Cícero Pedroza da Silva
Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação PPGE/UFPB na linha de pesquisa da Educação Popular, Mestres em Educação Popular, Especialista em fundamentos da Educação e práticas Interdisciplinares pela Universidade Estadual de Paraíba UEPB, Licenciado em Filosofia e Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba UFPB, Professor Efetivo do Governo do Estado da Paraíba, com formação profissional; LIBRAS EM CONTEXTO, na Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência Auditiva FUNAD. atuando como professor pesquisador pela Incubadora de Empreendimentos Solidários INCUBES/UFPB nos procedimentos metodológicos da Educação Popular nas perspectivas dos saberes e práticas das comunidades tradicionais no litoral sul paraibano.
Informações coletadas do Lattes em 06/07/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Doutorado em Educação
2019 - 2023
Universidade Federal da Paraíba
Título: MEMÓRIAS DO ANTIGO COCO DE RODA: dos processos de resistência no município de Conde-PB às relações com a Educação Popular
Aline Maria Batista Machado.
Mestrado em MESTRADO
2012 - 2014
UNIVERSIDADE FERERAL DA PARAIBA
Título: COCO DE RODA NOVO QUILOMBO: SABERES DA CULTURA POPULAR E PRATICAS DA EDUCAÇÃO POPULAR NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE IPIRANGA NO CONDE- PB
, Ano de Obtenção: 2014.ALINE MARIA BATISTA MACHADO.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Especialização em FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGOGICAS
2013 - 2014
Universidade Estadual da Paraíba
Título: COMUNIDADES QUILOMBOLA: PRÁTICAS PEDAGOGICAS DE CULTURA POPULAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR
Orientador: VERÔNICA PESSOA DA SILVA
Graduação em Filosofia
2004 - 2009
Universidade Federal da Paraíba
Título: O ENSINO DE FILOSOFIA COMO UMA EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA: DA PRAXIS SOCRÁTICA A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO FREIREANA
Orientador: PROF. MS. GUTEMBERG PESSOA RODRIGUES DOS SANTOS
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2015 - 2016
LIBRAS EM CONTEXTO. (Carga horária: 240h). , FUNDAÇÃO CENTRO INTEGRADO A PESSOA COM DEFICIÊNCIA, FUNAD, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Organização de eventos
SILVA, C. P. . Curso de extensão em comemoração aos 12 anos do GEPEDUPSS formação em :serviço social e educação popular. 2023. (Outro).
SILVA, C. P. . VII SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS; MEMÓRIA, TERRITÓRIOS E SUJEITOS. 2015. (Outro).
SILVA, C. P. . IV ENCONTRO INTERNACIONAL A ECONOMIA DOS TRABALHADORES. 2013. (Congresso).
SILVA, C. P. . I ENIES, ENCONTRO NORDESTINO DE INCUBADORAS DE ECONOMIA SOLIDARIA. 2012. (Outro).
SILVA, C. P. . Semana Paraibana de Filosofia da UFPB. 2011. (Congresso).
SILVA, C. P. . VI Seminario Nacional de Educação Popular e Movimentos Sociais. 2011. (Outro).
SILVA, C. P. . I SIMPÓSIO SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DO CONHECIMENTO: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2010. (Outro).
SILVA, C. P. . CONHECIMENTO EM DEBATE: DIÁLOGOS POSSÍVEIS. 2008. (Congresso).
SILVA, C. P. . II SEMANA PARAIBANA DE CIENCIA SOCIAIS E FILOSOFIA. 2007. (Congresso).
Participação em eventos
I FÓRUM DE TRADUTORES E INTERPRETE DE LIBRAS NA PARAIBA. 2015. (Outra).
II SEMINÁRIO DO GRUPO DE TRABALHO DA EDUCAÇÃO POPULAR DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DD.PARTICIPANTE. 2014. (Seminário).
III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO(SECAMPO).FOTOGRAFIA:A ARTE DA IMAGEM, DA MEMÓRIA E DA CULTURA. 2013. (Oficina).
II SECAMPO, SEMINARIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO.A IMPORTANCIA DA FOTOGRAFIA NA PESQUISA-AÇÃO. 2012. (Oficina).
