João Francisco dos Santos

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Alagoas, mestrado e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa. Possuo pós doutorado em pré-melhoramento genético do amendoim pelo Instituto Agronômico de Campinas. Experiência profissional em melhoramento genético do amendoim com foco no desenvolvimento de cultivares para o Estado de São Paulo.

Informações coletadas do Lattes em 27/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Genética e Melhoramento

2002 - 2007

Universidade Federal de Viçosa
Título: Critérios de Recomendação de Cultivares de Milho por Análises de Adaptabilidade e Estabilidade
, Ano de obtenção: 2007. Cláudio Horst Bruckner. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Milho - Melhoramento Genético; Milho - Adaptação; Milho - Estabilidade; Interação genótipo - ambiente.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Produção Vegetal.

Mestrado em Genética e Melhoramento

2000 - 2002

Universidade Federal de Viçosa
Título: Eficiências de Estratégias de Seleção de Progênies S2 de Milho- Pipoca (Zea mays L.)
, Ano de Obtenção: 2002.José Marcelo Soriano Viana.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Seleção; Ganhos; Milho Pipoca.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Quantitativa. Setores de atividade: Produção Vegetal.

Graduação em Engenharia Agronômica

1993 - 1998

Universidade Federal de Alagoas
Título: Melhoramento Genético da Batata Doce
Orientador: Paulo Vanderelei Ferreira
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Pós-doutorado

2009 - 2010

Pós-Doutorado. , Instituto Agronômico de Campinas, IAC, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Agrárias, Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade / Especialidade: Fitopatologia. , Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Quantitativa.

Formação complementar

2013 - 2013

Redes Neurais no Melhoramento. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas, SBMP, Brasil.

2006 - 2006

Programação em F90 Aplicado Melhoramento Genético. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2003 - 2003

Filogenias Moleculares e Conservação da Biodiv.. (Carga horária: 3h). , Sociedade Brasileira de Genética, SBG, Brasil.

2003 - 2003

Bioética e Genética. (Carga horária: 3h). , Sociedade Brasileira de Genética, SBG, Brasil.

2001 - 2001

Introdução à inferência Bayesiana no Melhoramento. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2001 - 2001

Introdução aos Modelos de Regressão Não-Linear. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Vegetal.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Melhoramento Vegetal.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Quantitativa.

Participação em eventos

XIX Encontro Sobre a Cultura do Amendoim.Métodos.Avaliação de linhagens de amendoim com resistência ao nematoide das galhas para tolerância a viroses no estado de São Paulo. 2022. (Encontro).

XVIII Encontro Sobre a Cultura do Amendoim.Métodos.Estudo de adaptabilidade e estabilidade na recomendação de linhagens de amendoim no estado de São Paulo. 2021. (Encontro).

XVII Encontro Sobre a Cultura do Amendoim.Métodos.?Resistência a doenças foliares e potencial agronômico de famílias RC 3 F 2 descendentes de Arachis Hypogaea x ( A. Magna x A. Stenosperma 4x). 2020. (Encontro).

XVI Encontro Sobre a Cultura do Amendoim.Métodos.RESISTÊNCIA E DESEMPENHO AGRONÔMICO DE LINHAGENS DE AMENDOIM ALTO OLEICO SEM APLICAÇÃO DE FUNGICIDAS PARA CONTROLE DE DOENÇAS FOLIARES. 2019. (Encontro).

XV Encontro Sobre a Cultura do Amendoim.Métodos.RESISTÊNCIA À MANCHA PRETA E CARACTERES AGRONÔMICOS EM FAMÍLIAS RC3F3 DESCENDENTES DO ANFIDIPLOIDE Arachis magna x Arachis stenosperma. 2018. (Encontro).

XIV Encontro Sobre a Cultura do Amendoim.Métodos de avaliação de maturação de linhagens de amendoim em colheita antecipada. 2017. (Encontro).

XL Congresso Paulista de Fitopatologia. Complexo de doenças foliares na cultura do amendoim, nas regiões produtoras do Estado de São Paulo, na safra 2015/2016. 2017. (Congresso).

XIII Encontro Sobre a Cultura do Amendoim.Produtividade e adaptabilidade de linhagens e cultivares de amendoim alto oleico em colheita antecipada. 2016. (Encontro).

XII Encontro Sobre a Cultura do Amendoim.Impacto da resistência a doenças foliares sobre o desempenho produtivo de quatro genótipos de amendoim. 2015. (Encontro).

XI Encontro sobre a Cultura do Amendoim.Níveis de resistência e desempenho produtivo de genótipos de amendoim com e sem controle de doenças foliares. 2014. (Encontro).

7 Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas. Resistência de Linhagens de Amendoim à Mancha Preta e Ferrugem e Potencial Produtivo sem o Controle Químico das Doenças. 2013. (Congresso).

X Encontro da Cultura do Amendoim.Influência da maturação dos grãos no teor de óleo e ácidos graxos em cultivares de amendoim. 2013. (Encontro).

IX Encontro Sobre a Cultura do Amendoim.Produtividade, adaptabilidade e estabilidade e produção de linhagens de amendoim "alto oleico" no estado de São Paulo. 2012. (Encontro).

Fifth international conference of the peanut research community.Selection of Arachis hypogaea breeding lines for resistance to multiple foliar diseases. 2011. (Outra).

VIII Encontro Sobre a Cultura do Amendoim.Adaptabilidade e Estabilidade de Produção de Linhagens de Amendoim "Alto Oleico". 2011. (Encontro).

Workshop de Germoplasma do Brasil. 2011. (Outra).

XXXIV Congresso Paulista de Fitopatologia. Resistência Múltipla a Doenças Foliares em Espécies Silvestres e Anfidiplóides de Amendoim. 2011. (Congresso).

17 Feira Internacional de Tecnologia Agrícola.Divulgação das Tecnologias Geradas Pelo Instituto Agronômico. 2010. (Outra).

VII Encontro Sobre a Cultura do Amendoim.Desempenho de Linhagens de Amendoim "Alto Oleico" em Colheita Antecipada Visando ao Período de Renovação da Cana. 2010. (Encontro).

XIV Congresso Latino Americano de Genética. Agronomic Characters and Resistance to Late Leafspot (Cercosporidium personatum) in RC1F2 Populations from Crosses Between the Cultivated peanut (Arachis hypogaea, L.) and a Wild Anfidiploid. 2010. (Congresso).

5 Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas. Seleção para precocidade em linhagens F5 de amendoim "alto oléico" de porte rasteiro. 2009. (Congresso).

Dia de Campo da Cultura do Amendoim: "Melhoramento Genético e Desenvolvimento de Cultivares de Amendoim". 2009. (Outra).

Manejo Fitossanitário de Cultivos Agroenergéticos.Melhoramento Genético Visando à Resistência do Amendoim a Doenças Foliares. 2009. (Simpósio).

Dia de campo de amendoim: "novas cultivares e pesquisa para melhoria de grão". 2008. (Outra).

II Simpósio de Brasileiro de Recursos Genéticos.Avaliação do potencial de resistência a mancha preta em populações F4 oriundas de cruzamentos entre espécies silvestres de Arachis e o amendoim cultivado. 2008. (Simpósio).

V Encontro Sobre a Cultura do Amendoim.Potencial de genótipos de amendoim obtidos com espécies silvestres usando seleção para resistência à mancha preta. 2008. (Encontro).

XXVI Congresso Nacional de Milho e Sorgo. Eficiência da Seleção Entre e Dentro de Progênies S3 de Milho-Pipoca, Visando ao Melhoramento Populacional e à Obtenção de Linhagens.. 2006. (Congresso).

XXVI Congresso Nacional de Milho e Sorgo. Importâncias do Desempenho Individual e em Topcross na Seleção de Progênies S3 de Milho-Pipoca. 2006. (Congresso).

II Encontro Temático em Genética e Melhoramento: Desafios e Perspectivas do Século XXI. 2005. (Encontro).

XXV Congresso Nacional de Milho e Sorgo. Emprego do Delineamento I em programas de melhoramento populacional recorrente de milho. 2004. (Congresso).

2o. Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas. Eficiência da seleção de progênies S1 e S2 de milho pipoca visando à produção de linhagens. 2003. (Congresso).

