Ensino de Geografia no Brasil: tendências, desafios e perspectivas. In: 14 Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2013. Anais (ISBN: 9786124640728). Lima: IGU/UGI. v. Único. p. 1.
-
SILVA, F. C. R. . A constituição do conhecimento geográfico escolar: apontamentos teóricos. In: 12 Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia, 2013. Anais (ISBN: 978856641422). João Pessoa: GPCES/UFPB. v. Único.
-
SILVA, F. C. R. . Educação superior no Piauí: expansão e reestruturação. In: XXI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2013. Anais (23185074). Recife: EDUFPE. v. 1.
-
SILVA, F. C. R. . Produção do conhecimento em ensino de Geografia no Brasil: teses e dissertações (2004-2010). In: XVII Encontro Nacional de Geógrafos, 2012. Anais (ISBN: 978-85-98539-03-4). Belo Horizonte: AGB/EDUFMG. v. Único.
-
SILVA, F. C. R. . A formação do professor de Geografia e a aprendizagem do saber-ensinar. In: XI Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia, 2011. Anais. Goiânia: EDUFG. v. Único.
-
SILVA, F. C. R. . Formação de professores e construções da Geografia escolar no Brasil. In: XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores e I Congresso Nacional de Formação de Professores, 2011. Anais (ISSN: 22369708). Rio Claro/SP: Edunesp. v. Único.
-
SILVA, F. C. R. . Narrativas autobiográficas de professores/as de Geografia: desvelando o processo de formação. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010. Anais (ISSN: 2177-3360). Belo Horizonte: UFMG. v. Único.
-
SILVA, F. C. R. . Ensinar e aprender Geografia: concepções contemporâneas. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste, 2010. Anais (ISSN: 21774927). Uberlândia: FACED/UFU. v. Único.
-
SILVA, F. C. R. . Narrativas de professores/as de Geografia: revelando experiências singulares de formação e aprendizagem do trabalho docente. In: IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, 2010. Anais (ISSN: 2178-0676). São Paulo: FEUSP/BIOGRAPH. v. Único.
-
SILVA, F. C. R. . Trajetórias de formação de professores/as de Geografia e a aprendizagem do trabalho docente. In: XVI Encontro Nacional de Geógrafos, 2010. Anais (ISBN: 9788599907023). São Paulo: AGB. v. Único.
-
SILVA, F. C. R. ; MAIA, Sidclay Ferreira . Narrativas autobiográficas: interfaces com a pesquisa sobre formação de professores. In: VI Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI, 2010. Anais (ISBN: 9788574633). Teresina: EDUFPI. v. Único.
-
SILVA, F. C. R. . Formação do professor de Geografia no Brasil: configurações político-institucionais e repercussões no ensino. In: VIII Seminário Internacional RED ESTRADO, 2010. Anais (ISSN: 22196854). Lima: UCH/CLACSO. v. Único.
-
SILVA, F. C. R. ; MENDES, Bárbara Maria Macêdo . (Auto)biografia, pesquisa e formação: aproximações epistemológicas. In: 5 Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI, 2009. Anais (ISBN: 9788574632537). Teresina: EDUFPI. v. Único.
-
SILVA, F. C. R. . Formação do professor de Geografia no Brasil: trajetória e implicações no ensino. In: Congresso Internacional da Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica em Educação - AFIRSE / V Colóquio Nacional da Seção Brasileira, 2009. Anais (ISBN: 9788577454389). João Pessoa: Editora Universitária/UFPB. v. Único.
-
CUNHA, Aldina de Figueiredo ; SILVA, F. C. R. . Políticas educacionais e docência superior: um olhar sobre a formação continuada do professor universitário. In: Congresso Internacional da Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica em Educação - AFIRSE / V Colóquio Nacional da Seção Brasileira, 2009. Anais (ISBN: 9788577454389). João Pessoa: Editora Universitária/UFPB. v. Único.
-
SILVA, F. C. R. ; MENDES, Bárbara Maria Macêdo . Abordagens (auto)biográficas em educação: interfaces entre pesquisa e formação. In: 19 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2009. Anais (ISBN: 9788577453825). João Pessoa: EDUFPB. v. Único.
