Susana da Mata Ramos Geppert

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGECI- UFRGS. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande -PPGEC - FURG, atuando na Linha de Pesquisa "Discursos, culturas e subjetividades na Educação em Ciências". Mestra em Letras- área de Concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Católica de Pelotas / UCPel. Graduada em Letras- Licenciatura Plena, pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG; Graduada em Pedagogia- Licenciatura Plena, pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Especialista em História do Rio Grande do Sul, pela Universidade Federal do Rio Grande. Foi Tutora do Curso de Pós-Graduação Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação (TIC-Edu) - FURG, em 2019. Integra o Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (GESE -FURG), atuando no campo Gênero e Ciência e dos Estudos Feministas, nas suas vertentes Pós-Estruturalistas, tendo como foco o estudo das Mulheres na Ciência e os processos de subjetivação que as constituem. Atuou, até 2022, como Secretária-Geral da Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação -PROPESP/FURG. Foi Docente da Faculdade Anhanguera do Rio Grande, no período de 2003 a 2011, atuando nos Cursos de Pós- Graduação MBA em Gestão de Pessoas, MBA em Gestão de Projetos, Pós-Graduação- Especialização em Marketing, Pós-Graduação- Especialização em Logística, dentre outros. Atuou nos Cursos de Graduação da mesma Universidade - Administração, Direito, Sistemas para Internet e Gestão Hospitalar. Atuou, também, no Ensino Pré-Escolar e Fundamental. Tem vasta experiência administrativa, atuando durante quinze anos no Gabinete do Reitor da FURG- Reitoria - FURG. Desempenhou funções como Secretária Geral da Divisão de Administração do Gabinete do Reitor/FURG, Supervisora do Núcleo de Legislação e Normas da FURG, Secretária da Assessoria de Assuntos Internacionais, Secretária do Conselho Superior do Conselho Universitário "Dr. Miguel Riet Corrêa Jr.", dentre outras funções. Também foi Secretária das Coordenações dos Cursos de Engenharia Química e de Engenharia de Alimentos- Escola de Química e Alimentos- EQA/FURG. Possui experiência nas áreas de Linguística Aplicada e Educação, atuando principalmente em questões envolvendo o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Sua área de atuação está vinculada ainda aos temas: ensino de língua portuguesa - práticas de leitura, produção de textos, análise linguística.

Informações coletadas do Lattes em 27/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Pós- Graduação em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde

2021 - Atual

UFRGS- UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Orientador: xxx

Doutorado em andamento em Pós-Graduação em Educação em Ciências

2021 - Atual

FURG- Universidade Federal do Rio Grande
Paula Regina Costa Ribeiro.

Mestrado em Letras

1999 - 2001

Universidade Católica de Pelotas
Título: Produção textual de alunos do Ensino Fundamental:Relações existentes entre oconhecimento prévio, planejamento do professor e a presença de outros textos., Ano de Obtenção: 2001
Vilson Leffa.Palavras-chave: Produção Textual.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Especialização em História do Rio Grande do Sul

1994 - 1994

Universidade Federal do Rio Grande

Aperfeiçoamento em Curso de Aperfeiçoamento em Didática e Metodologia

2008 - 2008

Faculdades Anhanguera do Rio Grande
Título: Didática no Ensino Superior. Ano de finalização: 2008

Graduação em Letras- Licenciatura Plena

1993 - 1997

Universidade Federal do Rio Grande

Graduação em Pedagogia- Licenciatura Plena

1989 - 1992

Universidade Federal do Rio Grande

Ensino Médio (2º grau)

1988 - 1990

Instituto de Educação Juvenal Miller

Formação complementar

2020 -

Extensão universitária em Ciclo de Debates: estudos e pesquisas em gêneros e sexualidades. (Carga horária: 24h). , FURG, FURG, Brasil.

2017 -

Inglês avançado. , Top Way School, TOP WAY, Brasil.

2023 - 2023

O Trabalho Remoto e o Teletrabalho. (Carga horária: 3h). , FURG- Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.

2023 - 2023

Exame de Proficiência em Língua Espanhola. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2022 - 2022

CURSO LIVRE: Linguagem Inclusiva de Gênero. (Carga horária: 4h). , FURG- Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.

2022 - 2022

Ciclo de Palestras Filosofias da Diferença e Pós-Estruturalismo. (Carga horária: 18h). , Universidade Federal do Ceará -UFC, UFC, Brasil.

2022 - 2022

O Trabalho Remoto e o Teletrabalho. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Rio Grande- FURG, FURG, Brasil.

2022 - 2022

CURSO DE DOCUMENTAÇÃO NARRATIVA DE EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO EM. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande- FURG, FURG, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Geografia. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFSul, IFSUL, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Produção de Vídeos usando OBS Studio e Kdenlive. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFSul, IFSUL, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Educação Ambiental. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFSul, IFSUL, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Filosofia I. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFSul, IFSUL, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Gêneros Textuais Acadêmicos. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFSul, IFSUL, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em História das Mulheres e Feminismos. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFSul, IFSUL, Brasil.

2021 - 2021

Exame de Proficiência em Língua Inglesa. (Carga horária: 1h). , Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.

2021 - 2021

Exame de Proficiência em Língua Inglesa. (Carga horária: 1h). , Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.

2021 - 2021

Produtividade, Gestão de Tempo e Propósito. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC-RS, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Boas Práticas de Fabricação. (Carga horária: 8h). , FURG, FURG, Brasil.

2020 - 2020

Competências Profissionais, Emocionais e Tecnológicas para Tempos de Mudanç. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC-RS, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Leitura e Compreensão de Textos em Inglês. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande- FURG, FURG, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Curso de Leitura e Compreensão de Textos em Inglês. (Carga horária: 36h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.

2012 - 2012

Ética e Serviço Público - Turma 1.5/2012. (Carga horária: 25h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2009 - 2009

Atualização Administrativa do Serviço Público. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.

2008 - 2009

Curso de Aperfeiçoamento em Didática e Metodologia. (Carga horária: 290h). , Faculdades Anhanguera do Rio Grande, FAC, Brasil.

2005 - 2005

II Curso de Internalização para Docentes. (Carga horária: 40h). , Faculdades Anhanguera do Rio Grande, FAC, Brasil.

2004 - 2004

I Curso de Internalização para Docentes. (Carga horária: 16h). , Faculdades Anhanguera do Rio Grande, FAC, Brasil.

1993 - 1993

Estágio Curricular - Disciplina -Didática. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Organização de eventos

Geppert, Susana da Mata Ramos . Seminário Integrador: Gese 20 anos-Celebrar, resistir e reinventar. 2022. (Outro).

RAMOS, S. M. . Comissão Organizadora das Atividades alusivas aos 50 anos da FURG. 2019. (Outro).

RAMOS, S. M. . I EMEEC Sul. 2017. (Outro).

RAMOS, S. M. . Organização do Curso O que é ser Engenheiro de Alimentos. 2015. (Outro).

RAMOS, S. M. . Organização da Semana Nacional da Ciência e tecnologia: Alimentos e Foco. 2015. (Outro).