2o. Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas. Seleção de progênies endogâmicas S1 e S2 em um programa de melhoramento intrapopulacional de milho pipoca. 2003. (Congresso).

49 congresso Nacional de Genética. Eficiências de Estratégias de Seleção de Progênies S2 de Milho-Pipoca (Zea mays L.). 2003. (Congresso).

IV Encontro de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da UFV. 2001. (Encontro).

XXIII Congresso Nacional de Milho e Sorgo. Estimação de parâmetros genéticos da população de milho pipoca Beija-Flor (Zea mays L.) e seleção entre famílias de meios-irmãos.. 2000. (Congresso).

XXIII Congresso Nacional de Milho e Sorgo. Avaliação de uma pipoqueira de ar quente para programas de melhoramento de milho pipoca. 2000. (Congresso).

II Simpósio Sobre Atualização em Genética e Melhoramento de Plantas. 1998. (Simpósio).

XIII Encontro de Genética do Nordeste. 1998. (Encontro).

43 Congesso Nacional de Genética. 1997. (Congresso).

XII Encontro de Genética do Nordeste. 1997. (Encontro).

48 Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC).Determinação de Atividade Lipolítica. 1996. (Outra).

47 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBC). 1995. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: André Zoz

João Francisco dos Santos; MICHELOTTO, M. D.. Deriva simulada do glifosato e do 2,4D em clones de seringueira. 2018. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Willians César Carrega

ALVES, P. L. C. A.; MICHELOTTO, M. D.; MARTINS, C. C.; NEPOMUCENO, M. P.;SANTOS, J. F.. Deficiência Hídrica em Genótipos de Amendoim. 2017. Tese (Doutorado em Pós-garduação em Produçao Vegetal) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Vanessa Gonçalves Monteiro

SANTOS, J. F.; CARVALHO, C. R. L.. Composição Química e Variabilidade Genética da Semente do Amendoim (Arachis spp). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Produções bibliográficas

  • MICHELOTTO, MARCOS DONISETI ; BOLONHEZI, D. ; FREITAS, R.S. ; SANTOS, JOÃO FRANCISCO DOS ; GODOY, IGNACIO J. ; Schwertner, C . Population dynamics, vertical distribution and damage characterization of burrower bug in peanut. SCIENTIA AGRICOLA , v. 80, p. p. e20210161, 2023.

  • MORETZSOHN, MÁRCIO DE CARVALHO ; SANTOS, JOÃO FRANCISCO DOS ; MORAES, ANDREA ROCHA ALMEIDA ; CUSTÓDIO, ADRIANA REGINA ; MICHELOTTO, MARCOS DONISETI ; MAHRAJAN, NAMRATA ; LEAL-BERTIOLI, SORAYA CRISTINA DE MACEDO ; GODOY, IGNÁCIO JOSÉ ; BERTIOLI, DAVID JOHN . Marker-assisted introgression of wild chromosome segments conferring resistance to fungal foliar diseases into peanut (Arachis hypogaea L.). Frontiers in Plant Science , v. 14, p. 1-16, 2023.

  • GODOY, IGNACIO J. ; SANTOS, J. F. ; MORETZSOHN, M. C. ; MORAES, ANDREA ROCHA ALMEIDA DE ; MICHELOTTO, M. ; BOLONHEZI, D. ; NAKAYAMA, F. ; FREITAS, ROGÉRIO SOARES DE ; David J. Bertioli ; LEAL-BERTIOLI, SORAYA C. M. . ?IAC SEMPRE VERDE?: a wild-derived peanut cultivar highly resistant to foliar diseases. Crop Breeding and Applied Biotechnology , v. 22, p. 1/e41252232-5, 2022.

  • SANTOS, JOÃO F. ; MICHELOTTO, M. D. ; MORETZSOHN, M. C. ; CUSTODIO, A. R. ; MORAES, A. R. A. ; GONCALVES, M. C. ; LEALBERTIOLI, S. C. ; BERTIOLI, DAVID J. ; GODOY, I. J. . Avaliação de linhagens de amendoim com resistência ao nematoide das galhas para tolerância a viroses no estado de São Paulo. https://doi.org/10.52755/sas.v3i2.193 , v. 3, p. 1-13, 2022.

  • BERTIOLI, DAVID J. ; CLEVENGER, JOSH ; GODOY, IGNACIO J. ; STALKER, H. T. ; WOOD, SHONA ; SANTOS, JOÁO F. ; BALLÉN-TABORDA, CAROLINA ; ABERNATHY, BRIAN ; AZEVEDO, VANIA ; CAMPBELL, JACQUELINE ; CHAVARRO, CAROLINA ; CHU, YE ; FARMER, ANDREW D. ; FONCEKA, DANIEL ; GAO, DONGYING ; GRIMWOOD, JANE ; HALPIN, NEIL ; KORANI, WALID ; MICHELOTTO, MARCOS D. ; OZIAS-AKINS, PEGGY . Legacy genetics of Arachis cardenasii in the peanut crop shows the profound benefits of international seed exchange. PROCEEDINGS OF THE NATIONAL ACADEMY OF SCIENCES OF THE UNITED STATES OF AMERICA , v. 118, p. e2104899118, 2021.

  • SANTOS, JOÃO FRANCISCO DOS ; GODOY, IGNÁCIO JOSÉ DE ; MORAES, ANDREA ROCHA ALMEIDA DE ; MICHELOTTO, MARCOS DONISETI ; FREITAS, ROGÉRIO SOARES DE ; BOLONHEZI, DENIZART ; CAVICHIOLI, JOSÉ CARLOS ; MARTINS, ANTÔNIO LÚCIO MELLO . Productivity, adaptability and stability of high-oleic peanut lines in the State of São Paulo. BRAGANTIA , v. 77, p. 265-272, 2018.

  • LEAL-BERTIOLI, SORAYA C. M. ; GODOY, IGNÁCIO J. ; SANTOS, JOÃO F. ; DOYLE, JEFF J. ; GUIMARÃES, PATRÍCIA M. ; ABERNATHY, BRIAN L. ; JACKSON, SCOTT A. ; MORETZSOHN, MÁRCIO C. ; BERTIOLI, DAVID J. . Segmental allopolyploidy in action: Increasing diversity through polyploid hybridization and homoeologous recombination. AMERICAN JOURNAL OF BOTANY , v. 105, p. 1053-1066, 2018.

  • MICHELOTTO, M. D. ; GODOY, J. I. ; PIROTA, MZ ; João Francisco dos Santos ; FINOTO, E. L. ; FÁVERO, A.P. . Resistance to thrips (Enneothrips flavens) in wild and amphidiploid Arachis species. PLoS One , v. 12, p. e0176811, 2017.

  • GODOY, IGNÁCIO JOSÉ DE ; SANTOS, JOÃO FRANCISCO DOS ; MICHELOTTO, MARCOS DONISETI ; MORAES, ANDREA ROCHA ALMEIDA DE ; BOLONHEZI, DENIZART ; FREITAS, ROGÉRIO SOARES DE ; CARVALHO, CASSIA REGINA LIMONTA DE ; FINOTO, EVERTON LUIS ; MARTINS, ANTONIO LÚCIO MELO . IAC OL 5 - New high oleic runner peanut cultivar. Crop Breeding and Applied Biotechnology , v. 17, p. 295-298, 2017.

  • MICHELOTTO, M. D. ; GODOY, I. J. ; SANTOS, J. F. ; MARTINS, A.L.M. ; LEONARDECZ, E. ; FINOTO, E. L. ; FÁVERO, A.P. . Identifying Amphidiploids Resistant to Foliar Fungal Diseases. CROP SCIENCE , v. 56, p. 1792-1798, 2016.

  • GODOY, I. J. ; SANTOS, J. F. ; CARVALHO, C. R. L. ; MICHELOTTO, M. D. ; BOLONHEZI, D. ; FREITAS, R.S. ; KASAI, F.S. ; TICELI, M. ; FINOTO, E. L. ; MARTINS, A.L.M. . IAC OL 3 and IAC OL 4: new Brazilian peanut cultivars with the high oleic trait. Crop Breeding and Applied Biotechnology , v. 14, p. 200-203, 2014.

