Marcelo Custodio de Oliveira
Doutor e Mestre em Administração, linha de pesquisa Marketing pela FEA-USP, MBA em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e Graduado em Ciências Contábeis pela FEA-USP. Professor dos MBA em Marketing e cursos de pós-graduação da ESPM, MBAs em Marketing e Gestão Comercial da Fundação Getúlio Vargas e MBA em Marketing da FIA. Atuação destacada como melhor professor do MBA em Marketing da FGV Sâo Paulo em 2016 e 2018.Professor Homenageado pela ESPM em 2024.Foi Professor Adjunto da Graduação em Administração e Pós-Graduação em Gestão de Marketing da FAAP. Membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Marketing com Dados, empresário e consultor de Marketing de Relacionamento, com mais de 24 anos de experiência na área de Marketing de Relacionamento, Marketing Digital e Gamificação.Sua linha de pesquisa abrange temas ligados a Marketing de Relacionamento, CRM, Customer Experience, Customer Success, Gamification, Database Marketing, Big Data, Lealdade e Fidelidade, Marketing Digital, Comportamento do Consumidor, Comunicação Integrada de Marketing, Estratégia e Planejamento de Marketing.
Informações coletadas do Lattes em 20/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Administração de Empresas - Marketing
2015 - 2019
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP
Título: Aplicação de Customer Experience: um estudo com foco no setor automotivo do Brasil
, Ano de obtenção: 2019. Marcos Cortez Campomar. Palavras-chave: Customer experience; marketing experiencial; jornada do consumidor.
Mestrado em Administração de Empresas - Marketing
2011 - 2013
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP
Título: Efeitos da Recomendação Online no Comportamento do Consumidor: um estudo envolvendo confiança, satisfação, recomendação e intenção de compra
, Ano de Obtenção: 2013.Prof. Dr. José Afonso Mazzon.Palavras-chave: Comportamento do Consumidor; Web 2.0; Redes Sociais; Colaboração.
Especialização em Gestão Empresarial
2007 - 2008
Fundação Getúlio Vargas
Título: Desenvolvimento de Canal de Distribuição de Produtos do Comércio Justo para Consumidores Finais no Brasil e no Exterior
Orientador: Prof. Adelcio F. de Sant'Anna; M.Sc.
Graduação em Ciências Contábeis
1992 - 1997
Universidade de São Paulo
Título: Planejamento Estratégico de Vendas - uma abordagem com enfoque em modelos de marketing e financeiros
Orientador: Prof. José de Oliveira Siqueira
Formação complementar
2010 - 2010
Accountable Marketing. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Marketing Direto, ABEMD, Brasil.
1997 - 1997
Atualização em Análise Multivariada de Dados. (Carga horária: 48h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1989 - 1989
Treinamento de Locução para TV. (Carga horária: 36h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Marketing.
Participação em eventos
XX SEMEAD FEA USP 2017.Avaliador de artigos ligados a Marketing e Comportamento do Consumidor: Valor, Satisfação e Lealdade. 2017. (Seminário).
CLAV 2016. Sobre festas, jornadas e marcas: Proposição de um framework para a experiência do consumidor. 2016. (Congresso).
XiX SEMEAD FEA USP 2016. A Cultura Organizacional no Desenvolvimento da Gestão do Conhecimento: Proposição de um Modelo Integrativo. 2016. (Congresso).
CLAV 2014. Efeitos da Recomendação Online na intenção de compra do consumidor. 2014. (Congresso).
The Future Call Center Summit. 2014. (Seminário).
DMA 2012 International Conference & Exhibition (Conferência Internacional de Marketing Direto). 2012. (Congresso).
DMA no Brasil 2012.As novas regras em Loyalty Marketing. 2012. (Seminário).
CLAV 2011. Motivações para as Pessoas se Associarem às Marcas em Redes Sociais: Perspectivas a partir de Estudo Exploratório no Brasil.. 2011. (Congresso).
