Ivanete Fátima Blauth

Doutora em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, vinculada a linha de pesquisa Educação e Tecnologia, com tese defendida (2021) sob o título "Um processo de Pesquisa-Formação: diálogos sobre currículo escolar, tecnologias digitais e conhecimentos de professoras". Graduada pelo Instituto Federal Catarinense - Campus de Concórdia/SC no curso Matemática - Licenciatura (2015). Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com dissertação defendida (2017) sob o título "Prática de Ensino em um Curso de Licenciatura em Matemática: uma análise sobre conhecimentos tecnológicos e pedagógicos do conteúdo". Participa de ações e estudos do Grupo de Estudo de Tecnologia e Educação Matemática- GETECMAT e atualmente atua como professora de Matemática na Educação Básica, na rede pública do Estado do Rio Grande do Sul e também no município de Itá/SC..

Informações coletadas do Lattes em 28/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação Matemática

2017 - 2021

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: UM PROCESSO DE PESQUISA-FORMAÇÃO: DIÁLOGOS SOBRE CURRÍCULO ESCOLAR, TECNOLOGIAS DIGITAIS E CONHECIMENTOS DE PROFESSORAS
, Ano de obtenção: 2021. Suely Scherer. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Educação Matemática

2015 - 2017

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: uma análise sobre conhecimentos tecnológicos e pedagógicos do conteúdo
, Ano de Obtenção: 2017.Suely Scherer.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Tecnologias digitais; planejamento de aulas; Relação Teoria-prática; Formação Inicial de professores; Conhecimento Tecnológico e Pedagógico de Conteúdo.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.

Graduação em Licenciatura em Matemática

2011 - 2014

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CAMPUS CONCÓRDIA
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante

2003 - 2004

Instituto Anglicano Barão do Rio Branco

Formação complementar

2022 - 2022

Cultura e Tecnologias Digitais - Ensino Médio Gaúcho 2022. (Carga horária: 80h). , Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul - SEDUC, SEDUC, Brasil.

2021 - 2021

Capacitação em Letramento Digital 2ª Edição. (Carga horária: 40h). , Sociedade Educacional Monteiro Lobato, SEML, Brasil.

2020 - 2021

Aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais na Educação. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2014 - 2015

Especialização Matemática, Física, Química e Interdisciplinaridade. (Carga horária: 420h). , Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação LTDA, CENSUPEG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

, Lê Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: educação.

Organização de eventos

BLAUTH, I. F. . XIV SESEMAT ? Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática. 2020. (Outro).

BLAUTH, I. F. ; CHIARI, A. S. S. ; CORREA, B. D. R. . XIII SESEMAT ? Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática. 2019. (Outro).

BLAUTH, I. F. ; SCHERER, S. ; CORREA, B. D. R. . XII Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática - SESEMAT. 2018. (Outro).

BLAUTH, I. F. ; SILVA, M. R. ; PINTO, T. P. . XI Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisas em Educação Matemática - SESEMAT. 2017. (Outro).

BLAUTH, I. F. . X Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática - X SESEMAT. 2016. (Outro).

BLAUTH, I. F. . XII Encontro Sul-Mato-Grossense de Educação Matemática. 2015. (Outro).

BLAUTH, I. F. . I EMFO - Ensino de Matemática e Física através de Oficinas. 2014. (Outro).

Participação em eventos

1o Ciclo Virtual de Extensão do PPGEDU - FAED: Estudos e discussões das linhas de pesquisaQa. 2021. (Outra).

I Fórum Internacional da Pedagogia Ecossistêmica. 2021. (Outra).

Seminário Estadual do Ensino Médio. 2021. (Seminário).

VII Seminário Internacional de Cultura Digital. 2021. (Seminário).

VII Seminário Web Currículo: redes, territórios e diversidades. 2021. (Seminário).

I ENOPEM - I Encontro Nacional Online de Professores que Ensinam Matemática. 2020. (Encontro).

