Fernando Luiz Castro
Atualmente é professor de Física e de Matemáticado Ensino Médio no Colégio Salesiano Itajaí e professor da Universidade do Vale do Itajaí. É mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina na área de concentração Fabricação e participou do grupo de pesquisa GUME (Grupo da Usinagem de Materiais Endurecidos) em parceria com a UNIFEBE. Graduado em Engenharia Industrial-Mecânica pela Universidade do Vale do Itajaí e homenageado pelo CREA-SC como 1 lugar no curso. Possui também licenciatura em Física pela Faculdade Gamaliel. É graduando de Filosofia pela Uningá. Foi desenhista projetista na empresa Huisman Ltda, onde desenvolveu um projeto que reduziu 30 da massa total de uma roda alinhadora (aproximadamente 8900 kg de redução). Foi também monitor do laboratório de Física da Universidade do Vale do Itajaí durante a graduação.
Informações coletadas do Lattes em 26/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Engenharia Mecânica
2016 - 2018
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Previsão da Vida de Ferramentas de PCBN com Base na Taxa Tridimensional de Desgaste, Ano de Obtenção: 2018
Rolf Bertrand Schroeter.Coorientador: Denis Boing. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Engenharias
Especialização em andamento em Ensino de Matemática
2024 - Atual
Graduação em Formação de Docentes para Educação Básica em Física (Licenciatura)
2018 - 2019
Graduação em Engenharia Industrial Mecânica
2011 - 2015
Universidade do Vale do Itajaí
Título: Estudo de redução de massa de roda alinhadora em sistema de lançamento de tubulação submarina
Orientador: Heinz Günther Schaaf
Formação complementar
2025 - 2025
Extensão universitária em Nivelamento - Inglês. (Carga horária: 10h). , Centro Universitário Ingá, UNINGA, Brasil.
2025 - 2025
Extensão universitária em Nivelamento - Matemática. (Carga horária: 10h). , Centro Universitário Ingá, UNINGA, Brasil.
2025 - 2025
Extensão universitária em Nivelamento - Português. (Carga horária: 10h). , Centro Universitário Ingá, UNINGA, Brasil.
2025 - 2025
Afetividade na Aprendizagem. (Carga horária: 4h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2025 - 2025
Introduction to Prompt Engineering. (Carga horária: 6h). , IBM Corporation, IBM, Estados Unidos.
2025 - 2025
Ciclo de Aulas do Professor Michael Gorman. (Carga horária: 8h). , Academia Atlântico, AA, Brasil.
2025 - 2025
UAIFET: Use AI for Everyday Tasks. (Carga horária: 1h). , Microsoft Corporation, MC*, Estados Unidos.
2025 - 2025
Recursos de acessibilidade para acadêmicos com transtornos de aprendizagem. (Carga horária: 4h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2025 - 2025
A Educação Estética pela experiência literária. (Carga horária: 4h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2025 - 2025
Resultados Gestão 2018-2025. (Carga horária: 4h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2025 - 2025
Pesquisa, Extensão e Inovação em foco: desafios e perspectivas. (Carga horária: 4h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2025 - 2025
Mesa Redonda: A Educação na visão das Escolas do Conhecimento e dos CAUs. (Carga horária: 4h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2025 - 2025
Italian Language and Culture: Beginner (2025-2026). (Carga horária: 48h). , WellesleyX, WELLESLEY, Estados Unidos.
2025 - 2025
Introduction to Generative AI. (Carga horária: 9h). , IBM Corporation, IBM, Estados Unidos.
2025 - 2025
Abertura Oficial das Trilhas Formativas com Reitor + Educação em cena: como. (Carga horária: 4h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2025 - 2025
Programa Educando Cidadãos (MPSC) e Projeto Educar, Inspirar e Transformar. (Carga horária: 4h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2024 - 2024
Formação Pedagógica - Aprendizagem e suas Propostas. (Carga horária: 4h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2024 - 2024
Inteligência Artificial no Ensino Superior: desafios e possibilidades. (Carga horária: 4h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2024 - 2024
Instrumentos de avaliação da aprendizagem: construção. (Carga horária: 4h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2024 - 2024
Metodologias Ativas: Aprendizagem baseada em jogos. (Carga horária: 4h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2024 - 2024
Plano de Ensino e Diário Online: Elementos Essenciais e Operacionalização d. (Carga horária: 4h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2024 - 2024
Elaboração de questões avaliativas. (Carga horária: 4h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2024 - 2024
Metodologias Ativas: Sala de aula invertida. (Carga horária: 4h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2023 - 2023
Formação Pedagógica - AVA Univali e Ferramentas Microsoft. (Carga horária: 4h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2023 - 2023
Formação Pedagógica - Avaliação na Educação Básica. (Carga horária: 4h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2019 - 2019
Práticas para Fortalecer o Protagonismo Infanto-Juvenil nas Escolas. (Carga horária: 32h). , Instituto Alana, ALANA, Brasil.