-
SILVA, F. C. R. ; MENDES, Bárbara Maria Macêdo . Professores de Geografia: seus saberes e sua prática de ensino. In: XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008. Anais (ISBN: 9788574307435). Porto Alegre: EDIPUCRS. v. Único.
-
SILVA, F. C. R. . Ensino de Geografia e construção de conhecimento na educação de jovens e adultos. In: 9 Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED-Centro Oeste, 2008. Anais (ISBN: 9788598843773). Brasília: ANPED Centro-Oeste. v. Único.
-
SILVA, F. C. R. . Trajetórias de formação e a prática pedagógica do professor de Geografia. In: III Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto)biográfica, 2008. Anais (ISBN: 9788553492980). Sao Paulo/Natal: Paulus/EDUFRN. v. Único.
-
SILVA, F. C. R. . Alicerces da formação docente em nível superior no Piauí: o protagonismo da Faculdade Católica de Filosofia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, F. C. R. . Pesquisa em Ensino de Geografia no Brasil: tendências, desafios e perspectivas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, F. C. R. . A constituição do conhecimento geográfico escolar: apontamentos teóricos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, F. C. R. . Produção do conhecimento em ensino de Geografia no Brasil: teses e dissertações (2004-2010). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, F. C. R. . A formação do professor de Geografia e a aprendizagem do saber-ensinar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, F. C. R. . Formação de professores e construções da Geografia escolar no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, F. C. R. . Narrativas autobiográficas e formação de professores: a escrita de si como projeto de conhecimento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, F. C. R. . Ensinar e aprender Geografia: concepções contemporâneas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, F. C. R. ; MAIA, Sidclay Ferreira . Narrativas autobiográficas: interfaces com a pesquisa sobre formação de professores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, F. C. R. ; MENDES, Bárbara Maria Macêdo . Abordagens (auto)biográficas em educação: interfaces entre pesquisa e formação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, F. C. R. . Formação do professor de Geografia no Brasil: trajetória e implicações no ensino. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CUNHA, Aldina de Figueiredo ; SILVA, F. C. R. . Políticas educacionais e docência superior: um olhar sobre a formação continuada do professor universitário. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, F. C. R. ; MENDES, Bárbara Maria Macêdo . (Auto)biografia, pesquisa e formação: aproximações epistemológicas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, F. C. R. . Práticas de ensinar/aprender Geografia: natureza e especificidades. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, F. C. R. . Ensino de Geografia e construção de conhecimento na EJA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, F. C. R. ; MENDES, Bárbara Maria Macêdo . Professores de Geografia: seus saberes e sua prática de ensino. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, F. C. R. . Trajetórias de formação e práticas pedagógicas do professor de Geografia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
SILVA, F. C. R. . Produção e análise de dados na pesquisa qualitativa (Turma 1). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, F. C. R. . Produção e análise de dados na pesquisa qualitativa (Turma 2). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, F. C. R. . Produção e análise de dados na pesquisa qualitativa (Turma 3). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Piauí, Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação. , Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, Ininga, 64049550 - Teresina, PI - Brasil, Telefone: (86) 32155565, Ramal: 5565, URL da Homepage:
Experiência profissional
2021 - Atual
Universidade Federal do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto Graduação Presencial, Carga horária: 20
2018 - Atual
Universidade Federal do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Graduação EaD, Carga horária: 4
2018 - Atual
Universidade Federal do PiauíVínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor Pós-Graduação Lato Sensu Presencial, Carga horária: 4
2006 - Atual
Universidade Federal do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Assuntos Educacionais, Carga horária: 40
2016 - 2017
Universidade Federal do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto Graduação Presencial, Carga horária: 20
2015 - 2016
Universidade Federal do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pós-Graduação Lato Sensu EaD, Carga horária: 4
2013 - 2013
Universidade Federal do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Graduação PARFOR, Carga horária: 4
2011 - 2012
Universidade Federal do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pós-Graduação Lato Sensu EaD, Carga horária: 4
Atividades
-
01/2006
