Flavio Antonio de Sa Ribeiro

Professor Titular de Cirurgia Geral e Oncológica do Instituto de Ciências em Saúde Carlos Chagas, Professor Adjunto de Cirurgia da Faculdade de Ciências Medicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro , e atual Diretor Geral da Policlínica Universitária Piquet Carneiro UERJ, Professor Adjunto de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Estacio de Sá, Conselheiro Eleito e Diretor Tesoureiro - em segundo mandato - no Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, Doutor e Mestre em Cirurgia pela UFRJ, Mba em Gestão de Saúde pelo IBMEC, Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Membro Titular da Associação Brasileira de Câncer Gástrico, Membro associado do IPITA, Membro Associado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, Cirurgião do Hospital de Bonsucesso/Ministério da Saúde/Governo Federal, Chefe do Serviço de Cirurgia de Tórax do Hospital Mario Kroeff . Membro do Conselho deliberativo da Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro ? SOMERJ. Residência em Cirurgia Geral na UFRJ, Especialização em Cirurgia Geral na UFF. Habilitação Em Cirurgia Oncológica Certificada pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Estagio no Hospital Eduard Herriot em Lion, França, em Transplante de Pâncreas. Participação na Equipe do 1o transplante de Fígado realizado no Estado do Rio de Janeiro, no HUCFF - UFRJ. Participou do Planejamento e Execução do Programa de TX de Pâncreas do HUCFF-UFRJ. 1º Coordenador de Captação de Órgãos Intra-Hospitalar (HGB) da Cidade do Rio de Janeiro. Participação, como Convidado pelo Ministério da Saúde, no treinamento dos Coordenadores Intra-Hospitalares de Captação de Órgãos, após a 1ª reestruturação do Rio Transplante. Participação no Grupo de Implantação do transplante de Fígado do Hospital Geral de Bonsucesso, na época Chefiava os Centros Cirúrgicos do HFB. Professor Convidado dos Cursos de Graduação em Cirurgia e Internato (desde 1993), Pós Graduação de Cirurgia nível Mestrado na UFRJ. Professor Convidado da Disciplina de Cirurgia Ambulatorial, na PPC-UERJ (2002-04). Responsável pela implantação do Campus no HGB, da Universidade Estácio de Sá. Professor Adjunto de Cirurgia, responsável pelo internato em Cirurgia do Campus HGB da Universidade Estácio de Sá. Professor do Curso de Mba de Gestão Estratégica dos Hospitais, responsável pelo tema: "Gestão de Unidades Especiais", da Fundação Getúlio Vargas, por cinco anos. Professor da Fundação Sá Erp, no Curso de Administração Hospitalar, Petrópolis, Rio de Janeiro.

Informações coletadas do Lattes em 22/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Medicina (Cirurgia Geral)

1997 - 2002

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Fibronectina e Regeneração Hepatica - Estudo Comparativo em Ratos Hepatectomizados com ou sem Esplenectomia Associada
, Ano de obtenção: 2002. José Eduardo Ferreira Manso.

Mestrado em Medicina (Cirurgia Geral)

1993 - 1997

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Tumores Císticos do Pâncreas
, Ano de Obtenção: 1997.José Eduardo Ferreira Manso.

Especialização - Residência médica

1990 - 1993

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Residência médica em: Cirurgia GeralNúmero do registro: . Bolsista do(a): .

Especialização em Especialização em Cirurgia Geral

1988 - 1989

Universidade Federal Fluminense
Título: Drenagem Linfatica Peritoneal

Formação complementar

2019 - 2019

Formação de Gestores, Auditores e Fiscais de Contratos Adm. de Compras. (Carga horária: 30h). , ELO Consultoria Empresarial e Produção de Eventos, ELO, Brasil.

2010 - 2010

ColoLap - Curso Avançado Cirurgia Colorretal. , Instituto Lubeck, IL, Brasil.

2007 - 2007

Condução e Gerenciamento Pesquisa Clinica do HFB. , Instituto do Coração, INCOR - HCFMUSP, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Ética em Pesquisa. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR/GESTÃO DE SAÚDE.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Cirurgia/Especialidade: Cirurgia Gastroenterologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Cirurgia/Especialidade: Cirurgia Oncologica.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Cirurgia/Especialidade: Transplantes Viscerais.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Cirurgia/Especialidade: Cirurgia Ambulatorial.

Organização de eventos

RIBEIRO, F. A. S. . XXXIII Congresso Brasileiro de Cirurgia. 2019. (Congresso).