IntegraEaD 2020. 2020. (Seminário).

VIII Jornada Nacional de Educação Matemática, XXI Jornada Regional de Educação Matemática e VI Fórum das Licenciaturas em Matemática.Um processo de formação/ação de professoras dos anos iniciais: integrando vídeos e internet às aulas. 2020. (Seminário).

VI Seminário Nacional de Inclusão Digital ? SENID 2020. 2020. (Seminário).

XIV SESEMAT - Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática. 2020. (Seminário).

2 Cine Fórum UEMS: Conexões. 2019. (Seminário).

71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2019. (Encontro).

III Seminário Nacional sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): uma outra base é possível.Formação Continuada de Professores e um Processo de Integração de Tecnologias Digitais ao Currículo. 2019. (Seminário).

Integra EaD - II Encontro de Integração da Educação a Distância da UFMS, V Webinar do GETED/UCDB e I Seminário de Tecnologias na Educação da REME: Formação e práticas pedagógicas híbridas: diálogos entre tecnologias, currículo, diversidade e políticas.Ensaios de Encontros Síncronos e Assíncronos no Ambiente WhatsApp. 2019. (Encontro).

I Semana da Escola de Extensão. 2019. (Oficina).

VI Seminário Web Currículo: educação e humanismo.Narrativa de um processo de formação de professores dos anos iniciais para uso de tecnologias digitais. 2019. (Seminário).

XIII ENEM- Encontro Nacional de Educação Matemática.Formação Continuada de Professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais e o uso do Aplicativo Base Blocks. 2019. (Encontro).

XIII SESEMAT ? Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática. 2019. (Seminário).

IV Seminário do For-TEC - Tecnologias Digitais, Redes e Educação: perspectivas contemporâneas.Integração de Tecnologias Digitais ao Currículo dos Anos Iniciais e um Processo de Formação de Professores. 2018. (Seminário).

VII Jornada Nacional de Educação Matemática e XX Jornada Regional de Educação Matemática.Formação de Professores, uso de Internet e uma Prática Pedagógica Interdisciplinar: ?A Rua onde eu Moro?. 2018. (Outra).

XII Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática - SESEMAT. 2018. (Seminário).

Atividade Inaugural - 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2017. (Seminário).

III Fórum das Licenciaturas em Mato Grosso do Sul: "Diretrizes curriculares para a formação inicial dos professores que ensinam matemática". 2017. (Outra).

VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Uma disciplina de Prática de Ensino de Matemática com/para o uso de tecnologias digitias. 2017. (Congresso).

XI Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisas em Educação Matemática.O estudo sobre/com tecnologias digitais em uma disciplina de prática de ensino em um curso de Licenciatura em Matemática. 2017. (Seminário).

Encontro Sul-Mato-Grossense de Pesquisadores em Educação - ESPEdu. 2016. (Encontro).

II Colóquio Luso-Brasileiro de Educação - COLBEDUCA. Prática de Ensino de Matemática e o uso de tecnologias digitais:articulação entre teoria e prática. 2016. (Congresso).

VI Jornada Nacional de Educação Matemática e XIX Jornada Regional de Educação Matemática.Prática de Ensino Com/Para o uso de Tecnologias Digitais em um Curso de Licenciatura em Matemática. 2016. (Outra).

XII Encontro Nacional de Educação Matemática.O conhecimento tecnológico e pedagógico de conteúdo na formação inicial de professores de Matemática e o planejamento de aulas. 2016. (Encontro).

X Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática.Ações de uma disciplina de Prática de Ensino e o conhecimento tecnológico e pedagógico de conteúdo matemático. 2016. (Seminário).

IX Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática. 2015. (Seminário).

XII Encontro Sul-Mato-Grossense de Educação Matemática. 2015. (Seminário).

XIX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática Mat.Prática de Ensino em um curso de Licenciatura em Matemática: contribuições para a construção do conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo de Matemática. 2015. (Encontro).

