Andreia Martins
Doutora em História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016), mestre em História da Educação, Universidade de São Paulo (2007). Cursou pedagogia na Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Desenvolve pesquisas em História da Educação Brasileira, tendo como foco, análises de políticas públicas educacionais, estudos sobre o Ensino Religioso como disciplina escolar nas escolas públicas e particulares. Também tem se dedicado a investigações acadêmicas focadas nas políticas de acesso e permanência de Jovens e Adultos nas escolas municipais urbanas e do campo em Floriano/PI. Professora adjunta do curso de pedagogia da Universidade Federal do Piauí - Campus Floriano, atuando como coordenadora do referido curso a partir de abril de 2022, Coordenadora de área do Programa Residência Pedagógica desde de 2018.
Informações coletadas do Lattes em 09/04/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade
2012 - 2016
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: O ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS PAULISTAS: RELAÇÕES ENTRE ESTADO, IGREJA E EDUCAÇÃO (1931 - 1961)
, Ano de obtenção: 2016. Circe Maria Fernandes Bittencourt. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ensino religioso; Escola Pública, História da instituições; História das Disciplinas Escolares.
Mestrado em Educação
2004 - 2007
Universidade de São Paulo
Título: Estratégias de difusão da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Brasil: um estudo sobre o Seminário/Colégio Adventista Brasileiro - 1915 a 1937
, Ano de Obtenção: 2007.Prof. Dr. Waldir Cauvila.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Ensino religioso; Colégio Adventista; Historia das Instituições.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Especialização em CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS E O MUNDO DO TRABALHO
2023 - 2023
Universidade Federal do Piauí
Título: CEAD/UFPI
Orientador: CEAD/UFPI
Graduação em Pedagogia
1999 - 2003
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Uma escola pública de referência: o Colégio Estadual de Minas Gerais
Orientador: Profa. Dra. Lucíola Licínio de Castro Paixão Santos
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2023 - 2023
Formação ao Mundo do Trabalho. (Carga horária: 180h). , Secretaria de Educação Básica no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Minist, SEB - AVAMEC, Brasil.
2023 - 2023
Formação em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.. (Carga horária: 180h). , Secretaria de Educação Básica no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Minist, SEB - AVAMEC, Brasil.
2023 - 2023
Curso de Aperfeiçoamento em Educação e Tecnologia. (Carga horária: 180h). , Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, SEB - MEC, Brasil.
2023 - 2023
Regime de colaboração com foco em arranjos de desenvolvimento da educação. (Carga horária: 240h). , Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, SEB - MEC, Brasil.
2023 - 2023
Formação para Articuladores do Programa de Inovação Educação Conectada. (Carga horária: 180h). , Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, SEB - MEC, Brasil.
2022 - 2023
o Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares. (Carga horária: 180h). , Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, SEB - MEC, Brasil.
2022 - 2023
Formação para Profissionais da Educação Infantil. (Carga horária: 200h). , Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, SEB - MEC, Brasil.
2022 - 2023
Curso de Aperfeiçoamento em Bem-Estar no Contexto Escolar. (Carga horária: 180h). , Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação., SEB - MEC, Brasil.
2022 - 2023
Atendimento Educacional Especializado: Público-Alvo da Educação Especial n. (Carga horária: 90h). , Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (SEMESP) do Ministério, SEMESP - MEC, Brasil.
2022 - 2023
Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Intelectual com Ênfase. (Carga horária: 90h). , Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (SEMESP) do Ministério, SEMESP - MEC, Brasil.
2022 - 2022
Gestão Escolar. (Carga horária: 80h). , Secretaria de Educação Básica no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Minist, SEB - AVAMEC, Brasil.
2022 - 2022
Atendimento Educacional Especializado: Deficiência física com ênfase na. (Carga horária: 90h). , Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (SEMESP) do Ministério, SEMESP - MEC, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Capacitação para Conselheiros de Políticas Públicas. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Tecnologias da Informação e Comunicação. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2020 - 2020
A BNCC e a Gestão Escolar. (Carga horária: 30h). , Ministério da Educação e Cultura, MEC, Brasil.
2020 - 2020
A BNCC nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. (Carga horária: 30h). , Ministério da Educação e Cultura, MEC, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Seminário de Docência Superior. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em FORMAÇÃO DE TUTORES. (Carga horária: 30h). , Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA PROFESSOR NO EAD ? D. (Carga horária: 30h). , Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Leitura e Escrita de Textos Acadêmicos. (Carga horária: 30h). , Faculdade de Educação da UFMG, FAE-UFMG, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Introdução a Metodologia de Pesquisa Científica. (Carga horária: 15h). , Faculdade de Educação da UFMG, FAE-UFMG, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Públicas Educacionais.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos Políticos e Gestão Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Jovens e Adultos.
Organização de eventos
MARTINS, A. . Acolhimento das(os) discentes e docentes do curso de Pedagogia: Existir e Esperançar. 2022. (Outro).
MARTINS, A. . SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO DAS AÇÕES DOS PROGRMAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA ? PIBID E PRP. 2022. (Outro).
MARTINS, A. . "I MOSTRA SOBRE PSICOPEDAGOGIA COMO ÁREA DO CONHECIMENTO E ATUAÇÃO INTER, MULTI E TRANSDISCIPLINAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA ATUALIDADE". 2022. (Outro).
MARTINS, A. . I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA RIMAS: FEMINISMOS, INTERSECCIONALIDADES E DECOLONIALIDADE. 2022. (Outro).
MARTINS, A. . SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR EM FLORIANO. 2022. (Outro).
MARTINS, A. . II SEMANA DA DIVERSIDADE EM FLORIANO-PI. 2022. (Outro).
MARTINS, A. . CONVERSAS COM QUEM GOSTA DE BRINCAR: CICLO DE PALESTRAS DA BRINQUEDOTECA MUNDO ENCANTADOCAFS/UFPI. 2021. (Outro).
MARTINS, A. . IV SEMANA DE EDUCAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS AMÍLCAR FERREIRA SOBRAL ? CAFS/UFPI - 2020. 2020. (Congresso).
MARTINS, A. ; SILVA, C. A. . "II SEMANA DE EDUCAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA - CAFS/UFPI - EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, LAICA E GRATUITA: POLÍTICAS E RESISTÊNCIA". 2018. (Congresso).
MARTINS, A. . Curso introdutório de Língua Brasileira de Sinais (16 horas). 2016. (Outro).
MARTINS, A. . Curso introdutório de Língua Brasileira de Sinais (16 horas). 2016. (Outro).
MARTINS, A. . Cursos Livres de Férias. 2015. (Outro).
MARTINS, A. . Cursos Livres de Férias. 2015. (Outro).
MARTINS, A. ; ALVES, L. . Relações etnico-raciais na escola. 2014. (Outro).
MARTINS, A. . Cursos Livres de Férias. 2014. (Outro).
MARTINS, A. . Ciclo de Palestras. 2014. (Outro).
MARTINS, A. . Valorização dos profissionais da educação. 2013. (Outro).
MARTINS, A. . Semana de recepção de calouros de pedagogia: educação pra uma mentalidade transformadora. 2013. (Outro).
MARTINS, A. . Semana de educação: desafios da educação escolar no século XXI. 2013. (Outro).
MARTINS, A. . Semana de recepção de calouros: ser professor. 2012. (Outro).
MARTINS, A. . Seminários: histórias e trajetórias docentes. 2012. (Outro).
MARTINS, A. . Semana de Educação: diversidade e educação. 2012. (Outro).
MARTINS, A. . Semana de Educação 2011: identidade docente. 2011. (Outro).
Participação em eventos
A CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS ATRAVÉS DE FILMES: USOS E POSSIBILIDADES DO CINEMA EM SALA DE AULA..USOS E POSSIBILIDADES DO CINEMA EM SALA DE AULA.. 2023. (Outra).
Ciranda literária: ensinar e aprender a ler em diálogo com a literatura na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental..CURSO DE EXTENSÃO "CIRANDA LITERÁRIA: ENSINAR E APRENDER A LER EM DIÁLOGO COM A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.. 2023. (Outra).
Seminário de comemoração: 50 anos da Pós Graduação em Educação no Brasil, realizado de 14 a 15 de junho de 2021.50 anos da Pós-Graduação em Educação. 2021. (Seminário).
XX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino ? XX ENDIPE ? Rio 2020.As culturas religiosas e a laicidade das escolas públicas: possibilidades e desafios às práticas de ensino. 2020. (Simpósio).
I Encontro Integrado de Pesquisa e Formação,o II Encontro de Pesquisa do Núcleo de Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo, e a II Jornada Científica do IFPI, Campus Floriano,.MATRÍCULAS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE FLORIANO/PI (1997 A 2017.. 2019. (Encontro).
II Encontro Integrado de Pesquisa e Formação,o II Encontro de Pesquisa do Núcleo de Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo, e a II Jornada Científica do IFPI, Campus Floriano. 2019. (Encontro).
I Seminário da Residência Pedagógica (I SERP). 2019. (Seminário).
VII Seminário Nacional III Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional (Seminário Gepráxis).CURSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES(AS) DA MODALIDADE EJA EM FLORIANO-PI: O PROCESSO METODOLÓGICO. 2019. (Seminário).
VII Seminário Nacional III Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional (Seminário Gepráxis).A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ/FLORIANO.. 2019. (Seminário).
VII Seminário Nacional III Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional (Seminário Gepráxis).A HISTÓRIA DO LOCAL E DO COTIDIANO: RESSIGNIFICANDO O ENSINO DE HISTÓRIA NA EJA EM FLORIANO/PI. 2019. (Seminário).
XII Encontro Maranhense de História da Educação (EMHE). 2019. (Encontro).
XII Encontro Maranhense de História da Educação (EMHE).MATRÍCULAS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE FLORIANO/PI (1996 A 2016.. 2019. (Encontro).
"II SEMANA DE EDUCAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA ? CAFS/UFPI EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, LAICA E GRATUITA: POLÍTICAS E RESISTÊNCIA". por haver participado como Mediador(a) da Mesa Redonda "FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) PARA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INICIAL E CONTINUADO DE ADOLESCENTES, JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: O QUE TEM SIDO PROPOSTO NOS CURSOS DE LICENCIATURA" no(a) Evento de extensão "II S. 2018. (Congresso).
Evento de extensão "II SEMANA DE EDUCAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA ? CAFS/UFPI EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, LAICA E GRATUITA: POLÍTICAS E RESISTÊNCIA". CINEMA E EDUCAÇÃO ?POSSIBILIDADES DE USO NA SALA DE AULA.. 2018. (Congresso).
I Encontro de Pesquisa em Educação e Formação Humana ? EDUFOH. 2018. (Encontro).
II Semana de Educação do Curso de Pedagogia ? CAFS/UFPI, ?Em Defesa da Educação Pública. Laica e Gratuita: Políticas e Resistências. 2018. (Congresso).
II Semana de Educação do Curso de Pedagogia ? CAFS/UFPI, ?Em Defesa da Educação Pública. Laica e Gratuita: Políticas e Resistências. O Decreto N 19.941/31 e o Retorno do Ensino Religioso Nas Escolas Públicas Brasileiras. 2018. (Congresso).
II Semana de Educação do Curso de Pedagogia ? CAFS/UFPI, ?Em Defesa da Educação Pública. Laica e Gratuita: Políticas e Resistências. Ensino Religioso: O Debate Político e Educacional nas Constituições Brasileira de 1934 e 1937. 2018. (Congresso).
II Semana de Educação do Curso de Pedagogia ? CAFS/UFPI, ?Em Defesa da Educação Pública. Laica e Gratuita: Políticas e Resistências. A presença das Disciplinas de EJA nos Cursos de Licenciaturas em Floriano/PI.. 2018. (Congresso).
I Jornada Científica do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Campus Floriano.Formação de Professores(as) para a docência na Educação de Adolescentes, Jovens, Adultos e Idosos em Floriano /Piauí: Reflexões Introdutórias.. 2018. (Outra).
I Jornada Científica do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Campus Floriano. 2018. (Outra).
I SEMANA DE EDUCAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA ? CAFS/UFPI EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, LAICA E GRATUITA: POLÍTICAS E RESISTÊNCIA". I SEMANA DE EDUCAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA ? CAFS/UFPI EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, LAICA E GRATUITA: POLÍTICAS E RESISTÊNCIA". 2018. (Congresso).
