Alberto Lopes Ribeiro Júnior

Graduado em enfermagem pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (2016). Especialista em Nefrologia pelo Centro de Estudos em Enfermagem e Nutrição (CEEN) (2018). Atuou como Diretor de enfermagem e enfermeiro assistência no Hospital Municipal de Goiatuba - Dr. Henrique Santillo de 2017 a 2019. Atualmente cursando graduação de medicina pela UNICERRADO - Centro Universitário de Goiatuba.

Informações coletadas do Lattes em 16/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Enfermagem em Nefrologia

2016 - Atual

Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição

Graduação em andamento em Medicina

2018 - Atual

UniCerrado - Centro Universitário de Goiatuba

Graduação em Enfermagem

2008 - 2016

Universidade Federal de Uberlândia
Título: A relação entre hipovitaminose D e diabetes mellitus tipo 1: revisão de literatura
Orientador: Omar Pereira de Almeida Neto

Formação complementar

2020 - 2020

Mechanical Ventilation for COVID-19. (Carga horária: 3h). , Harvard University, HARVARD, Estados Unidos.

2020 - 2020

Manejo clínico da COVID-19 na Atenção Especializada. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2019 - 2019

Técnicas de Sutura. (Carga horária: 5h). , Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.

2019 - 2019

Língua Inglesa Instrumental. , UNICERRADO - Centro Universitário de Goiatuba, UNICERRADO, Brasil.

2018 - 2018

Classificação de Risco em Urg. e Emerg. - Protocolo de Manchester - 2ªed.. (Carga horária: 30h). , Grupo Brasileiro de Classificação de Risco, GBCR, Brasil.

2017 - 2017

Política Nacional de Atenção ao Portador de Doença Renal Crônica. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2017 - 2017

Identificação dos Grupos de Risco para Doenças Renais Crônicas - DRC. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Monitoria em Sistematização da Assistência de Enfermagem. (Carga horária: 216h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2014 - 2014

Curso de Medicina Legal. (Carga horária: 80h). , Instituto Politécnico de Ensino a Distância, IPED, Brasil.

2014 - 2014

Interpretação de Exames Laboratóriais. (Carga horária: 20h). , Instituto Politécnico de Ensino a Distância, IPED, Brasil.

2013 - 2014

Extensão universitária em Monitoria em Fundamentos de Enfermagem. (Carga horária: 228h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2013 - 2014

Curso de Atualizações em Nefrologia e Transplante. (Carga horária: 16h). , Hospital de Clínicas de Uberlândia, HC-UFU, Brasil.

2013 - 2013

Transporte Aeromédico. (Carga horária: 10h). , Centro de Estudos de enfermagem e nutrição, CEEN, Brasil.

2013 - 2013

Instrumentos de Classif. do Cuidado de Enf (NAS). (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2013 - 2013

Interpretações de Exames Radiológicos. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2012 - 2013

Extensão universitária em Monitoria em Fundamentos de Enfermagem. (Carga horária: 240h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2012 - 2012

Microsoft Office Excel 2007. (Carga horária: 12h). , Visual Mídia, VISUAL MÍDIA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Organização de eventos

RIBEIRO JUNIOR, A. L. . X Semana Nacional do Cérebro. 2021. (Outro).

RIBEIRO JUNIOR, A. L. . III Jornada Acadêmica de Medicina de Goiatuba - III JAMEG. 2021. (Congresso).

RIBEIRO JUNIOR, A. L. . I Simpósio de Ortopedia e Medicina Esportiva UniCerrado. 2021. (Outro).

RIBEIRO JUNIOR, A. L. . II Jornada Acadêmica de Medicina de Goiatuba - II JAMEG. 2020. (Congresso).

RIBEIRO JUNIOR, A. L. . I Curso Introdutório da Liga Acadêmica do Rim - LARIM. 2020. (Outro).

RIBEIRO JUNIOR, ALBERTO LOPES . I JAMED - Jornada Acadêmica de Medicina. 2019. (Congresso).

RIBEIRO JUNIOR, A. L. . Curso de Gestante. 2019. (Outro).

RIBEIRO JUNIOR, A. L. . I Simpósio de Sepse do Hospital de Clínicas de Uberlândia. 2015. (Congresso).

RIBEIRO JUNIOR, A. L. . Vlll Fórum Mineiro de Enfermagem. 2013. (Outro).

RIBEIRO JUNIOR, A. L. . XVII Recepção dos Calouros. 2013. (Outro).

RIBEIRO JUNIOR, A. L. . V Semana Científica de Enfermagem. 2012. (Congresso).

RIBEIRO JUNIOR, A. L. . 1º Simpósio da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente - Polo Uberlândia e Primeira Semana de Enfermagem Integrada de Uberlândia. 2012. (Outro).

