Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva (1973), hoje denominado Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva, mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e especialização em Gestão Escolar. Aposentou-se como professora doutora no IBILCE/UNESP, de São José do Rio Preto, em 2002. Foi Diretora de Graduação do IMES/Catanduva de 2003 a 2005 e atualmente, é Coordenadora de Graduação. Coordenou o Curso de Letras do IMES por mais de dez anos. Docente e Gestora de Curso em EAD do Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson. É professora do IMES/Catanduva, onde ministra aulas no curso de Pedagogia e Letras. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: texto, discurso, leitura, gênero do discurso. Possui experiência em curso de capacitação docente e em Gestão Acadêmica. A convite do senhor Prefeito Municipal de Catanduva, exerceu o cargo em comissão de Secretária Municipal de Educação, de 2013 a 2016 e Diretora de Educação e Cultura do Município de Itajobi até 2021. Atualmente é Coordenadora de Graduação do IMES Catanduva.

Informações coletadas do Lattes em 09/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa

1992 - 1998

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: A descrição, narração e dissertação do ponto de vista da organização temporal
Orientador: Odete G Altman de Souza Campos
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: tempo; Sistemas temporais; Modos de organização discursiva; Enunciativo; Enuncivo.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Outro.

Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa

1986 - 1991

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Pronomes e não pronomes como preenchedores do complemento do verbo na Língua Oral Culta da Cidade de São Paulo, Ano de Obtenção: 1991
Orientador: Odete G Altman de Souza Campos
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: complemento verbal; Variantes; pronomes do caso reto; pronomes do caso oblíquo.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Especialização em Curso De Pós-Graduação "Lato Sensu", Especialização em Gestão Escolar

2016 - 2017

Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson
Título: Formação Continuada de Docentes do Sistema Municipal de Ensino
Orientador: Sebastião Donizete Bazon

Especialização em Letras

1974 - 1974

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva

Curso técnico/profissionalizante em Curso Normal

1967 - 1969

Instituto de Educação Barão do Rio Branco

Ensino Fundamental (1º grau)

1959 - 1967

Instituto de Educação Barão do Rio Branco

Formação complementar

2019 - 2019

Curso de Capacitação de Avaliadores. (Carga horária: 90h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.

Organização de eventos

DA SILVA, VERA LÚCIA MASSONI XAVIER . 3 Simpósio Professora Maria Heleny Fabri de Araújo. 2020. (Congresso).

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da ; BARBOSA, R. F. . 2ª Feira Literária de Catanduva. 2015. .

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da ; BARBOSA, R. F. . 1ª Feira Literária de Catanduva. 2014. .

Participação em eventos

Formação Continuada. 2025. (Encontro).

Formação Continuada.Aprendizagem por Competências. 2025. (Encontro).

V Simpósio Professora Maria Heleni Fabri d eAraújo. 2022. (Simpósio).

capacitação auto instrucional para habilitação na AVALIAÇÃO EXTERNA VIRTUAL IN LOCO.Curso de Capacitação. 2021. (Outra).

IV Simpósio Professora Maria Heleni Fabri de Araújo. 2021. (Simpósio).

II Simpósio Professora Maria Heleny Fabri de Araújo.Alfabetizaçao, Letramento e suas Práticas. 2018. (Simpósio).

II Simpósio Professora Maria Heleny Fabri de Araújo.Alfabetização e Letramento. 2018. (Simpósio).

Divulgação de Vestibular.Divulgação de Vestibular. 2016. (Outra).

MINiCURSO.Ambiente Virtual de aprendizagem utilizando a plataforma Moodl. 2015. (Outra).

Semana da educação. 2015. (Outra).

Congresso de Iniciação Científica. I Congresso de Pré-Iniciação Científica. 2014. (Congresso).

I Encontro de Gestão.Diálogos sobre Gestão Educacional. 2014. (Encontro).

Debate.Palavra Encantada. 2011. (Encontro).

IV Congresso de Iniciação Científica da UNAR. Membro de Banca Examinadora. 2011. (Congresso).

IV Congresso de Iniciação Científica da UNAR.Conhecimento e Sociedade. 2011. (Encontro).

Jornada de Estudos: Inclusão Social.Pelos Caminhos da Leitura Textual. 2007. (Simpósio).

Semana da Educação.O Texto e o ensino. 2007. (Encontro).

Semana de Estudos da Faculdade de José Bonifácio.Leitura textual e Leitura do Mundo. 2006. (Seminário).

VI Congresso Internacional de Análise do Discurso- ALED.O Discurso da Mulher na Revista " A Feiticeira". 2005. (Simpósio).

palestra.As diferentes leituras do texto publicitário. 2003. (Outra).

palestra.As diferentes leituras do texto publicitário. 2003. (Outra).

Palestra.texto literário e texto não literário. 2003. (Outra).

Palestra.A importância do provão para o ensino superior. 2003. (Outra).

Seminários do GEL.Do coro de vozes aos diferentes sentidos de torcida, de Drummond. 2003. (Seminário).

Programa de Educação Continuada.Avaliação. 2002. (Outra).

Semana Jurídica.A subjetividade da língua. 2002. (Outra).

Seminários do GEL.Guerreira sim, mas nem tanto. 2002. (Seminário).

Treinamento de professores.A importância da leitura das diferentes linguagens no século XXI. 2002. (Outra).

Treinamento de professores.Leitura Textual e Leitura de Mundo. 2002. (Outra).

I Fórum de Educação e Qualidade.Os parâmetros curriculares e o ensino de Língua Portuguesa. 2001. (Outra).

II Congresso Internacional da Abralin. O discuros da mulher presidiária. 2001. (Congresso).

IV Semana de Estudos Pedagógicos.Leitura de mundo e leitura textual. 2001. (Outra).

Congresso Internacional: 500 anos de Língua portuguesa. Um estudo da descrição do ponto de vista da sua organização temporal. 2000. (Congresso).

XVIII Jornada de estudos lingüísticos do nordeste.O discurso da mulher policial feminina. 2000. (Outra).