  • SANTOS, J. F. ; GODOY, I. J. ; MICHELOTTO, M. D. ; FÁVERO, A.P. . Resistência a mancha preta e qualidade agronômica de plantas RC1F2 de cruzamentos do híbrido anfidiplóide (A. ipaensis x A. duranensis) com o amendoim cultivado (Arachis hypogaea L.). Bioscience Journal (UFU. Impresso) , v. 29, p. 280-287, 2013.

  • SANTOS, J. F. ; GODOY, I. J. ; FÁVERO, A.P. ; MOURA, N.F. ; MICHELOTTO, M. D. ; MARTINS, A.L.M. . Resistência à mancha preta em populações F4 selecionadas de cruzamentos entre o amendoim cultivado e um anfidiplóide de Arachis. Bragantia (São Paulo, SP. Impresso) , v. 70, p. 512-518, 2011.

  • SANTOS, J. F. ; VIANA, J. M. S. ; VILARINHO, A.A. ; CÂMARA, T.M.M. . progeny selection strategies in popcorn. Crop Breeding and Applied Biotechnology , v. 5, p. 183-191, 2004.

  • VILARINHO, A.A. ; VIANA, J. M. S. ; CÂMARA, T. M.M. ; SANTOS, J. F. . Seleção de progênies endogâmicas S1 e S2 em um programa de melhoramento intrapopulacional de milho pipoca. Acta Scientiarum (UEM) , 2002.

  • VILARINHO, A.A. ; VIANA, J. M.S. ; CÂMARA, T.M.M. ; SANTOS, J. F. . Eficiência da seleção de progênies S1 e S2 de milho pipoca, visando à produção de linhagens. Bragantia (São Paulo) , v. 62, p. 9-17, 2002.

  • GODOY, IGNACIO J. ; MORAES, A. R. A. ; SANTOS, JOÁO F. ; MICHELOTTO, MARCOS D. ; CARREGA, W. C. ; BOLONHEZI, D. ; FREITAS, R.S. ; NAKAYAMA, F. T. ; GALLO, P. B. . Breve história do melhoramento genético do amendoim e a contribuição do IAC no Brasil. In: Willians César Carrega; Pedro Luís da Costa Aguiar Alves. (Org.). A cultura do amendoim e seus reflexos econômicos, sociais e técnicos. 1ed.Jaboticabal: Funep,, 2021, v. , p. 25-49.

  • GODOY, J. I. ; MICHELOTTO, M. D. ; BOLONHEZI, D. ; MORAES, A. R. A. ; SANTOS, J. F. . Melhoramento Genético do Amendoim no IAC: resultados recentes e perspectivas. In: Rouverson Pereira da Silva; Adão Felipe dos Santos; Willians César Carrega. (Org.). Avanços na produção de amendoim. 1ed.Jaboticabal - SP: FUNEP, 2019, v. , p. 23-30.

  • MICHELOTTO, M. D. ; SANTOS, J. F. ; GODOY, I. J. . Resistência a pragas e doenças em amendoim. In: Antonio Carlos Busoli; Raphael de Campos Castilho; Daniel Junior de Andrade; Guilherme Duarte Rossi; Daniela de Lima Viana; Diego Felisbino Fraga; Leandro Aparecido de Souza. (Org.). Tópicos em Entomologia Agrícola - VIII. 1ed.Jaboticabal, SP: Maria de Lourdes Brandel-ME, 2015, v. 1, p. 105-116.

  • GODOY, IGNACIO J. ; Michelotto, M.D. ; BOLONHEZI, D. ; SANTOS, JOÃO F. ; MORAES, ANDREA ROCHA ALMEIDA DE ; MARTINS, A.L.M. ; FINOTO, E. L. ; FREITAS, ROGÉRIO SOARES DE ; GALLO, P. B. ; NAKAYAMA, F. T. . Inovações na Cultura do Amendoim: A Pesquisa Integrada com o Setor Produtivo. O Agronômico, p. 68 - 81, 01 jun. 2019.

  • GODOY, IGNACIO J. ; MORAES, ANDREA ROCHA ALMEIDA DE ; SANTOS, JOÁO F. ; MICHELOTTO, MARCOS D. ; BOLONHEZI, D. ; FREITAS, ROGÉRIO SOARES DE ; CAVICHIOLI, JOSÉ CARLOS ; CARVALHO, CASSIA REGINA LIMONTA DE ; MARTINS, A.L.M. . Cultivares de amendoim alto oleicos: uma inovação para o mercado produtor e consumidor brasileiros. O Agronômico, IAC, p. 48 - 52, 01 jun. 2018.

  • GODOY, I. J. ; FÁVERO, A.P. ; SANTOS, J. F. ; MICHELOTTO, M. D. . Melhoramento genético do amendoim visando resistência a doenças foliares. In: Manejo Fitossanitário de Cultivos Agroenergéticos, 2009, Lavras - Minas Gerais. Sociedade Brasileira de Fitopatologia - Indução de Resistência Novos Conceitos e Aplicações. Brasília - DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2009. p. 185-196.

  • SANTOS, JOÁO F. ; MORETZSOHN, M. C. ; MORAES, ANDREA ROCHA ALMEIDA DE ; CUSTÓDIO, ADRIANA REGINA ; BERTIOLI, DAVID J. ; LEAL-BERTIOLI, SORAYA C. M. ; MICHELOTTO, MARCOS DONISETI ; GODOY, I. J. . Resistência múltipla a doenças foliares e potencial agronômico de famílias RC3F2 descendentes de Arachis hypogaea x (A. magnaxA.stenosperma) 4x. In: XVII Encontro Sobre a Cultura do Amendoim, 2020, Jaboticabal-SP. Encontro Sobre a Cultura do Amendoim.

  • MORAES, ANDREA ROCHA ALMEIDA DE ; BETIOLI, O. ; BOLONHEZI, D. ; SANTOS, JOÁO F. ; GODOY, I. J. . Potencial produtivo e precocidade de linhagens de amendoim em Ribeirão Preto na safra 2019/2020. In: XVII Encontro sobre a Cultura do Amendoim, 2020, Jaboticabal-SP. XVII Encontro sobre a Cultura do Amendoim. v. 1. p. 1-11.

  • FRANCISCO DOS SANTOS, JOÃO ; ROCHA ALMEIDA DE MORAES, ANDREA ; DONISETI MICHELOTTO, MARCOS ; LUIS FINOTO, EVERTON ; JOSÉ DE GODOY, IGNÁCIO . RESISTÊNCIA E DESEMPENHO AGRONÔMICO DE LINHAGENS DE AMENDOIM ALTO OLEICO SEM APLICAÇÃO DE FUNGICIDAS PARA CONTROLE DE DOENÇAS FOLIARES. In: ANAIS DO XVI ENCONTRO SOBRE A CULTURA DO AMENDOIM, 2019, Jaboticabal-SP. Anais do XVI Encontro Sobre a Cultura do Amendoim, 2019. v. 3.

  • C. CORREIA, LILIAN ; G. MONTEIRO, VANESSA ; M. SOARES, DANIELA ; FRANCISCO DOS SANTOS, JOÃO ; BOLONHEZI, DENIZART ; J. CAVALHEIRO, ALBERTO ; J. GODOY, IGNÁCIO ; R. LIMONTA CARVALHO, CÁSSIA . CARACTERIZAÇÃO DE UMA FITOALEXINA EM FOLHAS DE AMENDOIM: MEDICARPINA CONTRA A ¿MANCHA-PRETA¿. In: ANAIS DO XVI ENCONTRO SOBRE A CULTURA DO AMENDOIM, 2019. Anais do XVI Encontro Sobre a Cultura do Amendoim, 2019.

  • ROCHA ALMEIDA DE MORAES, ANDREA ; FRANCISCO DOS SANTOS, JOÃO ; JOSÉ DE GODOY, IGNÁCIO ; DONISETI MICHELOTTO, MARCOS ; LÚCIO MELLO MARTINS, ANTÔNIO ; BOLONHEZI, DENIZART . DESEMPENHO DE LINHAGENS RASTEIRAS DE AMENDOIM DE CICLO CURTO SEGUNDO DOIS MÉTODOS DE MATURAÇÃO. In: ANAIS DO XVI ENCONTRO SOBRE A CULTURA DO AMENDOIM, 2019. Anais do XVI Encontro Sobre a Cultura do Amendoim, 2019.