DMA 2011 International Conference & Exhibition (Conferência Internacional de Marketing Direto). 2011. (Congresso).
DMA no Brasil 2011.Loyalty & Retention. 2011. (Seminário).
DMA 2010 International Conference & Exhibition (Conferência Internacional de Marketing Direto). 2010. (Congresso).
DMA no Brasil 2010.Social CRM: Como Alcançar e Envolver o Consumidor Conectado. 2010. (Seminário).
CONAREC 2009 (Congresso Nacional de Relacionamento com o Consumidor). 2009. (Congresso).
CONAREC 2008 (Congresso Nacional de Relacionamento com o Consumidor). 2008. (Congresso).
DMA 2008 International Conference & Exhibition (Conferência Internacional de Marketing Direto). 2008. (Congresso).
DMA no Brasil 2008.Retenção e Loyaty. 2008. (Seminário).
DMA 2006 International Conference & Exhibition (Conferência Internacional de Marketing Direto). 2006. (Congresso).
DMA 2005 International Conference & Exhibition (Conferência Internacional de Marketing Direto). 2005. (Congresso).
Orientou
Marketing Digital no setor da moda: uma abordagem com foco na classe C; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Armando Álvares Penteado; (Orientador);
Branding em mercados business to business: uma abordagem com foco em software de gestão de pessoas; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Armando Álvares Penteado; (Orientador);
Geração de vantagens competitivas através do Customer Analytics para o setor do varejo no Brasil; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Armando Álvares Penteado; (Orientador);
Estratégia de fidelização de varejo de brinquedos: um enfoque sobre a rede de lojas Trends; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Armando Álvares Penteado; (Orientador);
Implantação de um modelo de negócios no setor de turismo de luxo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Fundação Armando Álvares Penteado; Orientador: Marcelo Custodio de Oliveira;
Implantação de CRM no Parque Hopi Hari; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CRM) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Marcelo Custodio de Oliveira;
Produções bibliográficas
-
OLIVEIRA, M. C. ; FERNANDES, C. A. ; Oliva, E. C. . A cultura organizacional no desenvolvimento da gestão do conhecimento: Proposição de um modelo integrativo. Revista Spacios , v. 38 (No6), p. 9, 2017.
-
OLIVEIRA, M. C. . O que define Marketing de Valor?. In: Heverton Anunciação. (Org.). 41 Conselhos dos 41 Maiores Especialistras de CRM e Atendimento do Brasil. 1ed.São Paulo: Heverton Anunciação, 2017, v. , p. 1-109.
-
OLIVEIRA, M. C. ; SOARES, M. E. ; FUJIMURA, M. . VR & Você. Marketing de Relacionamento: Como Implantar e Avaliar Resultados. 1ed.São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013, v. , p. 127-.
-
OLIVEIRA, M. C. . Loyalty existe ?. Diretinhas ABEMD, Site da ABEMD, 06 out. 2011.
-
OLIVEIRA, M. C. . Um mundo mais inteligente. Diretinhas ABEMD, Site da ABEMD, 04 out. 2011.
-
OLIVEIRA, M. C. . Creative Masterclass. Diretinhas ABEMD, Site da ABEMD, 03 out. 2011.
-
OLIVEIRA, M. C. . How To Engage, Connect and Grow in Real Time. Diretinhas ABEMD, Site da ABEMD, 03 out. 2011.
-
OLIVEIRA, M. C. . How Honda Empowered 1,200 Service Managers to Increase Service Loyalty. Diretinhas ABEMD, Site da ABEMD, 27 out. 2008.
-
OLIVEIRA, M. C. . Vendas ligadas à indústria do Marketing Direto crescerão 5,8 %. Diretinhas ABEMD, Site da ABEMD, 27 out. 2008.
-
OLIVEIRA, M. C. . DMA 2006 - Mercado americano consome US$ 166.5 bilhões. Diretinhas ABEMD, Site da ABEMD, 17 out. 2006.