RAMOS, S. M. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: Alimentos em Foco. 2015. (Congresso).

RAMOS, S. M. . Comissão de Eventos da FURG. 2007. (Outro).

Participação em eventos

V Ciclo de Debates: estudos e pesquisas em gêneros e sexualidades.Mulheres Cientistas dos Cursos de Pós-graduação em Engenharia de uma Universidade Federal brasileira: experiências e desafios. 2024. (Seminário).

VII Seminário Integrador do Gese, X Mostra Cultural sobre Diversidade Sexual e de Gênero, I ABETH na Pista.Mulheres CIentistas dos Cursos de Pós-Graduação em Engenharia de Uma Universidade Federal Brasileira: Experiências e Desafios. 2024. (Seminário).

I Simpósio Brasil - Reino Unido sobre Mulheres e Ciência. 2023. (Simpósio).

Live Meninas Brasileiras e STEAM: O abismo do presente e a oportunidade de um novo futuro. 2023. (Outra).

Seminário Mulheres na Ciência e Tecnologia: Repensando Gênero e Ciência",. 2023. (Seminário).

VII Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual (VII CISES). MULHERES E CIÊNCIA: UM OLHAR PARA AS NARRATIVAS E PARA AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE CIENTISTAS MÃES, NA PANDEMIA. 2023. (Congresso).

1º SEJA FURG.I SEJA FURG. 2022. (Outra).

CRIARG -HACKATON - soluções para a cidade de RG - Exposição GESE.GESE -20 anos. 2022. (Encontro).

III Ciclo de Debates: estudos e pesquisas em gêneros e sexualidades.Mulher e Ciência: um olhar para os cursos de Pós-Graduação, na área de Engenharia, da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. 2022. (Encontro).

I Seminário Tecituras em Redes de Discussões e Afetos: Interfaces com as Questões de Gênero e Sexualidade. 2022. (Seminário).

IV Colóquio Diálogos Interdisciplinares sobre Gênero, Raça e Sexualidade. MULHERES E CIÊNCIA: UM OLHAR PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO, DA ÁREA DE ENGENHARIA, DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA. 2022. (Congresso).

O que você quer ser quando Crescer?. 2022. (Outra).

Palestra -A Educação e a questão da Diversidade em meio às Guerrasc. 2022. (Outra).

Palestra Estratégias para desgenerificar o currículo. 2022. (Outra).

Palestra Gênero e Ciência: Ações afirmativas e equidade. 2022. (Outra).

Seminário Integrador: Gese 20 anos-Celebrar, resistir e reinventar,. 2022. (Seminário).

VIII Seminário Corpo Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional.MULHERES E CIÊNCIA: UM OLHAR PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO, DA ÁREA DE ENGENHARIA, DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA. 2022. (Seminário).

?I Seminário Internacional de Pesquisa Narrativa: experiências, formação docente e políticas na educação. 2021. (Seminário).

20ª Mostra de Produção Universitária. Mulheres e Ciência: em foco os Cursos de Pós-Graduação da área de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande- FURG. 2021. (Congresso).

Ciclo de Palestras Mulheres na Filosofia. 2021. (Outra).

Foucault, os Feminismos e a História - Seminário Instituto Racionalidades. 2021. (Encontro).

I Ciclo de Debates: Estudos e Pesquisas em Gêneros e Sexualidades.Ciclo de Debates. 2021. (Encontro).

I Encontro Interinstitucional do PPGECi - UFRGS.Encontro Interisntitucional. 2021. (Encontro).

II Ciclo de Debates: estudos e pesquisas em gêneros e sexualidades,.Ciclo de Debates. 2021. (Outra).

Palestra Sextas de Gênero - Série Debates, Gênero e Educação. 2021. (Outra).

Seminário Identidade de Gênero, Orientação Sexual e Neurociência: escola acolhedora da diversidade. 2021. (Seminário).

Seminário Instituto Racionalidades - As Humanidades no contemporâneo: uma aposta política nas diferenças,. 2021. (Seminário).

Webnar - Oratória e Linguagem não verbal na Educação. 2021. (Outra).

19. Mostra de Produção Universitária. 2020. (Congresso).

Ciclo de Debates: Estudos e Pesquisas em Gêneros e Sexualidades. 2020. (Encontro).

Empreendedorismo para além do Gênero: Novas Perspectivas, novos comportamentos. 2020. (Seminário).

Encontro das Mulheres nos Espaços de Poder. 2020. (Encontro).

Encontro Homens e Mulheres em Trabalho Remoto: um bate papo sobre masculinidades. 2020. (Encontro).

IV Congresso Brasileiro de Tendências e Inovação na Educação. 2020. (Congresso).

UP - Unindo Perspectivas - Semana Global do Empreendedorismo. 2020. (Simpósio).

Webnar -Entretenimento, Plataformas Digitais e Educação. 2020. (Outra).

1. Congresso Internacional de Estudos de Língua e Literatura Estrangeiras. 2019. (Congresso).

7º Seminário Nacional de Linguística e Língua Portuguesa, do 1º Congresso Internacional de Estudos de Língua e Literatura Estrangeiras e do 1º Seminário Integrado de Pós-Graduação em Letras. 2019. (Congresso).

Como incentivar a leitura no Brasil: desafios para criar um país leitor. 2017. (Congresso).

I Encontro de Microscopia, Espectroscopia, Espectrometria e Cromatografia da Região Sul- I EMEEC-Sul. 2017. (Encontro).

Redação Científica: Why & How to Write a Paper Effectively. 2017. (Seminário).

Seminário O que é ser um Engenheiro de Alimentos.Seminário O que é ser um Engenheiro de Alimentos. 2015. (Seminário).

VIII Congresso das Secretárias da Universidades Brasileira- UFPR. 2014. (Congresso).

Ética e Serviço Público - ENAP. 2012. (Outra).

VII Congresso das Secretárias das Universidades Brasileiras- UFU. 2012. (Congresso).

Semana do Secretariado da FURG. 2011. (Encontro).

VI Congresso de Secretárias das Universidades Brasileiras - UFRGS. 2010. (Congresso).

IV Congresso de Secretárias das Universidades Brasileiras - UFSC. 2006. (Congresso).

II Curso de Internalização Institucional para Docentes. 2005. (Encontro).

1º Curso de Internalização Institucional. 2004. (Outra).

II CIDEAD - Ciclo de Debates de Administração do Rio Grande do Sul. 2004. (Congresso).

Palestra Gerencial - Líderes eficazes - empresas vencedoras. 2004. (Outra).

I CIDEAD - Ciclo de Debates de Administração do Rio Grande do Sul. 2003. (Congresso).

II SENALE - II Seminário sobre Linguagem e Ensino -UCPel. 1999. (Seminário).

Tópicos de Sociolinguística Histórica: Português e Espanhol - UCPel. 1999. (Seminário).

Leitura de Textos em Inglês: uma Abordagem Instrumental. 1997. (Seminário).

Leitura e Compreensão de Textos em Inglês: uma abordagem instrumental. 1997. (Outra).