RIBEIRO JUNIOR, A. L. . 2ª Jornada de Enfermagem do HC-UFU "Assistência de Enfermagem ao Paciente Critico". 2012. (Outro).

RIBEIRO JUNIOR, A. L. . XV Semana de Recepção aos Calouros. 2012. (Outro).

RIBEIRO JUNIOR, A. L. . XVI Semana de Recepção aos calouros. 2012. (Outro).

Participação em eventos

I JAMED - Jornada Acadêmica de Medicina. 2019. (Congresso).

IV CESMED - Congresso de Escolas Médicas. 2019. (Congresso).

IX Fórum Mineiro de Enfermagem. 2016. (Congresso).

IX Fórum Mineiro de Enfermagem. A HUMANIZAÇÃO DA SAÚDE A PARTIR DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA. 2016. (Congresso).

IX Fórum Mineiro de Enfermagem. QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À MULHERES EM TRATAMENTO HEMODIALÍTICO. 2016. (Congresso).

IX Fórum Mineiro de Enfermagem. HIPOVITAMINOSE D E DIABETES MELLITUS TIPO 1: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA. 2016. (Congresso).

IX Fórum Mineiro de Enfermagem. PERFIL DAS INFECÇÕES HOSPITALARES EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA DE HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS: REVISÃO DA LITERATURA. 2016. (Congresso).

IX Fórum Mineiro de Enfermagem. SUPLEMENTAÇÃO COM VITAMINA D DE PACIENTES COM HIPOVITAMINOSE D E DOENÇA RENAL CRÔNICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. 2016. (Congresso).

IX Fórum Mineiro de Enfermagem. QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES EM TRATAMENTO HEMODIALÍTICO RELACIONADA ÀS CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS E À ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM. 2016. (Congresso).

IX Fórum Mineiro de Enfermagem. O TRABALHO EM EQUIPE COMO OTIMIZADOR DOS PRINCIPIOS E DIRETRIZES DO SUS. 2016. (Congresso).

IX Fórum Mineiro de Enfermagem. DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM DE PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA COM FRAÇÃO DE EJEÇÃO REDUZIDA. 2016. (Congresso).

10ª Amostra de Trabalhos de Conclusão de Curso.Relação entre a Hipovitaminose D e Diabetes Mellitus Tipo 1: Revisão Integrativa da Literatura. 2015. (Seminário).

Acompanhamento do pré-natal pelo enfermeiro: perspectivas e desafios. 2015. (Simpósio).

A Rede de Atenção Psicossocial em Uberlândia. 2015. (Encontro).

I Simpósio de Sepse do Hospital de Clínicas de Uberlândia. 2015. (Simpósio).

IV Congresso do Hospital de Clínicas de Uberlândia. Implantação da Estratégia Multimodal de Higienização das Mãos em um hospital universitário brasileiro. 2015. (Congresso).

Ciclos de capacitação do hospital de Clínicas de Uberlândia. 2014. (Outra).

IV Campanha de Prevenção de Queimaduras. 2014. (Congresso).

2º Fórum Regional de Residência Multiprofissional em Saúde. 2013. (Congresso).

Conferência Nacional dos estudantes da saúde - Porto Saúde. Analise das prioridades de atendimentos, segundo a classificação de risco, no pronto-socorro de um hospital escola no interior de Minas Gerais. 2013. (Congresso).

Conferência Nacional dos estudantes da saúde - Porto Saúde. 2013. (Congresso).

Equipe Multiprofissional: assistência humanizada ao paciente oncológico. 2013. (Outra).

II Congresso Estadual de Socorristas de Goiás. 2013. (Congresso).

II Congresso Estadual dos Socorristas de Goiás. Perfil do Paciente Vítima de Traumatismo Cranio Encefálico em um Hospital Universitário no interior de Minas Gerais. 2013. (Congresso).

II Simpósio de Anatomia e III Mostra de Anatomia Humana. 2013. (Simpósio).

I Simpósio de Emergência Obstétrica da Liga de Enfermagem em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente. 2013. (Simpósio).

IV Simpósio Sobre Doação e Transplante de Orgãos. 2013. (Simpósio).

lll Simpósio Internacional CEEN - Emegências Clínicas e Traumáticas. 2013. (Simpósio).

lll Simpósio Internacional CEEN - Emegências Clínicas e Traumáticas.Analise das prioridades de etendimentos, segundo classificação de risco, no pronto socorro de um hospital escola no interior de Minas Gerais desde a implantação do protocolo de Manchester. 2013. (Simpósio).

Prática Baseada em Evidencias: Atualização em Terapia Intravenosa e Prevenção de Lesões por Pele. 2013. (Outra).

Vlll Fórum Mineiro de Enfermagem.Monitoria Acadêmica no curso de Enfermagem: Experiência com alunos em seu primeiro contato como futuros profissionais de enfermagem. 2013. (Outra).