-
OLIVEIRA, M. C. ; MAZZON, J. A. . Efeitos da Recomendação Online na Intenção de Compra do Consumidor. In: 7o. Congresso Latino-Americano de Varejo - CLAV, 2014, São Paulo. Efeitos da Recomendação Online na Intenção de Compra do Consumidor, 2014.
-
OLIVEIRA, M. C. . Motivações para as Pessoas se Associarem às Marcas em Redes Sociais: Perspectivas a partir de Estudo Exploratório no Brasil.. In: CLAV 2011, 2011, São Paulo. Congresso Latino-Americano de Varejo, 2011.
-
OLIVEIRA, M. C. . Como Alavancar Seu Negócio Utilizando Estratégia de Fidelização de Clientes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, M. C. . Loyalty & Retention. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, M. C. . Motivações para as Pessoas se Associarem às Marcas em Redes Sociais: Perspectivas a partir de Estudo Exploratório no Brasil.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, M. C. . Social CRM: Como Alcançar e Envolver o Consumidor Conectado. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
OLIVEIRA, M. C. . Retention & Loyalty. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Prêmios
2018
Melhor Professor do MBA em Marketing - FGV Berrini, Fundação Getúlio Vargas.
2016
Melhor Professor do MBA em Marketing - FGV Paulista, Fundação Getúlio Vargas.
2012
Prêmio Amauta 2012 - Bronze na modalidade Telemarketing - Campanhas e programas de vendas - B2B, Amauta - Associação de Marketing Direto da América Latina.
2008
Agência do Ano de CRM/DBM, ABEMD - Associação Brasileira de Marketing Direto.
2008
Melhor dos Melhores em CRM/DBM, ABEMD - Associação Brasileira de Marketing Direto.
2008
Ouro em Campanha de Comunicação B2B na modalidade CRM/DBM, ABEMD - Associação Brasileira de Marketing Direto.
1998
Prêmio Prof. Dr. Ari Toríbio, FEA USP.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto CX. , Rua Crítios, 40 / 51, Vila Suzana, 05630040 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 88294009, URL da Homepage:
Experiência profissional
2011 - Atual
Fundação Getúlio VargasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do IDE/FGV, Carga horária: 8
Outras informações:
Sou professor especialista do IDE/FGV desde junho de 2011 lecionando as disciplinas - No MBA em Marketing: Gestão de Relacionamento com os Clientes - CRM/DBM/Call Center, Gestão da Lealdade dos Clientes.
- No MBA de Gestão Estratégica de Serviços: Marketing de Relacionamento
- No MBA de Gestão Comercial: CRM, Marketing Direto e Telemarketing.
2018 - Atual
Escola Superior de Propaganda e MarketingVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor da Pós-Graduação e MBA, presencial e online, em disciplinas ligadas aos temas de Customer Experience, CRM e Customer Service.
2012 - Atual
Faculdade FIA de Administração e NegóciosVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor das Disciplinas:
No MBA de Marketing: Marketing de Relacionamento, Composto Promocional
No Proced: Planejamento e Gestão de Campanhas, Tendências de Campanha e Relacionamento
2014 - 2018
Fundação Armando Álvares PenteadoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor da Disciplina Estratégia de Marketing dos cursos de Graduação em Administração e Relações Internacionais. Professor de Comunicação de Marketing e Marketing Digital do curso de Graduação em Administração.
2016 - 2017
Centro Universitário SenacVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Colaborador PF, Carga horária: 8
2018 - 2018
DunhumbyVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de Customer Engagement Capability, Carga horária: 40
Outras informações:
Diretor de Customer Engagement, fui responsável por projetos e programas de fidelidade na América Latina e África, em clientes como Grupo Pão de Açúcar e Raia Drogasil.