II Congresso Nacional da ABRALIN. Um estudo da descrição do ponto de vista de sua organização temporal. 1999. (Congresso).

XLVII Grupo de Estudos Lingüísticos.A embreagem temporal da narração. 1999. (Seminário).

XVII Jornada de estudos lingüísticos do nordeste.A figurativização dos valoers sociais em textos publicitários de bebidas alcoólicas. 1999. (Outra).

Seminários do GEL.A organização temporal em Canção, de Cecília Meireles. 1998. (Seminário).

Congresso Internacional da ALED. Os valores discursivos do presente. 1997. (Congresso).

Congresso Nacional da Abralin. A organização temporal de Ladrões de Vieira. 1997. (Congresso).

Programa de Educação Continuada.Leitura e Produção de texto. 1997. (Outra).

Seminários do GEL.A organização temporal em Momento num café, de Manuel Bandeira. 1997. (Seminário).

II Colóquio Latinoamericano de analistas del discurso.Os valores discursivos do presente. 1996. (Outra).

Treinamento para professores.Leitura e interpretação de texto. 1996. (Outra).

Treinamento para professores.Leitura e produção de texto. 1995. (Outra).

VII Semana de Estudos.O texto dissertativo. 1995. (Outra).

Palestra na V Semana de Letras.Redação na escola. 1993. (Outra).

V Semana Universitária.Leitura e Produção de texto. 1993. (Outra).

Curso de Aperfeiçoamento.O ensino de Língua Inglesa. 1989. (Outra).

Extensão Universitária.A coesão textual. 1989. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Samuel Santos

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. Da Atenas à Jamaica Brasileira: imaginários sobre São Luis na mídia Maranhense. 2003. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Maria Cunha da Silva Falcão

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. Uma caracterização das orações adjetivas na língua falada contemprânea da região central de São Paulo. 2003. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Neuza de Campos

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. Um estudo do discurso das mulheres de Londrina. 2002. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Célia Bassuma fernandez

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. Palavras sobre palavras: procedimentos discursivos utilizados pela mídia escrita para o controle e regulagem dos efeitos de sentido. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Eni Neves da Silva Rodrigues

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. Ciranda de mulheres em Lobato. 2001. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Zlinda Macari Tochetto

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. Um olhar sobre a construção do leitor infantil. 2001. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Hilda Rorato Maciel

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. Operadores argumentativos e funcionalidade para coerência em dissertações de vestibular. 2001. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Valdormiro Polidoro

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. Análise de textos Publicitários Norte-americanos. 2001. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Rita Maria Bottega

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. A produção de texto na escola e a consituiçãso do sujeito-aluno.. 2001. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Mariângela de Lello Viscino

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. Discurso, Memória e História Oral: um estudo de narrativas de mulheres cientistas. 2004. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Ana Cristina Carmelino

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. Estudos da categoria de tempo,aspecto, modo e modalidade na oração hipotática adverbial temporal introduzida por quando e emnquanto na literatura romanesca do português contemporâneoi. 2004. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Pedro Luiz Navarro Barbosa

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. Navegar foi preciso: o discurso do jornalismo impresso sobre 500 anos do Brasil. 2004. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Terezinha Fortes Mestrinelli

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. Relacionamentos e construção de sentidos nos canais de comunicação da internet. 2003. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: José Wanderley Alves de Souza

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. Se não me falha a memória: o discurso da história cotidiana nas lembranças de velhos. 2003. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Odette Faustino da Silva

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. Lendo e aprendendo. 2001. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: José Antônio Fregonezzi

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. E casô é para sempre: um estudo discursivo das narrativas orais de tres gerações de mulheres. 2001. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Luiz Carlos Fernandez

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. O olhar português sobre o Brasil recém- descoberto: procedimentos discursivos em relatos de cronistas europeus do século XVI. 2000. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Terezinha Fortes Mestrinelli

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. Relacionamentos e construção de sentido nos canais de comunicação da internett. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Linguística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: José Antônio Fregonezzi

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. E casô é para sempre: um olhar discursivo das narrativas orais de três gerações de mulheres. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Linguística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Rosangela Aparecida Escarpa Cavalini

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. Literatura Infantil: do eufórico ao emancipatório. 2018.

Aluno: Aline das Neves Poliezi Pirola

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da; MAZOTE, M. C. G.. A importância da literatura infantil e dos livros-brinquedos nas séries iniciais do Ensino Fundamental I. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes e Práticas Docentes) - Instituto Federal de São Paulo.

Aluno: Ivanilde Monari Toledo

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. A poesia na sala de aula e seu papel transformador na formaçao de leitores. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes e Práticas Docentes) - Instituto Federal de São Paulo.

Aluno: Marcela Basílio e Thais Azarias Correa

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. A importância da tecnologia da informação e comunicação na educação escolar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Municipal De Ensino Superior de Catanduva.

Aluno: Beatriz Fernandes Santos e Letícia Godoy Bueno Mestieri

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. A Importância da inclusão digital nas escolas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Municipal De Ensino Superior de Catanduva.

Aluno: Elisângela Antonio Silva

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. A importância do lúdico na educação infantl. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Municipal De Ensino Superior de Catanduva.

Aluno: Marina do Nascimento e Denise Maira Jorge

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. Os jogos na matemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva.

Aluno: Letícia Manuela Jorge

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. Violência na escola: o fenômeno bullying. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva.

Aluno: Angélica Cristina da Silva e Milena de Souza Matheus

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. Os perigos e as consequência do Cyberbullying. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva.

Aluno: Eliza mara Boschete e Thayná fernanda Pinto Evaristo

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. As relações de poder e gênero dentro dos contos infantis.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva.

Aluno: Selma Cristina Canton e Sílvia regina Jacinto Lemes

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. Os desafios e a atuação dos professores com crianças portadoras de TDHA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva.

Aluno: Anelisa Rossi da Silva e Karina Sibro

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. Jogos e Brincadeiras: Resgate da Cultura Popular. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Municipal De Ensino Superior de Catanduva.

Aluno: Carolina Rota Simões e Juliana Ligeiro

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. Brinquedoteca: SUS influência no aprendizado da criança. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Municipal De Ensino Superior de Catanduva.

