Leandro Gonçalves de Rezende

Graduado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (licenciatura 2011; bacharelado 2019) e mestre pela mesma universidade, no Programa de Pós-Graduação em História, linha História Social da Cultura, sob orientação da Profª. Drª Adalgisa Arantes Campos (2016). Especialista em História e Cultura no Brasil Contemporâneo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2019). No período da Graduação foi bolsista de iniciação científica FAPEMIG, no projeto Pompa Barroca: Semana Santa, escatologia e culto santoral na Época Moderna, em 2010 e no projeto Pintores coloniais em Minas Gerais: evolução histórica, técnica e conservação, em 2011. Durante o mestrado foi bolsista CAPES/REUNI, colaborando com curso de bacharelado em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis na UFMG - conferindo-lhe certificado de estágio docente na UFMG. Atualmente é professor e orientador na Pós-Graduação em História da Arte Sacra na Faculdade Arquidiocesana de Mariana. Também leciona História na Educação Básica na Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Arte, iconografia religiosa e ritos católicos. Grande interesse em iconografia cristã, símbolos religiosos, irmandades, ordens terceiras e arte brasileira dos séculos XVIII e XIX.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em História

2012 - 2016

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: O MONTE CARMELO NAS MONTANHAS DE MINAS: ARTE, ICONOGRAFIA E DEVOÇÃO NAS ORDENS TERCEIRAS DO CARMO DE MINAS GERAIS (SÉCULOS XVIII E XIX),Ano de Obtenção: 2016
Adalgisa Arantes Campos.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Religiosidade/Devoção; Iconografia; Nossa Senhora do Carmo; Iconografia Carmelita.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Arte. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo

2018 - 2019

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E FORMAÇÃO CIDADÃ: identidade, memória e pertencimento a partir do levantamento dos patrimônios culturais de Florestal/MG.
Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Christofoletti

Graduação em História

2008 - 2011

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Memórias de um ferreiro: testamentos e sociabilidades no setecentos mineiro
Orientador: Adalgisa Arantes Campos
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Arte sacra: princípios de iconografia e documentação de acervos. (Carga horária: 5h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2016 - 2016

Arte sacra: princípios de iconografia e documentação de acervos. (Carga horária: 5h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2016 - 2016

Iconografia e Iconologia: a imagem e seu significado. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2015 - 2015

A magia da iconologia: teoria e prática de análise. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2015 - 2015

A talha Neoclássica na Bahia. (Carga horária: 12h). , Clio Gestão Cultural e Editora, CLIO, Brasil.

2014 - 2014

Perspectivas Complementares da História da Arte. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2014 - 2014

Arte Sacra - Os Tratados de Artes e Ofícios. (Carga horária: 20h). , Faculdade São Bento da Bahia, FSBB, Brasil.

2013 - 2013

Cursos Olhar a Arte - Barroco Paulista. (Carga horária: 8h). , Casa Ranzini, CR, Brasil.

2013 - 2013

Saúde Vocal para Professores. (Carga horária: 20h). , Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, SES-MG, Brasil.

2013 - 2013

Objetos de Aprendizagem - Prezi. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2013 - 2013

Formação em Docência do Ensino Superior. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2012 - 2012

Introdução à edição de imagem digital. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2011 - 2012

Curso de Teologia para Leigos: História da Igreja. (Carga horária: 60h). , Forania Nossa Senhora da Piedade, FNSP, Brasil.

2011 - 2011

O reinado de D. João V (1706 - 1750). (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2009 - 2009

Encontro com o Museu. (Carga horária: 4h). , Associação dos Amigos do Museu Histórico Abílio Barreto, AAMHAB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

REZENDE, LEANDRO GONÇALVES DE . Workshop : Contribuição ao estudo das Ordens Terceiras em Minas Gerais:arte, cultura e sociedade. 2018. (Outro).

CAMPOS, A.A. ; REZENDE, L. G. ; MATEUS, A. A. . Workshop Estudos confrarias na historiografia mineiro (homenagem a Fritz Teixeira de Salles). 2016. (Outro).

REZENDE, L. G. . Desvendar o humano pela escrita do homem. 2015. (Exposição).

REZENDE, L. G. . Aula Inaugural "Serviços de mediação cultural em arquivos públicos: um novo campo de trabalho dos historiadores?. 2015. (Outro).

REZENDE, L. G. . Semana da Oficina de Paleografia. 2015. (Congresso).

REZENDE, L. G. ; CAMPOS, A.A. . Expedição de Reconhecimento Histórico e Artístico de Caeté - Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso e Capela do Rosário dos Pretos. 2015. (Outro).

REZENDE, L. G. ; SILVA, K. C. ; FERREIRA, M. C. C. S. . Simpósio Temático Arte e Sociedade - novas perspectivas de análise sobre o fazer artístico. 2015. (Outro).

REZENDE, L. G. ; SILVA, K. C. ; SALVADOR, N. C. . Coordenação do Simpósio Temático História da Arte em Perspectiva: arte, religiosidade e devoção realizado no IIIEPHIS da UFMG. 2014. (Outro).

CAMPOS, A.A. ; REZENDE, L. G. ; MATEUS, A. A. . Simpósio 300 anos do Recolhimento de Macaúbas: educação, sociedade, arte e cultura. 2014. (Outro).

REZENDE, L. G. ; SANTANNA, S. M. ; CAMPOS, A.A. . Barroco em Minas Gerais I. 2014. (Outro).

LEOPOLDINO, A. M. A. ; LIMA, P. L. O. ; LIMA, Douglas ; LÉO, Fabiana ; REZENDE, L. G. ; FRIZZONE, M. F. ; ROCHA, I. T. C. ; CHAGAS, G. A. V. . Pesquisa e ensino de história afro-brasileira e indígena em fontes textuais - desafios e possibilidades. 2013. (Outro).

REZENDE, L. G. ; CAMPOS, A.A. . Debate de Lançamento do Livro "De Vila Rica à Imperial Ouro Preto: aspectos históricos, artisticos e devocionais". 2013. (Outro).

REZENDE, L. G. . Coordenação do Simpósio Temático Manifestações artísticas e religiosas no Universo luso-brasileiro no II Encontro de Pesquisa em História da UFMG. 2013. (Outro).

REZENDE, L. G. . Seminário Conservadores-Pesquisadores. 2013. (Outro).

CAMPOS, A.A. ; REZENDE, L. G. ; MELLO, M. M. . Workshop - Pintura mineira na primeira metade do século XVIII: restauro e leituras críticas. 2013. (Outro).

REZENDE, L. G. ; DUARTE, Denise Aparecida Sousa ; BERNADI, F. A. S. . Coordenação do Simpósio Temático Religiões e Religiosidades no Brasil realizado no IEPHIS da UFMG. 2012. (Outro).

REZENDE, L. G. ; CHAGAS, G. A. V. ; FRIZZONE, M. F. R. ; LÉO, Fabiana ; RIBEIRO, Natália ; ROCHA, I. T. C. . I Seminário da Oficina de Paleografia: Fontes manuscritas ? Desafios e possibilidades. 2012. (Outro).

REZENDE, L. G. . I Seminário de Intercâmbio Internacional em Conservação e Restauração. 2012. (Outro).

CAMPOS, A.A. ; REZENDE, L. G. ; MORAES, M. M. . Colóquio Internacional A Arquitetura do Engano ? entre a Europa e o Brasil: redes de difusão e o desafio da representação perspéctica na América Portuguesa no Setecentos. 2011. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VII Encontro de Pesquisa em História da UFMG: Diálogos Necessários,.A política educacional do Estado Novo ensinada nos livros didático. 2018. (Encontro).