Vlll Fórum Mineiro de Enfermagem.Mensuração do trabalho de enfermagem em Unidades de Terapia Intensiva através do Nursing Activities Score visando melhor eficiência do trabalho na equipe de saúde - Revisão integrativa. 2013. (Outra).

Vlll Fórum Mineiro de Enfermagem.Analise quantitativa das prioridades de atendimentos, segundo classificação de risco, no pronto-socorro de um hospital no interior de Minas Gerais, nos anos de 2010 a 2012. 2013. (Outra).

Vlll Fórum Mineiro de Enfermagem. 2013. (Outra).

Vlll Fórum Mineiro de Enfermagem.Atuação do Pedagogo no Ambiente Hospitalar. 2013. (Outra).

1º Simpósio da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente - Polo Uberlândia e Primeira Semana de Enfermagem Integrada de Uberlândia. 2012. (Simpósio).

2ª Jornada de Enfermagem do HC-UFU "Assistência de enfermagem ao paciente critico". 2012. (Simpósio).

Campanha Educativa do Progama de Tuberculose No Presidio Professor Jacy de Assis.Tuberculose: causa, sintomas, tratamento e prevenção. 2012. (Encontro).

I Congresso Estadual de Socorristas de Goiás. 2012. (Congresso).

V SeCiEnf ? Semana Científica de Enfermagem. 2012. (Congresso).

CICLO DE PALESTRAS - ALEITAMENTO MATERNO: conhecer para promover. 2011. (Simpósio).

Ciclo de Palestras da Liga de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva: "Ventilação Mecânica - Abordagem Multiprofissional". 2011. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • ALVES, E. B. M. ; REZENDE, R. G. P. ; RIBEIRO JUNIOR, A. L. ; BRITO, B. F. ; ANDRADE, M. P. ; GOMES, L. ; ARAUJO, A. A. ; AVILA, L. M. S. ; ANDRADE FILHO, R. M. ; GOBATTO, S. P. ; JEREMIAS, G. S. ; TARTUCE, M. S. . EFFECTS OF SUPPLEMENTATION IN CROSSFIT ATHLETES. International Journal of Health Science , v. 2, p. 1-4, 2022.

  • MOTA, JOÃO GUSTAVO FIANI BACILA ; DOS SANTOS, ROSE CRISTINA MESSIAS ; NEVES, TIEMI FUKUSHIMA ; DE OLIVEIRA, CAROLINA STRESSER ; MENDES, KEVYN FELIPE ; DE ALVARENGA, RENAN IVO HORTA ; JUNIOR, ALBERTO LOPES RIBEIRO ; SIQUEIRA, ARTHUR ALVARENGA ; OLIVEIRA, LEONARDO NASSER ; SANTOS, JOÃO GUILHERME RODRIGUES ; PEREIRA, GABRIEL DOMINGOS CORREIA ; JUNQUEIRA, GABRIELA MELO ; DE OLIVEIRA, TAUAN PEREIRA . Abordagem ao paciente portador de cardiopatia congênita rara e diabetes mellitus tipo 2 - relato de caso / Approach to patients with rare congenital heart disease and type 2 diabetes mellitus - case report. Brazilian Journal of Health Review , v. 4, p. 22775-22786, 2021.

  • MENDES, KEVYN FELIPE ; ALVARENGA, RENAN IVO HORTA DE ; JUNIOR, ALBERTO LOPES RIBEIRO ; SIQUEIRA, ARTHUR ALVARENGA ; OLIVEIRA, LEONARDO NASSER ; SANTOS, JOÃO GUILHERME RODRIGUES ; BARROS, MARIELLA LEITE ; COTRIM, PAOLLA MACHADO ; FRANCO, NATÁLIA REZENDE ; SILVA, KAROLYNA MATOS ; JUNIOR, FRANK MENDES MORAIS ; LINDEMAM, ANDRÉ CARVALHO ; SILVA, ANA FLÁVIA BORGES CARVALHO E . Prevalência da depressão em alunos terceiranistas do curso de medicina de uma instituição privada/ Prevalence of depression in third-party students of the medicine course of a private institution. Brazilian Journal of Health Review , v. 4, p. 22749-22766, 2021.

  • ALMEIDA NETO, O. P. ; DEUS, M. T. ; SILVA, P. C. ; RIBEIRO JUNIOR, A. L. ; SOUZA, N. R. E. ; CUNHA, C. M. ; SILVA, P. C. S. ; DUARTE, P. R. A. . Diabetes mellitus type 1 and hypovitaminosis d: current clinical associations. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 8, p. 18620-18625, 2018.

  • RIBEIRO JUNIOR, ALBERTO LOPES ; DE ALMEIDA NETO, OMAR PEREIRA ; SOARES, THALES ANTONIO MARTINS ; CUNHA, CRISTIANE MARTINS ; PEDROSA, LEILA APARECIDA KAUCHAKJE . SUPLEMENTAÇÃO COM VITAMINA D EM PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA ASSOCIADA À HIPOVITAMINOSE D. ARQUIVOS DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (FAMERP) , v. 24, p. 03-07, 2017.