Aluno: Tania Cristina Top Briganti

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. Pedagogia Hospitalar: a atuação do pedagogo em um ambiente não escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Municipal De Ensino Superior de Catanduva.

Aluno: Carolina Marcelino e Gislaine Cristina Marucci

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. A internet e a influência na escrita. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Instituto Municipal De Ensino Superior de Catanduva.

Aluno: Daniela Cássia Druzian

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. A personagem feminina de Machado de Assis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva.

Aluno: Roberta Borduqui Saturno e Luciana Donadon

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. Pelos Caminhos de Guimarães Rosa. 2016 - Instituto Municipal De Ensino Superior de Catanduva.

Aluno: Bianca Aparecida Braz Garcia e Nilva Adelaide Belotti Pardin

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. Negrinhas de Monteiro Lobao: a denúncia social a partir da ironia como recurso estilístico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Instituto Municipal De Ensino Superior de Catanduva.

Aluno: Lucas Fernando Caldo Marcelino e Samanta Caroline Pereira

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. Natal na Barca: a literaura e a produção textual em sala de aula. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Instituto Municipal De Ensino Superior de Catanduva.

Aluno: Cristina dos Santos Costa e Luciana Moreira

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. A importância da leitura na sala de aula. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Instituto Municipal De Ensino Superior de Catanduva.

Aluno: Edmara Rosana Gonçalves e Vanessa Mariano

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. A música nas aulas de inglês: foco na oralidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Instituto Municipal De Ensino Superior de Catanduva.

Aluno: Ainara Figueiredo Arem

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da; JAYME, L.. A Leitura na escola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Instituto Municipal De Ensino Superior de Catanduva.

Aluno: Wellington Ranzani

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da; PALIM, D. O.. A Importância do Estudo Da História e Formação da Língua Portuguesa para a Compreensão da Língua Materna. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Instituto Municipal De Ensino Superior de Catanduva.

Aluno: CLAUDIO CÉSAR FARIA

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. O MOVIMENTO TROPICALISTA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR.

Aluno: Valdomiro Polidoro

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. Análise de textos publicitários norte-americanos. 2001. Outra participação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Rita Maria Bottega

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. A produção de texto na escola e a consituição do sujeito-aluno. 2001. Outra participação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Patrícia Mazuchi Saes

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. Os procedimentos enunciativos do texto publicitário. 1999. Outra participação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. Processo Seletivo. 2017. Instituto Municipal De Ensino Superior de Catanduva.

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. Oficial Administrativo. 1997. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. Efetivação em Lingüística. 1996. Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva.

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. Auxiliar de Serviços (serventes). 1996. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. Auxiliar de Serviços. 1995. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. Credenciamento de Instituição de Ensino. 2021. Faculdade de Aparecida de Goiânia.

DA SILVA, VERA LÚCIA MASSONI XAVIER. Renovação de Reconhecimento do Curso de Teoria Literária. 2021. Instituto de Estudos da Linguagem- UNICAMP.

DA SILVA, VERA LÚCIA MASSONI XAVIER. Processo Seletivo Curso de Direito. 2022.

DA SILVA, VERA LÚCIA MASSONI XAVIER. Processo seletivo. 2022.

DA SILVA, VERA LÚCIA MASSONI XAVIER. Processo seletivo. 2022. Instituto Municipal De Ensino Superior de Catanduva.

DA SILVA, VERA LÚCIA MASSONI XAVIER. Processo Seletivo. 2021. Instituto Municipal De Ensino Superior de Catanduva.

DA SILVA, VERA LÚCIA MASSONI XAVIER. Processos Seletivo. 2021. INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR.

DA SILVA, VERA LÚCIA MASSONI XAVIER. Processo Seletivo. 2021. Instituto Municipal De Ensino Superior de Catanduva.

DA SILVA, VERA LÚCIA MASSONI XAVIER. Processo Seletivo. 2020. Instituto Municipal De Ensino Superior de Catanduva.

DA SILVA, VERA LÚCIA MASSONI XAVIER. Processo Seletivo. 2020. Instituto Municipal De Ensino Superior de Catanduva.

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. Membro da banca examinadora de Língua Portuguesa. 2003. Vestibular da Unesp.

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. Membro da banca examinadora de língua portuguesa. 2002. Vestibular da Unesp.

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. Mewmbro da banca examinadora de Língua Portuguesa. 2001. Vestibular da Unesp.

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. Membro da Banca Examinadora de Língua Portuguesa. 2000. Vestibular da Unesp.

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. Membro da banca examinadora de Língua Portuguesa. 1999. Vestibular da Unesp.

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da. Membro de banca examinadores de redação. 1998. Vestibular da Unesp.

Orientou

Ely Jane Zanovello Dezan

No discurso polêmico, a voz do locutor; 2002; 40 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Avançados em Lingüística e L; Port; ) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

Lúcia Helena Firmino Olívio

As marcas da subjetividade nos textos jornalísticos; 2002; 38 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Avançados em Lingüística e L; Port; ) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

Nádia Cristina do Perpétuoi Berto da Costa

A figurativização da mulher na canção popular brasileira; 2002; 40 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Avançados em Lingüística e L; Port; ) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

Sandra Aparecida da Silva

O livro didático e o texto publicitário; 2002; 40 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Avançados em Lingüística e L; Port; ) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

Susel Cabrera Machado Alves Mendes

Leitura: sua importância na formação do escritor; 2002; 40 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Avançados em Lingüística e L; Port; ) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

Evaneidade Teixeira de Oliveira Anone

Coesão e Coerência em textos produzidos em escolas do primeiro grau; 2000; 50 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Avançados em Lingüística e L; Port; ) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

Èrica Souza Leme

O discurso político e seu efeito persuasivo; 2000; 51 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Avançados em Lingüística e L; Port; ) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

Maria Regina Grecco

O neologismo na linguagem de Guimarães Rosa; 2000; 55 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Avançados em Lingüística e L; Port; ) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

