Cláudia Rodrigues Mafra
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Minas Gerais . Mestre em Enfermagem ,(area de concentração: Política, Práticas e Cuidado em saúde e enfermagem) Especialista em Enfermagem Hospitalar/Área enfermagem em transplante de órgãos pela UFMG. Especialista em Administração Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo. Especialista Curso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente.
Experiência na área de Enfermagem , atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão em saúde , Gestão de Políticas Públicas , Administração hospitalar, Gestão de risco e Segurança do paciente
Informações coletadas do Lattes em 10/07/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em ENFERMAGEM
2013 - 2015
Universidade de Brasília, UnB
Título: LISTA DE VERIFICAÇÃO DE CIRURGIA SEGURA DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE : APLICABILIDADE EM TRANSPLANTE RENAL DE DOADOR FALECIDO,Ano de Obtenção: 2015
Profa. Dra. Maria Cristina Soares Rodrigues.
Especialização em Curso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente (CIQSSP)
2018 - 2019
Escola Nacional de Saude Publica
Título: AVALIAÇÃO DA ADESÃO AO CHECKLIST DE CIRURGIA SEGURA EM HOSPITAL DO DISTRITO FEDERAL
Orientador: Drª Maria João Lage Leitão
Especialização em Administração Hospitalar
2008 - 2009
Centro Universitário São Camilo
Título: Acreditação Hospitalar : Sua história e evolução em busca da qualidade
Orientador: Prof. Anselmo Carrera Maia
Especialização em Enfermagem Hospitalar
2004 - 2006
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: REVISÃO DE LITERATURA SOBRE TRANSPLANTE DE PELE:SUBSÍDIO PARA O PLANEJAMENTO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UM HOSPITAL GERAL DE GRANDE DE BELO HORIZONTE
Orientador: SELME SILQUEIRA DE MATOS
Graduação em Enfermagem
2000 - 2002
Universidade Estadual de Minas Gerais
Título: Nível de conhecimento das mulheres sobre HPV
Orientador: Evânia Nascimento
Formação complementar
2017 - 2017
ingles A1. (Carga horária: 60h). , Universia Brasil S.A., UNIVERSIA, Brasil.
2013 - 2013
Gestão Pública. (Carga horária: 60h). , Escola de Adminisração Fazendária - ESAF, ESAF, Brasil.
2012 - 2012
Segurança ao paciente Cirúrgico. (Carga horária: 8h). , Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição, CEEN, Brasil.
2011 - 2012
leitura insrtumental Avançado. (Carga horária: 72h). , Western Idiomas, W, Brasil.
2011 - 2011
Esterilização em Foco - Buscando a segurança. (Carga horária: 6h). , Grupo Esterilização em Foco, GEF, Brasil.
2010 - 2010
Treinamento de dimensionamento de Pessoal de Enfer. (Carga horária: 8h). , Coren - Df, COREN - DF, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação para Avaliadores do sistema de Gestão. (Carga horária: 16h). , Health Services Acrreditation, IQG, Brasil.
2009 - 2009
Programa 5s. (Carga horária: 8h). , Hospital Santa Lúcia - Centro de Estudos, HSL, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Multiplicadores do Processo de Acreditaçã. (Carga horária: 16h). , Instituto de Acreditação Hospitalar e certificação em Saude, IAHCS, Brasil.
2007 - 2007
Gerenciamento de Processos. (Carga horária: 16h). , Hospital Santa Lúcia - Centro de Estudos, HSL, Brasil.
2006 - 2006
Inglês Instrumental. (Carga horária: 64h). , Casa Thomas Jefferson, CTJ, Brasil.
2004 - 2005
Curso de Curta Duração. , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2004 - 2004
Reanimação Cárdio Pulmonar - Código Azul. (Carga horária: 60h). , Instituto Felice Rosso de Pesquisa e Educação continuada, IFERPEC, Brasil.
2003 - 2003
Controle de Infecções Hospitalares. (Carga horária: 8h). , FUNDAÇÃO FELICE ROSSO, FFR, Brasil.