  • ALMEIDA NETO, OMAR PEREIRA DE ; SOARES, THALES ANTÔNIO MARTINS ; RIBEIRO-JÚNIOR, ALBERTO LOPES ; CUNHA, CRISTIANE MARTINS ; PEDROSA, LEILA APARECIDA KAUCHAKJE ; SANTANA-LIMA, ANA DALLA . Nursing diagnosis in patients with heart failure with reduced ejection fraction. REVISTA MÉDICA DE MINAS GERAIS , v. 27, p. 1-6, 2017.

  • PEREIRA, ELIANA B. S. ; JORGE, MIGUEL T. ; OLIVEIRA, ELIAS J. ; JÚNIOR, ALBERTO LOPES RIBEIRO ; SANTOS, LAURO R. L. ; MENDES-RODRIGUES, CLESNAN . Evaluation of the Multimodal Strategy for Improvement of Hand Hygiene as Proposed by the World Health Organization. JOURNAL OF NURSING CARE QUALITY , v. ., p. 1, 2016.

  • RESENDE, T. C. ; DIAS, E. P. ; CUNHA, C. M. C. ; RIBEIRO JUNIOR, A. L. ; SANTOS, L. R. L. ; SILVA, E. P. . Participação paterna no período da amamentação: importância e contribuição. Bioscience Journal (Online) , v. 30, p. 925-932, 2014.

  • SILVA, S. C. (Org.) ; RIBEIRO JUNIOR, A. L. (Org.) ; PEREIRA, A. L. (Org.) ; BRITO, B. F. (Org.) ; SANTANA, E. S. (Org.) ; BRITO, J. F. (Org.) ; LOPES, L. L. (Org.) ; MORAES, P. H. A. (Org.) ; DIAS, V. H. C. (Org.) ; RODRIGUES, A. M. (Org.) . As novas faces da saúde: tecnologia de multidisciplinaridade no contexto atual. 1. ed. Campo Grande: Editora Inovar, 2022. v. 1. 649p .

  • RIBEIRO JUNIOR, A. L. ; ALMEIDA NETO, O. P. . Relação entre Hipovitaminose D e Diabetes Mellitus tipo I: Revisão Integrativa da Literatura.. In: 11ª Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso, 2015, Uberlândia. 11ª Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso. Uberlândia: UFU, 2015. p. 1-1.

  • PEREIRA, E. B. S. ; OLIVEIRA, E. J. ; JOGRGE, M. T. ; SANTOS, L. R. L. ; MENDES-RODRIGUES, C. ; RIBEIRO JUNIOR, A. L. . Implantação da Estratégia Multimodal de Higienização das Mãos em um hospital universitário brasileiro.. In: IV Congresso do Hospital de Clínicas de Uberlândia, 2015, Uberlândia. ANAIS 4° CONGRESSO DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE UBERLÂNDIA (2015): SEGURANÇA DO PACIENTE. Uberlândia: UFU/FAMED, 2015. p. 19-21.

  • RIBEIRO JUNIOR, A. L. ; PRADO, R. P. . Benefícios da terapia de reposição de testosterona em pacientes com insuficiência renal crônica. In: II CONGRESSO NACIONAL MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE - IICONMUSA, 2022, Terezina. ANAIS DO II CONGRESSO NACIONAL MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE (IICONMUSA). Terezina: Literacia Científica Editora & Cursos, 2022.

  • FRANCA, V. G. P. ; RIBEIRO JUNIOR, A. L. ; OLIVEIRA, S. B. ; CALIXTO, A. C. V. . Análise do Cenário Atual de Doação e Transplantes de Órgãos no Brasil. In: Congresso Internacional de Saúde, 2021. Anais Congresso Internacional de Saúde. Paraná: Editora Pasteur, 2021.

  • RIBEIRO JUNIOR, A. L. ; MEIRELES, M. L. A. ; JEREMIAS, G. S. ; GOBATTO, S. P. ; PRADO, R. P. . Os benefícios da creatina na hipertrofia. In: II Congresso Interligas de Ciência E Saúde (II CICS), 2021, Jataí. Anais do Congresso Interligas e Ciência e Saúde, 2021.

  • SILVA, S. C. ; RIBEIRO JUNIOR, A. L. ; SANTOS JUNIOR, A. A. ; SANTOS, D. F. ; DIAS, V. H. C. ; COSTA, T. O. . Aumento da sobrevida do rim com uso de vitamina D em pacientes com doença renal crônica. In: II Congresso Interligas de Ciência E Saúde (II CICS), 2021, Jataí. Anais do Congresso Interligas e Ciência e Saúde, 2021.