Bernadete Bofo de Oliveira

A manifestação do tema em diferentes textos; 1998; 45 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Avançados em Lingüística e L; Port; ) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

Fátima Marques Caldeira

A percepção da ironia; 1998; 49 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Avançados em Lingüística e L; Port; ) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

Rosimeire Pracenti Barbosa

Análise do discurso do presidente Fernando Henrique Cardoso; 1998; 40 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Avançados em Lingüística e L; Port; ) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

Maria José Correa Casanova

Narrações escolares do ponto de vista da coesão e da coerência; 1998; 45 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Avançados em Lingüística e L; Port; ) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

Gisele Roberta da Silva Ignan

Produção escrita: padrões gramaticais e textuais; 1998; 45 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Avançados em Lingüística e L; Port; ) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

Nathiele Piovani Rossi

A importância da leitura para a construção do conhecimento em crianças da educação infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Municipal De Ensino Superior de Catanduva; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

Letícia dos Santos Marques

A Importância dos jogos e brincadeiras na alfabetização; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Municipal De Ensino Superior de Catanduva; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

Margareth de Souza Carvalho e Jessica Mayara da Conceição

Alfabetização e Letramento: o desafio de alfabetizar; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Municipal De Ensino Superior de Catanduva; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

Jaqueline David Pereira e Iara Soares Esteves

Análise do Discurso na propaganda; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

Marli Pereira Nunes e Willian Regis Liu Sorim

Inclusão escolar: A escola está preparada para ela?; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Instituto Municipal De Ensino Superior de Catanduva; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

Susan Souza de Paula

A inserção da literatura no ensino médio; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Instituto Municipal De Ensino Superior de Catanduva; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

Fernanda de Fátima Rosa e Marina Aparecida dos Santos

Alfabetizar Letrando; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Municipal De Ensino Superior de Catanduva; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

Magda Cristina Piassi e Mayra Piasse

O Desenvolvimento da Leitura nos Anos Iniciais; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Municipal De Ensino Superior de Catanduva; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

Sonia Souza Cardoso Lessa

GÊNEROS DISCURSIVOS COMO OBJETO DE ENSINO: UM PARADIGMA EM CONSTRUÇÃO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Instituto Municipal De Ensino Superior de Catanduva; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

Isabel Cristina de Moraes

LEITURA E ESCRITA NO ESPECTRO DO AUTISMO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Instituto Municipal De Ensino Superior de Catanduva; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

LÍDIA DARIANE STELITTI BOLZE

A FALA, A ESCRITA E O INTERNETÊS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

GLAUCIA DE CASSIA AIROLDI E JAQUELINE NUNES FURLAN

VARIAÇÕES LINGUÍSITCAS EM SALA DE AULA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

DEISE APARECIDA MATTIOLLI E NAYARA LUCHETTI

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

Fernanda Martim Sbroggio

A figurativização dos valores sociais m textos publicitários; 2001; 48 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

Elimara Rezende dos Santos

Procedimentos Enunciativos no texto publicitário; 2001; 50 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

Elimara Rezende dos Santos

A debreagem e a embreagem pessoal no texto jornalístico; 1999; 25 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

Lilian Daniela Martan

A relação homem e mulher no texto publicitário; 1999; 30 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

Ana Cláudia Maffei Guidini

Os conectores do texto publicitário; 1999; 22 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

Maria Helena Segundo Cabrera

Retórica e Argumentação; 1999; 56 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

Selma Alves de Oliveira

O estudo da pontuação no texto publicitário; 1999; 20 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

Graziele Katiane dos Santos Silva

A Polifonia; 1998; 45 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

Márcia Cristina Berto

Retórica e Argumentação; 1998; 20 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

Graziele Katiane dos Santos Silva

Retórica e Argumentação; 1998; 20 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

Silvânia Mequi Pereira

Retórica e Argumentação; 1998; 20 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

Elimara Rezende dos Santos

Retórica e Argumentação; 1998; 20 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

Márcia Cristina Berto

Arte Retórica; 1997; 30 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

Daniela Isei

Fonética e Fonologia; 1996; 20 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

Fabiana Aparecida

Fonética e Fonologia; 1996; 20 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

Cíntia Maria Manuel Prando

Fonética e Fonologia; 1996; 20 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

Lisane Silva de Oliveira Cíntia

Fonética e fonologia; 1996; 20 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva;

Produções bibliográficas

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Os sistemas Temporais Empregados na Narração e o Fenômeno da Embreagem. Revista Interciência , v. 01, p. 80-89, 2022.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . SISTEMA ENUNCIATIVO: TEMPOS VERBAIS E SEUS EFEITOS DE SENTIDO. Revista Interciência , v. 6, p. 73-85, 2021.

  • DA SILVA, VERA LÚCIA MASSONI XAVIER . Sistema Enunciativo: tempos verbais e seus efeitos de sentido. Revista Interciência , v. 01, p. 73-85, 2021.

  • NETTO, C. E. ; DA SILVA, VERA LÚCIA MASSONI XAVIER . Da Variação à Revelação nas Canções de Adoniran Barbosa. Latin American Journal of Development , v. 3, p. 1491-1500, 2021.