Seminário Internacional 500 Anos do Tratado de Tordesilhas. 1994. (Seminário).

Seminário Internacional Rio Grande do Sul: Pesquisa & Abordagens Interdisciplinares. 1994. (Seminário).

II SEABI - Semana Acadêmica de Biblioteconomia da FURG- 40 h. 1993. (Congresso).

I Seminário Internacional de Pesquisa Narrativa: experiências, formação docente e políticas na educação. 1993. (Seminário).

Seminário " A Educação numa Perspectiva Interdisciplinar e o Movimento Social". 1993. (Seminário).

Seminário " Educação e Mundo Contemporâneo". 1993. (Seminário).

Seminário Internacional "Pensar a Revolução Federalista". 1993. (Seminário).

O Teatro na Pré-Escola - FURG. 1992. (Seminário).

Jornada Pedagógica " A Educação através do Movimento". 1991. (Outra).

Seminário de Alfabetização - um Desafio de nosso Tempo - FURG. 1990. (Seminário).

I Semana Acadêmica de Pedagogia - FURG. 1989. (Outra).

I Encontro Regional de Alfabetização. 1988. (Encontro).

I Jornada de Debates sobre o Ensino de Ciências. 1988. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Alana Carmo de Oliveira

Geppert, Susana da Mata Ramos; Caseira, Fabiani Caseira; Feijó, Ana Paula. O prazer (des) conhecido: uma revisão sobre o prazer da sexualidade de mulheres negras no Brasil. 2025. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação para Sexualidade) - FURG- Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Gérson Donizete de Araújo

RAMOS, S. M.; MATTOS, M.; NOGUEIRA, J.. A análise do Processo de Certificação de Acreditação Hospitalar da Organização Nacional (ONA) no Contexto da Gestão da Qualidade de Saúde. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande.

Aluno: ANA PAULA XAVIER

RAMOS, S. M.; D' ÁVILA, L.; NOGUEIRA, J.. A importância da Comunicação como Prevenção - HPV.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande.

Aluno: Maicon de Barros Lemos

RAMOS, S. M.; HAMILTON, C.; NOGUEIRA, J.. A importância da Qualidade nos Serviços de Urgência e Emergência. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande.

Aluno: Carlos Augusto Soares

RAMOS, S. M.; HAMILTON, C.; NOGUEIRA, J.. A Saúde do Trabalhador da Saúde. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande.

Aluno: Alexandra Fonseca Meireles

RAMOS, S. M.; HAMILTON, C.; NOGUEIRA, J.. Papel do Gestor Frente às Doenças Cardiovasculares. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande.

Aluno: Carmen Vera Briese Martins

RAMOS, S. M.; HAMILTON, C.; NOGUEIRA, J.. Educação em Saúde para Cuidadores Familiares, Clientes-Pacientes com AVC. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande.

Aluno: Helen Cassia Mendonça Monte

RAMOS, S. M.; MATTOS, M.; NOGUEIRA, J.. A importância da Gestão Hospitalar para a Região. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande.

Aluno: Cíntia Lucas

RAMOS, S. M.; HAMILTON, C.; NOGUEIRA, J.. Prevenção da Obesidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande.

Aluno: Jórgia Duarte Leitão

RAMOS, S. M.; HAMILTON, C.; NOGUEIRA, J.. Infecção Hospitalar: a importância da Lavagem das Mãos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande.

Aluno: Luciane Garcia Duarte

RAMOS, S. M.; HAMILTON, C.; NOGUEIRA, J.. Gestão de Hotelaria Hospitalar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande.

Aluno: Patrícia Graff Costa

RAMOS, S. M.; HAMILTON, C.; NOGUEIRA, J.. Inclusão de Deficientes. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande.

Aluno: Nadir B

RAMOS, S. M.; HAMILTON, C.; NOGUEIRA, J.. Duarte.Administração Hospitalar Setorial. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande.

Aluno: Fabiane Pinho Furtado

RAMOS, S. M.; HAMILTON, C.; NOGUEIRA, J.. Assistência e Gestão de Enfermagem em Saúde. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande.

Aluno: Roberta Funchal

RAMOS, S. M.; HAMILTON, C.; NOGUEIRA, J.. Assistência na Qualidade do atendimento ao Cliente com Ênfase na Gestão de Qualidade Total. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande.

Aluno: Dirce Irene de Oliveira

RAMOS, S. M.; HAMILTON, C.; NOGUEIRA, J.. Administração de Materiais e Equipamentos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande.

Aluno: Alisson Martins dos Santos

RAMOS, S. M.; MATTOS, M.; NOGUEIRA, J.. Marketing em Dependência Química. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande.

Aluno: Cleusa Maurente Cunha Camargo

RAMOS, S. M.; MATTOS, M.; NOGUEIRA, J.. Aleitamento Materno: desmame precoce- o posicionamento do Gestor em Saúde frente a essa situação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande.

Aluno: Débora de Souza

RAMOS, S. M.; MATTOS, M.; NOGUEIRA, J.. Marketing nos Serviços de Saúde: satisfação dos Clientes de Planos Odontológicos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande.

Aluno: Marilene Pereira

RAMOS, S. M.; MATTOS, M.; NOGUEIRA, J.. Pesquisa para Elaboração de Projeto de Marketing Hospitalar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande.

Aluno: Michele Domingues Nunes

RAMOS, S. M.; MATTOS, M.; NOGUEIRA, J.. Atenção humanizada em uma UTI Neonatal. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande.

Aluno: Wagner Leitão

RAMOS, S. M.; MATTOS, M.; NOGUEIRA, J.. Implantação de Equipes de Atendentes de Emergência em Empresas na Zona Rural. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande.

Aluno: William Peter Rocha Ayres

RAMOS, S. M.; MATTOS, M.; NOGUEIRA, J.. Gerenciamento de Resíduos Líquidos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande.

Aluno: Ana Maria Garima

RAMOS, S. M.; MATTOS, M.; NOGUEIRA, J.. Lavanderia Hospitalar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande.

Aluno: Priscila Costa Vieira

RAMOS, S. M.; Mattos, Marcelo. Gestão de Qualidade em Gestão de Pessoas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande.

Aluno: Eliza Schroeder

RAMOS, S. M.; D' ÁVILA, L.; NOGUEIRA, J.. Gestão em Unidades Básicas de Saúde. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande.

Aluno: ANA PAULA XAVIER

RAMOS, S. M.; D' ÁVILA, L.; NOGUEIRA, J.. Contribuição Crítica sobre Planos de Saúde para a Terceira Idade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande.

Aluno: Daiana Correa

RAMOS, S. M.; NOGUEIRA, J.; D' ÁVILA, L.. Administração Hospitalar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande.

Aluno: Diovana Borges

RAMOS, S. M.; D' ÁVILA, L.; NOGUEIRA, J.. Planejamento Estratégico e Gestão de Produção Aplicado ao Laboratório de Análises Clínicas da FURG. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande.