2001 - 2001
Avanços na Terapia I.V.. (Carga horária: 8h). , Baxter Hospitalar Ltda, Baxter, Brasil.
2000 - 2000
Amamentação. (Carga horária: 4h). , Faculdade de enfermagem de Passos, UEMG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
MAFRA, C. R. . XI Jornada de Saúde - UniEuro. 2016. (Outro).
MAFRA, C. R. . Condutas no Transplante de Células Tronco Hematopoéticas Autólogo para Enfermagem. 2012. (Outro).
MAFRA, C. R. . 1 ª Jornada de Prevenção e tratamento de Lesões de Pele. 2011. (Outro).
MAFRA, C. R. . XIV Semana da Enfermagem. 2011. (Outro).
MAFRA, C. R. . XIII Semana da Enfermagem do Hospital Santa Lúcia - O poder de Cuidar. 2010. (Outro).
MAFRA, C. R. . XII Semana de Enfermagem do Hospital Santa Lúcia. 2009. (Outro).
MAFRA, C. R. . XI Semana da Enfermagem Santa Lucia. 2008. (Outro).
Participação em eventos
II congresso Internacional da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Pacite. Segurança do paciente no âmbito domiciliar: uma revisão integrativa da literatura. 2019. (Congresso).
II congresso Internacional da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Pacite. Medidas de prevenção e controle de infecção relacionada à assistência a saúde em unidade de terapia intensiva neonatal: revisão integrativa. 2019. (Congresso).
II congresso Internacional da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Pacite. Segurança do paciente idoso no Brasil. Uma revisão integrativa. 2019. (Congresso).
II congresso Internacional da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Pacite. 2019. (Congresso).
II Congresso internaional da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do do Paciente. Avaliação da comunicação Efetiva na troca de plantão utilizando o método SBAR. 2019. (Congresso).
16 SENADEn e 13 SINADEn.Avaliação do Conheciemnto da equipe cirurgica quanto ao uso do checklist do programa cirurgia segura salvam vidas em um hospital privado do Distrito Federal. 2018. (Simpósio).
1 Congresso das ligas de Cirurgia do UNICEUB. Avaliação do Conhecimento da equipe cirúrgica quanto ao uso do Checklist do Programa Cirurgia segura Salvam Vidas em um hospital privado do Distrito Federal. 2018. (Congresso).
III Congresso da Escola de Saúde e Medicina - Universidade Católica de Brasilia. Avaliação do conhecimento da equipe cirúrgica sobre o uso do check list de cirurgia segura. 2018. (Congresso).
III Congresso da Escola de Saúde e Medicina - Universidade Católica de Brasilia. Avaliação da comunicação efetiva na troca de plantão com base no método SBAR. 2018. (Congresso).
I seminário Internacional de Pesquisa em saúde.AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE INFECÇÃO SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEL DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO - DF. 2018. (Seminário).
I seminário Internacional de Pesquisa em saúde- II Simpósio de pesquisa em enfermagem no Distrito Federal. 2018. (Seminário).
VI forum Internacional sobre segurança do paciente - Erros de medicação.Aplicabilidade da lista de verificação de segurança cirúrgica em transplante renal de doador falecido. 2018. (Outra).
VI Fórum Internacional sobre segurança do paciente erros de medicação e.Avaliação do conheciemnto da equipe cirurgica quanto ao uso do check list do programa cirurgia segura salvam vidas em um hospital privado do Distrito Federal - Brasília. 2018. (Outra).
Aula Erros associados ao cuidado em saúde : erros cirúrgicos.Erros associados ao cuidado em saúde : erros cirúrgicos. 2016. (Outra).
Aula Programas Cirurgias Seguras Salvam - vidas.Cirurgias Seguras Salvam - vidas. 2016. (Outra).
Cuidados em situações Cirúrgicas.Program Cirurgias Seguras Salvam Vidas. 2016. (Encontro).
I CONGRESSO INTERNACIONAL DA REBRAENSP. Aplicabiliade da Lista de verficação de segurança cirúrgica em trasnplante renal de doador falecido. 2016. (Congresso).