RIBEIRO, F. A. S. . III Semana Cientifica Multíprofissional do Hospital Geral de Bonsucesso. 2005. (Congresso).

Participação em eventos

39 th Congress of the European Society of Surgical Oncology held in Rotterdam. 2019. (Congresso).

Seminário Sanções Administrativas e Responsabilidade em Licitações e Contratos - Aspectos Práticos Relevantes (Nova LINDB, novo decreto 9830/19). 2019. (Seminário).

X Fórum Nacional de Ensino Médico. 2019. (Congresso).

XXXIII Congresso Brasileiro de Cirurgia. Atividade: Parede Abdominal. 2019. (Congresso).

XXXIII Congresso Brasileiro de Cirurgia. 2019. (Congresso).

XXXIII Congresso Brasileiro de Cirurgia. Mesa Redonda: Adenocarcinoma pancreático. 2019. (Congresso).

XXXIII Congresso Brasileiro de Cirurgia. Mesa Redonda: Hérmia inguinal. 2019. (Congresso).

XIX Congresso de Cirurgia do Rio de Janeiro. Relato de caso: traqueomalácia secundária a bócio. 2018. (Congresso).

8th European Multidisciplinary Colorectal Cancer Congress. Left colon tumor locally advanced invading the abdominal wall. 2016. (Congresso).

I Simpósio de Cirurgia Oncológica.Câncer de Pâncreas. 2016. (Simpósio).

Gastric Cancer Meeting - State of the art. 2014. (Congresso).

XVII Congresso de Cirurgia do Rio de Janeiro. 10 anos de experiencia em tratamento cirúrgico de hernia inguinal com anestesia local sem internação. 2014. (Congresso).

10th International Gastric Cancer Congress. 2013. (Congresso).

Curso de temas selecionados de trauma.Palestrante na 1ª mesa redonda com o tema "Ferida penetrante de flanco esquerdo". 2011. (Outra).

EPS Montreal Occupational Safety & Health Forum Montreal.Inguinal Hernia repair with local anesthesia in the outpatient. 2011. (Outra).

III Simpósio de Hérnias.Palesttrante do tema: "Cirurgia ambulatorial com anestesia local". 2011. (Simpósio).

Reunião do Grupo de Pâncreas.Palestrante do tema: "Lesões císticas do pâncreas". 2011. (Outra).

Seminário Assistência, Ensino e Pesquisa: Um relacionamento saudável.Hospital Assistencial como Hospital de Ensino. 2011. (Seminário).

V Congresso Médico. Palestrante do Curso Pré-congresso "Urgências abdominais I e II" com o tema "Hemorragia digestiva alta: Tratamento cirúrgico, quando?". 2011. (Congresso).

XXIX Congresso Brasileiro de Cirurgia. Diagnóstico e tratamento multidisciplinar de paciente com síndrome de Muir-torre. 2011. (Congresso).

XXVI Fórum de Pesquisa em Cirurgia.Debatedor na 1ª Sessão - Sistema Digestório - Tecido Ósseo - Esterilização. 2011. (Outra).

Curso "Como elaborar um trabalho científico em uma Instituição Pública".Palestrante. 2010. (Outra).

XV Congresso Nacional de Cirurgia do Rio de Janeiro. Palestrante da mesa redonda Pâncreas - Mesa redonda Augusto Paulino Neto - Conduta terapêutica nas neoplasias císticas do pâncreas. 2010. (Congresso).

XV Congresso Nacional de Cirurgia do Rio de Janeiro. Moderador da sessão de casos clínicos. 2010. (Congresso).

2a Sessão Clinica do CBC.Coordenador do tema: Doença Diverticular de Cólon Complicada. 2009. (Encontro).

I Simposio de Enfermagem em Cirurgia Oncologica. 2009. (Simpósio).

Sessão Clinica do Colegio Brasileiro de Cirurgiões.Sessão Clinica. 2009. (Encontro).

VIII Congresso Medico dos Hospitais Públicos do Rio de Janeiro. Debatedor da mesa: "Temas Cirúrgicos". 2009. (Congresso).

VIII Congresso Mundial de Cirurgia Oncologica, VII Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncologica e V Gastrinca. 2009. (Congresso).

XXIV Fórum de Pesquisa do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.Debatedor da Sessão de Temas Livres 027 - Sessão Baço. 2009. (Outra).

XXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia. Laringo - Esofagectomia Total para o Tratamento de Tumores malignos da Hipofaringe. 2009. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia. Experiencia da 1a Clinica Cirurgica do HGB em Herniorrafia inguinal com anestesia local em regime ambulatorial. 2009. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia. Tumor Estromal Gastrointestinal : Experiencia da 1a Clinica Cirurgica do HGB. 2009. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia. Esofagectomia Total para Tratamento do Cancer Epidermoide de Esofago. 2009. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia. Experiencia da 1a Clinica Cirurgica do HGB no tratamento Cirurgico do Hiperparatireoidismo. 2009. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia. Fibrodisplasia Ossificante Progressiva - Relato de Caso. 2009. (Congresso).

XXXIII Congresso Brasileiro de Enfermagem. Tumor Estromal Gastrointestinal (GIST): Relato de caso. 2009. (Congresso).

II Curso Anual de Atualização em Cirurgia Geral - Modulo IV.Palestrante do tema: "Cirurgia Ambulatorial". 2008. (Encontro).

III Simposio da Associação de Pesquisa Clinica do BRASIL. 2008. (Simpósio).

VII Congresso Medico dos Hospitais Públicos de Emergência do Rio de Janeiro. Modulo X - Temas Cirurgicos - Debatedor. 2008. (Congresso).

I Curso preparatório para prova de título de especialista em Cirurgia Geral - Módulo II.Cirurgia Ambulatorial. 2007. (Outra).

XXVII Congresso Brasileiro do Colegio Brasileiro de Cirurgiões. Experiencia do Hospital Geral de Bonsucesso em Herniorrafia Inguinal sob anestesia local, em regime ambulatorial. 2007. (Congresso).

Curso de Administração Hospitalar da Faculdade Arthur Sá Earp Neto - FASE.Planejamento e organização das unidades especiais hospitalares. 2003. (Outra).

XX Curso de temas cirurgia gastroenterológica.Palestrante do tema: "Complicações da pancreatite aguda". 2003. (Outra).

VII Congresso da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos. Dificuldades para obtenção de doadores para transplante de pâncreas e rim no periodo de 01]01/2000 até 31/10/200 na cidade do Rio de Janeiro. 2001. (Congresso).

III World Congress of the International Hepato-Pancreato-Biliary Association. Cystic Tumours of the Pancreas. 1998. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Ivens Messias de Oliveira Pereira

FIORELLI, R. K. A.; CORREA, J. F. G.; RAMOS, R. F.;RIBEIRO, F. A. S.; FIORELLI, S. K. A.. Reabilitação do polegar reimplantado: revisão dos resultados funcionais em uma unidade de saúde do Rio de Janeiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Neurologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

FIORELLI, S. K. A.; MORARD, M. R. S.;RIBEIRO, F. A. S.; COLAFRANCESCHI, A. S.; ANDRADE, F. M.. Provas e Títulos para a Classe de Professor Adjunto A. 2018. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

RIBEIRO, F. A. S.. Comissão Especial de Avaliação para Progressão à Classe E do Magistério Superior. 2017. Universidade Federal Fluminense.

RIBEIRO, F. A. S.. Comissão Especial de Avaliação para Progressão à Classe E do Magistério Superior. 2015. Universidade Federal Fluminense.

RIBEIRO, F. A. S.. Concurso para obtenção de título de especialista em Cirurgia Geral do CBC. 2018. Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

RIBEIRO, F. A. S.. Concurso para obtenção de título de especialista em Cirurgia Geral do CBC. 2017. Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

RIBEIRO, F. A. S.. Concurso para obtenção de título de especialista em Cirurgia Geral do CBC. 2016. Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

RIBEIRO, F. A. S.. Concurso para obtenção de título de especialista em Cirurgia Geral do CBC. 2014. Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

RIBEIRO, F. A. S.. Concurso para obtenção de título de especialista em Cirurgia Geral do CBC. 2013. Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

RIBEIRO, F. A. S.. Coordenador da Banca de Cirurgia Geral - Seleção para residentes médicos. 2012.