2019 - 2019
Primeiros Socorros em Pediatria. (Carga horária: 4h). , ALFA Urgência e Emergência, ALFA, Brasil.
2019 - 2019
Khapacitar. (Carga horária: 1h). , Khan Academy, KHAN, Brasil.
2018 - 2018
Capacitação dos Professores para uso do Material Revisional ENEM. (Carga horária: 8h). , Centro Salesiano de Formação, CSF, Brasil.
2018 - 2018
Capacitação dos Professores para elaboração de itens tipo ENEM e uso da TRI. (Carga horária: 8h). , Centro Salesiano de Formação, CSF, Brasil.
2018 - 2018
Formação das Diretrizes Pedagógico-Evangelizadores da RSB-Escolas - DIRPE. (Carga horária: 20h). , Colégio Salesiano Itajaí, CSI, Brasil.
2017 - 2017
Learning How to Learn. (Carga horária: 9h). , University of California San Diego, UCSD, Estados Unidos.
2015 - 2015
Calculation Course I. , Huisman Academy, HUISMAN ACADEMY, Brasil.
2013 - 2014
Introduction to Structural Mechanics. , Huisman Academy, HUISMAN ACADEMY, Brasil.
2013 - 2014
Inglês. (Carga horária: 120h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2012 - 2012
A Corrosão em Materiais e sua Mitigação. (Carga horária: 8h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2012 - 2012
SolidWorks Desenho Assistido por Computador (CAD). (Carga horária: 40h). , Instituto Federal Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2012 - 2012
Metalografia das Ligas Ferrosas. (Carga horária: 8h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2012 - 2012
Análise de Falhas em Componentes Mecânicos. (Carga horária: 8h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2011 - 2011
AutoCAD 2D e 3D: Documentação e Projeto. (Carga horária: 72h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC, SENAC/SC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Mecânica.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Usinagem.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Usinagem com Ferramentas de Geometria Definida.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Usinagem de Aços Endurecidos.
Participação em eventos
Rei e Rainha da Derivada. 2025. (Olimpíada).
24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering - COBEM. 2017. (Congresso).
IX Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação. 2017. (Congresso).
Seminário Equipaindustria Itajaí 2012. 2012. (Seminário).
Participação em bancas
Silva, M. H.; PÁRIS, F.;CASTRO, F. L.. Elaboração de FMEA para Estrutura Metálica Destinada a Desembarque de Pessoas em Equipamento. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Itajaí.
PÁRIS, F.; KAKUDA, S. M.;CASTRO, F. L.. Otimização da Resistência Mecânica em Placas de Modelagem de Terminais das Bobinas dos Transformadores a Seco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Itajaí.
Silva, M. H.; KAKUDA, S. M.; SILVA, J. A.;CASTRO, F. L.. Análise por Metodologia da Manutenção Produtiva Total (TPM) - Estudo de Caso em uma Indústria de Papelão Ondulado. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Itajaí.
MARIOT, P.; KLEINJOHANN, K. C.;CASTRO, F. L.. Efeito do Tratamento de Têmpera nas Características de Engrenagens Usinadas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Itajaí.
PÁRIS, F.; SILVA, J. A.;CASTRO, F. L.. Projeto de uma Máquina CNC Router: Aplicações Específicas em Trabalhos Personalizados com Madeira. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Itajaí.
PÁRIS, F.; SILVA, J. A.;CASTRO, F. L.. Projeto de uma Máquina CNC Router: Aplicações Específicas em Trabalhos Personalizados com Madeira. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Itajaí.