11 Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra. 2017. (Encontro).

I Colóquio do NEALUMI."A profusão da Talha Luso-Mineira". 2017. (Outra).

I Seminário de Bens Culturais da Igreja. 2017. (Seminário).

IX Encuentro Internacional sobre Barroco.Entre flores, santos y espinas: la pintura de Manoel Ribeiro Rosa en Minas Gerais - siglos XVIII y XIX.. 2017. (Encontro).

Minho e Minas Gerais no século XVIII. 2017. (Outra).

Encontro Nacional de Tecnologia em Conservação e Restauro - Entecor.Culto Santoral e Mariano na Capela de São José dos Homens Pardos de Ouro Preto: arte, história e devoção.. 2016. (Encontro).

Encontro Nacional de Tecnologia em Conservação e Restauro - Entecor.Culto Santoral e Mariano na Capela de São José dos Homens Pardos de Ouro Preto: arte, história e devoção.. 2016. (Encontro).

I Congresso do Núcleo interdisciplinar de estudo de imagem - Ninfa "o borboletar do método". Flos Carmeli: as representações iconográficas de Nossa Senhora do Carmo na Ordem Terceira de Sabará. 2016. (Congresso).

Museu de Congonhas.Os potencias pedagógicos da Cartilha comemorativa ao Bicentenário de Aleijadinho. 2016. (Outra).

Seminário Tempo de fé: devoções.Milagre que fez a Senhora do Carmo: fé e devoção nos ex-votos em louvor à dita Senhora ? séculos XVIII e XIX. 2016. (Seminário).

Seminário Tempo de fé: devoções.Milagre que fez a Senhora do Carmo: fé e devoção nos ex-votos em louvor à dita Senhora ? séculos XVIII e XIX. 2016. (Seminário).

Seminário Tempo de fé: devoções.Milagre que fez a Senhora do Carmo: fé e devoção nos ex-votos em louvor à dita Senhora ? séculos XVIII e XIX. 2016. (Seminário).

V Encontro de Pesquisa em História.Vitis florigera: fé e devoção nos ex-votos mineiros em louvor à Nossa Senhora do Carmo - séculos XVIII e XIX. 2016. (Encontro).

V Encontro de Pesquisa em História.A utilização de manuscritos em sala de aula: um paralelo entre escolas públicas e privadas. 2016. (Encontro).

VIII Seminário Nacional do Centro de Memória da Unicamp.Unidos pela fé: os irmãos carmelitas em Sabará a partir de seu estatuto. 2016. (Seminário).

VIII Seminário Nacional do Centro de Memória da Unicamp. 2016. (Seminário).

VIII Seminário Nacional do Centro de Memória da Unicamp.Unidos pela fé: os irmãos carmelitas em Sabará a partir de seu estatuto. 2016. (Seminário).

Workshop Estudos Confrariais na historiografia mineira (homenagem a Fritz Teixeira de Salles).O calendário festivo dos Terceiros Carmelitas em Minas Gerais - séculos XVIII e XIX. 2016. (Outra).

XVII Semana de Filosofia- Arte e Filosofia: o belo em questão.Pensando a História da Arte: as formas de análise e o uso do método iconográfico para a arte mineira.. 2016. (Seminário).

XVII Semana de Filosofia- Arte e Filosofia: o belo em questão.Filosofia e arte nas "Geraes". 2016. (Outra).

10 Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra. 2015. (Encontro).

38 Semana do Aleijadinho. 2015. (Outra).

Expedição de Reconhecimento Histórico e Artístico a Caeté. 2015. (Outra).

III Congresso Brasileiro de Paleografia e Diplomática. 2015. (Congresso).

III Seminário da Oficina de Paleografia: História feita de manuscritos.Um ferreiro devoto: Manoel Rodrigues Roza e seu testamento.. 2015. (Seminário).

III Seminário do Circuito Cultural Vieira Servas. 2015. (Seminário).

II Seminário da Oficina de Paleografia da Universidade Federal de Ouro Preto.Paleografia e Ensino de História. 2015. (Seminário).

IV Encontro de Pesquisa em História da UFMG.Na igreja dos Pardos, um pedaço do Céu: o repertório iconográfico da Capela de São José dos Homens Pardos ou Bem Casados de Ouro Preto. 2015. (Encontro).

Semana da Oficina de Paleografia da UFMG. 2015. (Outra).

V Colóquio Internacional de História da Arte: A construção da fantasia- arquitetura, escultura, talha e pintura na ordenação do espaço sagrado tridentino. O repertório iconográfico da Capela de São José dos Homens Pardos ou Bem Casados de Ouro Preto: arte, fé e história. 2015. (Congresso).

1º Colóquio Campus Cultural UFMG em Tiradentes - Aleijadinho: o artista e sua época.A cartilha comemorativa do bicentenário de Antônio Francisco Lisboa (Ministério Público e IEPHA). 2014. (Outra).

As Portadas de Pedra e o Itinerário Artístico de Antônio Francisco Lisboa. 2014. (Exposição).

Barroco em Minas Gerais I.A Catedral da Sé de Mariana: aspectos históricos, artísticos e devocionais. 2014. (Outra).

Barroco em Minas Gerais I.Ordem Terceira do Carmo de Mariana: uma história perdida?. 2014. (Outra).

Barroco em Minas Gerais I.Iconografia e devoção carmelita nas Minas Setecentistas. 2014. (Outra).

Ciclo de Palestras sobre o Barroco Mineiro. 2014. (Outra).

III Encontro de Pesquisa em História da UFMG.A Matriz de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto: apropriações de um espaço urbano - séculos XVIIII e XIX. 2014. (Encontro).

III Encontro de Pesquisa em História da UFMG.Repertório Iconográfico da Capela da Fazenda da Boa Esperança de Belo Vale: circulação e apropriação de imagens. 2014. (Encontro).

IX Colóquio Luso-Brasileiro de História da Arte em homenagem aos 200 anos da morte de Antônio Francisco Lisboa - Aleijadinho. 2014. (Simpósio).

Palestra "Aleijadinho Revelado - estudos históricos sobre Antônio Fracisco Lisboa" com Macos Paulo de Souza Miranda. 2014. (Outra).

Palestra Aleijadinho e o Aeroplano, por Guiomar de Grammont. 2014. (Outra).

Palestra Museu do Ouro: As portadas de pedra e o itinerário artístico de Antônio Francisco Lisboa. 2014. (Outra).

Palestra Paisagem Sonora de Vila Rica e a música barroca mas Minas Gerais, por Fábio Henrique Viana. 2014. (Outra).

Palestra Patrimônio material e imaterial do barroco, por Rodrigo Faleiro. 2014. (Outra).

Perspectivas Complementares da História e da História da Arte - Dom José I nos Trezentos anos de seu nascimento. 2014. (Outra).

Simpósio 300 anos do Recolhimento de Macaúbas: educação, sociedade, arte e cultura. 2014. (Simpósio).

VIII Seminário Patrimônio Cultural: Conservação e Restauração no Século XIX - FAOP. 2014. (Seminário).

X Encontro de História da Arte da Unicamp - "Estudos transdisciplinares e métodos de análise". 2014. (Encontro).

Colóquio Internacional História da Arte - A arquitetura do engano: redes de difusão e o desafio da representação perspéctica no universo pictórico barroco.. 2013. (Outra).

Debate de Lançamento do Livro.A Iconografia Tridentina na Igreja do Pilar: uma expressão de fé e arte. 2013. (Outra).

