Rodrigo Machado da Silva

Doutor em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Pesquisador do Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade (NEHM). Possui interesses investigativos nas áreas de Teoria da História, História da Historiografia, História da Literatura, Brasil Império e Primeira República. Ainda atua como editor-chefe do portal HH Magazine: humanidades em rede, e editor colaborador da revista História da Historiografia.

Informações coletadas do Lattes em 30/04/2022

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História

2015 - 2020

Universidade Federal de Ouro Preto
Título: Nostalgia e História: Joaquim Nabuco e a reconfiguração do Romantismo no final do século XIX
Marcelo Santos de Abreu. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em História

2011 - 2013

Universidade Federal de Ouro Preto
Título: Entre Antigos e Mineiros: Diogo de Vasconcellos e a História da Civilização Mineira,Ano de Obtenção: 2013
Dra. Helena Miranda Mollo.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Império. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil República.

Graduação em História

2006 - 2010

Universidade Federal de Ouro Preto
Título: A Experiência do Passado: A escrita da História como discurso da civilização
Orientador: Helena Miranda Mollo
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

No reino das sombras. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2013 - 2013

Historicidade e Transformação Conceitual. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2011 - 2011

O Antigo Testamento no Brasil Colonial. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2009 - 2009

Os contos de fadas clássico. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2009 - 2009

História do Pensamento Político: Teoria e Método. (Carga horária: 8h). , Associação Nacional de História, ANPUH, Brasil.

2009 - 2009

Cronótopos: alguns casos reais e extremos. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2008 - 2008

A formação historiográfica moderna. (Carga horária: 10h). , Associação Nacional de História, ANPUH, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História/Especialidade: História da Historiografia Brasileira.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de História.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVA, R. M. ; MOLLO, H. M. ; CALDAS, P. S. P. ; ABREU, M. S. . 2nd Conference of the International Network for Theory of History - "The Pratical Past: on the advantage and disavantages of history for life". 2016. (Congresso).

SILVA, R. M. ; MOLLO, H. M. . II Colóquio NEHM/PRONEM: Tempo, Historiografia e Modernidade: As múltiplas faces da escrita da história. 2014. (Outro).

SILVA, R. M. ; MOLLO, H. M. . III Colóquio NEHM/PRONEM: Entre cenários do tempo - das (im)possibilidades da narrativa historiográfica. 2014. (Congresso).

SILVA, R. M. ; MOLLO, H. M. ; ABREU, M. S. ; RANGEL, M. M. ; BELCHIOR, L. H. ; REIS, M. F. . 8 Seminário Brasileiro de História da Historiografia - Variedades do discurso histórico: possibilidades para além do texto. 2014. (Congresso).

SILVA, R. M. ; MOLLO, H. M. . I Colóquio NEHM/PRONEM: variedades do discurso histórico. 2013. (Outro).

BAHIA JÚNIOR, J. L. F. ; DETONI, P. C. ; VARELLA, Flávia Florentino ; RAMOS, A. S. ; SILVA, R. M. . Colóquio filósofos e historiadores: o pensamento moderno em questão & Seminário Interno do NEHM. 2008. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Seminário de Pensamento Social Brasileiro: Intelectuais, Cultura e Democracia.História da Historiografia e História das Ciências Sociais. 2020. (Seminário).

MIPG - Mostra Internacional de Pós-Graduação, no VIII Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento. Tempo e Emoção: caminhos para uma analítica sentimental da historicidade. 2019. (Congresso).

I Seminário de Pensamento Social Brasileiro: Intelectuais, Cultura e Democracia.A cadeira vazia do Imperador: modulação do tempo nacional e produção de distância histórica nas reconfigurações do passado brasileiro (1870-1900). 2018. (Seminário).

X Seminário Brasileiro de Teoria e História da Historiografia.Por uma História da Historiografia analítica e sentimental: novos olhares para as mesmas distâncias. 2018. (Seminário).

9 Seminário Brasileiro de História da Historiografia.o Anti-romantismo e a cientificização do projeto nacionalista brasileiros nos limites da Primeira República. 2016. (Seminário).

Encontro de Saberes da UFOP - 2015.Avaliador de pôster. 2015. (Seminário).

8 Seminário Brasileiro de História da Historiografia - Variedades do discurso histórico: possibilidades para além do texto.História e Regionalismo: uma construção sensível de identidades múltiplas. 2014. (Seminário).

XXII Seminário de Iniciação Científica da UFOP - ENCONTRO DE SABERES.Avaliador de pôster. 2014. (Seminário).

7 Seminário Brasileiro de História da Historiografia - Teoria da História e História da Historiografia: Diálogos Brasil-Alemanha.Coordenador de Sessão Livre de comunicações. 2013. (Seminário).

I Colóiquio NEHM/PRONEM: variedades do discurso histórico.Por um passado que não passa: O retorno ao setecentos na historiografia de Diogo de Vasconcellos. 2013. (Encontro).

IV Encontro de Estágio de Licenciatura: Escola e Universidade.Debatedor e Avaliador de Trabalhos. 2013. (Encontro).

6 Seminário Brasileiro de História da Historiografia - O Giro Linguísticoco e a Historiografia: balanço e perspectivas.O passado setecentista e o paradigma de civilização: Diogo de Vasconcellos e a cultura historiográfica mineira no início do séxulo XX. 2012. (Seminário).

5 Seminário Nacional de História da Historiografia: biografia e história intelectual.Sintetizando os mitos da Civilização Mineira: O retorno ao Setecentes na historiografia de Diogo de Vasconcellos. 2011. (Seminário).