  • SANTOS, JOÃO FRANCISCO DOS ; MORAES, ANDREA ROCHA ALMEIDA DE ; MICHELOTTO, MARCOS DONISETI ; MORETZSOHN, MARCIO DE CARVALHO ; GODOY, IGNÁCIO JOSÉ DE . RESISTÊNCIA À MANCHA PRETA E CARACTERES AGRONÔMICOS EM FAMÍLIAS RC3F3 DESCENDENTES DO ANFIDIPLOIDE Arachis magna x Arachis stenosperma. In: XV Encontro sobre a cultura do Amendoim, 2018, 2018. v. 1.

  • MORAES, ANDREA ROCHA ALMEIDA DE ; SANTOS, JOÃO FRANCISCO DOS ; GODOY, IGNÁCIO JOSÉ DE ; MORAES, SÉRGIO ALMEIDA DE . VARIABILIDADE PARA RESISTÊNCIA A DOENÇAS FOLIARES EM ACESSOS DE GERMOPLASMA DE Arachis hypogaea L. DO INSTITUTO AGRONÔMICO DE CAMPINAS. In: XV Encontro sobre a cultura do Amendoim, 2018, Jaboticabal-SP, 2018. v. 1.

  • SANTOS, J. F. ; GODOY, I. J. ; MORAES, A. R. A. ; Michelotto, M.D. ; MARTINS, A.L.M. ; BOLONHEZI, D. . Métodos de avaliação de maturação de linhagens de amendoim em colheita antecipada. In: XIV Encontro Sobre a Cultura do Amendoim, 2017, Jaboticabal. XIV Encontro Sobre a Cultura do Amendoim, 2017.

  • MORAES, A. R. A. ; SANTOS, J. F. ; GODOY, I. J. ; MICHELOTTO, M. D. ; MARTINS, A.L.M. . Avaliação de linhagens rasteiras ?alto oleicas? de amendoim visando inserção em áreas de renovação de canaviais. In: XIV Encontro Sobre a Cultura do Amendoim, 2017, Jaboticabal. XIV Encontro Sobre a Cultura do Amendoim. Jaboticabal, 2017.

  • ITO, M. F. ; GODOY, I. J. ; MORAES, A. R. A. ; SANTOS, J. F. ; MONTEIRO, V. G. . Complexo de doenças foliares na cultura do amendoim, nas regiões produtoras do Estado de São Paulo, na safra 2015/2016. In: XL Congresso Paulista de Fitopatologia, 2017, Campinas - SP. Xl Congresso Paulista de Fitopatologia "A fitopatologia no Agronegócio s, 2017.

  • João Francisco dos Santos ; GODOY, I. J. ; MORAES, A. R. A. ; Michelotto, M.D. ; FREITAS, R.S. ; BOLONHEZI, D. ; MARTINS, A.L.M. . Produtividade e adaptabilidade de linhagens e cultivares de amendoim alto oleico em colheita antecipada. In: XIII Encontro Sobre a Cultura do Amendoim, 2016, Jatoticabal. XIII Encontro Sobre a Cultura do Amenoim. Jaboticabal: FUNEP, 2016. v. 1. p. 24-30.

  • MORAES, A. R. A. ; João Francisco dos Santos ; GODOY, I. J. ; Michelotto, M.D. ; BOLONHEZI, D. ; MARTINS, A.L.M. . Potencial de linhagens de amendoim rasteiro alto oleico para colheita precoce. In: XIII Encontro Sobre a Cultura do Amendoim, 2016, Jaboticabal. XIII Encontro Sobre a Cultura do Amendoim. Jaboticabal: FUNEP, 2016. v. 1. p. 7-13.

  • SOUZA, T. M. ; MICHELOTTO, M. D. ; LAMANA, L.E.P. ; João Francisco dos Santos ; MIGUEL, F.B. ; GODOY, I. J. . Genótipos de amendoim e uso do silício como meio de controle do tripes-do-prateamento. In: XIII Encontro Sobre a Cultura do Amendoim, 2016, Jaboticabal. XIII Encontro Sobre a Cultura do Amendoim. Jaboticabal: FUNEP, 2016. v. 1. p. 103-108.

  • SANTOS, J. F. ; GODOY, I. J. ; MICHELOTTO, M. D. ; FINOTO, E. L. ; FREITAS, R.S. . Precocidade em linhagens de amendoim rasteiro visando semeadura em áreas de renovação de cana-de-açúcar. In: XII Encontro da Cultura do Amendoim, 2015, Jaboticabal, SP. XII Encontro sobre a cultura do amendoim. Jaboticabal, SP: FUNEP, 2015. v. 1. p. 117-121.

  • SANTOS, J. F. ; GODOY, I. J. ; MICHELOTTO, M. D. ; BOLONHEZI, D. ; MONTEIRO, V. G. . Impacto da resistência a doenças foliares sobre o desempenho produtivo de quatro genótipos de amendoim. In: XII Encontro da Cultura do Amendoim, 2015, Jaboticabal, SP. XII Encontro Sobre a Cultura do Amendoim. Jaboticabal, SP: FUNEP, 2015. v. 1. p. 92-96.

  • SANTOS, J. F. ; GODOY, I. J. ; MICHELOTTO, M. D. ; BOLONHEZI, D. . Níveis de resistência e desempenho produtivo de genótipos de amendoim com e sem controle de doenças foliares. In: XI Encontro sobre a Cultura do Amendoim, 2014, Jaboticabal - SP. XI Encontro sobre a Cultura do Amendoim. Jaboticabal: FUNEP, 2014. v. 1. p. 94-99.

  • MONTEIRO, V. G. ; SANTOS, J. F. ; MATSUMOTO, D. ; BOLONHEZI, D. ; GODOY, I. J. ; CARVALHO, C. R. L. . Reações de genótipos de amendoim a doenças foliares e sua relação com compostos fenólicos. In: XI Encontro sobre a Cultura do Amendoim, 2014, Jaboticabal - São Paulo. XI Encontro sobre a Cultura do Amendoim. Jaboticabal - São Paulo: FUNEP, 2014. v. 1. p. 110-117.

  • PIROTA, M. Z. ; SOUZA, T. M. ; MICHELOTTO, M. D. ; SANTOS, J. F. ; UNEDA-TREVISOLI, S. H. ; FÁVERO, A.P. ; GODOY, I. J. . Variabilidade dos danos causados pelo tripes (Enneothrips flavens, Moulton) em platas F2 de cruzamento do amendoim cultivado com um anfidiplóide sintético. In: XI Encontro sobre a Cultura do Amendoim, 2014, Jaboticabal - São Paulo. XI Encontro sobre a Cultura do Amendoim. Jaboticabal - São Paulo: FUNEP, 2014. v. 1. p. 128-132.

  • PIROTA, M. Z. ; SOUZA, T. M. ; MICHELOTTO, M. D. ; SANTOS, J. F. ; UNEDA-TREVISOLI, S. H. ; FÁVERO, A.P. ; GODOY, I. J. . Variabilidade dos danos causados pelo tripes (Enneothrips flavens, Moulton) em platas F2 de cruzamento do amendoim cultivado com um anfidiplóide sintético. In: XI Encontro sobre a Cultura do Amendoim, 2014, Jaboticabal - São Paulo. XI Encontro sobre a Cultura do Amendoim. Jaboticabal - São Paulo: FUNEP, 2014. v. 1. p. 128-132.

  • SOUZA, T. M. ; MICHELOTTO, M. D. ; PIROTA, M. Z. ; SILVA, L. C. R. ; LAMANA, L. E. P. ; SANTOS, J. F. ; GODOY, I. J. . Estádios de maturação das vagens de cultivares e linhagens de amendoim rasteiro visando à indicação para colheita antecipada. In: XI Encontro sobre a Cultura do Amendoim, 2014, Jaboticabal - São Paulo. XI Encontro sobre a Cultura do Amendoim. Jaboticabal - São Paulo: FUNEP, 2014. v. 1. p. 133-137.