  • DA SILVA, VERA LÚCIA MASSONI XAVIER ; FERNANDES-NETTO, CARLOS . Da variação à revelação nas canções de adoniran barbosa. Latin American Journal of Development , v. 3, p. 1491-1500, 2021.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Os processos de formação inicial e continuada de docentes. Revista Interciência , v. I, p. 2-8, 2019.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da ; BASSO, A. B. ; BELLAN, M. ; GURNHAK, L. T. . . Plano diretor em cidades pequenas o plano diretor de cordeirópolis e suas propostas.. Revista Científica UNAR , v. 2, p. 14-24, 2016.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da ; GUIDOTTI, C. R. M. S. ; BELLAN, M. ; GURNHAK, L. T. . . Reflexões sobre sustentabilidade: produto ou filosofia. UNAR. Revista Científica do Centro Universitário de Araras "Dr. Edmundo Ulson" , v. 1, p. 38-51, 2016.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da ; BARBOZA, N. V. ; BELLAN, M. ; GURNHAK, L. T. ; RE, A. L. . . A arte como eixo para o processo de ensino na educação infantil. UNAR. Revista Científica do Centro Universitário de Araras "Dr. Edmundo Ulson" , v. 1, p. 58-65, 2016.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da ; CIOFFI, A. M. ; BELLAN, M. ; GURNHAK, L. T. ; LUIZ R, A. . A disciplina de arte na educação infantil x educação fundamental. UNAR. Revista Científica do Centro Universitário de Araras "Dr. Edmundo Ulson" , v. 1, p. 66-73, 2016.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da ; MEDEIROS, J. A. ; BELLAN, M. ; GURNHAK, L. T. . A importância do uso da arte na educação infantil: uma revisão da literatura. UNAR. Revista Científica do Centro Universitário de Araras "Dr. Edmundo Ulson" , v. 1, p. 74-89, 2016.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da ; SAITO, A. C. ; BAZON, S. D. ; RIBEIRO, C. B. ; BELLAN, M. . A tecnologia no contexto da educação superior. UNAR. Revista Científica do Centro Universitário de Araras "Dr. Edmundo Ulson" , v. 1, p. 90-95, 2016.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da ; CARVALHO, L. A. S. C. ; BELLAN, M. ; GURNHAK, L. T. ; RE, A. L. . A utilizacão da arte como método: por uma educação de qualidade. UNAR. Revista Científica do Centro Universitário de Araras "Dr. Edmundo Ulson" , v. 1, p. 96-104, 2016.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da ; MAIA, V. R. ; BELLAN, M. ; GURNHAK, L. T. ; RE, A. L. . Brincar: um campo de invenções ilimitadas. UNAR. Revista Científica do Centro Universitário de Araras "Dr. Edmundo Ulson" , v. 1, p. 105-125, 2016.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da ; TOSTES, E. A. T. ; BELLAN, M. ; GURNHAK, L. T. . Os desafios e processos que o psicopedagogo enfrenta nas escolas do ensino fundamental. UNAR. Revista Científica do Centro Universitário de Araras "Dr. Edmundo Ulson" , v. 1, p. 126-138, 2016.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da ; FINARDI, L. C. C. ; BELLAN, M. ; GURNHAK, L. T. ; RE, A. L. . Planejamento curricular na disciplina de arte no ensino fundamental da escola pública. UNAR. Revista Científica do Centro Universitário de Araras "Dr. Edmundo Ulson" , v. 1, p. 139-145, 2016.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da ; RIBEIRO, C. B. ; BELLAN, M. . Semiótica do espaço urbano. UNAR. Revista Científica do Centro Universitário de Araras "Dr. Edmundo Ulson" , v. 1, p. 146-152, 2016.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da ; RE, A. L. ; JOVETTA, R. ; BELLAN, M. ; GURNHAK, L. T. . O papel do professor/tutor na EAD. UNAR. Revista Científica do Centro Universitário de Araras "Dr. Edmundo Ulson" , v. 1, p. 153-167, 2016.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da ; MARTINS, Sylvia Jorge de Almeida . Do Coro de Vozes aos Diferenets Sentidos de "Torcida", de Carlos Drummond de Andrade. UNAR. Revista Científica do Centro Universitário de Araras "Dr. Edmundo Ulson" , v. 3, p. 1-10, 2009.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . O Ensino de Língua Portuguesa nas Escolas Oficiais. UNAR. Revista Científica do Centro Universitário de Araras "Dr. Edmundo Ulson" , v. 3, p. 2-14, 2009.

  • MASSONI, Maria Izabel de Oliveira ; SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Guerreira sim, mas nem tanto. UNAR. Revista Científica do Centro Universitário de Araras "Dr. Edmundo Ulson" , v. 02, p. 32-39, 2008.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . A mulher e a Mídia. UNAR. Revista Científica do Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson , v. 01, p. 107-116, 2007.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Os parâmetros Curriculares e o ensino de Língua Portuguesa. Interciencia (Caracas) , Catanduva, v. I, 2004.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . A descrição, narração e dissertação do ponto de vista da organização temporal. Interciencia (Caracas) , Catanduva, p. 56-72, 2004.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . A organização temporal em Canção, de Cecília Meireles. Interciencia (Caracas) , Catanduva, v. I, p. 52-78, 2001.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . A figurativização dos valores sociais no texto publicitário de bebidas alcoólicas. Revista do GELNE (UFC) , Fortaleza, p. 291-2999, 2000.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Um estudo da descrição do ponto de vista da organização temporal. Revista da Abralin, Florianópolis, v. II, p. 156-162, 2000.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . A temporalidade em Ladrões, de Vieira. Revista da Abralin, Universidade F. de Alagoas, v. 21, p. 253-262, 1997.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . A temporalidade em Momento num Café, de Manuel Bandeira. Cadernos de Estudos Lingüísticos (UNICAMP) , São Paulo, v. 27, p. 894-899, 1997.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da ; COVRE, Neide Romani . Ele não sabe o que faz (Gilberto Dimenstein)- do texto ao (inter) discurso. Boletim da Pós Graduação Em Lingüística e Língua Portuguesa, UNESP/Araraquara, v. 1, p. 115-128, 1994.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da ; COVRE, Neide Romani . Mentira Presidencialista. Estudos Lingüísticos e Literários , São Paulo, v. I, p. 214--220, 1994.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da ; PEZATTE, Erotilde Gorette ; MASSONI, Maria Izabel de Oliveira . Diagnóstico das dificuldades na produção e as limitações da avaliação tradicional. Boletim da Pós Graduação, UNESP/Araraquara, v. III, n.3, p. 119-159, 1987.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da ; MASSONI, Maria Izabel de Oliveira . O criador e o imitador. Boletim da Pós Graduação, UNESP/Araraquara, v. II, p. 56-68, 1986.