I SEPPEC ? Seminário de Pesquisadores e Práticas do Curso de Pedagogia - Educação do Campo da UFPB.EDUCAÇÃO DO CAMPO, AGROECOLOGIA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: COMUNIDADES QUILOMBOLAS NO CONDE/PB.. 2012. (Seminário).
SIMPOSIO DE ECONOMIA SOLIDARIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS.FOTOGRAFIA. 2012. (Simpósio).
ESPEP ,curso de metodologia do trabalho academico.METODOLOGIA DE TRABALHO ACADEMICO EM FILOSOFIA. 2011. (Outra).
ESPEP, Oratoria: expressão verbal e coporal.A Filosofia na Oratoria: expressão verbal e coporal. 2011. (Outra).
I Seminario para Relações Éticos Raciais.Coberturta Fotografica do Simposio e Cursista. 2011. (Seminário).
VI SEMINARIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS.Afilosofia na praxis identitaria de remanesentes de quilombola,apartir de ação educativa auto-sustentavel. 2011. (Seminário).
FÓRUM DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADUTOS DA PARAIBA. 2010. (Encontro).
I CONGRESSO INTERNACIONAL DA CÁTEDRA UNESCO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. DESAFIOS E PESPECTIVA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2010. (Congresso).
I SIMPÓSIO SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DO CONHECIMENTO: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.Oficina:MAPA CONCEITUAL: FERRAMENTA DE ESTRUTURAÇÃO DE CONHECIMENTOS E SABERES. 2010. (Simpósio).
REUNIÃO TÉCNICA DE PROFESSORES DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DA PARAIBA.ENSINO DE FILOSOFIA. 2009. (Encontro).
CARAVANA DA UNE: SAÚDE EDUCAÇÃO E CULTURA. 2008. (Congresso).
CONFERÊNCIA BRASIL E ALEMANHA SOBRE DIREITO INTERTNACIONAL DA PAZ E DOS CONFLITOS ARMADOS. 2008. (Congresso).
CONHECIMENTO EM DEBATE: DIÁLOGOS POSSÍVEIS. FILOSIFAR NA EDUCAÇÃO. 2008. (Congresso).
I ENCONTRO DE ESTUDANTES DE FUNDAMENTOS ANTROPOFILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO. NIETZCHE E OUTROS FILÓSOFOS PARA O ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO. 2008. (Congresso).
I FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA.PESQUISA EM EDUCAÇÃO NO CAMPO. 2008. (Encontro).
III CONGRESSO BRASILEIRO DOS ESTUDANTES DE FILOSOFIA. EDUCAÇÃO E ENGAJAMENTO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO MOVIMENTO ESTUDANTIL DE FILOSOFIA NA LUTA POR TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS. 2008. (Congresso).
II SEMANA PARAIBANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E FILOSOFIA.PEDAGOGIAS DE PROFISSIONALIZAÇÃO E DE EMANCIPAÇÃO. 2008. (Encontro).
VIII ENCONTRO PARAIBANO SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. 2008. (Congresso).
III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS CURRICULARES.BIBLIOTECA DIGITAL PAULO FREIRE: UMA NOVA PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2007. (Outra).
XV ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA.IMPLEMENTAÇÃO DA BIBLIOTECA DIGITAL PAULO FREIRE. 2007. (Encontro).
ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL PARA CRÉDITO (SEBRAE).ORIENTAÇÃO PARA O CREDITO. 2006. (Outra).
SEBRAE,LOGISTICA EMPRESARIAL. 2006. (Oficina).
SEBRAE,SUCESSO EM VENDAS E ATENDIMENTO AO CLIENTE. 2006. (Oficina).
Participação em bancas
SILVA, C. P.. ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DAS ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS NO ESTADO DA PARAÍBA (LEI N 11.100/2018: o modelo pedagógico/gestão e os índices de desenvolvimento educacional. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Politicas Publicas) - UNIVERSIDADE FERERAL DA PARAIBA.
SILVA, C. P.. Perspectiva dos Agricultores sobre o uso da areá coletiva no Assentamento Padre Gino, Sapé-PB. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL) - UNIVERSIDADE FERERAL DA PARAIBA.
