Ludimila Ferreira Castro

Mestre em Geografia na Universidade Federal de São João del Rei. Graduada em Geografia-Bacharelado pela Universidade Federal de Alfenas- Unifal-MG, no ano de 2015. Durante a graduação, participou de projeto de pesquisa, fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), na área de Geomofologia. Foi membro do Grupo de Pesquisa: Análise Espacial e Dinâmica Ambiental-GAEDA da Unifal-MG. Participou do Projeto Rondon como Rondonista na Operação Porta do Sol no ano 2015.

Informações coletadas do Lattes em 26/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Geografia

2017 - 2019

Universidade Federal de São João Del-Rei
Título: LEVANTAMENTO E REGIONALIZAÇÃO DA FRAGILIDADE AMBIENTAL E VULNERABILIDADE Á PROCESSOS EROSIVOS NA BACIA DO RIO DAS MORTES-MG,Ano de Obtenção: 2019
Andre Batista de Negreiros.

Graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes - Geografia

2018 - 2020

UNIVERSIDADE DE FRANCA

Graduação em Geografia

2011 - 2015

Universidade Federal de Alfenas
Título: ESTUDO GEOMORFOLÓGICO ENTRE OS MUNICÍPIOS DE ALFENAS E CAMPOS GERAIS-MG
Orientador: Marta Felícia Marujo Ferreira

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2008

Escola Estadual Presidente Kennedy

Ensino Fundamental (1º grau)

1998 - 2005

Escola Estadual Padre Américo

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física/Especialidade: Geomorfologia.

Organização de eventos

SANTOS, C. A. ; CASTRO, L. F. . I Simpósio Mineiro de Geografia. 2014. (Outro).

Participação em eventos

: I SIMPOSIO MINEIRO DE GEOGRAFIA: Das diversidades á articulação geográfica..CARACTERIZAÇÃO GEOMORFOLÓGICA E DINÂMICA DA PAISAGEM NO MUNICÍPIO DE CAMPOS GERAIS-MG. 2014. (Simpósio).

III Encontro de Geografia do Campo das Vertentes. 2014. (Encontro).

13 SIMPÓSIO DE GEOLOGIA DO SUDESTE.MAPEAMENTO DOS PROCESSOS EROSIVOS E LINEARES NO MUNICÍPIO DE CAMPOS GERAIS-MG. 2013. (Simpósio).

Workshop De Geografia Cultural: A multiplicidade da cultura no espaço e suas territorialidades.. 2013. (Outra).

3ª Jornada Científica da Geografia. 2012. (Outra).

Produções bibliográficas

  • CASTRO, L. F. ; FERREIRA, M. F. M. . ESTUDO GEOMORFOLÓGICO E MORFODINÂMICO ENTRE OS MUNICÍPIOS DE ALFENAS E CAMPOS GERAIS-MG. In: I Simpósio Integrado UNIFAL-MG, 2015, Alfenas-MG. Simpósio Integrado UNIFAL-MG, 2015.

  • CASTRO, L. F. ; FERREIRA, M. F. M. . CARACTERIZAÇÃO GEOMORFOLÓGICA E DINÂMICA DA PAISAGEM NO MUNICÍPIO DE CAMPOS GERAIS ? MG. In: I Simpósio Mineiro de Geografia, 2014, Alfenas-MG. ANAIS DO I SIMPÓSIO MINEIRO DE GEOGRAFIA. v. 1. p. 09-09.

  • CASTRO, L. F. ; FERREIRA, M. F. M. . ESTUDO GEOMORFOLÓGICO E MORFODINÂMICO ENTRE OS MUNICÍPIOS DE ALFENAS E CAMPOS GERAIS-MG. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CASTRO, L. F. ; FERREIRA, M. F. M. . CARACTERIZAÇÃO GEOMORFOLÓGICA E DINÂMICA DA PAISAGEM NO MUNICÍPIO DE CAMPOS GERAIS- MG. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CASTRO, L. F. ; Ana Lia Ferreira Mendes de Carvalho . Desteritorialização ou reterritorialização do mundo rural?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CASTRO, L. F. ; FERREIRA, M. F. M. . MAPEAMENTO DOS PROCESSOS EROSIVOS E LINEARES NO MUNICÍPIO DE CAMPOS GERAIS-MG. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    Estudo Geomorfológico e Morfodinâmico entre os municípios de Alfenas e Campos Gerais - MG, Descrição: O presente trabalho tem a finalidade de realizar um estudo geomorfológico de um trecho que abrange parte dos municípios de Alfenas e Campos Gerais ? MG. Para isso o objetivo principal é elaborar um conjunto de mapas temáticos, tais como: morfológico, hidrográfico, uso do solo, hipsométrico e declividades, sobre a área estudada, além de mapear a ocorrência de processos erosivos lineares em seus estágios mais comuns de ocorrência (ravinas e voçorocas). A importância da pesquisa justifica-se pela carência de estudos que tenham como foco a geomorfologia, além de gerar um conjunto de mapas temáticos que auxiliarão no conhecimento mais aprofundado sobre a área. Para desenvolver este estudo, a pesquisa se apoia no uso de metodologias da geomorfologia, por meio de análise experimental realizada em campo - uso de infiltrômetro, coleta de cobertura das formações superficiais (cobertura pedológica, manto de alteração, depósitos de encostas), e posterior analise granulométrica em laboratório. Ao mesmo tempo, serão desenvolvidos estudos detalhados da rede de drenagem e do relevo, do uso e ocupação do solo, com o propósito de verificar se a ocorrência dos processos erosivos lineares está condicionada pela estruturação geológica ou se estas feições estão subordinadas a ação antrópica... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ludimila Ferreira Castro - Integrante / Marta Felícia Marujo Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

Prêmios

2015

Prêmio de melhor trabalho intitulado:ESTUDO GEOMORFOLÓGICO E MORFODINÂMICO ENTRE OS MUNICÍPIOS DE ALFENAS E CAMPOS GERAIS-MG, no I Simpósio Integrado UNIFAL-MG na categoria ?Iniciação Científica, Universidade Federal de Alfenas.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2015

Universidade Federal de Alfenas

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Graduando em Geografia

Atividades

  • 01/2015 - 02/2015

    Extensão universitária , Ministério da Defesa (Exército Brasileiro).,Atividade de extensão realizada, Participação como Rondonista no Projeto Rondon, Operação Porta do Sol 2015, no município de Araruna no estado da Paraíba..

  • 08/2014 - 12/2014

    Outras atividades técnico-científicas , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Atividade realizada, Monitoria Remunerada na disciplina de Formação do Território Brasileiro.

  • 08/2013 - 12/2013

    Outras atividades técnico-científicas , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Atividade realizada, Monitoria remunerada na disciplina de Formação do Território Brasileiro.

  • 03/2012 - 06/2012

    Outras atividades técnico-científicas , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Atividade realizada, Monitoria voluntária na disciplina de Geologia Geral.

2015 - 2016

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

2018 - 2018

Escola Estadual Padre Américo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24

2016 - 2016

Escola Estadual Padre Américo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 18

2020 - 2021

Secretária MunicIpal de Educação de Candeias -MG

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Escrituração e Freqüência, Carga horária: 20

2021 - Atual

Escola Estadual Presidente Kennedy

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor da Educação Básica, Carga horária: 9

2020 - 2021

Escola Estadual Presidente Kennedy

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor da Educação Básica, Carga horária: 24

2021 - Atual

Escola Estadual Abílio Neves

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor da Educação Básica-Geografia, Carga horária: 24