LUCIA CASTELLO BRANCO

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978), mestrado em Literatura Luso Brasileira - Indiana University (1981) e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990). Realizou três pós-doutorados (Universidade Nova de Lisboa, University of California e Universidade Federal do Rio de Janeiro), em Literatura Comparada e em Teorias Psicanalíticas, e um estágio sênior, na Emory University, EUA, sob a supervisão de Shoshana Felman. É Professora Titular em Estudos Literários da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, Teoria da Literatura, Poéticas da Tradução e Literatura e Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: escrita, poesia, feminino, psicanálise, tradução e Maria Gabriela Llansol.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Estudos Literários

1986 - 1990

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: A traição de Penélope: uma leitura da escrita feminina da memória
Vera Lúcia Andrade. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Escrita feminina; Memória; Tempo.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Literatura Luso Brasileira

1979 - 1981

Indiana University, IU Bloomington
Título: Eros travestido: um estudo do erotismo no realismo burguês brasileiro,Ano de Obtenção: 1981
Orientador: Heitor Martins
Palavras-chave: Erotismo; Realismo; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas / Especialidade: Literatura Portuguesa. Setores de atividade: Educação Superior.

Graduação em Letras

1974 - 1978

Universidade Federal de Minas Gerais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2014 - 2015

Pós-Doutorado. , Emory University, EMORY, Estados Unidos. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes

2008 - 2009

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes

2001 - 2002

Pós-Doutorado. , University of California, Riverside, UC Riverside, Estados Unidos. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes

1992 - 1992

Pós-Doutorado. , Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Lê Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BRANCO, L. C. . 12º Festival de Verão da UFMG: ?Universos expandidos?. 2018. (Festival).

BRANCO, L. C. . Palestra de encerramento da disciplina ?Estudos de Narrativas?, proferida por Janaína de Paula. 2018. (Outro).

BRANCO, L. C. . II Seminário de Estudos Literários da UFMG: pensar a literatura incomparável. 2016. (Outro).

BRANCO, L. C. . Encontro com Catherine Millot na Escola Letra Freudiana. 2016. (Outro).

BRANCO, L. C. . II Encontro ICORN-FALE-UFMG: a escrita, o exílio, a casa. 2015. (Outro).

BRANCO, L. C. . XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguística / III Simpósio Internacional de Letras e Linguística. 2011. (Congresso).

BRANCO, L. C. . Encontro A cura da Literatura: Breve Encontro Intenso da Psicanálise com o Texto de Maria Grabriela Llansol. 2011. (Outro).

BRANCO, L. C. . Organização do evento Sentimentos do Mundo: Maria Bethânia: Leitura de textos e poemas escolhidos. 2009. (Outro).

BRANCO, L. C. . Pré-estréia do filme "Língua de Brincar". 2007. (Outro).

BRANCO, L. C. . Distante como a palma da mão - Literatura no cinema - Mostra de cinema. 2007. (Outro).

BRANCO, L. C. . Presidente da Comissão Organizadora do Iº Colóquio Internacional Maria Gabriela Llansol e a escrita contemporânea: Este é o jardim que o pensamento permite. 2002. (Outro).

BRANCO, L. C. . I Encontro do Núcleo de Literatura e Psicanálise - A Resistência do Texto. 2000. (Congresso).

BRANCO, L. C. . Hölder, de Hölderlin. 2000. (Congresso).

BRANCO, L. C. . A potência do poético. 1996. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

1º Seminário de Pesquisa em Artes Verbais ? Práticas da Letra: Memórias do Mar ? Cinema, Som, Universidade Refúgio, Imagens.Participação na Mesa Redonda: O filme-poema e a prática da letra ? escritores e artistas da CABRA (Casas Brasileiras de Refúgio). 2018. (Seminário).

1º Seminário de Pesquisa em Artes Verbais ? Práticas da Letra: Memórias do Mar ? Cinema, Som, Universidade Refúgio, Imagens.Participação na Mesa Redonda: Prática da Letra e espaços da tradução. 2018. (Seminário).

1º Seminário de Pesquisa em Artes Verbais ? Práticas da Letra: Memórias do Mar ? CINEMA, SOM, UNIVERSIDADES-REFÚGIO, IMAGENS.Participação na Mesa Redonda: Ligeira biografia de uma imagem ? cinema e prática da letra. 2018. (Seminário).

1º Seminário de Pesquisa em Artes Verbais ? Práticas da Letra: Memórias do Mar ? CINEMA, SOM, UNIVERSIDADES-REFÚGIO, IMAGENS.Participação na Mesa Redonda: Poema, experiência, comunidade ? a biografia como método e modos da literatura incomparável. 2018. (Seminário).

1º Simpósio Internacional Sobre Migrações, Refúgios e Laços Sociais.participação como palestrante e colaboradora na construção do Primeiro Simpósio Internacional Sobre Migrações, Refúgios e Laços Sociais, a realizar-se na UFRJ, nos dias 18-20/6/2018. 2018. (Simpósio).

Verão Arte Contemporânea ? 12ª edição.Participação no ?Sarau do Memorial?: Lucia conversa com Chico (Entrevista-performance com Chico Neves). 2018. (Outra).

2º Festival Internacional Literário de Belo Horizonte / 3º Primavera Literária.Mediação de Mesa-Redonda: Para que serve a escrita?. 2017. (Outra).

Café Literário da 69 Reunião Anual da SBPC ? Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.Curadoria do Café Literário da 69 Reunião Anual da SBPC ? Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2017. (Outra).

Conversa com a escritora Teolinda Gersão - FALE/CESP/UFMG.Conversa com a escritora Teolinda Gersão. 2017. (Outra).

10o Festival VAC ? Verão Arte Contemporânea.Curadora de textos de Juliano Pessanha: Intervenções 'psicopoéticas' ao lado do escritor, no dia 28 de janeiro de 2016. 2016. (Outra).

Semana de Letras da UFMG - DA/FALE - 16/9/2015.Coordenação de Mesa-Redonda: Llansol e Clarice: o cor?p?oema, o há, a liberdade. 2015. (Encontro).

XII SEVFALE (Semana de Eventos da Faculdade de Letras) - 19 a 23 de outubro de 2015.Coordenadora da Mesa Redonda Mesa redonda: A prática da letra, a loucura e a coisa literária. 2015. (Encontro).

XII SEVFALE (Semana de Eventos da Faculdade de Letras) - 19 a 23 de outubro de 2015.Coordenação da Mesa Redonda Mesa redonda Palavra em ponto de dicionário: a prática da letra a trabalho. 2015. (Encontro).

XIV Jornada Corpolinguagem / I Encontro do Outrarte - Prática da letra, uso do inconsciente - 5-6/11 - UNICAMP.Coordenação da oficina: 'A prática da letra: escrever o feminino de ninguém'. 2014. (Encontro).

7º Festival de Verão da UFMG (8 a 12 de fevereiro).Coordenadora do Cine 0800, com Leo Ruas. 2013. (Outra).

7º Festival de Verão da UFMG (8 a 12 de fevereiro).Coordenadora Geral do Festival. 2013. (Outra).

Seminário de Estudos sobre o Espaço Biográfico: Desafios da Bioficção.Organização e participação na mesa redonda O biografema como método: Maria Gabriela Llansol. 2013. (Seminário).

Verão Arte Contemporânea 7 (janeiro).Debatedora (ao lado de Ram Avraham Mandil). 2013. (Outra).

1º Festival Internacional de Artes de Tiradentes.Lançamento do livro 'O menino e a lágrima de Vênus'. 2012. (Outra).

As bruxas estão soltas (debates sobre o protagonismo das mulheres em diferentes dimensões e seus impasses na sociedade contemporânea, Verão Arte Conteporânea (janeiro).Convidada para participação nos debates e mesas redondas. 2012. (Encontro).

Colóquio Internacional O Universo Butor.Coordenadora da mesa redonda Recepções/Réceptions. 2011. (Outra).

III Colóquio Mulheres em Letras / I Encontro Nacional Mulheres em Letras.Participação em mesa redonda. 2011. (Encontro).

IX Jogo do Livro: III Fórum Ibero-Americano de Letramentos e Aprendizagens.Participação na mesa redonda Onde estão os textos literários?. 2011. (Outra).

XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguística / III Simpósio Internacional de Letras e Linguística.Participação na mesa redonda 'Imagem e palavra: o documentário cinematográfico em diálogo com a literatura contemporânea'. 2011. (Simpósio).

XXIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa. Coordenadora da sessão de comunicações 'Paisagem e Memória em Miguel Torga'. 2011. (Congresso).

XXIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa. 2011. (Congresso).

42º Festival de Inverno da UFMG.Lançamento dos livros: v. 1: Manoel de Barros e v.2: Maria Gabriela Llansol (Coleção Cadernos de AmorÍmpar). 2010. (Outra).

Bienal do Livro de Minas 2010.Debate no Café Literário. 2010. (Encontro).

Colóquio 2010 Experiência de Saber. 2010. (Congresso).

Colóquio 2010 Experiência de Saber.Palestra ?Elas não sabem que escrevem?. 2010. (Outra).

Colóquio Internacional A bibliofilia contra a bibliometria: o incomensurárvel na pesquias me psicanálise. Debatedora em mesa redonda, com a participação de Betty Mindlin. 2010. (Congresso).

Congresso Brasileiro sobre o Canto e a Arte de Maria Bethânia. Debatedora no Colóquio Maria Bethânia - Um Projeto Escolar. 2010. (Congresso).

Congresso Brasileiro sobre o Canto e a Arte de Maria Bethânia. Palestra ?Maria Bethânia e o dom de escrever a prece-poesia?. 2010. (Congresso).

Congresso Brasileiro sobre o Canto e a Arte de Maria Bethânia. 2010. (Encontro).

II Jornadas Llansolianas.Palestra ?Alegria em dobro: reler O Jogo da Liberdade da Alma?. 2010. (Encontro).

II Jornadas Llansolianas.Exibição do filme Proposição 24, seguida de debate em mesa redonda com a participação de Elisa Santana e Mafalda Saloio. 2010. (Encontro).

Verão Arte Contemporânea 4.Apresentação do filme Redomoinho-Poema, dirigido por Lucia Castello Branco e Gabriel Sanna. 2010. (Encontro).

Verão Arte Contemporânea 4.Apresentação do filme Língua de Brincar, dirigido por Lucia Castello Branco e Gabriel Sanna. 2010. (Encontro).

Verão Arte Contemporânea 4.Apresentação do filme de média-metragem Proposição 24, dirigido por Lucia Castello Branco e Gabriel Sanna. 2010. (Encontro).

Conversações: Maurice Blanchot.Participação como debatedora. 2009. (Outra).

I Colóquio Escritoras Mineiras: Poesia, Ficção, Memória.Coordenadora da mesa redonda "Tradição e contemporaneidade". 2009. (Outra).

IX Jornada Corpolinguagem e II Encontro Outrarte - EntreAto: o analítico e o poético.Debatedora do Encontro Marcado Memória e Ato. 2009. (Encontro).

IX Semana de Eventos da Faculdade de Letras.Comentadora da conferência Literatura e psicanálise: o lugar do testemunho. 2009. (Encontro).

IX Semana de Eventos da Faculdade de Letras.Coordenadora da mesa redonda Literatura, psicanálise e extensão: a escrita em análise. 2009. (Encontro).