2017 - 2018
Loyalty SciVínculo: Consultor PJ, Enquadramento Funcional: Líder de Estratégia de Engajamento, Carga horária: 24
Outras informações:
LoySci é uma start up Mar Tech, que desenvolve programas de lealdade para marcas que desejam engajar o cliente on line e real time através de estratégias de engajamento mobile e programas baseados em gamificação. Utilizamos técnicas de engajamento segmentadas individualmente de acordo com os motivadores do cliente.
2003 - 2018
Loyalty Marketing SolutionsVínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Sócio, Carga horária: 0
Outras informações:
Respondi pela Direção Executiva da agência e consultoria especializada em Marketing de Relacionamento. Com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo, a Loyalty atua no desenvolvimento de estratégias de Marketing e CRM para grandes empresas, através do planejamento, gestão e execução de atividades de relacionamento, fidelização e vendas.
Atuei no desenvolvimento de novos negócios e direção das equipes de atendimento, planejamento, eventos e criação da agência, além de coordenar o desenvolvimento de estratégias e soluções on line e off line, que atendam às necessidades de gestão do relacionamento dos clientes da agência/consultoria.
Após 5 anos de sua fundação, em 2008, conduzi a agência ao 1o lugar no ranking das melhores agências de CRM/DBM do Brasil, conforme a Associação Brasileira de Marketing Direto.
Fazendo a gestão do P&L dos projetos e sempre buscando resultados expressivos para os clientes, conduzi a agência a um EBITDA médio acima de 40% e a uma retenção média de clientes de 4,4 anos.
Destaco como principais resultados alcançados para os clientes da agência:
? O desenvolvimento de premiado programa B2B de geração de leads para o Grupo VR que resultou em vendas na ordem de R$ 10MM mensais e conseguiu abrir 44 novas contas de empresas de grande porte.
? O desenvolvimento do database marketing do SESI Nacional, contemplando um banco de dados de 17 MM de registros de clientes e usuários, além de um modelo para implementação do projeto em suas unidades regionais.
? A condução da estratégia de comunicação e relacionamento do Interaction Center, o Contact Center da Souza Cruz, premiado pela Consumidor Moderno, em todos os anos que atuei, como o melhor Contact Center do Brasil, obtendo, entre outros resultados, a redução da taxa de churn de clientes em 65%.
? Consultoria de negócios para o Telesales Souza Cruz, que levou a unidade a responder atualmente por 15% do faturamento da empresa, reduzir R$ 2 milhões anualmente em despesas.
2001 - 2003
Souza Cruz - Rio de Janeiro - MatrizVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de CRM, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Contratado, pós banimento de mídia, para conduzir a estratégia de marketing dirigido da FMCG no Brasil, elaborei, implementei e gerenciei o processo de relacionamento com o consumidor das marcas Free, Kent, Carlton, Lucky Strike, Camel e Hollywood.
Respondi pela implementação e gestão do database marketing de consumidores e pela definição dos modelos de captura e engajamento de consumidores, criando um banco de dados com 70.000 consumidores target que autorizaram a Souza Cruz a se relacionar com eles.
Desenvolvi as estratégias de marketing digital e engajamento para a promoção das plataformas de patrocínio Free Jazz Festival, Lucky Strike Lab, Camel Connections e Carlton Encontro com Arte resultando no envolvimento de milhares de consumidores formadores de opinião em cada evento.
Elaborei e implementei uma plataforma modelo de serviços de valor agregado ao varejo, como parte da estratégia de parcerias com o varejista da Souza Cruz.
Respondi pela implementação do Interaction Center (Contact Center da Souza Cruz), premiado há 12 anos consecutivos pelo Prêmio Consumidor Moderno como o melhor Call Center do Brasil.
2000 - 2001
Portal TectoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de CRM, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
O Portal Tecto (iniciativa financiada por fundos de private equity da Bay & Co, JP Morgan e BankBoston) foi o primeiro portal brasileiro a lançar uma operação de e-commerce especializada em produtos das áreas de Construção, Arquitetura e Decoração.