4ª Escola de Inverno de Educação Matemática e 2 Encontro Nacional PIBID- Matemática. PIBID: Uma experiênca na realização de oficinas. 2014. (Congresso).

I EMFO.Construção da Circunferência Trigonométrica no software Geogebra. 2014. (Outra).

II Encontro Catarinense do PIBID. 2014. (Encontro).

II Semana Acadêmica das Licenciaturas. 2014. (Seminário).

O uso de tecnologias no ensino da Matemática na educação básica.O uso de tecnologias no ensino da Matemática na educação básica. 2014. (Oficina).

V Jornada Nacional de Educação Matemática e XVIII Jornada Regional de Educação Matemática.Problemas de Raciocínio Lógico: Prática Pedagógica visando a Inclusão de alunos com Deficiência nas aulas de Matemática. 2014. (Encontro).

III Mostra de Iniciação Científica. 2013. (Seminário).

III Mostra de Iniciação Científica.Estudando o plano cartesiano da origem aos dias atuais: observações à afetividade existente com a Matemática. 2013. (Seminário).

Semana Acadêmica das Licenciaturas. 2013. (Seminário).

VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática. 2013. (Congresso).

VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Associando a História da Geometria Analítica ao Estudo do Plano Cartesiano. 2013. (Congresso).

XI Encontro Nacional de Educação Matemática-XI ENEM. 2013. (Encontro).

XI Encontro Nacional de Educação Matemática-XI ENEM.Resolução de Problemas através de Atividades que Estimulem o Raciocínio Lógico. 2013. (Encontro).

II Mostra de Iniciação Científica.A utilização da engenharia para abordagem de conceitos matemáticos no Ensino Fundamental: experiências de iniciação à docência. 2012. (Seminário).

II Semana Acadêmica Integrada. 2012. (Seminário).

XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática-XI EGEM. 2012. (Encontro).

II CNEM-COngresso Nacional de Educação Matemática. 2011. (Congresso).

I Mostra de Iniciação Científica.Formação continuada de professores de matemática:uma proposta utilizando tecnologias. 2011. (Outra).

I Mostra de Iniciação Científica.Construindo mapas conceituais:uma técnica para sistematização e organização do conhecimento. 2011. (Outra).

I Semana Acadêmica Integrada do IFC - Campus Concórdia. 2011. (Outra).

IX EREM- Encontro Regional de Educação Matemática. 2011. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Ana Angélica Araújo

CARVALHO, S. F.; BRANDAO, H. A.;BLAUTH, I. F.. Práticas Pedagógicas com o uso de Tecnologias Digitais nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Segunda Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal Goiano - Campus Avançado Ipameri.

Produções bibliográficas

  • BLAUTH, IVANETE FÁTIMA ; SCHERER, SUELY . Aulas de Matemática nos anos iniciais: números e operações em um início de integração de tecnologias digitais.... Revista de Educação Matemática , v. 18, p. E020001-19, 2021.

  • BLAUTH, I. F. ; CORREA, B. D. R. ; SCHERER, S. . Um Diálogo Sobre Currículos, Cultura Digital e uma Aula no 1 Ano do Ensino Fundamental. CONTEXTO & EDUCAÇÃO , v. 36, p. 335-351, 2021.

  • BLAUTH, IVANETE FÁTIMA ; SCHERER, SUELY . FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO: UMA NARRATIVA E MUITAS AÇÕES. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP) , v. 18, p. 1748-1770, 2020.

  • BLAUTH, IVANETE FÁTIMA ; SCHERER, SUELY . Ações de Docência com Uso de Tecnologias Digitais na Formação Inicial de Professores de Matemática. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA , v. 13, p. 211-221, 2020.