XXII Congresso Internacional da ABRAPLIP - Memória, Trânsitos e Convergências.Coordenadora da mesa redonda Literatura de Autoria Feminina. 2009. (Encontro).

VII SEVFALE -Semana de Eventos da Faculdade de Letras.Coordenadora da sessão de comunicação intitulada Lucio Cardoso e o real do corpo. 2007. (Encontro).

VII SEVFALE - Semana de Eventos da Faculdade de Letras.Coordenação da sessão de comunicações do Núcleo de Pesquisas LIPSI. 2007. (Encontro).

V Mostra Minas de Cinema e Vídeo.Exibição do filme Lingua de Brincar (Dir. por Lucia Castello Branco e Gabriel Sanna). 2007. (Outra).

VI Feira do Livro da Escola.Coordenação da oficina: A menina e a bolsa da menina. 2006. (Oficina).

XIV Semana de Iniciação Científica da UFMG. Coordenadora de mesa redonda nas apresentações da XIV Semana de Iniciação Científica da FALE/UFMG. 2005. (Congresso).

XIV Semana de Iniciação Científica da UFMG.Coordenadora de mesa redonda durante a apresentação oral dos trabalhos dos alunos na XIV Semana de Iniciação Científica da UFMG. 2005. (Outra).

Colóquio de Literatura e Psicanálise:.Coordenadora de mesa redonda no Colóquio de Literatura e Psicanálise: O texto da nossa experiência. 2004. (Outra).

V Semana de Estudos da Faculdade de Letras.Membro da mesa redonda do Núcleo de Pesquisa Literaterras: Escrita, Leitura, Traduções. 2004. (Outra).

V Semana de Eventos da Faculdade de Letras.Coordenadora da mesa redonda Traduções Poéticas na V SEVFALE. 2004. (Outra).

XIII Semana de Iniciação Científica.Coordenadora de mesa redonda na XIII Semana de Iniciação Científica. 2004. (Outra).

35º Festival de Inverno da UFMG.Coordenadora da Área de Literatura e Cultura do 35º Festival de Inverno da UFMG. 2003. (Outra).

Colóquio LIPSI: Literatura e Psicanálise: O e da questão.Coordenadora da mesa redonda O e da questão. 2003. (Outra).

Colóquio LIPSI: Literatura e Psicanálise: O e da questão.Coordenação da mesa redonda Verdade e ficção. 2003. (Outra).

IX Jornada de Psicanálise do ALEPH: Desafios e Avanços.Coordenadora de mesa redonda no IX Jornada de Psicanálise do ALEPH: Desafios e Avanços. 2003. (Outra).

Melancolia - 35º Festival de Inverno da UFMG.Organização e Participação no evento 'Melancolia', no 35º Festival de Inverno da UFMG. 2003. (Outra).

34º Festival de Inverno da UFMG.Coordenadora da Área de Literatura e Cultura do 34º Festival de Inverno da UFMG. 2002. (Outra).

IV Semana de Eventos da Faculdade de Letras.Coordenação da mesa redonda O desaparecimento da Literatura. 2000. (Outra).

IV Semana de Eventos da Faculdade de Letras.Coordenadora da mesa redonda Escrever: não se pode. 2000. (Outra).

II SEVFALE - Semana de Eventos da Faculdade de Letras.Coordenadora da comunicação Escritura: corpos, traços, estilhaços. 1996. (Encontro).

II SEVFALE - Semana de Eventos da Faculdade de Letras da UFMG.Membro da mesa redonda Texto, Lugar que Viaja. 1996. (Encontro).

I Encontro de Professores de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.Participante de mesa redonda. 1991. (Encontro).

Seminário do NAPq/FALE.Coordenação do Seminário sobre o tema: Os secretários do alienado apresentam: E viu Deus que era bom. 1991. (Seminário).

Seminário do NAPq/FALE.Coordenação do Seminário sobre o tema: Os secretários do alienado apresentam: E viu Deus que era bom. 1991. (Seminário).

2º Congresso ABRALIC. Coordenadora de sessão de comunicação. 1990. (Congresso).

21º Festival de Inverno da UFMG.Participante da Oficina de Fotografia da Área de Artes Visuais. 1989. (Outra).

3ª Jornada de Estudos Americanos. 1987. (Encontro).

I Encontro Nacional de Culturas de Países de Língua Portuguesa.Coordenadora da Sessão de Depoimentos de Autores Africanos. 1987. (Encontro).

II Encontro Nacional da ANPOLL. 1987. (Encontro).

Iº Simpósio de Literatura Comparada. 1985. (Simpósio).

I Congresso Nacional de Estudos Clássicos. 1984. (Congresso).

III Semana de Estudos Camonianos. 1980. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Carolina Esselin de Sousa Lino

BRANCO, L. C.. O exílio de Stephen Dedalus: o percurso do nome próprio em Um retrato do artista quando jovem e Ulysses. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Beatriz Viana Lopes Saltarelli

BRANCO, L. C.; ÁVILA, M.. Sylvia Plath, entre a escrita e o sangue: o trágico como potência do inefável da vida. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rafael Castro de Souza

BRANCO, L. C.; ALMEIDA, Maria Inês de. A vida sensível do mito na literatura Huni Kui. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Natália Goulart Pelegrini

BRANCO, L. C.. Esbarrar no texto, esbarrar na vida: a escrita feminina como experiência e invenção para a formação docente. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Tatiane da Costa Souza

BRANCO, L. C.. Água Viva: o ilegível na obra de Clarice Lispector. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Cláudia Pedrosa

BRANCO, L. C.. A voz que se inscreve em Um beijo dado mais tarde. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marco Antônio de Souza

BRANCO, L. C.. O livro livre: articulações entre 'Um beijo dado mais tarde' e 'O jogo da liberdade da alma', de Maria Gabriela Llansol e 'Ética', de Baruch de Espinosa. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Sabrina Perpétuo

BRANCO, L. C.. Biografemas: entre o estranho e a letra de Clarice Lispector. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Barbara Maria Brandao Guatimosim

BRANCO, L. C.. Kafka e a escrita destinada ao pai: de uma Carta à letra. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Renato Forin Júnior

BRANCO, L. C.. Sereia-pássaro: Maria Bethânia e o encontro do teatro com a canção. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Adão Jildo Viotto

BRANCO, L. C.. O fim do autor em Budapeste. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Raquel Costa Chaves

BRANCO, L. C.. A palavra em transe: o sonho e o silêncio em Ma Couto. 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lara Firmino Araújo

BRANCO, L. C.. Visualidade na poética de Ana Paula Tavares e Manoel de Barros. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Fernanda Gontijo de Araújo Abreu

BRANCO, L. C.. O devir poético do amor: margens de silêncio na escrita de Maria Gabriela Llansol. 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Elisa de Santa Cecília Massa

BRANCO, L. C.. Reflexos do objeto materno: do processo melancólico ao impulso suicida - as horas que separam duas mortes. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Carlos Eduardo Batista de Souza

BRANCO, L. C.. A boa nova anunciada à natureza: o 'drama-poesia' em três discursos de Maria Gabriela Llansol. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Silvia Michelle de Avelar Bastos Barbosa

BRANCO, L. C.. Paraísos do gozo: o corpo e a persistência do desejo na poética de Hilda Hilst. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Glicério Rosário Dias

BRANCO, L. C.. Franz Kafka: entre o literário e o dramático. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Izabela Assumpção D'Urço

BRANCO, L. C.. A densidade da 'restante vida': escrita de um texto Maxakali. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Erick Gontijo Costa

BRANCO, L. C.. 'Curso do silêncio': Maria Gabriela Llansol e a escrita das imagens curativas. 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Daniele Rezende Starling

BRANCO, L. C.. Bordaduras da escrita: o vazio, o furo, a borda na escrita de Marguerite Duras. 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Alice Bicalho de Oliveira

BRANCO, L. C.. Ensaios sobre corpo e grafia: figura, grão e gesto em Roland Barthes. 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Nara Cristina Nunes de Resende

BRANCO, L. C.. Acontece que as orelhas não têm pálpebras: o exterior na literatura e na música contemporânea. 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Luciana Silviano Brandão Lopes

BRANCO, L. C.. Rememoração e reminiscência em De Amor e Trevas de Amós Oz. 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Luciana Pena Vila Lima de Menezes

BRANCO, L. C.. O obsceno que faz cena: a tragédia revelada em Hilda Hilst. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Margarida Lima Campos

BRANCO, L. C.. Água-tinta: imagens para Hölder, de Hölderlin. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: João Alves Rocha Neto

BRANCO, L. C.. A beleza da forma e da cor é a santidade das árvores: a figura, a cena fultor, a paisagem em Maria Gabriela Llansol. 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Silvane Catarina de Oliveira Carozzi

BRANCO, L. C.. O Qorpo-Santo da Escrita: o projeto ensiclopèdico de José Joaquim de Campos Leão. 2008. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Esther Torino

BRANCO, L. C.. Corpos-linguagem e subjetividades em Lya Luft. 2008. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Neide Aparecida de Freitas Sampaio

BRANCO, L. C.. Por uma poética da voz africana: transculturações em romances e contos africanos e em cantos afro-brasileiros. 2008. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Cristina Nogueira Borges

BRANCO, L. C.. Um homem da palavra: um estudo da poesia oral de Abel Tareco. 2008. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Carla Ludmila Maia Martins

BRANCO, L. C.. Lá, do outro lado: subjetivação em dois filmes de Chantal Akerman. 2008. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Imaculada Angélica Nascimento

BRANCO, L. C.; BRANDAO, R. S.; MANDIL, Ram Avraham. Três narradores, três "edições humanas": Memorial da escrita de Brás Cubas, Dom Casmurro e Memorial de Aires de Machado de Assis. 2007. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: João Felipe Gonzaga

BRANCO, L. C.; MANDIL, Ram Avraham; PERES, A. M. C.. O cômico na obra de Campos de Carvalho. 2007. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Juliana Cabral Junqueira de Castro

BRANCO, L. C.. Que sonho vamos nós sonhar que nos sonhe? o conceito nietzscheano de eterno retorno na poética de Maria Gabriela Llansol. 2007. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: João Felipe Gonzaga

BRANCO, L. C.. Um resgate da obra de Campos de Carvalho: o Surrealismo e a Produção do Cômico. 2007. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marilaine Lopes Silva

BRANCO, L. C.. Texto, lugar que viaja: território, comunidade e transmissão em Franz Kafka e Maria Gabriela Llansol. 2007. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Carla Ludmila Maia Martins

BRANCO, L. C.. Exame de qualificação de mestrado. 2007. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Comunicação Social) - Faculdade Filosofia Ciencias Humanas.