V Congresso Nacional de Educação - V CONEDU. 2018. (Congresso).
VIII SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E CULTURA DA UFPI e V MOSTRA DE COMUNIDADES.. 2018. (Seminário).
V Seminário de Práticas Educativas, Memórias e Oralidades ? V SEPEMO. 2018. (Seminário).
I Encontro de História da Educação do Meio Norte do Brasil.O Ensino Religioso nos Currículos Escolares das Escolas Públicas Primárias do Estado de São Paulo ? Uma Análise do Programa de Ensino Religioso da Arquidiocese de São Paulo de 1952. 2017. (Encontro).
I Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil. 2017. (Encontro).
II Simpósio de Coordenadores do PIBID da UFPI ?Diálogos Interdisciplinares sobre a formação docente.Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): Reflexões de uma iniciante, iniciada na docência.. 2017. (Simpósio).
II Simpósio de Coordenadores do PIBID da UFPI ?Diálogos Interdisciplinares sobre a formação docente. 2017. (Simpósio).
I Semana de Educação do Curso de Pedagogia - CAFS/UFPI :. 2017. (Seminário).
VI Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades ? Sertões: histórias e memórias. SEMINÁRIO/COLÉGIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO: FORMAÇÃO DISCIPLINAR E RELIGIOSA A PARTIR DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO ? 1915 A 1937. 2016. (Congresso).
VI Colóquio Nacional História Cultural se Sensibilidades - Sertões Histórias e Memórias. Diretrizes da Cúria Metropolitana de São Paulo para Formação de Professores - 1934 a 1937. 2016. (Congresso).
3 SEMINÁRIO DE PESQUISA E INTEGRAÇÃO DO EHPS.A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS PRIMÁRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO: UM ESTUDO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE ESTADO, IGREJA E EDUCAÇÃO. 2015. (Seminário).
XI Encontro de Iniciação Científica.XI Encontro de Iniciação Científica - Pôster. 2014. (Encontro).
Momentos e Lugares da História e da Educação Indígena. 2013. (Seminário).
X Encontro de Iniciação Científica.X Encontro de Iniciação Científica - Pôster. 2013. (Encontro).
Debate "Infância hoje: brincar x consumo". 2012. (Outra).
Semana da Pedagogia.Trajetórias e profissão docente. 2012. (Seminário).
Semana da Pedagogia.Pesquisa Acadêmica: as interfaces na prática e formação docente. 2012. (Seminário).
III Semana de Educação da UNIESP.Jogos matemáticos na EJA. 2008. (Oficina).
Jovens na alfabetização: para além das palavras, decifrar mundos. 2007. (Oficina).
VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: Percursos e Desafios da Pesquisa e do Ensino de História da Educação. Implantação e desenvolvimento da filosofia educacional da Igreja Adventista no Brasil: de Collegio Missionário da Conferência União Brasileira a Collegio Adventista: 1915-1937. 2006. (Congresso).
I Encontro de Arquivos Escolares e Museus Escolares. 2005. (Encontro).
III Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. 2005. (Congresso).
III Semana de Educação - Educação é cultura, cultura é educação?.Periódicos como meio de formação e informação educacionais: o boletim de informação - dados confidenciais da igreja. 2005. (Outra).
Seminários de Preparação Pedagógica. 2005. (Seminário).
A Sociedade dos Indivíduos de Norbert Elias.. 2004. (Seminário).
Encontro do Nucleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas de História da Educação.Educação para a eternidade: a formação do sujeito na perspectiva da educação adventista (1921 a 1963). 2004. (Encontro).
Encontro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação.História Oral. 2004. (Encontro).
Estudos acerca dos autores Pierre Bourdieu e Norbert Elias. 2004. (Seminário).
Fórum Mundial de Educação de São Paulo - Educação para uma cidade Educadora.. 2004. (Outra).
I Encontro para Historiadores. 2004. (Encontro).
II Semana da Educação. 2004. (Encontro).
Representações: uma categoria histórica em debate.. 2004. (Encontro).
VII Seminário de Educação de Jovens e Adultos. 2004. (Seminário).
II Congresso de Pesquisa e Ensino na História da Educação em Minas Gerais.. Educação e religiosidade: uma análise histórica do Colégio Adventista de Belo Horizonte. 2003. (Congresso).
Seminário Nacional de Ações Afirmativas na UFMG: acesso e permanência da população negra na educação superior. 2002. (Seminário).
VIII Encontro de Pesquisa da Faculdade de Educação da UFMG.. 2002. (Encontro).
VIII Encontro de Pesquisa da FAE/UFMG. 2002. (Encontro).
I Congresso de pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. 2001. (Congresso).
Participação em bancas
MARTINS, A.; Portela, M. O. B.; Silva, Josélia Saraiva e; Cavalcanti. Lana de Souza. Tecnologia Digital e o Ensino Sobre a Cidade de Floriano-PI.. 2021. Dissertação (Mestrado em GEOGRAFIA) - Universidade Federal do Piauí.
VICENTINI, P. P.; NEIRA, M. G.; LUGLI, R. S. G.;MARTINS, A.; NOVAES, L. C.. O Magistério como nova carreira e ascensão social: histórias de vida e formação de egressos do Curso de Pedagogia de uma faculdade privada da cidade de São Paulo (2014 - 2017). 2019. Tese (Doutorado em Pedagogia) - Universidade de São Paulo.
CARVALHO, M. M. C.; MENSLIN, D. J.; SILVA, I. B.;MARTINS, A.; BICCAS, Maurilane de Souza. Educação Adventista no Brasil: Training School e a Formação de Obreiros.. 2019. Tese (Doutorado em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
MARTINS, A.. "O currículo prescrito da educação básica e a formação de professores/as: uma análise a partir da educação para as relações étnicoraciais ". 2022. Exame de qualificação (Doutorando em PEDAGOGIA) - Universidade de Campinas.
Portela, M. O. B.; Silva, Josélia Saraiva e; Cavalcanti. Lana de Souza;MARTINS, A.. Tecnologia da Informação e Comunicação e o Ensino Sobre a Cidade em Floriano.. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em GEOGRAFIA) - Universidade Federal do Piauí.
MARTINS, A.. As interações sociais entre professores e alunos do curso de Pedagogia mediada pelo uso das TIDCS durante o período de aulas remotas causada pela pandemia do covid-19. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
MARTINS, A.. Práticas pedagógicas nas aulas remotas durante a pandemia e a experiência docente na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
MARTINS, A.. A educação escolar de crianças com TEA: contribuições à atividade docente e à organização do ensino. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
MARTINS, A.. Organização do Ensino de Matemática na Educação Infantil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
MARTINS, A.; SANTOS, M. C.; SILVA, E. H. B.. Esperança Garcia : resquícios da educação da mulher negra no Piauí Colonial.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
MARTINS, A.; SANTOS, M. C.; SILVA, Z. M. C. E.. Grupo Escolar Agrônomo Parentes: um marco na educação de Floriano (1928 a 1932). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
MARTINS, A.; SILVA, C. A.; LIRA, J. A. S.. Formação inicial de professores no âmbito da Educação Inclusiva no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí/CAFS.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
MARTINS, A.; SILVA, C. A.; LIRA, J. A. S.. O que revelam as pesquisas em educação especial realizada em uma IES do Sul do Piauí. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
MARTINS, A.; SILVA, C. A.; LIRA, J. A. S.. Alfabetização na Modalidade de ensino de Jovens e Adultos (EJA): dificuldades encontradas por discentes no processo de ensino e aprendizagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
MARTINS, A.; MACHADO, S. M. C.. dos Santos; Neiva Soares Fonseca..Apropriação da leitura e da escrita nos anos iniciais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.; MACHADO, S. M. C.. Silva; Katia C. Galdino..Desafios da educação inclusiva, ensinar sem excluir.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.; MACHADO, S. M. C.. Cavalcante;Keila A. Faria;Viviane Morais C. Silva.As brincadeiras no processo de desenvolvimento das crianças na educação infantil.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.; MACHADO, S. M. C.. .A influência do desenho animado no comportamento da criança.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.; MACHADO, S. M. C.. .A sexualidade na formação da identidade da criança: a intervenção da escola.. 2010 - Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.; MACHADO, S. M. C.. Silva; Thamyres S. Gattolin..Ensino fundamental de nove anos: desafios aos sistemas de ensino.. 2010 - Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.; MACHADO, S. M. C.. O professor e o ofício de contar histórias.. 2010 - Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.; MACHADO, S. M. C.. .Josefa Tavares de Almeida; Karina Pereira da Silva. A música como recurso lúdico para alfabetizar. 2010 - Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.; MACHADO, S. M. C.. O desenvolvimento da aprendizagem e a relevância do processo de avaliação e intervenção frente às dificuldades dos alunos.. 2010 - Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.; MACHADO, S. M. C.. A importância da literatura infantil no processo de formação da criança.. 2010 - Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.; MACHADO, S. M. C.. Silva; Meire E. Oliveira.Inclusão de alunos com deficiência auditiva no ensino regular: o uso das tecnologias como facilitador. 2010 - Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.; MACHADO, S. M. C.. Nogueira;Nicolle Siqueira; Suely Kudamatsu.A educação na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente.. 2010 - Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.; MACHADO, S. M. C.. .A agressividade no ambiente escolar: bullyng.. 2010 - Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.; MACHADO, S. M. C.. .Alfabetização e letramento: a importância do ambiente alfabetizador nas práticas de leitura e escrita.. 2010 - Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.; MACHADO, S. M. C.. .O desenvolvimento do lúdico na educação infantil na concepção de grandes autores. 2010 - Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.; MACHADO, S. M. C.. Andrade Pereira..A ressignificação da cópia. 2010 - Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.; MACHADO, S. M. C.. Marquioli;Francilene Viturino;Vera Lucia Santos.Relação da família e da escola: importância da reunião de pais.. 2010 - Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.; MACHADO, S. M. C.. O caráter lúdico na linguagem de Monteiro Lobato.. 2010 - Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.; MACHADO, S. M. C.. As vivências lúdicas no ensino da leitura e da escrita.. 2010 - Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.; MACHADO, S. M. C.. Santos; Nereide Camara Trinca.A indisciplina na sala de aula.. 2010 - Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.; MACHADO, S. M. C.. .Educação para a ressocialização análise de história de vida de um reeducando.. 2010 - Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.; MACHADO, S. M. C.. Educar e brincar: a importância desse binômio na formação do educador.. 2010 - Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.; MACHADO, S. M. C.. Cuidar e educar em uma perspectiva autônoma. 2010 - Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.; MACHADO, S. M. C.. As possibilidades da brincadeira: da produção de cultura à interferência da indústria cultural.. 2010 - Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.; MACHADO, S. M. C.. Marques;Lucimara A Lopes.Projeto intensivo no ciclo (PIC): um desafio contra o fracasso escolar.. 2010 - Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.; MACHADO, S. M. C.. .Os desafios do gestor na implementação da gestão democrática.. 2010 - Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.; MACHADO, S. M. C.. .Alfabetização com crianças portadoras de transtorno e distúrbio de aprendizagem: dislexia na educação infantil.. 2010 - Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.; MACHADO, S. M. C.. .A atuação do professor no contexto de alta habilidade super dotação (AH/SD) na educação.. 2010 - Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.; MACHADO, S. M. C.. A inclusão do aluno surdo na educação de jovens e adultos: possibilidades de ação para o educador.. 2010 - Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.; MACHADO, S. M. C.. .As práticas pedagógicas utilizadas na FUNDAÇÃO CASA. 2010 - Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.; MACHADO, S. M. C.. .As práticas pedagógicas utilizadas na FUNDAÇÃO CASA. 2010 - Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.; MACHADO, S. M. C.. A ética da prática docente na educação infantil.. 2010 - Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.; MACHADO, S. M. C.. Oliveira.O brincar na escola: jogos na alfabetização. 2010 - Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.. A importância da educação musical na educação infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Paulode Piratininga.
MARTINS, A.. de Moura.Saúde e alimentação: um estudo de caso dos alunos do Centro de Educação Infantil Santa Terezinha com necessidade de alimentação especial. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Paulode Piratininga.
MARTINS, A.. Alimentação saudável para as crianças após 1 ano: uma questão de pesquisa e intervenção. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Paulode Piratininga.
MARTINS, A.. O particular e o universal nas dificuldades educacionais: um estudo de caso. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Paulode Piratininga.
