Vanessa Serpa Leite
Graduação em Psicologia pela Faculdade Ruy Barbosa (2005), mestrado estrangeiro reconhecido pela UFMG em Psicologia na linha de pesquisa Psicanálise e Medicina - Université Paris Diderot - PARIS 7 (2011) e especialização em Teoria Psicanalítica de Orientação Lacaniana (2019). Experiência como docente em instituições particulares de ensino superior no curso de Psicologia, como professora e preceptora de estágios básicos e específicos. Praticante da clínica psicanalítica, experiência com autismo e crianças. Atualmente, atua como psicóloga e coordenadora do serviço de Psicologia da Maternidade Maria da Conceição de Jesus (MMCJ/ SESAB) no contexto da perinatalidade. Membro da Comissão de Residência Multiprofissional da MMCJ (COREMU). Tutora da Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher e Perinatalidade na MMCJ. Atualmente, está inserida também, como professora convidada, no curso de Especialização em Psicologia Jurídica e Gestão de Conflitos (UCSAL) e cursa componente curricular (Tópicos Especiais em Psicologia V) do Programa de Pós Graduação em Psicologia (PPGPSI/UFBA) como aluna especial. Praticante da psicanálise em consultório particular, associada ao Instituto de Psicanálise da Bahia(IPB) e monitora do curso de Pós Graduação em Teoria da Psicanálise de Orientação Lacaniana.
Informações coletadas do Lattes em 05/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Psychanalyse et Médecine
2010 - 2011
Université Paris Diderot
Título: Atenção compartilhada precoce e interacões pais crianças em bebês com risco de desenvolvimento com epilepsia précoce, Ano de Obtenção: 2012
Orientador: Bernard Golse
Coorientador: Lisa Ouss. Palavras-chave: interações precoces; sindrome de west; micro avaliação das interações; atenção compartilhada.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.
Especialização em Teoria de Psicanálise de Orientação Lacaniana
2017 - 2019
Instituto de Psicanálise da Bahia
Título: Novos sintomas: o que há de contemporâneo no mal-estar
Orientador: Rogério de Andrade Barros
Graduação em Psicologia
2001 - 2005
Faculdade Ruy Barbosa
Título: A influência da institucionalização na formação da ação voluntária complexa
Orientador: Taya Soledade e Carlos Henrique Nunes
Formação complementar
2025 -
Programa de Pós Graduação em Psicologia. , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2023 - 2023
Curso de Introdução aos Cuidados Paliativos Pediátricos. (Carga horária: 4h). , Sociedade de Pediatria do Distrito Federal, SPDF, Brasil.
2023 - 2023
Atenção Humanizada ao recém-nascido de baixo peso - Método Canguru. (Carga horária: 24h). , HOSPITAL GERAL ROBERTO SANTOS, HGRS, Brasil.
2013 - 2013
O analista sinthoma. (Carga horária: 10h). , Instituto de Psicanálise da Bahia, IPB, Brasil.
2012 - 2012
A escrita e a Leitura no Tratamento do Autismo. (Carga horária: 12h). , Núcleo Interdisciplinar de Intervenção Precoce da Bahia, NIIP, Brasil.
2012 - 2012
Como ler o sintoma no mal-estar atual. (Carga horária: 10h). , Instituto de Psicanálise da Bahia, IPB, Brasil.
2011 - 2011
Simpósio Terapêutica e inclusão em autismo. (Carga horária: 20h). , Centro de Estudos e Atenção ao Desenvolvimento Infantil, CEADI, Brasil.
2011 - 2011
Transtornos Psíquicos e Escolarização. (Carga horária: 12h). , Núcleo Interdisciplinar de Intervenção Precoce da Bahia, NIIP, Brasil.
2011 - 2011
Fundamentos da Psicanálise na Direção d Tratamento. , Instituto de Psicanálise da Bahia, IPB, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em Diplome Universitaire de Psychopathologie du bebe. , Université Paris 13 (Paris-Nord) - Campus de Villetaneuse, PARIS 13, França.