SILVA, C. P.. Turismo Comunitário: um caminho para o desenvolvimento sustentável da comunidade Praia da Penha em João Pessoa -PB. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL) - UNIVERSIDADE FERERAL DA PARAIBA.
SILVA, C. P.. A EDUCAÇÃO PARA TOLERÂNCIA COMO ENFRENTAMENTO A PRATICA DE VIOLÊNCIA ENTRE CRIANÇA E ADOLESCENTE.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITOS HUMANOS) - UNIVERSIDADE FERERAL DA PARAIBA.
SILVA, C. P.. A COOPERAÇÃO DOS ASSENTADOS DO P.A.A QUEIMADAS NO DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PRONERA/CNPq) - UNIVERSIDADE FERERAL DA PARAIBA.
SILVA, C. P.. Recebi um Altista. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba.
SILVA, C. P.. História de vida e processos formativos:o que revelam as placas de conclusão do curso de Pedagogia-UEPB/CH. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba.
SILVA, C. P.. Educação Escolar Quilombola: análise das práticas na comunidade Cruz da Menina-PB. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba.
SILVA, C. P.. Um estudo sobre a caracterização dos meios de Hospedagem do litoral sul do município de Rio Tinto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HOTELARIA) - UNIVERSIDADE FERERAL DA PARAIBA.
FILHO, PEDRO NUNES; SARDA, M.;SILVA, C. P.. COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA COMO EXPERIÊNCIA: Relatos, Dinâmicas e vivências na comunidade São Rafael. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Radialismo) - Universidade Federal da Paraíba.
SILVA, C. P.. EDUCAÇÃO POPULAR NAS PÓS-GRADUAÇÕES DE SERVIÇO SOCIAL: UMA ANALISE COMPARATIVA DOS ESTADOS DA PARAÍBA E PERNAMBUCO DE 1980 A 2010. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - UNIVERSIDADE FERERAL DA PARAIBA.
Orientou
TECNICO EM SECRETARIA ESCOLA: auxilio na organização de documentos correspondentes a gestão escolar; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB; Orientador: Cicero Pedroza da Silva;
Relações entre marketing na fidelização de clientes; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB; Orientador: Cicero Pedroza da Silva;
Ensino hibrido e metodologia ativas na EPT: uma proposta pedagógica com estudantes do ensino médio do IFPB; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB; Orientador: Cicero Pedroza da Silva;
Intervenção Pedagógica para o curso de técnico em administração: a inclusão de pessoas com deficiência nas empresas; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB; Orientador: Cicero Pedroza da Silva;
inventário participativo da pesca artesanal: uma intervenção pedagógica da educação profissional; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB; Orientador: Cicero Pedroza da Silva;
Proposta de Intervenção pedagógica para o curso técnico em edificações: contribuindo para a valorização dos fazeres-saberes na construção civil; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB; Orientador: Cicero Pedroza da Silva;
Projeto de intervenção pedagógica; os desafios do homem do campo; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB; Orientador: Cicero Pedroza da Silva;
Jovem aprendiz: desenvolvimento de formação Técnico-profissional em uma construtora na cidade de João Pessoa-PB; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB; Orientador: Cicero Pedroza da Silva;
O uso do Prezi como ferramenta tecnológica de apresentação no ensino dos fundamentos da economia solidária como proposta de intervenção pedagógica no ensino técnico; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB; Orientador: Cicero Pedroza da Silva;
Educação Etico-Racial na escola educador Paulo Freire, em Dona Inês- PB; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Politicas Publicas) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Cicero Pedroza da Silva;
A escrita docente e os saberes afro-brasileiros e indígenas na prática em sala de aula; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Politicas Publicas) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Cicero Pedroza da Silva;
Feira de Economia Solidária, Agricultura Familiar, Arte e Cultura de Lagoa de Dentro -PB: geração de renda nas perspectivas do desenvolvimento territorial; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Extensão Universitária e Desenvolvimento Sustentável) - UNIVERSIDADE FERERAL DA PARAIBA; Orientador: Cicero Pedroza da Silva;