I Encontro Regional de Pesquisadores em História de Minas Gerais: desvendando os arquivos mineiros.O Partido Católico e a República em Minas Gerais: capítulos de uma organização desorganizada. 2011. (Encontro).

II Encontro de Estágio de Licenciatura: Escola e Universidade.Avaliador e debatedor de trabalhos. 2011. (Encontro).

III Congreso "Iberoconceptos": Conceptos políticos e conceptos historiográficos en la era de las revoluciones. Tradição como projeto: a crise do Império brasileiro vista do discurso político de Diogo de Vasconcellos. 2011. (Congresso).

4 Seminário Nacional de História da Historiografia: tempo presente & usos do passado.Usos do passado e projetos políticos: A história como construtora da identidade mineira na Primeira República. 2010. (Seminário).

XVIII Seminário de Iniciação Científica da UFOP.Diogo de Vasconcellos e as faces da historiografia mineira na Primeira República. 2010. (Seminário).

3 Seminário Nacional de História da Historiografia - Aprender com a História?.A interface História Política e História da Historiografia: Diogo de Vasconcellos e os debates sobre a História de Minas Gerais. 2009. (Seminário).

II Encontro Memorial do Instituto de Ciências Humanas e Sociais: Nossas Letras na História da Educação.Alguns apontamentos acerca da recepção de Diogo de Vasconcellos sobre a ciência em tensão à religiosidade nos finais do oitocentos. 2009. (Encontro).

XXV Simpósio Nacional de História.A construção da memória histórica mineira e o pensamento político conservador em Diogo de Vasconcellos (1870-1905). 2009. (Simpósio).

2 Seminário Nacional de História da Historiografia.A oscilação entre escalas de análise na construção de um personagem histórico. 2008. (Seminário).

3 Seminário Regional do CEO/PRONEX. 2008. (Seminário).

Colóquio Filósofos e Historiadores: o pensamento moderno em questão & Seminário Interno do NEHM.O suave pesar do tempo. 2008. (Simpósio).

Fórum das Letras. 4ª Edição.. 2008. (Outra).

I Mostra Pró-Ativa do Núcleo de Apoio Pedagógico da Pró-Reitoria de Graduação da UFOP.Criação de banco de Dados e Biblioteca Virtual de História da Historiografia. 2008. (Encontro).

I Seminário em Prática se Pesquisa Histórica: Fontes e Abordagens.Padre João de Faria Fialho: O clérigo das bandeiras. 2008. (Seminário).

I Seminário Internacional Administrando Impérios. 2008. (Seminário).

XVI Encontro Regional de História da ANPUH-MG.Diogo de Vasconcellos e o pensamento sebastianista na transição da capital mineira (1891-1894). 2008. (Encontro).

XVI Seminário de Iniciação Científica da UFOP.Em busca de um paradigma: Diogo de Vasconcellos na crise política brasileira na segunda metade do oitocentos. (Resultado Parcial de Projeto). 2008. (Seminário).

III Encontro Regional de Educação de Jovens e Adultos. 2007. (Encontro).

I Simpósio de História Impérios e Lugares no Brasil - Território, Conflito e Identidade. 2007. (Simpósio).

XV Seminário de Iniciação Científica da UFOP.Padre João de Faria Fialho: o clérigo das bandeiras. 2007. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Bruno Moraes Inácio

ABDALA, R. D.; BOLL, A.;SILVA, R. M.. "Independência: Revolução e Contra-revolução": uma análise historiográfica da obra de José Honório Rodrigues. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Taubaté.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marcelo Santos de Abreu

MOLLO, H.;ABREU, Marcelo. Entre antigos e mineiros: Diogo de Vasconcelos e a História da Civilização Mineira. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Helena Miranda Mollo

VISCARDI, C.; Abreu, Marcelo Santos;MOLLO, H. M.. Entre antigos e mineiros: Diogo de Vasconcellos e a História da civilização mineira. 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Helena Miranda Mollo

ANTUNES, A. A.; Abreu, Marcelo Santos;MOLLO, H. M.. Entre antigos e mineiros: Diogo de Vasconcellos e a História da civilização mineira. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Francisco Gouvea de Sousa

ABREU, M.; MOLLO, H.; ARAUJO, V. L.; NICODEMO, T. L.;SOUSA, F. G.. Nostalgia e História: Joaquim Nabuco e a reconfiguração do Romantismo no final do século XIX. 2020. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Francisco Gouvea de Sousa

SOUSA, F. G.; ABREU, M.; MOLLO, H.. Nostalgia e História: Joaquim Nabuco e a reconfiguração do Romantismo no final do século XIX. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Valdei Lopes de Araujo

MOLLO, H. M.;ARAUJO, V. L.. A experiência do passado: a escrita da história como discurso da civilização. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade federal de ouro preto.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Leila Medina Leite Féres

Um poeta para a América: Natureza e subjetividade na obra poética de Cláudio Manuel da Costa (1754-1789); 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Cultura e Arte Barroca) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Rodrigo Machado da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marcelo Santos de Abreu

Uma herança indesejada: A Subjetividade na narrativa historiográfica de Joaquim Nabuco e a reconfiguração do Romantismo no final do século XIX; Início: 2015; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);

Helena Miranda Mollo

Entre antigos e mineiros: Diogo de Vasconcellos e a história da civilização mineira; 2013; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Helena Miranda Mollo;

Helena Miranda Mollo

Entre antigos e mineiros: Diogo de Vasconcellos e a História da civilização mineira; 2013; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto,; Orientador: Helena Miranda Mollo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, R. M. . HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA ANALÍTICA E SENTIMENTAL: PROPOSIÇÕES SOBRE DISTÂNCIA HISTÓRICA, NOSTALGIA E VISÕES DA MODERNIDADE BRASILEIRA NOS OITOCENTOS. ALMANACK , p. 366-410, 2019.