Encontro 1 da Oficina de Paleografia - UFMG.Introdução à Paleografia Portuguesa Moderna. 2013. (Oficina).

Encontro 2 da Oficina de Paleografia UFMG.As Normas Técnicas para a Transcrição e Edição de Documentos Manuscritos. 2013. (Oficina).

História, Arte, Memória e Patrimônio: Visita Guiada ao Cemitério do Bonfim. 2013. (Outra).

II Congresso Brasileiro de Paleografia e Diplomática. O ensino da leitura paleográfica na Oficina de Paleografia - UFMG: relatos de uma experiência discente. 2013. (Congresso).

II Encontro de Pesquisa em História da UFMG.As representações iconográficas de Nossa Senhora do Carmo e São Simão Stock nas capelas das Ordens Terceiras do Carmo de Minas Gerais - séculos XVIIII e XIX. 2013. (Encontro).

II Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauração.Portfólio Acadêmico: cinco anos de experiência na implantação do Curso de Conservação-Restauração da EBA/UFMG. 2013. (Encontro).

IX Encontro de História da Arte da Unicamp - "Circulação e Trânsito de Imagens e Ideias na História da Arte.A Matriz de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto: usos religiosos e significados urbanos - séculos XVIIII e XIX. 2013. (Encontro).

Visita Técnica ao Arquivo Público Mineiro. 2013. (Outra).

Workshop - Pintura mineira na primeira metade so século XVIII: restauro e leituras críticas. 2013. (Outra).

XXXIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte.Manoel Ribeiro Rosa e a Irmandade de São José de Vila Rica: breve trajetória artística. 2013. (Outra).

'A doutrina cristã, ler, escrever e contar': os caminhos da instrução do Reverendo indígena Pedro da Motta. 2012. (Oficina).

I Encontro de Pesquisa em História da UFMG.As representações iconográficas do profeta Elias nas Ordens Terceiras do Carmo de Minas Gerais: um modelo de santidade. 2012. (Encontro).

I Encontro REUNI 3D. 2012. (Encontro).

II Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura.Manoel Ribeiro Rosa: o artista, sua obra e seu tempo. 2012. (Outra).

III Seminários de Pesquisa em Pós Graduação: Ciência e Conservação. 2012. (Seminário).

Oficina de Paleografia - UFMG.Irmandades Religiosas. 2012. (Oficina).

VIIII Encontro de História da Arte - História da Arte e Curadoria.Pintores coloniais nas Minas Setecentistas - a vez de Manoel Ribeiro Rosa. 2012. (Encontro).

Álcool, identidades e hierarquias sociais no Brasil Colonail. 2011. (Outra).

Categorias de classificação social e modalidade no antigo Regime. 2011. (Outra).

Colóquio Internacional A Arquitetura do Engano ? entre a Europa e o Brasil: redes de difusão e o desafio da representação perspéctica na América Portuguesa no Setecentos (Comissão de Apoio). 2011. (Congresso).

Colóquio Internacional Religiosidade, o Tribunal do Santo Ofício e as Minas Setecentistas. 2011. (Outra).

Expedição de Reconhecimento Histórico e Artístico a Congonhas, São João Del Rei e Tiradentes (Monitor - 30 horas). 2011. (Outra).

História das coisas miúdas: cotidiano e cultura material dos nosos com antepassados. 2011. (Outra).

II Jornada do Grupo de Pesquisa Perspectiva Pictorum.Contribuição ao estudo da pintura rococó em Minas Gerais. 2011. (Outra).

I Seminário Internacional. 2011. (Seminário).

Simpósio Internacional Poderes e Lugares de Minas Gerais: 300 anos de Ouro Preto. 2011. (Simpósio).

VII Congresso Internacional do Centro de Estudos da Imaginária Brasileira. As representações pictóricas de Nossa Senhora do Carmo e São Simão Stock nas capelas das Ordens Terceiras do Carmo de Ouro Preto e Sabará. 2011. (Congresso).

Arte em Foco 2010 - História da Arte em Minas Gerais - Monitor da Profa. Dra. Adalgisa Arantes Campos. 2010. (Outra).

Expedição de Reconhecimento Artístico e Histórico: Sabará - 2010.O culto Santoral na Igreja Católica. 2010. (Outra).

História da Arte em Minas Gerais - Artífices e Artistias na Capitania e Província de Minas Gerais séc. XVIII a meados do séc. XIX. 2010. (Outra).

I Jornada do Grupo de Pesquisa Perspectiva Pictorum.Iconografia e Devoção da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo ? o caso de Sabará. 2010. (Outra).

O "Antigo Regime" português e o Brasil "colonial": hierarquias sociais europeias e identidades sociais na América portuguesa. 2010. (Outra).

Semana de História do Centro Universitário de Belo Horizonte - Monitor da Dra. Adalgisa Arantes Campos. 2010. (Outra).

Seminário Internacional Cultura, Arte e História - A contibuição dos jesuítas entre os séculos XVI e XIX. 2010. (Seminário).

XIX Semana de Iniciação Cientifica da UFMG.O Monte CArmelo nas Montanhas de Minas: Iconografia e Devoção da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo. 2010. (Outra).

Colóquio Internacional História da Arte e História da Ciência: por um estudo artistico e científico - Comissão de Apoio. 2009. (Outra).

Encontro com o Museu. 2009. (Outra).

Expedição de Reconhecimento Artístico e Histórico em Cachoeira do Campo, Ouro Preto e Mariana. 2009. (Outra).

Expedição de Reconhecimento Artístico e Histórico em Catas Altas, Cocais e Barão de Cocais. 2009. (Outra).

1968: Para não esquecer. 2008. (Seminário).

Expedição de Reconhecimento Artístico e Histórico em Ouro Preto e Cachoeira do Campo. 2008. (Outra).

IV Simpósio Internacional de Estudos Sobre América Colonial - Caso - Monitor Voluntário. 2008. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Regina Emery Quites

CAMPO, A. A.; RIBEIRO, M.;QUITES, Maria Regina Emery; COELHC, B. R. V.. O MONTE CARMELO NAS MONTANHAS DE MINAS: ARTE, ICONOGRAFIA E DEVOÇÃO NAS ORDENS TERCEIRAS DO CARMO DE MINAS GERAIS (SÉCULOS XVIII E XIX).. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Gabriel Afonso Vieira Chagas

CHAGAS, G. A. V.; CAMPOS, A. A.. Memórias de um ferreiro: testamentos e sociabilidades do setecentos mineiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Magno Moraes Mello

CAMPOS, A.A.;MELLO, Magno Moraes; TABORDA, F. A. C.. O Monte Carmelo nas montanhas de Minas: arte, iconografia e devoção nas Ordens Terceiras do Carmo de Minas Gerais. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Adalgisa Arantes Campos

CAMPOS, Adalgisa Arantes; OLIVEIRA, Myriam Andrade R.; QUITES, M. R. E.; COELHO, Beatriz. O Monte Carmelo nas Montanhas de Minas: arte iconografia e devoção nas Ordens Terceiras do Carmo de Minas Gerais (século XVIII e XIX). 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História -nvel mestr) - Programa de Pós-graduação em história.