Aluno: Ubirajara Santiago de Carvalho Pinto

BRANCO, L. C.. O amor e a nossa condição: itinerários da festa em Uma Estória de Amor de Guimarães Rosa. 2006. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Giovanna Viana Martins

BRANCO, L. C.. Três personagens através do território dos afetos - transversais de inscrições contemporâneas. 2006. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Fernanda de Almeida Machado

BRANCO, L. C.; MANDIL, Ram Avraham. Corpo Neblim: a representação do corpo de Diadorim em Grande Sertão: veredas. 2006. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Aline Guimarães Bemfica

BRANCO, L. C.. O escritor como passagem: uma poética do silêncio em A Paixão Segundo GH. 2006. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Adalgisa Botelho de Mendonça

BRANCO, L. C.. A visualidade em A confissão de Lúcio, de Mário de Sá Carneiro. 2005. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Bruno Vasconcelos de Almeida

BRANCO, L. C.. A clínica: uma alegria. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Matheus Roedel Evangelista

BRANCO, L. C.; ALMEIDA, Maria Inês de; WALTY, Ivete Lara Camargos. Pivete: representações de um personagem brasileira. 2004. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Jussara Lemos de Avellar

BRANCO, L. C.. O mal-estar na cultura: o estranho gozo do próximo que se escreve nas crônicas de Clarice Lispector. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Carlos de Brito Mello

BRANCO, L. C.. Mancha no acontecimento: imagem e subjetividade no caso do ônibus 174. 2004. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ludmilla Zago Andrade

BRANCO, L. C.. À beira escandescente das coisas: O lustre de Clarice Lispector. 2004. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Sérgio de Castro

BRANCO, L. C.. A antropofagia e o matriarcado nos escritos tardios de Oswald de Andrade. 2004. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Valéria Campos Brasil

BRANCO, L. C.. À procura da própria coisa no ponto tenso e nevrálgico da palavra: a função da escrita em Clarice Lispector. 2003. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Antônio Barbosa Mello

BRANCO, L. C.. O pai nosso de cada Nelson: versões do pai na obra de Nelson Rodrigues (Membro suplente). 2003. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Renata Patrícia Forain Valentim

BRANCO, L. C.. O Encaixe de Nelson Rodrigues no cenário moderno: um olhar psicanalítico. 2002. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Raquel Virgínia Medice

BRANCO, L. C.. A morte do Pai e a morte de Deus no discurso dostoievskiano (Suplente). 2002. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Mauro Cordeiro de Andrade

BRANCO, L. C.. A experiência de escrita em Daniel Schreber. 2002. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Cinara de Araújo Soares

BRANCO, L. C.. Tinha medo de ver, num mesmo olhar, um trem e um passarinho: a escrita íntima de Maura Lopes Cançado. 2002. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: José Marcos Resende Oliveira

BRANCO, L. C.. Esse Aires, esse Machado: um estudo sobre o Memorial de Aires (Suplente). 2001. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Leila Cristina Barros

BRANCO, L. C.. Desencontro - amor e feminino em Benjamin, de Chico Buarque. 2001. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Vânia Maria Rodrigues Baeta

BRANCO, L. C.. Este é o jardim que o pensamento permite - fragmentos no litoral da textualidade Llansol. 2001. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Sérgio Antônio Silva

BRANCO, L. C.. Palavras pobres que restam - A hora da estrela de Clarice. 2001. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Paulo Fonseca Andrade

BRANCO, L. C.. Retira a quem escreve sua caneta - Guimarães Rosa e a subtração da escrita. 2001. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Paula de Ávila Pinto

BRANCO, L. C.. Sigmund Freud, Homem de Letras: quando teoria e ficção se enredam (suplente). 2000. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Cristiano Florentino

BRANCO, L. C.. Um escuro poço: a memória enferma em Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar. 2000. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Cynthia de Cássia Santos Barra

BRANCO, L. C.. É ínvio e ardente o que o sabiá não diz: uma leitura de Manoel de Barros. 2000. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ângela Bedran

BRANCO, L. C.. Nacos do real: a paixão da escrita em Lúcio Cardoso e Clarice Lispector. 2000. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Daisy Leite Turrer

BRANCO, L. C.. O livro e a ausência de livro em Tutaméia, de Guimarães Rosa. 2000. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Flávia Drummond Dantas

BRANCO, L. C.. Raduan Nassar e o silêncio da escrita. 2000. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Luiz Romero de Oliveira

BRANCO, L. C.. O destino de uma escrita: o amor e a espera em Sueli romance confesso e Muito soneto por nada. 2000. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Maria Juliana Gambogi Teixeira

BRANCO, L. C.. Causa amante, causa mortis: as formas do feminino em Jules Michelet. 1998. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Augusto Nunes Filho

BRANCO, L. C.. Da tradução enquanto paradigma e paradoxo - investigação a partir de alguns conceitos freudianos fundamentais. 1998. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rebecca Cortez de Paula Carneiro

BRANCO, L. C.. O encontro inesperado do diverso: a letra e o amor na escritura de Maria Gabriela Llansol. 1997. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Mônica de Castro Wagner

BRANCO, L. C.. Jogo de Espelhos: vida e morte em Reunião de Família de Lya Luft. 1997. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Ivan Cupertino Dutra

BRANCO, L. C.. A ilusão de totalidade na construção do discurso amoroso de João Vêncio e seus amores. 1997. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: DANIEL AUGUSTO TERESA MALINDA

BRANCO, L. C.. Cartografias da nação literária moçambicana: Contos e Lendas, de Carneiro Gonçalves. 1997. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Cristina Moreira Marcos

BRANCO, L. C.. (S)em nome do Pai: - Os modos de funcionamento da escrita em Armadilha para Lamartine de Carlos & Carlos Sussekind. 1997. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Lúcia de Rezende Chaves

BRANCO, L. C.. Que história aguarda lá embaixo, seu fim? - Uma leitura de Se um viajante numa noite de inverno, de Italo Calvino. 1996. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Sabrina Sedlmayer Pinto

BRANCO, L. C.. Ao lado esquerdo do pai: os lugares do sujeito em Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar. 1995. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Luis Henrique Barbosa

BRANCO, L. C.. Palavras no chão: um olhar sobre a linguagem adâmica em Manoel de Barros. 1995. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Fernanda Schettino Canelas

BRANCO, L. C.. A língua do diabo em Grande Sertão: Veredas. 1995. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marli de Oliveira Fantini Scarpelli

BRANCO, L. C.. Trilhas partidas, engenho novo: estudo da memória em Dom Casmurro de Machado de Assis. 1994. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Renato de Mello

BRANCO, L. C.. A memória tropismal: uma leitura de Enfance de Nathalie Sarraute. 1994. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Elzira Divina Perpétua

BRANCO, L. C.. Solos e litorais da escrita: uma leitura de Memórias de Marginais. 1993. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Liana Portilho Mattos

BRANCO, L. C.; GUSTIN, M. B. de S.; SOUZA, E. M. de. A coisa literária como fonte da norma jurídica: o Movimento Modernista e o Patrimônio Cultural. 2018. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Barbara Maria Brandao Guatimosim

BRANCO, L. C.. Kafka e a busca de sustentação: um corpo a se escrever. 2018. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ângela Castelo Branco Teixeira

BRANCO, L. C.. A escrita: um outro se arrisca em ti. 2018. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Clarissa Moreira de Macedo

BRANCO, L. C.; ORNELLAS, S. S.. A terra em dois atos: imagens telúricas na poética de Juraci Dórea e de Miguel Torg. 2018. Tese (Doutorado em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Carlos Eduardo Batista de Souza

BRANCO, L. C.. Despontar uma linha de fulgor: a cinescritura de Agnès Varda à luz da textualidade de Llansol?. 2018. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Julia Gomes Panadés

BRANCO, L. C.; SANTOS, L. A. F.. As linhas de composição em Louise Bourgeois e Clarice Lispector. 2017. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Cristina Santos Alvarenga

BRANCO, L. C.; ARBEX, M. M. V.. Escuta afetada de uma partitura sonoro-literária em Pascal Quignard. 2017. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Luciana Silviano Brandão

BRANCO, L. C.. Tinha de escolher entre a escrita ou a vida, escolhi esta. 2016. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: João Alves Rocha Neto

BRANCO, L. C.. A escrita dos dias: a ética da paisagem em Maria Gabriela Llansol. 2015. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: DANNIELLE REZENDE STARLING

BRANCO, L. C.. A dor escreve Duras: a dor, a letra e o feminino em Marguerite Duras. 2015. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Erick Gontijo Costa

BRANCO, L. C.. Acurar-se da Escrita - Maria Gabriela Llansol. 2014. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Mariana Mollica da Costa Ribeiro de Araújo

BRANCO, L. C.. Interpretação e leitura de sintomas. 2014. Tese (Doutorado em Teoria Psicanalítica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Flávia dos Santos Corpas

BRANCO, L. C.. Arthur Bispo do Rosário. Do claustro infinito à instalação de um nome. 2014. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Janaína Patricia Rocha de Paula

BRANCO, L. C.. Cor'p'poema Llansol. 2014. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Mírian Sousa Alves

BRANCO, L. C.. Mutum: do murmúrio à letra (ou a experiência do cinema como expansão do campo literário). 2013. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Luciana Brandão Carreira Del Nero

BRANCO, L. C.. Os tempos da escrita na obra de Clarice Lispector. 2012. Tese (Doutorado em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rosängela Ramos Corgozinho

BRANCO, L. C.. O poema concreto e a contribuição de Lacan. 2011. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Dênis Leandro Francisco

BRANCO, L. C.. Textualidades em negativo: a ficção de António Lobo Antunes. 2011. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Luiz Henrique Barbosa

BRANCO, L. C.. Sujeito, crítica e invenção nas poéticas de João Cabral de Melo Neto e Manoel de Barros. 2010. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Mauro Cordeiro Andrade

BRANCO, L. C.. A experiência de Freud: escrita e invenção da psicanálise. 2008. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Elizabeth Elias Chacur Juliboni

BRANCO, L. C.. O ensino da Psicanálise: estilo e transmissão. 2008. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda Angelica Parreiras Mourão Silva

BRANCO, L. C.. 117 e outros poemas: à procura da palavra de Emily Dickinson. 2008. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Cinara Soares Janini

BRANCO, L. C.. Biografia como método: a escrita da fuga em Maria Gabriela Llansol. 2008. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Laura Lustosa Rubião

BRANCO, L. C.. Lacan leitor de comédias: contribuições a uma ética do bem-dizer. 2007. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Luiz Romero de Oliveira

BRANCO, L. C.. A escrita do trágico em Guimarães Rosa. 2007. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria das Graças Fonseca Andrade

BRANCO, L. C.. Da escrita de si à escrita fora de si: uma leitura de "objeto Gritante" e "Água Viva" de Clarice Lispector. 2007. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Cynthia de Cássia Santos Barra

BRANCO, L. C.. Sobrescrever Blanchot. 2007. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Cid Ottoni Bylaardt

BRANCO, L. C.. Lobo Antunes e Blanchot: o diálogo da impossibilidade (figurações da escrita na ficção de António Lobo Antunes). 2006. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Pedro Ipiranga Júnior

BRANCO, L. C.. Imagens do outro como um si mesmo: drama e narrativa nos relatos biográficos de Luciano de Samosata e na Vita Antonii de Atanásio. 2006. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Vânia Baeta Andrade

BRANCO, L. C.. A pulsão de escrita em Maria Gabriela Llansol e Teresa de Lisieux. 2006. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Sérgio Antônio Silva

BRANCO, L. C.. Papel, penas e tinta: a memória da escrita em Graciliano Ramos. 2006. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: José Marcos Resende Oliveira

BRANCO, L. C.. O escrito era um esqueleto: a letra oblíqua de Machado de Assis. 2006. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Márcia Maria Rosa Vieira

