Melina Ingrid Risso

Melina Risso é doutora e mestre em Governo e Administração Pública pela FGV e graduou-se em comunicação social na ESPM. É Diretora de Programas do Instituto Igarapé e co-autora do livro Segurança Pública para virar o jogo. Atua com o tema da Segurança Pública há mais de 15 anos. Foi diretora do Instituto Sou da Paz, OSCIP dedicada a reduzir a violência no país. Ao longo de sua trajetória trabalhou com formulação e implementação de políticas públicas, desenvolvimento de pesquisas, advocacy e atuação estratégica do terceiro setor. Tem uma ampla experiência no trabalho com as polícias e municípios. Participou de pesquisas ligadas ao tema de controle de armas, uso da força por parte das polícias e sistema de justiça criminal. Melina atuou também fora do Brasil. Foi visiting scholar na George Mason University na Virginia/EUA, palestrante em diversos eventos na América Latina como Women?s Forum; Tejiendo redes ? Geografía del delito da UNODC; V Seminario Internacional de Inteligência Estratégica da Polícia Nacional colombiana. Em 2011 foi a oradora da sociedade civil no monitoramento da Declaração de Genebra sobre violência armada e desenvolvimento do qual o Brasil é signatário. É co-fundadora do Movimento Agora!, membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e consultora do BID.Foi membro do CONASP (Conselho Nacional de Segurança Pública) e do CONJUVE (Conselho Nacional de Juventude).

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Administração Pública e Governo

2014 - 2018

Fundação Getúlio Vargas
Título: Da prevenção à incriminação: os múltiplos sentidos da abordagem policial
Cibele Franzese. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: polícia; abordagem policial; implementação de política pública; relação polícia-sociedade.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Mestrado em Gestão e Políticas Públicas

2009 - 2011

Fundação Getúlio Vargas
Título: DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE METAS DA CIDADE DE SÃO PAULO: OS CASOS DO CLUBE-ESCOLA E DO SISTEMA DE INDICADORES DE DESEMPENHO E RESULTADOS DA GESTÃO,Ano de Obtenção: 2011
Orientador: Antonio Gelis Filho

Graduação em Comunicação Social

1994 - 1998

Escola Superior de Propaganda e Marketing

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Sociedade Civil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Consad. Prevenção local da violência armada: a experiência do plano de controle de armas da cidade de São Paulo. 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

CIBELE FRANZESE

sem título; Início: 2014; Tese (Doutorado em Administração Pública e Governo) - Fundação Getúlio Vargas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

RISSO, M. . Anistia a amotinados volta ao debate com motim de PMs no Ceará. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RISSO, M. . Roda Viva: Projeto Anti Crime. 2019.

RISSO, M. . Só o Direito Penal não é suficiente para reduzir a criminalidade. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TEIXEIRA, A. ; Bruno Langeani ; LIgia Rechenberg ; RISSO, M. I. . O impacto da lei da cautelares nas prisões em flagrante na cidade de São Paulo. 2014. (Relatório de pesquisa).

Bruno Langeani ; RISSO, M. I. ; BAIRD, M. F. . De onde vêm as armas do crime: análise do universo de armas apreendidas em 2011 e 2012 em São Paulo. 2013. (Relatório de pesquisa).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2019 - Atual

    Instituto Igarapé

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora de Progamas, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Responsável pelo desenvolvimento e supervisão das linhas programáticas da organização, integrando as áreas de pesquisa, tecnologia e comunicação.

  • 2003 - 2014

    Instituto Sou da Paz

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Responsável por representação institucional nacional e internacionalmente; formulação de projetos estratégicos de prevenção da violência e atuação junto às polícias; relacionamento com atores estratégicos; condução de planejamentos estratégicos; supervisão da operação ? projetos de intervenção, advocacy e pesquisas; formação de equipe.

  • 2015 - 2015

    Centro de Pesquisas Jurídicas Aplicadas - FGV Direito SP

    Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Participação em projeto de pesquisa com vistas ao mapeamento de atores latino-americano atuantes no debate sobre marco regulatório das organizações da sociedade civil e estabelecimento de Fórum na região dedicado à melhoria do ambiente regulatório.