Juliane Aline Martins Santos

Possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pelo Centro Universitário do Leste de Minas - UNILESTE (2010) e mestrado (2015) em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É engenheira da Marinha do Brasil, atuando na Gerência de Meio Ambiente do Instituto de Estudos o Mar Almirante Paulo Moreira - Marinha do Brasil, em Arraial do Cabo ? RJ. Tem experiência em Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Resíduos de Serviços de Saúde, Educação Ambiental, Desenvolvimento de Projetos Socioambientais e Sistema de Qualidade.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos

2013 - 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS PARA O IEAPM ? MARINHA DO BRASIL,Ano de Obtenção: 2016
Andréa Medeiros Salgado.Coorientador: Fabiana Valéria da Fonseca. Palavras-chave: Resíduos; Resíduos Sólidos; Gerenciamento de Resíduos; Resíduos de Saúde; Resíduos de Laboratórios; Legislação Ambiental. Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Residuos Sólidos, Domésticos e Industriais. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Legislação Ambiental. Setores de atividade: Coleta, tratamento e disposição de resíduos; recuperação de materiais.

Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária

2006 - 2010

Centro Universitário do Leste de Minas Gerais
Título: Avaliação da qualidade da água com ênfase na ocorrência de cianobactérias em um sistema de reservatório em cascata no município de Ipatinga - MG
Orientador: Gabriela von Rückert Heleno
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Meio Ambiente

2004 - 2005

Centro Educacional de Suplência e Técnico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Propriedade Intelectual. (Carga horária: 75h). , Organização Mundial da Propriedade Intelectual, OMPI, Brasil.

2011 - 2012

Inglês. (Carga horária: 206h). , Easy Way International, EASY WAY, Brasil.

2010 - 2010

Erosão e Controle de Sedimentos -Téc. de Bioengenharia e aplic. de biomanta. (Carga horária: 10h). , Deflor Bioengenharia, DEFLOR, Brasil.

2010 - 2010

Como realizar apresentação de sucesso. (Carga horária: 16h). , Diretório Acadêmico Ciências Contábeis e Administraçãoção, DACCA, Brasil.

2010 - 2010

AutoCad. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, UNILESTEMG, Brasil.

2009 - 2009

Excel Avançado. (Carga horária: 16h). , Diretório Acadêmico Ciências Contábeis e Administraçãoção, DACCA, Brasil.

2007 - 2007

Compreendendo os veículos elétricos: Uma alternativa aos problemas ambient.. (Carga horária: 3h). , Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, UNILESTEMG, Brasil.

2007 - 2007

Macroinvertebrados Bentônicos como Bioindicadores de Qualidade de Água. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, UNILESTEMG, Brasil.

2007 - 2007

Práticas pessoais para o meio ambiente. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, UNILESTEMG, Brasil.

2007 - 2007

Restauração de Ecossistema Florest. como Estratégia de Coserv. dos Recursos. (Carga horária: 3h). , Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, UNILESTEMG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V Simpósio de Práticas de Gestão.Simpósio de Práticas de Gestão. 2015. (Simpósio).

X Bioincrustação Marinha - Bioinc. 2013. (Encontro).

11º Semana de Iniciação Científica e 2º Semana de Extenção.AVALIAÇÃO DA OCORRÊNCIA DE CIANOBACTÉRIAS E SUAS RELAÇÕES COM VARIÁVEIS AMBIENTAIS NO CLUBE DA USIPA. 2010. (Simpósio).

11º Semana de Iniciação Científica e 2º Semana de Extenção.Educação no trânsito aplicada aos funcionários motociclistas do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (UNILESTE ? MG). O uso correto e importância dos equipamentos de segurança de motocicletas.. 2010. (Simpósio).