BRANCO, L. C.. Fernando Pessoa e Jacques Lacan: constelações, letra e livro. 2005. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Paulo Fonseca Andrade

BRANCO, L. C.. nada no dia se vê da noite esta passagem - amor, escrita e tradução em Marguerite Duras. 2005. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Juliana Gambogi Teixeira

BRANCO, L. C.. A profetisa e o historiador: o pensamento em imagens de Jules Michelet. 2005. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Daisy Leite Turrer

BRANCO, L. C.. Dos estados do livro. 2005. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Elisa Arreguy

BRANCO, L. C.. Textualidade Llansol: letra e discurso. 2005. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Augusta Wanderley Rodrigues de Miranda

BRANCO, L. C.. Contornos do indizível: o estilo de Clarice Lispector. 2005. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Cristiano Florentino

BRANCO, L. C.. As erupções da voz: a voz da escritura de Antonin Artaud. 2005. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria do Carmo Espírito Santo Gontijo Canedo

BRANCO, L. C.. Elas por eles, elas por elas: representações do feminino em Portugal nos séculos XVIII e XX. 2004. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Camila de Castro Diniz Ferreira

BRANCO, L. C.. A travessia das pedras na obra de Albert Camus. 2004. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Márcio Venício Barbosa

BRANCO, L. C.. Leitor, imagem, fragmento: o pensamento de Roland Barthes na relação leitor-texto-autor. 2004. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Maria Portugal Saliba

BRANCO, L. C.. O vidro da palavra: o estranho como objeto-limite entre a literatura e a psicanálise. 2003. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Terezinha Taborda Moreira

BRANCO, L. C.. O vão da voz: A metamorfose do narrador na ficção moçambicana. 2000. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Elzira Divina Perpétua

BRANCO, L. C.. Traços de Carolina de Jesus: gênese, tradução e recepção de Quarto de Despejo. 2000. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Sergio Augusto Chagas de Laia

BRANCO, L. C.. Os escritos fora de si - Joyce, Lacan e loucura (suplente). 2000. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ram Avraham Mandil

BRANCO, L. C.. Os efeitos da letra: Lacan leitor de Joyce. 1999. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: María Angélica Melendi de Biasizzo

BRANCO, L. C.. A imagem cega. 1999. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lenice Pimentel Cabral

BRANCO, L. C.. Os significantes do barroco em Autran Dourado: (des)dobras do inconsciente. 1999. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Ana Cecília de Carvalho

BRANCO, L. C.. Escrita com fim, escrita sem fim: a poética do suicídio em Sylvia Plath. 1998. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: César Geraldo Guimarães

BRANCO, L. C.. Imagens da memória: fonemas, grafemas e cinemas nas narrativas da contemporaneidade. 1995. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Carlos Eduardo Batista de Souza

BRANCO, L. C.. Tamaris à luz preferida: a 'cinescritura' de Agnès Varda à luz da 'textualidade' de Llansol. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Alex Keine de Almeida Sebastião

BRANCO, L. C.. Liberdade e pulsão da escrita em Clarice Lispector. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Jonas Miguel Pires Samúdio

BRANCO, L. C.. Há uma presença insondável: a escrita de Maria Gabriela Llansol e a questão religiosa. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Julia de Vasconcelos Magalhães Veras

BRANCO, L. C.; ALMEIDA, S. R. G.; CLÉMENT, B.. A autotradução como princípio poético em Samuel Beckett e Nancy Huston. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Barbara Maria Brandao Guatimosim

BRANCO, L. C.; MANDIL, Ram Avraham. Corpo e escrita na obra de Franz Kafka. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Cristina Santos Alvarenga

BRANCO, L. C.. Uma partitura sonoro-imagético-literária em Pascal Quignard. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Fernanda Machado

BRANCO, L. C.; VORCARO, A.; Teixeira, A.. Banca de qualificação de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Psicologia da FAFICH ? UFMG Maria Fernanda Machado. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maraíza Labanca Correia

BRANCO, L. C.. A mais: sobre a poética dos restos em Nuno Ramos. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Silvane Carozzi

BRANCO, L. C.. A ?poética da voz? em Maria Gabriela Llansol. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Luciana Silviano Brandão

BRANCO, L. C.. Figurações do corpo feminino em Marguerite Duras. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Julia Panadés

BRANCO, L. C.. O interminável tecido de um corpo em obra: linhas de composição em Clarice Lispector e Louise de Bourgeois. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: João Alves Rocha Neto

BRANCO, L. C.. Da leitura à legência: a ética da paisagem em Maria Gabriela Llansol. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Imaculada Angélica Nascimento

BRANCO, L. C.. A escrita em asas de papel: do Convento de San Jerónimo no séc. XVII às ruas do séc. XX. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Janaína Patricia Rocha de Paula

BRANCO, L. C.. A composição de um corp'o'ema em Maria Gabriela Llansol: a leitura, a casa e o amor. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Erick Gontijo Costa

BRANCO, L. C.. Maria Gabriela Llansol: o irredutível da escrita literária. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: DANNIELLE REZENDE STARLING

BRANCO, L. C.. A dor escrita em Marguerite Duras. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários) - Faculdade de Letras da UFMG.

Aluno: Mírian Sousa Alves

BRANCO, L. C.. Membro da banca de qualificação de doutorado de Mírian Sousa Alves. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ludmilla Zago Andrade

BRANCO, L. C.. Banca de qualificação de doutorado de Ludmilla Zago Andrade. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Luiz Henrique Barbosa

BRANCO, L. C.. Sujeito, crítica e invenção nas poéticas de João Cabral de Melo Neto e Manoel de Barros. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: YOLANDA FERNANDES VILELA

BRANCO, L. C.. Exame de Qualificação de Doutorado. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários) - Faculdade de Letras da UFMG.

Aluno: Cinara Soares Iannini

BRANCO, L. C.. Biografia como método: o projeto literário de Maria Gabriela Llansol. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Mauro Cordeiro Andrade

BRANCO, L. C.. A experiência de Freud: escrita e nascimento da Psicanálise. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Adrianna Meneguelli da Ros

BRANCO, L. C.. A furia do corpo na contramão do fluxo: a prosa de João Gilberto Noll entre vozes singulares. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Fernanda Angelica Parreiras Mourão Silva

BRANCO, L. C.. A procura da palavra: por uma poética da tradução em Emily Dickinson. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rose Mary da Silva Cordeiro Lignani

BRANCO, L. C.. Estilo: fronteira da linguagem - Uma experiência ética e estética entre literatura, cinema e filosofia. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria das Graças Fonseca Andrade

BRANCO, L. C.. Membro da banca de qualificação ao Doutorado de Maria das Graças Fonseca Andrade. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Sérgio Antônio Silva

BRANCO, L. C.. Membro da banca de qualificação ao doutorado de Sérgio Antônio Silva. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: José Marcos Resende Oliveira

BRANCO, L. C.. Membro da banca de qualificação ao doutorado de José Marcos Resende Oliveira. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Cynthia de Cássia Santos Barra

BRANCO, L. C.. Participação, como orientadora, em banca de qualificação de doutorado de Cynthia de Cássia Santos Barra. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Vânia Baeta Andrade

BRANCO, L. C.. Participação, como orientadora, em banca de qualificação de doutorado de Vânia Baeta Andrade. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Alexandre Rodrigues da Costa

BRANCO, L. C.. Membro da banca de qualificação ao Doutorado de Alexandre Rodrigues da Costa. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Daisy Leite Turrer

BRANCO, L. C.. Membro da banca de qualificação ao doutorado de Daisy Leite Turrer. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Paulo Fonseca Andrade

BRANCO, L. C.. Nada no dia se vê da noite esta passagem: amor, escrita e tradução em Maguerite Duras. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Elisa Arreguy Maia

BRANCO, L. C.. A textualidade Llansol. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Augusta Wanderley Rodrigues de Miranda

BRANCO, L. C.. Transmissão do 'indizível': letra e estilo em Clarice Lispector. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Cristiano Florentino

BRANCO, L. C.. Antonin Artaud. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Márcia Maria Rosa Vieira

BRANCO, L. C.. Membro da banca do exame de qualificação de Márcia Maria Rosa Vieira. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Juliana Gambogi Teixeira

BRANCO, L. C.. Entre a prosa e a poesia: os caminhos da história em Michelet. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Juliana Gambogi Teixeira

BRANCO, L. C.. Literatura e História: La Sorcière, de Jules Michelet. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Márcio Venício Barbosa

BRANCO, L. C.. Leitor, imagem, fragmento: o pensamento de Roland Barthes na relação leitor-texto-autor. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Maria Portugal Saliba

BRANCO, L. C.. O estranho: objeto-limite entre a literatura e a psicanálise. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Natália Goulart Pelegrini

BRANCO, L. C.. A escrita feminina como experiência/invenção para a formação docente. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Jonas Miguel Pires Samúdio

BRANCO, L. C.. Do sexo de ler este luar: a poética da travessia em Maria Gabriela Llansol. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Raphaela da Silva Ramos Fernandes

BRANCO, L. C.. Poesia e cena em Regurgitofagia de Michel Melamed: o desejo que borra. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Teatro) - Escola de Belas Artes.

Aluno: Fabíola Moreira Alvarenga

BRANCO, L. C.. O fenômeno psicótico: sob a ótica de Freud e Lacan. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental e Psicanálise) - Centro Universitário Newton Paiva.

Aluno: Cristiano Guimarães Landa Prado

BRANCO, L. C.; DIAS, J. G.. Projeto: 'Me conta que eu escrevo'. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Isabela Cordeiro Lopes

BRANCO, L. C.. Texto, morada limiar da morte em vida: a escrita aberta ao fim, em Clarice Lispector. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Bruna Kalil Othero Fernandes

BRANCO, L. C.. Têm língua e têm dedo: o leitor violentado em O caderno rosa de Lori Lamby, de Hilda Hilst. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Fabiano Ferraz Dantas

BRANCO, L. C.. Erotismo, transgressão e morte em História do olho, de Georges Bataille. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Júlia Rodrigues de Souza

BRANCO, L. C.. O veludo, mais que o vazio: a resistência das figuras na cena da escrita, em Marguerite Duras. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Frederico Almeida Queiroz

BRANCO, L. C.. O diálogo anônimo sobre o feminino de ninguém entre Fernando Pessoa e Maria Gabriela Llansol. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Tales Moreira de Carvalho

BRANCO, L. C.. Ana Cristina César: auto ficção, não dito, não senso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Clara Fernandes Gilson Sena

BRANCO, L. C.. As traduções e os travessões: uma análise do emprego dos traços de Emily Dickinson pelos tradutores Ivo Bender, Isa Mara Sando e Fernanda Mourão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Erick Cristiano Leite Souza

BRANCO, L. C.. Literatura, cinema e psicanálise: uma análise comparativa de obras de W. Jensen, A. Hitchcock e S. Freud. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: João Batista Marques Filho

BRANCO, L. C.. Exercício para Pedro e Joaquim. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Júlia Vilaça Goyatá

BRANCO, L. C.. O sagrado e o Collège de Sociologie: erotismo, memória e festa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Bruno Vasconcelos de Almeida

BRANCO, L. C.. Membro da banca do exame de qualificação ao mestrado de Bruno Vasconcelos de Almeida. 2004. Outra participação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

BRANCO, L. C.; PEREIRA, E. de A.; GONÇALVES, G. R.; RIBEIRO, G. M. F.; ROJO, Sara. Membro da Banca de Promoção para Professor Titular da Professora Suely da Fonseca Quintana. 2018. Universidade Federal de São João Del-Rei.