RIBEIRO, F. A. S.. Examinador da prova oral do Concurso para obtenção do título de Especialista em Cirurgia Geral do CBC. 2011. Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

RIBEIRO, F. A. S.. Examinador da prova oral do Concurso para obtenção do título de Especialista em Cirurgia Geral do CBC. 2010. Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

RIBEIRO, F. A. S.. Titulo de Especialista em Cirurgia Geral. 2008. Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

RIBEIRO, F. A. S.. Examinador da prova oral do Concurso para obtenção do título de Especialista em Cirurgia Geral do CBC. 2008. Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

RIBEIRO, F. A. S.. Titulo de Especialista em Cirurgia Geral. 2006. Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

RIBEIRO, F. A. S.. Titulo de Especialista em Cirurgia Geral. 2005. Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

RIBEIRO, F. A. S.. Titulo de Especialista em Cirurgia Geral. 2004. Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

RIBEIRO, F. A. S.. Candidato a Membro Titular do Colegio Brasileiro de Cirurgiões. 2002. Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

RIBEIRO, F. A. S.. Candidato a Membro Titular do Colegio Brasileiro de Cirurgiões. 2000. Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

RIBEIRO, F. A. S.. Candidato a Membro Titular do Colegio Brasileiro de Cirurgiões. 2000. Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

RIBEIRO, F. A. S.. Candidato a Membro Titular do Colegio Brasileiro de Cirurgiões. 1997. Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Orientou

Arthur Ferreira Xavier

Correlação entre síndrome metabólica e doença pulmonar obstrutiva crônica; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Centro Universitário Serra dos Órgãos; Orientador: Flavio Antonio de Sa Ribeiro;

Maria Eduarda Dantas Meirelles

Gastrectomia totalmente laparoscópica para câncer gástrico: resultados a curto prazo de uma experiência na America do Sul; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Centro Universitário Serra dos Órgãos; Orientador: Flavio Antonio de Sa Ribeiro;

Leonardo Silva Soares

Cirurgia Metabólica: em busca da cura para síndrome metabólica; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Centro Universitário Serra dos Órgãos; Orientador: Flavio Antonio de Sa Ribeiro;

Carolina Restrepo Villafuerte

Revisão sobre a redesignação sexual masculino/feminino na atualizada: aspecto cirúrgico; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Centro Universitário Serra dos Órgãos; Orientador: Flavio Antonio de Sa Ribeiro;

Rubens Mendes Canuto de Oliveira

Paracoccidioidomicose de via biliar e hepática simulado colangiocarcinoma - relato de caso; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Centro Universitário Serra dos Órgãos; Orientador: Flavio Antonio de Sa Ribeiro;

Ricardo Neumann

Cirurgia Bariátrica e suas complicações; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Centro Universitário Serra dos Órgãos; Orientador: Flavio Antonio de Sa Ribeiro;

Produções bibliográficas

  • RIBEIRO, F. A. S. ; SOTO RUIZ, JHANNA MARIA ; LEÓN, PATRICIA ; HERNANDEZ, L. C. J. ; CARPIO MORENO, KAREN CRISTINA ; ANTÔNIO DE SÁ RIBEIRO, FLÁVIO . Rectal Tumor With Perineal Invasion and Peritoneal Carcinomatosis: Pelvic Exenteration Followed by Cytoreductive Surgery and Hyperthermic Intraperitoneal Chemotherapy - A Case Report. EJSO , v. 47, p. e61-e62, 2021.

  • RIBEIRO, F. A. S. ; SOTO RUIZ, JHANNA MARIA ; LEÓN, PATRICIA ; HERNANDEZ, L. C. J. ; CARPIO MORENO, KAREN CRISTINA ; ANTÔNIO DE SÁ RIBEIRO, FLÁVIO . Rectal Tumor With Perineal Invasion and Peritoneal Carcinomatosis: Pelvic Exenteration Followed by Cytoreductive Surgery and Hyperthermic Intraperitoneal Chemotherapy - A Case Report. EJSO , v. 47, p. e61-e62, 2021.

  • RIBEIRO, F. A. S. ; SOTO RUIZ, JHANNA MARIA ; LEÓN, PATRICIA ; HERNANDEZ, L. C. J. ; CARPIO MORENO, KAREN CRISTINA ; ANTÔNIO DE SÁ RIBEIRO, FLÁVIO . Rectal Tumor With Perineal Invasion and Peritoneal Carcinomatosis: Pelvic Exenteration Followed by Cytoreductive Surgery and Hyperthermic Intraperitoneal Chemotherapy - A Case Report. EJSO , v. 47, p. e61-e62, 2021.

  • RIBEIRO, F. A. S. ; SOTO RUIZ, JHANNA MARIA ; LEÓN, PATRICIA ; HERNANDEZ, L. C. J. ; CARPIO MORENO, KAREN CRISTINA ; ANTÔNIO DE SÁ RIBEIRO, FLÁVIO . Rectal Tumor With Perineal Invasion and Peritoneal Carcinomatosis: Pelvic Exenteration Followed by Cytoreductive Surgery and Hyperthermic Intraperitoneal Chemotherapy - A Case Report. EJSO , v. 47, p. e61-e62, 2021.