2008 - 2008
Extensão universitária em Tópicos Especiais de Psicologia IV. (Carga horária: 51h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Inibição Intelectual. , Faculdade Ruy Barbosa, FRB, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Psicopatologia do Bebê. (Carga horária: 12h). , Núcleo Interdisciplinar de Intervenção Precoce, NIIP, Brasil.
2008 - 2008
Fundamentos da Psicanálise Lacan. (Carga horária: 54h). , ESPAÇO MOEBIUS PSICANALISE, EMP, Brasil.
2008 - 2008
Fundamentos da Psicanálise Freud. (Carga horária: 54h). , ESPAÇO MOEBIUS PSICANALISE, EMP, Brasil.
2007 - 2007
Integração Sensorial. (Carga horária: 8h). , Centro de Estudos e Pesquisa do IBR, CEPI, Brasil.
2007 - 2007
Psicologia da Respiração. (Carga horária: 16h). , Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Salvador, APAE/Salvador, Brasil.
2006 - 2006
Comunicação Suplementar e Alternativa. (Carga horária: 16h). , Centro de Estudos e Pesquisa do IBR, CEPI, Brasil.
2006 - 2006
Psicologia do Toque: o campo do sentir. (Carga horária: 36h). , Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Salvador, APAE/Salvador, Brasil.
2005 - 2006
Curso de Neuropsicologia do Desenvolvimento. (Carga horária: 250h). , O Corpo e A Letra, -, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica.
Organização de eventos
LEITE, V. S. ; Sheyna Vasconcelas ; SOLON, J. ; CHAVES, S. . XIV Fórum de Psicanálise: Psicanálise, política e ética: governar, psicanalisar e educar: atos impossíveis?. 2019. (Congresso).
LEITE, V. S. . I Simpósio em Saúde Mental. Olhares e práticas contemporâneas: desconstruindo preconceitos. 2017. (Congresso).
Participação em eventos
"O mal-estar no nosso tempo". 2019. (Simpósio).
XXI Encontro Brasileiro do Campo Freudiano - Adolescência, a idade de do desejo. 2016. (Encontro).
II Jornada Nueva Red Cereda America, "Cuerpo saber y secreto en la infancia". 2013. (Encontro).
Seminário Internacional da Escola Brasileira de Psicanálise. Leituras do Seminário 19...ou pior de Jacques Lacan. 2013. (Seminário).
VI Encuentro Americano de Psicoanálisis de la Orientación Lacaniana, XVIII Encuentro Internacional del Campo Freudiano. Hablar con el cuerpo, La crisis de las normas y la agitacion de lo real.. 2013. (Encontro).
XVIII Jornadas da Escola Brasileira de Psicanálise - Bahia "Acontecimentos de corpo". 2013. (Outra).
3o Encontro dos Núcleos da Nova Rede Cereda sobre o tema "A angústia e seus efeitos na criança". 2012. (Encontro).
XIX Encontro Brasileiro do Campo Freudiano. 2012. (Encontro).
V Seminário IBR x AACD. 2009. (Seminário).
Congresso Internacional de Psicanálise A criança e o adolescente no século XXI, Desafios políticos e sociais. 2008. (Congresso).
I encontro multidisciplinar para Avaliação de Pacientes da Pesquisa do X-frágil. 2008. (Encontro).
IV Seminário IBR x AACD - Cognição e o Processo de Rebilitação. 2008. (Seminário).
Seminário com Charles Melman - A psicanálise ainda é subversina?. 2008. (Seminário).
I Simpósio do IBR - Interdisciplinaridade: um novo olhar para a rebreabilitação. 2007. (Simpósio).
II Seminário de Reabilitação IBR/AACD. 2006. (Seminário).
XXXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. A influência da institucionalização na organização voluntária complexa. 2006. (Congresso).
IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia. No ritmo das drogas interação entre drogas sintéticas e música eletrônica. 2005. (Congresso).
VIII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia. A influência da institucionalização na organização voluntária complexa. 2005. (Congresso).
Encontro das Práticas Psi. 2003. (Seminário).
IV Congresso de Psicologia Escolar e Educacional. 2003. (Congresso).
I jornada de Neuropsicologia da Faculdade Ruy Barbosa. 2002. (Outra).
I simpósio Psi da Bahiana. 2002. (Simpósio).