BRANCO, L. C.; GOULART, A. T.; BRANDÃO, J. J. L.; CURY, Maria Zilda Ferreira. Presidente da Banca de Avaliação para progressão de professor para a classe E, com denominação Titular da Carreira de Magistério Superior. 2017. Universidade Federal de Ouro Preto.

BRANCO, L. C.. Membro suplente da Banca Examinadora do Concurso para Professor Titular da Profa. Maria Esther Maciel de Oliveira Borges. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

BRANCO, L. C.. Membro da Banca Examinadora do Concurso para Professor Titular do Prof. César Geraldo Guimarães. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

BRANCO, L. C.. Membro da comissão de avaliação dos pedidos de progressão vertical para a Classe de Professor Associado da FAFICH/UFMG. 2010. Universidade Federal de Minas Gerais.

BRANCO, L. C.. Membro da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Doutor da área de Literatura e Ensino de Literatura. 2010. Universidade Federal de Uberlândia.

BRANCO, L. C.. Membro da Banca Examinadora do Doutorado em Literatura Comparada do Exame de Seleção 2011 - POSLIT/UFMG. 2010. Universidade Federal de Minas Gerais.

BRANCO, L. C.. Membro da Comissão de avaliação dos pedidos de progressão vertical para a Classe de Professor Associado da FALE/UFMG. 2009. Universidade Federal de Minas Gerais.

BRANCO, L. C.. Membro suplente da banca examinadora do Mestrado em Literatura Brasileira do Exame de Seleção 2006 do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da FALE/UFMG. 2005. Universidade Federal de Minas Gerais.

BRANCO, L. C.. Membro da banca de seleção para o Doutorado em Literatura Comparada. 2003. Universidade Federal de Minas Gerais.

BRANCO, L. C.. Membro da banca de seleção do Concurso de Professor Substituto da área de Literatura Estrangeira de Língua Portuguesa. 2003. Universidade Federal de Minas Gerais.

BRANCO, L. C.. Membro da Comissão Julgadora do 13º Concurso de Contos Luis Vilela. 2003. Fundação Cultura de Ituiutaba.

BRANCO, L. C.. Membro do Colégio Eleitoral do Prêmio Multicultural Estadão. 1999. O Estado de São Paulo.

BRANCO, L. C.. Membro do Colégio Eleitoral do Prêmio Multicultural Estadão 98. 1998. O Estado de São Paulo.

BRANCO, L. C.. Membro do júri do Concurso Nacional de Literatura Cidade de Belo Horizonte, na categoria romance. 1997. Secretaria Municipal de Cultura de Belo horizonte.

BRANCO, L. C.. Membro da banca para seleção de Professor Substituto de Literatura Portuguesa. 1996. Faculdade de Letras da UFMG.

BRANCO, L. C.. Membro da Banca de seleção para monitor de pós-graduação de Literatura Portuguesa.. 1996. Faculdade de Letras da UFMG.

BRANCO, L. C.. Presidente da Banca do exame de Seleção ao Mestrado em Letras - Estudos Literários, área de Literatura Brasileira. 1994. Faculdade de Letras da UFMG.

BRANCO, L. C.. Professor Integrante da Carreira Magistério Superior da Universidade Federal de Ouro Preto. 1993. Universidade Federal de Ouro Preto.

BRANCO, L. C.. Membro do Concurso de Provas e Títulos para Professor Integrante da Carreira Magistério Superior da Universidade Federal de Ouro Preto. 1989. Universidade Federal de Ouro Preto.

BRANCO, L. C.; MACIEL, M. E.; MARQUES, R. M.. Comissão do Prêmio Minas de Cultura 2018. 2018. Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

BRANCO, L. C.. Membro da banca de estágio probatório parcial dos Profs. Eliana A. M. Mendes, Graciela Ravetti, Luis A. F. Brandão Santos, Marcus Vinicius de Freitas, Sandra R. G. Almeida e Thaís Cristófaro A. da Silva. 2014. Universidade Federal de Minas Gerais.

BRANCO, L. C.. Membro da banca de estágio probatório parcial da Profa. Maria Juliana Teixeira Gambogi. 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.

BRANCO, L. C.. Membro da banca de estágio probatório parcial do Prof. Fábo Alves da Silva Júnior. 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.

BRANCO, L. C.. Membro da Comissão Examinadora encarregada de analisar o pedido de Progressão Vertical da Profa. Claudia Campos Soares. 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.

BRANCO, L. C.; MARQUES, R. M.. Membro da Comissão de auto-avaliação do POSLIT. 2011. Universidade Federal de Minas Gerais.

BRANCO, L. C.. Membro da banca de estágio probatório final da Professora Titular Patrícia Dias Franca-Huchet, da Escola de Belas Artes da UFMG. 2011. Universidade Federal de Minas Gerais.

BRANCO, L. C.. Membro da comissão de correção da segunda etapa do Vestibular UFMG/2010. 2010. Universidade Federal de Minas Gerais.

BRANCO, L. C.. Membro da Comissão de correção de provas de Redação do Vestibular UFMG/2009. 2009. Universidade Federal de Minas Gerais.

BRANCO, L. C.. Membro da comissão avaliadora da apresentação dos trabalhos de alunos da FALE/UFMG apresentados durante a XVIII Semana de Iniciação Científica. 2009. Faculdade de Letras da UFMG.

BRANCO, L. C.. Membro da comissão de avaliação dos pedidos de progressão vertical para a Classe de Professor Associado da FALE/UFMG. 2009. Faculdade de Letras da UFMG.

BRANCO, L. C.. Membro do Juri do Prêmio Cidade de Belo Horizonte - Categorias Jovens Poemas. 2008. Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

BRANCO, L. C.. Membro do Juri do Prêmio Cidade de Belo Horizonte - Categoria Poesia - Autor estreante. 2008. Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

BRANCO, L. C.. Membro da comissão de correção de provas de redação do Vestibular UFMG/2008. 2008. Universidade Federal de Minas Gerais.

BRANCO, L. C.. Membro da Banca Examinadora dos pedidos de Progressão para a Classe de Professor Associado. 2007. Universidade Federal de Minas Gerais.

BRANCO, L. C.; OLIVEIRA, Silvana Maria Pessôa de; CUNHA, Viviane; CURY, Maria Zilda Ferreira. Membro da banca de seleção de monitoria de Literaturas Estrangeiras de Língua Portuguesa. 2007. Universidade Federal de Minas Gerais.

BRANCO, L. C.. Membro da comissão de correção de provas de redação do Vestibular UFMG/2007. 2007. Universidade Federal de Minas Gerais.

BRANCO, L. C.. Membro da banca examinadora dos exames de aproveitamento de estudos em Oficina de Texto em Língua Portuguesa: Escrita Acadêmica. 2006. Universidade Federal de Minas Gerais.

BRANCO, L. C.. Membro da banca examinadora dos exames de aproveitamento de Literatura Estrangeira em Língua Portuguesa: Introdução. 2006. Universidade Federal de Minas Gerais.

BRANCO, L. C.; CURY, Maria Zilda Ferreira; AUGUSTIN, Gunther Herwig. Membro da comissão encarregada de analisar as solicitações de credenciamento e recredenciamento de professores do POSLIT. 2006. Universidade Federal de Minas Gerais.

BRANCO, L. C.; BRANDÃO, J. J. L.; MACIEL, M. E.. Membro do Júri da "Bienal dos Piores Poemas", organizada pelo Grupo Oficina Multimédia (GOM), dirigido por Jones Medeiros. 2006. Grupo Oficina Multimédia.

BRANCO, L. C.. Membro da comissão de correção de provas de redação do Vestibular UFMG/2006. 2006. Universidade Federal de Minas Gerais.

BRANCO, L. C.. Membro da Banca Examinadora dos Exames de Aproveitamento de Estudos em Literatura Estrangeira em Língua Portuguesa: Fernando Pessoa. 2005. Universidade Federal de Minas Gerais.

BRANCO, L. C.. Membro do Comitê Externo do CNPq de Iniciação Científica ao processo de seleção de orientadores e projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal de São João del Rei. 2005. Universidade Federal de São João Del-Rei.

BRANCO, L. C.; QUEIROZ, Sonia Maria de Melo; BICALHO, Delaine Cafiero. Membro da banca examinadora dos exames de aproveitamento de estudos em Oficina de Texto em Língua Portuguesa: Escrita Acadêmica. 2005. Universidade Federal de Minas Gerais.

BRANCO, L. C.; FREITAS, Marcus Vinicius de; OLIVEIRA, Silvana Maria Pessôa de. Membro da banca examinadora dos exames de aproveitamento de estudos em literatura estrangeira em Língua Portuguesa: Fernando Pessoa. 2005. Universidade Federal de Minas Gerais.

BRANCO, L. C.. Membro da comissão de correção de provas de redação do Vestibular UFMG/2005. 2005. Universidade Federal de Minas Gerais.

BRANCO, L. C.. Membro da comissão de bacharelado em tradução. 2004. Universidade Federal de Minas Gerais.

BRANCO, L. C.. Membro da comissão de correção de provas de redação do Vestibular UFMG/2004. 2004. Faculdade de Letras da UFMG.

BRANCO, L. C.. Membro do Júri do I Concurso Internacional de Poesia e Ilustração "Mulheres Emergentes". 1993. Faculdade de Letras da UFMG.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Gisele Gonçalves Mattos Moreira

O ?ABERTO? no fim de uma análise e numa escrita ao pé da letra; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Carolina Esselin

Título do projeto; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Claudia Itaborahy

Cartografias da letra: a tradução de Emily Dickinson por Llansol e Duras; Início: 2019; Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Alex Keine de Almeida Sebastião

Liberdade e pulsão da escrita em Clarice Lispector; Início: 2015; Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Jonas Miguel Pires Samúdio

Há uma presença insondável: a escrita de Maria Gabriela Llansol e a questão religiosa; Início: 2015; Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Ana Alvarenga

Início: 2018; Universidade Federal de Minas Gerais;

Thaynara Caroline Faleiro Malta Rezende

Leitura de 'Um beijo dado mais tarde', de Maria Gabriela Llansol, através das implicações entre Literatura e Psicanálise; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Marco Antonio Souza

O livro livre: articulações entre 'Um beijo dado mais tarde' e 'O jogo da liberdade da alma', de Maria Gabriela Llansol e 'Ética', de Baruch de Espinosa; 2014; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

Fernanda Gontijo de Araújo Abreu

Da morte ao vivo: um curso de silêncio em Maria Gabriela Llansol; 2012; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

Carlos Eduardo Batista de Souza

A boa nova anunciada à natureza: o 'drama-poesia' em três discursos de Maria Gabriela Llansol; 2011; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

Glicério Rosário Dias

Franz Kafka: entre o literário e o dramático; 2010; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

Erick Gontijo Costa

'Curso do silêncio': Maria Gabriela Llansol e a escrita das imagens curativas; 2009; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