  • FERREIRA, A. C. S. ; MARTINS, L. C. N. ; RIBEIRO JUNIOR, A. L. ; DELDADO, L. H. R. . O Trabalho em Equipe como Otimizador dos Principios e Diretrizes do SUS. In: IX FÓRUM MINEIRO DE ENFERMAGEM, 2016, Uberlândia. A Enfermagem como protagonista na construção do cuidado em saúde. Uberlândia: UFU, 2016. v. 10. p. 284-284.

  • FERREIRA, A. C. S. ; MARTINS, L. C. N. ; RIBEIRO JUNIOR, A. L. ; DELDADO, L. H. R. . A Humanização da Saúde a Partir das Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Primária. In: IX FÓRUM MINEIRO DE ENFERMAGEM, 2016, Uberlândia. A Enfermagem como protagonista na construção do cuidado em saúde. Uberlândia: UFU, 2016. v. 10. p. 283-283.

  • MARTINS, L. C. N. ; PEREIRA, M. E. R. ; ARRUDA, P. S. M. ; RIBEIRO JUNIOR, A. L. ; MAGNABOSCO, P. . Qualidade de Vida de Mulheres em Tratamento Hemodialítico Relacionada às Características Sociodemográficas e à Assistência de Enfermagem. In: IX FÓRUM MINEIRO DE ENFERMAGEM, 2016, Uberlândia. A Enfermagem como protagonista na construção do cuidado em saúde. Uberlândia: UFU, 2016. v. 10. p. 286-286.

  • MARTINS, L. C. N. ; PEREIRA, M. E. R. ; RIBEIRO JUNIOR, A. L. ; ARRUDA, P. S. M. ; ALMEIDA NETO, O. P. . Qualidade da Assistencia de Enfermagem à Mulheres em Tratamento Hemodialilítico. In: IX FÓRUM MINEIRO DE ENFERMAGEM, 2016, Uberlândia. http://www.seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/issue/viewIssue/1415/119. Uberlândia: UFU, 2016. v. 10. p. 287-287.

  • SOARES, T. A. M. ; RIBEIRO JUNIOR, A. L. ; ALMEIDA NETO, O. P. . Diagnóstico de Enfermagem de Pacientes com Insuficiencia Cardiaca com Fração de Ejeção Reduzida. In: IX FÓRUM MINEIRO DE ENFERMAGEM, 2016, Uberlândia. A Enfermagem como protagonista na construção do cuidado em saúde. Uberlândia: UFU, 2016. v. 10. p. 289-289.

  • SANTOS, A. M. A. ; SANTOS, L. R. L. ; RIBEIRO JUNIOR, A. L. ; FREITAS, E. A. M. ; ALMEIDA NETO, O. P. ; SOARES, T. A. M. . Perfil das Infecções Hospitalares em Unidades de Terapia Intensiva de Hospitais Universitários: Revisão da Literatura. In: IX FÓRUM MINEIRO DE ENFERMAGEM, 2016, Uberlândia. A Enfermagem como protagonista na construção do cuidado em saúde. Uberlândia: UFU, 2016. v. 10. p. 349-349.

  • RIBEIRO JUNIOR, A. L. ; MARTINS, L. C. N. ; SOARES, T. A. M. ; SANTOS, L. R. L. ; ALMEIDA NETO, O. P. . Hipovitaminose D e Diabetes Mellitus Tipo 1: Revisão Integrativa da Literatura. In: IX Fórum Mineiro de Enfermagem, 2016, Uberlândia. A Enfermagem como protagonista na construção do cuidado em saúde. Uberlândia: UFU, 2016. v. 10. p. 363-363.

  • RIBEIRO JUNIOR, A. L. ; MARTINS, L. C. N. ; PEREIRA, M. E. R. ; SANTOS, L. R. L. ; ALMEIDA NETO, O. P. . Suplementação com Vitamina D de Pacientes com Hipovitaminose D e Doença Renal Crônica: Uma Revisão de Literatura. In: IX Fórum Mineiro de Enfermagem, 2016, Uberlândia. A Enfermagem como protagonista na construção do cuidado em saúde. Uberlândia: UFU, 2016. v. 10. p. 364-364.

  • PEREIRA, E. B. S. ; OLIVEIRA, E. J. ; JORGE, MIGUEL T. ; SANTOS, L. R. L. ; RIBEIRO JUNIOR, A. L. ; MENDES-RODRIGUES, C. . A influência da formação na prática pedagógica do enfermeiro docente. In: IV Congresso do Hospital de Clínicas de Uberlândia, 2015, Uberlândia. ANAIS 4° CONGRESSO DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE UBERLÂNDIA (2015): SEGURANÇA DO PACIENTE. Uberlândia: UFU/FAMED, 2015. p. 29-29.