  • GASPEROTO, H. H. ; DA SILVA, VERA LÚCIA MASSONI XAVIER ; ALBUQUERQUE, J. G. M. ; MELCHERT, C. R. D. E. . Geopolítica ambiental: qualidade de experiência de vida humana e as dimensões do poder. Coletânea Acadêmica: Reflexões, Educação. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2023, v. 1, p. 105-120.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Morfossintaxe da Língua Portuguesa. In: Josá Adinan Ortolan. (Org.). Letras- Português. 1ed.Araras: Topázio, 2012, v. 1, p. 147-168.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da ; FERNANDES NETO, C. E. . Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa. In: Djalma rebelatto de Gouveia;Mara Iliane Figueiredo; Magali Aparecida Galdino Ré; Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva; Vinícius Barbosa. (Org.). Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa. 1ed.Araras: Topázio, 2012, v. 5, p. 9-49.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da ; MARTINS, Sylvia Jorge de Almeida . Sintaxe do Período Composto. In: Dijalma rebelatto de Gouveia;Mara Iliane Figueiredo;Magali Aparecida Galdino Ré; vera Lúcia Massoni Xavier da Silva; Vinicius barbosa. (Org.). Sintaxe do Período Composto. 1ed.Araras: Topázio, 2012, v. 5, p. 141-175.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da ; FERNANDES NETO, C. E. . Língua Inglesa: Tempos Verbais. In: Djalma rebelatto de Gouveia;Mara Iliane Figueiredo; Magali Aparecida Galdino Ré; Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva; Vinícius Barbosa. (Org.). Letras-Inglês. 1ed.Araras: Topázio, 2012, v. 2, p. 179-221.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Alfabetização e Linguística (Parte 1). In: José Adinan Ortolan. (Org.). Pedagogia. 1ed.Araras: Topázio, 2012, v. 1, p. 33-75.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Linguística Descritiva da Língua Portuguesa: Fonética e Fonologia. In: José Adinan Ortolan. (Org.). Letras. 1ed.Araras: Topázio, 2012, v. 2, p. 9-33.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Ensino e Avaliação de Produção Textual na Escola. Letras. 1ed.Araras: Topázio, 2012, v. 2, p. 99-140.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Fundamentos da Sociolinguística. In: José Adinan Ortolan. (Org.). Letras. 1ed.Araras: Topázio, 2012, v. 2, p. 145-173.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Gênero e Sexualidade. In: Vera Lúcia massoni Xavier da Silva. (Org.). Letras. 1ed.Araras: Topázio, 2012, v. 4, p. 173-203.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Linguística Textual. Letras. 1ed.Araras: Topázio, 2012, v. 3, p. 97-138.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Fundamentos e Métodos da Língua Portuguesa. In: José Adinan Ortolan. (Org.). Fundamentos e Métodos da Língua Portuguesa. 1ed.Araras: Topázio, 2012, v. 1, p. 101-155.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Dsecrever Narrando ou Narrar Descrevendo?. In: Maria Elias Soares. (Org.). Pesquisas em Lingüística e Literatura: Descrição, Aplicação e Ensino. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2006, v. , p. 275-277.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da ; LOPES, Fábio Henrique . O Eu e os Outros: Prostitução e Violência em Catanduva/SP. In: Seminário Internacional Michel Foucault: Perspectivas, 2005, Florianópolis. Seminário Internacional Michel Foucault: Perspectivas. Florianópolis: Clicdata Multimídia, 2004.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . De violentada à violenta: um discurso da prostituta. Caderno de Resumos do Gelne, João Pessoa, p. 570-570, 2004.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . O texto publicitário e o ensino de Língua Portuguesa. Caderno de Resumo da Abralin, Rio de Janeiro, p. 98-98, 2003.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Um levantamento das dificuldades apresentadas nas produções textuais de alunos das séries inicias e finais do ensino fundamental. Caderno de Resumos da Sbpc, Recife, p. 589-589, 2003.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Escrever narrando ou narrar descrevendo?. Anais do Gelne, Fortaleza, p. 79-79, 2002.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da ; MASSONI, Maria Izabel de Oliveira . Guerreira, sim, mas nem tanto. Caderno de Resumo de Gel, Marília, p. 275-275, 2001.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . A organização temporal da descrição e da narração. Caderno de Resumos do Xxiii Congresso Internacional de Lingüística y Filologia Românica, Salamanca, p. 236-236, 2001.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . O discurso da mulher policial feminina. Caderno de Resumos do Gelne, Fortaleza, p. 398-398, 2000.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Um estudo da descrição do ponto de vista da organização temporal. Caderno de Resumos, Évora, p. 169-169, 2000.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . A embreagem temporal na narração. Caderno de Resumos do Gel, Bauru, v. I, p. 345-345, 1999.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . A figurativização dos valores sociais no texto publicitário de bebidas alcoólicas. Anais do Gelne, Fortaleza, p. 57-57, 1999.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . A figurativização da mulher no texto publicitário de bebidas alcoólicas. Revista da Alfal, Chile, p. 135-135, 1999.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Um estudo da descrição do ponto de vista da sua organização temporal. Anais da Abralin, Florianóplis, p. 245-245, 1999.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Os dois perfeitos em Língua Portuguesa. Caderno de Resumo do Colóquio Internacional de Lingüística Funcional, Portugal, p. 189-189, 1998.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Os valores discursivos do presente. Caderno de Resumos do II Coloquio Latino Americano de Analistas Del Discurso, Buenos Aires, p. 240-240, 1996.

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Aprendizagem por Competências. 2025. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Metodologias Ativas. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Importância do EAD. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARBOSA, R. F. ; SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Letramento e Alfabetização. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Fórum Nacional de Educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Educar Educador. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Gestão Educacional: Diálogos sobre Gestão Educacional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Fundamentos e Métodos de Ensino de Língua Portuguesa. Araras: UNAR, 2009 (Material Didático).

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Língua Portuguesa e os Meios de Comunicação I. Araras: UNAR, 2008 (Material Didático).

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Linguística e Alfabetização I. Araras: UNAR, 2008 (Material Didático).

  • SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Língua Portuguesa e os Meios de Comunicação II. Araras: UNAR, 2008 (Material Didático).

Outras produções

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Atividades Complementares. 2007.

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Atividades Complementares. 2007.