Aluno: Liane Borges

RAMOS, S. M.; D' ÁVILA, L.; NOGUEIRA, J.. Humanização na Saúde: Humanização do Ambiente Hospitalar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande.

Aluno: Sabrine Martins

RAMOS, S. M.; D' ÁVILA, L.; NOGUEIRA, J.. O Gestor e seu Papel na Criação e Implantação de um serviço de Atendimento Fitoterápico e Homeopático na Cidade do Rio Grande. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande.

Aluno: Vanessa Elacosta

RAMOS, S. M.; D' ÁVILA, L.; NOGUEIRA, J.. Remuneração Variável. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande.

Aluno: Felipe Braga

RAMOS, S. M.; D' ÁVILA, L.; NOGUEIRA, J.. Farmácia Hospitalar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande.

Aluno: Isabel Velho

RAMOS, S. M.; D' ÁVILA, L.; NOGUEIRA, J.. Viabilidade da Constituição de um Asilo Público. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande.

Aluno: Lilieda Minuto da Silva

RAMOS, S. M.; D' ÁVILA, L.; NOGUEIRA, J.. Satisfação do Cliente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande.

Aluno: Elisabete Domingues Pereira

RAMOS, S. M.; HAMILTON, C.; NOGUEIRA, J.. Humanização: Humanizar é Preciso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande.

RAMOS, S. M.; VIEIRA, S.; GARCIA, N. M.. 20ª. Mostra de Produção Universitária. 2021. Universidade Federal do Rio Grande- FURG.

Orientou

Luciana Juliano

O Professor Universitário e a Motivação em sala de aula; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Christine Yates Hallal

Ecopedagogia - Uma nova Educação; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Jackson Negalho Medeiros

As Tecnologias da informação e da comunicação como Suporte ao Fluxo da Informação do Ensino: uma breve Abordagem sobre a Utilização da Wikipédia; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Marcelo Votto Teixeira

O Ensino da Ética Profissional nos Cursosd de Graduação de Biblioteconomia no Sul do Brasil; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Renata Otero Ribeiro

Aprendizagem da Docência: Professor Formador do Futuro; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Wladimir Lauz Medeiros

A Formação da Identidade do Professor Universitário no Processo de Construção e Reconstrução do Saber; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

EDAIANE JOANA LIMA BARROS

A Residência em Enfermagem: Encontros e Desencontros da Profissão; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Luciana Daunis Zanetti

Eduacação a Distância: a Tecnologia a Serviço da Graduação; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Clarisete Mendes de Oliveira

A Aprendizagem à Luz da Complexidade; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Patrícia Pinto Noronha

O Ser Professor: O Processo Reflexivo embricado à Pesquisa e suas Possibilidades da Ação na Educação; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Ilda V

S; Mendes; A Relação entre a Prática edagógica, o Professor e o Planejamento em Educação; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Maria de Lourdes Moraes Costa

A Ecopedagogia e o Contexto Educacional; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Tisa Echevarria Leite

A Educação Continuada do Professor Universitário; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Christina Barski Ribeiro

A Tecnologia a Serviço da educação: O Professor como conector da Aprendizagem e seu Coompromisso com a Formação da Sociedade; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Luciana Oliveira

A Educação a distância X estudo tradicional; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Eliza A

Schroeder; Gestão em Unidades Básicas de Saúde; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

ANA PAULA XAVIER

A importância da Comunicação como Prevenção - HPV; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Bianca Bitar

Contribuição Crítica sobre Planos de Saúde para a Terceira Idade; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Daiana Correa

Administração Hospitalar; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Diovana L

Borges; Planejamento Estratégico e Gestão de Produção Aplicado ao laboratório de Análises Clínicas da FURG - Rio Grande; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Liane R

Borges; Humanização na Saúde: humanização do Ambiente Hospitalar; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Lilieda Minuto da Silveira

Satisfação do Cliente; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Sabrine Campello Martins

O Gestor e seu Papel na Criação e Implantação de um Serviço de Atendimento Fitoterápico eHomeopático na Cidade do Rio Grande; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Vanessa Goulart das N

Elacosta; Remuneração Variável; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Felipe Malta Braga

Farmácia Hospitalar; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Isabel Celeste Velho

Viabilidade da Constituição de um Asilo Público; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Alexandra Fonseca Meireles

Papel do Gestor Frente às Doenças Cardiovasculares; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Carlos Augusto Soares

A Saúde do Trabalhador da Saúde; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Carmen Vera Briese Martins

Educação em Saúde para Cuidadores Familiares, Clientes-Pacientes com AVC; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Cintia de Lima Lucas

Prevenção da Obesidade; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Elisabete Domingues Pereira

Humanização: Humanizar é Preciso; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Jórgia Duarte Leitão

Infecção Hospitalar: a importância da Lavagem das Mãos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Luciane Garcia Duarte

Gestão de Hotelaria Hospitalar; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Maicon de Barros Lemos

A importância da Qualidade nos Serviços de Urgência e Emergência; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Patrícia Graff Costa

Inclusão de Deficientes; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Nadir B

Duarte; Administração Hospitalar Setorial; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Fabiane Pinho Furtado

Assistência e Gestão em Enfermagem em Saúde; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Roberta Funchal

Assistência na Qualidade do Atendimento ao Cliente com Ênfase na Gestão de Qualidade Total; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Dirce Irene de Oliveira

Administração de Materiais e Equiapmentos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

William Peter Rocha Ayres

Gerenciamento de Resíduos Líquidos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Ana Maria Garima

Lavanderia Hospitalar; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Alisson M

dos Santos; Marketing em Dependência Química; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Cleusa Maurente Cunha Camargo

Aleitamento Materno: desmame precoce - o posicionamento do Gestor em Saúde frente a essa situação; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Débora Dolevka de Souza

Marketing nos Serviços de saúde: satisfação dos Clientes de Planos Odontológicos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Gérson Donizete de Araújo

A análise do Processo de Certificação de Acreditação Hospitalar da Organização Nacional (ONA) no Contexto da Gestão da Qualidade de Saúde; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Helen Cassia Mendonça Monte

A importância da Gestão Hospitalar para a Região; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Marilene Nunes Pereira

Pesquisa para Elaboração de Projeto de Marketing Hospitalar; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Michele D

Nunes; Atenção Humanizada em uma UTI Neonatal; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Priscila Costa Vieira

Gestão de qualidade em Gestão de Pessoas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Wagner Lopes Leitão

Implantação de Equipes de Atendentes de Emergência em Empresas da zona Rural; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Hospitalar) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Diego Bastos e Morel Mello

Importância da Logística Aquaviária no Mercado Gaúcho: uma abordagem bibliográfica; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Nathália L

Xavier; Taíse P; Ahrens e Viviane G; Brum; Arroz Orgânico: um novo entrante; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Mireja da Silva e Patrícia Viatroski Carvalho

A importância de avaliar o perfil psicológico em um plano de carreira eficiente; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Gabriela Antonacci, Lisliê R