  • RIBEIRO, F. A. S. ; SOTO RUIZ, JHANNA MARIA ; LEÓN, PATRICIA ; HERNANDEZ, L. C. J. ; CARPIO MORENO, KAREN CRISTINA ; ANTÔNIO DE SÁ RIBEIRO, FLÁVIO . Rectal Tumor With Perineal Invasion and Peritoneal Carcinomatosis: Pelvic Exenteration Followed by Cytoreductive Surgery and Hyperthermic Intraperitoneal Chemotherapy - A Case Report. EJSO , v. 47, p. e61-e62, 2021.

  • RIBEIRO, F. A. S. ; Fernandes, B.A. ; CORREA, J. P. A. S. . Inguinal hernia repair with local anesthesia in the outpatient - 10 year experience. INTERNATIONAL JOURNAL OF CLINICAL MEDICINE , v. 5, p. 644-649, 2014.

  • RIBEIRO, F. A. S. ; CARNEIRO, A. F. ; NUNES, C. E. L. ; HAMAJI, A. ; HAMAJI, M. W. M. ; RACHE, M. ; Fernandes, B.A. ; ROXO, C. W. . Cirurgia de hérnia inguinal com anestesia local. PROACI - Programa de Atualização em Cirurgia , v. 8, p. 57, 2012.

  • RIBEIRO, F. A. S. ; PADRON, F. ; CASTRO, T. D. M. ; TORRES FILHO, L. C. A. ; Fernandes, B.A. . Herniorrafia inguinal com anestesia local em regime ambulatorial. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (Impresso) , v. 37, p. 397-402, 2010.

  • RIBEIRO, F. A. S. ; OTA, A. S. ; Fernandes, B.A. . Adenoma Metanéfrico. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões , v. 32, p. 348-349, 2005.

  • RIBEIRO, F. A. S. . Cirurgia Ambulatorial. Tratado de Cirurgia CBC. 1ed.São Paulo: Editora Atheneu LTDA, 2011, v. , p. 1447-1461.

  • RIBEIRO, F. A. S. ; Manso,J.E.F. . Trauma de Pâncreas. In: Evandro Freire. (Org.). Trauma aDoença dos Séculos. 1ed.Rio de Janeiro: Atheneu, 2001, v. 2, p. 1569-1576.

  • RIBEIRO, F. A. S. ; Ricardo Antonio Refinetti ; Manso,J.E.F. . Hernia de Hiato e Refluxo Gastroesofagiano. In: VieiraO.M.;ChavesC.P.;MansoJ.E.F.;EulalioJ.M.R.. (Org.). Clinica Cirurgica Fundamentos Teoricos e Praticos. 1oed.Rio de Janeiro: Atheneu, 2000, v. 1, p. 183-192.

  • Manso,J.E.F. ; Eulalio,J.M.R. ; Ricardo Antonio Refinetti ; RIBEIRO, F. A. S. . Conduta na Pancreatite Crônica. In: Vieira,O.M.;Rodrigues,A.S.S.. (Org.). Condutas em Cirurgia. 1ed.Rio de Janeiro: Atheneu, 2000, v. , p. 43-59.

  • RIBEIRO, F. A. S. ; SOUZA, A. A. P. . Perfurações de Esôfago. In: Vieira,O.M.;ChavesC.P.;Manso,J.E.F.;Eulalio,J.M.R.. (Org.). Clinica Cirurgica Fundamentos Teóricos Práticos. 1ed.Rio de Janeiro: Atheneu, 2000, v. 1, p. 199-203.

  • RIBEIRO, F. A. S. ; ALVES, A. L. F. . Doença Inflamatorias e Infecciosas. In: Vieira,O.M.;Chaves,C.P.; Manso, J.E.F.; Eulalio, J.M.R.. (Org.). Clínica Cirúrgica Fundamentos Teóricos e Práticos. 1ed.Rio de Janeiro: Atheneu, 2000, v. 1, p. 253-258.

  • RIBEIRO, F. A. S. ; SOUZA, A. A. P. ; Maia,F.J.S. . Trauma de Pâncreas. In: Vieira, O.M.; Chaves, C.P.;Manso,J.E.F.; Eulalio,J.M.R.. (Org.). Clìnica Cirúrgica Fundamentos Teóricos e Práticos. 1ed.Rio de Janeiro: Atheneu, 2000, v. 1, p. 371-374.

