Benedito Sullivam Lopes
Profissional com graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2010) e Mestre em Ética e Filosofia Política também pela Universidade Federal do Piauí (2014), e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade católica do Paraná (2021) com estágio sanduíche pela Universidade de Coimbra - Portugal (2018-2019). Atualmente é Professor Efetivo do Instituto Federal do Piauí - IFPI, campus Piripiri, onde coordenou o NEABI (Núcleo de Estudo Afro-brasileiros e indígenas), e coordena o GEPRETAs (Grupo de Pesquisa em Práticas de Ensino e Textos Antirracistas) e coordena o Programa Ação Saberes Indígenas na Escola, programa desenvolvido diretamente pela PROEX-IFPI e ligado a SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO, no uso da atribuição que lhe foi conferida pelo art. 5 da Portaria do MEC.
Informações coletadas do Lattes em 01/12/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Filosofia
2017 - 2021
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: LIBERDADE, AUTONOMIA E TOLERÂNCIA: PRESSUPOSTOS DO NÃO-TEÍSMO DA TEORIA DA JUSTIÇA DE JOHN RAWLS
Orientador: em Universidade de Coimbra ( Alexandre Guilherme Barroso de Matos Franco de Sá)
com Alexandre Guilherme Barroso de Matos Franco de Sá. Coorientador: Ericson Sávio Falabretti,. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: John Rawls; Justiça como Equidade; Liberdade; Não-teísmo; Tolerância; Autonomia. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Politica. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.
Mestrado em Ética e Epistemologia
2012 - 2014
Universidade Federal do Piauí
Título: Liberdade em Rawls, Ano de Obtenção: 2014
Elnora Maria Gondim Machado Lima.Palavras-chave: Liberdade, Autonomia, Justiça, Kant.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
Formação complementar
2018 - 2018
Módulo preparatório para o exame MYFCE. (Carga horária: 60h). , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2017 - 2017
módulo preparatório para o exame TOEFL. (Carga horária: 60h). , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2014 - 2014
LIBRAS. (Carga horária: 60h). , Rede Nacional de Educação a Distancia Para a Segurança Pública, SENASP, Brasil.
2014 - 2014
Inglês 1. (Carga horária: 60h). , Rede Nacional de Educação a Distancia Para a Segurança Pública, SENASP, Brasil.
2013 - 2013
Contratualismo e construtivismo nas teorias de Joh. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2013 - 2013
FILOSOFIA DOS DIREITOS HUMANOS APLICADOS Á ATUAÇÃO. (Carga horária: 60h). , Secretaria Nacional de Segurança Pública, SENASP, Brasil.
2013 - 2013
V Jornada de Pesquisa em Filosofia do PPGEE. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2013 - 2013
Produção Monográfica. (Carga horária: 40h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PI, SENAC/PI, Brasil.
2013 - 2013
TÓPICOS DE PSCOLOGIA RELACIONADOS À SEGURANÇA PÚBL. (Carga horária: 60h). , Secretaria Nacional de Segurança Pública, SENASP, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em VERDADE E RELATIVISMO NA OBRA DE HILART PUTNAM. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em IV Jornada de Pesquisa em Filosofia do PPGEE. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2011 - 2011
XII JORNADA INTER. DE ESTUDOS DE KIERKEGAARD. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em 1º COLÓQUIO DE FILOSOFIA DA TÉCNICA. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em AS BASES DA FILOSOFIA POLÍTICA DE GEORGIO AGMABEN. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em 2ª JORNADA DE PESQUISA DO MEE DA UFPI. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2010 - 2010
IDENTIFICAÇÃO VEICULAR. (Carga horária: 60h). , Secretaria Nacional de Segurança Pública, SENASP, Brasil.
2009 - 2009
TÉCNICAS E TECNOLOGIAS NÃO LETAIS DE ATUAÇÃO POLIC. (Carga horária: 60h). , Secretaria Nacional de Segurança Pública, SENASP, Brasil.