IV Seminários Integrados. 2001. (Seminário).
Participação em bancas
SANTOS, J. P. N.; ROCHA, J. T.;LEITE, V. S.. A comunicação da morte para crianças: revisão narrativa de obras literárias infantis e suas abordagens. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica do Salvador.
CHAVES, S.;LEITE, V. S.. Precisamos falar sobre o Kevin: a relação materna e as contribuições de Winnicott. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.
LEITE, V. S.; ALMEIDA, E.. Quem pariu Mateus que o balance? A invisibilidade de gestantes em situação de rua e seu acesso à políticas públicas.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.
BARROS, R.; MELLO, I. M.;LEITE, V. S.. Da saúde mental à teoria psicanalítica do laço social na psicose: um discruso possível. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
LEITE, V. S.. Burnout nos profissionais de saúde. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.
LEITE, V. S.. O cuidado em saúde mental em zonas rurais: uma revisão sistemática da literatura brasileira. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.
LEITE, V. S.; MELLO, I. M.. Educação Inclusiva e mal-estar docente: articulações (im)possíveis sob uma ótima psicanalítica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
LEITE, V. S.. O lugar da família para o tratamento do usuário do CAPS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.
LEITE, V. S.. As possíveis contribuições da Dança na qualidade de vida de pessoas idosas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.
LEITE, V. S.. R (existir) pela Arte: oficinas terapêuticas como possibilidade de reabilitação psicossocial na saúde mental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.
LEITE, V. S.. Principais desafios relacionados à vivência da sexualidade no envelhe-ser: uma análise da série Grace e Frankie. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.
CHAVES, S.;LEITE, V. S.. Suicídio relacionado ao Trabalho. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.
CALMON, R.;LEITE, V. S.. O sofrimento psíquico dos estudantes universitários durante a graduação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.
CALMON, R.;LEITE, V. S.. Adolescentes e o crack: fatores de risco. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.
GOULART, C.; GOULART, P.;LEITE, V. S.. Práticas clínicas em psicologia com crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista: os pais e cuidadores em cena. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.
LEITE, V. S.. Possíveis finalidades dos dispositivos intervenção na atenção psicossocial. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.
LEITE, V. S.; CARDOSO, L.. A criança sintoma ou o sintoma da criança: o lugar dos pais no tratamento psicanalítico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia.
LEITE, V. S.; CHAVES, S.; GOULART, P.. Arte em círculo: um estudo do desenvolvimento das atividades de arte nas oficinas terapêuticas, com sujeitos em sofrimento psíquico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.
CHAVES, S.;LEITE, V. S.; GOULART, P.. Suicídio na adolescência: reflexões sobre o mal-estar na atualidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.
LIMA, P.;LEITE, V. S.; GONCALVES, T.. Família do deficiente intelectual: reflexões acerca do sofrimento familiar e do trabalho do psicólogo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.
GOULART, C.; SOLON, J.;LEITE, V. S.. Quando a maternidade se torna um sintoma: uma leitura psicanalítica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.
LIMA, P.;LEITE, V. S.. O acolhimento como Tecnologia de Cuidado na Atenção Psicossocial: uma revisão sistemática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.
GOULART, C.; CARDOSO, L.;LEITE, V. S.. O papel do psicólogo dentro da vara da violência contra a mulher. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.
LIMA, P.;LEITE, V. S.. A representação social do autismo entre mães de pessoas com transtorno de espectro autista: um estudo através das redes sociais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.
CALMON, R.;LEITE, V. S.. Arte e loucura: novas construções e práticas em saúde mental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.
CALMON, R.;LEITE, V. S.. Orientação Profissional: quando utilizar?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.
CHALUB, A.;LEITE, V. S.. A devolução no processo adotivo: causas e consequências. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.
CHALUB, A.;LEITE, V. S.. As diversas reações dos seres humanos decorrentes do fenômeno da morte e processo de luto. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.
CHALUB, A.;LEITE, V. S.. A transição para a instituição: rompimento e formação de vínculos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.