MARTINS, A.. Seleção para Professor Substituto do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Classe Auxiliar nível 1 , TP ? 20 horas para a Área de Química no Campus Amílcar Ferreira Sobral. Ato da Reitoria N 1002/19 Processo 23111.0419102020-95. 2020. Universidade Federal do Piauí.
MARTINS, A.; NASCIMENTO., R. R. P.; BRITO, R. M. J.. Presidenta de Banca de Seleção para Professor Substituto / Curso de Pedagogia. 2019. Universidade Federal do Piauí.
MARTINS, A.; CARVALHO JUNIOR, A. P.; SANTOS, M. C.. Presidenta de Banca - Seleção de Professor Substituto / Curso de Pedagogia. 2018. Universidade Federal do Piauí.
MARTINS, A.; SOARES, M. S.; ARAUJO, E. S.; CARVALHO, W. R. L.. Membro de Banca de Concurso - Professor Efetivo / Metodologias de Ensino e Estágio Supervisionado.. 2018. Universidade Federal do Piauí.
MARTINS, A.; SILVA, A. C. O.; SOARES, M. S.; SANTOS, M. C.; ARAUJO, E. S.. Presidenta de Banca de Concurso Público para Professor Adjunto do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí.. 2017. Universidade Federal do Piauí.
MARTINS, A.. Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante. 2016. Editora Abril.
MARTINS, A.. Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante. 2015. Editora Abril.
MARTINS, A.. Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante. 2014. Editora Abril.
MARTINS, A.. Avaliação de trabalhos científicos PROPESQ/UFPI. 2018. Universidade Federal do Piauí.
MARTINS, A.. Comissão Científica no Evento de Extensão: VIII SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E CULTURA DA UFPI E V MOSTRA DE COMUNIDADES. 2018. Universidade Federal do Piauí.
MARTINS, A.. Avaliação de Trabalhos Científicos da PROPESQ/UFPI. 2017. Universidade Federal do Piauí.
MARTINS, A.. Entre o flagelo e o progresso: os campos de concentração no estado do Ceará em 1932. 2016. Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.. Memória e ensino de história. 2016. Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.. A influência positivista nas decisões políticas do país: Primeira República. 2016. Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.. Os enredos das escolas de samba de São Paulo entre 2001 e 2013: uma análise político-social através dos sambas enredos.. 2016.
MARTINS, A.. A influência da Santa Inquisição na Formação do Brasil Colônia.. 2016. Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.. A submissão do personagem Fabiano de "Vidas Secas": Um enfoque sistêmico funcional.. 2016. Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.. Tecnologia no processo de inclusão em Língua Portuguesa.. 2016. Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.. O aluno do ensino médio e os jogos digitais: perspectivas educacionais para o futuro.. 2016.
MARTINS, A.. Os livros didáticos e o gênero marginal periférico.. 2016. Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.. Panorama da formação inicial de professores para educação de jovens e adultos na produção acadêmica brasileira.. 2016. Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.. Atuação dos instrutores de treinamento dentro do universo empresarial de um Call Center.. 2016. Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.. Pedagogia, teatro e intervenção social - o aluno como protagonista da sua emancipação político-social-cultural: idéias de Paulo Freire sob a luz da estética do teatro do oprimido de Augusto Boal.. 2016. Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.. Implementação da lei 10.639/03 da educação infantil: o despreparo dos professores frente a temática.. 2016. Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.. Práticas educacionais: uma abordagem sobre identidade de gênero.. 2016. Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.. A atuação dos ONGs inclusivas que instruem alunos com deficiência para inclusão nas escolas formais.. 2016. Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.. Educação em valores humanos - humanização no processo escolar.. 2016.
MARTINS, A.. Desafios da inclusão do aluno do aluno com síndrome de Down.. 2016. Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.. Alfabetização. 2016. Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.. Sociedade e natureza na formação do ser integral a partir da educação infantil.. 2016. Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.. A educação das mulheres pobres durante a primeira república do Brasil.. 2016. Faculdade Sumaré.
MARTINS, A.. Participação em Comitê de Ética em Pesquisa - FACULDADE SUMARÉ. 2016. INSTITUTO SUMARE DE EDUCACAO SUPERIOR.
MARTINS, A.. III Congresso Nacional de Educação, XVI Simpósio de Pedagogia e III Simpósio de Educação no Campo.. 2016. Universidade Federal de Goiás.
Orientou
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PIAUÍ: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES EM EJA NA REVISTA LINGUAGENS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Andréia Martins;
?O acesso à educação de jovens e adultas e a educação especial no município de Floriano/PI: uma análise das matrículas no período de 1997 a 2019; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Andréia Martins;
O Perfil e as Expectativas de Futuro dos Alunos da EJA de Francisco Ayres/PI; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Andréia Martins;
O Estado do Conhecimento sobre o Ensino de Matemática: Uma Análise da Revista Brasileira de EJA; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Andréia Martins;
Identidade em questão: da negação a afirmação de ser negro no curso de Pedagogia da UFPI/CAFS; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Andréia Martins;
O Estado da Arte Sobre a Formação de Professores do Brasil: Uma Análise dos Pôsteres e Relatórios do GT 08 da ANPEd; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Andréia Martins;
O Estado da Arte Sobre as Políticas Públicas em Educação de Jovens e Adultos no Brasil: Um Estudo Sobre a Revista EJA em Debate (2012 a 2018); ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Andréia Martins;
Educação de Jovens e Adultos: Análise do Livro didático de alfabetização adotado pela rede municipal de Floriano/Piauí; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Andréia Martins;
A Evasão Escolar na Educação de Jovens e Adultos: um estudo sobre as escolas do Município de Floriano Piauí; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Andréia Martins;
Políticas Públicas para a inclusão ? o funcionamento das salas de atendimento educacional especializado na Rede Municipal de Floriano/Piauí; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Andréia Martins;
Gestão escolar democrática e sua real importância; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Andréia Martins;
Gestão democrática e participativa no âmbito educacional; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Andréia Martins;
Gestão escolar democrática e participativa; desafio para o gestor do século XXI; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Andréia Martins;
Alfabetização de jovens e adultos no Brasil: Por que ainda é elevado o índice de analfabetismo?; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Andréia Martins;
A educação de jovens e adultos- EJA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Andréia Martins;
Gestão Escolar Gerenciar para Desenvolver a Educação; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Andréia Martins;
EJA e o mercado de trabalho: EJA realmente prepara o aluno para o mercado de trabalho; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Andréia Martins;
A matemática do dia a dia na Educação de Jovens e Adultos; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Andréia Martins;
A convivência entre famílias e docentes no contexto da educação infantil: implicações e desafios; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Andréia Martins;
A Importância da Participação da Família no Âmbito Escolar; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Andréia Martins;
A importância familiar junto com a escola no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança nos anos iniciais; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Andréia Martins;
A Relação da Família no Ambiente Escolar; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Andréia Martins;
A parceria família escola como uma das principais ferramentas no desenvolvimento da criança; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Andréia Martins;
Dialogia entre professor e aluno: A troca de experiência na formação social do sujeito; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Andréia Martins;
Aspectos Sociológicos da Educação; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Andréia Martins;
Formação de professores: estratégias para o ensino eficiente; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Andréia Martins;
Relação Família Escola ? Professor-Aluno; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Andréia Martins;
Parceria família e escola e as implicações no ciclo de alfabetização; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Andréia Martins;
Relação das famílias-escola dos estudantes de escolas públicas da Capela do Socorro, atendidos na Associação Crescer com a Gente; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Andréia Martins;
Relação família ,aluno e Escola; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Andréia Martins;
A criança de 6 anos no ensino fundamental de 9 anos em São Paulo; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
A música na educação infantil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
O porcesso do lúdico na alfabetização das séries iniciais do ensino fundamental; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
Processo de alfabetização e sondagem; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
A prática da literatura infantil com crianças de 4 a 5 anos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
O lúdico atribuído na educação infantil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
R; ; Mabele C; S; Rodrigues;Magali Honório; Criança e Consumo; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
M; Cordeiro; O currículo aplicado na Fundação Casa; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
Figueiredo; Cláudia D; Oliveira; Vanessa da SIilva; Dificuldade de aprendizagem na leitura e na escrita nas primeiras séries do ensino fundamental; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
O lúdico no ensino fundamental; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
A formação matemática de professores e o conhecimento dos alunos da educação de jovens e adultos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
Lúcio; Marlene Coutinho; Alfabetização de Jovens e Adultos na visão de Paulo Freire; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
Souza; Cassia C; Nascimento; Francisca Mesquita; Administração de recursos financeiros das APMs nas escolas municipais de São Paulo: utilização e autonomia das verbas públicas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
Lima; Construindo o caráter infantil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
Silva; Rosana F; Gregório; Relação família escola; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
O educar e o brincar; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
Trabalhando a literatura infantil nas séries iniciais do ensino fundamental; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
Avaliação da aprendizagem no ensino superior a distância; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
O educador nos movimentos sociais; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
Soares; Violência Simbólica; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
A Contribuição da música na Educação Infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
A importância do brincar na educação infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
A prática do bullying nas escolas: prevenção através da escola e da família; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
dos Santos; Jogos Lúdicos na Educação Infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
A Literatura infantil no processo de aprendizagem contribuições de monteiro Lobato; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
A inclusão na escola pública e a atuação do professor na sala de aula junto ao autista; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
A importância da LIBRAS ? Língua Brasileira de sinais, no processo de alfabetização de alunos surdos, no primeiro ciclo do ensino fundamental em escolas regulares do Estado de São Paulo; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
A contribuição da música no desenvolvimento Infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
A inclusão na escola pública da cidade de São Paulo e o deficiente intelectual; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
L; Pinto; A educação a partir de um olhar antroposófico: A pedagogia Waldorf; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
de Souza;Natália R; Perruci;Natália P; Silva; O papel do pedagogo no âmbito hospitalar; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
Jogos e Brincadeiras como recursos didáticos no ensino fundamental; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
Brincando com palavras: Como a poesia contribui para o saber da experiência, para a transformação do homem moderno e da educação atual; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
Música na educação infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
Jesus;Lucia H; Lombardi; Rita de Cássia Galves; O papel do pedagogo no processo de inclusão; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
Vilarino; Izabel M; Andrade; Larissa F; Teodoro; A Contribuição do processo artístico na construção cognitiva da criança de uma a três anos; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
Pereira;Elisabeth S; Arruda; Elisangela X; Pessoa; Música: sua importância na Educação Infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
Classe Hospitalar no GRAACC: o processo pedagógico das classes hospitalares; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
Classes Hospitalares como reintegração social; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
A leitura feita pelo professora na séries iniciais do ensino fundamental I: A proposta do ler e escrever; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
Educação de Jovens e Adultos no município de São Paulo; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
Como construir um ambiente alfabetizador nas salas de primeira séries; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
As histórias em quadrinho de Bll Watterson e suas contribuições no processo de alfabetização da primeira série; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
Homofobia nas Escolas Brasileiras; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
Como detectar uma criança disléxica; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
A atuação pedagógica docente na inclusão de crianças com deficiência no ensino fundamental I; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
As contribuições do estágio no centro de formação e acompanhamento à inclusão para a formação do educador na perspectiva da educação inclusiva; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
Regime de progressão continuada no Estado de São Paulo: Lei Federal 9; 394/96; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
Santos; Jéssica M; Souza; Nilza T; M; Yamada; A ampliação do Ensino Fundamental para Nove Anos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
Tecnologia na educação; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
O papel das ONGs para a Comunidade de Paraisópolis ? São Paulo/SP; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
Afetividade e Cognição rompendo a dicotomia; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
Nascimento; Vanete Poleti; Zilda T; Oliveira; A Construção da cidadania dentro de um movimento de moradia; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
Santos; O Estado do Conhecimento da Educação para a Paz: Um olhar para os trabalhos realizados no período de 2001 ? 2009 em suas aparições nos bancos de dados especializados em dissertação e teses em âmbito nacional; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
Santana; Tatiana Santos Costa; Jovens Infratores: Adolescência em medida sócio-educativa de privação de liberdade; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
de Oliveira; Violência Doméstica; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
O lúdico na 1ª série do ensino Fundamental; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
Bezerra; Mariza C; Silva; Márcia Regina Melo; As contribuições que a brinquedoteca traz para o desenvolvimento cognitivo da criança; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
Silva; Débora C; Silva; Zoraia Moreira; Contribuições da Ludicidade no processo de alfabetização do 1 ano do ensino fundamental em Escolas Públicas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
O papel do professor no primeiro estágio da educação infantil; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
Silva; Arielle Ramaldes; Simone D; Luchesi; O conflito e as representações na transição da criança da Educação Infantil para o Ensino Fundamental no Município de São Paulo; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
Mariano de Souza;Thais A; Lima; A atuação do pedagogo no departamento de RH; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ensino - Faculdade Sumaré; Orientador: Andréia Martins;
o O componente curricular Ensino Religioso nas Escolas Públicas do Estado do Piauí: Levantamento Bibliográfico e documental (1996 a 2020); 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andréia Martins;
?Acesso e Permanência de alunos(as) da Educação de Jovens e Adultos nas escolas municipais de Floriano - Piauí (1996 a 2016) ? Levantamento estatístico da zona rural; ; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andréia Martins;
Acesso e Permanência de alunos(as) da Educação de Jovens e Adultos nas escolas municipais de Floriano - Piauí (1996 a 2016) ? Séries Iniciais do Ensino Fundamental,; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí, PIBIC / UFPI; Orientador: Andréia Martins;
Formação de professores(as) para atuação na educação inicial e continuado de adolescentes, jovens, adultos e idosos: Levantamento Bibliográfico; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Andréia Martins;
Produções bibliográficas
-
MARTINS, A. . A Integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em Processos Educacionais no Ensino Superior.. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc , v. 3, p. 1-17, 2020.