  • SILVA, R. M. . History of Historiography analytical and sentimental: Propositions about historical distance, nostalgia and visions of brazilian modernity in the 19th century. ALMANACK , v. x, p. 411-453, 2019.

  • SILVA, R. M. . As letras da civilização. Língua, literatura, cor local e periodização no Romantismo Nacionalista. Revista do Instituto Histórico e Geographico Brazileiro , v. 468, p. 77-110, 2015.

  • SILVA, R. M. . A caducidade das Disposições Transitórias. Diogo de Vasconcellos na propaganda pela permanência da Capital Mineira (1890-1893). Outros Tempos , v. 9, p. 72-97, 2012.

  • SILVA, R. M. . Imprensa, proclamação da República e a nova ordem política em Minas Gerais. Revista Tempo, Espaço e Linguagem , v. 3, p. 107, 2012.

  • SILVA, R. M. ; MOLLO, H. M. . A produção historiográfica de Diogo de Vasconcellos e a construção de uma identidade histórica para Minas Gerais. Revista da Pesquisa & Pós-Graduação , v. 11, p. 23-30, 2011.

  • SILVA, R. M. . A (re) invenção de uma historiografia: Diogo de Vasconcellos e os cânones da História de Minas Gerais na Primeira República. Revista Ágora (Vitória) , v. 7, p. 1-31, 2011.

  • SILVA, R. M. . Nas páginas descritivas do passado: A escrita da história como discurso para a civilização. Revista Eletrônica História em Reflexão (UFGD) , v. 04, p. 1-25, 2010.

  • SILVA, R. M. . O Heródoto Mineiro: da tradição monárquica à historiografia republicana. Temporalidades , v. 2, p. 56-65, 2010.

  • SILVA, R. M. . O lugar de Diogo de Vasconcellos entre os primeiros movimentos de construção da memória histórica de Minas Gerais. HISTORIA E-HISTORIA , v. 1, p. 1-9, 2009.

  • SILVA, R. M. ; GOUVEA, L. G. (Org.) ; TRAVASSOS, T. (Org.) ; CUNHA, V. M. P. (Org.) . UNITAU na comunidade: relatos de práticas de extensão. 1. ed. Taubaté: EdUnitau, 2021. v. 1. 190p .

  • SILVA, R. M. ; GOUVEA, L. G. (Org.) ; TRAVASSOS, T. (Org.) ; CUNHA, V. M. P. (Org.) ; ALMEIDA, R. S. (Org.) . UNITAU na comunidade: relatos de práticas de extensão - Volume 2. 1. ed. Taubaté: EdUnitau, 2021. v. 2. 151p .

  • MOLLO, H. M. (Org.) ; SILVA, R. M. (Org.) . Abordagens e representações narrativas: problemas para a história da historiografia. 1. ed. Ouro Preto: Editora UFOP, 2015. v. 1. 317p .

  • SILVA, R. M. ; RANGEL, M. M. (Org.) ; ABREU, M. S. (Org.) . Variedades do discurso histórico: possibilidades para além do texto. 1. ed. Ouro Preto: Edufop, 2014. v. 1.

  • SILVA, R. M. . A História como orientadora política e moral na historiografia de Diogo de Vasconcellos (1887-1904). In: MOLLO, Helena Miranda; SILVA, Rodrigo Machado da. (Org.). Abordagens e representações narrativas: problemas para a história da historiografia. 1ed.Ouro Preto: Editora UFOP, 2015, v. 1, p. 207-227.

  • SILVA, R. M. . A experiência do passado: a escrita da história como discurso da civilização. In: Helena Mollo; Estevão C. de Rezende. (Org.). Desafios e caminhos da teoria e da história da historiografia: 2012. 1ed.Mariana: SBTHH, 2015, v. 1, p. 153-201.

  • SILVA, R. M. ; MOLLO, H. M. . Diogo de Vasconcelos e a. In: ROMEIRO, Adriana; SILVEIRA, Marco Antonio. (Org.). Diogo de Vasconcelos: o ofício do historiador. 1ed.Belo Horizonte; São Paulo: Autêntica, 2014, v. 1, p. 71-91.

  • SILVA, R. M. . Usos do passado e projetos políticos: A história como construtora da identidade mineira na Primeira República. In: 4 Seminário Nacional de História da Historiografia: tempo presente & usos do passado, 2010, Mariana. Caderno de resumos & Anais do 4 Seminário Nacional de História da Historiografia: tempo presente & usos do passado. Ouro Preto: EdUFOP, 2010. p. 1-14.

  • SILVA, R. M. . A interface História Política e História da Historiografia: Diogo de Vasconcellos e os debates sobre a História de Minas Gerais. In: 3 Seminário Nacional de História da Historiografia - Aprender com a História?, 2009, Mariana. Anais do 3 Seminário Nacional de História da Historiografia - Aprender com a História?. Ouro Preto: Edufop, 2009. p. 1-10.