  • PEREIRA, E. B. S. ; JOGRGE, M. T. ; OLIVEIRA, E. J. ; SANTOS, L. R. L. ; RIBEIRO JUNIOR, A. L. ; PELIZER, C. L. . Impacto da implantação da estratégia multimodial de higienização das mãos em um Hospital universitário brasileiro. In: X Fórum do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2015, Uberlândia. Anais do X Fórum do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2013. v. 10. p. 31-31.

  • MORAIS, R. B. ; RIBEIRO JUNIOR, A. L. ; FREITAS, L. A. ; PAZINI, K. B. ; ALMEIDA NETO, O. P. ; FREITAS, E. A. M. . Comparação da Tendência Secular da Ocorrência de Cesariana e de Parto Normal em um Hospital Universitário Referência para Alto Risco. In: I Congresso Brasileiro de Atenção à Saúde / I Encontro Internacional de Atenção à Saúde, 2014, Uberaba. Anais do I Congresso Brasileiro de Atenção à Saúde. Uberaba: UFTM, 2014. p. 117-117.

  • RIBEIRO JUNIOR, A. L. ; MENDONCA, G. S. ; SILVA, E. P. ; FREITAS, P. J. B. ; SANTOS, L. R. L. . Análise das pioridades de atendimentos segundo a classificação de risco, no pronto socorro de um hospital escola no interior de Minas Gerais desde a implantação do protocolo de Manchester. In: III Simpósio Internacional CEEN - Emergências Clínicas e Traumáticas, 2013, Goiânia/GO. Anais do III Simpósio Internacional CEEN - Emergências Clínicas e Traumáticas. Goiânia/GO: Editora da PUC - Goiás, 2013. v. III.

  • MENDONCA, G. S. ; RIBEIRO JUNIOR, A. L. ; SANTOS, L. R. L. ; SILVA, E. P. . Atuação do Pedagogo no Ambiente Hospitalar. In: Vlll Fórum Mineiro de Enfermagem, 2013, Uberlândia. CORRESPONSABILIDADES NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM: perspectivas frente aos desafios atuais, 2013. v. Vlll.

  • RIBEIRO JUNIOR, A. L. ; SILVA, E. P. ; MENDONCA, G. S. ; SANTOS, L. R. L. ; FREITAS, P. J. B. . Analise das prioridades de atendimentos, segundo a classificação de risco, no pronto-socorro de um hospital escola no interior de Minas Gerais desde a implantação do protocolo de Manchester. In: IV Simpósio Multiprofissional da Faculdade do Trabalho e IV Mostra Científica da Faculdade do Trabalho, 2013, Uberlândia. IV Simpósio Multiprofissional da Faculdade do Trabalho e IV Mostra Científica da Faculdade do Trabalho, 2013. v. 4.

  • RIBEIRO JUNIOR, A. L. ; SILVA, E. P. ; MENDONCA, G. S. ; SANTOS, L. R. L. ; RESENDE, T. C. ; MORAES, A. L. . Analise quantitativa das prioridades de atendimentos, segundo classificação de risco, no pronto-socorro de um hospital no interior de Minas Gerais, nos anos de 2010 a 2012. In: Vlll Fórum Mineiro de Enfermagem, 2013, Uberlândia. CORRESPONSABILIDADES NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM: perspectivas frente aos desafios atuais, 2013. v. Vlll.

  • RIBEIRO JUNIOR, A. L. . Avaliação da doença renal crônica no programa HIPERDIA no município de Goiatuba-go. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO JUNIOR, A. L. ; MARTINS, L. C. N. ; SOARES, T. A. M. ; SANTOS, L. R. L. ; ALMEIDA NETO, O. P. . Hipovitaminose D e Diabetes Mellitus Tipo 1: revisão integrativa da literatura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO JUNIOR, A. L. ; MARTINS, L. C. N. ; PEREIRA, M. E. R. ; SANTOS, L. R. L. ; ALMEIDA NETO, O. P. . Suplementação com Vitamina D de Pacientes com Hipovitaminose D e Doença Renal Crônica: uma revisão de literatura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO JUNIOR, A. L. ; ALMEIDA NETO, O. P. . Relação entre a Hipovitaminose D e Diabetes Mellitus Tipo 1: Revisão Integrativa da Literatura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RIBEIRO JUNIOR, A. L. . DST/AIDS/Gravidez na adolescência e hipertensão e Diabetes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO JUNIOR, A. L. ; FREITAS, P. J. B. ; SANTOS, L. R. L. ; SILVA, E. P. ; MENDONCA, G. S. ; RESENDE, T. C. . Analise das prioridades de atendimentos, segundo a classificação de risco, no pronto-socorro de um hospital escola no interior de Minas Gerais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO JUNIOR, A. L. ; SILVA, E. P. ; MENDONCA, G. S. ; SANTOS, L. R. L. ; FREITAS, P. J. B. . Analise das prioridades de etendimentos, segundo classificação de risco, no pronto socorro de um hospital escola no interior de Minas Gerais desde a implantação do protocolo de Manchester. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RIBEIRO JUNIOR, A. L. ; SILVA, E. P. ; MENDONCA, G. S. ; SANTOS, L. R. L. ; RESENDE, T. C. ; MORAES, A. L. . Analise quantitativa das prioridades de atendimentos, segundo classificação de risco, no pronto-socorro de um hospital no interior de Minas Gerais, nos anos de 2010 a 2012. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIBEIRO JUNIOR, A. L. ; SILVA, E. P. ; MENDONCA, G. S. ; SANTOS, L. R. L. ; FREITAS, P. J. B. . Analise das prioridades de atendimentos, segundo a classificação de risco, no pronto-socorro de um hospital escola no interior de Minas Gerais desde a implantação do protocolo de Manchester. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RIBEIRO JUNIOR, A. L. ; SILVA, E. P. ; MENDONCA, G. S. ; ARAUJO, S. A. . Monitoria Acadêmica no curso de Enfermagem: Experiência com alunos em seu primeiro contato como futuros profissionais de enfermagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FREITAS, P. J. B. ; RIBEIRO JUNIOR, A. L. . Obstrução de Vias Aéreas Superiores a Professores de uma Escola Pública. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - 2022

