Lucimara Soares Guedes

Jornalista formada pela Universidade de Cruz Alta (2005), possui especialização em Marketing pela Unieuro (2007) e especialização em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Experiência em projetos socioeducativos, como coordenadora de curso e de linha de pesquisa. Experiência também na área de Comunicação, com ênfase em Assessoria de Imprensa e Inclusão Digital. Interesse na área dos estudos culturais, recepção de produtos midiáticos e Tecnologia da Informação e do Conhecimento.

Informações coletadas do Lattes em 03/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização interrompida em 2016 em MBA em Educação Corporativa

2015 - interrompida

Senac
Ano de interrupção: 2016

Especialização em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública

2014 - 2015

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Instagram: Representação identitária e influência no comportamento do consumidor
Orientador: Márcio Rolla

Especialização em Marketing

2006 - 2007

Centro Universitário Euro Americano
Título: O comportamento do consumidor em contato com o produto jornalístico
Orientador: Everardo Mendes

Graduação em Comunicação Social

2002 - 2005

Universidade de Cruz Alta
Título: O Telespectador e o Globo Notícia: um estudo sobre a recepção do programete noticioso
Orientador: Fabiana Iser

Formação complementar

2007 - 2007

Extensão universitária em Copy Desk e Revisão. (Carga horária: 24h). , Associação Brasileira de Imprensa, ABI, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Texto Jornalístico para Diversas Mídias. (Carga horária: 48h). , Associação Brasileira de Imprensa, ABI, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Assessoria de Imprensa. (Carga horária: 48h). , Associação Brasileira de Imprensa, ABI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Identidades Culturais.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Digital.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Marketing.

Participação em eventos

FÓRUM DE DEBATES NOTICIÁRIOS ESPORTIVOS. 2007. (Outra).

III Sipecom - Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação.Concepções sobre o Processo de Recepção de Telejornais. 2007. (Seminário).

III Sipecom - Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação.Formação Social de Jovens: um olhar para os blogs educacionais. 2007. (Seminário).

III Sipecom - Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação. 2007. (Seminário).

XI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO NO MERCOSUL, VIII SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL, VII JORNADA DE LUPOPEDAGOGIA E IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL.BLOG: FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO. 2007. (Seminário).

XI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO NO MERCOSUL, VIII SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL, VII JORNADA DE LUPOPEDAGOGIA E IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, OFICINA: O INTERNETÊS. 2007. (Oficina).

IX SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, VII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E II MOSTRA DE EXTENSÃO DA UNICRUZ.A NOVA REVOLUÇÃO NA INTERNET: UMA ANÁLISE DO FENÔMENO WEBLOG. 2005. (Seminário).

IX SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, VII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E II MOSTRA DE EXTENSÃO DA UNICRUZ. 2005. (Seminário).

PALESTRA "A COMUNICAÇÃO NA VOZ DO RÁDIO". 2005. (Outra).

OITAVO FOCO - FÓRUM DE COMUNICAÇÃO E QUINTO ZOOM - FESTIVAL DE PRODUTOS MIDIÁTICOS. 2004. (Outra).

XXXI CONGRESSO ESTADUAL DE JORNALISTAS. 2004. (Congresso).

VII FOCO - FÓRUM DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E IV ZOOM - FESTIVAL DE PRODUTOS MIDIÁTICOS. 2003. (Outra).

VI SEMANA ACADÊMICA DE ARTES E COMUNICAÇÃO. 2003. (Outra).

Produções bibliográficas

  • GUEDES . Blog: ferramenta pedagógica de formação e informação. In: XI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO NO MERCOSUL, VIII SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL, VII JORNADA DE LUPOPEDAGOGIA E IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2007. Anais do XI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO NO MERCOSUL, VIII SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL, VII JORNADA DE LUPOPEDAGOGIA E IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2007.

  • GUEDES . Concepções sobre o Processo de Recepção de Telejornais. In: III Sipecom - Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação, 2007, Santa Maria. Anais do III Sipecom - Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação, 2007.

  • GUEDES . Formação Social de Jovens: um olhar para os Blogs educacionais. In: III Sipecom - Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação, 2007, Santa Maria. Anais do III Sipecom - Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação, 2007.

  • GUEDES ; Dalforno ; DICKEL, R. . A nova revolução da Internet: uma análise do fenômeno Weblog. In: IX SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, VII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E II MOSTRA DE EXTENSÃO DA UNICRUZ, 2005. Anais do IX SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, VII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E II MOSTRA DE EXTENSÃO DA UNICRUZ, 2005.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • SENAC, SENAC. , Rua Marquês de Abrantes - lado ímpar, Flamengo, 22230060 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 31381482

Experiência profissional

2015 - Atual

Senac

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenação do Programa socioeducativo Portal do Futuro, Unidade Niterói. Seleção dos candidatos, planejamento de cronograma, acompanhamento das aulas, elaboração de conteúdo, apoio aos instrutores, elaboração de relatórios e atividades administrativas.

2014 - Atual

Senac

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutora, Carga horária: 40

Outras informações:
Instrutora dos cursos ofertados pela Gerência de Educação Corporativa e Sustentabilidade das unidades SENAC da cidade do Rio de Janeiro.

2013 - 2015

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - RJ

Vínculo: Profissional liberal, Enquadramento Funcional: Prestadora de Serviços, Carga horária: 40

Outras informações:
Instrutora do módulo Empreender no Campo, em cursos do Pronatec realizados em cidades do estado do Rio de Janeiro. Atuação nos cursos Negócio Certo Rural e Pronatec Empreendedor? SEBRAE.