2009 - 2009
GERENCIAMENTO DE CRISES. (Carga horária: 60h). , Secretaria Nacional de Segurança Pública, SENASP, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em A Ética da Resposabilidade de Hans Jonas. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2008 - 2008
USO PROGRESSIVO DA FORÇA. (Carga horária: 60h). , Secretaria Nacional Segurança Pública, SENASP, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Formação de Soldados. (Carga horária: 3600h). , Polícia Militar do Maranhão, PMMA, Brasil.
2005 - 2005
I FÓRUM ESTADUAL SOBRE O ENSINO DE FILOSOFIA. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Politica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Lógica.
Organização de eventos
LOPES, B.S. . Abril indígena do NEABI - Piripiri. 2024. (Congresso).
LOPES, B.S. . Festival de Curta Metragem - Diálogos sobre fascismo: A violência admitida. 2017. (Festival).
LOPES, B.S. . Ética, Justiça e Dignidade da Pessoa Humana. 2017. (Congresso).
LOPES, B.S. ; BARROS, R.S. ; PAZ, C.F . Discutindo a Cultura do Estupro. 2016. (Congresso).
Participação em eventos
II Congresso Humanitas. John Rawls e a educação como ferramenta de mudança política. 2020. (Congresso).
XVII CONGRESSO DE FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA DA PUCPR. O sujeito poroso (porous self) e o sujeito defendido ou protegido (buffered) de Charles Taylor e sua relação com o secularismo e a religiosidade contemporânea.. 2019. (Congresso).
XVI Congresso de filosofia contemporânea da PUCPR. Liberdade de Consciência e Tolerância na Teoria da Justiça de John Rawls. 2018. (Congresso).
I Colóquio nacional de pesquisa em filosofia da UFSC.Recurso Heurístico em John Rawls: Uma justificação para uma teoria política e não metafísica. 2017. (Outra).
I Encontro dos Estudantes de Filosofia da PUCPR.Kant e os limites do Utilitarismo. 2017. (Encontro).
XV Simposio iberoamericano de filosofía política.Autonomia racional e Autonomia plena: condições para convivência em uma sociedade democrática. 2017. (Simpósio).
Violência e Cidadania: As Olimpíadas no Brasil e imagem que os brasileiros têm dos jogos?.Violência e Cidadania: As Olimpíadas no Brasil e imagem que os brasileiros têm dos jogos?. 2016. (Seminário).
V Jornada de Pesquisa em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Ética e Epistemologia. 2013. (Outra).
XII Jornada Internacional de Estudos de Kierkegaard. 2011. (Congresso).
1° Colóquio de Filosofia da Técnica. 2010. (Seminário).
XI Semana de Filosofia. 2008. (Encontro).
I Fórum Estadual Sobre o Ensino de Filosofia. 2005. (Outra).
Participação em bancas
Marra. O. R;LOPES, B.S.; ALVES, R.. Ação Política em Hanna Arendt. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Piauí.
Marra. O. R;LOPES, B.S.; Oliveira. A.H.M.V. Análise das obras de John Rawls: Teoria da Justiça e Liberalismo Político na concepção da Posição Original. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Piauí.
Marra. O. R;LOPES, B.S.; Oliveira. A.H.M.V. Liberdade como fator determinante para a consolidação do pacto social do Leviatã. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em filosofia) - Universidade Federal do Piauí.
Oliveira. A.H.M.V; Marra. O. R;LOPES, B.S.. de Castro.Liberdade em Sartre. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM FILOSOFIA) - Universidade Federal do Piauí.
Santos, B.L.; Fernades, M.G.;LOPES, B.S.. Conceito de Mal em Santo Agostinho. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM FILOSOFIA) - Universidade Federal do Piauí.
