Fabiana Regina Saldanha

Graduada no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará - ( ICED /UFPA/2016). Especialista em Gestão dos Processos Educativos na Escola Básica pelo Núcleo de Estudos Transdisciplinares da Universidade Federal do Pará- (NEB/ UFPA/ 2020). Curso de Aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos Privados de Liberdade (ICED/UFPA/ 2017-2018). No ano 2013 participei do Programa Bolsa Permanência -PROEX-UFPA como bolsista por intermédio deste em 2014 fui selecionada para atuar como bolsista no Projeto de Extensão Diálogos em Educação:A Formação em Cela de Aula-2015 PIBEX- PROEX- UFPA com carga horária de 20 horas .Em 2016 - 2017 atuei como bolsista voluntaria no referido projeto. Em 2017 trabalhei na Pesquisa Nacional sobre Educação, Pobreza e Desigualdade Social realizada pelo Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente - GEAM /ICED/UFPA.Em parceria com o ministério da Educação (MEC), conforme a Portaria 1299/2015 Resolução n 4.647 de 25 de março de 2015. Atualmente estou vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa Diálogos em Educação - GEPDED/ICED/UFPA/MEC/CNPq como pesquisadora associada.

Informações coletadas do Lattes em 26/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS DA ESCOLA BÁSICA

2020 - 2020

Universidade Federal do Pará
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICAS- RACIAIS NO PROJETO POLÍTICO - PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO PIO X
Orientador: Profa . Dra. Amélia Maria Araújo Mesquita

Graduação em pedagogia

2011 - 2016

Universidade Federal do Pará
Título: O EGRESSO DO SISTEMA PENAL PARAENSE: UM OLHAR SOBRE A RESSOCIALIZAÇÃO E REINSERÇÃO SOCIAL REALIZADA PELA ASSOCIAÇÃO PÓLO PRODUTIVO PARÁ - FÁBRICA ESPERANÇA
Orientador: PROFESSORA Dra: MARIA DO SOCORRO DA COSTA COELHO

Curso técnico/profissionalizante em TÉCNICO EM HOSPEDAGEM

2010 - 2012

ESCOLA TECNOLÓGICA PROFESSOR FRANCISCO DAS CHAGAS RIBEIRO DE AZEVEDO

Ensino Médio (2º grau)

2002 - 2006

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ESTADUAL DO PARÁ - IEEP

Formação complementar

2021 - 2021

CURSO VIVENCIA ON-LINE CARTA DA TERRA E OS BIOMAS BRASILEIRO EDIÇÃO: CER. (Carga horária: 36h). , INSTITUTO TERRAZUL, IT, Brasil.

2021 - 2021

CURSO DE EXTENSÃO ONLINE. (Carga horária: 16h). , Instituto DH, IDH, Brasil.

2020 - 2020

o curso Cidadania LGBT e o respeito à diversidade,. (Carga horária: 76h). , Fundação Perseu Abramo, FPA, Brasil.

2019 - 2019

Curso ?'Comunicação e Política - Conceitos Fundamentais, Ferramentas de mob. (Carga horária: 76h). , Fundação Perseu Abramo, FPA, Brasil.

2017 - 2018

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PRIVADOS DE LIBER. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2015 - 2015

DISCIPLINA ELETIVA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL. (Carga horária: 51h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Organização de eventos

SALDANHA, F. R. . 24 Encontro Paraense de Estudantes de Pedagogia ? EPEPe.. 2019. (Outro).

SALDANHA, F. R. . XV ENCONTRO NACIONAL DO PROIFES. 2019. (Congresso).

FABIANA REGINA SALDANHA ; SALDANHA, F. R. . Colóquio Internacional do GEAM: 20 Anos de Pesquisa , Ensino e Extensão em Educação Ambiental por Entre Rios, Florestas, Estradas,Portos e Cidades.. 2018. (Outro).

SALDANHA, F. R. . I ENCONTRO PARAENSE DE REMIÇÃO DA PENA PELA LEITURA. 2016. (Outro).

SALDANHA, F. R. . PROJETOS PEDAGOGICOS NAS CASAS PENAIS. 2015. (Outro).

SALDANHA, F. R. . II FEIRA DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: INOVAÇÕES DA ESCOLA BÁSICA. 2014. .

SALDANHA, F. R. . II FEIRA DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: INOVAÇÕES DA ESCOLA BÁSICA. 2014. .

SALDANHA, F. R. . 24 Encontro Paraense de Estudantes de Pedagogia ? EPEPe.. 2019. (Outro).