I Congresso Internacional da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do paciente - REBRAENSP " " Segurança do paciente: Avanços e Desafios para a Enfermagem. 2016. (Congresso).
Segurança do paciente na atenção à saúde.Erros associados ao cuidado em saúde: erros Cirúrgicos. 2016. (Encontro).
Simpósio de pesquisa em enfermagem do Distrito Federal. 2016. (Simpósio).
I OFICINA NACIONAL DAS CENTRAIS DE REGULAÇAO DE ALTA COMPLEXIDADE. 2015. (Oficina).
I SEMINÁRIO DE SEGURANÇA DO PACIENTE DO HUB- UnB, INICIATIVAS E DESAFIOS NOS HOSPITAIS PÚBLICOS DO DF..LISTA DE VERIFICAÇÃO DE CIRURGIA SEGURA. 2015. (Seminário).
OFICINA CURSOS PRONATEC/Uni CEUB.SEGURANÇA DO PACIENTE. 2015. (Oficina).
75ª Semana Brasileira de enfermagem.Protagonismo da enfermagem no proesso do cuidar. 2014. (Encontro).
Participação em bancas
MAFRA, C. R.. Avaliação da Cultura de Segurança do Paciente no Hospital Regional de Taguatinga. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Qualidade em Saúde e Segurança do Pacie/ FIOCnte) - Escola Nacional de Saúde Pública.
MAFRA, C. R.; NASCIMENTO, R.. TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL. 2020.
MAFRA, C. R.; NASCIMENTO, R.; MASCARENHAS, E.. CONTEXTO DE SAÚDE DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE RUA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UniCEUB - Centro Universitário de Brasília.
NASCIMENTO, R.; MASCARENHAS, E.;MAFRA, C. R.. PERCEPÇÃO DA MORTE E DO MORRER ENTRE FORMANDOS DO CURSO SUPERIOR. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UniCEUB - Centro Universitário de Brasília.
MASCARENHAS, E.;MAFRA, C. R.; NASCIMENTO, R.. FATORES DE ESTRESSE NA EQUIPE DE ENFERMAGEM QUE ATUA EM SERVIÇOS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UniCEUB - Centro Universitário de Brasília.
MAFRA, C. R.; NASCIMENTO, R.; MASCARENHAS, E.. SAÚDE DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA COM FOCO EM HOMENS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UniCEUB - Centro Universitário de Brasília.
NASCIMENTO, R.; MASCARENHAS, E.;MAFRA, C. R.. ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE E À SUA FAMÍLIA NO PROCESSO DA MORTE E DO MORRER: UMA REVISÃO NARRATIVA Trabalho. 2020.
NASCIMENTO, R.; MASCARENHAS, E.;MAFRA, C. R.. QUESTÕES SOCIOEMOCIONAIS ENVOLVIDAS NO CUIDADO DE MULHERES. 2020.
MAFRA, C. R.; MASCARENHAS, E.; NASCIMENTO, R.. ANSIEDADE ENTRE FORMANDOS DE ENFERMAGEM. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UniCEUB - Centro Universitário de Brasília.
MAFRA, C. R.; MASCARENHAS, E.; NASCIMENTO, R.. A NEUROPLASTICIDADE EM PACIENTES COM TRASNTORNO AFETIVO BIPOLAR. 2020.
MAFRA, C. R.; MASCARENHAS, E.; NASCIMENTO, R.. O consumo de álcool e drogas entre alunos ingressantes em cursos da área de saúde. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UniCEUB - Centro Universitário de Brasília.
MAFRA, C. R.; MASCARENHAS, E.; NASCIMENTO, R.. O estresse ocupacional nos enfermeiros do serviço de atendimento movél de urgência (samu). 2019.
NASCIMENTO, R.; MASCARENHAS, E.;MAFRA, C. R.. A música como estratégia terapêutica em saúde mental: revisão de literatura. 2019.
MAFRA, C. R.; ROCHA, R.; AGUIAR, V.. Complicações do tratamento hemodialitico em pacientes com lesão renal aguda. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UniCEUB - Centro Universitário de Brasília.