Danielle Rezende Starling

Bordaduras da escrita: o vazio, o furo, a borda na escrita de Marguerite Duras; 2009; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

João Alves Rocha Neto

A beleza da forma e da cor é a santidade das árvores: a figura, a cena fulgor, a paisagem em Maria Gabriela Llansol; 2009; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

Silvane Catarina de Oliveira Carozzi

O Qorpo Santo da escrita: o projeto ensiclopèdico de José Joaquim de Campos Leão; 2008; 0 f; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

Juliana Cabral Junqueira de Castro

O eterno retorno do mútuo: Maria Gabriela Llansol e Nietzsche; 2008; 0 f; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

Marilaine Lopes

Texto, lugar que viaja: Franz Kafka e Maria Gabriela Llansol; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

Mauro Cordeiro de Andrade

A experiência de escrita em Daniel Schreber; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

Cinara de Araújo Soares

Tinha medo de ver, num mesmo olhar, um trem e um passarinho: a escrita íntima em Maura Lopes Cançado; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

Leila Cristina Barros

Desencontro - amor e feminino em Benjamin, de Chico Buarque; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

Vânia Maria Rodrigues Baeta

Este é o jardim que o pensamento permite - fragmentos no litoral da textualidade Llansol; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

Paulo Fonseca Andrade

Retira a quem escreve sua caneta - Guimarães Rosa e a subtração da escrita; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

Sérgio Antônio Silva

Palavras pobres que restam - A hora da estrela de Clarice; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

Ângela Bedran

Nacos do real: a paixão da escrita em Lúcio Cardoso e Clarice Lispector; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

Daisy Leite Turrer

O livro e a ausência de livro em Tutaméia, de Guimarães Rosa; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

Cynthia de Cássia Santos Barra

É ínvio e ardente o que o sabiá não diz: uma leitura de Manoel de Barros; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

Maria Flávia Drummond Dantas

Raduan Nassar e o silêncio da escrita; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

Maria Juliana Gambogi Teixeira

Causa amante, causa mortis: as formas do feminino em Jules Michelet; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

Rebecca Cortez de Paula Carneiro

O encontro inesperado do diverso: a letra e o amor na escritura de Maria Gabriela Llansol; 1997; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

Maria Lúcia de Rezende Chaves

Que história aguarda, lá embaixo, seu fim? - Uma leitura de Se um viajante numa noite de inverno, de Italo Calvino; 1996; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

Luis Henrique Barbosa

Palavras no chão: um olhar sobre a linguagem adâmica em Manoel de Barros; 1995; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

Sabrina Sedlmayer Pinto

Ao lado esquerdo do pai: os lugares do sujeito em Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar; 1995; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

Elzira Divina Perpétua

Solos e litorais da escrita: uma leitura de Memórias de Marginais; 1993; Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

Carlos Eduardo Batista de Souza

Despontar uma linha de fulgor: a cinescritura de Agnès Varda à luz da textualidade de Llansol; 2018; Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

Luciana Silviano Brandão

Tinha que escolher entre a escrita ou a vida, escolhi esta; 2016; Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

Danielle Rezende Starling

A dor escreve Duras: a dor, a letra e o feminino em Marguerite Duras; 2015; Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

João Alves Rocha Neto

A escrita dos dias: a ética da paisagem em Maria Gabriela Llansol; 2015; Tese (Doutorado em Letras: estudos literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

Erick Gontijo Costa

Acurar-se da escrita: Maria Gabriela Llansol; 2014; Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

Janaína Patricia Rocha de Paula

Leitura e transposição-leitura-Maria Gabriela Llansol; 2014; Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

Mauro Cordeiro de Andrade

A experiência de Freud: escrita e invenção da psicanálise; 2008; 0 f; Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

Fernanda Angélica Parreiras Mourão

117 e outros poemas: à procura da palavra de Emily Dickinson; 2008; Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

Cynthia de Cássia Santos Barra

O ato só de escrever: literatura e comunidade literária em Maurice Blanchot; 2007; 0 f; Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

Vânia Maria Rodrigues Baeta

Luz preferida: a pulsão da escrita em Maria Gabriela Llansol; 2006; 0 f; Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

Sérgio Antônio Silva

Papel, penas e tinta: a memória da escrita em Graciliano Ramos; 2006; 0 f; Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

Maria Juliana Gambogi Teixeira

A profetisa e o historiador: o pensamento em imagens de Jules Michelet; 2005; 0 f; Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

Daisy Leite Turrer

Dos estados do livro; 2005; 0 f; Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

Paulo Fonseca Andrade

nada no dia se vê da noite esta passagem - amor, escrita e tradução em Marguerite Duras; 2005; 0 f; Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lucia Castello Branco;

Maria Elisa Arreguy

Textualidade Llansol: letra e discurso; 2005; 0 f; Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lucia Castello Branco;

Ram Avraham Mandil

Os efeitos da letra: Lacan leitor de Joyce; 1999; 0 f; Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

César Geraldo Guimarães

Imagens da memória; 1995; Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lucia Castello Branco;

Janaína Patricia Rocha de Paula

2016; Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Lucia Castello Branco;

Vania Maria Baeta Andrade

2014; Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Lucia Castello Branco;

Fernanda Angélica Mourão

Esta é a minha carta ao mundo: acerca da tradução de letter de Emily Dickinson; 2011; Universidade Federal de Minas Gerais,; Lucia Castello Branco;

Ana Lúcia Lutterbach Holck

2007; Universidade Federal de Minas Gerais,; Lucia Castello Branco;

Isabela Cordeiro Lopes

Texto, morada limiar da morte em vida: a escrita aberta ao fim, em Clarice Lispector; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Lucia Castello Branco;

Fabiano Ferraz Dantas

Erotismo, transgressão e morte em História do olho, de Georges Bataille; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Lucia Castello Branco;

Ana Júlia Rodrigues de Souza

O veludo, mais que o vazio: a resistência das figuras na cena da escrita, em Marguerite Duras; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Lucia Castello Branco;

Frederico Almeida Queiroz

O diálogo anônimo sobre o feminino de ninguém entre Fernando Pessoa e Maria Gabriela Llansol; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Lucia Castello Branco;

Andrelina Gonçalves da Silva

Para seu lirar: transmitindo nossos cantos, danças e rezas, xacriabá; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Formação Intercultural de Educadores Indígenas) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Lucia Castello Branco;

Francisca Gonçalves da Silva

Para seu lirar: transmitindo nossos cantos, danças e rezas, xacriabá; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Formação Intercultural de Educadores Indígenas) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Lucia Castello Branco;

Iracema Macedo Leite

Para seu lirar: transmitindo nossos cantos, danças e rezas, xacriabá; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Formação Intercultural de Educadores Indígenas) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lucia Castello Branco;

Fernanda Gontijo

Orientação de monitoria de bacharelado de Fernanda Gontijo; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Lucia Castello Branco;

Glicério Rosário Dias

Orientação de monitoria de bacharelado de Glicério Rosário Dias; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Lucia Castello Branco;

Bruna Khalil

Têm língua e têm dedo: o leitor violentado em O caderno rosa de Lori Lamby, de Hilda Hilst; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lucia Castello Branco;

Cassio Moura

Cantores de leitura: Llansol e Hölderlin; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lucia Castello Branco;

Frederico de Almeida Queiroz

Cantores de leitura: Llansol e Pessoa; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Lucia Castello Branco;

Maíra Souto Ribeiro Silva

Migalhas literárias; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pró-Reitoria de Extensão; Orientador: Lucia Castello Branco;

Caetano Tavares de Almeida Gontijo

Chão de letras: Maria Gabriela Llansol e a fundação de escrita; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Lucia Castello Branco;

Julia de Vasconcelos Magalhães Pinto

Literatura e psicanálise: em que real se entra?; 2007; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lucia Castello Branco;

João Alves Rocha Neto

Corp'a'screver; A presença do corpo em Maria Gabriela Llansol; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lucia Castello Branco;

Izabela D'Urço

Corp'a'screver; A presença do corpo em Maria Gabriela Llansol; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Lucia Castello Branco;

Erick Gontijo Costa

A língua de Hölder em Maria Gabriela Llansol; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lucia Castello Branco;

João Alves Rocha Neto

A língua de um corp'a'screver; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lucia Castello Branco;

Larissa Lamas

A língua de Jade; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Lucia Castello Branco;

Mariana Reis Furst

A língua sem impostura: a regência com Maria Gabriela Llansol; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Lucia Castello Branco;

João Alves Rocha Neto

A língua de um corp'a'screver: o corpo da letra em Maria Gabriela Llansol; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lucia Castello Branco;

Erick Gontijo Costa

Chão de letras: Maria Gabriela Llansol e a fundação da escrita; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Lucia Castello Branco;

Erick Gontijo Costa

A língua de Hölder: berço de Hölderlin, berço de Letras; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lucia Castello Branco;

Daniela Teixeira Dutra

Escrever: Não se pode - A travessia da escrita em Duras, Lispector e Llansol; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Lucia Castello Branco;

Bernardo Costa Couto de A

Maranhão; Escrever: Não se pode - a travessia da escrita em Duras, Lispector e Llansol; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lucia Castello Branco;

Juliana Tassara Lemos Bráulio

Escrever: Não se pode - a travessia da escrita em Duras, Lispector e Llansol; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lucia Castello Branco;

Paulo Fonseca Andrade

Flor em folha floritura: A língua de fundação em Guimarães Rosa e Luandino Vieira; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lucia Castello Branco;

Sérgio Antônio Silva

Incidentes da escrita: o corpo, a letra e a voz em Roland Barthes; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lucia Castello Branco;

Cinara de Araújo Soares

Escritura: a escrita sem impostura? Barthes, Derrida e Lacan leem Llansol; 1996; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lucia Castello Branco;

Cynthia de Cássia Santos Barra

Escritura: a escrita sem impostura? Barthes, Derrida e Lacan leem Llansol; 1996; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lucia Castello Branco;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Vera Lucia Andrade

A Traicao de Penelope: Uma Leitura da Escrita Feminina da Memoria; 1990; Tese - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Vera Lucia Andrade;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BRANCO, L. C. . 40 anos de Macabéa: a menor mulher do mundo. Fólio - Revista de Letras , v. 9, p. 91-101, 2017.

  • BRANCO, L. C. . Um rosto para Duras: a escrita, a puta e o feminino de ninguém. Escola Letra Freudiana , v. 48, p. 25-34, 2016.

  • BRANCO, L. C. ; DEBS, S. . O encontro inesperado do diverso: a escrita, o exílio, a casa. Revista da Universidade Federal de Minas Gerais , v. 22, p. 50-59, 2015.

  • BRANCO, L. C. . Não desperteis o amor (Maria Bethânia entre vista). Latusa (Rio de Janeiro. Impresso) , v. 18, p. 119-124, 2013.

  • BRANCO, L. C. . Nossa Senhora das Lágrimas. ContraCorrente: Revista de Estudos Literários , v. 3, p. 165-168, 2012.

  • BRANCO, L. C. ; Andrade, V. M. B. . Dois verbetes da língua pura: sonho e pulsão. Terceira Margem , v. 16, p. 45-58, 2012.

  • BRANCO, L. C. . A progressão da aurora exterior (em Zii e Zig de Caetano Veloso). Trivium (Rio de Janeiro. Online) , v. 1, p. 1-10, 2010.