  • SANTOS, J. F. ; GODOY, I. J. ; Michelotto, M.D. ; FINOTO, E. L. . Resistência de Linhagens de Amendoim à Mancha Preta e Ferrugem e Potencial Produtivo sem o Controle Químico das Doenças. In: Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2013, Uberlândia. Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2013.

  • SANTOS, J. F. ; GODOY, J. I. ; CARVALHO, C. R. L. ; MONTEIRO, V. G. . Influência da maturação dos grãos no teor de óleo e ácidos graxos em cultivares de amendoim. In: X Encontro Sobre a Cultura do Amendoim, 2013, Jaboticabal - São Paulo. X Encontro Sobre a Cultura do Amendoim, 2013. p. 79-83.

  • GODOY, I. J. ; SANTOS, J. F. ; CARVALHO, C. R. L. ; MONTEIRO, V. G. . Cultivares de Amendoim IAC - Teores de Óleo e de Ácidos Graxos nos Grãos e Implicações na Utilização do Produto. In: X Encontro da Cultura do Amendoim, 2013, Jaboticabal - São Paulo. X Encontro Sobre a Cultura do Amendoim, 2013. p. 44-48.

  • FIOCCHI, I. ; FINOTO, E. L. ; SANTOS, J. F. ; MARTINS, A. L. M. ; GODOY, J. I. . Efeito da Aplicação de Maturador em duas Linhagens de Amendoim Rasteiro Visando Antecipação de Colheita. In: X Encontro Sobre a Cultura do Amendoim, 2013, Jaboticabal - São Paulo. X Encontro Sobre a Cultura do Amendoim, 2013. p. 52-54.

  • FINOTO, E. L. ; CARREGA, W. C. ; PIROTA, M. Z. ; SOUZA, T. M. ; FIOCCHI, I. ; SANTOS, J. F. ; GODOY, I. J. . Efeito da Aplicação Foliar de Subdose de 2,4-D na Maturação de Vagens da Cultivar de Amendoim Rasteiro Runner IAC 886. In: X Encontro Sobre a Cultura do Amendoim, 2013, Jaboticabal - São Paulo. X Encontro Sobre a Cultura do Amendoim, 2013. p. 60-62.

  • PIROTTA, MZ ; MICHELOTTO, M. ; SOUZA, T. M. ; GATTI, J. H. ; SANTOS, J. F. ; GODOY, I. J. . Efeito do Meio de Controle do Tripses-do-Prateamento nas Infestações e Sintomas de Ataque do Inseto em Linhagens de Amendoim (Arachis Hypogaea L.). In: X Encontro Sobre a Cultura do Amendoim, 2013, Jaboticabal - São Paulo. X Encontro Sobre a Cultura do Amendoim, 2013. p. 67-70.

  • SOUZA, T. M. ; PIROTA, M. Z. ; Michelotto, M.D. ; SANTOS, J. F. ; GATTI, J. H. ; FIOCCHI, I. ; GODOY, J. I. . Produtividade de Linhagens de Amendoim Submetida a Diferentes Tipos de Controle do Tripes. In: X Encontro Sobre a Cultura do Amendoim, 2013, Jaboticabal - São Paulo. X Encontro Sobre a Cultura do Amendoim, 2013. p. 98-100.

  • PIROTA, M. Z. ; SOUZA, T. M. ; MICHELOTTO, M. ; SANTOS, J. F. ; GATTI, J. H. ; FAVERO, A. P. ; GODOY, J. I. . Variabilidade da Infestação de Tripes em Plantas F2 de Cruzamento do Amendoim Cultivado com um Anfidiploide Sintético Obtido de Espécies Silvestres. In: X Encontro Sobre a Cultura do Amendoim, 2013, Jaboticabal - São Paulo. X Encontro Sobre a Cultura do Amendoim, 2013. p. 115-118.

  • SANTOS, J. F. ; MONTEIRO, V. G. ; GODOY, J. I. ; RAZERA, L. F. . IInfluência no tratamento de sementes com fungicida e inseticida na emergência de plântulas de amendoim cv. IAC 886 em condições de campo. In: IX Encontro sobre a cultura do amendoim, 2012, Jaboticabal. IX Encontro sobre a cultura do amendoim., 2012. p. 50-52.

  • SANTOS, J. F. ; GODOY, I. J. ; FREITAS, R.S. ; BOLONHEZI, D. ; MARTINS, A.L.M. ; KASAI, F.S. . Produtivdade, adaptabilidade e estabilidade de produção de linhagens de amendoim 'alto oleico' no estado de São Paulo. In: IX Encontro sobre a cultura do amendoim, 2012, Jaboticabal. IX Encontro sobre a cultura do amendoim, 2012. p. 53-55.

  • SANTOS, J. F. ; GODOY, I. J. ; MONTEIRO, V. G. ; MARTINS, A.L.M. ; MICHELOTTO, M. D. . Resistência de linhagens de amendoim a doenças foliares e desempenho produtivo com e sem controle químico. In: IX Encontro sobre a cultura do amendoim, 2012, Jaboticabal. IX Encontro sobre a cultura do amendoim, 2012. p. 56-59.

  • PIROTA, M. Z. ; MICHELOTTO, M. D. ; GATTI, J. H. ; SANTOS, J. F. ; GODOY, I. J. ; FINOTO, E. L. . Infestação de trips-do-prateamento em linhagens de amendoim e reflexos na produtividade. In: IX Encontro sobre a cultura do amendoim, 2012, Jaboticabal. IX Encontro sobre a cultura do amendoim, 2012. p. 39-41.

  • FÁVERO, A.P. ; MATTA, F. P. ; GODOY, I. J. ; Michelotto, M.D. ; SANTOS, J. F. . Cruzabilidade de anfidiplóides de Arachis spp com o amendoim cultivado visando introgressão de genes de resistência a pragas. In: IX Encontro sobre a cultura do amendoim, 2012, Jaboticabal. IX Encontro sobre a cultura do amendoim, 2012. p. 42-43.

  • KASAI, F.S. ; FINOTO, E. L. ; SANTOS, J. F. ; GODOY, I. J. . Maturação de cinco linhagens de amendoim rasteiro colhidas em diferentes épocas de aplicação de regulado de crescimento. In: IX Encontro sobre a cultura do amendoim, 2012, Jaboticabal. IX Encontro sobre a cultura do amendoim, 2012. p. 71-73.

  • FINOTO, E. L. ; GODOY, I. J. ; PIROTA, M. Z. ; SANTOS, J. F. ; Michelotto, M.D. ; MARTINS, A.L.M. . IX Encontro sobre a cultura do amendoim. In: IX Encontro sobre a cultura do amendoim, 2012, Jaboticabal. IX Encontro sobre a cultura do amendoim, 2012. p. 110-112.

  • FÁVERO, A.P. ; GODOY, I. J. ; Michelotto, M.D. ; SANTOS, J. F. . O estudo da evolução no amendoim cultivado. In: IX Encontro sobre a cultura do amendoim, 2012, Jaboticabal. IX Encontro sobre a cultura do amendoim, 2012. p. 19-20.

  • SANTOS, J. F. ; GODOY, I. J. ; FREITAS, R.S. ; BOLONHEZI, D. ; MARTINS, A.L.M. ; KASAI, F.S. . Adaptabilidade e Estabilidade de Produção de Linhagens de Amendoim "Alto Oleico". In: VIII Encontro Sobre a Cultura do Amendoim, 2011, Jaboticabal. VIII Encontro sobre s Cultura do Amendoim. Jaboticabal, 2011. p. 19-21.

  • GODOY, I. J. ; CARVALHO, C.L. ; MARTINS, A.L.M. ; BOLONHEZI, D. ; FREITAS, R.S. ; KASAI, F.S. ; TICELI, M. ; SANTOS, J. F. ; OLIVEIRA, E.J. ; MORAIS, L.K. . IAC 503 e IAC 505: cultivares de amendoim com a característica alto oléico. In: 5 Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2009, Guarapari - ES. 5 Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2009.