Oliveira. A.H.M.V; Marra. O. R;LOPES, B.S.. Ética na Visão de Sören Kierkegaard. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM FILOSOFIA) - Universidade Federal do Piauí.
Silva, M.M.; Sousa, A.W.S.;LOPES, B.S.. Feitosa.Amizade na ética aristotélica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM FILOSOFIA) - Universidade Federal do Piauí.
Gondim, E.LOPES, B.S.; Santos, M.J.. A Política em Aristóteles. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM FILOSOFIA) - Universidade Federal do Piauí.
Santos, L.B.V; Oliveira, D.M;LOPES, B.S.. Silva.O Entendimento Humano na Perspectiva de John Lock. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM FILOSOFIA) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, B.S.LIMA, A. S.. Membro titular da banca de avaliação de prova de desempenho didático de Romário Lima Farias. 2016. Instituto Federal do Piauí.
LOPES, B.S.LIMA, A. S.. Membro titular da banca de avaliação de prova de desempenho didático de Francisca de Jesus S. Pereira. 2016. Instituto Federal do Piauí.
LOPES, B.S.LIMA, A. S.. Membro titular da banca de avaliação de prova de desempenho didático de Hudson Leite de Oliveira. 2016. Instituto Federal do Piauí.
LOPES, B.S.LIMA, A. S.. Membro titular da banca de avaliação de prova de desempenho didático de Maria dos Anjos G. Lima. 2016. Instituto Federal do Piauí.
LOPES, B.S.. Comissão de seleção de Projetos de Pesquisa Científica e/ou inovação tecnológica de Alexander Almeida Morais. 2016. Instituto Federal do Piauí.
LOPES, B.S.. Avaliador do Projeto: I Seminário de LIBRAS do Território da Serra da Capivara. 2015. Instituto Federal do Piauí.
LOPES, B.S.. Avaliador do Projeto: Festival de Cortometragem: Una explosión de cultura hispánica. 2015. Instituto Federal do Piauí.
Orientou
Tales de Mileto: Da quebra do Mito a racionalização do conhecimento matemático; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática do Ensino Médio) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Benedito Sullivam Lopes;
A Alfabetização da Criança Surda; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em LIBRAS) - Faculdade Evangélica do Meio Norte; Orientador: Benedito Sullivam Lopes;
A PARTICIPAÇÃO DO SUPERVISOR NA FORMAÇÃO DO ALUNO SURDO; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em LIBRAS) - Faculdade Evangélica do Meio Norte; Orientador: Benedito Sullivam Lopes;
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM DA CRIANÇA SURDA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em LIBRAS) - Faculdade Evangélica do Meio Norte; Orientador: Benedito Sullivam Lopes;
A INSERÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADE AUDITIVA NO ENSINO REGULAR; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em LIBRAS) - Faculdade Evangélica do Meio Norte; Orientador: Benedito Sullivam Lopes;
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SURDOS; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em LIBRAS) - Faculdade Evangélica do Meio Norte; Orientador: Benedito Sullivam Lopes;
A PRÁTICA DOS PROFESSORES E RELAÇÃO FAMÍLIA ESCOLA NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO SURDO NA REDE REGULAR DE ENSINO; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em LIBRAS) - Faculdade Evangélica do Meio Norte; Orientador: Benedito Sullivam Lopes;
Intérprete de Língua Brasileira de Sinais na Escola Regular Inclusiva: professor ou intérprete; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em LIBRAS) - Faculdade Evangélica do Meio Norte; Orientador: Benedito Sullivam Lopes;