Obelar e Murilo C; Teixeira; Fidelização de clientes; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Glênio Cruz, João Bueno e Marcelo Vieira

Navios de transporte marítimo: um estudo classificat[ório do modal moderno; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Kátia Lexistão, Liliane Botelho e Miriam Ceiglinski

A Liderança como fator de estresse; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Fernanda Lourenço, Helen Bucki e Lidiane Brignol

Balanced Scorecard como feramenta de Planejamento na Gestão Pública; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Jonathan Crossley e Ricardo Gautério

Qualidade em serviços: um estudo de caso na área de Assessoria Jurídica; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Roseléia Antiqueira e Viviane Neitzel

Motivação no ambiente de trabalho; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Joselaine Leitzke, Rosali Coelho e Tati Goulart

A importância da implantação do sistema de Gestão Ambiental a partir da Notma ISO 14001 nas organizações; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Aline Villant e Amanda Martins

Planejamento Estratégico de Recursos Humanos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Tatiane Zanotti e Vanessa T

de Azevedo; Braskem S; A; : análise financeira; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Diquerson de Barros, Paulo Corrêa e Wagner Crescêncio

Projetando um modelo ideal de estrutura portuária; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Patrícia Veiga, Paulo de Souza e Rita de Cassia Pereira

Clima organizacional nas empresas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Fabina Spies e Simone Sá da Silva

Hotel Atlântico: motivação no progresso organizacional; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Heider Mattos, Maria Isabel Silva e Taiz da Silva

Qualidade e Vida no Trabalho: um estudo teórico; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Eduardo Nunes, Marcelo Oliveira e Sérgio Silva

O perfil da conquista profissional; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Albert Pontes, Francisco Arona e Glauber Pinheiro

Revitalizaçã Turístico-gastronômica na cidade de São José do Norte; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Daiane Costa de Lima e Fernando B

de Freitas; A importânciado treinamento e desenvolvimento na cosntrução de uma culktura voltada para a Gestão de Qualidade; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Leonardo Obelar, Marcio de Araujo Dias e Max Schultz

Transporte de ontainers através do Modal Ferroviário; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Debora Pelegrinotti e Renata Alves

Pesquisa de Clima Organizacional no Setor Administrativo da Empresa TECON Rio Grande S; A; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Aline Corêa, Jocasta R

Kewecko e Kerol Fernandes; Gestão de competências: um estudo do perfil do Gestor Hoteleiro na cidade do Rio Grande; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Cleber Maciel Pucinelli e Helena Betariz S

Regis; Impacto do ambiente de trabalho na Saúde de profissionais do Setor Financeiro; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Fabiane Marques e Joel Goular Júnior

Marketing de relacionamento como ferramenta de fidelização:uma análise de uma empresa de mídia; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Filipe de Oliveira Branco, Filipe da Costa e Dênis Cunha

Análise do Impacto causado pelo Projeto Investopem; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Bruno Tavares, Liliane Branco e Scherer Corrêa

Processo de imnplementação do sistema Oracle ao gerenciamento da cadeia de suprimento do Consórcio CBPO / Pedrasul/Carioca/Ivaí; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Bárbara P

de Lima, Fabiane C; Machado e LÇaura Lemos; Marketing de serviços como diferncial no Varejo; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Antonio da S

Britto e João Pedro Jabor Gautério; Satisfação no ambiente de trabalho; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Alencar Vicentini, fabio D

da Silva e Sami Zaher; E-Business; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Thiago de O

Scheffer; processo Seletivo de Recrutamento e Seleção - Frutas Scheffer; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Susana da Mata Ramos Geppert;

Produções bibliográficas

  • Geppert, Susana da Mata Ramos ; RIBEIRO, PAULA REGINA COSTA . NARRATIVAS DE MULHERES CIENTISTAS NA PANDEMIA DA COVID-19: SENTIDOS, VIVÊNCIAS E DESAFIOS. REVISTA DE CIÊNCIAS HUMANAS - EDUCAÇÃO , v. 25, p. 147-172, 2024.

  • Geppert, Susana da Mata Ramos ; RIBEIRO, PAULA REGINA COSTA . Mulheres e Ciência: um olhar para as narrativas e para as produções científicas de cientistas mães, na pandemia. In: Filomena Teixeira; Ana Frias; Susana Silveira; Dulce Vaz; José Morgado; Paulo Rennes Marçal Ribeiro; Ana Cláudia Bortolozzi; Isabel Chagas; Teresa Vilaça; Isabel Martins; Célia Regina Rossi; Sónia Martins de Melo. (Org.). (Org.). MULHERES E CIÊNCIA: UM OLHAR PARA AS NARRATIVAS E PARA AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE CIENTISTAS MÃES, NA PANDEMIA DA COVID-19. 01ed.Coimbra - Portugal: Escola Superior de Educação de Coimbra, 2024, v. 1, p. 69-74.

  • RAMOS, S. M. . A Leitura e o Processo de Produção Textual. Revista FURG em Notícia, Rio Grande, 01 dez. 1999.

  • RAMOS, S. M. ; Angélica Miranda ; PINHEIRO, L. ; FARIA, M. ; MEIRELES, ROSANGELA . A Educação como Ação Transformadora. Jornal Agora, Rio Grande, 30 set. 1994.

  • Geppert, Susana da Mata Ramos ; RIBEIRO, PAULA REGINA COSTA . MULHERES E CIÊNCIA: UM OLHAR PARA AS NARRATIVAS E PARA AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE CIENTISTAS MÃES, NA PANDEMIA DA COVID-19. In: VII Congresso Internacional Sexualidade e Educação Sexual, 2023, Coimbra - Portugal. Género, Diversidade Sexual e Direitos Humanos. Coimbra- Portugal: Escola Superior de Educação de Coimbra, 2023. p. 69-74-69-74.

  • GEPPERT, S. M. R. ; RIBEIRO, P. R. C. ; RAMOS, S. M. . MULHERES E CIÊNCIA: UM OLHAR PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO, DA ÁREA DE ENGENHARIA, DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA. In: VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade. IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade. IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade Gênero, Saúde e Sustentabilidade, 2022, Rio Grande. VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade. IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade. IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade Gênero, Saúde e Sustentabilidade, 2022. v. 11. p. 01-11.

  • GEPPERT, S. D. M. R. ; RIBEIRO, P. R. C. ; RAMOS, S. M. . MULHERES E CIÊNCIA: EM FOCO OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO DA ÁREA DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE- FURG. In: 21ª MPU- Mostra de Produção Universitária - Educar em termos de (in) certezas: transgredir, ousar e esperançar, 2021, Rio Grande. MULHERES E CIÊNCIA: EM FOCO OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO DA ÁREA DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE- FURG, 2021. v. XX. p. 1.

  • GEPPERT, S. M. R. ; RIBEIRO, PAULA REGINA COSTA . Mulheres Cientistas dos Cursos de Pós-Graduação em Engenharia de uma Universidade Federal Brasileira: Experiências e Desafios. In: VIII Seminário Integrador do Gese, I Mostra Cultural sobre Diversidade Sexual e de Gênero, I ABETH na Pista, 2024, Rio Grande. Livro de Resumos VIII Seminário Integrador do Gese, I Mostra Cultural sobre Diversidade Sexual e de Gênero, I ABETH na Pista. Rio Grande: Editora da FURG, 2024. p. 31-32.