-
MARTINS, ANDRÉIA ; ALVES CAVALCANTI, AGATA LAISA LAREMBERG ; DOURADO, ANNE CAROLINE SOARES . Educar em tempos de incertezas: a implementação do ensino remoto na rede municipal de Floriano-Piauí. DIALOGIA , v. 1, p. 73-85, 2020.
-
Matuda, F. G. ; MARTINS, A. . O que Significa Valorizar o Professor? A Visão da Sociedade para além do que afirma a Legislação.. Revista Acadêmica Eletrônica Sumaré , v. 1, p. 02-15, 2014.
-
MARTINS, A. . Estratégias de Difusão da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Brasil ? Um Estudo sobre o Seminário/Colégio Adventista de São Paulo.. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DAS RELIGIÕES , v. 7, p. 199-231, 2014.
-
MARTINS, A. ; MAGALHAES, L. S. . Estudos Sobre Material Didático E Formação De Professores: Levantamentos Bibliográficos E Proposições De Pesquisa. Revista Acadêmica Eletrônica Sumaré , v. 8 e 9, p. 02-11, 2014.
-
MARTINS, ANDRÉIA ; DOURADO, A. C. S. (Org.) . PIBID e residência pedagógica: experiências em tempos de pandemia na Cidade de Floriano-PI.. 1. ed. Parnaíba: Acadêmica Editorial, 2023. v. 1. 142p .
-
MARTINS, A. . O ensino religioso nas escolas públicas paulistas: relações entre Estado, Igreja e Educação (1931-1961). 1. ed. Parnaíba: Acadêmica Editorial, 2023. v. 1. 213p .
-
MARTINS, A. ; DOURADO, A. C. S. (Org.) . PIBID e residência pedagógica: experiências em tempos de pandemia na Cidade de Floriano-PI.. 1. ed. Parnaíba: Acadêmica Editorial, 2023. v. 1. 142p .
-
NASCIMENTO, L. C. P. (Org.) ; SILVA, C. A. (Org.) ; MARTINS, A. (Org.) . Educação, direitos humanos e diversidades: saberes e fazeres necessários para práticas educativas transformadoras. 1. ed. Teresina: EDUFPI, 2020. v. 1. 292p .
-
MARTINS, A. ; MARTINS, A. . Estratégias de difusão da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Brasil: um estudo sobre o seminário/colégio adventista brasileiro. 1. ed. São Paulo: Garcia Edizioni, 2018. v. 150. 196p .
-
MARTINS, A. ; MARTINS, A. . Estratégias de difusão da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Brasil: um estudo sobre o seminário/colégio adventista brasileiro.. 1. ed. São Paulo: Garcia Editora, 2018. v. 50. 196p .
-
LINHARES, A. A. (Org.) ; MARTINS, A. (Org.) ; SILVA, C. A. (Org.) . Em Defesa da Educação Pública, Laica e Gratuita: Políticas e Resistências.. 1. ed. Teresina: EDUFPI, 2018. v. 200. 289p .
-
LINHARES, A. A. (Org.) ; MARTINS, A. (Org.) ; SILVA, C. A. (Org.) . Conjuntura da Educação Brasileira na atualidade: Implicações na Formação do Educador. 1. ed. Teresina: EDUFPI, 2018. v. 250. 177p .
-
MARTINS, A. ; VELOSO, J. S. ; FIGUEIREDO, E S ; NASCIMENTOS, G A ; JESUS, M L M . A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO REMOTO: RELATO DE VIVÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDINHA CARVALHO, FLORIANO/PI. In: ANDRÉIA MARTINS; ANNE C. SOARES DOURADO. (Org.). PIBID e residência pedagógica: experiências em tempos de pandemia na Cidade de Floriano-PI.. 1ed.Parnaíba: Acadêmica Editorial, 2023, v. 1, p. 85-95.
-
MARTINS, A. ; SILVA, R. N. C. ; SOUSA, A. C. M. ; VALUAR, F. P. ; SILVA, F. S. ; CAMELO, L. B. S. . REGÊNCIA DE CLASSE: O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ANTONIETA CASTRO. In: ANDRÉIA MARTINS; ANNE C. SOARES DOURADO. (Org.). PIBID e residência pedagógica: experiências em tempos de pandemia na Cidade de Floriano-PI.. 1ed.Parnaíba: Acadêmica Editorial, 2023, v. 1, p. 97-107.
-
MARTINS, A. ; SILVA, R. N. C. ; SOUSA, K. J. N. ; SILVA, K. O. R. ; MOURA, N. E. P. . RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DAS VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NOS TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID 19. In: ANDRÉIA MARTINS; ANNE C. SOARES DOURADO. (Org.). PIBID e residência pedagógica: experiências em tempos de pandemia na Cidade de Floriano-PI.. 1ed.Parnaíba: Acadêmica Editorial, 2023, v. 1, p. 106-120.
-
MARTINS, A. ; TORRES, B. A. ; ALMEIDA, L. S. ; LIMA, T. N. R. ; CRUZ, T. S. ; FARIAS, M. S. V. . OS DESAFIOS DO ENSINO ON-LINE DURANTE A PANDEMIA. In: ANDRÉIA MARTINS; ANNE C. SOARES DOURADO. (Org.). PIBID e residência pedagógica: experiências em tempos de pandemia na Cidade de Floriano-PI.. 1ed.Parnaíba: Acadêmica Editorial, 2023, v. 1, p. 121-136.
-
MARTINS, ANDRÉIA ; VELOSO, J. S. ; CLEMENTINO, J O ; SILVA, L F ; MARQUES, N G L . ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: TRABALHOS DESENVOLVIDOS PELA RESIDÊNCIA PEDAGOGICA NO 3° ANO B DA ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDINHA CARVALHO. In: ANDRÉIA MARTINS; ANNE C. SOARES DOURADO. (Org.). PIBID e residência pedagógica: experiências em tempos de pandemia na Cidade de Floriano-PI.. 1ed.Parnaíba: Acadêmica Editorial, 2023, v. 1, p. 73-84.
-
MARTINS, A. . Implementação e Desenvolvimentos do Programa Residência Pedagógica no curso de Pedagogia do CAFS/UFPI em Floriano/PI: Relato de Experiência.. In: Antonia Dalva França-Carvalho; Raimunda Alves Melo; Luisa Xavier de Oliveira. (Org.). O Programa Residencial Pedagógica da UFPI: Mobilizando saberes da docência. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2020, v. 1, p. 07-319.
-
SOUSA, E. P. A. ; MARTINS, A. . A Educação de Jovens e Adultos do Município de Francisco Ayres - Piauí.. In: Letícia Carolina Pereira do Nascimento; Carla Andréa Silva; Andréia Martins,. (Org.). Educação, direitos humanos e diversidades: saberes e fazeres necessários para práticas educativas transformadoras. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2020, v. 1, p. 16-292.
-
MARTINS, A. . A Influência do Livro Raízes do Brasil na Peça Teatral ?Calabar: O Elogio da Traição" de Chico Buarque e Rui Guerra.. In: Letícia Carolina Pereira do Nascimento; Carla Andréa Silva; Andréia Martins,. (Org.). Educação, direitos humanos e diversidades: saberes e fazeres necessários para práticas educativas transformadoras. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2020, v. 1, p. 247-253.
-
Sousa. J. G. ; MARTINS, A. ; DOURADO, A. C. S. ; SARAIVA, R. F. ; Silva, M. A. F. . Os desafios da gestão nas escolas do campo na modalidade de Educação de Jovens e Adultos em Floriano/PI. In: Andréia Virgulino de Souza; Deyse Morgana das Neves Correia; Hamilton Matos Cardoso Júnior; Luciélio Marinho da Costa; Maria do Socorro Xavier Batista.. (Org.). Anais do I Seminário Nacional de Educação Popular e Movimentos Sociais do Campo e V Encontro de Pesquisas e Práticas em Educação do Campo da Paraíba, 9 a 11 de outubro de 2019. 1ed.João Pessoa: Editora UFPB, 2020, v. 1, p. 01-2283.
-
DOURADO, A. C. S. ; MARTINS, A. ; Sousa. J. G. ; Silva, M. A. F. ; SARAIVA, R. F. . O perfil dos(as) alunos(as) da Educação de Jovens e Adultos das escolas do campo de Floriano/PI: sob a ótica dos gestores escolares.. In: Andréia Virgulino de Souza; Deyse Morgana das Neves Correia; Hamilton Matos Cardoso Júnior; Luciélio Marinho da Costa; Maria do Socorro Xavier Batista.. (Org.). Anais do I Seminário Nacional de Educação Popular e Movimentos Sociais do Campo e V Encontro de Pesquisas e Práticas em Educação do Campo da Paraíba, 9 a 11 de outubro de 2019. 1ed.João Pessoa: Editora UFPB, 2020, v. 1, p. 1-2283.
-
MARTINS, A. . O Ensino Religioso como disciplina escolar: contendas entre os campos da educação, da política e da religião.. In: Giseli Barreto da Cruz; Claudia Fernandes; Helena Amaral da Fontoura; Silvana Mesquita. (Org.). Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas. 1ed.Rio de Janeiro / Petrópolis: Endipe/DP et Alii. Edição do Kindle., 2020, v. 1, p. 1-641.
-
COSTA, J. O. ; COSTA, L. R. ; MARTINS, A. . Educação Infantil no contexto das políticas públicas: um olhar sobre a realidade em Floriano-PI (1998-2007). In: Neuton Alves de Araújo, Maria de Nazareth F. Martins. (Org.). Pesquisa em Educação e Formação Humana: Políticas Públicas, Currículo e Financiamento da Educação.. 1ed.Teresina: Edufpi, 2019, v. 1, p. 7-115.
-
MARTINS, A. . Educação escolar de jovens e adultos em Floriano/Piauí: o que querem alunos e professores. In: Selma Martines Peres; Maria Zenaide Alves. (Org.). Educação Popular e Letramentos. 1ed.Jundiaí/SP: Paco, 2019, v. 1, p. 9-236.
-
MARTINS, A. . O Decreto N 19.941/31 e o Retorno do Ensino Religioso Nas Escolas Públicas Brasileiras.. In: Allan de Andrade Linhares, Andréia Martins, Carla Andréa Silva (Org.).. (Org.). Em Defesa da Educação Pública, Laica e Gratuita: Políticas e Resistências. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2018, v. 1, p. 179-185.
-
MARTINS, A. . Ensino Religioso: O Debate Político e Educacional nas Constituições Brasileira de 1934 e 1937. In: Allan de Andrade Linhares, Andréia Martins, Carla Andréa Silva (Org.).. (Org.). Em Defesa da Educação Pública, Laica e Gratuita: Políticas e Resistências.. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2018, v. 1, p. 186-192.
-
OLIVEIRA, M. J. ; MARTINS, A. . A presença das Disciplinas de EJA nos Cursos de Licenciaturas em Floriano/PI.. In: Allan de Andrade Linhares, Andréia Martins, Carla Andréa Silva (Org.).. (Org.). Em Defesa da Educação Pública, Laica e Gratuita: Políticas e Resistências.. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2018, v. 1, p. 124-129.