Participação em eventos

XXIV Encontro Paraense dxs Estudantes de Pedagogia,.participou na qualidade de AVALIADOR, do evento XXIV Encontro Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, avaliando nas Modalidade(s) Artigo (Comunicação oral), Pôster e Oficina e Área(s) Temática(s) 1 Ensino Superior Frente ao Atual Cenário Político Econômico. 2019. (Encontro).

XXIV Encontro Paraense dxs Estudantes de Pedagogia - EPEPe, com o tema: Pela defesa da educação pública, gratuita, laica e de qualidade socialmente referenciada para todos: (Contra)Reformas educacionais em pauta,. 2019. (Encontro).

I CIENEX: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE ENSINO E EXTENSÃO. DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO A FORMAÇÃO NA CELA DE AULA. 2016. (Congresso).

SEMINÁRIO UFPA 60 ANOS: A UNIVERSIDADE EM DIÁLOGOS SUSTENTÁVEIS.O IMPACTO AO MEIO AMBIENTE DO USO INDISCRIMINADO DE COPOS PLÁSTICOS DESCARTÁVEIS. 2016. (Seminário).

IV FÓRUM NACIONAL SOBRE A PRODUÇÃO DA VITIMIZAÇÃO DE MULHERES NO SISTEMA DE JUSTIÇA CRIMINAL. 2015. (Outra).

PROJETOS PEDAGÓGICOS NAS CASA PENAIS.AUXILIANDO A COORDENADORA DO PROJETO DE PESQUISA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS TECNICOS E AGENTES PRISIONAIS QUE ATUAM NAS ESCOLAS DAS CASAS PENAIS DO ESTADO DO PARÁ. 2015. (Oficina).

XVIII JORNADA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA -UFPA.RESUMO EXPANDIDO\ PÔSTER. 2015. (Outra).

I CPEE PRIMEIRO GONGRESSO PARAENSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. A ESCOLARIZAÇÃO DOS SURTOS EM INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZADA. 2014. (Congresso).

PALESTRA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MERCADOR DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS. 2014. (Outra).

SEMINÁRIO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO/ PNE. 2014. (Seminário).

XII SEMINÁRIO NACIONAL DE POLITICAS EDUCACIONAIS ECURRICULO I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLITICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS ,CULTURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2014. (Seminário).

7° ENCONTRO NACIONAL DE ATENDIMENTO ESCOLAR HOSPITALAR E 1° SEMINARIO DE EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE PÚBLICA I°. 2012. (Encontro).

FIPE I FEIRA DE INOVAÇÃO PEDAGOGICA. INOVAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA. 2012. (Feira).

I SEMINÁRIO PROINT - ICED 2012-2013 CURRICULO E INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO SUPERIOR. 2012. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • SALDANHA, F. R. ; VILELA, A. M. A. . O USO DAS TICS COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: II FEIRA DE INOVAÇÕES PEDAGÓGICA: INOVAÇÕES DA ESCOLA BÁSICA, 2014, BELÉM. II FEIRA DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA : INOVAÇÕES DA ESCOLA BÁSICA. BELÉM, 2014.

  • SALDANHA, F. R. ; Ana Paula da Costa Nunes ; VILELA, A. M. A. ; Rosilene Serra dos Santos do Mar ; Shirley Viviane Pinheiro Alves . ESCOLARIZAÇÃO DOS SURDOS EM INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZADA. In: I PRIMEIRO CONGRESSO PARAENSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL- ICPEE, 2014, CASTANHAL. CONGRESSO, 2014.

  • SALDANHA, F. R. . ' DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO: A FORMAÇÃO NA CELA DE AULA' - PIBEX 2015,. In: A Jornada de Extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA?Recursos Naturais: Ciência, Direito e Realidade?,, 2015, BELÉM. A Jornada de Extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA (UFPA?Recursos Naturais: Ciência, Direito e Realidade?,, 2015.