    Avaliação da Doença Renal Crônica no programa HIPERDIA no município de Goiatuba, GO., Descrição: Estudo da função renal dos pacientes atendidos pelo programa federal HIPERDIA, desenvolvido nas unidades de atenção básica de Goiatuba. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Alberto Lopes Ribeiro Junior - Integrante / Eduardo Henrique Lima Umeoka - Integrante / Márcia Santos Silva Umeoka - Coordenador / Maria Luiza Abreu Meireles - Integrante / Gabriel de Souza Jeremias - Integrante.

  • 2021 - 2021

    Estudo da testagem em massa para o novo coronavírus (SARS-CoV-2) na população de Goiatuba-GO, Descrição: Projeto de pesquisa que busca sintetizar os dados colhidos durante a testagem em massa para SARs-CoV-2. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Alberto Lopes Ribeiro Junior - Integrante / Eduardo Henrique Lima Umeoka - Integrante / Artur Fernandes - Coordenador / Márcia Santos Silva Umeoka - Integrante / Adélia Cristina Fernandes Silva - Integrante / Nicole Draeger Blahobrazoff Grimaldi - Integrante / Gustavo Galvão de Barros - Integrante.

  • 2021 - 2021

    Prevalência da depressão em alunos terceiranistas do curso de medicina de uma instituição privada, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Alberto Lopes Ribeiro Junior - Integrante / Pedro Ernestro Ferreira Miranda - Coordenador / André Lindeman - Integrante.

  • 2021 - 2021

    Hemangioblastoma espinhal torácico com compressão medular grave: Relato de Caso, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Alberto Lopes Ribeiro Junior - Integrante / Pedro Ernestro Ferreira Miranda - Coordenador / André Lindeman - Integrante.

Prêmios

2022

Menção Honrosa, II CONGRESSO NACIONAL MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE - IICONMUSA.

2019

1º Lugar na 3º Mostra de Anatomia, Centro Universitário de Goiatuba - UniCerrado.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - 2021

Instituto Pedro Miranda (IMP)

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2022 - 2022

UniCerrado - Centro Universitário de Goiatuba

Vínculo: Monitor Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor Voluntário de Técnica Operatória, Carga horária: 6

Outras informações:
Monitoria Voluntaria no Curso de Medicina na disciplina de Técnica Operatória orientado pelos Professores Djalma Antônio da silva Júnior e Cláudio Edgar Mariano da Silva

2021 - 2021

UniCerrado - Centro Universitário de Goiatuba

Vínculo: Monitor Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor Voluntário de Técnica Operatória, Carga horária: 6

Outras informações:
Monitoria Voluntária da disciplina de Técnica Operatória, sob orientação dos professores Esp. Cláudio Edgar Mariano e Me. Reuder Pereira Prado.

2021 - 2021

UniCerrado - Centro Universitário de Goiatuba

Vínculo: Monitor Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor Voluntário de Técnica Operatória, Carga horária: 6

Outras informações:
Monitoria voluntária na disciplina de Técnica Operatória, sob orientação dos professores Esp. Cláudio Edgar Mariano e Me. Reuder Pereira Prado.

2021 - 2021

UniCerrado - Centro Universitário de Goiatuba

Vínculo: Monitor Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor Voluntário de Habilidades Médicas VII, Carga horária: 6

Outras informações:
Monitor Voluntário na disciplina de Habilidades Médicas VII, sob a orientação dos professores Esp. Vinícius Alves Boscatti e Cláudia Neiva de Araujo

2019 - 2019

UniCerrado - Centro Universitário de Goiatuba

Vínculo: Monitor Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor Vol. de Anatomia aplicada a Med. II, Carga horária: 6

Outras informações:
Monitor voluntária na Disciplina de Anatomia aplicada a Medicina II. Sob orientação do professor Esp. João Paulo Candido.