Adalgisa Arantes Campos

CAMPOS, Adalgisa Arantes; TABORDA, Francisco de Assis Costa; MELLO, Magno Moraes. O Monte Carmelo nas Montanhas de Minas: arte, iconografia e devoção nas ordens terceiras do Carmo de Minas Gerais. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Júlio Cesar Santos

A Capela do Rosário dos Pretos de Itabira: bens móveis e integrados; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em História da Arte Sacra) - Faculdade Arquidiocesana de Mariana; Orientador: Leandro Gonçalves de Rezende;

Miralice Maria Moreira

Matriz de São Bento de Itapecerica: Conjunto Artístico de sua Capela-mor; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em História da Arte Sacra) - Faculdade Arquidiocesana de Mariana; Orientador: Leandro Gonçalves de Rezende;

Teresinha Fritzen

Retábulo da Capela São Francisco da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em História da Arte Sacra) - Faculdade Arquidiocesana de Mariana; Orientador: Leandro Gonçalves de Rezende;

Maria da Paz Pinto

Capela Nossa Senhora da Ajuda: Devoção, Arte e Fé; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em História da Arte Sacra) - Faculdade Arquidiocesana de Mariana; Orientador: Leandro Gonçalves de Rezende;

Katia Basei de Ataides

Análise formal e iconográfica da pintura ?Santa Ceia? de Aldo Locatelli, na Igreja São Pelegrino em Caxias do Sul; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em História da Arte Sacra) - Faculdade Arquidiocesana de Mariana; Orientador: Leandro Gonçalves de Rezende;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Claudina Maria Dutra Moresi

Processamento do levantamento bibliográfico e histórico das pinturas e dos pintores em estudo; 2017; Orientação de outra natureza - Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Claudina Maria Dutra Moresi;

Adalgisa Arantes Campos

O Monte Carmelo nas Montanhas de Minas: arte iconografia e devoção nas Ordens Terceiras do Carmo de Minas Gerais (século XVIII e XIX); 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História -nvel mestr) - Programa de Pós-graduação em história, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Adalgisa Arantes Campos;

Adalgisa Arantes Campos

O monte carmelo nas montanhas de Minas: arte, iconografia e devoção nas ordens terceiras do Carmo de Minas Gerais; 2012; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Adalgisa Arantes Campos;

Adalgisa Arantes Campos

História da Arte Técnica, Pintores Coloniais Brasileiro, Técnicas dos artistas brasileiros, Conservação de pinturas; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Adalgisa Arantes Campos;

Adalgisa Arantes Campos

Pompa barroa, Semana Santa e Escatologia; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em História - Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Adalgisa Arantes Campos;

Márcia Almada

Monitoria de Pós-Graduação - Bolsa Reuni; 2013; Orientação de outra natureza; (Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Almada;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • REZENDE, LEANDRO GONÇALVES DE . Educação em oração: os processos educativos não escolares na Vila Real de Nossa Senhora da Conceição de Sabará - Século XVIII e XIX / Education in prayer: non-scholar educational processes in Vila Real de Nossa Senhora da Conceição de Sabará - XVIIIth AND XIXth Centuries. Revista de História e Historiografia da Educação , v. 3, p. 108-133, 2019.

  • CAMPOS, A.A. ; REZENDE, L. G. ; MORESI, C.M.D. ; OLIVEIRA, S.L.R.V. ; SILVA, C. N. . De santo franciscano a capitão da cavalaria paga: a imagem de Santo Antônio da Matriz de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto e suas transformações artísticas no primeiro quartel do século XIX. Imagem Brasileira , v. 1, p. 140-150, 2016.

  • REZENDE, L. G. ; QUITES, M. R. E. ; ZARATTINI, F. M. . Portfólio Acadêmico no Curso de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis da UFMG: estudo de caso. Caminhos (UFMG) , v. 30, p. 76-85, 2013.

  • LIMA, Douglas (Org.) ; LÉO, Fabiana (Org.) ; CHAGAS, G. A. V. (Org.) ; GONÇALVES, G. (Org.) ; ROCHA, I. T. C. (Org.) ; REZENDE, L. G. (Org.) ; FRIZZONE, M. F. (Org.) ; TORES, L. M. P. O. (Org.) ; FERREIRA, M. C. C. S. (Org.) ; PARREIRA, L. R. (Org.) ; ANDRADE, M. R. (Org.) ; COSTA, R. P. A. (Org.) . Cadernos de Paleografia, número 1. 1. ed. Belo Horizonte: Imprensa Oficial de Minas Gerais, 2014. v. 1. 264p .

  • CAMPOS, A.A. ; REZENDE, L. G. . Aleijadinho: Antônio Francisco Lisboa. 1. ed. Belo Horizonte: Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, 2014. v. 1. 21p .

  • REZENDE, L. G. . O Repertório Iconográfico da capela de São José. In: Adalgisa Arantes Campos. (Org.). Capela de São José dos Homens Pardos em Ouro Preto: História, arte e restauração. 1ed.Belo Horizonte: C/Arte, 2015, v. 1, p. 100-131.

  • REZENDE, L. G. . The Iconography Glossary of St. Joseph Chapel. In: Adalgisa Arantes Campos. (Org.). Saint Joseph Chapel of Colored Men in Ouro Preto: History, art and restoration. 2ed.Belo Horizonte: C/Arte, 2015, v. 1, p. 100-131.

  • LIMA, Douglas ; LÉO, Fabiana ; CHAGAS, G. A. V. ; GONÇALVES, G. ; ROCHA, I. T. C. ; REZENDE, L. G. ; TORRES, L. M. P. O. ; PARREIRA, L. R. ; FRIZZONE, M. F. R. ; ANDRADE, M. R. ; FERREIRA, M. C. C. S. ; COSTA, R. P. A. . A Oficina de Paleografia - UFMG: a construção de uma experiência discente. In: Douglas Lima, Fabiana Léo, Gabriel Chagas, Gislaine Gonçalves, Igor Rocha, Leandro Rezende, Ludmila Torres, Luiíza Parreira, Maria Clara Ferreira, Mateus Frizzone, Mateus Rezende, Rodrigo Paulinelli. (Org.). Cadernos de Paleografia, número 1. 1ed.Belo Horizonte: Imprensa Oficial de Minas Gerais, 2014, v. 1, p. 21-38.

  • REZENDE, L. G. . A iconografia tridentina na Igreja do Pilar: uma expressão de fé e arte. In: Adalgisa Arantes Campos. (Org.). De Vila Rica à Imperial Ouro Preto: aspectos históricos, artísticos e devocionais. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2013, v. 1, p. 55-71.

  • REZENDE, L. G. . Aleijadinho e a sociedade de seu tempo. Bem Informado, Belo Horizonte, p. 08 - 09, 01 jul. 2014.

  • CAMPOS, A.A. ; REZENDE, L. G. . Representação iconográfica de Santa Teresa d'Ávila no contexto das Minas do Ouro (século XVIII e XIX - Brasil ). In: Congresso Internacional A Reforma Teresiana em Portugal., 2017, Fátima. Anais do Congresso Internacional A Reforma Teresiana em Portugal.. Marco de Canaveses - Portugal: Edições Carmelo, 2015. v. 1. p. 421-439.

  • CHAGAS, G. A. V. ; REZENDE, L. G. ; PARREIRA, L. R. . A utilização de manuscritos em sala de aula: um paralelo entre escolas públicas e privadas. In: V EPHIS Encontro de Pesquisa em História da UFMG: Brasil em perspectiva: passado e presente, 2017, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos do V EPHIS Encontro de Pesquisa em História da UFMG: Brasil em perspectiva: passado e presente. Belo Horizonte: Departamento de História, Faculdade de Filosofia e Ciência Humanas FAFICH /UFMG, 2016. v. 1. p. 516-521.

  • REZENDE, L. G. . Milagre que fez a Senhora do do Carmo: fé e devoção nos ex-votos mineiros em louvor à dita Senhora: séculos XVIII e XIX. In: I Colóquio O Patrimônio em Minas Gerais., 2017, Ouro Preto. Anais do I Colóquio do Nealumi. Ouro Preto: IFMG, 2017. v. 1.