  • BLAUTH, IVANETE FÁTIMA ; DIAS, NELSON ; SCHERER, SUELY . WHATSAPP COMO AMBIENTE DE INTERAÇÕES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ENSAIOS DE ENCONTROS SÍNCRONOS E ASSÍNCRONOS. HOLOS (NATAL. ONLINE) , v. 6, p. 1-13, 2019.

  • BLAUTH, I. F. ; SCHERER, S. . Planejamento de Aulas Com/Para o Uso de Tecnologias Digitais e a Construção de Conhecimentos por Futuros Professores de Matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática , v. 07, p. 181-198, 2018.

  • SCHERER, S. ; BLAUTH, I. F. . Pesquisa-Formação com/para Integração de Tecnologias Digitais ao Currículo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: Klinger Teodoro Ciríaco; Carloney Alves de Oliveira. (Org.). Tendências em Educação Matemática na Infância. 1ed.Brasília, DF: SBEM Nacional, 2022, v. 1, p. 320-338.

  • BLAUTH, I. F. ; SCHERER, S. . Formação de Professores para Integração de Tecnologias Digitais ao Currículo: um olhar para a autonomia. In: Milagros Elena Rodríguez; Heriberto Monárrez Vásquez. (Org.). PAULO FREIRE. El Andariego de la Utopía. 1ed.Durango - México: Instituto Universitario Anglo Espaol, 2021, v. , p. 139-158.

  • BLAUTH, I. F. ; SCHERER, S. . Um Processo de Pesquisa-Formação com Professoras: movimentos para integrar tecnologias digitais em uma escola. In: Elena Maria Mallmann; Andrea Ad Reginatto; Taís Fim Alberti. (Org.). Formação de professores: políticas públicas e tecnologias educacionais. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2021, v. Vol. 1, p. 152-173.

  • BLAUTH, I. F. . Dialogando sobre aulas nos anos iniciais do Ensino Fundamental em um processo de integração de tecnologias digitais em uma escola.. In: Suely Scherer. (Org.). Tecnologias Digitais no Currículo dos Anos Iniciais relatos de práticas em uma escola. 1ed.CAMPO GRANDE: Life Editora, 2019, v. , p. 19-38.

  • SCHERER, S. ; BLAUTH, I. F. . O uso de internet em uma aula no 1 ano: ?A rua onde eu moro?.. In: Suely Scherer. (Org.). Tecnologias Digitais no currículo dos anos iniciais relatos de práticas em uma escola. 1ed.Campo Grande: Life Editora, 2019, v. , p. 69-78.

  • BLAUTH, I. F. ; SCHERER, S. . Um processo de formação/ação de professoras dos anos iniciais: integrando vídeos e internet às aulas. In: VIII Jornada Nacional de Educação Matemática e XXI Jornada Regional de Educação Matemática, 2020, Passo Fundo / RS. Anais da VIII Jornada Nacional de Educação Matemática e XXI Jornada Regional de Educação Matemática. Passo Fundo: EDIUPF, 2020. p. 01-14.

  • BLAUTH, I. F. ; SCHERER, S. . Narrativa de um processo de formação de professores dos anos iniciais para uso de Tecnologias Digitais. In: VI Seminário Web Currículo Educação e Humanismo, 2019, São Paulo. Anais do VI Seminário Web Currículo: Educação e Humanismo. São Paulo: PUCSP, 2019. v. 1ª ed.. p. 367-374.

  • BLAUTH, I. F. ; SCHERER, S. ; CORREA, B. D. R. . Formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais e o uso do Aplicativo Base Blocks. In: XIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá -MT. Anais do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Cuiabá: ENEM, 2019. p. 1-15.

  • BLAUTH, I. F. ; DIAS, N. ; SCHERER, S. . Ensaios de encontros síncronos e assíncronos no ambiente WhatsApp. In: IntegraEaD, 2019, Campo Grande. Anais do Integra EaD 2019. CAMPO GRANDE: UFMS, 2019. v. 1ª ed.. p. 141-149.