DA SILVA, VERA LÚCIA MASSONI XAVIER . Avaliação de Cursos Superiores. 2024.

DA SILVA, VERA LÚCIA MASSONI XAVIER . Recredenciamento de Faculdade. 2024.

DA SILVA, VERA LÚCIA MASSONI XAVIER . Recredenciamento de Centro Universitário. 2024.

DA SILVA, VERA LÚCIA MASSONI XAVIER . Avaliação de Cursos Superiores. 2024.

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Credenciamento de Instituição de Ensino. 2021.

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Guia de Faculdade. 2021.

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Parecerista. 2009.

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Parecerista. 2009.

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Parecerista. 2008.

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Processo CEE n.409/2007. 2007.

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da ; Junqueira, Valderez Helena Gil . Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais. 2007.

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da ; Junqueira, Valderez Helena Gil . Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial. 2007.

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da ; Junqueira, Valderez Helena Gil . projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação. 2007.

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da ; Junqueira, Valderez Helena Gil . Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Artes Visuais. 2007.

Junqueira, Valderez Helena Gil ; SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Plano de Desenvolvimento Institucional. 2007.

Junqueira, Valderez Helena Gil ; SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Projeto pedagógico Institucional. 2007.

Junqueira, Valderez Helena Gil ; SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Elaboração de Regimento Escolar. 2007.

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia a Distância. 2006.

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Projeto Pedagógico do Curso de Filosofia. 2006.

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Projeto Pedagógico do Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Direito Educacional. 2006.

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Projeto Pedagógico do Curso de Direito Ambiental. 2006.

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Projeto Pedagógico do Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Estética e História da Arte. 2006.

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tcenologia em Gestão de Recursos Humanos. 2006.

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira. 2006.

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. 2006.

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Feira Literária de Catanduva- Secretaria Municipal de Educação. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . A Educação do Município de Catanduva. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Gestão Pública Municipal. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Gestão Pública Municipal. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Recursos Argumentativos. 2012.

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da ; CARLSO, C. M. . Pro Dia Nascer feliz. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da ; NETTO, C. E. ; OLIVEIRA, R. C. . A palavra (En) Cantada. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

DA SILVA, VERA LÚCIA MASSONI XAVIER . Renovação de Reconhecimento do Curso d eLetras. 2022. (Especialista do CEE).

DA SILVA, VERA LÚCIA MASSONI XAVIER . Renovação de Reconhecimento do Curso de Teoria Literária da UNICAMP. 2021. (Especialista do Conselho Estadual de Educação).

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Alfabetizaçao e Letramento e suas Práticas. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Saberes e Práticas Docentes. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Como Trabalhar Língua Portuguesa no Ensino Fundamental I. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Curso de Capacitação para docentes do Ensino Fundamental I e II. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Formação Continuada para Professores do Fundamental I e II. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Como trabalhar alfabetização e práticas de letramento. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da ; NETTO, C. E. . Língua Inglesa: Tempos Verbais. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Morfossintaxe da Língua Portuguesa. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Ensino e Avaliação de Produção Textual na Escola. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para EAD).

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Fundamentos de Sociolinguística. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Fundamnentos de Linguística Geral. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Gênero e Sexualidade. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Leitura e Produção textual. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Morfossintaxe. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de Material Didático para EAD).

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Língua Portuguesa e os Meios de Comunicação I. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para Curso a Distância).

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Língua Portuguesa e os Meios de Comunicação II. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para Curso a Distância).

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Alfabetização e Linguística I. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para Curso a Distância).

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Em busca da identidade dos alunos. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Descrição e Narração para o Ensino Fundamental-Ciclo I. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier da . Como desenvolver as competências Textual, Lingüística e Interativa. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2010

    Ensino de Lìngua Portuguesa nas Escolas Oficiais, Descrição: Nas aulas de Prática de Ensino de Língua Portuguesa, especificamente, nas discussões entre como deve ser o ensino e o ensino concretamente efetivado nas escolas, observei haver um descompasso. Diante disso, iniciei a investigação, com base nos relatos de estágio, com vistas a verificar como é o ensino de língua materna, para, a partir daí propor novas metodologias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva - Coordenador.

  • 2003 - Atual

    Identidades, Discursos e Experiências em torno da prostituição na cidade de Catanduva/SP, Descrição: Neste projeto, enfocamos o discurso de uma prostituta da cidade de Catanduva/Sp, com vistas a identificar e analisar os processos por meio dos quais nossa informante constitui e aceita as identidades que integram o seu "eu".. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva - Coordenador / Fábio Henrique Lopes - Integrante., Financiador(es): Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva - Auxílio financeiro.

  • 2002 - Atual

    Texto Publicitário e Ensino, Descrição: Neste projeto, estabelecemos como objetivo a verificação de como o Livro Didático aborda o texto publicitário.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva - Coordenador / Cláudia Cristina Ardenghe - Integrante., Financiador(es): Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva - Bolsa.

  • 2002 - Atual

    Análise do Discurso: Gênero, Descrição: Neste projeto de graduação, o enfoque é a figurativização da mulher nas músicas populares brasileiras das últimas décadas. O Projeto de Especialização prevê um estudo do discurso de três gerações de mulheres de uma mesma família, a respeito do casamento e da vida em família.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva - Coordenador / Tãnia Aparecida Ciotta - Integrante / Aniele da Silva - Integrante., Financiador(es): Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva - Bolsa.

Prêmios

2015

Palma de Ouro, Educa Brasil.

2014

Gestor Nota 10, Premium Brasil.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva, Autarquia Municipal. , Rua Maranhão, 898, Centro, 15800110 - Catanduva, SP - Brasil, Telefone: (17) 35312223, URL da Homepage:

Experiência profissional

2010 - Atual

Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente e Gestora de EAD, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenadora e docente do Curso de Letras da UNAR até a presente data

2005 - 2009

Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Geral de Graduação, Carga horária: 40

2018 - Atual

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Geral de Graduaçao, Carga horária: 20

2002 - Atual

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

Outras informações:
A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Catanduva, hoje é Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva- IMES-FAFICA

2011 - 2017

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Letras do IMES, Carga horária: 20

2003 - 2005

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora de Graduação, Carga horária: 30

1980 - 1995

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de Língua Inglesa Professora de Lingüística Professora de Literatura Norte Americana

Atividades

  • 04/2004

    Outras atividades técnico-científicas , Diretoria de Graduação, Diretoria de Graduação.Atividade realizada, Elaboração do Projeto Pedagógico de Especialização em Direito Processual Civil.