Respondi pelo desenvolvimento das estratégias de captura e geração de tráfego, triplicando em 6 meses a audiência do portal.
Desenhei e implementei ferramenta, inédita à época, para o controle e gestão do tráfego e vendas da plataforma de e-commerce.
1998 - 2000
Banco Santander SAVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente Geral de DBM e Informações de Mercado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Reportando ao Vice Presidente de Marketing, liderei Projeto de Database Marketing da matriz do Banco Santander na Espanha, responsável pela integração da necessidade dos bancos comerciais de 11 países na América Latina. Implementei localmente o projeto na Espanha, Chile e Brasil.
Responsável pelo desenvolvimento de Informações Gerenciais de Negócios para suporte ao Board da instituição nos processos de M&A que propiciaram a compra do Banco Meridional e Bozzano Simonsen.
Respondi pelas campanhas segmentadas de vendas presenciais e remotas do Banco no Brasil, com a utilização de análises de DBM e Data Mining, proporcionando resultados de até 18% em vendas cruzadas de produtos e 30% em retenção de clientes, gerando receitas adicionais na ordem de US$ 7MM por ano.
Respondi pelo desenvolvimento dos estudos setoriais e pesquisas da instituição no Brasil.
1993 - 1998
Bank BostonVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de DBM, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Como integrante da equipe da Vice-Presidência de Planejamento Estratégico, tive como responsabilidades a geração de informações estratégicas de mercado para a Presidência, suportando reuniões junto ao FED USA e a processos de M&A do banco e a condução do projeto de mudança da marca Banco de Boston para BankBoston.
Como gestor do Corporate Database Marketing respondi pela implementação pioneira no Brasil do DBM para o Corporate Banking e pelo desenvolvimento de estratégias de gestão da carteira comercial do banco.
2019 - 2024
FieloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Global Head Loyalty Incentives S.M.E./ CS, Carga horária: 40
Outras informações:
Liderança da equipe Global de CS e S.M.E. reportando ao V.P. de Pós-Vendas. Integrante da equipe de liderança da empresa auxiliando na orientação estratégica e nas decisões. Loyalty Subject Matter Expert (S.M.E.), responsável por auxiliar uma equipe de especialistas em pré-vendas e serviços profissionais de pós-vendas na concepção e implementação funcional de estratégias de fidelização para clientes em todo o mundo, como BAT (EUA), Verisure (França), Abbott (México), Oberoi (Índia), GN Hearings (EUA), etc. Como parte do processo de Customer Success, realizo análises e assessoro periodicamente os clientes da Fielo, gerenciando uma carteira de clientes de mais de 40 empresas de médio/grande porte em todo o mundo em diversos setores, ajudando-as a melhorar o desempenho de seus programas, alcançando índices de receita / custo de 2,5 a 60. Líder de pensamento, realizando palestras, workshops e desenvolvendo artigos e vídeos para comunicar conceitos de fidelização de forma simples. Responsável pela definição e implementação das metodologias de CS e Fidelização que são utilizadas como parte do onboarding do cliente, implementação e gestão de projetos. Auxiliar na definição funcional para o desenvolvimento de produtos de Fidelidade B2B, B2C e B2E.
Atividades
-
09/2019
Direção e administração, Fielo Brazil.,Cargo ou função, Global Head de Loyallty & Incentives S.M.E. / Customer Success.
2024 - Atual
ValuenetVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: CEO, Carga horária: 40
Outras informações:
Como CEO, eu lidero uma empresa reconhecida como referência em estratégias de fidelização, garantindo a execução bem-sucedida de projetos para nossos clientes e atendendo suas necessidades com excelência. Sou responsável por trazer soluções inovadoras para novos mercados e estabelecer a Valuenet como parceira estratégica no crescimento e sucesso de negócios em todo o mundo. Inovação e resultados excepcionais são meu compromisso.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcelo Custodio de Oliveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?