Banco Comunitário de Desenvolvimento Sustentável de Lagoa de Dentro-PB: geração de renda e desenvolvimento sustentável a partir da moeda social Tintim; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Extensão Universitária e Desenvolvimento Sustentável) - UNIVERSIDADE FERERAL DA PARAIBA; Orientador: Cicero Pedroza da Silva;
Juventude Campesina; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Extensão Universitária e Desenvolvimento Sustentável) - UNIVERSIDADE FERERAL DA PARAIBA; Orientador: Cicero Pedroza da Silva;
Projeto de enfrentamento a violência em escolas públicas de Sapé-PB: enquanto Extensão Popular; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Extensão Universitária e Desenvolvimento Sustentável) - UNIVERSIDADE FERERAL DA PARAIBA; Orientador: Cicero Pedroza da Silva;
Educação Popular para crianças e adolescentes: o Trabalho da ONG Casa Pequeno Davi; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Extensão Universitária e Desenvolvimento Sustentável) - UNIVERSIDADE FERERAL DA PARAIBA; Orientador: Cicero Pedroza da Silva;
Etnomusicologia e Educação Popular no Coco de Roda Novo Quilombo: possíveis relações entre essas duas áreas; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Extensão Universitária e Desenvolvimento Sustentável) - UNIVERSIDADE FERERAL DA PARAIBA; Orientador: Cicero Pedroza da Silva;
Avanços na configuração socioeconômica do estado da Paraíba a partir do Processo de reestruturação produtiva (1990-2015); 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Extensão Universitária e Desenvolvimento Sustentável) - UNIVERSIDADE FERERAL DA PARAIBA; Orientador: Cicero Pedroza da Silva;
Percepção ambiental de pequenos agricultores da comunidade de Andreza em Pintimbu-PB; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Extensão Universitária e Desenvolvimento Sustentável) - UNIVERSIDADE FERERAL DA PARAIBA; Orientador: Cicero Pedroza da Silva;
Educação Popular: uma introdução ao estado da arte nos municípios de Cruz do Espiirito Santo, Marí e Sapé-PB; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Extensão Universitária e Desenvolvimento Sustentável) - UNIVERSIDADE FERERAL DA PARAIBA; Orientador: Cicero Pedroza da Silva;
Crescimento Local Sustentável: estudo de caso do Centro Popular de Cultura e comunicação; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Extensão Universitária e Desenvolvimento Sustentável) - UNIVERSIDADE FERERAL DA PARAIBA; Orientador: Cicero Pedroza da Silva;
A Representação do escravo no Poema de Castro Alves; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Cicero Pedroza da Silva;
Hospedagem Alternativa :Arranjos produtivos do litoral sul da paraibano no município de Conde- PB; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em HOTELARIA) - UNIVERSIDADE FERERAL DA PARAIBA; Orientador: Cicero Pedroza da Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, C. P. . Jovem aprendiz: desenvolvimento da formação técnico-profissional em uma construtora na cidade de João Pessoa, Paraíba. Revista Principia , v. 02, p. 01-16, 2022.
-
SILVA, C. P. . COCO DE RODA NOVO QUILOMBO: saberes da cultura popular e práticas de educação popular na comunidade quilombola de Ipiranga na cidade do Conde-PB. 01. ed. JOÁO PESSOA: EDITORA CCTA/UFPB, 2017. v. 400. 152p .
-
SILVA, C. P. . COCO DE RODA NOVO QUILOMBO: saberes da cultura popular e práticas de educação popular na comunidade quilombola de Ipiranga no Conde. In: Ana Célia Silva Menezes, Israel Soares de Sousa; Maria Margareth de Lima; Orlandil de Lima Moreira; Suelidia Maria Calaça (Orgs.). (Org.). EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS Memória, Territórios e Sujeitos. 01ed.João Pessoa: Editora CCTA, 2020, v. 01, p. 09-488.
-
SILVA, C. P. . Educação Popular e Coco de Roda: saberes da cultura popular nas comunidades de Ipiranga, Gurugi e Vila de pescadores em Jacumã no Conde-PB. In: Martins, Daniel Valério; Gonçalves, Daniel Cosme Guimarães; Silva, Maria Alda Tranquelino da (Orgs.).. (Org.). Educação Indígena: saberes e práticas educativas. 01ed.João Pessoa: Edições IIACYL, 2020, v. 01, p. 12-402.