  • 03/2004

    Outras atividades técnico-científicas , Diretoria de Graduação, Diretoria de Graduação.Atividade realizada, Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Comunicação Social.

  • 02/2004

    Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Lingüística e Alfabetização- Curso de Pedagogia, Lingüística Textual

  • 02/2004

    Outras atividades técnico-científicas , Diretoria de Graduação, Diretoria de Graduação.Atividade realizada, Elaboração do Projeto Pedagógico de Nutrição.

  • 01/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Interciência.Cargo ou função, Membro do Conselho Editorial.

  • 10/2003

    Direção e administração, Diretoria de Graduação.Cargo ou função, Diretora de Graduação.

  • 10/2003

    Outras atividades técnico-científicas , Concursos, Concursos.Atividade realizada, Presidente do Processo Seletivo de Professores.

  • 10/2003

    Outras atividades técnico-científicas , Diretoria de Graduação, Diretoria de Graduação.Atividade realizada, Elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia.

  • 10/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Consu.Cargo ou função, Presidente.

  • 08/2003

    Direção e administração, Departamento de Letras.Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Pós-Lato Sensu em Lingüística.

  • 08/2003

    Ensino, Letras, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Análise do Discurso

  • 08/2003

    Extensão universitária , Departamento de Letras.Atividade de extensão realizada, Organização da Casa Aberta.

  • 05/2003

    Ensino, Letras, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Lingüística e Ensino de Língua Portuguesa, Os gêneros textuais e o ensino

  • 03/2003

    Direção e administração, Departamento de Letras.Cargo ou função, Coordenadora do projeto Teia do Saber de Língua Portuguesa- Convênio Fafica e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

  • 03/2003

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Letras.Linhas de pesquisa

  • 02/2003

    Extensão universitária , Departamento de Letras.Atividade de extensão realizada, Monitorias.

  • 02/2003

    Outras atividades técnico-científicas , Interciência, Interciência.Atividade realizada, Parecerista.

  • 02/2003

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Letras, Departamento de Letras.Atividade realizada, Elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Especilaização em Letras.

  • 10/2002

    Extensão universitária , Departamento de Letras.Atividade de extensão realizada, Festival de Poesia: Vinícius de Moraes e Drummond.

  • 08/2002

    Extensão universitária , Departamento de Letras.Atividade de extensão realizada, Organização do Simpósio de Letras.

  • 08/2002

    Outras atividades técnico-científicas , Diretoria de Graduação, Diretoria de Graduação.Atividade realizada, Projeto Pedagógico do Curso Normal Superior.

  • 08/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Consepe.Cargo ou função, Membro efetivo.

  • 07/1998

    Serviços técnicos especializados , Autarquia Municipal.Serviço realizado, ~Elaboração, correçaõ e divulgação de concursos vestibulares.

  • 08/2002 - 10/2003

    Direção e administração, Departamento de Letras.Cargo ou função, Coordenadora.

  • 02/1980 - 07/1995

    Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Língua Inglesa, Literatura Norte Americana, Lingüística

2003 - 2003

Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 12

Atividades

  • 07/2003 - 07/2003

    Ensino, Especialização Em Odontologia, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica

1995 - 2002

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro- Professor Assistente Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 11/2001 - 07/2002

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Departamento de Letras Vernáculas.Linhas de pesquisa

  • 01/2001 - 07/2002

    Extensão universitária , Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Departamento de Letras Vernáculas.Atividade de extensão realizada, Parecerista Ad hoc- Seleção de trabalhos a serem publicados XXIX até XXXII da Revista de Estudos Lingüísticos.

  • 07/1995 - 07/2002

    Ensino, Estudos Avançados em Lingüística e L. Port., Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Redação na Escola

  • 07/1995 - 07/2002

    Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Prática de Leitura e Redação I, Prática de Leitura e Redação II, Fonética e Fonologia descritiva da Lingua Portuguesa, Morfologia Descritiva da Língua Portuguesa, Estilística da Língua Portruguesa, Gramática Normativa da Língua Portuguesa

  • 07/2000 - 06/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Departamento de Letras Vernáculas.Cargo ou função, Membro Efetivo do Conselho Departamental.

  • 08/1997 - 06/2002

    Treinamentos ministrados , Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Departamento de Letras Vernáculas.Treinamentos ministrados, Programa de Educação Continuada, Video Conferência- Programa de Educação Continuada

  • 01/2001 - 12/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto.Atividade realizada, Elaboração e correção da prova referente ao processo seletivo realizado para a função de Oficial Administrativo, Analista Técnico e Auxiliar de Serviços Administrativos.

  • 02/1999 - 10/2001

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Departamento de Letras Vernáculas.Linhas de pesquisa

  • 07/1998 - 07/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Departamento de Letras Vernáculas.Cargo ou função, Membro Suplente dos Professores Doutores junto ao Conselho Departamental.

  • 06/1999 - 07/1999

    Ensino, Linguística e Língua Portuguesa, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sociolingüística

  • 07/1995 - 10/1998

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Departamento de Letras Vernáculas.Linhas de pesquisa

  • 10/1997 - 07/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Departamento de Letras Vernáculas.Cargo ou função, Membro Suplente do Representante do Departamento de Letras Vernáculas junto ao Conselho de Curso de Graduação em Letras.

2013 - 2016

Prefeitura Municipal de Catanduva

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Secretária Municipal de Educação, Carga horária: 40

2011 - Atual

Conselho Estadual de São Paulo

Vínculo: Especialista, Enquadramento Funcional: Professora Designada

2019 - Atual

Departamento Municipal de Educação e Cultura de Itajobi

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Contratada, Carga horária: 40