  • RAMOS, S. M. ; Ivalina Porto . Planejamento Integrado entre Orientação Educacional e Supervisor Escolar: Realidade ou Utopia. In: II Congresso de Iniciação Científica UFPel/FURG, 1993, Rio Grande - RS. Congresso de Iniciação Científica, 1993.

  • RAMOS, S. M. ; Dorilda Grolli ; outros . A Construção da Identidade Feminina nas Comunidades de Pescadores Artesanais da Lagoa dos Patos. In: Congresso de Iniciação Científica, 1992, Rio Grande - RS. I Congresso de Iniciação Científica, 1992.

  • Geppert, Susana da Mata Ramos ; RIBEIRO, PAULA REGINA COSTA . Mulheres Cientistas dosCursos de Pós-graduação em Engenharia de uma Universidade Federal brasileira: experiências edesafios. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Geppert, Susana da Mata Ramos ; RIBEIRO, PAULA REGINA COSTA . MULHERES E CIÊNCIA: UM OLHAR PARA AS NARRATIVAS E PARA AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE CIENTISTAS MÃES, NA PANDEMIA DA COVID-19. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Geppert, Susana da Mata Ramos ; RIBEIRO, PAULA REGINA COSTA . Mulheres e Ciência: Um Olhar para os Cursos de Pós-Graduação, da Área De Engenharia, de uma Universidade Federal Brasileira. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Geppert, Susana da Mata Ramos ; RIBEIRO, PAULA REGINA COSTA . Mulheres e Ciência: em foco os Cursos de Pós-Graduação da área de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande- FURG. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Geppert, Susana da Mata Ramos ; RIBEIRO, PAULA REGINA COSTA . MULHERES E CIÊNCIA: EM FOCO OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO DA ÁREA DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE- FURG. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RAMOS, S. M. ; Ivalina Porto ; Maria Fani Scheibel . Planejamento Integrado entre Orientador Educacional e Supervisor Escolar: Realidade ou Utopia?. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMOS, S. M. ; Dorilda Grolli . A Construção da Identidade Feminina nas comunidades de Pescadores Artesanais da Lagoa dos Patos. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMOS, S. M. . Significação e Contexto: uma Introdução a Questões de Semântica e Pragmática. Pelotas: UFPel, 2000 (Revista).

Outras produções

RAMOS, S. M. . Correção dos textos veiculados nos informativos 1/2020 e 2/2020 - Grupo PET- EA. 2020.

RAMOS, S. M. . Correção dos textos veiculados nos informativos do ano de 2018 - Grupo PET-EA- FURG. 2019.

RAMOS, S. M. . Correção dos textos veiculados nos informativos 2/2019 e 3/2019 - PET-EA. 2019.

RAMOS, S. M. . Correção das Redações do Grupo PET - Engenharia de Alimentos- PET - EA- Edital 03/2019. 2019.

RAMOS, S. M. . Correção das Redações do Grupo PET - Engenharia de Alimentos- PET - EA- Edital 01/2017. 2017.

RAMOS, S. M. . Correção dos textos do Informativo Trimestral do Grupo PET - Engenharia de Alimentos-3. trimestre. 2017.

RAMOS, S. M. . Correção das Redações do Grupo PET - Engenharia de Alimentos- PET - EA- Edital 02/2017. 2017.

RAMOS, S. M. . Correção dos textos do Informativo Trimestral do Grupo PET - Engenharia de Alimentos- 2. trimestre 2016. 2016.

RAMOS, S. M. . Correção das Redações do Grupo PET - Engenharia de Alimentos- PET - EA-2015. 2015.

RAMOS, S. M. . Correção das Redações do Grupo PET - Engenharia de Alimentos- PET - Engenharia Civil- de 07/10 a 14/10/2015. 2015.

RAMOS, S. M. . Correção das Redações do Grupo PET - Engenharia Química- PET - EQ- Edital 01/2015. 2015.

RAMOS, S. M. . Correção das Redações do Grupo PET - Engenharia de Alimentos- PET - EA- 2014. 2014.

RAMOS, S. M. . Correção das Redações do Grupo PET - Engenharia Química- PET-EQ- de 17/12 a 21/12- Edital 01/2012. 2012.

RAMOS, S. M. . Correção das Redações do Grupo PET - Engenharia de Alimentos- PET - EA- Edital 01/2011- 15/04 a 20/04/2011. 2011.

RAMOS, S. M. . correções- PET - EA- Edital 01/2010- 22/03 a 26/03/2010. 2010.

RAMOS, S. M. . Coordenadora dos processos de Correção das Redações realizadas nos Processos Seletivos das Faculdades Atlântico Sul do Rio Grande (Atual Faculdades Anhanguera do Rio Grande Faculdades Anhanguera Educacional - Vestibulares de 2003 a 2007.. 2003.

RAMOS, S. M. . Correção das Redações parte da seleção do Grupo PET- FURG- Curso de Engenharia de Alimentos. 2010.

RAMOS, S. M. . Apostila Curso B. Práticas Fabricação Alimentos Pandemia- revisão linguística. 2020.

RAMOS, S. M. . Boas Práticas de Fabricação e adaptações durante a Pandemia. 2020. (Apostila).

RAMOS, S. M. . Curso de Metodologia da Pesquisa Científica para acadêmicos do Curso de Psicologia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RAMOS, S. M. . Curso de Metodologia Científica para os Acadêmicos dos Cursos Sistemas para a Internet e Administração. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RAMOS, S. M. . Curso de Metodologia Científica para os acadêmicos do Curso Sistemas para Internet. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RAMOS, S. M. . Curso de Metodologia da Pesquisa Científica para os Acadêmicos do Curso Sistemas para Internet. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Engelke, Cristiano ; RAMOS, S. M. . Projeto de Extensão -Cinema em Cena. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Vilson Leffa ; RAMOS, S. M. . Exercícios realizados para o Projeto Tela - Letras/UCPel. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Tela - UCPEL).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    Corpos que transitam no espaço escolar: uma investigação com profissionais da educação, Descrição: Este projeto de pesquisa, terá como objetivo geral: investigar a produção discursiva sobre estudantes trans nas escolas do município de Rio Grande/RS. Justificamos a importância do projeto frente aos dados que mostram o Brasil como o país que mais mata sujeitos LGBTI+, bem como o número elevado de estudantes lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais que são agredidos dentro das escolas o que acaba atrapalhando o rendimento nos estudos e mesmo o abandono da escola. O referencial teórico baseia-se nos Estudos Culturais, em suas vertentes pós-estruturalistas, e em algumas contribuições de Michel Foucault. Neste sentido, os estudos estão fundamentados em posicionamentos que entendem a sexualidade e o gênero como construções históricas, sociais e culturais, que se constituem na correlação de elementos sociais presentes nas famílias, na medicina, na educação, na religião, entre outros, através de estratégias de poder/saber sobre os sexos. A pesquisa é de abordagem qualitativa em que optou-se pela investigação narrativa como metodologia importante para pesquisar os espaços escolares. As estratégias utilizadas para a produção dos dados serão: mapeamento das escolas públicas de ensino fundamental e médio do município de Rio Grande/RS com estudantes trans, análise de documentos, entrevistas narrativas com profissionais da educação das escolas selecionadas pelo mapeamento e grupo de discussão. A análise dos dados está pautada nas análises discursivas numa perspectiva foucaultiana. Esperamos que este estudo contribua com informações importantes para a comunidade científica sobre as questões relativas aos corpos, gêneros e sexualidades e possibilite, ainda, a promoção de discussões acerca dessas questões no espaço escolar, bem como a minimização das representações e preconceitos atribuídos aos sujeitos LGBTI+, nesse estudo em especial os/as/es estudantes trans... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Susana da Mata Ramos Geppert - Integrante / Paula Regina Costa Ribeiro - Coordenador.