-
SILVA, C. P. . COMUNIDADES QUILOMBOLAS: Práticas pedagógicas de cultura popular na perspectiva da educação popular no litoral sul da Paraíba. In: Alessandro Frederico da Silveira; Eliane de Moura Silva;. (Org.). EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AGENDA POLÍTICA EDUCACIONAL. 01ed.Campina Grande: EDITORA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, 2018, v. 3, p. 347-367.
-
SILVA, C. P. . Coco de Roda Novo Quilombo: saberes da Cultura Popular e Praticas de Educação Popular na Comunidade quilombola de Ipiranga no Conde-PB. In: V Seminário Internacional de Praticas Educativas(SECAMPO), 2016, Mamanguape. EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA,ETNIAS E RELAÇÕES ÉTICO-RACIAIS, 2016.
-
SILVA, C. P. . EDUCAÇÃO POPULAR NO CAMPO E EMANCIPAÇÃO HUMANA. In: IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS EDUCATIVAS, 2014, MAMANGUAPE. EDUCAÇÃO, METODOLOGIAS, ETNIAS E RELAÇÕES ÉTICO RACIAIS, 2014. v. 1. p. 01-10.
-
SILVA, C. P. . FOTOGRAFIA A ARTE DA MEMÓRIA E DA CULTURA: A IMPORTÂNCIA DA FOTOGRAFIA PARA A PESQUISA-AÇÃO. In: III SEMINÀRIO DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, 2013, MAMANGUAPE. FOTOGRAFIA A ARTE DA MEMÓRIA E DA CULTURA: A IMPORTÂNCIA DA FOTOGRAFIA PARA A PESQUISA-AÇÃO, 2013. p. 01-10.
-
SILVA, C. P. . FOTOGRAFIA E CIDADANIA. In: II SEMINÁRIO DE PRATICAS EDUCATIVAS, 2013, MAMANGUAPE. FOTOGRAFIA E CIDADANIA, 2013. p. 01-10.
-
SILVA, C. P. . EDUCAÇÃO DO CAMPO, AGROECOLOGIA E ECONOMIA SOLIDARIA: COMUNIDADES QUILOMBOLA NO CONDE-PB. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA E PRQTICAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPO DA UFPB, 2012, JOÃO PESSOA. EDUCAÇÃO DO CAMPO, AGROECOLOGIA E ECONOMIA SOLIDÀRIA: COMUNIDADES QUILOMBOLA NO CONDE-PB, 2012. p. 01-12.
-
SILVA, C. P. . EDUCAÇÃO POPULAR E ECONOMIA DOS TRABALHADORES QUILOMBOLAS. In: IV ENCONTRO INTERNACIONAL A ECONOMIA DOS TRABALHADORES, 2012, JOÃO PESSOA. EDUCAÇÃO POPULAR E ECONOMIA DOS TRABALHADORES QUILOMBOLAS, 2012.
-
SILVA, C. P. . Desafios e Pespectivas para o Ensino de Filosofia na Educação de Jovens e Adultos. In: I congresso internacional da cátreda unesco de educação de jovens e adultos, 2010, João Pessoa-PB. Desafios e pespectivapara o ensino de filosofia na educação de jovens e adultos. João Pessoa -PB, 2010. v. 1.
-
SILVA, C. P. . BIBLIOTECA DIGITAL PAULO FREIRE: UMA NOVA PRÁTICA PEDAGÓGICA. In: III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS CURRICULARES, 2007, João Pessoa. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom), 2007.
-
SILVA, C. P. . Implementação da Biblioteca Digital Paulo Freire. In: XV Encontro de Iniciação Científica, 2007, João Pessoa. Implementação da BIBLIOTECA DIGITAL PAULO FREIRE, 2007.