  • SILVA, R. M. . Alguns apontamentos acerca da recepção de Diogo de Vasconcellos sobre a ciência em tensão à religiosidade nos finais do oitocentos. In: II Encontro Memorial do Instituto de Ciências Humanas e Sociais: Nossas letras na história da educação, 2009, Mariana. Nossas letras na história da educação : anais do II Encontro Memorial do Instituto de Ciências Humanas e Sociais/UFOP. Mariana: ICHS/UFOP, 2009.

  • SILVA, R. M. . A oscilação entre escalas de análise na construção de um personagem histórico. In: 2 Seminário Nacional de História da Historiografia, 2008, Mariana. Anais do 2 Seminário Nacional de História da Historiografia. A dinâmica do historicismo: tradições historiográficas modernas. Ouro Preto: Edufop, 2008.

  • SILVA, R. M. . Padre João de Faria Fialho: O clérigo das bandeiras. In: I Seminário em Prática se Pesquisa Histórica: Fontes e Abordagens, 2008, Mariana. I seminário de Pratica de Pesquisa Histórica: Abordagens e Fontes. Mariana: UFOP, 2010. p. 1-13.

  • SILVA, R. M. . Diogo de Vasconcellos e o pensamento sebastianista na transição da capital mineira (1891-1894). In: XVI Encontro Regional de História da ANPUH-MG, 2008, Belo Horizonte. Anais Eletrônico e [CD-Rom] do XVI Encontro Regional de História da ANPUH-MG. Belo Horizonte: UFMG, 2008. p. 1-12.

  • SILVA, R. M. . Em busca de um paradigma: Diogo de Vasconcellos na crise política brasileira na segunda metade do oitocentos. (Resultados Parciais de Pesquisa). In: XVI Seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2008, Ouro Preto. Anais do XVI Seminário de Iniciação Científica da UFOP. Ouro Preto: UFOP, 2008.

  • SILVA, R. M. . Por uma História da Historiografia analítica e sentimental: novos olhares para as mesmas distâncias. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. . A cadeira vazia do Imperador: modulação do tempo nacional e produção de distância histórica nas reconfigurações do passado brasileiro (1870-1900). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. . o Anti-romantismo e a cientificização do projeto nacionalista brasileiros nos limites da Primeira República. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. . A história como orientadora política e moral na historiografia de Diogo de Vasconcellos (1887-1904). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. . Por um passado que não passa: O retorno ao setecentos na historiografia de Diogo de Vasconcellos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. . A constituição da memória histórica mineira a partir da historiografia de Diogo de Vasconcellos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. . O passado setecentista e o paradigma de civilização: Diogo de Vasconcellos e a cultura historiográfica mineira no início do séxulo XX. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, R. M. . O Partido Católico e a República em Minas Gerais: capítulos de uma organização desorganizada. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. . Sintetizando os mitos da Civilização Mineira: O retorno ao Setecentos na historiografia de Diogo de Vasconcellos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. . Tradição como projeto: a crise do Império brasileiro vista do discurso político de Diogo de Vasconcellos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. . Usos do passado e projetos políticos: A história como construtora da identidade mineira na Primeira República. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. . Diogo de Vasconcellos e as faces da historiografia mineira na Primeira República. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. . A Alegoria do Real: Um apontamento acerca de duas narrativas na República Oligárquica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. . A construção da memória histórica mineira e o pensamento político conservador em Diogo de Vasconcellos (1870-1905). 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, R. M. . A interface História Política e História da Historiografia: Diogo de Vasconcellos e os debates sobre a História de Minas Gerais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. . Alguns apontamentos acerca da recepção de Diogo de Vasconcellos sobre a ciência em tensão à religiosidade nos finais do oitocentos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. . Projeto Criação do Banco de Dados e Biblioteca Digital de História da Historiografia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BUARQUE, V ; SILVA, R. M. . Convênio entre o município de Mariana e a Universidade Federal de Ouro Preto para a concessão do Estágio Supervisionado de História. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. . Padre João de Faria Fialho: O clérigo das bandeiras. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. . A oscilação entre escalas de análise na construção de um personagem histórico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. . O suave pesar do tempo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, R. M. ; COSTA, L. M. P. ; ROCHA, R. ; RIBEIRO, M. T. M. ; CAPOSTAGNO, C. E. L. ; SANTOS, C. D. F. ; MELO, S. F. ; GARCEZ, L. A. D. ; FOGLIENI, P. ; ALMEIDA, R. M. ; BRAZAO, C. T. ; ALMEIDA, R. S. ; MACHADO, G. V. ; GONCALVES, C. C. P. . Relatório Técnico: pesquisa sobre a influência das atividades do período de tempo integral no desenvolvimento geral dos alunos do ensino fundamental das escolas Municipais de Taubaté. Taubaté: EdUnitau, 2020 (Relatório Técnico).

  • SILVA, R. M. ; COSTA, L. M. P. ; ROCHA, R. ; RIBEIRO, M. T. M. ; CAPOSTAGNO, C. E. L. ; SANTOS, C. D. F. ; MELO, S. F. ; GARCEZ, L. A. D. ; FOGLIENI, P. ; ALMEIDA, R. M. ; BRAZAO, C. T. ; MACHADO, G. V. ; GONCALVES, C. C. P. . Relatório Técnico: pesquisa sobre a influência das atividades do período de tempo integral no desenvolvimento geral dos alunos do ensino fundamental das escolas Municipais de Taubaté. Taubaté: EdUnitau, 2019 (Relatório Técnico).