Orientou
A dança e seus efeitos sobre o corpo vivido no transtorno depressivo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Vanessa Serpa Leite;
Autismo e Psicanálise: contribuições atuais acerca da constituição do sujeito; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Vanessa Serpa Leite;
O adoecimento psíquico do familiar cuidador de paciente renal crônico; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Vanessa Serpa Leite;
A saúde mental e trabalho: possibilidades de ação do psicólogo nas organizações; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Vanessa Serpa Leite;
Arteterapia como facilitadora do processo da individualização: na visão junguinana; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Vanessa Serpa Leite;
Sofrimento no trabalho: a contribuição do psicólogo para re-significação do sofrimento psíquico; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Vanessa Serpa Leite;
Saúde Mental do trabalhador e o afastamento do exercício profissional: o papel do psicólogo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Vanessa Serpa Leite;
Produções bibliográficas
-
LEITE, V. S. ; BARROS, R. . Novos sintomas: o que há de contemporâneo no mal-estar?. ASEPHALLUS (ONLINE) , v. 14, p. 110-124, 2019.
-
HAGE, M. ; ARAUJO, D. ; CARDOSO, E. ; POLL, E. ; SIMOHN, J. ; LEITE, V. S. . A criança na hipermodernidade: efeitos de um laboratório em formação. In: Nohemí Brown; Lucíola Macêdo; Rodrigo Lira. (Org.). Trauma, solidão e laço na infância e na adolescência. 1ed.São Paula: Editora EBP, 2017, v. , p. 220-224.
-
WANDERLEY, D. B. ; LEITE, V. S. ; PASSOS, C. ; AYUMI, I. ; VENTIN, L. ; BRASIL, R. V. . Psicanálise em uma instituição educacional para autistas?Projeto de uma clínica social com ênfase na subjetividade. Psicanálise em uma instituição educacional para autistas?Projeto de uma clínica social com ênfase na subjetividade. 1aed.Salvador: Ágalma, 2013, v. , p. 259-270.
-
LEITE, V. S. . O analista entre o divã e as telas. Lapsus Publicação dos Associados do IPB, Salvador, 30 nov. 2020.
-
LEITE, V. S. ; ARAUJO, D. N. . Que nos restou de duas conversações de laboratórios on-line?. Lapsus Publicação dos Associados do IPB, Salvador, , v. 22, 30 nov. 2020.
-
LEITE, V. S. . Adolescência, fase de conflitos?. iBahia - iSaúdeBahia, 29 nov. 2013.
-
LEITE, V. S. . O lugar da escuta psicanalítica. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEITE, V. S. . Neurose Obsessiva - Caso clínico de Freud: O homem dos ratos. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEITE, V. S. . Sintomas atuais, desejo e ato do analista. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LEITE, V. S. . Ansiedade e angústia em Psicanálise. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEITE, V. S. . O suicídio na infância e adolescência. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEITE, V. S. . O que a infância tem a nos ensinar. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LEITE, V. S. . Medicalização infantil. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEITE, V. S. . Suicídio na infância e adolescência. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GOULART, P. ; LEITE, V. S. . O despertar da primavera: adolescência e sexualidade na atualidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEITE, V. S. . Intervenções práticas e estratégias em atenção psicossocial, quais possibilidades?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEITE, V. S. ; MOTA, C. S. ; FREITAS, D. M. S. ; SANTOS, N. M. C. ; PEREIRA, V. B. . O processo de desinstitucionalização em saúde mental na reconstrução dos laços sociais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LEITE, V. S. ; MOTA, C. S. ; FREITAS, D. M. S. ; PEREIRA, V. B. ; CONCEICAO, N. M. . O processo de desinstitucionalização em saúde mental na reconstrução dos laços sociais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LEITE, V. S. ; PEREIRA, V. B. ; MOTA, C. S. ; SANTOS, N. M. C. ; FREITAS, D. M. S. . O processo de desinstitucionalização em saúde mental na reconstrução dos laços sociais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LEITE, V. S. . "A família no processo de reabilitação: aceitação do diagnóstico e implicações no tratamento". 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LEITE, V. S. . "A importância da Intervenção precoce na relação mãe-criança, dentro da reabilitação motora". 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LEITE, V. S. ; SOLEDADE ; NUNES . "A influência da institucionalização na organização na organização da ação voluntária complexa". 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEITE, V. S. ; SOLEDADE ; NUNES . "A influência da institucionalização na organização da ação voluntária complexa". 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEITE, V. S. ; SILVA, M. B. ; BROMBIM, L. B. X. ; BARRETO, S. . No ritmo das drogas: interação entre drogas sintéticas e música eletrônica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEITE, V. S. ; VERAS, M. . Do sintoma ao sinthoma, 2013. (Tradução/Artigo).