  • 2019 - Atual

    Narrativas de professores e estudantes da Educação Básica: analisando discursos e práticas sobre Gênero e Sexualidade, Descrição: Este projeto de pesquisa, então, terá como objetivo geral: investigar os discursos e práticas sobre gênero e sexualidade nas narrativas de professores/as e estudantes da Educação Básica. O referencial teórico baseia-se nos Estudos Culturais, em suas vertentes pós- estruturalistas, e em algumas contribuições de Foucault. Neste sentido, os estudos do Grupo de Pesquisa estão fundamentados em posicionamentos que entendem a sexualidade como uma construção histórica, social e cultural, que se constitui na correlação de elementos sociais presentes nas famílias, na medicina, na educação, na religião, entre outros, através de estratégias de poder/saber sobre os sexos. As estratégias utilizadas para a produção dos dados serão: a análise dos fóruns, dos recursos educativos digitais e dos artefatos culturais do Videocurso Educação para a Sexualidade no período de 2017 a 2019; entrevistas semi-estruturadas com os/as professores/as participantes do projeto e a análise dos projetos educativos, análise dos desenhos e poesias no período de 2013 a 2018 da Mostra Cultural sobre Diversidade Sexual e de Gênero. A análise dos dados está pautada nas análises discursivas numa perspectiva foucaultiana. Esperamos que este estudo contribua com informações importantes para a comunidade científica sobre as questões relativas aos corpos, gêneros e sexualidades e possibilite, ainda, a promoção de discussões acerca dessas questões no espaço escolar bem como a minimização das representações e preconceitos atribuídos aos sujeitos LGBT... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Susana da Mata Ramos Geppert - Integrante / Paula Regina Costa Ribeiro - Coordenador.

Prêmios

2023

Medalha e Homenagem pelos 30 anos de serviços prestados a FURG: Assembleia Universitária, FURG.

2018

Servidora homenageada do Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio Grande- Escola de Química e Alimentos.

2018

Medalha e Homenagem pelos 25 anos de serviços prestados a FURG: Assembleia Universitária alusiva aos 49 anos da FURG, realizada no dia 24 de agosto, às 14h, no auditório Oceanos do Cidec-Sul, FURG.

2017

Servidora homenageada do Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

2016

Servidora homenageada do Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

2016

Servidora homenageada do Curso de Engenharia de Alimentos, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

2011

Professora Homenageada da Turma do Curso de Administração de Empresas- 1º semestre de 2011, Faculdades Anhanguera Educacional - Rio Grande.

2011

Servidora homenageada da Turma de Engenharia Química FURG-2011, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

2010

Paraninfa da Turma de Administração - 1. semestre de 2010, Faculdades Anhanguera de Rio Grande - AESA.

2010

Servidora homenageada da Turma de Engenharia de Alimentos - ATEA/FURG-2010, Universidade Federal do Rio Grande- escola de Química e Alimentos.

2010

Professora Homenageada da Turma do Curso de Administração de Empresas- 2º semestre de 2010, Faculdades Anhanguera do Rio Grande.

2010

Servidora Homenageada da Turma de Engenharia Química - 2010 FURG, Universidade Federal do Rio Grande- FURG.

2009

Professora Homenageada da Turma do Curso de Administração de Empresas- 2. semestre de 2009-turma com 101 alunos, Faculdades Anhanguera de Rio Grande.

2006

Portaria de Louvor nº 115/2006- 13/12/2006 - Louvar por atuação excepcional, na construção dos Projetos para autorização das Faculdades., Faculdades Atlântico Sul.

2006

Portaria de Louvor nº 099/2006- 13/12/2006 - Louvar por atuação profissional, Faculdades Atlântico Sul.

2006

Professora Homenageada da 1ª Turma do Curso de Administração de Empresas, Faculdades Atlântico Sul do Rio Grande.

1997

Classificada em 3.º lugar na turma de formandos do Curso de Letras, Universidade Federal do Rio Grande..

1993

Classificada em 1. lugar no Curso de Pedagogia - FURG, Universidade Federal do Rio Grande FURG.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande, Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. , Avenida Presidente Vargas - até 528/529, São Paulo, 96202336 - Rio Grande, RS - Brasil, Telefone: (53) 000000000

Experiência profissional

1993 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Administrativo em Educação, Carga horária: 40

Atividades

  • 11/2015 - 11/2015

    Serviços técnicos especializados , EQA.,Serviço realizado, Avaliadora do Processo Seletivo de Correção das Redações de Bolsistas do Programa de Educação Tutorial - PET- FURG - Engenharia de Alimentos.

  • 10/2015 - 10/2015

    Serviços técnicos especializados , Escola de Engenharia.,Serviço realizado, Avaliadora do Processo Seletivo de Correção das Redações de Bolsistas do Programa de Educação Tutorial - PET- FURG - Engenharia Civil.

  • 04/2015 - 04/2015

    Serviços técnicos especializados , EQA.,Serviço realizado, Avaliadora do Processo Seletivo de Correção das Redações de Bolsistas do Programa de Educação Tutorial - PET- FURG - Engenharia Química.

  • 03/2015 - 03/2015

    Serviços técnicos especializados , EQA.,Serviço realizado, Avaliadora do Processo Seletivo de Correção das Redações de Bolsistas do Programa de Educação Tutorial - PET- FURG - Engenharia de Alimentos.

  • 09/2014 - 09/2014

    Serviços técnicos especializados , EQA.,Serviço realizado, Avaliadora do Processo Seletivo de Correção das Redações de Bolsistas do Programa de Educação Tutorial - PET- FURG - Engenharia de Alimentos.

  • 12/2012 - 12/2012

    Serviços técnicos especializados , EQA.,Serviço realizado, Avaliadora do Processo Seletivo de Correção das Redações de Bolsistas do Programa de Educação Tutorial - PET - Engenharia Química.

  • 06/2011 - 06/2011

    Serviços técnicos especializados , EQA.,Serviço realizado, Responsável pelo Processo de Correção das Redações - PET - Engenharia de Alimentos.