  • Ricardo Antonio Refinetti ; RIBEIRO, F. A. S. . Obstrução Intestinal. In: Vieira,O.M.; Chaves, C.P.; Manso, J.E.F.; Eulalio,J.M.R.. (Org.). Clínica Cirúrgica Fundamentos Teóricos e Práticos. 1ed.Rio de Janeiro: Atheneu, 2000, v. 1, p. 487-494.

  • RIBEIRO, F. A. S. . Inguinal hernia repair with local anesthesia in the outpatient - 10 year experience. In: 2nd International Conference and exhibition on physical medicine & rehabilitation, 2014, Los Angeles. International journal of physical medicine & rehabilitation, 2014. v. 2. p. 35.

  • RIBEIRO, F. A. S. . Inguinal hernia repair with local anesthesia in the outpatient. In: International Conference and exhibition on physical medicine & rehabilitation, 2013, Los Angeles. International journal of physical medicine & rehabilitation, 2013. v. 1. p. 58-58.

  • RIBEIRO, F. A. S. . Inguinal hernia repair with local anesthesia in the outpatient, being safe, effective, easy to perform, yet having a lower cost. In: 2nd International Conference on Surgery and Anesthesia, 2013, Los Angeles. Surgery: current research, 2013. v. 3. p. 39-39.

  • RIBEIRO, F. A. S. ; Manso,J.E.F. ; Eulalio,J.M.R. ; REINTERIA, J. ; PERROTA, L. ; GONCALVES, R. T. ; ALBUQUERQUE, A. ; AQUINO, J. ; LUNA, R. ; FARIA, A. C. C. . Dificuldades para obtenção de doadores para transplante de pâncreas e rim, no período de 01/01/200 até 31/10/200 na cidade do Rio de Janeiro. In: VII Congresso Brasileiro da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, 2001. Jornal Brasileiro de Transplante, 2001. v. 3. p. 104.

  • RIBEIRO, F. A. S. ; Souza M.C.A. ; Manso,J.E.F. ; Ricardo Antonio Refinetti ; Eulalio,J.M.R. ; BOGOSSIAN, A. T. ; CHAVES, C. P. . Cystic tumors of the pancreas. In: 3rd world congress of the international hepato pancreato biliary association, 1998. Hepato-Gastroenterology, 1998. v. 45.

