Daniel Alberto Pereira

Possui graduação em Tecnologia em Fabricação Mecânica pelo Centro Universitário de Itajubá (2006). Trabalhou na área de Excelência Operacional em empresa privada do setor automotivo, atuando como Lean Six Sigma Black Belt durante 11 anos, realizando a gestão de projetos de melhorias, contabilização de ganhos financeiros e treinamentos para desenvolvimento profissional. Proprietário do Instituto Mantiqueira, uma empresa de consultoria que presta serviços focados em desenvolvimentos profissionais relacionados à resoluções de problemas através de métodos científicos, assim como consultorias nas empresas. Está desenvolvendo um projeto para resolver problemas nos processos internos do Hospital Escola de Itajubá para obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade.

Informações coletadas do Lattes em 03/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade

2018 - Atual

Universidade Federal de Itajubá
Título: Melhoria em processos hospitalares
Rosinei Batista Ribeiro.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.

Graduação em Tecnologia em Produção Mecânica

2004 - 2006

Centro Universitário de Itajubá
Título: Filosofia na Empresa
Orientador: Prof. Vitória Regina Dias Almeida Garcia

Formação complementar

2017 -

Extensão universitária em Formação Lean. (Carga horária: 160h). , Universidade São Francisco, USF, Brasil.

2009 -

Extensão universitária em Estatística aplicada. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.

2012 - 2012

Por que Medir. (Carga horária: 1h). , Mahle Metal Leve, MAHLE, Brasil.

2012 - 2012

Easy English. (Carga horária: 24h). , Mahle Metal Leve, MAHLE, Brasil.

2012 - 2012

SMED. (Carga horária: 3h). , Mahle Metal Leve, MAHLE, Brasil.

2012 - 2012

Foco. (Carga horária: 2h). , Mahle Metal Leve, MAHLE, Brasil.

2012 - 2012

Workshop de Melhoria Contínua. (Carga horária: 5h). , Mahle Metal Leve, MAHLE, Brasil.

2012 - 2012

Kanban / Sistema Puxado de Produção. (Carga horária: 2h). , Mahle Metal Leve, MAHLE, Brasil.

2011 - 2011

Impactos das Características Gerais dos Anéis na Montagem e Funcionamento. (Carga horária: 6h). , Mahle Metal Leve, MAHLE, Brasil.

2011 - 2011

Causa Raiz. (Carga horária: 3h). , Mahle Metal Leve, MAHLE, Brasil.

2011 - 2011

Técnicas de Apresentação. (Carga horária: 1h). , Mahle Metal Leve, MAHLE, Brasil.

2010 - 2010

Excel Avançado. (Carga horária: 27h). , Maxxi Qualificação Profissional, MAXXI, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Pesquisa Operacional. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Desenvolvimento de Produto. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em LEAN SIX SIGMA BLACK BELT. (Carga horária: 160h). , Mahle Metal Leve, MAHLE, Brasil.

2009 - 2009

Técnicas de Negociação. (Carga horária: 15h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte, SEBRAE/MG, Brasil.

2008 - 2009

Extensão universitária em Green Belt em Seis Sigma. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Delineamento de Experimentos. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Gestão da Qualidade Total. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.

2008 - 2008

Controle Estatístico do Processo. (Carga horária: 24h). , Asi Data Myte, ASI, Brasil.

2008 - 2008

Palestra Six Sigma. (Carga horária: 3h). , Mahle Metal Leve, MAHLE, Brasil.

2008 - 2008

Estatística e Introdução à Probabilidade. (Carga horária: 64h). , Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.

2007 - 2007

Análise de Problemas e Tomada de Decisão. (Carga horária: 16h). , Thinkig Skills Group, TSG, Brasil.

2007 - 2007

FMEA 3ª Edição. (Carga horária: 16h). , Instituto da Qualidade Automotiva, IQA, Brasil.

2007 - 2007

Curso de Motores à Combustão Interna. (Carga horária: 8h). , Mahle Metal Leve, MAHLE, Brasil.

2007 - 2007

Capacitação para Educadores Voluntários do Formare. (Carga horária: 8h). , Mahle Metal Leve, MAHLE, Brasil.

2006 - 2006

Processo de Usinagem. (Carga horária: 16h). , SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais, SENAI/DR/MG, Brasil.

2005 - 2005

Empreendedorismo. (Carga horária: 17h). , Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.

2002 - 2002

Preparação Profissional. (Carga horária: 346h). , SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais, SENAI/DR/MG, Brasil.

2000 - 2000

Informática Básica. (Carga horária: 72h). , Datasul Informática, DATASUL, Brasil.

1997 - 1998

Mecânica em Geral - Aprendizagem. (Carga horária: 1320h). , SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais, SENAI/DR/MG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Produções bibliográficas

  • PEREIRA, D. A. . White Belt em Lean Six Sigma. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PEREIRA, D. A. . PDCA A3 - Transformando Pensamentos em Atitudes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, D. A. . PDCA A3 - Transformando Pensamentos em Atitudes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, D. A. . Melhoria Contínua Através da Gestão de Projetos Lean Seis Sigma. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

PEREIRA, D. A. . Capabilidade de Processos. 2018.