  • BLAUTH, I. F. ; SCHERER, S. . Integração de Tecnologias Digitais ao Currículo dos Anos Iniciais e um Processo de Formação de Professores. In: IV Seminário do ForTEC - Tecnologias Digitais, Redes e Educação: perspectivas contemporâneas, 2018, Salvador - BA. Anais do Seminário do ForTEC.. Salvador, 2018. p. 296-309.

  • BLAUTH, I. F. ; SCHERER, S. . Formação de Professores, Uso de Internet e uma Prática Pedagógica Interdisciplinar: ?A Rua onde eu Moro?. In: VII Jornada Nacional de Educação Matemática e XX Jornada Regional de Educação Matemática, 2018, Passo Fundo - RS. Jornada Nacional de Educação Matemática. Passo Fundo, 2018.

  • BLAUTH, I. F. . O estudo sobre/com tecnologias digitais em uma disciplina de prática de ensino em um curso de Licenciatura em Matemática. In: XI SESEMAT - Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisas em Educação Matemática, 2017, Campo Grande - MS. Anais do XI Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática, 2017. v. v. 11. p. 231-240.

  • BLAUTH, I. F. ; SCHERER, S. . Uma disciplina de Prática de Ensino de Matemática com/para o uso de tecnologias digitais. In: VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2017, Canoas RS. Anais do VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2017, 2017.

  • KRAKECKER, L. ; SANTANA FILHO, F. ; BLAUTH, I. F. ; GOUVEIA, R. P. . Algumas considerações sobre as noções de Prática Emancipatória e transgressora na formação de professores e na ação docente. In: VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2017, Canoas RS. Anais do VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2017, 2017.

  • BLAUTH, I. F. ; SCHERER, S. . O conhecimento tecnológico e pedagógico de conteúdo na formação inicial de professores de Matemática e o planejamento de aulas. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016.

  • BLAUTH, I. F. ; SCHERER, S. . Prática de Ensino de Matemática e o uso de tecnologias digitais:articulação entre teoria e prática. In: II Colóquio Luso- Brasileiro de Educação - COLBEDUCA, 2016, Joinvile SC. Prática de Ensino de Matemática e o uso de tecnologias digitais:articulação entre teoria e prática, 2016.

  • BLAUTH, I. F. ; OLIVEIRA, M. C. ; SCHERER, S. . Cálculo do Volume de objetos utilizando o software Winplot: um desafio para professores de Matemática. In: IV Congresso Internacional das TIC na Educação 2016, 2016, Lisboa - Portugal. Atas do IV Congresso Internacional TIC na Educação 2016 Tecnologias digitais e a escola do futuro, 2016.

  • BLAUTH, I. F. . Prática de Ensino em um curso de Licenciatura em Matemática: contribuições para a construção do conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo de Matemática. In: XIX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2015, Juiz de Fora. Prática de Ensino em um curso de Licenciatura em Matemática: contribuições para a construção do conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo de Matemática, 2015.

  • BLAUTH, I. F. ; PISSATTO, C. ; VIZZOTTO, L. . Problemas de raciocínio lógico: prática pedagógica visando a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Matemática. In: V Jornada Nacional de Educação Matemática e XVIII Jornada Regional de Educação Matemática, 2014, Passo Fundo. Problemas de raciocínio lógico: prática pedagógica visando a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Matemática, 2014.

  • SCHNEIDER, C. ; BELLE, D. ; MARTINI, D. ; MELZ, E. R. S. ; BLAUTH, I. F. ; KRAKECKER, L. ; KONRAD, M. . PIBID: Uma experiênca na realização de oficinas. In: 4ª Escola de Inverno de Educação Matemática e 2 Encontro Nacional PIBID- Matemática, 2014, Santa Maria. PIBID: Uma experiênca na realização de oficinas, 2014.