  • PENA, K. S. ; PEREIRA, G. M. ; OLIVEIRA, L. N. S. S. ; SILVA, M. E. M. ; LOPES, L. C. ; RIBEIRO, F. A. S. . Relato de caso: traqueomalácia secundária a bócio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, F. A. S. . Câncer de Pâncreas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RIBEIRO, F. A. S. ; CORREA, J. P. A. S. ; ARRUDA, G. N. ; FARIA, K. C. M. ; REIS, R. ; Fernandes, B.A. . 10 anos de experiencia em tratamento cirúrgico de hernia inguinal com anestesia local sem internação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, F. A. S. ; GOLDBACH, F. ; SANTOS, J. N. ; Fernandes, B.A. . A síndrome de wilkie: um relato de caso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, F. A. S. ; URQUIAGA, B. O. ; SOUZA, F. S. T. ; TENORIO, M. A. M. ; Fernandes, B.A. . Estudo comparativo entre cirurgia convencional eletiva, abordagem convencional de urgência/emergência e cirurgia videolaparoscopica eletiva no tratamento dos pacientes internados na 1a clinica cirúrgica do Hospital Federal de Bonsucesso com diagnóstico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, F. A. S. . Hérnia com anestesia local. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO, F. A. S. . Cirurgia Endócrina - Tireoide e Paratireoide. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO, F. A. S. . Abordagens Cirúrgicas: traumas vasculares. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO, F. A. S. . Cirurgia Metabólica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO, F. A. S. . Cirurgia ambulatorial com anestesia local. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO, F. A. S. . Lesões císticas do pâncreas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LEITE, R. R. A. ; GONCALVES, S. O. ; CRUZ, V. B. F. ; RIBEIRO, F. A. S. ; ARAUJO, M. S. ; Fernandes, B.A. . Diagnóstico e tratamento multidisciplinar de paciente com síndrome de Muir-torre. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, F. A. S. ; CARDILLO NETO, V. A. ; SILVA, C. E. M. E. ; ARAUJO, M. S. ; Fernandes, B.A. . Volumosa massa de parede abdominal, com invasão de estruturas abdominais e torácicas, de origem colônica à esquerda - rara apresentação de um adenocarcinoma de colo - relato de caso. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, F. A. S. ; MATOS, L. T. B. ; FENELON JUNIOR, M. A. ; CRUZ, V. B. F. ; Fernandes, B.A. ; CERQUEIRA, E. F. S. . Herniorrafia inguinal com anestesia local em regime ambulatorial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, F. A. S. ; FALCAO, D. ; ZIDDE, B. H. . Insidência de hipoparatireoidismo pós-tireoidectomia total. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, F. A. S. ; CRUZ, V. B. F. ; ROXO, C. W. ; BRITO, L. C. B. ; SILVA, C. E. M. E. ; Fernandes, B.A. . Paratireoidectomia experiência da 1ª clínica cirúrgica do HFB/MS RJ no tratamento cirúrgico dos tumores da paratireóide. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, F. A. S. . Inguinal Hernia repair with local anesthesia in the outpatient. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIBEIRO, F. A. S. ; SANTOS, B. T. M. ; ABRAHAO, L. ; FERNANDES, B. A. . Tumor Estromal Gastrointestinal (GIST): Relato de caso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAES, B. T. ; RIBEIRO, F. A. S. ; FERNANDES, B. A. . Esofagectomia Total para Tratamento do Cancer Epidermoide de Esofago. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PADRON, F. ; RIBEIRO, F. A. S. ; FERNANDES, B. A. ; FERRAZ, L. R. . Experiencia da 1a Clinica Cirurgica do HGB em Herniorrafia inguinal com anestesia local em regime ambulatorial. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, F. A. S. ; ANDREA, C. ; FERNANDES, B. A. . Experiencia da 1a Clinica Cirurgica do HGB no tratamento Cirurgico do Hiperparatireoidismo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NOBRE, H. ; NOVAIS, I. ; RIBEIRO, F. A. S. ; TEIXEIRA, B. ; CASTAGNARO, A. ; DIOGO, P. . Fibrodisplasia Ossificante Progressiva - Relato de Caso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, F. A. S. ; SANTOS, B. T. M. ; ABRAHAO, L. ; FERNANDES, B. A. . Laringo - Esofagectomia Total para o Tratamento de Tumores malignos da Hipofaringe. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BALIEIRO, M. P. M. ; CASTAGNARO, A. ; CALIXTO, I. N. ; RIBEIRO, F. A. S. ; FERNANDES, B. A. . Tumor Estromal Gastrointestinal (GIST): Experiência da 1ª Clínica Cirúrgica do HFB. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASTAGNARO, A. ; BALIEIRO, M. P. M. ; CALIXTO, I. N. ; RIBEIRO, F. A. S. ; FERNANDES, B. A. ; SOUZA, L. G. S. . Tumor Estromal Gastrointestinal (GIST): Relato de caso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, F. A. S. . Cirurgia Ambulatorial. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO, F. A. S. ; Fernandes, B.A. . Experiência da 1a Clinica Cirurgica do HGB no manejo Cirurgico do Hiperparatireoidismo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, F. A. S. ; Fernandes, B.A. . Incidencia de casos de infecção por micobacterias não tuberculosas relacionadas a Videocirurgia no HGB. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, F. A. S. ; Fernandes, B.A. . Experiencia da 1a Clinica Cirurgica em Cirurgias das Hérnias Inguinais em regime ambulatorial sem internação com anestesia local. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, F. A. S. . Cirurgia Ambulatorial. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO, F. A. S. ; Fernandes, B.A. . Pseudomixoma Peritoneal. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, F. A. S. ; Fernandes, B.A. . Adenocarcinoma de Estômago. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, F. A. S. ; Fernandes, B.A. . Linfoma Abdominal. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, F. A. S. ; Fernandes, B.A. . Adenoma Metanéfrico. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, F. A. S. ; Fernandes, B.A. . Polipose Adenomatosa Familiar ? Relato de Três Casos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, F. A. S. ; Fernandes, B.A. . Estatística de Adenocarcinoma de Colon. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, F. A. S. . Dificuldades para Obtenção de Doadores para Transplante de Pâncreas e Rim, no Período de 01/01 até 31/10/2000, na Cidade do Rio de Janeiro. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, F. A. S. ; Manso,J.E.F. ; Eulalio,J.M.R. . Transplante Duplo Rim/Pâncreas com Derivação Entérica e Portal. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, F. A. S. ; Manso,J.E.F. ; Eulalio,J.M.R. . Gravidade da Pancreatite no Enxerto Pancreatico, Relato de Dois Casos. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, F. A. S. ; Manso,J.E.F. ; Eulalio,J.M.R. . Transplante Duplo Rim/Pâncreas com Derivação Enterica e Portal-Exposição e Avaliação Tardia da Técnica no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho / Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, F. A. S. . Aumento dos Transplantes Renais de Cadáver com a Criação do Rio Transplante. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, F. A. S. ; Manso,J.E.F. ; Ricardo Antonio Refinetti ; Eulalio,J.M.R. . Cystic Tumors of the Pancreas. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, F. A. S. ; Manso,J.E.F. ; Eulalio,J.M.R. . ? ? Chronic Inahaleded Cocaine Abuse May Predispose To The Development of The Pancreatic Adenocarcinoma. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, F. A. S. ; Manso,J.E.F. ; Eulalio,J.M.R. . Thal Hatafuko Surgery in Megaesophageal Grade Three and Four. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Manso,J.E.F. ; RIBEIRO, F. A. S. . Cystic Tumors of the Pancreas. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, F. A. S. ; Eulalio,J.M.R. ; Manso,J.E.F. . Modelo Experimental de Transplante de Pâncreas e Duodeno: Considerações de Anatomia Comparada do Cão. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, F. A. S. ; Manso,J.E.F. ; Souza M.C.A. . Cystic Tumours of the Pancreas. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, F. A. S. ; Manso,J.E.F. ; Eulalio,J.M.R. . Tratamento Cirúrgico do Megaesofago ? Experiência do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/UFRJ. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, F. A. S. ; Manso,J.E.F. . Esplenectomias: Indicações e Complicações. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, F. A. S. ; SOUZA, A. A. P. . Influência da Somatostatina na Regeneração do Fígado após Hepatectomia Parcial no Rato. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