MAFRA, C. R.; ROCHA, R.; AGUIAR, V.. A importância da implantação do Protocolo de Manchester nas unidades de pronto atendimento: uma revisão bibliográfica. 2019.
MAFRA, C. R.; OLIVEIRA, O. B.. Conheciemnto e condutas sobre acidente ofídico na percepção da população de vargem Bonita. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Euro Americano.
MAFRA, CLAUDIA RODRIGUES; RANGEL, P. N.. O beneficio da ludoterapia na oncopediatria : Revisão integrativa da Literatura de 2012-2017. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Euro Americano.
MAFRA, C. R.. CÂNCER DE MAMA EM MULHERES JOVENS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UniCEUB - Centro Universitário de Brasília.
MAFRA, C. R.. Câncer de mama em mulheres jovens: Uma revisão integrativa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UniCEUB - Centro Universitário de Brasília.
MAFRA, C. R.. Comportamento suicidas em adolescentes : uma revisão da literatura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UniCEUB - Centro Universitário de Brasília.
MAFRA, C. R.. O perfil das vítimas agressoras nas regiões de ensino do Distrito Federal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UniCEUB - Centro Universitário de Brasília.
MAFRA, C. R.. Sindrome de Bounoult entre profissionais de enfermagem. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UniCEUB - Centro Universitário de Brasília.
MAFRA, C. R.. Desafios dos enfermeiros na aplicação do Protocolo de Manchester: uma revisão integrativa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UniCEUB - Centro Universitário de Brasília.
MAFRA, C. R.. Epidemiologia dos casos de óbito por doenças imunopreveníveis em crianças menores de 1 ano de idade no período de 2001 a 2016. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UniCEUB - Centro Universitário de Brasília.
MAFRA, C. R.. Processo morte e morrer na unidade de terapia intensiva: reflexões sobre as dificuldades enfrentadas pelos enfermeiros. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UniCEUB - Centro Universitário de Brasília.
MAFRA, C. R.. Avaliação da Síndrome de Burnoult em acadêmicos de enfermagem. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UniCEUB - Centro Universitário de Brasília.
SALVIANO, C. F.;MAFRA, C. R.. O dilema entre a possibilidade de aposentadoria e a permanecia na atividade laboral. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitario Unieuro.
CAMARGO, G. A.;MAFRA, C. R.; MATOS, J. C.. A atuação da equipe multiprofissional quanto aos cuidados paliativos : Uma revisão integrativa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitario Unieuro.
MAFRA, C. R.. A atuação do enfermeiro na Parada Cardiorrespiratória em Adultos : uma revisão da Literatura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Euro Americano.
MAFRA, C. R.; FERNANDES, A. G. O.. Abordagem principalista aplicada à assistência de Enfermagem a pacientes em cuidados paliativos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Euro Americano.
MAFRA, C. R.; Matos JC. Assistência de enfermagem para um parto Humanizado: uma Revisão integrativa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Euro Americano.
MAFRA, C. R.; OLIVEIRA, T. R. S.. Adesão a Prática de Higienização das mãos : uma questão de Segurança. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Euro Americano.
MAFRA, C. R.; SALVIANO, C. F.. Atuação do enfermeiro do Pré - natal da Gestante com Doença Hipertensiva específica da Gestação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.
MAFRA, C. R.; SALVIANO, C. F.. Atividades do Enfermeiro Offshore em plataformas petrolíferas e riscos ocupacionais relacionados.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.
MAFRA, C. R.; PINHEIRO, H.. Atuação do enfermeiro na assistência Humanizada oferecida ao idoso hopistalizado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.
MAFRA, C. R.; SALVIANO, C. F.. O efeito social e afetivo em idosos em instituições asilares: Revisão Integrativa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.
MAFRA, C. R.; GOMES, V. B. F.. Atuação do enfermeiro na prevenção do câncer do colo Uterino: Uma revisão integrativa da Literatura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.
MAFRA, C. R.; CAMARGO, G. A.. humanização do cidado em UI neonatal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitario Unieuro.