A INCLUSÃO DEFINITIVA DE PESSOAS COM NECESSIDADES AUDITIVA NA ESCOLA NORMAL DENTRO DE UM PARAMETRO LEGAL; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em LIBRAS) - Faculdade Evangélica do Meio Norte; Orientador: Benedito Sullivam Lopes;
Conhecimento à luz do Teeteto de Platão; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Benedito Sullivam Lopes;
A visão aristótelica da felicidade; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Benedito Sullivam Lopes;
Conceito de Liberdade em Kant: Uma análise da crítica da razão pura; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM FILOSOFIA) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Benedito Sullivam Lopes;
Educação na infancia de Emilio: Um estudo em Rousseau; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM FILOSOFIA) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Benedito Sullivam Lopes;
A Prioridade do Justo sobre o bem na teoria da justiça de John Rawls; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM FILOSOFIA) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Benedito Sullivam Lopes;
O Bem na Educação: Um estudo em Platão; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM FILOSOFIA) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Benedito Sullivam Lopes;
O contratualismo hobbesiano: um estudo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Benedito Sullivam Lopes;
A Indústria de Alimentos e sua responsabilidade Social: Uma Análise do Livro Prato Sujo pautada na Ética da Responsabilidade; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Curso Técnico em Agroindústria) - Instituto Federal do Piauí, Instituto Federal do Piauí; Orientador: Benedito Sullivam Lopes;
A Indústria de Alimentos e sua responsabilidade Social: Uma Análise do Livro Prato Sujo pautada na Ética da Responsabilidade; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Curso Técnico em Agroindústria) - Instituto Federal do Piauí, Instituto Federal do Piauí; Orientador: Benedito Sullivam Lopes;
Relato de experiência a cerca do povo quilombo Marinheiro de Piripiri - PI; 2023; Orientação de outra natureza; (Tec; Integrado ao Médio em Administração) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Benedito Sullivam Lopes;
Produções bibliográficas
-
LOPES, B.S. . Recurso Heurístico em John Rawls: uma justificação para uma teoria política. OUTRAMARGEM: REVISTA DE FILOSOFIA , v. 5, p. 48-68, 2018.
-
LOPES, B.S. . Liberdade em John Rawls revisitada. 1. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, grupo editorial OmniScriptum, 2019. v. 1. 229p .
-
LOPES, B.S. . Liberdade em John Rawls. 1. ed. Porto Alegre: Revolução eBook - Simplíssimo, 2017. v. 1. 130p .
-
LOPES, B.S. . JOHN RAWLS NA SALA DE AULA. In: Ana Flávia Cardozo Vitório, Izac de Sousa Belchior, Raquel Viana dos Anjos. (Org.). Educação em pauta. 1ed.Uruçuí: IFPI, 2020, v. 1, p. 102-117.
-
LOPES, B.S. . DESOBEDIÊNCIA CIVIL E TOLERÂNCIA NA TEORIA DA JUSTIÇA DE JOHN RAWLS: OS LIMITES RAZOÁVEIS PARA A LIBERDADE DE CRENÇA E CONSCIÊNCIA. In: Evandro Pontel; Jair Tauchen; Ricardo Luis Reiter. (Org.). Democracia e Desobediência civil. 1ed.Porto Alegre: Editora Fundação Fênix, 2019, v. 1, p. 278-300.
-
LOPES, B.S. . Liberdade de consciência e tolerância na teoria da justiça de John Rawls. In: Renato dos Santos; Lucilene Gutelvil. (Org.). Ontologia, Política e Psicanálise: discursos acerca da alteridade. 1ed.Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018, v. 1, p. 287-312.