-
MARTINS, A. ; MARTINS, A. . Formação de Professores para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas Paulistas: Diretrizes da Cúria Metropolitana de São Paulo - 1935. In: Luciana Alves; Andréia Martins. (Org.). Diálogos Acadêmicos: Reflexões acerca da Contemporaneidade.. 1ed.Embu das Artes / São Paulo: ALEXA Cultural, 2017, v. 1, p. 07-142.
-
MARTINS, A. . Trajetórias e Memórias Escolares: A constituição da Identidade de uma professora e pesquisadora a partir das recordações de seu processo de escolarização no Colégio Adventista de Belo Horizonte-MG. In: Rosiley Aparecida Teixeira; Ligia de Carvalho Aboes Vercelli. (Org.). Memórias de Escolarização e as Práticas de Subjetivação dos Sujeitos. 1ed.São Paulo: BT Acadêmica, 2014, v. 1, p. 9-154.
-
MARTINS, A. . O Ensino Religioso nas Escolas Públicas Brasileiras: um olhar histórico para uma questão contemporânea.. In: TEIXEIRA, Rosiley; BIOTO-CAVALCANTI, P. A. (Org). (Org.). Historia da Educação Brasileira. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2013, v. , p. 1-200.
-
MARTINS, A. . A concepção e o olhar de pedagogos em processo de formação sobre adolescentes, jovens, adultos e idosos não alfabetizados. In: CORTADO, Silvana. (Org.). Educação de Jovens e Adultos. 1ed.Jundiaí - São Paulo: Paco Editorial, 2013, v. , p. 1-160.
-
Sousa, M. L. M. de ; Carreiro, M. A. ; NASCIMENTO, C. G. do ; MARTINS, A. . UM QUÊ DE LITERATURA INFANTIL: SABERES E EXPERIÊNCIAS DO CURSO DE FORMAÇÃO CIRANDA LITERÁRIA PROMOVIDO PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGIA (PRP). In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PEDAGOGIA: Pedagogia: ciência, curso e profissão., 2023, Paraíba. Anais do Seminário Nacional de Pedagogia. Recife: EVEN 3, 2023. v. 1. p. 1-7.
-
Carreiro, M. A. ; Sousa. J. G. ; MARTINS, A. . ANÁLISE DE UM CURSO DE EXTENSÃO NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PEDAGOGIA: Pedagogia: ciência, curso e profissão., 2023, Paraíba. Anais do Seminário Nacional de Pedagogia. Recife: EVEN 3, 2023. v. 1. p. 1-7.
-
MARTINS, A. . O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO - (1931 a 1935). In: - XXIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - Reunião Científica Regional da ANPEd (2018), 2019, João Pessoa. - XXIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - Reunião Científica Regional da ANPEd (2018). João Pessoa: ANPED, 2019. v. 1. p. 1-10.
-
Novais, P. S. ; Sousa. J. G. ; MARTINS, A. ; SILVA, C. A. . A HISTÓRIA DO LOCAL E DO COTIDIANO: RESSIGNIFICANDO O ENSINO DE HISTÓRIA NA EJA EM FLORIANO/PI. In: VII Seminário Nacional III Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional (Seminário Gepráxis), 2019, Vitória da Conquista / Bahia. VII Seminário Nacional III Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional (Seminário Gepráxis). Vitória da Conquista: UESB, 2019. v. 1.
-
Sousa. J. G. ; Novais, P. S. ; MARTINS, A. ; SILVA, C. A. . CURSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES(AS) DA MODALIDADE EJA EM FLORIANO-PI: O PROCESSO METODOLOGICO. In: VII Seminário Nacional III Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional (Seminário Gepráxis), 2019, Vitória da Conquista / Bahia. VII Seminário Nacional III Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional (Seminário Gepráxis). Vitória da Conquista / Bahia: UESB, 2019. v. 1.
-
MENDES, M. G. O. ; ALMEIDA, J. L. ; MARTINS, A. . A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ/FLORIANO.. In: VII Seminário Nacional III Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional (Seminário Gepráxis), 2019, Vitória da COnquista / Bahia. VII Seminário Nacional III Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional (Seminário Gepráxis). Vitória da Conquista: UESB, 2019.
-
MARTINS, A. ; Torres, B. . MATRÍCULAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE FLORIANO/PIAUÍ (1996 a 2016). In: XII Encontro Maranhense de História da Educação, 2019, São Luis. Intelectuais na História da Educação: trajetórias, espaços e contextos., 2019. v. 1. p. 1-13.
-
DOURADO, A. C. S. ; SILVA, I. R. ; Silva, M. A. F. ; SARAIVA, R. F. ; MARTINS, A. . FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM FLORIANO/PI: TEMÁTICAS RELEVANTES AOS DIRETORES ESCOLARES. In: CONEDU, 2019, Fortaleza. Anais VI CONEDU. Fortaleza: REALIZE, 2019. v. 1. p. 01-12.
-
Sousa. J. G. ; DOURADO, A. C. S. ; Silva, M. A. F. ; SARAIVA, R. F. ; MARTINS, A. . O PERFIL DOS(AS) ALUNOS(AS) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DAS ESCOLAS DA ZONA URBANA DE FLORIANO/PI: SOB A OTICA DOS GESTORES ESCOLARES. In: VI CONEDU, 2019, Fortaleza. Anais VI CONEDU. Fortaleza: REALIZE, 2019. v. 1. p. 01-12.
-
Novais, P. S. ; Sousa. J. G. ; MARTINS, A. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA FREIREANA: DIÁLOGOS INICIAIS. In: V Seminário Estadual de Práticas Educativas, Memórias e Oralidades. V SEPEMO, 2018, Fortaleza. V Seminário Estadual de Práticas Educativas, Memórias e Oralidades. Fortaleza ?CE: EdUECE, 2018. v. 1. p. 04-1897.
-
MARTINS, A. ; Novais, P. S. ; Torres, B. . FORMAÇÃO DOCENTE EM FLORIANO/PI: VOZ AOS PROFESSORES. In: V Seminário Estadual de Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - V SEPEMO, 2018, Fortaleza. V Seminário Estadual de Práticas Educativas, Memórias e Oralidades. Fortaleza ?CE: EdUECE, 2018. v. 1. p. 04-1897.
-
MARTINS, A. . O Ensino Religioso Como Disciplina Escolar: Monsenhor Álvaro Negromonte e a Pedagogia do Catecismo.. In: V Congresso Nacional de Educação - V CONEDU, 2018, Olinda. Anais do V CONEDU. Campina Grande: Realize, 2018. v. 1. p. 1-6.
-
MARTINS, A. . A Constituição de 1946 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 4.024/61: A Educação Pública em Debate. In: V Congresso Nacional de Educação - V CONEDU, 2018, Olinda/Pernambuco. Anais do V CONEDU. Campina Grande / Paraíba: REALIZE, 2018. v. 1. p. 1-6.
-
Novais, P. S. ; Sousa. J. G. ; Torres, B. ; MARTINS, A. . Educação de Jovens e Adultos do Campo: Desafios e Expectativas para um Curso de Formação de Professores em Floriano/PI.. In: V Congresso Nacional de Educação - V CONEDU, 2018, Olinda/Pernambuco. Anais do V CONEDU. Campina Grande/PB: REALIZE, 2018. v. 1. p. 1-6.
-
Sousa. J. G. ; Novais, P. S. ; Torres, B. ; MARTINS, A. . Educação de Jovens e Adultos nas Escolas do Campo em Floriano/PI: A Infraestrutura em Análise.. In: V Congresso Nacional de Educação - V CONEDU, 2018, Olinda/Pernambuco. Anais do V CONEDU. Campina Grande/PB: REALIZE, 2018. v. 1. p. 1-6.
-
Torres, B. ; Sousa. J. G. ; Novais, P. S. ; MARTINS, A. . As Escolas da EJA em Floriano/Piauí: Perspectivas dos alunos.. In: V Congresso Nacional de Educação - V CONEDU, 2018, Olinda/Pernambuco. Anais do V CONEDU. Campina Grande/PB: REALIZE, 2018. v. 1. p. 1-6.
-
MARTINS, A. ; MARTINS, A. . O ensino religioso nos currículos escolares das escolas públicas do Estado de São Paulo ? uma análise do programa do ensino religioso da Arquidiocese de São Paulo de 1952.. In: I Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil, 2017, Timon - Maranhão. Anais EnHEMN Encontro de História da Educação do Meio Norte do Brasil: Educação Comparada na História da Educação.. Timon - Maranhão: EDIFMA, 2017. v. 1. p. 15-668.
-
MARTINS, A. . A inserção do ensino religioso nas escolas públicas a partir da constituição de 1934 - O governo das almas como uma forma de governamentalidade da Igreja e do Estado.2013. In: VII Seminário Nacional de Pesquisa, 2013, São Paulo. VII Seminário Nacional de Pesquisa: Tradição e Inovação na Pesquisa Acadêmica., 2013.
-
MARTINS, A. . Implantação e desenvolvimento da filosofia educacional da Igreja Adventista no Brasil: de Collegio Missionário da Conferência União Brasileira a Collegio Adventista:1915-1937. In: VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: Percursos e Desafios da Pesquisa e do Ensino de História da Educação, 2006, Uberlândia-MG. Anais do VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: Percursos e Desafios da Pesquisa e do Ensino de História da Educação, 2006.
-
MARTINS, A. . Períodicos como meio de formação e informação educacional:. In: III Semana de Educação, 2005, São Paulo - SP. Anais da III Semana de Educação. São Paulo - SP: FE - USP, 2005.
-
MARTINS, A. . Educação e religiosidade: uma análise histórica do Colégio Adventista de Belo Horizonte. In: II Congresso de Pesquisa e Ensino na História da Educação em Minas Gerais, 2003, Uberlândia. Anais do II Congresso de Pesquisa e Ensino na História da Educação em Minas Gerais. Uberlândia - MG: UFU, 2003. p. 1-10.
-
LIMA, T. T. R. ; MARTINS, ANDRÉIA . O COMPONENTE CURRICULAR ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PIAUÍ. In: XXXI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA / XIV SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO - SIUFPI 2022, 2022, TERESINA / PIAUÍ. Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI), 2022. v. 1. p. 1-1.
-
Torres, B. ; ALMEIDA. L da S. ; FARIAS. M do S V. ; MARTINS, ANDRÉIA . OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA NA CIDADE DE FLORIANO/PI. In: VII Congresso Nacional de Educação, o Conedu., 2022. VII Congresso Nacional de Educação, o Conedu - "Escola em tempos de conexões".. Paraíba: Realize Eventos, 2021.
-
Carreiro, M. A. ; MARTINS, ANDRÉIA . ACESSO E PERMANÊNCIA DE ALUNOS(AS) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE FLORIANO ? PIAUÍ (1996 A 2016) ? LEVANTAMENTO ESTATÍSTICO DA ZONA RURAL.. In: XXIX SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA / XII SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO - SIUFPI 2022, 2020, TERESINA / PIAUÍ. Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI), 2020.
-
MARTINS, A. . A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE FLORIANO: OS DESAFIOS ENCONTRADOS PELAS PRECEPTORAS DO CURSO DE PEDAGOGIA. In: SEMINÁRIO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, 2019, TERESINA. SEMINÁRIO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. TERESINA: UFPI, 2019. v. 1. p. 1-05.
-
MARTINS, A. ; VIEIRA, M. S. ; BARROS, A. S. ; ALMEIDA, J. L. ; SILVA, L. T. ; MENDES, M. G. K. O. . A CONTRIBUIÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FLORIANO. In: II SEMINÁRIO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, 2019, Floriano. SEMINÁRIO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. TERESINA: UFPI, 2019. v. 1. p. 01-05.
-
MARTINS, A. ; SILVA, R. N. ; CARVALHO, D. B. ; LIMA, F. S. ; NOGUEIRA, S. S. . ROJETO FAMÍLIA NA ESCOLA - EM BUSCA DA MEDIAÇÃO DO DIÁLOGO: UMA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM FLORIANO/PI. In: II SEMINÁRIO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, 2019, Floriano. SEMINÁRIO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. TERESINA: UFPI, 2019. v. 1. p. 01-05.