Silva, M. H.;CASTRO, F. L.; KAKUDA, S. M.. Análise da metodologia da manutenção produtiva total (TPM) estudo de caso em uma indústria de papelão ondulado. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Itajaí.
MARIOT, P.;CASTRO, F. L.; KLEINJOHANN, K. C.. Efeito do tratamento de têmpera no desgaste ferramental de cortador Fellows. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Itajaí.
PÁRIS, F.; SILVA, J. A.;CASTRO, F. L.. Projeto de retífica plana semiautomatizada para uso em cutelaria artesanal. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Itajaí.
Produções bibliográficas
-
BOING, DENIS ; CASTRO, FERNANDO LUIZ ; SCHROETER, ROLF BERTRAND . Prediction of PCBN tool life in hard turning process based on the three-dimensional tool wear parameter. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED MANUFACTURING TECHNOLOGY , v. 106, p. 779-790, 2019.
-
CASTRO, FERNANDO LUIZ ; BOING, DENIS ; SCHROETER, ROLF BERTRAND . Tool Performance Assessment based on Three-Dimensional Tool Wear Rate. PROCEDIA CIRP , v. 77, p. 638-641, 2018.
-
CASTRO, F. L. ; BOING, D. ; SCHROETER, R. B. . Utilização da Taxa de Desgaste Tridimensional para Previsão de Vida de Ferramentas. In: XXI Colóquio de Usinagem, 2017, Ouro Preto. Anais do XXI Colóquio de Usinagem, 2017.
Prêmios
2024
Moção nº 11, Câmara de Vereadores Mirins de Itajaí.
2016
1º Lugar no Curso de Engenharia Industrial-Mecânica, CREA-SC.
Histórico profissional
Experiência profissional
2025 - Atual
Colégio Salesiano ItajaíVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações:
Disciplinas ministradas:- Física para o 1 ano do Ensino Médio;- Matemática para o 2 ano do Ensino Médio;- Projeto de Itinerário Formativo "Startup High School" para o Ensino Médio;- Apoio de Física para o 1 ano do Ensino Médio;- Apoio de Física para o 2 ano do Ensino Médio;- Revisão de Física (Projeto Foco 100) para o Ensino Médio.
2024 - 2025
Colégio Salesiano ItajaíVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 41
Outras informações:
Disciplinas ministradas:- Matemática para o 9 ano do Ensino Fundamental;- Matemática para o 2 ano do Ensino Médio;- Projeto de Itinerário Formativo "Startup High School" para o Ensino Médio;- Tutor na tutoria pedagógica para o Ensino Fundamental Anos Finais;- Progressão parcial de Matemática do 9 ano do Ensino Fundamental e do 1 ano do Ensino Médio;- Apoio de Matemática para o 6 ano do Ensino Fundamental;- Apoio de Matemática para o 7 ano do Ensino Fundamental.
2024 - 2024
Colégio Salesiano ItajaíVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 41
Outras informações:
Disciplinas ministradas:- Matemática para o 9 ano do Ensino Fundamental;- Matemática para o 2 ano do Ensino Médio;- Projeto de Itinerário Formativo "Laboratório de Música" para o Ensino Médio;- Tutor na tutoria pedagógica para o Ensino Fundamental Anos Finais;- Progressão parcial de Matemática do 9 ano do Ensino Fundamental e do 1 ano do Ensino Médio.
2023 - 2024
Colégio Salesiano ItajaíVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 38
Outras informações:
Disciplinas ministradas:- Matemática para o 6 ano do Ensino Fundamental Anos Finais;- Projeto de Itinerário Formativo "Análise e Experimentação Científica" para o Ensino Médio (Física);- Tutor na tutoria pedagógica para o Ensino Fundamental Anos Finais.
2022 - 2023
Colégio Salesiano ItajaíVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 48
Outras informações:
Disciplinas ministradas:- Matemática para o 6 ano do Ensino Fundamental Anos Finais;- Projeto de Itinerário Formativo "Análise e Experimentação Científica" para o Ensino Médio (Física);- Tutor na tutoria pedagógica para o Ensino Fundamental Anos Finais.
2020 - 2022
Colégio Salesiano ItajaíVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 43
Outras informações:
Disciplinas ministradas:
- Matemática para o 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais;
- Projeto de Itinerário Formativo "Análise e Experimentação Científica" para o Ensino Médio (Física);
- Tutor na tutoria pedagógica para o Ensino Fundamental Anos Finais.