MAFRA, C. R.. A autonomia da Enfermagem obstétrica na assistência ao parto domiciliar planejado: Uma revisão integrativa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.
MAFRA, C. R.; MENEZES, A. S.. Sindrome de Burnout e sua relação com a enfermagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.
MAFRA, C. R.; SALVIANO, C. F.. A atuação do enfermeiro no pré natal de baixo risco na estratégia de saúde da família : revisão integrativa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.
MAFRA, C. R.; MARTINS, A. M.. Transporte aereo Médico: Atuação do Enfermeiro e Perfil das ocorrências assistidas em 2014 no Distrito Federal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.
MAFRA, C. R.; CARVALHO, J. O.. Praticas não farmacológica para alivio da dor utilizadas em uma casa de parto. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.
Orientou
A AVALIAÇÃO DA ENFERMAGEM OBSTÉTRICA SOBRE O PAPEL DA DOULA DURANTE O PRÉ-PARTO, PARTO E PÓS PARTO; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UniCEUB - Centro Universitário de Brasília; (Orientador);
INFECÇÕES MAIS PREVALENTES RELACIONADAS A ASSISTENCIA EM SAÚDE EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UniCEUB - Centro Universitário de Brasília; (Orientador);
A SEGURANÇA DO PACIENTE EM CIRURGIAS SEGURAS COM A IMPLEMENTAÇÃO DA ASSISTENCIA DE SAÚDE E A APLICAÇÃO DA LISTA DE VERIFICAÇÃO DE CIRURGIA SEGURA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UniCEUB - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Claudia Rodrigues Mafra;
A IMPORTANCIA DA UTILIZAÇÃO DO PROTOCOLO DE SEPSE PARA REDUÇÃO DA MORTALIDADE DE PACIENTES ADULTOS EM INSTITUIÇÕES HOSPITALARES; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UniCEUB - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Claudia Rodrigues Mafra;
CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM UNIDADES DE INTERNAÇÃO DE UM HOSPITAL PRIVADO EM BRASÍLIA: UMA AVALIAÇÃO UTILIZANDO QUESTIONÁRIO DE CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UniCEUB - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Claudia Rodrigues Mafra;
IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIA PARA SEGURANÇA DO PACIENTE:; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UniCEUB - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Claudia Rodrigues Mafra;
DOAÇÃO DE ÓRGÃOS PÓS-MORTE: O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UniCEUB - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Claudia Rodrigues Mafra;
IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM NO GERENCIAMENTO DA CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO: REVISÃO DE LITERATURA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UniCEUB - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Claudia Rodrigues Mafra;
ESTRATÉGIAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LISTA DE VERIFICAÇÃO DO PARTO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UniCEUB - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Claudia Rodrigues Mafra;
A segurança do paciente como dimensão da qualidade em saúde; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UniCEUB - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Claudia Rodrigues Mafra;
Conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre o checklist de cirurgia segura; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UniCEUB - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Claudia Rodrigues Mafra;
Auditoria e a qualidade dos registros de enfermagem; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UniCEUB - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Claudia Rodrigues Mafra;
Conhecimento dos profissionais de saude acerca da lista de verificação de cirurgia segura da OMS em um Hospital público do DF; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UniCEUB - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Claudia Rodrigues Mafra;
Cancelamento cirúrgico: análises dos motivos de um Hospital da rede publica do DF; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UniCEUB - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Claudia Rodrigues Mafra;
Óbitos por pneumonia em idosos no brasil entre os anos de 2006 a 2016; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UniCEUB - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Claudia Rodrigues Mafra;
Desafios para implantação da Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica em um hospital do Distrito Federal; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Claudia Rodrigues Mafra;
Qualidade de vida do idoso: um olhar da enfermagem; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Euro Americano; Orientador: Claudia Rodrigues Mafra;