Atividades

  • 01/2021

    Extensão universitária , Graduação em Medicina.,Atividade de extensão realizada, Membro Ligante Liga Acadêmica do Rim (LARIM).

  • 01/2021

    Extensão universitária , Graduação em Medicina.,Atividade de extensão realizada, Membro Ligante da Liga Acadêmica de Cirurgia Geral (LACIG).

  • 01/2020

    Extensão universitária , Graduação em Medicina.,Atividade de extensão realizada, Membro fundador da Liga Acadêmica do Rim (LARIM).

  • 05/2021 - 04/2022

    Extensão universitária , Graduação em Medicina.,Atividade de extensão realizada, Membro Ligante da Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica (LACIP).

  • 01/2020 - 12/2020

    Extensão universitária , Graduação em Medicina.,Atividade de extensão realizada, Participação como ligante na Liga Acadêmica de Clínica Médica (LACME).

2019 - 2019

Hospital Municipal de Goiatuba

Vínculo: Estágiario, Enquadramento Funcional: Estágiario, Carga horária: 25

Outras informações:
Acompanhamento do serviço de Cirurgia Geral do Hospital Municipal de Goiatuba.

2017 - 2019

Hospital Municipal de Goiatuba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 30

Outras informações:
Diretor de Enfermagem do Hospital Municipal de Goiatuba.

2016 - 2016

CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Preceptor de Estágios, Carga horária: 25

Outras informações:
Preceptor de Estágio para alunos do curso de Graduação em Enfermagem nas disciplinas de Clínica Médica e Ginecologia e Obstetrícia.

2016 - 2016

CECON

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Preceptor de Estágio, Carga horária: 25

Outras informações:
Preceptor de estágio para alunos do curso de Técnico de Enfermagem

2012 - 2014

Diretório Acadêmico Anna Nery

Vínculo: Coord. Finanças e Patrimônio, Enquadramento Funcional: Representante Discente

Outras informações:
Coordenador de Finanças e Patrimônio da gestão "Agir e Inovar" 2012/2014 do Diretório Acadêmico Anna Nery, sendo a entidade estudantil que representa os discentes do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia.

2011 - 2012

Diretório Acadêmico Anna Nery

Vínculo: Coord. Finanças e Patrimônio, Enquadramento Funcional: Representação Discente

Outras informações:
Coordenador de Finanças e Patrimônio da gestão "Agir e Inovar" 2011/2012 do Diretório Acadêmico Anna Nery, sendo a entidade estudantil que representa os discentes do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia.

2011 - 2013

Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Membro CONFAMED(Conselho), Enquadramento Funcional: Representação Discente

Outras informações:
Representação dos discentes no Conselho da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia.

2015 - 2016

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação como professor para alunos do ensino fundamental dentro do programa de iniciação a docência oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

2013 - 2015

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiário do Setor de Transplantes do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU)

2014 - 2014

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitor da Disciplina Curricular de Sistematização da Assistência de Enfermagem oferecida a alunos do 3º período da graduação em enfermagem pela Faculdade de Medicina.

2013 - 2014

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitor da Disciplina Curricular de Fundamentos de Enfermagem oferecida a alunos do 4º período da graduação em enfermagem pela Faculdade de Medicina.

2012 - 2013

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Membro Ouvinte, Carga horária: 4

Outras informações:
Ouvinte da Liga de Urgencia e Emergencia em enfermagem - Lureen

2012 - 2013

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Membro Ouvinte, Carga horária: 4

Outras informações:
Membro Ouvinte da Liga de Feridas (Lienf) do curso de graduação em Enfermagem.

2012 - 2013

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitor da Disciplina Curricular de Fundamentos de enfermagem oferecida a alunos do 4º período da graduação em enfermagem pela Faculdade de Medicina.

2019 - 2021

Prefeitura Municipal de Goiatuba

Vínculo: Eletivo, Enquadramento Funcional: Conselheiro

Outras informações:
Conselheiro Titular do Conselho Municipal de Saúde de Goiatuba

2020 - 2020

Prefeitura Municipal de Goiatuba

Vínculo: Nomeação, Enquadramento Funcional: Membro Conselheiro

Outras informações:
Membro conselheiro do Conselho Municipal de Testagem e Diagnóstico do Município de Goiatuba. Desenvolvimento e execução de testagem em massa para a COVID-19.

2017 - 2019

Prefeitura Municipal de Goiatuba

Vínculo: Eletivo, Enquadramento Funcional: Conselheiro

Outras informações:
Conselheiro Titular do Conselho Municipal de Saúde de Goiatuba