  • SILVA, R. M. . Os donos do solo: o parecer de Diogo de Vasconcellos a respeito dos direitos de posse das Sesmarias Municipais de Ouro Preto. Rio de Janeiro: Revista Brasileira de História da Ciência, 2015 (Transcrição Comentada).

  • SILVA, R. M. . Diogo de Vasconcellos e o IHGMG: os parâmetros para a história de Minas Gerais.. História da Historiografia, 2010 (Transcrição Comentada).

  • SILVA, R. M. . A Experiência do Passado: A escrita da História como discurso da civilização. Mariana: UFOP, 2010 (Monografia de Bacharelado em História).

  • SILVA, R. M. . Em defesa de uma capital vencida: A campanha de Ouro Preto pela permanência da sede do governo estadual na cidade (1893). Revista Cadernos de História, 2009 (Transcrição Comentada).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, R. M. . Parecer de artigo para a revista História da Historiografia. 2014.

SILVA, R. M. ; RODRIGUES, T. O. ; MELO, M. ; SANTANA, A. P. . HH Magazine: humanidades em rede. 2018; Tema: Humanidades, cultura e política. (Site).

SILVA, R. M. ; MOLLO, H. M. ; FRANZINI, F. ; EUJANIAN, A. ; AVILA, A. L. . Revista História da Historiografia - número 23. 2017. (Editoração/Periódico).

SILVA, R. M. ; MOLLO, H. M. ; FRANZINI, F. ; EUJANIAN, A. ; AVILA, A. L. . Revista História da Historiografia - número 24. 2017. (Editoração/Periódico).

SILVA, R. M. ; MOLLO, H. M. ; WASSERMAN, F. ; NICOLAZZI, F. F. ; TURIN, R. . Revista História da Historiografia - número 20. 2016. (Editoração/Periódico).

SILVA, R. M. ; MOLLO, H. M. ; FRANZINI, F. ; EUJANIAN, A. ; AVILA, A. L. . Revista História da Historiografia - número 21. 2016. (Editoração/Periódico).

SILVA, R. M. ; MOLLO, H. M. ; FRANZINI, F. ; EUJANIAN, A. ; AVILA, A. L. . Revista História da Historiografia - número 22. 2016. (Editoração/Periódico).

SILVA, R. M. ; MOLLO, H. M. ; TURIN, R. ; WASSERMAN, F. ; NICOLAZZI, F. F. . Revista História da Historiografia - número 18. 2015. (Editoração/Periódico).

SILVA, R. M. ; MOLLO, H. M. ; TURIN, R. ; WASSERMAN, F. ; NICOLAZZI, F. F. . Revista História da Historiografia - número 19. 2015. (Editoração/Periódico).

SILVA, R. M. ; MOLLO, H. M. . A institucionalização da memória histórica de Minas Gerais: intelectuais e projetos políticos na Primeira República. 2010. (Relatório de pesquisa).

SILVA, R. M. ; MOLLO, H. M. . Em busca de um paradigma: Diogo de Vasconcellos na crise política brasileira na segunda metade do oitocentos. 2009. (Relatório de pesquisa).

FERES, L. M. L. ; SILVA, R. M. ; RODRIGUES, T. O. . Do monumental ao performático: Ouro Preto e as práticas oficiais e populares do patrimônio. 2018. Vídeo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Uma herança indesejada: A Subjetividade na narrativa historiográfica de Joaquim Nabuco e a reconfiguração do Romantismo no final do século XIX, Descrição: O cerne da proposta de nossa pesquisa para o doutorado tem como principal objetivo a investigação das possibilidades de reconfigurações da estética românticas nos ambientes políticos e sociais no Brasil na passagem do regime imperial para o republicano como resposta político-historiográfica para as transformações temporais daquele período. As múltiplas formas de ler e narrar o tempo, no último quartel do oitocentos, apontavam para o cenário de desordem, e a sua reorganização era matéria de disputa entre os intelectuais do período. A História apresentava-se como um dos instrumentos para a resolução de tal questão. O historiador via-se como um tradutor da temporalidade nacional, e a sua relação afetiva e subjetiva com o passado tonificava a missão de se narrar e reorganizar a História do Brasil. Dessa maneira, nossa pesquisa focar-se-á no estudo da obra Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo (1849-1910), e a partir de seus escritos compreender as formas que o repertório romântico fora mobilizado por uma camada da intelectualidade brasileira para o reestabelecimento da ordem política e temporal no momento imediato à proclamação da República. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Machado da Silva - Coordenador.

  • 2013 - 2015

    Historiografia e modernidade: variedades do discurso histórico, Descrição: Este projeto integrado de pesquisa visa à consolidação do Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade e conta com o apoio do PRONEM - Programa de Apoio a Núcleos Emergentes de Pesquisa da FAPEMIG. O projeto pretende investigar as vairedades dos discursos histórico moderno. Fenômenos como a proximidade da nação com a historiografia na experiência de tempo serão investigados através do aparecimento de conceitos que expressem essa proximidade, bem como as indicações da importância da historiografia na elaboração de novas experiências de mundo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Machado da Silva - Integrante / Helena Miranda Mollo - Integrante / Valdei Lopes de Araújo - Coordenador / Sérgio Ricardo da Mata - Integrante / Luisa Rauter Pereira - Integrante / Marcelo dos Santos Abreu - Integrante / Pedro Spínola Pereira Caldas - Integrante / Rebeca Gontijo - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    Entre Antigos e Mineiros: Diogo de Vasconcellos e a História da Civilização Mineira, Descrição: O cerne de nossa proposta para este projeto de pesquisa é o estudo do discurso político e historiográfico de Diogo Luiz de Almeida Pereira de Vasconcellos (1843-1927) na passagem do século XIX para o XX. Para tanto, apresentaremos algumas reflexões acerca da forma discursiva e das concepções de civilização e história para Vasconcellos. Enfatizaremos o contexto mineiro de construção da memória histórica local, tendo em vista Vasconcellos como um dos principais representantes. Estudaremos através da interface entre história política e história da historiografia, em uma perspectiva contextualista, as possíveis relações entre o seu ato de fala e seus auditórios na constituição de um saber histórico politicamente útil a realidade mineira nos anos de consolidação do regime republicano. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rodrigo Machado da Silva - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2009 - 2011