Principais fatores que interferem no exito da profilaxia pós- exposição sexual; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Euro Americano; Orientador: Claudia Rodrigues Mafra;
Conheciemnto sobre infecção sexualemnte transmissivel e o comportamento sexual de alunos da saúde de um centro universitário do Distrito Federal; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Euro Americano; Orientador: Claudia Rodrigues Mafra;
O ENFERMEIRO E O CONTROLE DAS INFECÇÕES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA EM SAÚDE EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UniCEUB - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Claudia Rodrigues Mafra;
ALEITAMENTO MATERNO, DESMAME PRECOCE E O PAPEL DA ENFERMAGEM: UMA REVISÃO DE LITERATURA; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UniCEUB - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Claudia Rodrigues Mafra;
A assistência de enfermagem diante da humanização do parto; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UniCEUB - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Claudia Rodrigues Mafra;
Exposição dos trabalhadores de enfermagem aos acidentes com material biológico; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Euro Americano; Orientador: Claudia Rodrigues Mafra;
Cuidados de Enfermagem no Pós operatório de Transplante Cardíaco: revisão Integrativa; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Euro Americano; Orientador: Claudia Rodrigues Mafra;
P; A; B e RAMOS, T; D; PAPEL DO ENFERMEIRO NO TRATAMENTO AOS PACIENTES PORTADORES DA ÚLCERA VASCULOGENICA VENOSA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Euro Americano; Orientador: Claudia Rodrigues Mafra;
O aleitamento materno, o desmame precoce e o papel da Enfermagem: uma revisão integrativa; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia; Orientador: Claudia Rodrigues Mafra;
A atuação do Enfermeiro no Pós Operatório do transplante renal: uma revisão integrativa; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia; Orientador: Claudia Rodrigues Mafra;
A atuação da enfermagem na adptação da mulher pós mastectomizada: Uma rvisão integrativa; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitario Unieuro; Orientador: Claudia Rodrigues Mafra;
Doação de sangue: O perfil sócio demográfco do candidato doador de sangue d Hemocentro de Brasília; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitario Unieuro; Orientador: Claudia Rodrigues Mafra;
O acolhimento dos profissional de saúde à mulher violentada sexualmente; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia; Orientador: Claudia Rodrigues Mafra;
A implantação da lista de verificação de cirurgia segura para a equipe cirúrgica: Uma revisão de literatura; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia; Orientador: Claudia Rodrigues Mafra;
Conheciemnto da equipe de Enfermagem frente ao protocolo de cirurgia segura: Um estudo em hospital privado no Distrito Federal; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia; Orientador: Claudia Rodrigues Mafra;
O cuidado de Enfermagem em pacientes com fístla arteriovenosa criada cirurgicamente para hemodiálise: Uma revisão integrativa; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia; Orientador: Claudia Rodrigues Mafra;
A equipe multidisciplinar e a implantação da lista de checagem de cirurgia segura:Revisão integrativa; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia; Orientador: Claudia Rodrigues Mafra;
Produções bibliográficas
-
MAFRA, CLAUDIA RODRIGUES ; RODRIGUES, MARIA CRISTINA SOARES . Surgical safety checklist: An integrative review of the benefits and importance / Lista de verificação de segurança cirúrgica: Uma revisão integrativa sobre benefícios e sua importância. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (Online) , v. 10, p. 268, 2018.
-
Matos JC ; MAFRA, C. R. ; ANDRETTA, A. G. M. ; ALVES, L. R. . Acompanhamento antirrábico humano e consequente adesão à profilaxia pós-exposição. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 11, p. 1451-1457, 2017.
-
Rodolfo López Cazón ; MAFRA, C. R. ; BORGES, J. M. ; Marlene Escher Boger ; Simone de Goulart Ildefonso ; Vanessa de Souza . Educação para saúde no trabalho. Revista Digital, Revista Digital, 12 set. 2007.
-
MAFRA, C. R. ; RODRIGUES, M. C. S. . APLICABILIDADE DA LISTA DE VERIFICAÇÃO DE SEGURANÇA CIRÚRGICA EM TRANSPLANTE RENAL DE DOADOR FALECIDO. In: I Congresso Internacional da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do paciente, 2016, Campinas /São Paulo. ANAIS - I CONGRESSO INTERNACIONAL DA REBRAENSP, 2016. p. 01-303.