11º Semana de Iniciação Científica e 2º Semana de Extenção.AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ÁGUA COM ÊNFASE NA OCORRÊNCIA DE CIANOBACTÉRIAS NO SISTEMA DE RESERVATÓRIO EM CASCATA DO CÓRREGO NOSSA SENHORA NA ÁREA DO PARQUE ZOOBOTÂNICO DA USIMINAS E DO CLUBE DA USIPA (IPATINGA MG). 2010. (Simpósio).

VI Congresso dos Cursos de Ciências Exatas - Conciex. Conciex. 2010. (Congresso).

10º Semana de iniciação Científica e 1º Semana de Extenção Unileste.AVALIAÇÃO DA OCORRÊNCIA DE CIANOBACTÉRIAS E SUAS RELAÇÕES COM VARIÁVEIS AMBIENTAIS NO CLUBE DA USIPA. 2009. (Simpósio).

V Congresso dos Cursos de Ciências Exatas - Conciex. Conciex. 2008. (Congresso).

V ENEEAmb - Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental. ENEEAmb. 2007. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Pedro Paulo de Oliveira Pinheiro

SALGADO, A. M.; FONSECA, F. V.; CAMPOS, J. C.; VAZ JUNIOR, C. A.;PINHEIRO, P. P. O.. Desenvolvimento de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Perigosos para o IEAPM-TEC Marinha do Brasil.. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Umiversidade Federal do Rio de Janeiro.

Juacyara Carbonelli Campos

SALGADO, A. M.; FONSECA, F. V.; PINHEIRO, P. P. O.;Campos, J. C.; VAZ JUNIOR, C. A.. Desenvolvimento de um plano de gerenciamento de resíduos perigosos para o IEAPM-TEC Marinha do Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Alain Fernandes Brandão

Estimativa de Capacidade de Carga Antrópica da Trilha do Farol Velho - Ilha do Cabo Frio; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Veiga de Almeida; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Fabiana Valéria da Fonseca

Desenvolvimento de um plano de gerenciamento de residuos para o IEAPM-Marinha do Brasil; 2016; Dissertação (Mestrado em Tecnologia dos processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Fabiana Valéria da Fonseca;

Andrea Medeiros Salgado

Desenvolvimento de um Plano de Gerenciamento de Resíduos para o IEAPM- Marinha do Brasil; 2016; Dissertação (Mestrado em Tecnologia processos químicos e bioquímicos) - EScola de Química - UFRJ,; Orientador: Andrea Medeiros Salgado;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RUCKERT, G. V. ; SANTOS, J. A. M. ; RAMINHO, F. G. . AVALIAÇÃO DA OCORRÊNCIA DE FLORAÇÃO DE CIANOBACTÉRIAS EM UM SISTEMA DE RESERVATÓRIOS EM CASCATA NO MUNICÍPIO DE IPATINGA. In: Congresso Brasileiro de Limnologia, 2011, Natal. AVALIAÇÃO DA OCORRÊNCIA DE FLORAÇÃO DE CIANOBACTÉRIAS EM UM SISTEMA DE RESERVATÓRIOS EM CASCATA NO MUNICÍPIO DE IPATINGA, 2011.

  • SOUZA, R. C. C. L. ; Martins, J. A. ; BRANDAO, A. F. ; BARBOSA, M. Z. ; GURGEL, F. O. M. J. . EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA ILHA DO CABO FRIO, ARRAIAL DO cABO - RJ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Martins, J. A. . Jornal da Record. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira. , Rua Kioto, nº 253, Praia dos Anjos, 28930000 - Arraial do Cabo, RJ - Brasil, Telefone: (22) 26229008, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro permanente do Conselho de Gestão

    Outras informações:
    Membro permanente do Conselho de Gestão Estratégico da Instituição na gestoria dos Projetos ?Mentalidade Marítima e Ilha do Cabo Frio?, pelo Departamento Regional do Abrigo do Marinheiro que é uma Associação sem fins lucrativos que tem por objetivo promover, dirigir, incentivar e colaborar com as iniciativas e eventos de caráter cívico, cultural, assistencial, social, esportivo e recreativo, dedicados a oficiais, praças, funcionários civis, pensionistas da Marinha do Brasil e respectivos dependentes, bem como despertar o amor à Marinha e às tradições navais, contribuindo para criar e manter junto à sociedade uma consciência sobre a importância do mar para o País.