    A institucionalização da memória histórica de Minas Gerais: Intelectuais e projetos políticos na Primeira República, Descrição: Em meio ao momento de transição do governo monárquico para o republicano e a consolidação deste, há a instauração de um novo regime de historicidade que marca o ideal de História no Estado de Minas Gerais. Há uma ruptura com o passado colonial e imperial considerado por muitos como fator de atraso da Nação. Uma nova concepção de tempo começa a vigorar tendo como pressuposto a autonomia dos Estados em um sistema federativo e a valorização das histórias regionais. Inúmeros discursos coexistiam no cenário político da época. A República ainda sendo estabelecida via proponentes da Monarquia ainda manifestando-se. Persistiam, assim, campos de debates ideológicos e institucionais. Vê-se, diante deste debate amplo, a construção da memória histórica como um importante subsidiário para legitimação de projetos políticos no início da Primeira República. Em grande medida, tanto a fala política quanto a historiográfica giram em torno do mesmo grupo da elite política e intelectual mineira, em destaque o historiador Diogo de Vasconcellos. Este projeto tem como objetivo o estudo do discurso político e historiográfico de Vasconcellos em meio a sua rede de sociabilidade que oscila entre o conservadorismo monárquico e o liberalismo republicano. Propõe-se o estudo da construção do Arquivo Público Mineiro e o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, identificando a participação ou a exclusão de Diogo de Vasconcellos na constituição dessas duas instituições, bem como a lógica organizacional da elite mineira na Primeira República. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rodrigo Machado da Silva - Integrante / Helena Miranda Mollo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2008 - 2009

    Em busca de um paradigma: Diogo de Vasconcellos na crise política brasileira na segunda metade do oitocentos, Descrição: Em busca de um paradigma: Diogo de Vasconcellos na crise política brasileira na segunda metade do oitocentos é um projeto desenvolvido sob o financiamento do Programa de Iniciação à Pesquisa (PIP), em que explora uma investigação a respeito do pensamento, da ação e das relações políticas de Diogo Luiz de Almeida Pereira de Vasconcellos político mineiro que exerceu a função de Agente Executivo de Ouro Preto de 1891 a 1894 -. As fontes principais utilizadas para o desenvolvimento dessa pesquisa são documentos oficiais da Câmara de Vereadores de Ouro Preto e do Congresso Mineiro, que contribuirão para um mapeamento do perfil político de Vasconcellos. Também serão utilizados periódicos dirigidos pelo político, e que terão papel fundamental para essa investigação. Isso será inserido num debate historiográfico a respeito da cultura política brasileira na segunda metade do oitocentos, alargando os marcos temporais do projeto de 1870 a 1920, período de extrema relevância para a discussão dos projetos políticos em voga naquela época, e como esses projetos influenciaram na construção da República no estado de Minas Gerais, e principalmente na região de Ouro Preto nas últimas décadas do século XIX. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Machado da Silva - Integrante / Helena Miranda Mollo - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2007 - 2008

    Criação de banco de dados e biblioteca digital de história da historiografia, Descrição: Esse projeto, incentivado pelo programa de atividades acadêmicas Pró-Ativa da UFOP, e vinculada ao NEHM - Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade da UFOP, tem como objetivo a criação de um banco de dados de obras fundamentais da historiografia, principalmente brasileira, produzidas de 1700 a 1900. A partir desse banco constrói uma biblioteca digital em CD-ROM a fim de disponibilizar para pesquisadores da área e ampliar as condições de pesquisa na graduação de história. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rodrigo Machado da Silva - Integrante / Helena Miranda Mollo - Coordenador / Valdei Lopes de Araújo - Integrante / Sérgio Ricardo da Mata - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.

  • 2007 - 2008

    Criação de banco de dados e biblioteca digital de história da historiografia, Descrição: Esse projeto, incentivado pelo programa de atividades acadêmicas Pró-Ativa da UFOP, e vinculada ao NEHM - Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade da UFOP, tem como objetivo a criação de um banco de dados de obras fundamentais da historiografia, principalmente brasileira, produzidas de 1700 a 1900. A partir desse banco constrói uma biblioteca digital em CD-ROM a fim de disponibilizar para pesquisadores da área e ampliar as condições de pesquisa na graduação de história. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rodrigo Machado da Silva - Integrante / Helena Miranda Mollo - Coordenador / Valdei Lopes de Araújo - Integrante / Sérgio Ricardo da Mata - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.