PEREIRA, D. A. . Academia de Inglês Washington Luiz. 2018.

PEREIRA, D. A. . Master Plan. 2017.

PEREIRA, D. A. . AGC Vidros do Brasil. 2017.

PEREIRA, D. A. . Lean Six Sigma Green Belt. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PEREIRA, D. A. . PDCA A3. 2018. .

PEREIRA, D. A. . Lean Six Sigma White Belt. 2018. .

PEREIRA, D. A. . Lean Six Sigma White Belt. 2018. .

PEREIRA, D. A. . Regressão Múltipla. 2017. .

PEREIRA, D. A. . Regressão Múltipla. 2017. .

PEREIRA, D. A. . Design of Experiments. 2017. .

PEREIRA, D. A. . Analysis of Variance. 2017. .

PEREIRA, D. A. . Lean Six Sigma Green Belt. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PEREIRA, D. A. . PDCA A3. 2017. .

PEREIRA, D. A. . PDCA A3. 2017. .

PEREIRA, D. A. . PDCA A3. 2017. .

PEREIRA, D. A. . Regressão Múltipla. 2016. .

PEREIRA, D. A. . Regressão Múltipla. 2016. .

PEREIRA, D. A. . Design of Experiments. 2016. .

PEREIRA, D. A. . Design of Experiments. 2016. .

PEREIRA, D. A. . Design of Experiments. 2016. .

PEREIRA, D. A. . Capacidade de Processos. 2016. .

PEREIRA, D. A. . Capacidade de Processos. 2016. .

PEREIRA, D. A. . Analysis of Variances. 2016. .

PEREIRA, D. A. . Analysis of Variance. 2016. .

PEREIRA, D. A. . Analysis of Variance. 2016. .

PEREIRA, D. A. . Regressão Múltipla. 2016. .

PEREIRA, D. A. . PDCA A3. 2016. .

PEREIRA, D. A. . PDCA A3. 2016. .

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    ANÁLISE DO TEMPO DE GIRO DO LEITO NO HOSPITAL ESCOLA DE ITAJUBÁ E SEU IMPACTO NA SAÚDE EMOCIONAL DOS ENFERMEIROS, Descrição: O tempo de giro do leito é um dos importantes indicadores de desempenho nos hospitais. Ele é medido a partir do momento em que a avaliação médica sugere alta ao paciente até a admissão de um novo paciente no mesmo leito. Se o tempo de giro do leito for elevado, implica em vários efeitos como elevada espera de pacientes na recepção do hospital, cancelamento de procedimentos de pacientes eletivos e não eletivos, assim como prorrogação de alta para o dia seguinte. Já na perspectiva interna do hospital, o elevado tempo implica em não liberar os pacientes no período da manhã, tendo altas somente no período da tarde e noite. Nesse contexto, o trabalho dos enfermeiros não está balanceado entre os períodos do dia. De acordo com o lean thinking, o desbalanceamento de atividades no trabalho gera sobrecargas, podendo resultar em conflitos na equipe, assim como desgastes físico e mental dos envolvidos. Essa situação nos faz perguntar: a saúde emocional dos enfermeiros é afetada quando há sobrecargas de trabalho? Isso torna o problema interdisciplinar e, portanto, o objetivo da pesquisa é analisar a influência do tempo de giro do leito na saúde emocional dos enfermeiros do Hospital Escola de Itajubá.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Daniel Alberto Pereira - Coordenador / Rosinei Batista Ribeiro - Integrante.

Prêmios

2014

Finalista no programa de melhoria contínua na Volkswagen, Volkswagen.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Centro Universitário de Itajubá. , Avenida Dr. Antônio Braga Filho, 687, Varginha, 37500000 - Itajubá, MG - Brasil, Telefone: (035) 36220844, URL da Homepage:

Experiência profissional

2018 - Atual

Hospital Escola de Itajubá

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2016 - Atual

Instituto Mantiqueira

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Proprietário, Carga horária: 7

Outras informações:
Realização de treinamentos e capacitações para desenvolvimento profissional em resolução de problemas. Palestras em Universidades. Consultorias em empresas para redução de desperdícios.

2007 - 2018

MAHLE Metal Leve

Vínculo: Efetivo, Enquadramento Funcional: Analista da Qualidade - Lean Six Sigma Black, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável pela gestão de projetos, contabilização de ganhos financeiros e treinamentos relacionados ao desenvolvimento profissional em resolução de problemas através de métodos científicos.

2018 - Atual

Universidade Federal de Itajubá

Vínculo: Mestrando, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 8

Outras informações:
Projeto de pesquisa envolvendo análise do tempo de giro do leito e o estresse dos enfermeiros no Hospital Escola de Itajubá.

2020 - Atual

SETEC

Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Consultor

Outras informações:
Realização de consultorias em empresas com o foco de resolver problemas em processos, assim como realização de treinamentos profissionalizantes.