-
SILVA, C. P. . Os processos de resistência da Educação Popular nos territórios indígenas e quilombolas na Paraíba. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, C. P. . Paulo Freire: Processo de aprendizagem nos anos finais no ensino fundamental. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, C. P. . Coco de Roda Novo Quilombo: saberes da cultura popular e práticas de Educação Popular na comunidade quilombola de Ipiranga no Conde. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, C. P. . CULTURA E COMUNICAÇÃO POPULAR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, C. P. . A ARTE DA FOTOGRAFIA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, C. P. . FOTOGRAFIA, CULTURA E PESQUISA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, C. P. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRATICA PEDAGÓGICAS EM TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, C. P. . DESAFIOS E PESPECTIVAS PARA O ENSINO DE FILOSOFIA NA EDDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, C. P. . FILOSOFAR NA EDUCAÇÃO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, C. P. . NIETZSCHE E OUTROS FILÓSOFOS PARA O ENSINO MÉDIO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA,C,P ; SILVA, C. P. . BIBLIOTECA DIGITAL PAULO FREIRE; UMA INOVADARA PRÁTICA PEDAGOGICA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, C. P. . INPLEMENTAÇÃO DA BIBLIOTECA DIGITAL PAULO FREIRE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
SILVA, C. P. . DOCUMENTÁRIO OS 60 ANOS DO CURSO DO SERVIÇO SOCIAL NA PARAÍBA. 2013. Fotografia.
Projetos de pesquisa
-
2012 - Atual
PROJETO DE ETNODESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE GURUGI E IPIRANGA, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cicero Pedroza da Silva - Coordenador / MAURICIO SÁRDA - Integrante.
-
2007 - 2007
POLO DE PRODUÇÃO E CAPACITAÇÃO DE CONTEUDOS MULTIMÍDIAS DA PARAÍBA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cicero Pedroza da Silva - Coordenador.
Projetos de desenvolvimento
-
2009 - Atual
PROJETO SOCIAL E EDUCACIONAL CIRCULOS DE CULTURA GIRASSOL, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cicero Pedroza da Silva - Coordenador.
-
2009 - Atual
PROJETO SOCIAL E EDUCACIONAL CIRCULOS DE CULTURA GIRASSOL, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cicero Pedroza da Silva - Coordenador.
-
2009 - Atual
PROJETO SOCIAL E EDUCACIONAL CIRCULOS DE CULTURA GIRASSOL, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cicero Pedroza da Silva - Coordenador.
-
2009 - Atual
PROJETO SOCIAL E EDUCACIONAL CIRCULOS DE CULTURA GIRASSOL, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cicero Pedroza da Silva - Coordenador.
-
2009 - Atual
PROJETO SOCIAL E EDUCACIONAL CIRCULOS DE CULTURA GIRASSOL, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cicero Pedroza da Silva - Coordenador.
-
2009 - Atual
PROJETO SOCIAL E EDUCACIONAL CIRCULOS DE CULTURA GIRASSOL, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cicero Pedroza da Silva - Coordenador.
-
2009 - Atual
PROJETO SOCIAL E EDUCACIONAL CIRCULOS DE CULTURA GIRASSOL, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cicero Pedroza da Silva - Coordenador.
-
2009 - Atual
PROJETO SOCIAL E EDUCACIONAL CIRCULOS DE CULTURA GIRASSOL, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cicero Pedroza da Silva - Coordenador.
-
2009 - Atual
PROJETO SOCIAL E EDUCACIONAL CIRCULOS DE CULTURA GIRASSOL, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cicero Pedroza da Silva - Coordenador.
-
2009 - Atual
PROJETO SOCIAL E EDUCACIONAL CIRCULOS DE CULTURA GIRASSOL, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cicero Pedroza da Silva - Coordenador.
-
2009 - Atual
PROJETO SOCIAL E EDUCACIONAL CIRCULOS DE CULTURA GIRASSOL, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cicero Pedroza da Silva - Coordenador.
-
2009 - Atual
PROJETO SOCIAL E EDUCACIONAL CIRCULOS DE CULTURA GIRASSOL, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cicero Pedroza da Silva - Coordenador.
-
2009 - Atual
PROJETO SOCIAL E EDUCACIONAL CIRCULOS DE CULTURA GIRASSOL, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cicero Pedroza da Silva - Coordenador.
-
2009 - Atual
PROJETO SOCIAL E EDUCACIONAL CIRCULOS DE CULTURA GIRASSOL, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cicero Pedroza da Silva - Coordenador.