  • 2007 - 2008

    Criação de banco de dados e biblioteca digital de história da historiografia, Descrição: Esse projeto, incentivado pelo programa de atividades acadêmicas Pró-Ativa da UFOP, e vinculada ao NEHM - Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade da UFOP, tem como objetivo a criação de um banco de dados de obras fundamentais da historiografia, principalmente brasileira, produzidas de 1700 a 1900. A partir desse banco constrói uma biblioteca digital em CD-ROM a fim de disponibilizar para pesquisadores da área e ampliar as condições de pesquisa na graduação de história. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rodrigo Machado da Silva - Integrante / Helena Miranda Mollo - Coordenador / Valdei Lopes de Araújo - Integrante / Sérgio Ricardo da Mata - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.

  • 2007 - 2008

    Criação de banco de dados e biblioteca digital de história da historiografia, Descrição: Esse projeto, incentivado pelo programa de atividades acadêmicas Pró-Ativa da UFOP, e vinculada ao NEHM - Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade da UFOP, tem como objetivo a criação de um banco de dados de obras fundamentais da historiografia, principalmente brasileira, produzidas de 1700 a 1900. A partir desse banco constrói uma biblioteca digital em CD-ROM a fim de disponibilizar para pesquisadores da área e ampliar as condições de pesquisa na graduação de história. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rodrigo Machado da Silva - Integrante / Helena Miranda Mollo - Coordenador / Valdei Lopes de Araújo - Integrante / Sérgio Ricardo da Mata - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.

  • 2007 - 2008

    Criação de banco de dados e biblioteca digital de história da historiografia, Descrição: Esse projeto, incentivado pelo programa de atividades acadêmicas Pró-Ativa da UFOP, e vinculada ao NEHM - Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade da UFOP, tem como objetivo a criação de um banco de dados de obras fundamentais da historiografia, principalmente brasileira, produzidas de 1700 a 1900. A partir desse banco constrói uma biblioteca digital em CD-ROM a fim de disponibilizar para pesquisadores da área e ampliar as condições de pesquisa na graduação de história. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rodrigo Machado da Silva - Integrante / Helena Miranda Mollo - Coordenador / Valdei Lopes de Araújo - Integrante / Sérgio Ricardo da Mata - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.

  • 2007 - 2008

    Criação de banco de dados e biblioteca digital de história da historiografia, Descrição: Esse projeto, incentivado pelo programa de atividades acadêmicas Pró-Ativa da UFOP, e vinculada ao NEHM - Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade da UFOP, tem como objetivo a criação de um banco de dados de obras fundamentais da historiografia, principalmente brasileira, produzidas de 1700 a 1900. A partir desse banco constrói uma biblioteca digital em CD-ROM a fim de disponibilizar para pesquisadores da área e ampliar as condições de pesquisa na graduação de história. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rodrigo Machado da Silva - Integrante / Helena Miranda Mollo - Coordenador / Valdei Lopes de Araújo - Integrante / Sérgio Ricardo da Mata - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.

  • 2007 - 2008

    Criação de banco de dados e biblioteca digital de história da historiografia, Descrição: Esse projeto, incentivado pelo programa de atividades acadêmicas Pró-Ativa da UFOP, e vinculada ao NEHM - Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade da UFOP, tem como objetivo a criação de um banco de dados de obras fundamentais da historiografia, principalmente brasileira, produzidas de 1700 a 1900. A partir desse banco constrói uma biblioteca digital em CD-ROM a fim de disponibilizar para pesquisadores da área e ampliar as condições de pesquisa na graduação de história. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rodrigo Machado da Silva - Integrante / Helena Miranda Mollo - Coordenador / Valdei Lopes de Araújo - Integrante / Sérgio Ricardo da Mata - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.

  • 2007 - 2008

    Criação de banco de dados e biblioteca digital de história da historiografia, Descrição: Esse projeto, incentivado pelo programa de atividades acadêmicas Pró-Ativa da UFOP, e vinculada ao NEHM - Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade da UFOP, tem como objetivo a criação de um banco de dados de obras fundamentais da historiografia, principalmente brasileira, produzidas de 1700 a 1900. A partir desse banco constrói uma biblioteca digital em CD-ROM a fim de disponibilizar para pesquisadores da área e ampliar as condições de pesquisa na graduação de história. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rodrigo Machado da Silva - Integrante / Helena Miranda Mollo - Coordenador / Valdei Lopes de Araújo - Integrante / Sérgio Ricardo da Mata - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.

  • 2007 - 2008

    Criação de banco de dados e biblioteca digital de história da historiografia, Descrição: Esse projeto, incentivado pelo programa de atividades acadêmicas Pró-Ativa da UFOP, e vinculada ao NEHM - Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade da UFOP, tem como objetivo a criação de um banco de dados de obras fundamentais da historiografia, principalmente brasileira, produzidas de 1700 a 1900. A partir desse banco constrói uma biblioteca digital em CD-ROM a fim de disponibilizar para pesquisadores da área e ampliar as condições de pesquisa na graduação de história. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rodrigo Machado da Silva - Integrante / Helena Miranda Mollo - Coordenador / Valdei Lopes de Araújo - Integrante / Sérgio Ricardo da Mata - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.

  • 2007 - 2008

    Criação de banco de dados e biblioteca digital de história da historiografia, Descrição: Esse projeto, incentivado pelo programa de atividades acadêmicas Pró-Ativa da UFOP, e vinculada ao NEHM - Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade da UFOP, tem como objetivo a criação de um banco de dados de obras fundamentais da historiografia, principalmente brasileira, produzidas de 1700 a 1900. A partir desse banco constrói uma biblioteca digital em CD-ROM a fim de disponibilizar para pesquisadores da área e ampliar as condições de pesquisa na graduação de história. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rodrigo Machado da Silva - Integrante / Helena Miranda Mollo - Coordenador / Valdei Lopes de Araújo - Integrante / Sérgio Ricardo da Mata - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.