Outras produções
LEITE, V. S. . O que a infância tem a nos ensinar?. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
LEITE, V. S. ; DINIZ, A. ; Jairo Gerbase ; Marcela Antelo . Laços e desenlaces na política familiar. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
LEITE, V. S. ; BECKER, B. ; Sheyna Vasconcelas ; Débora Ferraz . Estágio em Psicologia: para que e para quem?. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
LEITE, V. S. . Estágios em Psicologia: para que e para quem?. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
LEITE, V. S. ; ALBUQUERQUE, Thaine . Psicanálise e criança: desafios da contemporaneidade. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2020 - Atual
Inibições, sintomas e angústias: atualizando o mal-estar (CONSEPE 098/2020), Descrição: Inibições, sintomas e angústias são formas clássicas de manifestação clínica do mal-estar, em que evidenciamos os efeitos da cultura nas expressões do sofrimento psíquico. Ao considerar que os processos subjetivação sofrem alterações com as mudanças discursivas do mestre contemporâneo, objetivamos atualizar as formas de manifestação clínicas de mal-estar na cultura, revendo os conceitos de inibição, sintoma e angústia, partindo de Freud, Lacan e seus comentadores, alcançando a subjetividade da época. Esse objetivo geral se desdobra nos seguintes objetivos específicos: conceituar inibição, sintoma e angústia dentro da obra freudiana, apontando mudanças teóricas; retomar os tais conceitos na obra de Lacan, identificando o avanço na teorização do mal-estar em relação as formulações freudianas; articular os três modos de manifestação do mal-estar freudianos com a regulação do gozo, pautados nos três registros (imaginário, simbólico e real); rever estes conceitos sob o paradigma da foraclusão generalizada, identificando os novos processos de subjetivação e efeitos sobre a manifestação contemporânea do sofrimento psíquico; elucidar, a partir de casos clínicos publicados, as novas formas de mal-estar na cultura, tributários do novo mestre discursivo, união dos discursos capitalista e científico, destacando os efeitos do encontro com um analista. A presente proposta se desenha como uma pesquisa teórica em psicanálise, cuja meta é a produção de saber, a partir da revisão de referências fundamentais de Freud, Lacan e autores contemporâneos, sobre os conceitos de inibição, sintoma e angústia, subsidiando uma reflexão acerca da teoria e prática psicanalítica. O percurso metodológico inclui três eixos de investigação inter-relacionados: 1. A conceituação freudiana de inibição, sintoma e angústia; 2. A retomada lacaniana dos conceitos de inibição, sintoma e angústia, avanços e diferenciações frente ao legado freudiano; 3. A pesquisa sobre casos clínicos contemporâneos publicados, que lançam luz sobre o fazer do analista frente a manifestações do mal-estar atuais. Como resultados esperados, prevemos a revisão das formulações freudianas sobre os conceitos de inibição, sintoma e angústia, especialmente articulados à cultura, retomados e atualizados na obra de Lacan, elencando avanços e mudanças. Com esse roteiro, avançamos conceitualmente sobre os novos modos de manifestação do sofrimento psíquico, identificando efeitos e impasses na clínica contemporânea e as apostas de tratamento feitas através do dispositivo analítico a partir da investigação de casos clínicos publicados em literatura específica. Prevemos ainda a formação continuada de discentes, realizada em trabalho conjunto com docentes, favorecendo o intercâmbio e produção coletiva de pesquisa... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Vanessa Serpa Leite - Integrante / Ivone Maia de Mello - Integrante / Rogério Barros - Coordenador / Maria Luiza Sarno - Integrante / Analícia Calmon - Integrante / João Gabriel da Silva - Integrante / Carla Oliveira Fernandes - Integrante / Jaqueline Amorim - Integrante / Mateus Boa Morte - Integrante.