2019 - 2020
Colégio Salesiano ItajaíVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações:
Disciplinas ministradas:
- Física para o 1º ano do ensino médio;
- Matemática para o 7º ano do ensino fundamental anos finais;
- Revisão de Física para o 3º ano do ensino médio;
- Laboratório de Física para o 1º ano do ensino médio;
- Tutor na tutoria pedagógica para o 6º ano e o 7º ano do ensino fundamental anos finais.
2019 - 2019
Colégio Salesiano ItajaíVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 27
Outras informações:
Disciplinas ministradas:
- Física para o 1º ano do ensino médio;
- Matemática para o 7º ano do ensino fundamental anos finais;
- Revisão de Física para o 3º ano do ensino médio;
- Laboratório de Física para o 1º ano do ensino médio.
2018 - 2019
Colégio Salesiano ItajaíVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25
Outras informações:
Disciplinas ministradas:
- Física para o 1º ano do ensino médio;
- Matemática para o 9º ano do ensino fundamental anos finais;
- Matemática para o 8º ano do ensino fundamental anos finais;
- Revisão de Física para o 3º ano do ensino médio;
- Laboratório de Física para o 9º ano do ensino fundamental anos finais.
2018 - 2018
Colégio Salesiano ItajaíVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18
Outras informações:
Disciplinas ministradas:
- Física para o 1º ano do ensino médio;
- Matemática para o 9º ano do ensino fundamental anos finais;
- Matemática para o 8º ano do ensino fundamental anos finais.
2018 - 2018
Colégio Salesiano ItajaíVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas ministradas:
- Física para o 1º ano do ensino médio;
- Matemática para o 9º ano do ensino fundamental anos finais;
- Matemática para o 8º ano do ensino fundamental anos finais;
- Revisão de Física para o 3º ano do ensino médio.
2025 - Atual
Universidade do Vale do ItajaíVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações:
Disciplina ministrada no Núcleo Integrado de Disciplinas (NID) da Escola Politécnica:- Cálculo I;- Resistência dos Materiais.Disciplina ministrada no curso de Engenharia Mecânica:- Processos de Fabricação.
2024 - 2025
Universidade do Vale do ItajaíVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações:
Disciplina ministrada no Núcleo Integrado de Disciplinas (NID) da Escola Politécnica:- Cálculo I;Disciplina ministrada no curso de Ciências Biológicas: - Cálculo para Biociências.
2023 - 2024
Universidade do Vale do ItajaíVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações:
Disciplina ministrada no Núcleo Integrado de Disciplinas (NID) da Escola Politécnica:- Cálculo I;Disciplina ministrada no curso de Engenharia Mecânica: - Processos de Fabricação.
2023 - 2023
Universidade do Vale do ItajaíVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 12
Outras informações:
Disciplinas ministradas no Núcleo Integrado de Disciplinas (NID) da Escola Politécnica:- Álgebra Linear e Geometria Analítica I;- Cálculo I;- Física II.
2023 - 2023
Universidade do Vale do ItajaíVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 12
Outras informações:
Disciplinas ministradas no Núcleo Integrado de Disciplinas (NID) da Escola Politécnica:- Cálculo I;- Física I;- Física II.
2012 - 2013
Universidade do Vale do ItajaíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor do Laboratório de Física, Carga horária: 20
Outras informações:
Monitoria no laboratório de Física para auxílio às aulas dentro do laboratório, preparação de experimentos e ajuda aos alunos que necessitem.
2013 - 2015
Huisman LtdaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Desenhista Projetista, Carga horária: 24
Outras informações:
Elaboração de desenhos de peças, solda, usinagem e montagem. Desenvolvimento de novas tecnologias. Análise estrutural por meio de elementos finitos. Uso diário da língua inglesa.
Destaco o desenvolvimento de um projeto de redução de massa de roda alinhadora com utilização de cabos de fibra de carbono. O resultado foi uma redução de 8900 kg, o que representa 30% da massa total da estrutura.
2025 - 2025
EEM Víctor MeirellesVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor de Física do 1 ano e do 2 ano do Ensino Médio.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fernando Luiz Castro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?