  • SALDANHA, F. R. ; KESIA SILVIA DA COSTA AMARAL . ATIVIDADES EXTENSIONISTAS DESENVOLVIDAS PELO PROJETO DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO: A FORMAÇÃO NA CELA DE AULA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SALDANHA, F. R. . GESTÃO DA UNIDADES ESCOLARES. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • KESIA SILVIA DA COSTA AMARAL ; SALDANHA, F. R. . I CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE ENSINO E EXTENSÃO- I CIENEX. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    ?Diálogos Em Educação: O Perfil Do Agente Prisional Em Cela De Aula?, Descrição: A Equipe do Projeto de pesquisa : DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO: O PERFIL DO AGENTE PRISIONAL EM CELA DE AULA pretende conhecer o perfil educacional, sócio econômico e cultural do (a) Agente Prisional de duas unidades do Sistema Penitenciário Paraense, assim como, as dificuldades e estratégias de superação que os mesmos utilizam no cotidiano do trabalho no sistema penal. A investigação do ponto de vista metodológico tem como suporte a pesquisa qualitativa, porém a mesma encontrará na concepção quantitativa respaldo para registro quantificável de informações oriunda dos questionários, será utilizado também fonte documental como instrumentos importantes de coleta de informações, essa fase de coleta de informação será antecedida da revisão bibliográfica sobre o tema. A necessidade da pesquisa se justifica em função da escassez Bibliográfica. Educação no cárcere é um tema sofrido e marginal na Universidade brasileira. Poucos intelectuais se dedicam a um tema tendo como fim maior aqueles que estão a margem e visto pela sociedade como eternos marginais, portanto, irrecuperáveis e perigosos. Institucionalmente o Projeto de Pesquisa é relevante pois caso o plano seja aprovado no edital PIBIC, possibilitará que o grupo continue suas atividades prestando informação de conhecimento novo e formação aos servidores da SUSIPE, a relevância social do projeto reside no registro das atividades educacionais e laborais de uma parcela de servidores invisíveis, só ganhando visibilidade a partir das rebeliões, quando é exposto os graves problemas do sistema prisional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fabiana Regina Saldanha - Integrante / KESIA SILVIA DA COSTA AMARAL - Integrante / Carla Cilene Siqueira Moreira - Integrante / IZETE MAGNO CORREA - Integrante / FERNANDA NAZARÉ DA LUZ ALMEIDA - Integrante / BARBARA DE NAZARE DA SILVA PAES - Integrante / Coordenadora: Prof. Dra. Maria do Socorro da Costa Coelho - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2014

ACRÓPOLR SISTEMA EDUCACIONAL

Vínculo: BOLSISTA, Enquadramento Funcional: PROFESSOR AUXILAIR, Carga horária: 20

2015 - 2016

Escola Santa Emília

Vínculo: BOLSISTA, Enquadramento Funcional: AUXILIAR DE CLASSE, Carga horária: 20

2017 - 2017

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PESQUISADORA, Carga horária: 20

Outras informações:
Vinculada ao CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL, na condição de Pesquisadora com carga horária de 20h semanais, no período de fevereiro de 2017 a abril de 2017 ofertado pela Universidade Federal do Pará / Instituto de Ciências da Educação / Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (UFPA/ICED/GEAM) em parceria com o ministério da Educação (MEC), conforme a Portaria 1299/2015 Resolução n 4.647 de 25 de março de 2015.

2020 - Atual

Escola Bosque Prof. Eidorfe Moreira

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: TRILHEIRO, Carga horária: 8

Outras informações:
Trabalho Inspecionando os alunos que estejam fora de sala de aula; Realizo a logística de professor em sala de aula; e executor atribuições correlatas.Auxiliar ainda nos serviços de manutenção, conforme demanda e orientação da Coordenação Administrativa

2017 - 2018

Curso de Aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos Privados de Liberd

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio Administrativo junto ao Curso CAEJAPL, Carga horária: 4

Outras informações:
Atuei com apoio administrativo junto ao Curso de Aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos Privados de Liberdade oferecido pela UFPA e coordenado pela professora Dra: MARIA DO SOCORRO DA COSTA COELHO em parceria com o Ministério da Educação- MEC, no período compreendido de Novembro de 2017 a Agosto 2018. Trabalho este desenvolvido auxiliando no apoio a coordenação do curso, tutoras, docentes e discentes

2018 - 2019

Grupo de Estudos e Pesquisas Diálogo em Educação- GEPDED

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: colaboradora de pesquisa, Carga horária: 4

Outras informações:
A Coordenadora do grupo de pesquisa Diálogo em Educação- GEPDED - Prof. Dra. Maria do Socorro da Costa Coelho Informa que o grupo surge da necessidade de encontrar espaço específico para refletir sobre a educação ofertada no espaço prisional, assim como, registrar a produção desenvolvida pela equipe ao longo de 07 anos de trabalho dedicado a temática prisional.

2015 - 2016

ICED - Instituto de Ciências da Educação - UFPA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pibex : Bolsista Diálogos em Educação:, Carga horária: 20

Outras informações:
O Projeto Diálogos em Educação em sua 4ª versão deu continuidade ao diálogo entre Universidade Federal do Pará ? UFPA e instituições públicas como SEDUC e SUSIPE. As 03 versões anteriores tiveram como temática central o Plano Nacional de Educação- PNE. Para a 4ª versão, a equipe do projeto concorreu edital propondo debater a Formação dos docentes e técnicos em educação que atuam com a educação de Jovens e Adultos (EJA) privados de Liberdade lotados na Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará - SUSIPE