-
MARTINS, A. ; SILVA, R. N. ; CRONEMBERGER, E. S. ; SILVA, I. R. ; CONCEICAO, J. N. . POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DOCENTE: OS DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FLORIANO. In: II SEMINÁRIO DE RESIDENCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ., 2019, Floriano. SEMINÁRIO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. TERESINA: UFPI, 2019. v. 1. p. 01-05.
-
MARTINS, A. ; VELOSO, J. S. ; ARAUJO, A. C. S. ; FARIAS, A. G. ; PENHA, E. S. S. . INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: REFORÇO ESCOLAR, UM OLHAR SOBRE AS DIFICILDADES NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DE QUINTO ANO DA ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDINHA CARVALHO EM FLORIANO-PI. In: II SEMINÁRIO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ., 2019, Floriano. SEMINÁRIO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. TERESINA: UFPI, 2019. v. 1. p. 01-05.
-
MARTINS, A. ; VELOSO, J. S. ; SILVA, E. R. ; CRUZ, F. N. ; VIEIRA, I. J. . PROJETO ESCOLA DA PAZ: EM BUSCA DE ALTERNATIVAS PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR. In: II SEMINÁRIO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, 2019, Floriano. SEMINÁRIO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. TERESINA: UFPI, 2019. v. 1. p. 01-05.
-
MARTINS, A. ; VELOSO, J. S. ; FERREIRA, C. R. ; OLIVEIRA, M. J. . PROJETO CONTAÇÃO DE ESTÓRIAS: DISSEMINANDO LITERATURA E ALEGRIA PARA AS CRIANÇAS. In: II SEMINÁRIO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ., 2019, Floriano. SEMINÁRIO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. TERESINA: UFPI, 2019. v. 1. p. 01-05.
-
MARTINS, A. ; VIEIRA, M. S. ; PEREIRA, L. S. ; SILVA, V. R. ; OLIVEIRA, H. P. C. . AS APRENDIZAGENS PROPORCIONADAS PELA REGÊNCIA DE CLASSE NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATOS DE LICENCIANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPI/CAFS. In: II SEMINÁRIO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, 2019, Floriano. SEMINÁRIO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. TERESINA: UFPI, 2019. v. 1. p. 01-05.
-
MARTINS, A. ; SILVA, R. N. ; SANTOS, J. C. ; BORGES, M. J. R. ; SILVA, R. C. P. . PIQUENIQUE DE LEITURA: UMA AÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA MUNICIPAL CÂMARA JÚNIOR EM FLORIANO - PI. In: II SEMINÁRIO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, 2019, Floriano. SEMINÁRIO DE RESIDENCIA PEDAGÓGICA - SERP. TERESINA: UFPI, 2019. v. 1. p. 01-05.
-
MARTINS, A. ; VIEIRA, M. S. ; ALVES, V. B. ; CARVALHO, J. S. ; COSTA, N. L. . O REFORÇO ESCOLAR: UM AUXÍLIO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. In: II SEMINÁRIO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, 2019, Floriano. SEMINÁRIO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - SERP. TERESINA: UFPI, 2019. v. 1. p. 01-05.
-
DOURADO, A. C. S. ; SILVA, Z. M. C. E. ; MARTINS, A. . ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO CAFS: SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO. In: VI CONEDU, 2019, Fortaleza. Anais VI CONEDU. Fortaleza: REALIZE, 2019. v. 1. p. 01-12.
-
Torres, B. ; MARTINS, A. . Acesso e Permanência de alunos(as) da Educação de Jovens e Adultos nas escolas municipais de Floriano - Piauí (1996 a 2016) ? Séries Iniciais do Ensino Fundamental.. In: SIUFPI - Semiários Integrados da UFPI, 2019, Floriano. SIUFPI - Semiários Integrados da UFPI, 2019.
-
OLIVEIRA, M. J. ; MARTINS, A. . Formação de Professores(as) para a docência na educação de adolescentes, jovens, adultos e idosos no Piauí: levantamento bibliográfico.. In: XXVII Seminário de Iniciação Científica - 2018, 2018, Floriano. Resumos - XXVII Seminário de Iniciação Científica. Teresina: UFPI, 2018. v. 1. p. 1.
-
MARTINS, A. . Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): Reflexões de Uma Iniciante Iniciada na Docência.. In: II SIMPÓSIO DE COORDENADORES DO PIBID DA UFPI: Diálogos Interdisciplinares sobre a formação docente, 2017, Teresina. II SIMPÓSIO DE COORDENADORES DO PIBID DA UFPI: Diálogos Interdisciplinares sobre a formação docente. Teresina: UFPI, 2017. v. 1. p. 1-100.
-
MARTINS, A. . O ensino religioso nos currículos escolares das escolas públicas primárias do estado de São Paulo - uma análise do programa de ensino religioso da arquidiocese de São Paulo de 1952.. In: I Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil, 2017, Timon - Maranhão. Educação Comparada na História da Educação: caderno de resumos. São Paulo: Garcia Edizione, 2017. v. 1. p. 15-96.
-
MARTINS, A. ; Vercesi, Maria Elena de Abreu ; ALMEIDA, R. C. B. F. . SEMINÁRIO/COLÉGIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO: FORMAÇÃO DISCIPLINAR E RELIGIOSA A PARTIR DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO ? 1915 A 1937. In: VI Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades ? Sertões: histórias e memórias, 2016, Caicó - Rio Grande do norte. Cadernos de Resumos do VI CNHCS, 2016.
-
MARTINS, A. ; Vercesi, Maria Elena de Abreu ; ALMEIDA, R. C. B. F. . Diretrizes da Cúria Metropolitana de São Paulo para Formação de Professores - 1934 a 1937. In: VI Colóquio Nacional História Cultura e Sensibilidades - Sertões: histórias e memórias., 2016, Caicó - Rio Grande do Norte. Cadernos de Resumos do VI CNHCS, 2016.
-
MARTINS, A. ; SANTOS, L. L. C. P. . Uma escola pública de referência: o Colégio Estadual de Minas Gerais. In: XI Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2002, Belo Horizonte. Anais da XI Semana de Iniciação Científica da UFMG. Belo Horizonte - MG: UFMG, 2002. p. 1-1.
-
MARTINS, A. . Acolhimento das(os) discentes e docentes do curso de Pedagogia: Existir e Esperançar.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FISCMANN, Roseli ; CAPUTO, Stela Guedes ; MARTINS, A. . As Culturas Religiosas e a Laicidade das Escolas Públicas: Possibilidades e desafios às práticas de Ensino.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MARTINS, A. . Educar em Meios Digitais: Novas Aprendizagens e Novos Cenários de Formação.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MARTINS, A. . Educação para responsabilidade social e políticas: perspectiva Freireana.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MARTINS, A. . ?Projeto de Ensino: Orientações sobre Submissão de Propostas?.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MARTINS, A. . Ferramentas para auxiliar o Ensino Remoto.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, M. J. ; MARTINS, A. . Formação de professores(as) para a docência na educação de adolescentes, jovens, adultos e idosos em Floriano/Piauí: Reflexões introdutórias.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, M. J. ; MARTINS, A. . A Presença da Disciplina de EJA Nos Cursos de Licenciaturas em Floriano/PI.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, A. . O ENSINO RELIGIOSO COMO DISCIPLINA ESCOLAR: MONSENHOR ÁLVARO NEGROMONTE E A PEDAGOGIA DO CATECISMO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, A. . A CONSTITUIÇÃO DE 1946 E A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL 4.024/61: A EDUCAÇÃO PÚBLICA EM DEBATE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Sousa. J. G. ; Novais, P. S. ; Torres, B. ; MARTINS, A. . EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NAS ESCOLAS DO CAMPO EM FLORIANO-PI: A INFRAESTRUTURA EM ANÁLISE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Novais, P. S. ; Sousa. J. G. ; Torres, B. ; MARTINS, A. . EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO: DESAFIOS E EXPECTATIVAS PARA UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FLORIANO/ PI. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, A. . O DECRETO N 19.941/31 E O RETORNO DO ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, A. . ENSINO RELIGIOSO: O DEBATE POLÍTICO E EDUCACIONAL NAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRA DE 1934 E 1937. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Novais, P. S. ; Sousa. J. G. ; MARTINS, A. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA FREIREANA: DIÁLOGOS INICIAIS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, A. ; Novais, P. S. ; Torres, B. . FORMAÇÃO DOCENTE EM FLORIANO/PI: VOZ AOS PROFESSORES. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, A. . O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO - (1931 a 1935).. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, A. . ESTADO, DEMOCRACIA E AVANÇOS SOCIAIS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MARTINS, A. ; MARTINS, A. . Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): Reflexões de uma Iniciante, Iniciada na Docência.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, A. . O ensino religioso nos currículos escolares das escolas públicas do Estado de São Paulo ? uma análise do programa do ensino religioso da Arquidiocese de São Paulo de 1952. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, A. . A implementação do ensino religioso nas escolas públicas primárias de São Paulo: um estudo sobre as relações entre Estado, Igreja e Educação.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, A. . Implantação e desenvolvimento da filosofia educacional da Igreja Adventista no Brasil: de Collegio Missionário da Conferência União Brasileira a Collegio Adventista:1915-1937. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, A. . Periódicos como meio de formação e informação educacionais.O Boletim de Informações - dados confidenciais da Igreja. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, A. . História Oral. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MARTINS, A. . Projeto de Pesquisa: Educação para a eternidade - a formação do sujeito na perspectiva da educação adventista (1921-1963). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, A. . Educação e religiosidade: uma análise histórica do Colégio Adventista de Belo Horizonte. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, A. ; SANTOS, L. L. C. P. . Uma escola pública de referência: o Colégio Estadual de Minas Gerais. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARTINS, A. . Mesa redonda: escola, cotidiano e cultura escolar - "Uma escola pública de referência: o colégio estadual". 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
MARTINS, A. . Certificamos que Andreia Martins atuou como consultor(a) na etapa de avaliações de apresentações na modalidade vídeo, na área de conhecimento CIÊNCIAS HUMANAS, no XXIX SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ? XIX SIC, realizado durante os ?Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí ? SIUFPI 2020?.. 2020.
MARTINS, A. . Certificamos que Andreia Martins, CPF N. 013.598.166-23, atuou como consultor(a) na grande área de Ciências Humanas, na etapa de avaliação de propostas submetidas ao EDITAL n 02/2018 ? CPESI/PROPESQI/UFPI Iniciação Científica Graduação UFPI ? 2018/2019.. 2020.
MARTINS, A. . Certificamos que Andreia Martins, CPF N. 013.598.166-23, foi consultor(a) ad hoc na grande área de Ciências Humanas na sessão de painéis no SIUFPI ? 2019 e XXVIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, realizado na UFPI ? Campus Amílcar Ferreira Sobral ? Floriano ? PI.. 2019.
MARTINS, A. . Certificamos que a Prof.ª Dr.ª Andreia Martins, CPF 013.598.166-23, atuou como consultora na grande área de Ciências Humanas, na etapa de avaliação de propostas submetidas ao Edital ICV/UFPI (2017/2018).. 2018.
MARTINS, A. . Certificamos que a Prof.ª Dr.ª Andreia Martins, CPF 013.598.166-23, atuou como consultora na grande área de Ciências Humanas, na etapa de avaliação de Produção Intelectual do Edital ICV/UFPI (2017/2018).. 2018.
MARTINS, A. . Comissão Científica no(a) Evento de extensão 'III SEMANA DE EDUCAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ? CAFS/UFPI EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE: SABERES E FAZERES NECESSÁRIOS PARA PRÁTICAS EDUCATIVAS TRANSFORMADORAS'. 2019.
MARTINS, A. . Comissão Científica no(a) Evento de extensão 'II SEMANA DE EDUCAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA ? CAFS/UFPI EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, LAICA E GRATUITA: POLÍTICAS E RESISTÊNCIA'. 2018.
MARTINS, A. . Comissão Científica no(a) Evento de extensão 'VIII SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E CULTURA DA UFPI e V MOSTRA DE COMUNIDADES'. 2018.
MARTINS, A. . Comissão Científica no(a) Evento de extensão 'VIII SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E CULTURA DA UFPI e V MOSTRA DE COMUNIDADES' ,no período de 06 a 09 de novembro de 2018, perfazendo um total de 40 hora(s).. 2018.