  • SANTOS, J. F. ; GODOY, I. J. ; MORAIS, L.K. ; MARTINS, A.L.M. . Seleção para precocidade em linhagens F5 de amendoim "alto oleico" de porte rasteiro. In: 5 Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2009, Guarapari - ES. 5 Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2009.

  • SANTOS, J. F. ; GODOY, I. J. ; MICHELOTTO, M. D. ; FINOTO, E. L. . Seleção de Linhagens de Amendoim (Arachis hypogaea L.) para Resistência Múltipla. In: 6 Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gordura e Biodiesel, 2009, Montes Claros. 6 Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gordura e Biodiesel, 2009.

  • FINOTO, E. L. ; SEDIYAMA, T. ; NETTO, J. C. ; CARREGA, W. C. ; MARTINS, A.L.M. ; MICHELOTTO, M. D. ; SANTOS, J. F. . Teores de Óleo de Genótipos de Soja Plantados em Diferentes Épocas na Região Centro- Norte Paulista. In: 6 Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2009, Montes Claros. 6 Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2009.

  • CÂMARA, T. M.M. ; SANTOS, J. F. ; VILARINHO, A.A. ; VIANA, J. M.S. . Eficiência da Seleção Entre e Dentro de Progênies S3 de Milho-Pipoca, Visando ao Melhoramento Populacional e à Obtenção de Linhagens. In: XXVI Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2006, Belo Horizonte. Inovação para sistemas integrados de produção. Sete Lagoas: ABMS, 2006.

  • CÂMARA, T.M.M. ; SANTOS, J. F. ; VILARINHO, A.A. ; SCAPIM, Carlos Alberto ; VALENTINI, Lúcia ; VIANA, J. M.S. . Importâncias do Desempenho Individual e em Topcross na Seleção de Progênies S3 de Milho-Pipoca. In: XXVI Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2006, Belo Horizonte. Inovação para sistemas integrados de produção. Sete Lagoas: ABMS, 2006.

  • TEIXEIRA, Aurinelza Batista ; VIANA, J. M.S. ; SANTOS, J. F. ; FARIA, Héder Henrique Ribeiro ; PINHEIRO, Mauro Henrique ; ARNHOLD, Emmanuel ; FARIA, Vinícius Ribeiro ; SILVA, Silvestre Detone da . Emprego do Delineamento I em programas de melhoramento populacional recorrente de milho. In: XXV Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2004. Da agricultura familiar ao agronegócio - Tecnologia, competitividade e sustentabilidade, 2004.

  • VILARINHO, A.A. ; VIANA, J. M. S. ; OLIVEIRA, L. B ; SANTOS, J. F. ; CÂMARA, T.M.M. . Seleção de progênies endogâmicas S1 e S2 em um programa de melhoramento intrapopulacional de milho pipoca. In: 2o. Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2003, Porto Seguro. Melhoramento e Qualidade de Vida, 2003.

  • VILARINHO, A.A. ; VIANA, J. M.S. ; OLIVEIRA, L. B ; CÂMARA, T.M.M. ; SANTOS, J. F. . Eficiência da seleção de progênies S1 e S2 de milho pipoca visando à produção de linhagens. In: 2o. Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2003. Melhoramento e Qualidade de Vida, 2003.

  • MEDINA, P.F. ; ESTEVES, J.A.F. ; UITDEWILLIGEN, G.S. ; MORAES, A. R. A. ; SANTOS, J. F. ; GODOY, J. I. . Avaliação da viabilidade de sementes de amendoim. In: Congresso Brasileiro de Sementes, 2017, Foz do Iguaçu - PR. Congresso Brasileiro de Sementes, 2017.

  • CABRAL, L. B. ; MOTA, Z. M. ; SANTOS, J. F. ; GODOY, I. J. ; ANDRADE, R. C. P. ; RIBEIRO, G. P. ; ANDRADE, G. P. . Detecção do Peanut Mottle Vírus (PEMOV) em diferentes municípios produtores de amendoim no Estado de São Paulo. In: XV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Garanhuns - Serra Talhada. XV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015.

  • GODOY, J. I. ; SANTOS, J. F. ; Michelotto, M.D. ; ANDRADE, G. P. . Vírus na cultura do amendoim em São Paulo - situação atual e primeiras iniciativas para controle. In: XI Encontro sobre a Cultura do Amendoim, 2014, Jaboticabal - São Paulo. XI Encontro sobre a Cultura do Amendoim. Jaboticabal - São Paulo: FUNEP, 2014. v. 1. p. 19-19.

  • ANDRADE, G. P. ; PIO-RIBEIRO, G. ; PANTOJA, M. B. ; SANTOS, J. F. ; Michelotto, M.D. . Análises de tospovírus em plantas de amendoim coletadas em áreas comerciais do estado de São Paulo. In: XI Encontro sobre a Cultura do Amendoim, 2014, Jaboticabal - São Paulo. XI Encontro sobre a Cultura do Amendoim. Jaboticabal - São Paulo: FUNEP, 2014. v. 1. p. 20-20.

  • MICHELOTTO, M. D. ; LIMA, E. F. B. ; GODOY, I. J. ; SANTOS, J. F. . Possíveis vetores da virose que ocorreu em amendoim em São Paulo na safra 2013/14. In: XI Encontro sobre a Cultura do Amendoim, 2014, Jaboticabal - São Paulo. XI Encontro sobre a Cultura do Amendoim. Jaboticabal - São Paulo: FUNEP, 2014. v. 1. p. 21-21.

  • GODOY, J. I. ; FÁVERO, A.P. ; MICHELOTTO, M. D. ; SANTOS, J. F. ; JANINI, J.C. ; BOICA JUNIOR, A. L. ; FINOTO, E. L. ; MARTINS, A.L.M. . Preparando o Futuro: Desenvolvimento de Germoplasma de Amendoim Cultivado a Partir de Espécies Silvestres de Arachis. In: VIII Encontro sobre a Cultura do Amendoim, 2011, Jaboticabal - SP. VIII Encontro sobre a Cultura do Amendoim, 2011. p. 3.

  • MICHELOTTO, M. D. ; GODOY, I. J. ; FINOTO, E. L. ; SANTOS, J. F. ; MARTINS, A.L.M. ; NETTO, J. C. ; CARREGA, W. C. . Ocorrência e Sintomas de Ataques do Tripes-do-Prateamento (Enneothrips Flavens, Moulton) em Linhagens de Amendoim (A. Hypogaea L. ). In: XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2010, Natal. Ocorrência e Sintomas de Ataques do Tripes-do-Prateamento (Enneothrips Flavens, Moulton) em Linhagens de Amendoim (A. Hypogaea L. ), 2010.

  • SANTOS, J. F. ; GODOY, J. I. ; FÁVERO, A.P. ; MICHELOTTO, M. ; MOURA, N.F. . Avaliação do potencial de resistência a mancha preta em populações F4 oriundas de cruzamentos entre espécies silvestres de Arachis e o amendoim cultivado. In: II Simpósio Brasileiro de Recursos Genéticos, 2008, Brasília. II Simpósio Brasileiro de Recursos Genéticos, 2008.

  • SANTOS, J. F. ; VIANA, J. M.S. ; VILARINHO, A.A. ; CÂMARA, T.M.M. . Eficiências de estratégias de seleção de progênies S2 de milho-pipoca (Zea mays L.).. In: 49 congresso Nacional de Genética, 2003, Águas de Lindóia. A dupla hélice do DNA, 2003.

  • MATTA, F. P. ; VIANA, J. M.S. ; SANTOS, J. F. . Estimação de parâmetros genéticos da população de milho pipoca Beija-Flor (Zea mays L.) e seleção entre famílias de meios-irmãos.. In: XXIII Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2000, Uberlândia. Estimação de parâmetros genéticos da população de milho pipoca Beija-Flor (Zea mays L.) e seleção entre famílias de meios-irmãos., 2000. p. 48-48.

  • MATTA, F. P. ; VIANA, J. M.S. ; SANTOS, J. F. . Avaliação de uma pipoqueira de ar quente para programas de melhoramento de milho pipoca. In: XXIII Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2000, UberLândia. A inovação tecnológica e a competitividade no contexto dos mercados globalizados, 2000. p. 49-49.