Prêmios
2015
Projeto Revelação: Projeto "Psicopatologia do Trabalho e seus tratamentos", Unijorge.
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - Atual
Consultório de psicanáliseVínculo: Profissional liberal, Enquadramento Funcional: Profissional liberal, Carga horária: 10
2023 - Atual
Secretaria de Saúde do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PSICÓLOGA, Carga horária: 30
Outras informações:
Atenção à mulher e seu contexto psicossocial no contexto da gestação, parto e puerpério.
2014 - 2021
Centro Universitário Jorge AmadoVínculo: professor horista, Enquadramento Funcional: Professora do curso de Psicologia, Carga horária: 13
Outras informações:
Professora das disciplinas de Psicopatologia I e II, estágio básico em Psicopatologia e estágio profissionalizante em Saúde Mental.
2019 - 2019
Unime SalvadorVínculo: monitor de estágio, Enquadramento Funcional: Preceptora, Carga horária: 20
Outras informações:
Preceptora de estágio de ênfase na orientação psicanalítica, realizado na clínica de Psicologia da UNIME Salvador.
Preceptora de estágios básicos na área de saúde.
2025 - Atual
Universidade Católica do SalvadorVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor
Outras informações:
Professora convidada do curso de Especialização de Psicologia Jurídica e Mediação de Conflitos.
2011 - 2013
Centro Pestalozzi de Reabilitação - FJSVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 20
Outras informações:
Avaliação e tratamento de crianças que apresentam Deficiências Intelectuais e Transtorno do Espectro Autista.
2006 - 2009
Fundação José SilveiraVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 28
Outras informações:
Trabalho com equipe disciplinar no âmbito da reabilitação infantil: avaliação, intervenção com a criança portadora de deficiência física e sua família.
2021 - 2021
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE DOM BASÍLIOVínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 14
Outras informações:
Realização de conversações coletivas entre profissionais da educação, bem como atendimentos individualizados à professores e demais funcionários das escolas.
2022 - 2023
Secretaria Municipal de SaúdeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PSICÓLOGA, Carga horária: 16
Outras informações:
Atendimento psicológico voltado para crianças e jovens com TEA e outros transtornos do desenvolvimento.
2021 - 2023
LABORATÓRIO E POLICLÍNICA EXAMEVínculo: HORISTA, Enquadramento Funcional: PSICÓLOGA, Carga horária: 8
Outras informações:
Atendimento psicológico semanal voltado para crianças, jovens e adultos!
2016 - 2018
Núcleo de Saúde da Mente Clínica CiclosVínculo: profissional liberal, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 10
2011 - 2015
Clínica CriandoVínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 26
Outras informações:
Atendimento psicológico de orientação psicanalítica para crianças, com ou sem patologias do desenvolvimento, jovens e adultos.
2013 - 2014
Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em AutismoVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisadora autônoma
2011 - 2011
Hôpital Necker Enfants MaladesVínculo: estagiária de pesquisa master, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 10
Outras informações:
Observação de vídeos de interações mãe-bebê a partir de 9 meses quando a criança é incluída no Serviço de Neuropediatria (Prof. Golse) e avaliação de competências precoces.
2010 - 2010
Centre d´Action Médico-Sociale PrécoceVínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: estagiária psicologia, Carga horária: 10
Outras informações:
Observação de Atendimentos na área de pediatria, neurologia e psiquiatria infantil, em crianças com atraso no desenvolvimento psicomotor, assim como participação das reuniões da equipe para discussão dos casos atendidos.
2011 - 2012
Instituto de Formação e Desenvolvimento PessoalVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação
Outras informações:
Professora da disciplina Metodologia da Pesquisa no curso de Especialização de Psicologia da Educação.
2003 - 2004
Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico - Secretaria Municipal EducaçãoVínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 20
Outras informações:
Avaliação dos processos de leitura e escrita e intervenção com o Treino de Consciência Fonológica em grupos de crianças em duas escolas municipas em supervisão de Taya Soledade pelo Programa de (Re)Habilitação Cognitiva da Faculdade Ruy Barbosa.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Vanessa Serpa Leite e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?