-
MAFRA, C. R. ; RODRIGUES, M. C. S. . Aplicabilidade da lista de verificação de segurança cirúrgica em transplante renal de doador falecido. In: IV forum internacional sobre segurança do paciente - Erros de medicação, 2018, Belo Horizonte. IV forum internacional sobre segurança do paciente - Erros de medicação -TRABALHOS CIENTÍFICOS ANAIS, 2018. p. 37.
-
MAFRA, C. R. ; ITACARAMBI, L. R. ; VIANA, L. G. ; AGUIAR, R. S. ; ASSIS, V. L. F. . AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DA EQUIPE CIRÚRGICA QUANTO AO USO DO CHECKLIST DO PROGRAMA CIRURGIA SEGURA SALVAM VIDAS EM UM HOSPITAL PRIVADO DO BRASÍLIA-DF. In: IV Forum internacional sobre segurança do paciente - Erros de medicação, 2018, Belo Horizonte. IV forum internacional sobre segurança do paciente - Erros de medicação -TRABALHOS CIENTÍFICOS ANAIS, 2018. p. 56.
-
MAFRA, C. R. ; SILVA, H. B. L. ; PEIXOTO, M. G. V. . ACOLHIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE Á MULHER VIOLENTADA SEXUALMENTE. In: congresso Brasileiro de Enfermagem, 2016, BRASILIA. "A construção histórica da enfermagem no cuidado em saúde: saberes e práticas na defesa do Sistema Único de Saúde".. Brasilia: Aben, 2016. v. 8.
-
MAFRA, C. R. ; RODRIGUES, M. C. S. . APLICABILIDADE DA LISTA DE VERIFICAÇÃO DE SEGURANÇA CIRÚRGICA EM TRANSPLANTE RENAL DE DOADOR FALECIDO. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DA REBRAENSP, 2016, Campinas. I Congresso Internacional da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente I. Campinas: editor Faculdade de Enfermagem/Unicamp, 2016. v. 1. p. 1-320.
-
MAFRA, C. R. . Lista de Verificação de segurança cirúrgica : Uma revisão integrativa. Revista de Pesquisa: Cuidado e Fundamental (Online) , 2017.
-
MAFRA, C. R. ; FERREIRA, R. P. ; PAULINO, R. G. . Simpósio de Diabetes, Obesidade e Hipertensão: uma abordagem interdisciplinar. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MAFRA, C. R. ; RODRIGUES, M. C. S. . APLICABILIDADE DA LISTA DE VERIFICAÇÃO DE SEGURANÇA CIRÚRGICA EM TRANSPLANTE RENAL DE DOADOR FALECIDO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MAFRA, C. R. ; RODRIGUES, M. C. S. . Aplicabilidade da Lista de verificção de segurança cirúrgica em transplante renal do doador falecido. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MAFRA, C. R. ; Helena Beatriz Leite Silva, H. B. L. ; VMaria Gabriela VelozoELOZO, M. G. . O acolhimento dos profissionais de saúde à mulher violentada sexualmente.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MAFRA, C. R. . I SEMINÁRIO DE SEGURANÇA DO PACIENTE DO HUB- UnB, INICIATIVAS E DESAFIOS NOS HOSPITAIS PÚBLICOS DO DF. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MAFRA, C. R. . Relação com o Cliente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MAFRA, C. R. . Relação com o cliente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
MAFRA, C. R. ; ANDRADE, R. T. N. ; PANSER, L. V. R. G. ; RODRIGUES, F. M. ; CHAGAS, F. M. S. ; QUADROS, J. P. ; SOUZA, N. A. F. ; ALVES, S. S. . PLANO DE TRABALHO A NÍVEL CENTRAL/Orientações e diretrizes a serem desenvolvidas nos níveis locais. 2020.