  • GODOY, IGNACIO J. ; SANTOS, J. F. ; MORETZSOHN, M. C. ; MORAES, A. R. A. ; MICHELOTTO, MARCOS DONISETI ; BOLONHEZI, D. ; NAKAYAMA, F. ; FREITAS, ROGÉRIO SOARES DE ; BERTIOLI, DAVID J. ; LEAL-BERTIOLI, SORAYA C. M. . ?IAC SEMPRE VERDE?: a wild-derived peanut cultivar highly resistant to foliar diseases. Crop Breeding and Applied Biotechnology , 2022.

  • SANTOS, JOÃO FRANCISCO . Amendoim: Desafios e oportunidades para produtores brasileiros. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, J. F. ; FÁVERO, A.P. ; MICHELOTTO, M. D. ; CARREGA, W. C. ; FINOTO, E. L. ; GODOY, I. J. . Resistência Múltipla a Doenças Foliares em Espécies Silvestres e Anfidiplóides de Amendoim. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, J. F. ; GODOY, I. J. ; FREITAS, R.S. ; BOLONHEZI, D. ; MARTINS, A.L.M. ; KASAI, F.S. . Adaptabilidade e Estabilidade de Produção de Linhagens de Amendoim. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, J. F. ; GODOY, I. J. ; MICHELOTTO, M. D. ; FINOTO, E. L. ; MARTINS, A.L.M. . Selection of Arachis hypogaea Breeding Lines for Resistance to Multiple Foliar Diseases. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FÁVERO, A.P. ; MICHELOTTO, M. D. ; SANTOS, J. F. ; MARTINS, A.L.M. ; GODOY, I. J. . Potential of New Arachis Amphidiploids as Sources of Resistance to Leafspots and Rust. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MICHELOTTO, M. D. ; GODOY, I. J. ; SANTOS, J. F. ; PIROTTA, MZ ; FINOTO, E. L. ; JANINI, J.C. . Behavior of Arachis hypogaea Breeding Lines under Infestation of Enneothrips flavens and Stegasta bosquella. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, J. F. ; GODOY, J. I. ; FÁVERO, A.P. ; MICHELOTTO, M. D. ; MARTINS, A.L.M. . Agronomic Characters and Resistance to Late Leafspot (Cercosporidium personatum) in RC1F2 Populations from Crosses between the Cultivated Peanut (Arachis hypogaea, L.) and a Wild Anfidiploid. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, J. F. ; GODOY, J. I. ; MARTINS, A.L.M. ; BOLONHEZI, D. . Desempenho de Linhagens de Amendoim Rasteiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, J. F. ; GODOY, J. I. ; FÁVERO, A.P. ; MICHELOTTO, M. D. ; MARTINS, A.L.M. . Resistência à Mancha Preta e Caracteres Agronômicos em Populações RC1F2 de Cruzamento Entre o Amendoim Cultivado (Arachis hypogaea, L.) e um Anfidiplóide Silvestre. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GODOY, I. J. ; CARVALHO, C.L. ; MARTINS, A.L.M. ; BOLONHEZI, D. ; FREITAS, R.S. ; KASAI, F.S. ; TICELI, M. ; SANTOS, J. F. ; OLIVEIRA, E.J. ; MORAIS, L.K. . IAC 503 e IAC 505: CULTIVARES de AMENDOIM COM a CARACTERÍSTICA ?ALTO OLEICO?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, J. F. ; GODOY, I. J. ; MORAIS, L.K. ; MARTINS, A.L.M. . Seleção para precocidade em linhagens F5 de amendoim "alto oléico" de porte rasteiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FINOTO, E. L. ; SANTOS, J. F. ; MICHELOTTO, M. D. ; GODOY, I. J. ; PAIXAO, C. S. S. . Desempenho Agronômico de Linhagens de Amendoim para Produção de Grãos Tipo Virginia ou Jumbo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GODOY, J. I. ; SANTOS, J. F. ; MORAES, L. K. ; MARTINS, A.L.M. . Variabilidade de Linhagens Rasteiras de Amendoim Alto Oleico e Possibilidades de Seleção para Precocidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, J. F. ; GODOY, J. I. ; FÁVERO, A.P. ; MOURA, N.F. ; MORAES, L. K. . Potencial de Genótipos de Amendoim Obtidos de Cruzamentos com Espécies Silvestres Visando Seleção para Resistência à Mancha Preta. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MORAIS, L.K. ; GODOY, I. J. ; MARTINS, A.L.M. ; FREITAS, R.S. ; BOLONHEZI, D. ; TICELI, M. ; SANTOS, J. F. . Adaptabilidade e estabilidade fenotípica de linhagens de amendoim alto oléico no estado de São Paulo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

GODOY, IGNACIO J. ; MICHELOTTO, M. D. ; BOLONHEZI, DENIZART ; João Francisco dos Santos ; MORAES, A. R. A. . Info Amendoim - conhecimentos Sobre o Amendoim. 2022. (Site).

GODOY, IGNACIO J. ; MICHELOTTO, M. D. ; MORAES, ANDREA ROCHA ALMEIDA ; SANTOS, JOÃO FRANCISCO ; BOLONHEZI, D. ; FREITAS, ROGÉRIO SOARES DE ; NAKAYAMA, F. ; FINOTO, E. L. ; BOLLER, P. . Cultivar de Amendoim IAC 677. 2023. (Folder Impresso).

GODOY, IGNACIO J. ; MORAES, A. R. A. ; SANTOS, J. F. ; MICHELOTTO, M. D. ; BOLONHEZI, DENIZART ; FREITAS, R.S. ; NAKAYAMA, F. T. ; GALLO, P. B. . Cultivar IAC Amendoim IAC OL 6. 2022. (Folder Impresso).

GODOY, IGNACIO J. ; MICHELOTTO, M. D. ; MORAES, A. R. A. ; SANTOS, J. F. ; BOLONHEZI, D. ; FREITAS, R.S. ; NAKAYAMA, F. ; FINOTO, E. L. ; BOLLER, P. . Cultivares de Amendoim. 2022. (Folder Impresso).

GODOY, IGNACIO J. ; MORAES, A. R. A. ; SANTOS, J. F. ; Michelotto, M.D. ; FINOTO, E. L. ; MARTINS, A.L.M. ; BOLONHEZI, D. ; FREITAS, R.S. ; NAKAYAMA, F. T. ; GALLO, P. B. . IAC OL 5 Nova Cultivar de Amendoim Alto Oleico. 2019. (Folder Impresso).

GODOY, IGNACIO J. ; MORAES, A. R. A. ; SANTOS, JOÁO F. ; MICHELOTTO, M. D. ; FINOTO, E. L. ; MARTINS, A.L.M. ; BOLONHEZI, D. ; FREITAS, R.S. ; NAKAYAMA, F. T. ; GALLO, P. B. . IAC Sempre Verde Cultivar de Amendoim para o Mercado de orgânicos. 2019. (Folder Impresso).