  • PISSATTO, C. ; BLAUTH, I. F. ; KRAKECKER, L. ; REISDOEFER, D. N. . Uma experiência formativa por meio dos jogos e do recurso do origami. In: 4ª Escola de Inverno de Educação Matemática e 2 Encontro Nacional PIBID- Matemática, 2014, Santa Maria. Uma experiência formativa por meio dos jogos e do recurso do origami, 2014.

  • BLAUTH, I. F. ; MELZ, E. R. S. ; KONRAD, M. ; KRAKECKER, L. . Estudo de poliedros por meio de origami e do software Geogebra. In: V Encontro Nacional de Licenciaturas e IV Seminário Nacional do PIBID, 2014, Natal /RN. Estudo de poliedros por meio de origami e do software Geogebra, 2014.

  • BLAUTH, I. F. ; PISSATTO, C. ; REISDOEFER, D. N. . Resolução de problemas através de atividades que estimulem o raciocínio lógico. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática- XI ENEM, 2013, Curitiba PR. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática- XI ENEM, 2013.

  • BLAUTH, I. F. ; PISSATTO, C. ; REISDOEFER, D. N. . Associando a história da Geometria Analítica ao estudo do Plano Cartesiano. In: VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Canoas RS. Associando a história da Geometria Analítica ao estudo do Plano Cartesiano, 2013.

  • BLAUTH, I. F. ; PIOVESAN, M. R. ; SCHMIDT, C. E. . Formação Continuada de Professores de Matemática: uma proposta utilizando tecnologias. In: I Mostra de Iniciação Científica, 2011, Concórdia Sc. Formação Continuada de Professores de Matemática: uma proposta utilizando tecnologias, 2011.

  • BLAUTH, I. F. ; KRAKECKER, L. ; PREDEBON, F. . Construindo mapas conceituais: uma técnica para sistematização e organização do conhecimento. In: I Mostra de Iniciação Científica, 2011, Concórdia SC. Anais da I Mostra de Iniciação Científica, 2011.

  • BLAUTH, IVANETE FÁTIMA ; SCHERER, S. . Formação Continuada De Professores E Um Processo De Integração De Tecnologias Digitais Ao Currículo. In: III Seminário Nacional sobre a BNCC: uma outra base é possível, 2019, Campo Grande. Caderno de Resumos do III Seminário Nacional sobre a BNCC. Campo Grande: UFMS, 2019. v. 01. p. 132-133.

  • GOUVEIA, R. P. ; SANTANA FILHO, F. ; KRAKECKER, L. ; BLAUTH, I. F. . Uma experiência com professores de Matemática utilizando o software Xlogo. In: VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA, 2017, Canoas. VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017, 2017.

  • BLAUTH, I. F. ; SCHERER, S. . Ações de uma disciplina de Prática de Ensino e o conhecimento tecnológico e pedagógico de conteúdo matemático. In: X Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática - X SESEMAT, 2016, Campo Grande. Anais do X Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática, 2016.

  • KONRAD, M. ; MARTINI, D. ; SCHNEIDER, C. ; BELLE, D. ; BLAUTH, I. F. ; KRAKECKER, L. ; MELZ, E. R. S. . PIBID Matemática: projetos desenvolvidos e resultados parciais. In: IV Mostra de Iniciação Científica, 2014, Concórdia SC. PIBID Matemática: projetos desenvolvidos e resultados parciais, 2014.

  • SIPP, J. E. ; REISDOEFER, D. N. ; BLAUTH, I. F. ; KRAKECKER, L. . O uso de tecnologias na Educação Básica - primeiros resultados do projeto de pesquisa. In: IV Mostra de Iniciação Científica, 2014, Concórdia SC. O uso de tecnologias na Educação Básica - primeiros resultados do projeto de pesquisa, 2014.

  • BLAUTH, I. F. ; PISSATTO, C. ; REISDOEFER, D. N. . Estudando o plano cartesiano da origem aos dias atuais: observações à afetividade existente com a Matemática. In: III Mostra de Iniciação Científica, 2013, Concórdia SC. Estudando o plano cartesiano da origem aos dias atuais: observações à afetividade existente com a Matemática, 2013.