SILVA, C. A. ; LINHARES, A. A. ; MARTINS, A. ; SILVA, E. H. B. ; NASCIMENTO, L. C. P. ; SILVA, N. C. N. E. . Acolhimento das(os) discentes e docentes do curso de Pedagogia: Existir e Esperançar. 2022. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MARTINS, A. . Coordenação de sessão de Comunicação Oral - I Encontro de História da Educação do Meio Norte do Brasil. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MARTINS, A. . Pesquisa Acadêmica: as interfaces na prática e formação docente.. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MARTINS, A. . Ciranda literária: ensinar e aprender a ler em diálogo com a literatura na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MARTINS, A. . Ciranda literária: ensinar e aprender a ler em diálogo com a literatura na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MARTINS, A. . A construção das aprendizagens através de filmes: usos e possibilidades do cinema em sala de aula.. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MARTINS, A. . A construção das aprendizagens através de filmes: usos e possibilidades do cinema em sala de aula.. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MARTINS, A. ; DOURADO, A. C. S. . Tecnologias Digitais na Alfabetização: O Trabalho com Jogos e Atividades Digitais para a Aquisição do Sistema Alfabético e Ortográfico de Escrita. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MARTINS, A. ; DOURADO, A. C. S. ; Matuda, F. G. ; Sousa. J. G. ; Novais, P. S. . Tecnologias Digitais na Alfabetização: O Trabalho com Jogos e Atividades Digitais para a Aquisição do Sistema Alfabético e Ortográfico de Escrita. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MARTINS, A. ; DOURADO, A. C. S. ; Matuda, F. G. ; Carreiro, M. A. ; Novais, P. S. ; Sousa. J. G. . Tecnologias Digitais na Alfabetização: O Trabalho com Jogos e Atividades Digitais para a Aquisição do Sistema Alfabético e Ortográfico de Escrita. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MARTINS, A. ; DOURADO, A. C. S. . Alfabetização e Letramento: Conceitos e práticas.. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DOURADO, A. C. S. ; MARTINS, A. ; Sousa. J. G. ; Novais, P. S. ; Matuda, F. G. . Alfabetização e Letramento: Conceitos e práticas. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MARTINS, A. ; DOURADO, A. C. S. . Alfabetização e Letramento: Conceitos e práticas. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MARTINS, A. ; DOURADO, A. C. S. ; Matuda, F. G. ; Carreiro, M. A. . Alfabetização e Letramento: Conceitos e práticas. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MARTINS, A. ; CAVALCANTI, A. L. L. A. ; CARVALHO, A. D. F. . CURSO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CAVALCANTI, A. L. L. A. ; CARVALHO, A. D. F. ; MARTINS, A. . Curso de Iniciação a Docência. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MARTINS, A. ; DOURADO, A. C. S. . Formação de gestores para atuação na Educação de Jovens e Adultos na Secretaria de Educação do Município de Floriano/PI. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DOURADO, A. C. S. ; MARTINS, A. . FORMAÇÃO DE GESTORES PARA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE FLORIANO/PI?, na MODALIDADE ATUALIZAÇÃO. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MARTINS, A. ; SILVA, C. A. . Curso de formação de professores(as) e práticas pedagógicas na perspectiva Freireana para adolescentes, jovens, adultos e idosos do município de Floriano/Piauí.. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MARTINS, A. ; SILVA, C. A. . Curso de formação de professores(as) e práticas pedagógicas na perspectiva Freireana para adolescentes, jovens, adultos e idosos do município de Floriano/Piauí.. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, C. A. ; MARTINS, A. . Curso de Extensão: ?CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA FREIREANA PARA ADOLESCENTES, JOVENS, ADULTOS E IDOSOS DO MUNICÍPIO DE FLORIANO/PIAUÍ?, na MODALIDADE ATUALIZAÇÃO. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MARTINS, A. ; OLIVEIRA, M. J. . Formação de professores(as) para atuação na educação inicial e continuado de adolescentes, jovens, adultos e idosos: Levantamento Bibliográfico. 2018. (Relatório de pesquisa).
MARTINS, A. . O Ensino Religioso como disciplina escolar na Base Nacional Comum Curricular.. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MARTINS, A. . Metodologia do Ensino de História - Pedagogia 100% EAD. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).
MARTINS, A. . Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
MARTINS, A. . Oficina de Leitura e Escrita para Jovens e Adultos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MARTINS, A. . Oficina de Jogos Matemáticos para Educação de Jovens e Adultos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BICCAS, Maurilane S. (org.) ; MARTINS, A. ; LEITE, R. ; MOUTINHO, Heny L. ; UEARA, Karinah ; VÓVIO, Claudia Lemos . Alfabetização de jovens e adultos: muito além das letras e dos números. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro didático).
MARTINS, A. ; SANTOS, L. L. C. P. . Uma escola pública de referência: o Colégio Estadual de Minas Gerais. 2002. (Relatório de pesquisa).
MARTINS, A. ; MAGALHAES, L. S. ; SANTOS, L. L. C. P. . Uma escola pública de referência: o Colégio Estadual de Minas Gerais. 2001. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
O componente curricular Ensino Religioso nas Escolas Públicas no Estado do Piauí: Da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96) a implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC)., Descrição: A pesquisa proposta tem como objetivo entender como o Estado do Piauí estabeleceu as diretrizes estaduais para a implementação da disciplina escolar Ensino Religioso em sua rede de ensino após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 (LDB 9394/96) até o momento da efetivação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) por meio das Diretrizes Curriculares da Rede Pública Estadual do Piauí e do Currículo do Piauí em 2020. O debate em torno do Ensino Religioso nas Escolas Públicas (EREP) brasileiras não é novidade, mantendo-se atual e complexo desde o período colonial até os dias atuais. A grande novidade foi quando a BNCC estabeleceu o mesmo como um componente curricular, pois, a LDB 9.394/96 já preconizava o EREP como uma disciplina escolar obrigatório para ser ofertada pelas escolas de ensino fundamental e facultativa para os alunos. Com a aprovação da BNCC em 2018 foi estabelecido dois anos para Estados e Municípios fazerem seus currículos dentro da proposta da Base. A questão que norteia está escrita é a busca de entendimento de como o Estado do Piauí estabeleceu as normativas para o EREP a partir na LDB 9.394/96 até o momento em que este torna-se um componente curricular? Visando responder está inquietação me valerei de um estudo de base bibliográfica e documental, tendo como fontes documentais: constituições, legislações, decretos, pareceres e propostas curriculares referentes ao EREP estabelecidos pelo Estado do Piauí no período de 1996 a 2020.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andréia Martins - Coordenador / TARSIANE TAYNARA RODRIGUES DE LIMA - Integrante.
-
2018 - 2020
Acesso e Permanência de alunos(as) da Educação de Jovens e Adultos nas escolas municipais de Floriano - Piauí (1996 a 2016), Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo realizar um levantamento estatístico sobre o acesso e a permanência dos alunos(as) da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas séries iniciais e finais do ensino fundamental nas escolas públicas municipais de Floriano-Piauí no período de 1996 a 2016.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andréia Martins - Coordenador / Barbiton Torres - Integrante / Marlon Araújo Carreiro - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Piauí - Bolsa.
-
2017 - 2018
Formação de professores(as) para atuação na educação inicial e continuado de adolescentes, jovens, adultos e idosos: o que tem sido proposto nos cursos de licenciatura., Descrição: Esta pesquisa objetiva entender como vem ocorrendo a formação de professores para ministrarem aula na educação de jovens e adultos nos cursos de licenciatura nas universidades e faculdades, públicas e privadas do município de Floriano/Piauí. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andréia Martins - Coordenador / Maria Janaína Oliveira - Integrante.
-
2012 - 2016
O ensino religioso nas escolas públicas paulistas: relações entre Estado, Igreja e Educação (1931 a 1961), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andréia Martins - Coordenador / Circe Maria Fernandes Bittencourt - Integrante.
-
2004 - 2007
Estratégias de difusão da igreja adventista no Brasil: um estudo sobre o Seminário/Colégio Adventista Brasileiro, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andréia Martins - Integrante / Waldir Cauvila - Coordenador.
-
2001 - 2004
Uma escola pública de referência: o Colégio Estadual de Minas Gerais, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Andréia Martins - Integrante / Lucíola Licínio de Castro Paixão Santos - Coordenador / Lilianne Sousa Magalhães - Integrante / Denise Bianca - Integrante / Aneleh Sampaio - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Prêmios
2019
PRIMEIRO LUGAR - SIUFPI 2019 E II SEMINÁRIO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA -ÀREA DE PEDAGOGIA., Universidade Federal do Piauí..
2018
Certificamos que o trabalho ?Formação de professores(as) para atuação na educação inicial e continuado de adolescentes, jovens, adultos e idosos: Levantamento Bibliográfico.? de autoria de Maria Janai, Universidade Federal do Piauí..
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - Atual
Universidade Federal do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
05/2023
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SEMINARIO TEMATICO I (INTRODUCAO A PEDAGOGIA);, ESTAGIO SUPERVISIONADO III - ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL;
-
04/2022
Direção e administração, Campus Amilcar Ferreira sobral (CAFS) - UFPI.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Pedagogia..
-
04/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Amilcar Ferreira sobral (CAFS) - UFPI.,Cargo ou função, COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA (PRESIDENTE)..
-
04/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Amilcar Ferreira sobral (CAFS) - UFPI.,Cargo ou função, Membro do Conselho do Campus Amílcar Ferreira Sobral ..
-
11/2022 - 04/2023
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTAGIO SUPERVISIONADO I- PLANEJAMENTO E GESTAO DA EDUCACAO;, ESTAGIO SUPERVISIONADO I- PLANEJAMENTO E GESTAO DA EDUCACAO;, SEMINARIO TEMATICO I (INTRODUCAO A PEDAGOGIA;, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
-
05/2022 - 10/2022
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SEMINARIO TEMATICO I (INTRODUCAO A PEDAGOGIA, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
-
08/2021 - 04/2022
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FUNDAMENTOS DA EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS;, 	GESTAO DE SISTEMAS E UNIDADES ESCOLARES., GESTAO DE SISTEMAS E UNIDADES ESCOLARES.
-
09/2019 - 03/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Amilcar Ferreira sobral (CAFS) - UFPI.,Cargo ou função, Comissão de GOvernança do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (PRP)..
-
02/2020 - 02/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Amilcar Ferreira sobral (CAFS) - UFPI.,Cargo ou função, NÚCLÉO DOCENTE ESTRUTURANTE - NDE.
-
02/2021 - 07/2021
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTAGIO SUPERVISIONADO III - ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, GESTAO DE SISTEMAS E UNIDADES ESCOLARES;, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I E II.
-
02/2020 - 01/2021
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos, Metodologia da Educação de Jovens e Adultos.
-
08/2020 - 12/2020
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 	ESTAGIO SUPERVISIONADO III - ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, 	FUNDAMENTOS DA EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS
-
02/2020 - 06/2020
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 	ESTAGIO SUPERVISIONADO III - ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, METODOLOGIA DA EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I E II
-
04/2019 - 04/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Amilcar Ferreira sobral (CAFS) - UFPI.,Cargo ou função, Assessoria de Ensino do Campus Amílcar Ferreira Sobral.
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 	ESTAGIO SUPERVISIONADO III - ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, 	FUNDAMENTOS DA EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS, GESTAO DE SISTEMAS E UNIDADES ESCOLARES, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
-
04/2018 - 08/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Amilcar Ferreira sobral (CAFS) - UFPI.,Cargo ou função, Comissão de GOvernança do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (PRP)..
-
02/2019 - 07/2019
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos, Gestão de Sistemas e Unidades Escolares e Trabalho de Conclusão de Curso.
-
03/2017 - 03/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Amilcar Ferreira sobral (CAFS) - UFPI.,Cargo ou função, Membro do Conselho do Campus Amilcar Ferreira Sobral.
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos, Gestão de Sistemas e Unidades Escolares, Trabalho de Conclusão de Curso I e II e Estágio Supervisionado.
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Sistemas e Unidades Escolares
-
02/2018 - 07/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos, Metodologia de Ensino da Educação de Jovens e Adultos e Políticas Públicas da Educação.
-
08/2017 - 03/2018
Extensão universitária , Campus Amilcar Ferreira sobral (CAFS) - UFPI.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID).