  • 2015 - Atual

    Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro permanente do Sistema de Qualidade

    Outras informações:
    Membro permanente do Sistema de Qualidade da Instituição - Examinadora Voluntária no Programa Qualidade Rio da Rede Nacional Rumo à Excelência, da Fundação Nacional da Qualidade - FNQ, que difunde o Modelo de Excelência da Gestão (Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, dia 18 de janeiro de 2016) e Confecção do Relatório de Qualidade do IEAPM para o Programa Qualidade Rio, no critério Sociedade, itens Responsabilidade Socioambiental e Sociedade, certificado na Categoria Bronze no Prêmio Qualidade Rio - Ciclo 2015, no Programa da Rede Nacional Rumo à Excelência, da Fundação Nacional da Qualidade ? FNQ.

  • 2015 - Atual

    Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Confecção do livro Institucional

    Outras informações:
    Confecção do livro Institucional ?IEAPM 30 anos?, no item Ilha do Cabo Frio.

  • 2015 - Atual

    Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenação Projeto Ilha do Cabo Frio, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Integrante da Coordenação do Projeto educacional Ilha do Cabo Frio, que tem o objetivo de conscientizar sobre as riquezas culturais, biológicas e ambientais do mar, e particulares da Ilha do Cabo Frio, destinado à Família Naval e o público em geral, transmitindo a importância da Amazônia Azul. O Projeto visa também disponibilizar suas instalações para ser a extensão pedagógica de instituições de ensino, promover, difundir e popularizar a educação ambiental, as Ciências do Mar e sensibilizar os visitantes sobre a responsabilidade da preservação do ecossistema marinho e incentivar e estimular jovens a serem futuros inovadores e futuros cientistas na área de oceanografia.

  • 2015 - Atual

    Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Coleta Seletiva, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Membro Permanente da Comissão de Coleta Seletiva da Instituição, em cumprimento da Norma Técnica de Meio Ambiente - NORTAM 06.

  • 2015 - Atual

    Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Coleta Seletiva, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Membro Permanente da Comissão de Coleta Seletiva da Instituição, em cumprimento da Norma Técnica de Meio Ambiente - NORTAM 06.

  • 2014 - Atual

    Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro permanente no Conselho Municipal de MA

    Outras informações:
    Membro permanente no Conselho Municipal de Meio Ambiente em Arraial do Cabo, em reuniões mensais, representando a Instituição.

  • 2013 - Atual

    Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerência de Meio Ambiente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Elaboração de estratégias e mecanismos de acompanhamento para gestão ambiental da Instituição; Avaliação e controle das ações ambientais; Elaboração de indicadores, assim como consolidar e analisar seus resultados e tratar as não conformidades; Análise das necessidades referentes à preservação ambiental identificando os aspectos e tratando os impactos ambientais presentes; Atender às demandas de licenciamento ambiental junto aos órgãos competentes e fazer cumprir as legislações vigentes e normatizações específicas da Marinha do Brasil, para prevenir, minimizar e tratar impactos ambientais e Ordens Internas de padronização de procedimentos do IEAPM; Elaboração de relatórios técnicos e planificação de informações do setor; Acompanhamento, resposta e tratamento das Auditorias ambientais realizadas pela Inspeção Administrativa Militar (IAM); Realizar treinamentos nos programas ambientais; Apresentação de estudos, propostas técnicas e o estabelecimento de mecanismos de implantação (Elaboração dos PGRS) e acompanhamento de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Instituição, dos Laboratórios de Pesquisa e de Serviços de Saúde e membro da Comissão Coleta Seletiva Solidária que atende o Decreto Presidencial de doação de materiais recicláveis gerados em entidades da administração pública federal.