  • BLAUTH, I. F. ; TROMBETTA, T. ; PREDEBON, F. . A utilização da engenharia para abordagem de conceitos matemáticos no Ensino Fundamental: experiências de iniciação à docência. In: II Mostra de Iniciação Científica, 2012, Concórdia SC. A utilização da engenharia para abordagem de conceitos matemáticos no Ensino Fundamental: experiências de iniciação à docência, 2012.

  • BLAUTH, I. F. ; SCHERER, S. . Um processo de formação/ação de professoras dos anos iniciais: integrando vídeos e internet às aulas. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BLAUTH, I. F. ; CORREA, B. D. R. ; SCHERER, S. . Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática nos Anos iniciais e o uso do Aplicativo Base Blocks. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BLAUTH, I. F. ; DIAS, N. ; SCHERER, S. . Ensaios de Encontros Síncronos e Assíncronos no Ambiente WhatsApp. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BLAUTH, I. F. ; SCHERER, S. . Narrativa de um Processo de Formação de Professores dos Anos Iniciais para uso de Tecnologias Digitais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BLAUTH, I. F. ; SCHERER, S. . Formação Continuada de Professores e um Processo de Integração de Tecnologias Digitais ao Currículo. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BLAUTH, I. F. ; SCHERER, S. . Integração de Tecnologias Digitais ao Currículo dos Anos Iniciais e um Processo de Formação de Professores. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BLAUTH, I. F. ; SCHERER, S. . Formação de Professores, uso de Internet e uma Prática Pedagógica Interdisciplinar: 'A Rua onde eu moro'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KRAKECKER, L. ; SANTANA FILHO, F. ; BLAUTH, I. F. ; GOUVEIA, R. P. . Algumas considerações sobre as noções de Prática emancipatória e transgressora na formação de professores e na ação docente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GOUVEIA, R. P. ; SANTANA FILHO, F. ; KRAKECKER, L. ; BLAUTH, I. F. . Uma experiência com professores de Matemática utilizando o software XLOGO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BLAUTH, I. F. ; SCHERER, S. . Uma disciplina de Prática de Ensino de Matemática com/para o uso de Tecnologias Digitais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BLAUTH, I. F. . O estudo sobre/com tecnologias digitais em uma disciplina de prática de ensino em um curso de Licenciatura em Matemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BLAUTH, I. F. ; SCHERER, S. . Prática de Ensino com/para o uso de tecnologias digitais em um Curso de Licenciatura em Matemática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BLAUTH, I. F. ; SCHERER, S. . Prática de Ensino de Matemática e o uso de tecnologias digitais:articulação entre teoria e prática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BLAUTH, I. F. ; SCHERER, S. . Ações de uma disciplina de Prática de Ensino e o Conhecimento tecnológico e pedagógico de conteúdo matemático. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BLAUTH, I. F. ; SCHERER, S. . O conhecimento tecnológico e pedagógico de conteúdo na formação inicial de professores de Matemática e o planejamento de aulas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BLAUTH, I. F. . Prática de Ensino em um Curso de Licenciatura em Matemática: Contribuições para a construção do conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo de Matemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BLAUTH, I. F. ; PISSATTO, C. ; VIZZOTTO, L. . Problemas de Raciocínio Lógico: Prática Pedagógica visando a Inclusão de alunos com Deficiência nas aulas de Matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SCHNEIDER, C. ; BELLE, D. ; MARTINI, D. ; MELZ, E. R. S. ; BLAUTH, I. F. ; KRAKECKER, L. ; KONRAD, M. . PIBID: Uma experiência na realização de oficinas.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PISSATTO, C. ; BLAUTH, I. F. ; KRAKECKER, L. ; REISDOEFER, D. N. . Uma experiência formativa por meio dos jogos e do recurso do origami. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BLAUTH, I. F. ; PISSATTO, C. ; REISDOEFER, D. N. . Resolução de Problemas através de Atividades que Estimulem o Raciocínio Lógico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BLAUTH, I. F. ; PISSATTO, C. ; REISDOEFER, D. N. . Associando a História da Geometria Analítica ao Estudo do Plano Cartesiano. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BLAUTH, I. F. ; PISSATTO, C. ; REISDOEFER, D. N. . Estudando o plano cartesiano da origem aos dias atuais: observações à afetividade existente com a Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BLAUTH, I. F. ; TROMBETTA, T. ; PREDEBON, F. . A utilização da engenharia para abordagem de conceitos matemáticos no Ensino Fundamental: experiências de iniciação à docência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KRAKECKER, L. ; BLAUTH, I. F. ; PREDEBON, F. . Construindo Mapas Conceituais: uma Técnica para Sistematização e Organização do Conhecimento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BLAUTH, I. F. ; PIOVESAN, M. R. ; SCHMIDT, C. E. . Formação Continuada de Professores de Matemática: uma Proposta Utilizando Tecnologias. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINTO, T. P. ; BLAUTH, I. F. ; LOPES, M. H. S. . XI SESEMAT: Caderno de resumos de dissertações do PPGEDUMAT- UFMS. CAMPO GRANDE: UFMS, 2017 (Organização e texto de apresentação).