RIBEIRO, F. A. S. . Câncer Gástrico. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RIBEIRO, F. A. S. . Dor crônica após correção de hérnia inguinal. Causas e tratamento. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RIBEIRO, F. A. S. . Pancreatite Aguda. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RIBEIRO, F. A. S. . Antibiótico profilático em cirurgia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RIBEIRO, F. A. S. . Pancreatite Aguda. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RIBEIRO, F. A. S. . Alta Complexidade. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Area Tematica do BVS - Alta Complexidade- Hospital Geral de Bonsucesso).

RIBEIRO, F. A. S. . I Curso Preparatorio para Prova Titulo de Especialista em Cirurgia Geral - Cirurgia Ambulatorial. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RIBEIRO, F. A. S. . Planejamento e Organização das Unidades Especiais Hospitalares. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Prêmios

2018

Membro do Conselho Deliberativo, Associação Médica do Estado do Rio de janeiro - SOMERJ.

2013

Membership, International Gastric Cancer Association.

2012

Membro Associado, Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica.

2011

Active Membership, Panamerican Trauma Society.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - Atual

Universidade Gama Filho

Vínculo: Professor Adjunto, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 20

2010 - 2012

Colégio Brasileiro de Cirurgiões

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro suplente do Conselho

Atividades

  • 01/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretório Nacional do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.,Cargo ou função, Membro Suplente do Conselho de Seleção.

2010 - 2010

Hospital Federal de Bonsucesso

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente

Atividades

  • 01/2010

    Direção e administração, Cirurgia Geral.,Cargo ou função, Preceptor do serviço de Cirurgia Geral.

2012 - Atual

Centro Universitário Serra dos Órgãos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador do 8 período

Outras informações:
Coord. do 8 período (Apresentações clínico-cirúrgicas nos ciclos de vida: do adulto e do idoso) do Curso de Medicina.

2010 - Atual

Centro Universitário Serra dos Órgãos

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de medicina

Atividades

  • 01/2010

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tutor 8º período

1995 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Medico do Ministerio da Saúde HGB, Carga horária: 40

1993 - 2002

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Convidado e Medico Contratado, Carga horária: 20

2017 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto

Outras informações:
Lotado na Faculdade de Ciências Médicas

2015 - 2017

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

2014 - 2015

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto em Cirurgia, Carga horária: 40

2014 - Atual

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente

Outras informações:
Docente do Curso de Medicina - Campus João Uchôa