MAFRA, C. R. . 'SEGURANÇA DO PACIENTE NA APS EM TEMPOS DE PANDEMIA: CONEXÃO COM A PRÁTICA'.. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MAFRA, C. R. . A transversalidade da ética no Atendimento Humanizado da saúde. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MAFRA, C. R. . Carta de Elogio n 0019/2020 Ref. Protocolo: 0049/01-20. 2020. (Cartas, mapas ou similares/Carta).
MAFRA, C. R. . Carta de Elogio n 0181/2020. 2020. (Cartas, mapas ou similares/Carta).
MAFRA, C. R. . Carta de Elogio n 0113/2019 Ref. Protocolo: 0267/02-19. 2020. (Cartas, mapas ou similares/Carta).
MAFRA, C. R. . Carta Elogio n 0512/2017. 2017. (Cartas, mapas ou similares/Carta).
MAFRA, C. R. . Qualidade eu acredito'. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MAFRA, C. R. ; Cicero Dantas . Gestão de Enfermagem Unidade de Internação. 2010. (Manual de Prática de Gestão).
MAFRA, C. R. ; Cicero Dantas . Gestão de Enfermagem Unidade Oncologica. 2010. (Manual de Prática de Gestão).
MAFRA, C. R. ; Cicero Dantas . Gestão de Enfermagem Unidade de radioterapia. 2010. (Manual de Prática de Gestão).
MAFRA, C. R. . Procedimento Operacional Padrão. 2010. (Manual de boas práticas).
MAFRA, C. R. ; Cicero Dantas . Gestão de Enfermagem Unidade de Emergência. 2010. (Manual de Prática de Gestão).
VanessaCristina Viana de Brito ; Amanda Ribeiro Gomes ; MAFRA, C. R. . Prevenindo Erros: Como gerar uma assistencia segura. 2011.
Simone Weschenfelder ; MAFRA, C. R. . Assistencia de Enfermagem ao Paciente no Pos operatorio Imediat. 2010 (Orientação) .
MAFRA, C. R. ; Adriana Zago ; Palloma Gomes Ferreira . A Seguranca do Paciente na Internacao: Como prevenir eventos adversos?. 2010 (Orientação) .
Prêmios
2018
Moção de Louvor, Camara Legislativa do Distrito Federal.
2017
Avaliação do ensino pelo discente, Uni CEUB.
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - Atual
UniCEUB - Centro Universitário de BrasíliaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24
2012 - 2013
Ebserh - Empresa Brasileira de serviços hospitlaresVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Enfermeiro/ Politicas Públicas, Carga horária: 40
2017 - Atual
Centro Universitário de Brasília, UniCEUBVínculo: UniCeub, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 18
2007 - 2008
Centro Universitário de Brasília, UniCEUBVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
2007 - 2007
Hospital Santa Lucia / UniCEUBVínculo: Preceptora Voluntária/Enfermag, Enquadramento Funcional: Preceptoria/ Gestão de pessoas em saúde, Carga horária: 30
Outras informações:
Preceptora Voluntária dos formandos do curso de enfermagem 8 período - 1 semestre de 2007.
2006 - 2012
Hospital Santa Lucia S/AVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gestão em saúde, Carga horária: 40
Atividades
-
04/2006
Direção e administração, HOSPITAL SANTA LÚCIA S/A.,Cargo ou função, GERENCIA DE ENFERMAGEM.
2002 - 2006
Hospital Mater DeiVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisora de Enfermagem/ Gestão em saúde, Carga horária: 36
2002 - 2006
Hospital Felício RochoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisora de Enfermagem/ Gestão em saúde, Carga horária: 36
1988 - 1992
Instituto Zilah FrotaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2014 - 2018
Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e TecnologiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 22
2014 - 2017
Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da SaudeVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor POLITICAS PÚBLICA/ GESTÃO EM SAÚDE, Carga horária: 40
2015 - 2017
Universidade Federal de GoiásVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Projeto, Carga horária: 40
Outras informações:
Parceria Mi1.	NOME DO PROJETO Qualificação da metodologia de planejamento regional e programação das ações e serviços de saúde nistério da Saúde e Universidade Federal de Goiás
2018 - Atual
Secretaria de Saúde -Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cláudia Rodrigues Mafra e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?