  • BRANCO, L. C. . Quando o paladar trocava o amor com os alimentos. Minas Gerais. Suplemento Literário , v. 1316, p. 8-9, 2009.

  • BRANCO, L. C. . Surrealismo e psicanálise: em que real se entra?. Literatura e Sociedade (USP) , v. 10, p. 162-169, 2008.

  • BRANCO, L. C. . Por amor às letras. Aletria (UFMG) , v. 18, p. 139-142, 2008.

  • BRANCO, L. C. . Onde vais, dama-poesia? 7 palavras para Maria Bethânia. Minas Gerais. Suplemento Literário , v. 1301, p. 3-7, 2007.

  • BRANCO, L. C. . Olhem para ela: a primavera chegou (notas sobre Mônica e o desejo, de Ingmar Bergman). Devires (Belo Horizonte) , v. 4, p. 130-139, 2007.

  • BRANCO, L. C. . Sombras. Revista Atlântica de Cultura Ibero-Americana , Portimão, n.3, p. 38-39, 2006.

  • BRANCO, L. C. . Está fora de causa acabar bem: biografemas de uma nem-sempre-possível. Aletria (UFMG) , Belo Horizonte, v. 12, p. 23-30, 2005.

  • BRANCO, L. C. . A superioridade da literatura infanto-juvenil. Asa-Palavra (Brumadinho) , Brumadinho - MG, v. 1, p. 35-40, 2004.

  • BRANCO, L. C. . Nós, leigos - sobre o tormento do poeta e o entusiasmo do analista. Transfinitos Revista do Aleph Escola de Psicanálise, Belo Horizonte, p. 39-46, 2004.

  • BRANCO, L. C. . Um passo de letra. A Psicanálise Os Discursos, Rio de Janeiro, v. 23, n.34/35, p. 337-344, 2004.

  • BRANCO, L. C. . Um passo de letra. Maestria (Sete Lagoas) , Sete Lagoas, v. 1, p. 99-108, 2004.

  • BRANCO, L. C. . E tem espessura de amor: variações sobre o silêncio branco em Manoel de Barros. Revista Grumo, Buenos Aires / Rio de Janeiro, v. 2, 2003.

  • BRANCO, L. C. . Não (Conto). Revista 365 , Lisboa, v. 12, p. 23-23, 2003.

  • BRANCO, L. C. . A branca dor da escrita: notas sobre a sublimação e o desastre em Emily Dickinson. Destarte, Vitória, v. 1, n.1, p. 79-97, 2002.

  • BRANCO, L. C. . Por graça da textualidade. A Prática da Letra Revista da Letra Freudiana, Rio de Janeiro, v. 17, n.26, p. 131-148, 2000.

  • BRANCO, L. C. . O sopro Clarice. Transfinitos Revista do Aleph Escola de Psicanálise, Belo Horizonte, v. 2, 2000.

  • BRANCO, L. C. . O mais sublime dos meninos. Aletria (UFMG) , Belo Horizonte, v. 1, n.6, p. 63-68, 2000.

  • BRANCO, L. C. . Por graça da textualidade. Veredas Revista da Associação Internacional de Lusitanistas, Porto, Portugal, v. 3, n.1, p. 319-332, 2000.

  • BRANCO, L. C. . Por graça da textualidade. Revista Abraplip, Belo Horizonte, v. 1, p. 139-160, 1999.

  • BRANCO, L. C. . Por um triz. Minas Gerais. Suplemento Literário , v. 47, p. 39-40, 1999.

  • BRANCO, L. C. . Só os loucos escrevem completamente. Suplemento Literário do Minas Gerais, Belo Horizonte, n.37, p. 3-5, 1998.

  • BRANCO, L. C. . Perto dos olhos, perto do coração. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, n.14, p. 70-72, 1997.

  • BRANCO, L. C. ; BARBOSA, L. H. . Entrevista com Manoel de Barros. Suplemento Literário do Minas Gerais, Belo Horizonte, n.21, p. 3-5, 1997.

  • BRANCO, L. C. . Felicidade é. . . Uma professora muito maluquinha. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, n.7, p. 76-78, 1996.

  • BRANCO, L. C. . Noções de coisas: o saber com sabor. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, n.8, p. 72-74, 1996.

  • BRANCO, L. C. . Livro, objeto de amor. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, n.12, p. 72-74, 1996.

  • BRANCO, L. C. . Uma brasa nos olhos (Resenha). Presença Pedagógica, Belo Horizonte, n.4, p. 90-92, 1995.

  • BRANCO, L. C. . De princesas e estrelas: o mundo mágico de Mozart. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, n.5, p. 72-74, 1995.

  • BRANCO, L. C. . Bela. Boletim. Centro de Estudos Portugueses, Faculdade de Letras da UFMG , Belo Horizonte, v. 18, n.19, p. 7-10, 1995.

  • BRANCO, L. C. . Palavra em ponto P. Suplemento Literário do Minas Gerais, Belo Horizonte, n.5, p. 18-19, 1995.

  • BRANCO, L. C. . Por uma retórica do gozo. O Risco, Belo Horizonte, v. 7, n.1, p. 11-11, 1994.

  • BRANCO, L. C. . Além do prazer do texto: sobre o erotismo na escrita feminina da contemporaneidade. Extensão Cadernos da Pró Reitoria de Extensão da Puc Mg, Belo Horizonte, v. 4, n.1, p. 59-74, 1994.

  • BRANCO, L. C. . João Vêncio: suas femininas alíneas amoráveis. Boletim. Centro de Estudos Portugueses, Faculdade de Letras da UFMG , Belo Horizonte, v. 13, n.15, p. 22-30, 1993.

  • BRANCO, L. C. . O estilo e a imperfeição. Ensaios de Semiótica - Cadernos de Teoria da Literatura , Belo Horizonte, v. 26, p. 128-133, 1993.

  • BRANCO, L. C. . Encontro com escritoras portuguesas. Boletim. Centro de Estudos Portugueses, Faculdade de Letras da UFMG , Belo Horizonte, v. 14, n.16, p. 103-114, 1993.

  • BRANCO, L. C. . A margem feminina da escrita. Letras & Letras , v. 77, p. 10-11, 1992.

  • BRANCO, L. C. . Todos os sopros, o sopro. Tempo Brasileiro , Rio de Janeiro, v. 104, p. 65-72, 1991.

  • BRANCO, L. C. ; BRANDAO, R. S. . Con-siderações em torno de um buraco. Tempo Brasileiro , Rio de Janeiro, v. 101, p. 139-144, 1990.

  • BRANCO, L. C. ; PINTO, J. C. M. . Notas de uma poética da memória. O Eixo e a Roda , Belo Horizonte, v. 6, p. 97-103, 1988.

  • BRANCO, L. C. . Em busca de um eu presente; considerações semióticas sober um texto de Hilda Hilst. Com Textos, Mariana - MG, v. 2, n.1, p. 3-8, 1988.

  • BRANCO, L. C. . O feminino ofício de uma escrita delirante. Com Textos, Mariana, v. 1, n.1, p. 12-16, 1987.

  • BRANCO, L. C. . A imagem construída. Mulherio, Belo Horizonte, v. 7, p. 33, 1987.

  • BRANCO, L. C. . Discretas infidelidades; sobre as relações entre a memória e a tradução. Ensaios de Semiótica, Belo Horizonte, v. 7, n.16, p. 81-94, 1986.

  • BRANCO, L. C. . Chame-me Ibis e não te direi quem sou; anotações sobre as cartas de amor de Fernando Pessoa. Suplemento Literário do Minas Gerais, Belo Horizonte, n.21, p. 1014, 1986.

  • BRANCO, L. C. . A (Im)possibilidade da escrita feminina. O Eixo e a Roda , Belo Horizonte, v. 4, p. 30-34, 1985.

  • BRANCO, L. C. . Casa de ferreiro, espeto de pau. Revista de Estudos de Língua Portuguesa, Belo Horizonte, v. 3, n.3, p. 21-24, 1985.

  • BRANCO, L. C. . Palavra em estado de larva; A matéria poética de Manoel de Barros. Suplemento Literário do Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 1, n.19, p. 907, 1984.

  • BRANCO, L. C. . Fragmentos de um primeiro amor. Minas Gerais. Suplemento Literário , v. 916, p. 10-11, 1984.

  • BRANCO, L. C. ; QUEIROZ, Sonia Maria de Melo . Poesia feminina brasileira até os anos 20: uma ilustre desconhecida. Ensaios de Semiótica, Belo Horizonte, v. 6, n.12, p. 145-157, 1984.

  • BRANCO, L. C. . Mamãe, eu quero; anotações sobre a (m)ama/amada do trovador. Boletim. Centro de Estudos Portugueses, Faculdade de Letras da UFMG , Belo Horizonte, v. 5, n.9, p. 55-59, 1983.

  • BRANCO, L. C. . As incuráveis feridas da natureza feminina (Anotações sobre a poesia de Gilka Machado e Florbela Espanca). Minas Gerais. Suplemento Literário , v. 875, p. 2-3, 1983.

  • BRANCO, L. C. . Entes sobrenaturais no teatro vicentino: a reordenação do universo medieval. Minas Gerais. Suplemento Literário , v. 859, p. 1-2, 1983.

  • BRANCO, L. C. . Luandino Vieira: o resgate das raízes angolanas. Minas Gerais. Suplemento Literário , v. 882, p. 2-3, 1983.

  • BRANCO, L. C. . A tentação de Santa Teresa de Ávila. Minas Gerais. Suplemento Literário , v. 890, p. 11-12, 1983.

  • BRANCO, L. C. . Poesia angolana, uma experiência política (I). Minas Gerais. Suplemento Literário , v. 802, p. 6-7, 1982.

  • BRANCO, L. C. . Nenhum orvalho sobre a cidade. 1. ed. Belo Horizonte: Cas?a?screver, 2016. v. 1. 43p .

  • BRANCO, L. C. . Maria Lua da minha escuridão. 1. ed. Belo Horizonte: Cas'a'screver edições, 2015. 48p .

  • BRANCO, L. C. . Maria Lua de minha escuridão. 1. ed. Belo Horizonte: Cas'a'screver, 2014. v. 1. 44p .

  • BRANCO, L. C. . Preces para a amiga submersa. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Circuito, 2013. 126p .

  • BRANCO, L. C. ; MOURÃO, F. A. (Org.) . A cura da literatura: breve encontro intenso da psicanálise com a obra de Maria Gabriela Llansol. 1. ed. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2013. 150p .

  • BRANCO, L. C. . O menino e a lágrima de Vênus. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. v. 1. 39p .

  • BRANCO, L. C. . A traição de Penélope. 2. ed. Annablume: São Paulo, 2011. 165p .

  • BRANCO, L. C. . Chão de letras: as literaturas e a experiência da escrita. 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. v. 1. 242p .

  • BRANCO, L. C. . Um falcão no punho (Diários de Llansol). Belo Horizonte: Autêntica, 2011. v. 1. 176p .

  • BRANCO, L. C. . Finita (Diários de Llansol). Belo Horizonte: Autêntica, 2011. v. 1. 176p .

  • BRANCO, L. C. . Inquérito às quatro confidências (Diários de Llansol). 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. v. 1. 184p .