  • 03/2010 - 03/2010

    Serviços técnicos especializados , EQA.,Serviço realizado, Responsável pelo processo Correções do PET- Engenharia de Alimentos.

  • 02/2009 - 09/2009

    Direção e administração, Reitoria.,Cargo ou função, Chefe de Gabinete do Reitor em Exercício.

  • 07/2006 - 09/2009

    Direção e administração, Reitoria.,Cargo ou função, Membro da Subcoordenação da Secretaria e Recepção de Eventos do Gabinete do Reitor.

  • 03/2005 - 09/2009

    Direção e administração, Reitoria.,Cargo ou função, Chefe da Divisão de Administração do Gabinete do Reitor.

  • 01/2005 - 09/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Chefe da Divisão de Administração do Gabinete do Reitor.

  • 01/2005 - 08/2009

    Direção e administração, Reitoria.,Cargo ou função, Chefe da Divisão de Administração do Gabinete do Reitor.

  • 03/2007 - 06/2009

    Direção e administração, Reitoria.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Eventos do Gabinete do Reitor.

  • 02/2009 - 02/2009

    Direção e administração, Reitoria.,Cargo ou função, Chefe de Gabinete do Reitor em Exercício.

  • 10/2008 - 10/2008

    Direção e administração, Reitoria.,Cargo ou função, Chefe de Gabinete do Reitor em Exercício.

  • 02/2008 - 02/2008

    Direção e administração, Reitoria.,Cargo ou função, Chefe de Gabinete do Reitor em Exercício.

  • 02/2008 - 02/2008

    Direção e administração, Reitoria.,Cargo ou função, Chefe de Gabinete do Reitor em Exercício.

  • 07/2007 - 08/2007

    Direção e administração, Reitoria.,Cargo ou função, Chefe de Gabinete do Reitor Exercício.

  • 07/2007 - 08/2007

    Direção e administração, Reitoria.,Cargo ou função, Chefe de Gabinete do Reitor Exercício.

  • 07/2006 - 07/2006

    Direção e administração, Reitoria.,Cargo ou função, Chefe de Gabinete do Reitor em Exercício.

  • 07/2006 - 07/2006

    Direção e administração, Reitoria.,Cargo ou função, Chefe de Gabinete do Reitor em Exercício.

  • 01/2006 - 01/2006

    Direção e administração, Reitoria.,Cargo ou função, Chefe do Gabinete do Reitor em Exercício.

  • 11/2005 - 11/2005

    Direção e administração, Reitoria.,Cargo ou função, Chefe do Gabinete do Reitor em Exercício.

  • 06/2001 - 09/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Secretária do Conselho Superior do Hospital Universitário.

  • 06/2001 - 01/2005

    Direção e administração, Reitoria.,Cargo ou função, Secretária do Conselho Superior do Hospital Universitário ''Dr Miguel Riet Corrêa Jr''. - CONSUP.

  • 01/2001 - 01/2005

    Direção e administração, Reitoria.,Cargo ou função, Secretária da Assessoria de Assuntos Internacionais.

  • 01/2001 - 01/2005

    Direção e administração, EQA.,Cargo ou função, Secretaria da Assessoria de Assuntos Internacionais do Gabinete do Reitor.

  • 09/2000 - 01/2005

    Direção e administração, Reitoria.,Cargo ou função, Supervisora do Núcleo de Legislação e Normas.

  • 01/2000 - 01/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Supervisora do Núcleo de Legislação e Normas do Gabinete do Reitor.

  • 05/2004 - 05/2004

    Direção e administração, Reitoria.,Cargo ou função, Chefe da Divisão de Administração do Gabinete do Reitor em Exercício.

  • 01/2000 - 02/2000

    Direção e administração, Reitoria.,Cargo ou função, Chefe do Gabinete do Reitor em Exercício.

2018 - 2018

Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Vínculo: Tutora de Educação a Distância, Enquadramento Funcional: TUTORA - CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO - TIC-ED, Carga horária: 20

2007 - 2011

Faculdades Anhanguera do Rio Grande

Vínculo: Professor Assistente, Enquadramento Funcional: Professor Assistente

Atividades

  • 05/2004 - 12/2010

    Extensão universitária , Faculdades Anhanguera do Rio Grande.,Atividade de extensão realizada, Representante Das Faculdades Atlântico Sul do Rio Grande no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável - Decreto Municipall, de 05/05/2004.501.

  • 02/2003 - 12/2007

    Serviços técnicos especializados , Faculdades Anhanguera do Rio Grande.,Serviço realizado, Coordenadora do Processo Seletivo de Correção de Redações realizadas - Faculdades Atlântico Sul/Anhanguera Educacional.

  • 02/2003 - 07/2006

    Direção e administração, Faculdades Anhanguera do Rio Grande.,Cargo ou função, Coordenadora Adjunta do Curso de Adminitração das Faculdades Atlântico Sul do Rio Grande.

2007 - 2011

Faculdades Anhanguera do Rio Grande

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Assistente

Atividades

  • 03/2010 - 12/2010

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso

  • 03/2010 - 12/2010

    Ensino, Pós-Graduação MBA em Gestão de Pessoas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica

  • 03/2010 - 12/2010

    Ensino, Pós-Graduação MBA em Logística, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica

  • 03/2010 - 12/2010

    Ensino, Pós-Graduação MBA em Gestão de Projetos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica

  • 06/2008 - 08/2009

    Ensino, Gestão Hospitalar, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso I e II

  • 11/2008 - 11/2008

    Ensino, Pós-Graduação MBA em Gestão de Projetos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica

  • 06/2008 - 06/2008

    Ensino, Pós-graduação em Didática e Metodologia do Ensino, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica

  • 05/2007 - 12/2007

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Interpretação e Produção Textual, Trabalho de Conclusão de Curso I, Trabalho de Conclusão de Curso II

2003 - 2007

FACULDADES ATLÂNTICO SUL DO RIO GRANDE

Vínculo: Professora Assistente, Enquadramento Funcional: Professor Assistente

Atividades

  • 03/2003

    Ensino, Administração- Hab. Comércio Exterior, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Interpretação e Produção Textual II, Interpretação e Produção Textual I

  • 03/2003

    Ensino, Administração - Hab. Gestão Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Interpretação e Produção Textual II, Interpretação e Produção Textual I

  • 03/2003

    Ensino, Administração- Hab. Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Interpretação e Produção Textual II, Interpretação e Produção Textual I

  • 03/2005 - 07/2007

    Direção e administração, Faculdades Atlântico Sul do Rio Grande.,Cargo ou função, Coordenadora da Correção das Redações dos Processos Seletivos da Faculdade Atlântico Sul do Rio Grande.

  • 03/2003 - 12/2005

    Direção e administração, Faculdades Atlântico Sul do Rio Grande.,Cargo ou função, Coordenadora Adjunta do Curso de Administração - Habilitação Empresas.

1991 - 1993

Prefeitura Municipal de Rio Grande

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

1989 - 1990

Escola Infantil BMQ

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.