Ana Isabela Mendonça Gonçalves

Graduada em Engenharia Mecânica e Pós-graduanda em Processos Mecânicos de Fabricação (PUC-MG). Durante minha trajetória acadêmica, tive a oportunidade de ser bolsista de iniciação científica na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) entre 2014 e 2015. Meu projeto de pesquisa, intitulado "Study and Analysis of Ideal Speed and Angle of Estol Aircraft Radio Controlled SAE Aerodesign", concentrou-se na criação de protótipos de uma aeronave rádio-controlada capaz de sustentar o maior peso possível durante o voo. Os resultados desse trabalho foram publicados em um artigo científico na prestigiada revista européia "European Academic Research Journal" e também foi aceito para apresentação no Congresso Internacional Científico de Engenharia Mecânica em Santa Clara, Cuba.

Informações coletadas do Lattes em 12/10/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em PROCESSOS MECÂNICOS DE FABRICAÇÃO

2022 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Graduação em Engenharia Mecânica

2016 - 2022

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Graduação interrompida em 2016 em Engenharia Mecânica

2012 - Atual

Universidade do Estado do Amazonas
Ano de interrupção: 2016

Graduação em Piloto Privado Avião

2012 - 2012

Martins Air Escola de Aviação Civil

Formação complementar

2019 - 2019

AutoCAD 2D. (Carga horária: 30h). , Trena Ensino, TE, Brasil.

2016 - 2017

Comissário de Voo. (Carga horária: 140h). , Amazon Air Escola de Aviação Civil, AI, Brasil.

2014 - 2014

INTRODUÇÃO AO PROJETO DE AERONAVES. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Aeronáutica.

Participação em eventos

IV Encontro Anual de Ensino, Pesquisa e Extensão.Estudo e análise da velocidade ideal e ângulo de estol de uma aeronave rádio controlada. 2014. (Encontro).

VII Congresso Interno de Iniciação Científica e Tecnológica. Estudo e análise da velocidade ideal e ângulo de estol de uma aeronave rádio controlada. 2014. (Congresso).

VIII International Scientific Conference of Mechanical Engineering ?. Study and Analysis of Ideal Speed and Angle of Stall Aircraft Radio Controlled. 2014. (Congresso).

V Simpósio de Segurança de Voo na Amazônia. 2014. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • GONÇALVES, A. I. M. . Study and Analysis of Ideal Speed and Angle of Estol Aircraft Radio Controlled. European Academic Research, http://euacademic.org/ArticleD, p. 1 - 20, 01 maio 2015.

  • GONÇALVES, A. I. M. ; EVANGELISTA NETO, J. ; KIELING, A. C. . Estudio y análisis de la velocidad y el ángulo de pérdida de los aviones con radio control SAE AERODESIGN 2014.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Prêmios

2010

Menção Honrosa, Colégio Militar da Polícia Militar do Amazonas.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Instituto de Ciências Exatas e Informática da PUC Minas. , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Coração Eucarístico, 30535901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 33194444, URL da Homepage:

Experiência profissional

2014 - 2015

Gol Linhas Aéreas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Aeroporto, Carga horária: 36

Outras informações:
Auxiliar de Aeroporto na empresa Gol Linhas Aéreas, atuando nos serviços de check in, embarque e desembarque de passageiros, serviços de atendimento especial, informações e vendas de passagens aéreas nacionais e internacionais.

2014 - 2015

fundação de Amparo à pesquisa do Estado do amazonas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - 2019

Fundação Ezequiel Dias

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Estagiária de Utilidades, atuei na criação de projetos de sistemas térmicos das linhas de geração e distribuição de vapor industrial e ar comprimido desde a concepção até a implantação, realizando testes de Comissionamento dos sistemas industriais (água/Ar/HVAC); testes de qualificações de equipamentos; calibração de instrumentos industriais; acompanhamento de orçamentos e processos de licitação para compra de materiais; criação de memoriais descritivos. Desenvolvi ainda, sob supervisão, desenhos técnicos para a planta industrial para distribuição de Água Gelada, WFI (Water for injection), e em parceria com a empresa britânica GSK, o projeto de consumíveis em CAD da Vacina Meningocócica C Conjugada + WFI na dissolução dos produtos para envasamento da vacina para o Ministério da Saúde.

2020 - 2021

Super Globo Química

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiário

Outras informações:
Criação de planos preventivos e inspeção de maquinários. Backlog de ordens de serviço, cálculos de indicadores KPI (MTBF, MTTR, Disponibilidade de equipamentos), ICM/FL. Manejo da logística para envio e retorno dos componentes a reformar. Otimização de plantas em AutoCAD. Compras de materiais, cotações de insumos. Acompanhamento dos custos de manutenção, justificar os gastos excedentes. Apresentações gerenciais de controle de manutenção.

2021 - Atual

Mediphacos Limitada

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de P&D, Carga horária: 44

Outras informações:
Fabricação de protótipos de lentes intraoculares. Elaborar e revisar protocolos, procedimentos de teste, relatórios de validação de projeto relacionadas a testes de desempenho de lentes intraoculares com base nos padrões 11979-3 (testes mecânicos). Desenvolvimento, validação e transferência de método de fabricação de produtos. Análise metrológica de lentes de óptica complexa, ajuste de perfilômetria, programação de equipamentos de usinagem CNC (Tornos, fresadora). Treinamento de colaboradores no processo fabril, etc.