  • 2007 - 2008

    Criação de banco de dados e biblioteca digital de história da historiografia, Descrição: Esse projeto, incentivado pelo programa de atividades acadêmicas Pró-Ativa da UFOP, e vinculada ao NEHM - Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade da UFOP, tem como objetivo a criação de um banco de dados de obras fundamentais da historiografia, principalmente brasileira, produzidas de 1700 a 1900. A partir desse banco constrói uma biblioteca digital em CD-ROM a fim de disponibilizar para pesquisadores da área e ampliar as condições de pesquisa na graduação de história. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rodrigo Machado da Silva - Integrante / Helena Miranda Mollo - Coordenador / Valdei Lopes de Araújo - Integrante / Sérgio Ricardo da Mata - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.

  • 2007 - 2008

    Criação de banco de dados e biblioteca digital de história da historiografia, Descrição: Esse projeto, incentivado pelo programa de atividades acadêmicas Pró-Ativa da UFOP, e vinculada ao NEHM - Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade da UFOP, tem como objetivo a criação de um banco de dados de obras fundamentais da historiografia, principalmente brasileira, produzidas de 1700 a 1900. A partir desse banco constrói uma biblioteca digital em CD-ROM a fim de disponibilizar para pesquisadores da área e ampliar as condições de pesquisa na graduação de história. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rodrigo Machado da Silva - Integrante / Helena Miranda Mollo - Coordenador / Valdei Lopes de Araújo - Integrante / Sérgio Ricardo da Mata - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.

  • 2007 - 2008

    Criação de banco de dados e biblioteca digital de história da historiografia, Descrição: Esse projeto, incentivado pelo programa de atividades acadêmicas Pró-Ativa da UFOP, e vinculada ao NEHM - Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade da UFOP, tem como objetivo a criação de um banco de dados de obras fundamentais da historiografia, principalmente brasileira, produzidas de 1700 a 1900. A partir desse banco constrói uma biblioteca digital em CD-ROM a fim de disponibilizar para pesquisadores da área e ampliar as condições de pesquisa na graduação de história. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rodrigo Machado da Silva - Integrante / Helena Miranda Mollo - Coordenador / Valdei Lopes de Araújo - Integrante / Sérgio Ricardo da Mata - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Aprovado em 2 lugar em processo seletivo para Professor Substituto DEHIS/UFOP, Universidade Federal de Ouro Preto.

2014

Aprovado em 1 lugar no processo seletivo de doutorado do Programa de Pós Graduação em História, Universidade Federal de Ouro Preto.

2014

Aprovado em 13 lugar no processo seletivo de doutorado do Programa de Pós Graduação em História, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2013

Melhor monografia de bacharelado em História da Historiografia Brasileira defendida entre 2010 e 2012, Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia.

2010

Aprovado em 2 lugar no processo seletivo de mestrado do Programa de Pós Graduação em História, Universidade Federal de Ouro Preto.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Humanas e Sociais. , Rua do Seminário, s/n., Centro, 35420000 - Mariana, MG - Brasil, Telefone: (31) 35579412, Fax: (31) 35579401, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - 2020

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando em História, Carga horária: 40

2014 - 2015

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

2013 - 2014

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Apoio Técnico, Carga horária: 20

Outras informações:
Secretario do projeto ?Historiografia e Modernidade: variedades do discurso histórico?. Financiado pelo Programa de Apoio a Núcleos Emergentes da FAPEMIG

2011 - 2013

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando em História, Carga horária: 40

2009 - 2011

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Graduando, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC/CNPq/UFOP, Carga horária: 20

2008 - 2009

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Graduando, Enquadramento Funcional: Bolsista PIP/UFOP, Carga horária: 20

2007 - 2008

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista Pró-Ativo, Carga horária: 10

Atividades

  • 02/2014

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Historiografia Brasileira, Seminário de História da Historiografia Brasileira III, Seminário de História da Arte II

  • 08/2008

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Linhas de pesquisa

2019 - 2019

Domus do Vale Instituto de Ensino

Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 18

Atividades

  • 02/2019 - 08/2019

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História (Ensino Médio)

  • 02/2019 - 08/2019

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Atualidades (Ensino Fundamental II), História (Ensino Fundamental II)

2019 - 2020

Fundação Universitária de Taubaté

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gestor Pedagógico de Projetos, Carga horária: 44

Outras informações:
Atuação no gerenciamento dos processos de elaboração e implementação de Projetos Pedagógicos promovidos pela Universidade de Taubaté (UNITAU) acompanhando o desenvolvimento dos mesmos nas unidades de ensino básico, bem como sua aderência às diretrizes estabelecidas pela Secretaria de Educação do Município de Taubaté-SP, referente ao convênio firmado entre a UNITAU e a Secretaria de Educação de Taubaté em apoio ao Programa de Ensino Integral daquele município. Aplicou avaliações de desempenho periódicas nas unidades educacionais, contribuiu na confecção de relatórios mensais de acompanhamento, promoveu e participou de reuniões e formações com professores, bolsistas e funcionários contratados por este convênio, assim como outras funções pedagógicas correlatas à aplicação de projetos conforme orientações do Núcleo de Gestão e Execução de Convênio, ligado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade de Taubaté.

2021 - 2021

Colégio Emílio Ribas - BT Atividades Educacionais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História Ensino Médio