-
2009 - Atual
PROJETO SOCIAL E EDUCACIONAL CIRCULOS DE CULTURA GIRASSOL, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cicero Pedroza da Silva - Coordenador.
-
2009 - Atual
PROJETO SOCIAL E EDUCACIONAL CIRCULOS DE CULTURA GIRASSOL, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cicero Pedroza da Silva - Coordenador.
-
2009 - Atual
PROJETO SOCIAL E EDUCACIONAL CIRCULOS DE CULTURA GIRASSOL, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cicero Pedroza da Silva - Coordenador.
-
2009 - Atual
PROJETO SOCIAL E EDUCACIONAL CIRCULOS DE CULTURA GIRASSOL, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cicero Pedroza da Silva - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - 2014
CE/UFPB/UABVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: TUTOR, Carga horária: 20
Outras informações:
TUTOR A DISTÂNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA NO CE/UFPB/UAB NO COMPONENTE CURRICULAR; SEMINÁRIOS TEMÁTICOS DE PRÁTICAS CURRICULAR
2013 - 2015
COLETIVO AQUATUNEVínculo: PROFESSOR VOLUNTARIO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE FILOSOFIA, Carga horária: 20
2015 - 2016
UNIVERSIDADE FERERAL DA PARAIBAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40
2012 - 2014
UNIVERSIDADE FERERAL DA PARAIBAVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
07/2015 - 12/2015
Ensino, PEDRAGOGIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
-
07/2015 - 12/2015
Ensino, MATEMATICA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
-
07/2015 - 12/2015
Ensino, LETRAS, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM
-
07/2015 - 12/2015
Ensino, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FUNDAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO
2011 - 2012
E.E.E.M. PEDRO LISN VIEIRA DE MELOVínculo: PROFESSOR DE FILOSOFIA, Enquadramento Funcional: SERVIDOR PUBLICO EFETIVO, Carga horária: 16
2010 - 2011
Intituto Teológico e Pedagógica da ParaíbaVínculo: professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor das diciplinas filosofia da educação,filosofia das religioês e filosofia dos volores
2009 - 2015
E.E.E.M.F JOÃO DA CUNUA VINAGREVínculo: PROFESSOR DE FILOSOFIA, Enquadramento Funcional: SERVIDOR PUBLICO EFETIVO, Carga horária: 18
2009 - 2011
Centro Ecumênico de Estudos Superiores do NordesteVínculo: PROFESSOR CONTRATADO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE NÍVEL SUPERIOR, Carga horária: 20
2009 - 2011
Caic Damásio FrancaVínculo: PROFESSOR DE FILOSOFIA, Enquadramento Funcional: SERVIDOR PUBLICO EFETIVO, Carga horária: 8
2009 - 2009
E.E.E.M. COMPOSITOR LUIS RAMALHOVínculo: PROFESSOR DE FILOSOFIA, Enquadramento Funcional: SERVIDOR PUBLICO, Carga horária: 18
2009 - Atual
Secretaria da Educação e CulturaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE NÍVEL MÉDIO, Carga horária: 30
Outras informações:
PROFESSOR DE FILOSOFIA COM LOTAÇÃO NA SECRETÁRIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO E CULTURA DA PARAÍBA.
2007 - 2008
Camapanha Nacional Escolas da ComunidadeVínculo: CARTEIRA DE TRABALHO ASSINADA, Enquadramento Funcional: PROFESSSOR DE FILOSOFIA, Carga horária: 8
2007 - 2007
Colégio Joaõ Paulo IIVínculo: PRIVADO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA, Carga horária: 20
2007 - 2007
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: BOLSISTA PIBIC, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA, Carga horária: 20
2015 - 2015
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IfpbVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do Programa de Extenção, Carga horária: 12
2016 - 2016
NUPLAR/INCUBES/UFPBVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: INSTRUTÓRIA PESSOA FISICA, Carga horária: 20
2017 - 2017
Escola Estadual professora Ilza de Almeida RibeiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: GESTOR ESCOLAR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2019 - 2020
Universidade Estadual da ParaíbaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cícero Pedroza da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?