  • REZENDE, L. G. . Flos Carmeli: as representações iconográficas de Nossa Senhora do Carmo na Ordem Terceira de Sabará. In: I Congresso do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Imagem NINFA/UFMG ? O Borboletear do Método, 2016, BELO HORIZONTE. Anais do I Congresso do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Imagem NINFA/UFMG ? O Borboletear do Método. BELO HORIZONTE: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2016. v. 1. p. 435-449.

  • REZENDE, L. G. . Unidos pela fé: os irmãos carmelitas em Sabará a partir de seu estatuto. In: VIII Seminário Nacional do CMU - Memória e acervos documentais, o arquivo como espaço produtor de conhecimento, 2016, Campinas. Anais do VIII Seminário Nacional do CMU - Memória e acervos documentais, o arquivo como espaço produtor de conhecimento. Campinas: Unicamp/CMU, 2016. v. 1. p. 1-17.

  • REZENDE, L. G. . A Matriz de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto: apropriações de um espaço urbano - séculos XVIIII e XIX. In: III Encontro de Pesquisa em História da UFMG, 2014, Belo Horizonte. Anais do III Encontro de Pesquisa em História da UFMG. Belo Horizonte: Temporalidades - Revista discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG, 2014. v. 6. p. 412-421.

  • REZENDE, L. G. . A Catedral da Sé de Mariana: aspectos históricos, artísticos e devocionais. In: Barroco em Minas Gerais I, 2014, Ouro Preto. Barroco em Minas Gerais I - Roteiro 1. Cachoeira: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2014. v. 1. p. 53-61.

  • REZENDE, L. G. ; QUITES, M. R. E. . Portfólio Acadêmico: cinco anos de experiência na implantação do Curso de Conservação-Restauração da EBA/UFMG. In: II Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauração, 2013, São João Del Rei. Anais do II Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauração. São João Del Rei: PPGA/EBA-UFMG, 2013. v. 1. p. 291-298.

  • REZENDE, L. G. . As representações iconográficas de Nossa Senhora do Carmo e São Simão Stock nas capelas das Ordens Terceiras do Carmo de Minas Gerais - séculos XVIIII e XIX. In: II Encontro de Pesquisa em História da UFMG, 2013, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos do II Encontro de Pesquisa em História da UFMG. Belo Horizonte: FAFICH, 2014. v. 1. p. 139-158.

  • REZENDE, L. G. . As representações iconográficas do profeta Elias nas Ordens Terceiras do Carmo de Minas Gerais: um modelo de santidade.. In: I Encontro de Pesquisa em História da UFMG, 2012, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos do I EPHIS, 2012. v. III. p. 88-99.

  • REZENDE, L. G. ; LEOPOLDINO, A. M. A. . Pintores Coloniais nas Minas Setecentistas: a vez de Manoel Ribeiro Rosa. In: VIII Encontro de História da Arte da UNICAMP, 2012, Campinas. Anais do VIII Encontro de História da Arte - História da Arte e Curadoria. Campinas: UNICAMP/CHAA/IFCH, 2012. v. 1. p. 329-340.

  • REZENDE, L. G. ; LEOPOLDINO, A. M. A. . Manoel Ribeiro Rosa: o artista, sua obra e seu tempo. In: II Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura, 2012, Juiz de Fora. Anais: Conferências, mesas-redondas, comunicações. Juiz de Fora: Laboratório de História da Arte/ Programa de Pós-Graduação em História/ Instituto de Ciências Humana, 2012. v. 1. p. 285-293.

  • REZENDE, L. G. . Educação em oração: os processos educativos informais na Vila Real de Nossa Senhora da Conceição de Sabará - século XVIII e XIX. In: IV Colóquio Cultura e Educação na América Portuguesa, 2018, Diamantina. Anais do IV Colóquio Cultura e Educação na América Portuguesa : caderno de resumos. Diamantina: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2018. v. 1. p. 46-47.

  • REZENDE, L. G. . Flos Carmeli: as representações iconográficas de Nossa Senhora do Carmo na Ordem Terceira de Sabará. In: I Congresso do Núcleo interdisciplinar de estudos de imagem - Ninfa ?O borboletear do método?, 2016, BELO HORIZONTE. Caderno de Resumos e Programação do I Congresso do Núcleo interdisciplinar de estudos de imagem - Ninfa ?O borboletear do método?. BELO HORIZONTE: FAFICH, 2016. v. 1. p. 75-77.

  • REZENDE, L. G. . Flos Carmeli: as representações iconográficas de Nossa Senhora do Carmo na Ordem Terceira de Sabará. In: I Congresso do Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Imagem - Ninfa - O borboletar do método, 2016, Belo Horizonte. Caderno de Resumo e Programação - versão impressa. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2016. v. 1. p. 75-77.

  • REZENDE, L. G. . Na igreja dos Pardos, um pedaço do Céu: o repertório iconográfico da Capela de São José dos Homens Pardos ou Bem Casados de Ouro Preto. In: IV Encontro de Pesquisa em História da UFMG, 2015, BELO HORIZONTE. Caderno de Resumos de Simpósios Temáticos e Comunicações Livres. BELO HORIZONTE: FAFICH, 2015. v. 1. p. 74-75.

  • REZENDE, L. G. . A Matriz de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto: apropriações de um espaço urbano - séculos XVIIII e XIX. In: III Encontro de Pesquisa em História da UFMG, 2014, Belo Horizonte. Programação e Caderno de Resumos do III EPHIS - UFMG. Belo Horizonte: FAFICH, 2014. v. 1. p. 72-73.

  • REZENDE, L. G. ; SILVA, L. F. ; CHAVES, A. O. L. . Repertório Iconográfico da Capela da Fazenda da Boa Esperança de Belo Vale: circulação e apropriação de imagens. In: III Encontro de Pesquisa em História da UFMG, 2014, Belo Horizonte. Programação e Caderno de Resumos do III EPHIS - UFMG. Belo Horizonte: FAFICH, 2014. v. 1. p. 76-77.

  • LIMA, Douglas ; LÉO, Fabiana ; CHAGAS, G. A. V. ; ROCHA, I. T. C. ; REZENDE, L. G. ; FRIZZONE, M. F. . O ensino da leitura paleográfica na Oficina de Paleografia - UFMG: relatos de uma experiência discente. In: II Congresso Brasileiro de Paleografia e Diplomática, 2013, Rio de Janeiro. Anais do II Congresso Brasileiro de Paleografia e Diplomática (no prelo). Rio de Janeiro, 2013. v. 1. p. 1-34.

  • REZENDE, L. G. ; LEOPOLDINO, A. M. A. . Manoel Ribeiro Rosa: o artísta, sua obra e seu tempo. In: II Colóquio Internacional da Arte e da Cultura: 'O artísta e a sociedade', 2012, Juiz de Fora. Caderno de resumo e programa. Juiz de Fora: Laboratório de História da Arte, 2012. v. 1. p. 1-56.

  • REZENDE, L. G. ; MORAIS, V. F. ; SOUZA, P. M. ; OLIVEIRA NETO, D. ; SILVA, K. C. ; FERREIRA, M. C. C. S. . Arte, Devoção e Sociedade. In: V Encontro de Pesquisa em História da UFMG, 2016, BELO HORIZONTE. Programação e Caderno de Resumos do V EPHIS - UFMG. BELO HORIZONTE: FAFICH, 2016. v. 1. p. 1-1.