-
11/2017 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Amilcar Ferreira sobral (CAFS) - UFPI.,Cargo ou função, Comissão para Elaborar Proposta de Portaria Normativa Regulamentando os Critérios Referentes às Placas de Formatura do Campus Amílcar Ferreira Sobral..
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos; Metodologia da Educação de Jovens e Adultos.
-
03/2017 - 07/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos; Alfabetização e Letramento; Fundamentos da Gestão da Educação .
2012 - 2017
Universidade Nove de JulhoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Superior
Atividades
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - Antropologia e Educação; - História da Educação Brasileira; - História da Educação Brasileira (EAD).
-
02/2016 - 06/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - História da Educação; - História da Educação Brasileira; - História da Educação Brasileira (EAD); - Currículos e Programas (EAD); - Estrutura e Funcionamento da Educação Básica (EAD).
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - História da Educação Brasileira; - Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira; - Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira (EAD); - Currículos e Programas (EAD).
-
02/2015 - 06/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira; - História da Educação; - História da Educação (EAD).
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - Educação de Jovens e Adultos; - Educação de Jovens e Adultos (EAD); - Metodologia do Ensino de História; - Metodologia do Ensino de História (EAD).
-
02/2014 - 06/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - Educação de Jovens e Adultos; - Educação de Jovens e Adultos (EAD); - Metodologia do Ensino de História; - Metodologia do Ensino de História (EAD).
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - Metodologia do Ensino de História; - Metodologia do Ensino de História (EAD); - Multiculturalismo ou Sustentabilidade e Tecnologia (EAD).
-
05/2013 - 06/2013
Ensino, Formação Docente para o Ensino Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Avaliação Educacional
-
02/2013 - 06/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - Educação de Jovens e Adultos; - Educação de Jovens e Adultos (EAD); - Multiculturalismo ou Sustentabilidade e Tecnologia (EAD).
-
04/2013 - 05/2013
Ensino, Formação Docente para o Ensino Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estratégias para Qualidade no Ensino
-
03/2013 - 04/2013
Ensino, Formação Docente para o Ensino Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estrutura e Funcionamento do Ensino Técnico e Superior
-
02/2013 - 03/2013
Ensino, Formação Docente para o Ensino Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Bases Históricas e Filosóficas da Educação
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - História da Educação; - História da Educação Brasileira; - Metodologia do Ensino de História; - Multiculturalismo ou Sustentabilidade e Tecnologia (EAD)
-
02/2012 - 06/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 2012/1 - História da Educação Brasileira; - Metodologia do Ensino de História; - Multiculturalismo ou Sustentabilidade e Tecnologia (EAD)
2016 - 2017
Instituto Sumare de Educação SuperiorVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora Geral do Instituto de Educação, Carga horária: 20
2015 - 2016
Instituto Sumare de Educação SuperiorVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Pesquisa e Pós-graduação., Carga horária: 20
2014 - 2016
Instituto Sumare de Educação SuperiorVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Extensão., Carga horária: 20
2007 - 2015
Instituto Sumare de Educação SuperiorVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Superior
2011 - 2014
Instituto Sumare de Educação SuperiorVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Pedagogia, Carga horária: 15
Atividades
-
01/2015 - 07/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - História da Educação.
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - Educação de Jovens e Adultos.
-
01/2014 - 07/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - Estrutura e Funcionamento da Educação Básica (EAD); Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso; - Projeto Profissional Interdisciplinar.
-
01/2014 - 07/2014
Ensino, História / Geografia / Letras - Inglês / Letras - Espanhol, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - Estrutura e Funcionamento da Educação Básica (EAD).
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - Estrutura e Funcionamento da Educação Básica (EAD). - Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - Estrutura e Funcionamento da Educação Básica (EAD); - Educação de Jovens e Adultos.
-
01/2013 - 07/2013
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - Estrutura e Funcionamento da Educação Básica (EAD).
-
01/2013 - 07/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - Estrutura e Funcionamento da Educação Básica (EAD).
-
01/2013 - 07/2013
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - Estrutura e Funcionamento da Educação Básica (EAD).
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - Estrutura e Funcionamento da Educação Básica (EAD).
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - Estrutura e Funcionamento da Educação Básica (EAD).
-
10/2011 - 10/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR.,Cargo ou função, - Conselho de Gestão Superior da Faculdade Sumaré..
-
01/2012 - 07/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso; - Projeto Profissional Interdisciplinar.
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - Estrutura e Funcionamento da Educação Básica; - História da Educação; - Metodologia do Ensino de História; Projeto Profissional Interdisciplinar; - Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.
-
01/2011 - 07/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - História da Educação; - Metodologia do Ensino de História da Educação; - Projeto Profissional Interdisciplinar.
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - Didática; - Estrutura e Funcionamento da Educação Básica; - Metodologia do Ensino de História; - Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso; - Projeto Profissional Interdisciplinar.
-
01/2010 - 07/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - Estrutura e Funcionamento da Educação Básica; - História da Educação; - Metodologia do Ensino de História; - Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso; - Projeto Profissional Interdisciplinar.
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - História da Educação; - Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira; - Projeto Profissional Interdisciplinar.
-
01/2009 - 07/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - História da Educação; Estrutura e Funcionamento da Educação Básica; - Projeto Profissional Interdisciplinar.
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - História da Educação; - Estrutura e Funcionamento da Educação Básica.
-
03/2007 - 12/2008
Extensão universitária , INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR.,Atividade de extensão realizada, Professora orientadora do Projeto Bolsa Escola Pública e Universidade na Alfabetização. Instituído pelo governo do Estado de São Paulo..
-
10/2007 - 10/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR.,Cargo ou função, Conselho de Gestão Superior da Faculdade Sumaré..
-
01/2008 - 07/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - História da Educação; - Filosofia da Educação.
-
07/2007 - 12/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, - Estágio Supervisionado; - Projeto Profissional Interdisciplinar.
2016 - 2016
Serviço Nacional de Aprendizagem ComercialVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessoria e Consultoria / Docência
Atividades
-
07/2016 - 10/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, SENAC - GUARULHOS.,Cargo ou função, Prestação de serviço de assessoria e consultoria de educação e ensino. Título do projeto: Letras e números: registros e leituras do cotidiano lúdico infantil..
-
07/2016 - 07/2016
Ensino, Letras e números: registros e leituras do cotidiano lúdico infantil., Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Contexto legal e o papel do professor da educação infantil ? Ambientes para a infância e o letramento. (8 horas). - 18/07/2016 - Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes/S.P.
-
07/2016 - 07/2016
Ensino, Letras e números: registros e leituras do cotidiano lúdico infantil., Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Contexto legal e o papel do professor da educação infantil ? Ambientes para a infância e o letramento. (8 horas). - 22/07/2016 - Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes S.P.
-
07/2016 - 07/2016
Ensino, Letras e números: registros e leituras do cotidiano lúdico infantil., Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Contexto legal e o papel do professor da educação infantil ? Ambientes para a infância e o letramento. (8 horas). - 21/07/2016 - Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes
2012 - 2016
Pontifícia Universidade Católica de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de doutorado, Carga horária: 20
2006 - 2010
Organização não governamental Educar para MudarVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Formadora
Atividades
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Cantar e Aprender na educação de Jovens e Adultos., Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Cantar e Aprender na educação de Jovens e Adultos - 20 horas
-
03/2010 - 06/2010
Ensino, Cantar e Aprender na educação de Jovens e Adultos., Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Cantar e Aprender na educação de Jovens e Adultos - 20 horas
-
03/2006 - 12/2006
Ensino, Cantar e Aprender na educação de Jovens e Adultos., Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Cantar e Aprender na educação de Jovens e Adultos - 28 horas
2009 - 2010
Centro Universitário Padre Anchieta, UniAnchietaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Pós Graduação
Atividades
-
07/2010 - 08/2010
Ensino, Lato Sensu - Alfabetização e Letramento, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, - Práticas e Eventos de Letramento na Educação de Jovens e Adultos (30 horas).
-
07/2009 - 08/2009
Ensino, Lato Sensu - Alfabetização e Letramento, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, - Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (30 Horas).
2007 - 2009
Faculdade Renascença-UNIESPVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Universitária, Carga horária: 22
Atividades
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática IV, Educação de Jovens e Adultos, História da Educação, Metodologia do ensino de História, Projetos Experimentais I, Projetos Experimentais II
-
02/2008 - 07/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Curriculos e Programas, Didática, Projetos Experimentais I
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Geral
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciências Sociais, Didática, Historia da Educação
-
02/2007 - 07/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática, História da Educação
-
02/2007 - 07/2007
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Geral
-
02/2007 - 07/2007
Ensino, Secretariado executivo biligue, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Geral
-
02/2007 - 07/2007
Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Geral
2006 - 2007
Ação Educativa, Assessoria, Informação e PesquisaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Formadora
2004 - 2005
Ação Educativa, Assessoria, Informação e PesquisaVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2007 - 06/2007
Ensino, Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos., Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Curso de formação de professores de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação do Município de Santos / S.P. (80 horas)
-
05/2007 - 05/2007
Ensino, Relações étnico-racial - quesito cor na saúde., Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Curso de capacitação sobre relações étnico-racial para servidores públicos da Secretaria de Saúde do Município de Santo André / S.P. (32 horas)
-
04/2007 - 04/2007
Ensino, Usos e possibilidades da Coleção Viver, Aprender - 1 Segmento da E.J.A., Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Conferência e oficinas junto a professores do 1 segmento do Ensino Fundamental da EJA - Secretaria de Educação do Município de Itatiba / S. P. (06 horas)
-
02/2007 - 02/2007
Ensino, Usos e possibilidades da Coleção Viver, Aprender - 1 Segmento da E.J.A., Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Conferência e oficinas junto a professores do 1 segmento do Ensino Fundamental da EJA - Secretaria de Educação do Município de Mesquita / R.J. (08 horas)
-
02/2007 - 02/2007
Ensino, Compartilhando Experiências, Elaborando Propostas., Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Conferência e oficinas junto a professores do 1 segmento do Ensino Fundamental da EJA - Secretaria de Educação do Município de Rondonópolis / M.T. (08 horas)
-
10/2006 - 10/2006
Ensino, Usos e possibilidades da Coleção Viver, Aprender - 1 Segmento da E.J.A., Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Conferência e oficinas junto a professores do 1 segmento do Ensino Fundamental da EJA - Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro / R.J. (08 horas)
-
09/2006 - 09/2006
Ensino, Usos e possibilidades da Coleção Viver, Aprender - 1 Segmento da E.J.A., Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Oficinas junto a professores do 1 segmento do Ensino Fundamental da EJA - Secretaria de Educação do Município de Belo Horizonte / M.G. - (16 horas)
-
03/2006 - 03/2006
Ensino, Usos e possibilidades da Coleção Viver, Aprender - 1 Segmento da E.J.A., Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Oficinas junto a professores do 1 segmento do Ensino Fundamental da EJA - Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo. (20 horas)
-
06/2004 - 03/2005
Estágios , Ação educativa.,Estágio realizado, Estagiária no departamento de Educação de Jovens e Adultos.
-
08/2004 - 10/2004
Ensino, Compartilhando Experiências, Elaborando Propostas., Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Ministrou aulas no projeto "Compartilhando Experiências, Elaborando Propostas", para alunos da Educação de Jovens e Adultos, da rede municipal de Cajamar / São Paulo. (64 horas/aula)
2004 - 2007
Faculdade de Educação da USP/SPVínculo: Aluna bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna do Programa de Pós-Graduação
Atividades
-
02/2005 - 07/2005
Estágios , EDF - FE/USP.,Estágio realizado, Ensino de Didática - Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da USP.
2004 - 2006
Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USPVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Cursos de Extensão
Atividades
-
07/2006 - 08/2006
Extensão universitária , FAFE - FE/USP.,Atividade de extensão realizada, Formação de gestores e educadores, no Programa de Educação Continuada para a Rede Municipal de Ensino de São Paulo (40 horas).
-
10/2005 - 11/2005
Extensão universitária , FAFE - FE/USP.,Atividade de extensão realizada, Formação de Gestores e Educadores - Inclusão: um desafio para os sistemas educacionais. Programa de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
-
07/2004 - 11/2004
Extensão universitária , FAFE - FE/USP.,Atividade de extensão realizada, Curso: Inclusão e Cidadania, no Programa de Formação Continuada para Professores da Rede Municipal de São Paulo (120 horas)..
2001 - 2004
Faculdade de Educação da UFMGVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Andreia Martins e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?