Serviços técnicos especializados , Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação.,Serviço realizado, Coordenar as atividades de ensino, planejamento e orientação, supervisionando e avaliando estas atividades, para assegurar a regularidade do desenvolvimento do processo educativo. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
-
08/2021 - 12/2021
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Organização e Coordenação do Trabalho Educativo, Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos, Legislação e Organização da Educação Básica
-
03/2021 - 07/2021
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos, Legislação e Organização da Educação Básica, Organização e Coordenação do Trabalho Educativo
-
08/2020 - 12/2020
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Obrigatório I, Estágio Obrigatório II, Estágio Obrigatório III, Estágio Obrigatório IV, Trabalho de Conclusão de Curso II
-
02/2020 - 06/2020
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Obrigatório II, Estágio Obrigatório III, Estágio Obrigatório IV, Trabalho de Conclusão de Curso I
-
01/2020
Ensino, Gestão Hospitalar e Qualidade em Serviços de Saúde, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica, Metodologia do Ensino Superior
-
07/2019 - 12/2019
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Obrigatório I EAD, Estágio Obrigatório II EAD, Estágio Obrigatório III EAD, Estágio Obrigatório IV EAD
-
01/2019 - 06/2019
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Obrigatório I EaD, Estágio Obrigatório II EaD, Estágio Obrigatório III EaD, Estágio Obrigatório IV EaD
-
07/2018 - 12/2018
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Legislação e Organização da Educação Básica - EAD, Estágio Obrigatório III - EAD, Estágio Obrigatório IV - EAD
-
10/2018 - 11/2018
Ensino, Finanças Públicas, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino Superior
-
01/2018 - 06/2018
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Obrigatório IV - EaD
-
07/2017 - 12/2017
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I Geografia, Estágio Supervisionado III Geografia (Turma 1), Estágio Supervisionado III Geografia (Turma 2), Metodologia do Ensino de Geografia, Trabalho de Conclusão de Curso II - Desenvolvimento da Pesquisa
-
01/2017 - 06/2017
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado II Geografia, Estágio Supervisionado IV Geografia
-
07/2016 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Iniciação ao trabalho científico e à pesquisa em educação (Turma 1), Iniciação ao trabalho científico e à pesquisa em educação (Turma 2)
-
07/2016 - 12/2016
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio supervisionado I Geografia, Estágio supervisionado III Geografia, Metodologia do ensino de Geografia
-
01/2016 - 06/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Iniciação ao trabalho científico e à pesquisa em educação
-
01/2016 - 06/2016
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio supervisionado III Geografia, Estágio supervisionado IV Geografia
-
01/2015
Ensino, Educação, pobreza e desigualdade social, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Escola: espaços e tempos de reprodução e resistências da pobreza - EaD, Trabalho de Conclusão de Curso - EaD
-
07/2013 - 12/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Geografia
-
01/2011
Ensino, Coordenação Pedagógica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico - EaD, Projeto Político Pedagógico e Organização do Ensino - EaD, Realidade Escolar e Trabalho Pedagógico - EaD
2018 - Atual
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio TeixeiraVínculo: Colaborador Eventual, Enquadramento Funcional: Avaliador de Cursos de Graduação
Outras informações:
Integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis, designado para o ato autorizativo de Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de cursos de graduação, na modalidade de ensino presencial e a distância, conforme a Portaria n 484 - INEP/DAES, de 7 de junho de 2018, publicada no DOU de 11 de junho de 2018.
2008 - 2017
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Graduação PARFOR, Carga horária: 4
Atividades
-
07/2017 - 12/2017
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática Pedagógica Interdisciplinar IV
-
01/2017 - 06/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conteúdo e Metodologia de Geografia
-
01/2015 - 06/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conteúdo e Metodologia de Geografia
-
07/2014 - 12/2014
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Médio
-
01/2014 - 06/2014
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de Geografia
-
01/2008 - 06/2008
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de Geografia
2006 - 2016
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO ESTADO DO PIAUÍVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2006 - 02/2016
Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Francisco das Chagas Rodrigues da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?