2010 - 2011

Ministério das Comunicações

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Especialista visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projeto de Pesquisa descritiva para avaliar o processo de formação no uso de tecnologias digitais destinado a monitores de Telecentros. Projeto desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.

2008 - 2009

Ministério das Comunicações

Vínculo: Prestadora de Serviços, Enquadramento Funcional: 'Implementadora' Social, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Divulgação do projeto, visita e fiscalização das atividades nos parceiros de atuação. Ministrante de oficinas e capacitações sobre o projeto e Inclusão Digital, com ênfase em ferramentas de Software Livre, redes sociais e administração, nos pontos do estado do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Brasília. Encarregada pela pesquisa nacional de atuação do GESAC, realizando visitas e contato telefônico com os responsáveis por cada estado, com a elaboração de relatórios, gráficos e estatísticas.

Atividades

  • 03/2008 - 08/2009

    Outras atividades técnico-científicas , GESAC, GESAC.,Atividade realizada, Oficinas e Capacitações em Inclusão Digital com uso de Softwares Livres.

2012 - 2013

Cereja e Conteúdo

Vínculo: Profissional liberal, Enquadramento Funcional: Freelancer, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Produção de conteúdo para o portal e redes sociais da SNA. Responsável pela elaboração de notícias diárias e entrevistas semanais para o portal. Atualização e criação de conteúdo para as mídias: facebook e twitter.

2009 - 2010

Instituto do Conhecimento e Ciências Aplicadas

Vínculo: Profissional Liberal, Enquadramento Funcional: Prestadora de Serviços, Carga horária: 40

Outras informações:
Participação na elaboração de projetos personalizados, voltados ao desenvolvimento de tecnologias da informação e comunicação com ênfase no monitoramento e avaliação de recursos. Aplicação de ferramentas de tecnologia e comunicação adequadas às necessidades levantadas de cada cliente. Análise da situação e do cenário em que cada cliente está envolvido. Sugestões de metas e desenvolvimento de sistemas de informação específicos.

Atividades

  • 08/2009 - 03/2010

    Serviços técnicos especializados , ICPA, .,Serviço realizado, Consultoria em projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação.

2011 - 2012

Guedes Corretora

Vínculo: Profissional liberal, Enquadramento Funcional: Pessoa Jurídica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável pela revista informativa da empresa, distribuída eletronicamente. Criação de conteúdo e colaboração no design do novo portal a ser lançado. Assistência no software administrativo e financeiro da empresa.

2008 - 2008

Sindicato Nacional dos Servidores do Banco Central

Vínculo: Prestadora de Serviços, Enquadramento Funcional: Assessora de Imprensa, Carga horária: 20

Outras informações:
Repórter do informativo diário publicado no site. Realização de matérias e entrevistas para a Rádio do portal, envio de releases, cobertura de eventos e manutenção de site. Edição de áudio e texto (informativo onine) através de ferramentas de Software Livre.

Atividades

  • 01/2008 - 03/2008

    Serviços técnicos especializados , Assessoria de Imprensa, .,Serviço realizado, Assessoria de Imprensa.

2007 - 2007

Patcha Mama Comunicação e Marketing

Vínculo: Free Lancer, Enquadramento Funcional: Profissional Liberal, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuante como Jornalista do 59° CBEn (Congresso Brasileiro de Enfermagem), realizado no período de 02 a 07/12/07. Elaboração do informativo do evento, através da redação e fotografia das matérias publicadas. Utilização de ferramentas de TICs (Tecnologia da Informação e Conhecimento) na edição de imagem, texto, diagramação do informativo,

Atividades

  • 12/2007 - 12/2007

    Serviços técnicos especializados , Redação, .,Serviço realizado, Cobertura Jornalística.

2006 - 2007

Associação de Consumidores do Brasil

Vínculo: Prestadora de Serviços, Enquadramento Funcional: Assessora de Imprensa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Contato com associados, realização de eventos internos, auxílio na construção e manutenção do site, elaboração de materiais de divulgação e assistência administrativa.

Atividades

  • 07/2006 - 03/2007

    Outras atividades técnico-científicas , Setor de Comunicação, Setor de Comunicação.,Atividade realizada, Contato com associados, realização de eventos internos, auxílio na construção e manutenção do site, elaboração de materiais de divulgação e assistência administrativa..

2006 - 2006

Smart Shop

Vínculo: Prestadora de Serviços, Enquadramento Funcional: Assessora de imprensa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Envio de releases, supervisão de Call Center, realização de eventos, manutenção e atualização de website.

Atividades

  • 03/2006 - 07/2006

    Outras atividades técnico-científicas , Assessoria de Imprensa, Assessoria de Imprensa.,Atividade realizada, Envio de releases, supervisão de Call Center e realização de eventos..

2005 - 2005

Rádio Cruz Alta AM

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuante como repórter estagiária. Realização e edição de entrevistas, matérias e locuções.

Atividades

  • 04/2005 - 06/2005

    Estágios , Setor de Jornalismo, .,Estágio realizado, Realização e edição de entrevistas, matérias e locuções..

2004 - 2004

Universidade de Cruz Alta

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuante como repórter estagiária. Realização e edição de entrevistas, matérias e locuções. Participação no programa de Mesa Redonda semanal.

Atividades

  • 03/2004 - 07/2004

    Estágios , Unicruz TV, .,Estágio realizado, Monitoria do laboratório de rádio..