  • REZENDE, L. G. ; MORAIS, V. F. ; SOUZA, P. M. ; OLIVEIRA NETO, D. ; SILVA, K. C. ; FERREIRA, M. C. C. S. . Arte, Devoção e Sociedade. In: V Encontro de Pesquisa em História da UFMG, 2016, BELO HORIZONTE. Programação e Caderno de Resumos do V EPHIS - UFMG. BELO HORIZONTE: FAFICH, 2016. v. 1. p. 1-1.

  • REZENDE, L. G. . Unidos pela fé: os irmãos carmelitas em Sabará a partir de seu Estatuto. In: VIII Seminário Nacional do Centro de Memória ? Unicamp: ?Memória e acervos documentais. O Arquivo como espaço produtor de conhecimento?, 2016, Campinas. Resumo dos Grupos de Trabalho do VIII Seminário Nacional do Centro de Memória ? Unicamp. Campinas: Unicamp, 2016. v. 1.

  • REZENDE, L. G. ; SILVA, K. C. . Arte e sociedade - novas perspectivas de análise sobre o fazer artístico. In: IV Encontro de Pesquisa em História da UFMG, 2015, Belo Horizonte. Resumo dos Simpósios Temáticos do IV EPHIS. Belo Horizonte: FAFICH, 2015. v. 1. p. 1-1.

  • REZENDE, L. G. ; CAMPOS, A.A. . A cartilha comemorativa do bicentenário de Antônio Francisco Lisboa (Ministério Público e IEPHA). In: 1º Colóquio Campus Cultural UFMG em Tiradentes - Aleijadinho: o artista e sua época, 2014, Tiradentes. 1º Colóquio Campus Cultural UFMG em Tiradentes - Aleijadinho: o artista e sua época. TIRADENTES: uFMG, 2014. v. 1. p. 1-1.

  • REZENDE, L. G. ; QUITES, M. R. E. . Portfólio Acadêmico: seis anos de experiência na implantação do Curso de Conservação-Restauração da UFMG. In: II Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauração, 2013, São João Del Rei. Caderno de Resumos Expandidos: Comunicações do II Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauração. São João Del Rei: PPGA/EBA-UFMG, 2013. v. 2. p. 70-70.

  • REZENDE, L. G. . A Matriz de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto: usos religiosos e significados urbanos - séculos XVIIII e XIX. In: IX Encontro de História da Arte da Unicamp, 2013, Campinas. IX Encontro de História da Arte da Unicamp - Circulação e Trânsito de Imagens e Ideias na História da Arte. Campinas: Setor de Publicação Gráfica IFCH - Unicamp, 2013. v. 1. p. 48-49.

  • REZENDE, L. G. . Manoel Ribeiro Rosa e a Irmandade de São José de Vila Rica: breve trajetória artística. In: XXXIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte - Arte e suas instituições, 2013, Rio de Janeiro. Anais do XXXIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte ? Arte e suas instituições ? Resumos., 2013. v. 1. p. 1.

  • CAMPOS, A.A. ; MORESI, C.M.D. ; REZENDE, L. G. ; OLIVEIRA, S.L.R.V. ; SILVA, C. N. . Pintores Coloniais: Arqueometria do Altar de Santo Antônio da Matriz do Pilar de Ouro Preto. In: VII Congresso Internacional do Centro da Imaginária Brasileira, 2011, Ouro Preto. VII Congresso Internacional do Centro da Imaginária Brasileira, 2011. v. 1. p. 1-18.

  • REZENDE, L. G. . A política educacional do Estado Novo ensinada nos livros didáticos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • REZENDE, LEANDRO GONÇALVES DE . A 'roupa de gala do céu':usos e representações iconográficas do escapulário carmelita nas Ordens Terceiras do Carmo de Minas Gerais - séculos XVIII e XIX. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • REZENDE, L. G. . Entre flores, santos y espinas: la pintura de Manoel Ribeiro Rosa en Minas Gerais - siglos XVIII y XIX.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • REZENDE, L. G. . MILAGRE QUE FEZ A SENHORA DO CARMO: fé e devoção nos ex-votos mineiros em louvor à dita Senhora: séculos XVIII e XIX. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • REZENDE, L. G. . Bens móveis e integrados: análises teóricas e tecnológicas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • REZENDE, L. G. . Flos Carmeli: as representações iconográficas de Nossa Senhora do Carmo na Ordem Terceira de Sabará. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • REZENDE, L. G. . Pensando a História da Arte: as formas de análise e o uso do método iconográfico para a arte mineira.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • REZENDE, L. G. . Vitis florigera: fé e devoção nos ex-votos mineiros em louvor à Nossa Senhora do Carmo - séculos XVIII e XIX. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • REZENDE, L. G. ; PARREIRA, L. R. ; CHAGAS, G. A. V. . A utilização de manuscritos em sala de aula: um paralelo entre escolas públicas e privadas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • REZENDE, L. G. . Unidos pela fé: os irmãos carmelitas em Sabará a partir de seu estatuto. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • REZENDE, L. G. . Unidos pela fé: os irmãos carmelitas em Sabará a partir de seu estatuto. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • REZENDE, L. G. . Culto Santoral e Mariano na Capela de São José dos Homens Pardos de Ouro Preto: arte, história e devoção.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • REZENDE, L. G. . Culto Santoral e Mariano na Capela de São José dos Homens Pardos de Ouro Preto: arte, história e devoção.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • REZENDE, L. G. . O calendário festivo dos Terceiros Carmelitas em Minas Gerais - séculos XVIII e XIX. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • REZENDE, L. G. . Milagre que fez a Senhora do Carmo: fé e devoção nos ex-votos em louvor à dita Senhora ? séculos XVIII e XIX. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • REZENDE, L. G. ; CHAGAS, G. A. V. . Paleografia e Ensino de História. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • REZENDE, L. G. . O repertório iconográfico da Capela de São José dos Homens Pardos ou Bem Casados de Ouro Preto: arte, fé e história. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • REZENDE, L. G. . Na igreja dos Pardos, um pedaço do Céu: o repertório iconográfico da Capela de São José dos Homens Pardos ou Bem Casados de Ouro Preto. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • REZENDE, L. G. . Um ferreiro devoto: Manoel Rodrigues Roza e seu testamento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAMPOS, A.A. ; REZENDE, L. G. . Representação iconográfica de Santa Teresa d`Ávila no contexto das Minas dos séculos XVIII a XIX, no Brasi. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • REZENDE, L. G. . A Matriz de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto: usos religiosos e significados urbanos - séculos XVIIII e XIX. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • REZENDE, L. G. ; CHAVES, A. O. L. ; SILVA, L. F. . Repertório Iconográfico da Capela da Fazenda da Boa Esperança de Belo Vale: circulação e apropriação de imagens. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • REZENDE, L. G. . O repertório iconográfico da Capela de São José dos Homens Pardos ou Bem Casados de Ouro Preto: estudos de casos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAMPOS, A.A. ; REZENDE, L. G. . Pensando os diversos enfoques e categoria da História da Arte. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAMPOS, A.A. ; REZENDE, L. G. . Análise histórica e iconográfica do conjunto de púlpitos de Antônio Francisco Lisboa em Ouro Preto e Sabará. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAMPOS, A.A. ; REZENDE, L. G. . A cartilha comemorativa do bicentenário de Antônio Francisco Lisboa (Ministério Público e IEPHA). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • REZENDE, L. G. . A Catedral da Sé de Mariana: aspectos históricos, artísticos e devocionais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • REZENDE, L. G. . Ordem Terceira do Carmo de Mariana: uma história perdida?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • REZENDE, L. G. . Iconografia e devoção carmelita nas Minas Setecentistas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • REZENDE, L. G. . As representações iconográficas de Nossa Senhora do Carmo e São Simão Stock nas capelas das Ordens Terceiras do Carmo de Minas Gerais - séculos XVIIII e XIX. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • REZENDE, L. G. . A iconografia tridentina na Igreja do Pilar: uma expressão de fé e arte. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, Douglas ; LÉO, Fabiana ; ROCHA, I. T. C. ; REZENDE, L. G. ; CHAGAS, G. A. V. ; FRIZZONE, M. F. R. . Introdução à Paleografia Portuguesa Moderna. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, Douglas ; LÉO, Fabiana ; CHAGAS, G. A. V. ; ROCHA, I. T. C. ; REZENDE, L. G. ; FRIZZONE, M. F. . As Normas Técnicas para a Transcrição e Edição de Documentos Manuscritos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LÉO, Fabiana ; ROCHA, I. T. C. ; REZENDE, L. G. ; FRIZZONE, M. F. . O ensino da leitura paleográfica na Oficina de Paleografia - UFMG: relatos de uma experiência discente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • REZENDE, L. G. ; QUITES, M. R. E. . Portfólio Acadêmico: cinco anos de experiência na implantação do Curso de Conservação-Restauração da EBA/UFMG. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • REZENDE, L. G. . Manoel Ribeiro Rosa e a Irmandade de São José de Vila Rica: breve trajetória artística. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • REZENDE, L. G. . A Matriz de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto: usos religiosos e significados urbanos - séculos XVIIII e XIX. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • REZENDE, L. G. ; LEOPOLDINO, A. M. A. . Pintores coloniais nas Minas Setecentistas - a vez de Manoel Ribeiro Rosa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • REZENDE, L. G. ; LEOPOLDINO, A. M. A. . Manoel Ribeiro Rosa: o artísta, sua obra e seu tempo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • REZENDE, L. G. . As representações iconográficas do profeta Elias nas Ordens Terceiras do Carmo de Minas Gerais: um modelo de santidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAMPOS, A.A. ; MORESI, C.M.D. ; REZENDE, L. G. ; SILVA, C. N. ; OLIVEIRA, S.L.R.V. . Contribuição ao estudo da pintura rococó em Minas Gerais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • REZENDE, L. G. . As representações pictóricas de Nossa Senhora do Carmo e São Simão Stock nas capelas das Ordens Terceiras do Carmo de Ouro Preto e de Sabará. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • REZENDE, L. G. . Pintores Coloniais: José Gervásio de Souza Lobo e os Novíssimos do Homem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • REZENDE, L. G. . Iconografia da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • REZENDE, L. G. . O Monte Carmelo nas Montanhas de Minas: Iconografia e Devoção da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • REZENDE, L. G. . Iconografia e Devoção da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo ? o caso de Sabará. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAMPOS, A.A. ; REZENDE, L. G. . Nota Histórica e Artística sobre a Igreja Matriz do Senhor do Bom Jesus do Monte Furquim. Mariana: Gráfica Dom Viçoso, 2014 (Folder informativo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