-
LOPES, B.S. . John Rawls e a educação como ferramenta de mudança política. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOPES, B.S. . Desobediência Civil e tolerância na teoria da justiça de John Rawls: Os limites razoáveis para a liberdade de crença e consciência.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LOPES, B.S. . O sujeito poroso (porous self) e o sujeito defendido ou protegido (buffered) de Charles Taylor e sua relação com o secularismo e a religiosidade contemporânea.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LOPES, B.S. . Liberdade de Consciência e Tolerância na teoria da Justiça de John Rawls. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOPES, B.S. . Curso de Extensão: Ética, Justiça e Dignidade da Pessoa Humana. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LOPES, B.S. . Kant e os limites do Utilitarismo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOPES, B.S. . Recurso Heurístico em John Rawls: Uma justificação para uma teoria política e não metafísica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LOPES, B.S. . A Autonomia racional e a Autonomia plena como condições para colaboração em uma sociedade democrática livre. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOPES, B.S. . John Rawls e os conceitos de autonomia racional e autonomia plena como condições para colaboração em uma sociedade democrática.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOPES, B.S. . John Rawls e a Liberdade dos antigos e dos modernos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOPES, B.S. ; BARROS, R.S. ; PAZ, C.F . Discutindo a Cultura do Estupro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LOPES, B.S. . Ciberbulling. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LOPES, B.S. . Ética e Meio Ambiente: Responsabilidade e preservação ambiental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LOPES, B.S. . Juventude e Tráfico de Drogas em Teresina: aquilo que o Jornal não diz. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LOPES, B.S. . A Crítica de John Rawls ao utilitarismo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOPES, B.S. . Libertarismo e Equidade: As duas faces da moeda liberal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
COSTA, M. B. ; BARBOSA, M. C. ; LOPES, B.S. . Plamo Juventude Viva - Teresina PI. 2014.
Projetos de pesquisa
-
2015 - 2016
A Indústria de Alimentos e sua responsabilidade social: Uma análise do livro Prato Sujo pautada na ética da responsabilidade, Descrição: Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica PIBIC Jr. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Benedito Sullivam Lopes - Coordenador / Ana Clara Zibell - Integrante / Samara Eduarda Martins - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal do Piauí, Instituto Federal do Piauí - campus Uruçuí. , Rod. PI, 247 - KM,07, Portal dos Cerrados, 64860000 - Uruçuí, PI - Brasil, Telefone: (86) 35443111
Experiência profissional
2012 - 2017
Universidade Federal do PiauíVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor à distância, Carga horária: 20
2015 - 2016
Universidade Federal do PiauíVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente Externo, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuou como Professor conteudista do CEAD UFPI no curso de Filosofia na modalidade a distância nas seguintes disciplinas:
Filosofia Americana Contemporânea.
FILOSOFIA NO BRASIL E NA AMERICA LATINA
HISTORIA DA FILOSOFIA ANTIGA
HISTORIA DA FILOSOFIA CONTEMPORANEA II
LOGICA I
METODOLOGIA DE ENSINO DE FILOSOFIA
METODOLOGIA FILOSOFICA
ONTOLOGIA I
OPTATIVA(FILOSOFIA E LITERATURA
TEORIA DO CONHECIMENTO I
2012 - 2012
Universidade Federal do PiauíVínculo: Estágio de Docência, Enquadramento Funcional: Estagio Curricular, Carga horária: 2
Outras informações:
Estágio de Docência de Ensino Superior obrigatório referente ao Curso de Mestrado em Ética e Epistemologia. Tal estágio não se trata de estágio de graduação. mas de pós-graduação para turmas de graduação.
2007 - 2014
Polícia Militar do MaranhãoVínculo: , Enquadramento Funcional: Soldado PM, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2013
Polícia Militar do MaranhãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Instrutor do Curso de Formação de Soldados, Carga horária: 4
Outras informações:
Ministrou o Curso de Ética e Deontologia Policial Militar com a carga horária de 20 horas para o curso de formação de soldados da Polícia Militar do Maranhão no período de 03 a 20 de Dezembro de 2013.
2006 - 2006
UNIDADE ESCOLAR PREFEITO FREITAS NETOVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2014 - Atual
Instituto Federal do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - 2014
Faculdade Evangêlica do Meio NorteVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente Externo, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuou como professor de cursos de especialização em LIBRAS, Gestão educacional, Política Públicas e Psicopedagogia. Trabalhou nas disciplinas de
TCC
Políticas Públicas Ambientais
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Benedito Sullivam Lopes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?