GODOY, IGNACIO J. ; SANTOS, J. F. ; MORAES, A. R. A. ; CARVALHO, C. R. L. ; BOLONHEZI, D. ; FINOTO, E. L. ; MARTINS, A.L.M. ; FREITAS, R.S. ; NAKAYAMA, F. T. ; COLNAGO, L. A. . Cultivares IAC de Amendoim. 2018. (Folder Impresso).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Estudos sobre viroses em amendoim, doença emergente na cultura do amendoim no estado de São Paulo., Descrição: A proposta deste projeto é desenvolver um pacote tecnológico através de um plano de manejo para supressão dos danos causados por uma doença virótica, emergente no estado de São Paulo. Nas safras 2012/13, 2013/14 e 2014/15, áreas comerciais de amendoim em alguns municípios do estado de São Paulo foram identificadas com alta incidência de plantas com sintomas típicos de virose, a qual é genericamente chamada de ?vira-cabeça?. Em levantamento inicial, o vírus foi identificado como Groundnut ring spot virus (GRSV). No sudeste dos Estados Unidos, uma virose com sintomas mais ou menos semelhantes ocorre na cultura do amendoim há cerca de quinze anos, mas a espécie de vírus é identificada como TSWV (Tomato spotted wilt virus). GRSV e TSWV são classificadas no gênero Tospovirus, e são transmitidas exclusivamente por tripes adultos, caso tenham sido infectados durante o 1º ou início do 2º instar. Nos Estados Unidos, dentre as espécies de tripes vetoras, destacam-se principalmente Frankliniella fusca (Hinds) e Frankliniella occidentalis (Pergande). No Brasil, nenhuma destas espécies é considerada praga em amendoim, somente o tripes-do-prateamento, Enneothrips flavens Moulton. No entanto, em levantamento preliminar de áreas infectadas com a virose, verificou-se um grande número de tripes da espécie Frankliniella schultzei Trybom em flores de amendoim. Nos Estados Unidos, para a redução dos prejuízos causados pela doença, são adotadas diversas praticas de manejo como o uso de cultivares com algum nível de resistência ou tolerância à virose, escolha da época de plantio, plantio adensado e plantio sobre palhada de cultura anterior. Nas condições de São Paulo, não há informações sobre o comportamento das cultivares nacionais em relação à doença, nem sobre o efeito de práticas de manejo sobre a severidade da doença. Assim, o objetivo deste projeto é formular um plano de manejo para redução do impacto desta doença em São Paulo, através da realização de levantamentos nas regiões produtoras comerciais para confirmação da(s) espécie(s) de vírus, levantamento dos tripes para identificação dos possíveis vetores, quantificação dos danos causados pela doença, testes de campo com cultivares e linhagens do programa de melhoramento do IAC para identificação de genótipos resistentes ou tolerantes, e estudo dos efeitos da densidade de plantas e do arranjo de linhas de plantio sobre a expressão e severidade da doença.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: João Francisco dos Santos - Integrante / Ignácio José Godoy - Integrante / Marcos Donizeti Michelotto - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    Prospecção e introgressão de genes de resistência a doenças foliares ? retrocruzamentos de segregantes interespecíficos resistentes com genótipos elite de A. hypogaea do IAC., Descrição: In: (Macroprograma 2 ? Embrapa) Valoração do gemoplasma de Arachis para o melhoramento genético do amendoim. Coordenador: Márcio de Carvalho Moretzshon, Embrapa ? Cenargen. Vigência: a partir de 2013.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Francisco dos Santos - Integrante / Ignácio José Godoy - Coordenador / Alessandra Pereira Fávero - Integrante / BOLONHEZI, D. - Integrante / MICHELOTTO, M.D. - Integrante / PIROTA, MZ - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Introgressão de genes silvestres de Arachis spp. no amendoim cultivado visando resistência a doenças foliares e nematóides com o uso de marcadores moleculares. Acordo IAC/Fundag/ Masterfoods, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Francisco dos Santos - Integrante / Ignácio José Godoy - Coordenador / BOLONHEZI, D. - Integrante / Michelotto, M. D. - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Avaliação e caracterização da resistência de germoplasma silvestres de Arachis spp. a Enneothrips flavens (Thysanoptera: Thripidae) e Stegasta bosquella (Lepidoptera: Gelechiidae) e cruzamentos visando a introgressão de genes de resistência no amendoim..., Descrição: A cultura do amendoim vem ganhando importância no Brasil. A atual cadeia de produção abastece o mercado interno e está ganhando competitividade no mercado internacional. A expansão e sustentabilidade desse agronegócio passam pela sua evolução tecnológica. Um dos principais gargalos da cultura é a sua dependência de agroquímicos para o controle de pragas e doenças. O tripes (Enneothrips flavens) e a lagarta do pescoço vermelho (Stegasta bosquella) são pragas-chave da cultura na região Centro-Sul do país. Assim, a resistência a esses agentes bióticos é um dos principais objetivos dos programas de melhoramento genético. O gênero Arachis é nativo da América do Sul, inclusive do Brasil, e compreende mais de 80 espécies já identificadas e conservadas em coleções. Trabalhos têm mostrado que diversas dessas espécies possuem alta resistência às pragas, mas as tentativas de cruzamentos entre essas espécies (diploides, na grande maioria) e o amendoim cultivado (alotetraploide) têm sido prejudicadas por essa incompatibilidade devida à diferença de ploidia. Pesquisas realizadas em passado recente mostram a viabilidade de sucesso nesses cruzamentos através de anfidiploides. Estes são produtos do cruzamento de duas espécies diploides de genomas diferentes (A e B) gerando um híbrido AB que, após tratamento com colchicina, torna-se um alotetraploide (AABB) semelhante ao genoma da espécie cultivada. Assim, com esta estratégia, este projeto propõe realizar a experimentação para avaliação fenotípica e identificação do germoplasma resistente (as espécies avaliadas e os anfidiploides gerados pelo programa). Inclui também a realização de retrocruzamentos dos parentais silvestres resistentes com genitores hypogaea recorrentes (cultivares e linhagem de alto desempenho agronômico) visando à recuperação das características agronômicas do material comercial. O desenvolvimento de linhagens intermediárias de melhoramento (germoplasma melhorado), portadoras de alta resistência a esses agentes bióticos, é o resultado que se espera deste projeto, durante sua vigência... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Francisco dos Santos - Integrante / Ignácio José Godoy - Integrante / Melina Zacarelli Pirota - Integrante / Tamiris Marion de Souza - Integrante / Marcos Donizeti Michelotto - Coordenador.

  • 2011 - Atual

    Introgressão de genes silvestres de Arachis spp. no amendoim cultivado visando resistência a pragas e doenças, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: João Francisco dos Santos - Integrante / Ignácio José Godoy - Coordenador / Alessandra Pereira Fávero - Integrante / BOLONHEZI, D. - Integrante / Marcos Michelotto - Integrante / Márcio Moretzshon - Integrante / David J. Bertioli - Integrante / Sérgio A. de Moraes - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2011

    Resistência do amendoim, Arachis hypogaea L. a pragas e doenças: obtenção de cultivares e desenvolvimento de híbridos interespecíficos visando novos avanços no melhoramento, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: João Francisco dos Santos - Integrante / Ignácio José Godoy - Coordenador / Alessandra Pereira Fávero - Integrante / MARTINS, A.L.M. - Integrante / BOLONHEZI, D. - Integrante / MORAIS, L.K. - Integrante / Finoto, E. L. - Integrante / MICHELOTTO, M.D. - Integrante / JANINI, J.C. - Integrante / Arlindo Leal Boiça Junior - Integrante / José Francisco M. Valls - Integrante / Andréa del Pilar S. Peñaloza - Integrante / Érika Scaloppi - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2007 - Atual

    Pesquisa e desenvolvimento de cultivares de amendoim para o Estado de São Paulo, Descrição: Parceria do IAC com empresas do agronegócio de amendoim para apoio ao programa de melhoramento. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Francisco dos Santos - Integrante / Ignácio José Godoy - Coordenador / MARTINS, A.L.M. - Integrante / FREITAS, R.S. - Integrante / BOLONHEZI, D. - Integrante / TICELI, M. - Integrante / KASAI, F.S. - Integrante / Sérgio A. de Moraes - Integrante.

Prêmios

1998

Talento Agronômico, Centro de Ciências Agrárias.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Agronômico de Campinas, Centro de Grãos e Fibras. , Av. Theodureto de Almeida Camargo, 1500, Guanabara, 13075630 - Campinas, SP - Brasil - Caixa-postal: 28, Telefone: (19) 32415188, Ramal: 319, Fax: (19) 32415188, URL da Homepage:

Experiência profissional

2013 - Atual

Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2011 - Atual

Instituto Agronômico de Campinas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2011

Instituto Agronômico de Campinas

Vínculo: Pós-Doutorando, Enquadramento Funcional: Pós-Doutorando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
INTROGRESSÃO DE GENES SILVESTRES DE ARACHIS PARA O AMENDOIM CULTIVADO VISANDO RESISTÊNCIA À MANCHA PRETA (Cercosporidium personatum)

1999 - 2000

Instituto Xingó

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Àrea Temática - Biodiversidade - Coord. Dra Dilosa Carvalho A. Barbosa (UFPE) - As atividades foram desenvolvidas junto ao Banco de Informações do Herbário Xingó