REZENDE, L. G. . Antonio Francisco Lisboa - 200 anos sem Aleijadinho. 2014.

REZENDE, L. G. . Parecer ad-hoc para a Temporalidades - Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG. 2018.

REZENDE, L. G. . Parecer ad-hoc para a Revista Temporalidades. 2015.

REZENDE, L. G. . Parecer ad-hoc para a Temporalidades - Revista Discente do PPGHIS - UFMG. 2014.

REZENDE, L. G. . Relatório Final de Iniciação Científica - O Monte Carmelo nas Montanhas de Minas: Iconografia e Devoção da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo. 2011.

RIBEIRO, F. A. S. ; REZENDE, L. G. . Programa Religare ? Conhecimento e Religião. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RIBEIRO, F. A. S. ; REZENDE, L. G. . Programa Religare ? Conhecimento e Religião. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RIBEIRO, F. A. S. ; REZENDE, L. G. . Programa Religare ? Conhecimento e Religião. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MATEUS, A. A. ; REZENDE, L. G. . A capela de São José de Ouro Preto. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

REZENDE, L. G. . Peças barrocas perdidas na lama. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

REZENDE, L. G. . Rompimento das barragens da Samarco destruiu também peças sacras do barroco mineiro. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

REZENDE, L. G. . Escolas de Minas receberão informações da vida e obra de Aleijadinho. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

REZENDE, L. G. . Escolas de Minas receberão informações da vida e obra de Aleijadinho. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

REZENDE, L. G. . Escolas de Minas receberão informações da vida e obra de Aleijadinho. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

REZENDE, L. G. . Escolas de Minas receberão informações da vida e obra de Aleijadinho. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

REZENDE, L. G. . Escolas de Minas receberão informações da vida e obra de Aleijadinho. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

REZENDE, L. G. ; CHAGAS, G. A. V. . Paleografia e Ensino de História. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

REZENDE, L. G. ; CAMPOS, A.A. . Expedição de Reconhecimento Artístico e Histórico a Caeté - Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso e Capela do Rosário dos Pretos. 2015. (Viagem de Campo).

CAMPOS, A.A. ; REZENDE, L. G. . Pensando os diversos enfoques e categoria da História da Arte. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

REZENDE, L. G. ; SANTANNA, S. M. . Barroco em Minas Gerais I. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, Douglas ; LÉO, Fabiana ; CHAGAS, G. A. V. ; GONÇALVES, G. ; ROCHA, I. T. C. ; REZENDE, L. G. ; TORES, L. M. P. O. ; PARREIRA, L. R. ; FERREIRA, M. C. C. S. ; FRIZZONE, M. F. R. ; ANDRADE, M. R. ; COSTA, R. P. A. . Cadernos de Paleografia, número 1. 2014. (Editoração/Livro).

CAMPOS, A.A. ; SANTANNA, S. M. ; REZENDE, L. G. . Barroco em Minas Gerais I - Roteiro 1. 2014. (Editoração/Outra).

LIMA, Douglas ; LÉO, Fabiana ; CHAGAS, G. A. V. ; GONÇALVES, G. ; ROCHA, I. T. C. ; REZENDE, L. G. ; TORES, L. M. P. O. ; PARREIRA, L. R. ; FERREIRA, M. C. C. S. ; FRIZZONE, M. F. ; ANDRADE, M. R. ; COSTA, R. P. A. . Cadernos de Paleografia, número 1. 2014. (Transcrição Paleográfica e Revisão de Transcrição).

LIMA, Douglas ; LÉO, Fabiana ; CHAGAS, G. A. V. ; GONÇALVES, G. ; ROCHA, I. T. C. ; REZENDE, L. G. ; TORES, L. M. P. O. ; PARREIRA, L. R. ; FRIZZONE, M. F. R. ; ANDRADE, M. R. ; FERREIRA, M. C. C. S. ; COSTA, R. P. A. . Cadernos de Paleografia, número 1. 2014. (Revisão dos textos).

LIMA, Douglas ; ROCHA, I. T. C. ; REZENDE, L. G. . Introdução à Paleografia Portuguesa Moderna. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

REZENDE, L. G. . De Vila Rica à Imperial Cidade: aspectos históricos, artísticos e devocionais. 2013. (Editoração/Coletânea).

CAMPOS, A.A. ; REZENDE, L. G. . Viagem de Campo com a Turma de Barroco Mineiro. 2013. (Viagem de Campo).