  • SANTANA FILHO, F. ; BLAUTH, I. F. ; KRAKECKER, L. ; SILVA, M. R. . Editorial 2: Pôsteres 2016 (Editorial- Anais do X Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática).

Outras produções

BLAUTH, I. F. ; SCHERER, S. ; DUARTE, F. G. F. S. . Integração de tecnologias no ensino de operações básicas. 2019. .

SCHERER, S. ; BLAUTH, I. F. ; CORREA, B. D. R. . Integração de Tecnologias Digitais ao Currículo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Desafios para/na Inovação. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PISSATTO, C. ; BLAUTH, I. F. . Construção da Circunferência Trigonométrica no software Geogebra. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BLAUTH, I. F. ; REISDOEFER, D. N. ; KRAKECKER, L. ; SIPP, J. E. . O uso de tecnologias no ensino da Matemática na educação básica. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

REISDOEFER, D. N. ; BLAUTH, I. F. ; KRAKECKER, L. ; SIPP, J. E. . O uso de tecnologias no ensino da Matemática na Educação Básica. 2014. (Minicurso).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2019

    Integração de Tecnologias Digitais ao Currículo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Desafios para/na Inovação, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Ivanete Fatima Blauth - Integrante / Suely Scherer - Coordenador / Barbara Drielle Roncoleta Corrêa - Integrante / Frederico Fonseca Fernandes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Outra.

Prêmios

2015

Mérito Acadêmico, Instituto Federal Catarinense- Câmpus Concórdia.

2013

3 Lugar na Modalidade Oral - Área Licenciatura em Matemática na III Mostra de Iniciação Científica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, Câmpus Concórdia.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Escola Estadual de Educação Básica Aratiba. , R. 15 de Novembro, 486, centro, 99770000 - Aratiba, RS - Brasil, Telefone: (54) 33761322

Experiência profissional

2003 - 2011

Jeloan Mateirais de Construção Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Caixa,vendedora,, Carga horária: 44

2012 - 2015

Pisocenter Materiais para Construção Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 40

2014 - 2014

Instituto Federal Catarinense Campus Concordia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PIBID, Carga horária: 8

2017 - 2021

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2017

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2015

    Pesquisa e desenvolvimento, UFMS - Instituto de Matemática.,Linhas de pesquisa

2021 - Atual

Escola Estadual de Educação Básica Aratiba

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 30

2022 - Atual

Escola Municipal Valentin Bernardi

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 20