Ricardo de Campos Ramos

Possui graduação em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica(1990).

Informações coletadas do Lattes em 28/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Aeronáutica

1986 - 1990

Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Orientador: Pedro Paglione
Bolsista do(a): Ministério da Aeronáutica, MAER, Brasil.

Formação complementar

1997 - 1998

Especialização em finanças corporativas. (Carga horária: 172h). , IBMEC São Paulo, IBMEC/SP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Histórico profissional

Experiência profissional

1996 - 2005

Monitor Group

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Diretor de Consultoria, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável por: Desenvolver iniciativas comerciais (avaliação, hipóteses e metodologia analítica) para clientes públicos e privados com objetivo de venda de projetos de consultoria envolvendo estratégia, gestão, inovação e competitividade; Liderar projetos de consultoria com responsabilidade sobre a gestão e desenvolvimento do time de consultores, criação e estruturação da agenda intelectual do trabalho, orientação das análises, apresentações e recomendações e interface com a liderança do cliente.

1994 - 1996

Booz Allen & Hamilton

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Consultor Líder, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável por: Pesquisa e levantamento de dados internos do cliente e externos de mercado; Análises qualitativas e quantitativas, elaboração de relatórios e suporte a definição de recomendações; Orientar consultores juniores na estruturação e desenvolvimento de análises lógico-matemáticas.

1993 - 1994

Plascar Autopeças

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Gerente de Fábrica, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável pela implantação da primeira fábrica Just In Time da indústria automobilística brasileira fornecendo painéis de instrumentos (conjunto completo montado) para FIAT em Betim, proporcionando uma redução do estoque médio do cliente de 2 semanas para 2 horas. Contratei um total de 150 funcionários incluindo produção, qualidade, recebimento/almoxarifado/expedição, contabilidade, administrativo e RH. Definição e operacionalização de todos os processos da unidade. Com base na minha experiência na multinacional Procter & Gamble introduzi nesta empresa nacional ferramentas gerenciais como Administração de Gargalos, Qualidade Total (TQ) e Manutenção Produtiva Total (TPM).

1991 - 1993

Procter & Gamble

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Gerente de Produção, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável pelas operações e pessoal no processo de transformação de processos e cultura de uma empresa familiar local em uma líder multinacional incluindo ferramentas gerenciais como Administração de Gargalos, Qualidade Total (TQ) e Manutenção Produtiva Total (TPM).

1986 - 1989

Centro Educacional Objetivo

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 13

Outras informações:
Aulas de Matemática e Desenho Geométrico para segundo grau, pré-vestibular e turma especial ITA