REZENDE, L. G. ; RAJAO, C. L. ; FONTOURA, E. ; CARVALHAES, E. ; GONÇALVES, G. ; FIGUEIREDO, L.G. ; SOUZA, L.G. ; TORRES, R.G. ; JARDIM, P. ; PENZIN, T. . Caderno Barirro Jaqueline. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de Exercícios).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    Iconografia e devoção à Paixão de Cristo: os crucificados e a piedade nos testamentos e ex-votos (Minas Gerais - séculos XVIII a meados do XIX), Descrição: Projeto interdisciplinar sob coordenação da Professora Doutora Adalgisa Arantes Campos. O projeto fez o levantamento de fontes históricos e arquivístivos e bibliografia sobre os crucificados e legados pios da região de Ouro Preto, Mariana e São João Del Rei, remanescentes do período colonial, tratando dos aspectos históricos, técnicos e do estado de conservação das peças; pretende-se fazer o processamento do levantamento histórico e a digitalização dos dados textuais e iconográficos. Anteriormente o título do projeto era "Os Crucificados na Imaginaria do Barroco Luso-Brasileiro: Acervos Mineiros". Fez também o levantamento dos testamentos existentes no Arquivo da Paróquia do Pilar do Ouro Preto, com reverencia a doações piedosas para irmandades leigas com ou sem compromisso e para a fábrica paroquial. Financiamento: FAPEMIG. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Leandro Gonçalves de Rezende - Integrante / Adalgisa Arantes Campos - Coordenador / Francisco de Assis Costa Taborta - Integrante / Mirela Spinelli - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2016 - 2018

    Pintores coloniais em Minas Gerais: evolução histórica, técnica e conservação., Descrição: Neste segundo módulo o projeto abordou os levantamentos sobre as pinturas da região de Sabará, Ouro Branco, Barão de Cocais, Santa Luzia, Caeté, Itabirito O projeto visa fazer o levantamento de dados históricos das pinturas e dos pintores que atuaram em Ouro Preto, Mariana e distritos no período colonial, tratando dos aspectos históricos, técnicos e do estado de conservação das peças; pretende-se fazer o processamento do levantamento histórico e a digitalização dos dados textuais e iconográficos, e ainda examinar a participação das análises físico-químicas das pinturas e reunir a documentação fotográfica dos exames laboratoriais com a câmera de captura digital acoplada aos microscópios. Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Leandro Gonçalves de Rezende - Integrante / Adalgisa Arantes Campos - Integrante / Claudina Maria Dutra Moresi - Coordenador / Silvio Luiz Rocha Vianna de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2011

    Pompa Barroca: Semana Santa, ecatologia e culto santoral na Época Moderna, Descrição: Descrição: projeto enfoca as obras em talha, escultura, pintura, bem como assuntos relacionados à iconografia cristã e teorias sobre a História da Arte, iconografia, doutrina e religiosidade popular. Conta com uma bolsa CNPq e outra FAPEMIG. Recorre-se a outras instituições, voltadas para o inventário, reconhecimento e análise de obras artísticas (IPHAN, IEPHA, CEIB). Ocupa-se das formas artísticas da história ibero-americana e hispânica. Contrapõe conteúdos temáticos, levantamentos arquivísticos, visuais e técnicos respectivos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 1) . Integrantes: Adalgisa Arantes Campos - Coordenador Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leandro Gonçalves de Rezende - Integrante / Adalgisa Arantes Campos - Coordenador / Denise Aparecida Sousa Duarte - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Pintores coloniais em Minas Gerais: evolução histórica, técnica e conservação, Descrição: Descrição: O projeto fez levantamento de dados históricos das pinturas e dos pintores que atuaram em Ouro Preto, Mariana e distritos no período colonial, tratando dos aspectos históricos, técnicos e do estado de conservação das peças; realizou o processamento do levantamento histórico e a digitalização dos dados textuais e iconográficos, e ainda examinar a participação das análises físico-químicas das pinturas e reunir a documentação fotográfica dos exames laboratoriais com a câmera de captura digital acoplada aos microscópios. . Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Doutorado ( 2) . Integrantes: Claudina Maria Dutra Moresi - Integrante / Adalgisa Arantes Campos - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - Auxílio financeiro... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leandro Gonçalves de Rezende - Integrante / Adalgisa Arantes Campos - Integrante / Claudina Maria Dutra Moresi - Coordenador / Cristina Neres da Silva - Integrante / Silvio Luiz Rocha Vianna de Oliveira - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

Comendada da Liberdade e da Cidadania, Prefeitura e Câmara Municipal de Ritápolis, São João del Rei e Tiradentes.

2006

Aluno Destaque da Escola Estadual Fernando Otávio de Pará de Minas nos anos de 2004,2005 e 2006, Escola Estadual Fernando Otávio.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. , Antonio Carlos, 6627, Pampulha, 31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - 2016

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Substituição à Profa. Dra. Adalgisa Arantes Campos nas disciplinas História da Arte e Introdução ao Barroco Mineiro junto ao Departamento de História da UFMG

  • 2012 - 2014

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES/Reuni, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista CAPES/Reuni atuando no curso de Conservação e Restauração da Escola de Belas Artes da UFMG. Atividades desenvolvidas: acompanhar e colaborar nas aulas de Visita Orientas, Artes Visuais II, Portfólio e Iconografia Religiosa. Ministrou algumas aulas.

  • 2011 - 2012

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista FAPEMIG no projeto Pintores coloniais em Minas Gerais: evolução histórica, técnica e conservação

  • 2010 - 2011

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista PROBIC/FAPEMIG no projeto Pompa Barroca: Semana Santa, escatologia e culto santoral na Época Moderna

  • 2008 - 2011

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante

    Atividades

    • 03/2016 - 04/2016

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte , Introdução ao Barroco Mineiro

    • 02/2010 - 04/2015

      Estágios , REVISTA VARIA HISTORIA - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .,Estágio realizado, Estágio voluntário na REVISTA VARIA HISTORIA, revista do Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais, desde fevereiro de 2010. Atividades: revisão de artigos e envio de revistas.

    • 04/2012 - 04/2014

      Estágios , Escola de Belas Artes, Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis.,Estágio realizado, Estágio docente nas disciplinas Artes Visuais II, Portfólio e Iconografia Religiosa.

    • 03/2011 - 03/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Belas Artes, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2010 - 02/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .,Linhas de pesquisa

  • 2017 - Atual

    FACULDADE ARQUIDIOCESANA DE MARIANA

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor da Pós-graduação em Arte Sacra, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor e Orientador no curso de Pós-graduação em História da Arte Sacra da Faculdade Arquidiocesana de Mariana, responsável pela disciplina Iconografia Cristã (20 h/a)

    Atividades

    • 01/2017

      Ensino, Pós-Graduação em História da Arte Sacra, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação de TCC

    • 01/2018 - 01/2018

      Ensino, Pós-Graduação em História da Arte Sacra, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Iconografia Cristã

    • 01/2017 - 01/2017

      Ensino, Pós-Graduação em História da Arte Sacra, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Iconografia Cristã, Orientação de TCC

  • 2017 - Atual

    Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica - História, Carga horária: 24

    Outras informações:
    Professor efetivado na Secretária de Educação de Minas Gerais, lecionando História na Educação Básica na Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende

    Atividades

    • 08/2017

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História

    • 08/2017

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História

  • 2011 - 2011

    Colégio Técnico da UFMG

    Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Estágio docente de 60 horas no Colégio Técnico da UFMG

  • 2018 - 2019

    Escola estadual Nossa Senhora Auxiliadora

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica, Carga horária: 6

    Atividades

    • 12/2018 - 07/2019

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História