Marieli Araújo Souza

Pedagoga formada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Atuando na Educação Infantil há 5 anos, atualmente Professora no Centro de Convivência Infantil Casinha do Sol (UESB). Pós-graduada em Psicopedagogia pelo Instituto Superior de Ensino Ocidental ? ISEO.

Informações coletadas do Lattes em 01/12/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Pós-Graduação em Psicopedagogia

2016 - Atual

Instituto Superior de Ensino Ocidental

Graduação em Pedagogia

2011 - 2015

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié
Título: A educação Infantil no Brasil: Um estudo da relação entre o cuidar e o educar no Centro de Convivência Infantil Casinha do Sol.
Orientador: Jerusa Almeida

Formação complementar

2013 - 2013

Informática Básica. (Carga horária: 20h). , Centro Educacional Presidente Médice, CEPM, Brasil.

2004 - 2004

Informática Avançada. (Carga horária: 52h). , SL Informática, SL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Organização de eventos

ARAUJO, M.S. . II Simpósio de Pesquisa e Formação de Professores. 2013. (Outro).

ARAUJO, M.S. . I Simposio Bahiano sobre a Infância e a Educação. 2013. (Outro).

ARAUJO, M.S. . V Semana de Pedagogia. 2012. (Outro).

ARAUJO, M.S. ; Alunos do III Semestre de Pedagogia . Encontros de História e Memória II - Os Pioneiros da Educação: Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Almeida Junior, Lourenço Filho e Paschoal Lemme.. 2012. (Outro).

Participação em eventos

Projeto de Extensão BrincaSol.Encontros de Aprofundamento e reflexão da práxis pedagógica de Educação Infantil. 2017. (Outra).

Semana Pedagógica O lúdico na Educação Infantil. 2017. (Encontro).

Projeto de Extensão BrincaSol.Encontros de Aprofundamento e reflexão da práxis pedagógica de Educação Infantil. 2016. (Outra).

Semana Pedagógica Faz de Conta na Educação Infantil. 2016. (Encontro).

Projeto de Extensão BrincaSol.Encontros de Aprofundamento e reflexão da práxis pedagógica de Educação Infantil. 2015. (Outra).

Semana Pedagógica - Centro de Convivência Infantil Casinha do Sol.Semana Pedagógica. 2015. (Outra).

Semana Pedagógica Teorias e Práticas na Educação Infantil. 2015. (Encontro).

BrincaSol - Encontros de aprofundamento e reflexão da práxis pedagógica de Educação Infantil.Discussões e Estudos refletindo a práxis pedagógica da Educação Infantil - Fevereiro à Junho. 2014. (Encontro).

BrincaSol - Encontros de aprofundamento e reflexão da práxis pedagógica de Educação Infantil.Refletindo a práxis pedagógica da Educação Infantil - Julho à Dezembro. 2014. (Encontro).

Encontro de Formação Lúdica: 10 anos do Projeto de Extensão BrincaSol. 2014. (Encontro).

I Seminário Sobre Metodologias Significativas de Ensino de Língua Portuguesa: novas perspectivas para o Ensino Fundamental e Médio. 2014. (Seminário).

Projeto de Extensão BrincaSol.Encontros de Aprofundamento e reflexão da práxis pedagógica de Educação Infantil. 2014. (Outra).

Semana Pedagógica - Centro de Convivência Infantil Casinha do Sol.Semana Pedagógica. 2014. (Outra).

Semana Pedagógica Criando Laços. 2014. (Encontro).

Uso dos porquês. 2014. (Outra).

Ano da alfabetização no Brasil - 50 anos da experiência de Paulo Freire em Angincos (RN). 2013. (Seminário).

Após 23 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, o que podemos comemorar no Município de Jequié-BA?. 2013. (Encontro).

Curso de Capacitação - Adoção Infantil 14h. 2013. (Outra).

Curso de Capacitação - Como montar uma brinquedoteca na escola - 40h. 2013. (Outra).

Curso de Capacitação - O primeiro dia de aula do professor - 2h. 2013. (Outra).

II Simpósio de Pesquisa e Formação de Professores. 2013. (Simpósio).

I Simposio Baiano sobre a Infância e a Educação nfantil. 2013. (Simpósio).

Mesa 22 - O lúdico na educação infantil: A criança enquanto sujeito de direitos. 2013. (Congresso).

Projeto de Extensão BRINCASOL: espaço de formação lúdica. 2013. (Oficina).

Semana Pedagógica - Centro de Convivência Infantil Casinha do Sol.Semana Pedagógica. 2013. (Outra).

V Fórum Internacional de Pedagogia (V FIPED). 2013. (Congresso).

Visita ao Museu Histórico de Jequié-BA. 2013. (Exposição).

Grupo de Estudos e Pesquisas.Estudante/Grupo de Estudo. 2012. (Outra).

V Semana de Pedagogia na UESB de Jequié. 2012. (Congresso).

CURSO DE LIBRAS - Projeto de Extensão: Aprender com as diferenças. 2011. (Outra).

Educação e Temas Contemporâneos II. 2011. (Outra).

II Ciclo de Debates Sobre Educação no Meio Rural. 2011. (Outra).

Jorge Amado quase 100. 2011. (Outra).

Curso de Capacitação - Rotinas Administrativas - 350h. 2009. (Outra).

Produções bibliográficas

  • ARAUJO, M.S. . A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO DO TRABALHO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS ABRIGADAS. In: V FIPED, 2013, Vitória da Conquista. Anais Fiped V(2013), 2013. v. 1. p. http://www.edit-revistas/fiped/.

  • ARAUJO, M.S. . Linguagem e socialização no CCI Casinha do Sol: relatando o projeto criando elos na adaptação das crianças. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, M.S. . A educação Infantil no Brasil: Um estudo da relação entre o cuidar e o educar no Centro de Convivência Infantil Casinha do Sol.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAUJO, M.S. . Avaliação como prática da ação educativa: um estudo sobre as práticas dos professores nas series iniciais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, M.S. . A Importância da Intervenção do Trabalho Lúdico das Crianças Abrigadas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, M.S. . A Inclusão de Crianças com Transtornos de Personalidade na Rede Regular de Ensino. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, M.S. . A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO DO TRABALHO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS ABRIGADAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAUJO, M.S. . Violência Escolar: Caracteristicas, Causas e Consequências. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, M.S. . Trabalho Infantil e escola: ampliando o conhecimento dos direitos da criança e do adolescente e desmitificando algumas ideologias. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARAUJO, M.S. . Paschoal Lemme: Um marxista entre os liberais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, M.S. . Paschoal Lemme: Um marxista entre os liberais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, M.S. . Teorias Linguísticas Aplicadas á Aquisição do Código escrito da Língua materna. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - Atual

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Lotada no Centro de Convivência Infantil Casinha do Sol-CCICSOL

2013 - 2015

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária de Educação Infantil, Carga horária: 20

Outras informações:
Lotada no Centro de Convivência Infantil Casinha do Sol-CCICSOL