  • 2013 - Atual

    Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Instrutora na Exposição do Museu Oceanográf.

    Outras informações:
    Participação como instrutora na Exposição do Museu Oceanográfico do IEAPM, na edição 2013 em Brasília, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

    Atividades

    • 01/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Divisão de Gerência de Meio Ambiente, .,Cargo ou função, Membro permanente do Sistema de Qualidade da Instituição.

    • 02/2013

      Serviços técnicos especializados , Divisão de Gerência de Meio Ambiente, .,Serviço realizado, Desenvolvimento de Projeto de Educação Ambiental; Educação Ambiental; Gerenciamento de Resíduos.

  • 2011 - 2013

    Magnesita Refratários

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnica em Meio Ambiente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Acompanhamento de atividades de Gestão da Qualidade, assim como a manutenção dos procedimentos e processos implantados visando atender os requisitos dos clientes e da ISO 9001 (Gestão de documentos; análise e tratamento de não conformidades e ações corretivas; auditorias internas; controle de pendências; acompanhamento dos desenvolvimentos dos Indicadores de Performance e Metas e controle de treinamentos). Participação na Gestão da CIPA (secretariar e elaborar documentos), inspeções de segurança nas frentes de serviços e em equipamentos. Inspeções ambientais; Conscientização ambiental; Elaboração e manutenção de documentos e registros ambientais; Levantamento de aspectos e impactos ambientais.

  • 2010 - 2010

    ABL Consulting

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Auxiliar, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Principais Informações: Licenciamento Ambiental (LI, LP e LO); Elaboração de relatórios técnicos; Procedimentos para Obtenção de Outorgas de uso de recursos hídricos e Estudo de Impacto de Vizinhança (EIA).

  • 2009 - 2009

    Projeto Xerimbabo

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 6

  • 2009 - 2011

    Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Avaliação da qualidade de água com ênfase na ocorrência de cianobactérias no sistema de reservatório em cascata do Córrego Nossa Senhora na área do Parque Zoobotânico da Usiminas e do Clube da Usipa (Ipatinga MG). Objetivos: Correlacionar possíveis interferências das atividades do Parque zoobotânico e Centro de Biodiversidades da Usipa - CEBUS sob o sistema de reservatório em cascata do Córrego Nossa Senhora, para compreender os fatores que possam promover a ocorrência de florações de cianobactérias produtora de toxinas na lagoa Pedalinho, visando delinear medidas eficazes na recuperação da qualidade da água nesses corpos d?água.

  • 2008 - 2009

    Preserve o Muriqui

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Gestão, Carga horária: 5

  • 2008 - 2008

    Instituto Estadual de Florestas

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Acompanhamento de vistoria, Carga horária: 120

    Outras informações:
    Foram realizadas atividades de vistorias, perícias e fiscalizações para a minimização e/ou mitigação de impactos ambientais gerados por empreendimentos, manejos florestais e rurais, como averbações de reservas, vistoria para limpeza de pasto (licença para liberação de queimada legal) e perícia em supressão de vegetação em áreas de preservação permanente. O programa Promata também foi acompanhado, tendo como objetivo interligar as áreas remanescentes de Mata Atlântica às demais Unidades de Conservação, formando um corredor ecológico garantindo assim a interação e permanência das espécies da fauna e flora.

  • 2005 - 2006

    Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Matriz

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Monitora Educação Ambiental, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Palestras de Educação Ambiental em escolas e eventos; Atuação na gestoria do Programa de Educação Ambiental Institucional em conservação da Água denominado "Projeto Chuá"; Monitoria educativa de ETA e ETE; Gerenciamento de resíduos sólidos; Análises laboratoriais de parâmetros de Potabilidade de Água.

  • 2003 - 2004

    Almiro Bragança Contabilidade

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Contabilidade, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.