Gabriel Vinicius dos Anjos Alves
Perfil do tecnólogo em Fruticultura Irrigada;
Compreender o agronegócio da fruticultura irrigada e sua viabilidade técnica, econômica, social e ambiental;
? Gerenciar o empreendimento frutícola;
? Identificar a capacidade de uso do solo;
? Aplicar técnicas de manejo e conservação do solo para fins de fruticultura;
? Conhecer os sistemas de irrigação e drenagem adequados à fruticultura;
? Organizar planilhas de manejo de irrigação;
? Elaborar, executar e avaliar projetos de irrigação;
? Conhecer e aplicar as técnicas de propagação de plantas frutíferas;
? Manejar as etapas que envolvem a implantação e condução de frutíferas irrigadas;
? Dominar e aplicar técnicas de manejo na colheita e pós-colheita de frutas;
? Elaborar projetos de investimento e custeio para atividades frutícolas;
? Expedir laudos, pareceres e relatórios de supervisão técnica;
? Desenvolver pesquisas
Informações coletadas do Lattes em 24/11/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em andamento em TECNOLOGO EM FRUTICULTURA IRRIGADA
2006 - Atual
Participação em eventos
Curso Interpretação de análise de solo e correção. 2009. (Outra).
Cuso sobre produção integrada de maga e uvas finas de mesa, com ênfase no monitoramento de pragas e doenças.. 2008. (Outra).
Curso sobre Produção integrada PIF. 2007. (Outra).
II Jornada Nacional da produção científica em educação profissional e tecnológica. 2007. (Outra).
I Jornada Universitária na unidade acadêmica de Garunhuns da IJUAG. Ocorrência de insetos no cultivo da Mangifera Indica (Anacardiaceae) em uma área do Submédio do Vale São Francisco, Petrolina-PE. 2007. (Congresso).
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Hortaliças Orgânicas. 2007. (Outra).
VI AgroInt. 2007. (Congresso).
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Agricultura Orgânica. 2006. (Outra).
Seminário e feira de alimentos orgânicos. 2006. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
Lima,H.A. ; Santos, L. P. S. ; ALVES, G. V. A. ; Dias, T. T. . MANEJO DA ÁGUA NO CULTIVO DE ALFACE IRRIGADO PELO SISTEMA DE MICROASPERSÃO. In: MANEJO DA ÁGUA NO CULTIVO DE ALFACE IRRIGADO PELO SISTEMA DE MICROASPERSÃO, 2010, Maceio. Congresso norte nordeste de pesquisa e inovacao, 2010.
-
ALVES, G. V. A. ; OLIVEIRA, C. M. ; Lima,H.A. ; Oliveira,L.N. ; Thaisi . Ocorrência de insetos no cultivo daMangifera Indica (Anacardiaceae) em uma área do Submédio do Vale São Francico, Petrolina-PE. In: I Jornada Universitária na unidade acadêmica de Garunhuns da IJUAG, 2007. Ocorrência de insetos no cultivo daMangifera Indica (Anacardiaceae) em uma área do Submédio do Vale São Francico, Petrolina-PE, 2007.
-
ALVES, G. V. A. ; Masutti, M. M. ; Oliveira,L.N. . Caracterização da água disponível a partir de parâmetros fisico-hídricos em solos de referência do Sertão Pernambucano. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Lima,H.A. ; ALVES, G. V. A. ; Santos, L. P. S. ; Dias, T. T. ; Dantas, B. F. . Efeito do estresse salino na germinação de sementes de berinjela (solanum melogena L.). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Projetos de pesquisa
-
2007 - 2008
Caracterização da água disponível a partir de parâmetros físico-hidricos em solos de referência do Sertão Pernambucano, Descrição: Dentre os parâmetros de maior importância no estudo do sistema solo?água?planta, estão a Capacidade de Campo (CC) e o Ponto de Murcha Permanente (PMP), inferidos no laboratório como o conteúdo volumétrico de água em equilíbrio, com o componente matricial do potencial de água de -10 a -30 kPa e -1500 kPa, respectivamente. Numerosos modelos têm sido propostos para predizer estes parâmetros a partir de propriedades de solo mais facilmente mensuráveis, tais como distribuição de tamanho de partículas e têm demonstrado que são significativamente correlacionados. Os laboratórios de nossa região não disponibilizam de equipamentos para determinações de CC e PMP, porém é possível a determinação da granulometria, que é fácil, rápida e de baixo custo. A criação de um modelo estatístico entre a granulometria e variáveis físico?hídricas no Nordeste se faz necessária por ser uma ferramenta usada nos cálculos da irrigação. Os modelos em uso não representam nossa realidade por terem sido elaborados através de solos que se diferem muito de nossas condições. O trabalho foi desenvolvido tomando como base 12 solos representativos de Sertão Pernambucano, selecionados do Projeto ?Caracterização e Classificação de Solos de Referência do Estado de Pernambuco?, cujas análises físicas foram feitas no laboratório da UFRPE e obedeceram à metodologia recomendada pela EMBRAPA. A análise estatística foi desenvolvida por regressões onde foram correlacionados os dados de CC e PMP, com as frações granulométricas silte+argila e apresentou um alto coeficiente de determinação (CC=0,923 e PMP=0,891), mostrando a eficácia dos modelos. As equações, para a região do Sertão Pernambucano, que possibilitam estimar os valores da CC e do PMP são CC= 0,015(silte + argila)1,116 e PMP = 2E-05(silte + argila)2 + 0,007(silte + argila) + 0,838.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gabriel Vinicius dos Anjos Alves - Coordenador / Lucilene Nogueira de Oliveira - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal do Sertão Pernambucano. , BR 235,Km22, PISNC N4, Zona rural, 56302-970 - Petrolina, PE - Brasil, Telefone: (87) 38623800
Experiência profissional
2008 - 2008
EMBRAPAVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 175
Atividades
-
08/2009 - 12/2009
Estágios , Embrapa Semi-árido.,Estágio realizado, O estágio foi realizado no Laboratório de fisiologia e pós colheita na Embrapa Semi-árido.
2007 - 2008
Instituto Federal do Sertão Pernambucano, IF-Sertão PEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Aluno
2018 - Atual
Centro Tecnico de Educacao Profissional do Sertao do sao franciscoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gabriel Vinicius dos Anjos Alves e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?