  • BRANCO, L. C. ; RENAULT, C. T. (Org.) . Claudia Renault. Depoimento. 1. ed. Belo Horizonte: C/Arte, 2009. v. 1. 96p .

  • BRANCO, L. C. . Manoel de Barros - Caderno I - Coleção AmorÍmpar. 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009. v. 1. 109p .

  • BRANCO, L. C. . Maria Gabriela Llansol - Caderno II - Coleção AmorÍmpar. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009. v. 1. 127p .

  • BRANCO, L. C. . Nick Cão: o fim. Belo Horizonte: RHJ, 2007.

  • BRANCO, L. C. ; Andrade, V. M. B. . Livro de Asas - Para Maria Gabriela Llansol. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. v. 1. 280p .

  • BRANCO, L. C. . O amor não vazará meus olhos. 1. ed. Belo Horizonte: Imprensa Oficial de Minas Gerais, 2006. v. 1. 164p .

  • BRANCO, L. C. . A mendiga. Belo Horizonte: 2 Luas, 2005. v. 1. 12p .

  • BRANCO, L. C. . Contos de amor e não. 1. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2004. v. 1. 51p .

  • BRANCO, L. C. . A menina e a bolsa da menina. 1. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2004. v. 1. 16p .

  • BRANCO, L. C. . O véu da poesia em Flor da Morte, de Henriqueta Lisboa. 1. ed. Belo Horizonte: Rede Pitágoras, 2004. v. 1. 64p .

  • BRANCO, L. C. . Os outros mundos do mundo: uma leitura de A roda do mundo, de Edimilson Pereira e Ricardo Aleixo. 1. ed. Belo Horizonte: Rede Pitágoras, 2004. v. 1.

  • BRANCO, L. C. . A Kodak de Joaquim Nabuco: uma leitura de Minha Formação. 1. ed. Belo Horizonte: Rede Pitágoras, 2004. v. 1. 60p .

  • BRANCO, L. C. . Que mistérios tem Clarice. 1. ed. Belo Horizonte: Rede Pitágoras, 2004. v. 1. 60p .

  • BRANCO, L. C. . Memórias submersas: uma leitura de Relato de um certo oriente, de milton Hatoum. 1. ed. Belo Horizonte: Rede Pitágoras, 2004. v. 1. 50p .

  • BRANCO, L. C. ; BRANDAO, R. S. . A mulher escrita. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2004. v. 1. 222p .

  • BRANCO, L. C. ; BARBOSA, Márcio Venício (Org.) ; SILVA, Sérgio Antônio (Org.) . Maurice Blanchot. 1. ed. São Paulo: AnnaBlume, 2004. v. 1. 130p .

  • BRANCO, L. C. . O que é erotismo. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2004. v. 1. 78p .

  • BRANCO, L. C. . A branca dor da escrita: três tempos com Emily Dickinson. Rio de Janeiro/Belo Horizonte: 7 Letras / Poslit, 2003. 104p .

  • BRANCO, L. C. . O homem da lua de abril. Belo Horizonte: Editora Santa Clara, 2001. v. 1. 31p .

  • BRANCO, L. C. . Nunca mais. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001. 112p .

  • ALMEIDA, Maria Inês de ; BRANCO, L. C. ; COSCARELLI, C. V. ; CASA NOVA, V. L. ; DELL'ISOLA, R. L. P . Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Vestibular: Provas Comentadas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001. v. 1. 51p .

  • BRANCO, L. C. . Livro de Cenas Fulgor. Belo Horizonte: Duas Luas, 2000. v. 1.

  • BRANCO, L. C. . Os absolutamente sós. Belo Horizonte: FALE/Autêntica, 2000. 120p .

  • BRANCO, L. C. ; BRANDAO, R. S. (Org.) . A força da letra. Belo Horizonte: POSLIT/Ed. UFMG, 2000. v. 1. 120p .

  • BRANCO, L. C. ; CASA NOVA, V. L. (Org.) . Aletria. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, 2000. v. 1. 250p .

  • BRANCO, L. C. . Nunca mais. Rio de Janeiro/Belo Horizonte: Record/POSLIT-FALE/UFMG, 2000. v. 1. 112p .

  • BRANCO, L. C. . Coisa de louco. 1. ed. Sabará - MG: Edições Dubolso, 1998. v. 1. 100p .

  • BRANCO, L. C. ; ANDRADE, P. F. (Org.) ; SILVA, Sérgio Antônio (Org.) . Um corp 'a 'screver. Viva Voz. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, 1998. v. 2. 120p .

  • BRANCO, L. C. . A falta. 1. ed. São Paulo: Record, 1997. v. 1. 108p .

  • BRANCO, L. C. . Desiderare. 1. ed. Belo Horizonte: RHJ, 1997. v. 1. 28p .

  • BRANCO, L. C. . O fazedor de palavras. 1. ed. Belo Horizonte: Dimensão, 1996. v. 1. 32p .

  • BRANCO, L. C. . Julia-Toda-Azul. 2. ed. Belo Horizonte: Vigília, 1996. v. 1. 24p .

  • BRANCO, L. C. ; BRANDAO, R. S. . Literaterras: as bordas do corpo literário. 1. ed. São Paulo: Anna Blume, 1995. v. 1. 180p .

  • BRANCO, L. C. . 7 olhares sobre os escritos de Barros e Pessoa - V.1 e 2. 1. ed. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 1995. v. 1. 116p .

  • BRANCO, L. C. . A traição de Penélope. 1. ed. São Paulo: Anna Blume, 1994. v. 1. 169p .

  • BRANCO, L. C. . Julia-Toda-Azul. 2. ed. Belo Horizonte: Vigília, 1993. v. 1. 24p .

  • BRANCO, L. C. . O que é escrita feminina. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 1991. v. 1. 80p .

  • BRANCO, L. C. ; BRANDAO, R. S. . A mulher escrita. Rio de Janeiro: Casa Maria Editorial, 1989. v. 1. 120p .

  • BRANCO, L. C. . O que é erotismo. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. v. 1. 60p .

  • BRANCO, L. C. . Eros travestido: um estudo do erotismo no realismo burguês brasileiro. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1985. v. 1. 80p .

  • BRANCO, L. C. . O que é erotismo. São Paulo: Brasiliense, 1984. v. 1. 50p .

  • BRANCO, L. C. ; Andrade, V. M. B. . O livro do sonho, o sonho do livro. In: Ângela Vorcaro; Tânia Ferreira. (Org.). Pesquisa e Psicanálise. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2018, v. , p. 171-188.

  • BRANCO, L. C. ; BRANDAO, R. S. ; VIDAL, E. . A vida em estado puro / La vida en estado puro / La vie à l?état pur (Edição trilíngue). In: Myriam Carrasco e outros. (Org.). El cuerpo, esse outro lugar. 1ed.Buenos Aires: Mármol/Izquierdo Editores, 2017, v. , p. 69-95.

  • BRANCO, L. C. . O corpo de Roland, o corpo de Lacan. In: J-G. Millán-Ramos; N.V. A. Leite; S. Aires. (Org.). A historicidade não é o que se espera: caso, ficção e poesia em psicanálise. 1ed.Campinas: Mercado das Letras, 2017, v. , p. 283-291.

  • BRANCO, L. C. ; Andrade, V. M. B. . O livro dos sonhos, o sonho do livro. In: Tânia Ferreira; Angela Vorcaro. (Org.). Pesquisa e Psicanálise: do campo à escrita. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2016, v. 1, p. 21-31.

  • BRANCO, L. C. . Duras: o absoluto feminino de ninguém. In: Nina Leite e Suely Aires. (Org.). Prática da letra, uso do inconsciente. 1ed.Campinas - SP: Mercado das Letras, 2016, v. 1, p. 21-32.

  • BRANCO, L. C. . Viajante-caminhante das quebradas de além-mar - Poema. In: Fernanda Goulart e Luis Alberto Brandão. (Org.). Revista Literária 50 - Edição comemorativa dos 50 Anos da Revista Literária da UFMG, Faculdade de Letras da UFMG. 1ed.Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2016, v. , p. 148-149.

  • BRANCO, L. C. . A Pedra Dura ao Luar: o Caderno de Sonhos de MGab. In: Flavia Trocoli; Nina Virginia de Araujo Leite. (Org.). Giros da Interpretação: o enigma na literatura e na psicanálise. 1ed.São Paulo: Mercado das Letras, 2015, v. 1, p. 75-86.

  • BRANCO, L. C. . A paixão do ler: a leitura no 'amor em fracasso'. In: Ana Lúcia Lutterbach Holck; Tatiane Grova. (Org.). Ao pé da letra: leituras e escrituras na clínica psicanalítica. 1ed.Rio de Janeiro: Subversos e ICP-RJ, 2014, v. 1, p. 123-139.

  • BRANCO, L. C. . As mãos negativas de Claudia Renault. In: Claudia Renault. (Org.). Relicário e habitar como poética. 1ed.Coimbra: Editora Alma Azul, 2014, v. 1, p. 7-10.

  • BRANCO, L. C. . Alguém que saiba ler. In: Marisa Martins Gama-Khalil; Paulo Fonseca Andrade. (Org.). As literaturas infantil e juvenil... ainda uma vez. 1ed.Uberlândia: GpEA, 2013, v. , p. 65-70.

  • BRANCO, L. C. ; ANTUNES, Maria . A literatura e o incurável. In: Lucia Castello Branco; Fernanda Angélica Mourão. (Org.). A cura da literatura: breve encontro intenso da psicanálise com a obra de Maria Gabriela Llansol. 1ed.Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2013, v. 1, p. 119-130.

  • BRANCO, L. C. ; MOURÃO, F. A. . A melhor forma de literatura: aquela que se acura para fora de si mesma. In: Lucia Castello Branco; Fernanda Angélica Mourão. (Org.). A cura da literatura: breve encontro intenso da psicanálise com a obra de Maria Gabriela Llansol. 1ed.Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2013, v. , p. 7-8.

  • BRANCO, L. C. ; OLIVEIRA, J. M. R. ; GONTIJO, Erick ; ROCHA, João . Práticas da letra. In: Nina Virgínia de Araújo Leite; J. Guillermo Milán-Ramos; Maria Rita Salzano Moraes. (Org.). De um discurso sem palavras. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2012, v. 1, p. 361-381.

  • BRANCO, L. C. ; CAROZZI, Silvane ; PAULA, J. ; ROCHA, João ; Andrade, V. M. B. . As letras vão rolar do próprio nome: Maria Gabriela Llansol na Cas'a'screver. In: Maria Lúcia Wiltshire de Oliveira. (Org.). Um nome de fulgor: Maria Gabriela Llansol (1931-2008). 1ed.Niterói: Editora da UFF, 2012, v. 1, p. 133-143.

  • BRANCO, L. C. . Olhem para ela: a primavera chegou (notas sobre Mokina e o desejo, de Ingmar Bergman). In: Alessandra Castañeda; Giscard Luccas; João Cândido Zacharias. (Org.). Ingmar Bergman. 1ed.Rio de Janeiro: Jurubeba Produções, 2012, v. , p. 65-68.

  • BRANCO, L. C. . Sobre o sexo da paisagem: Maria Gabriela Llansol e a escrita da desmemória. In: Fábio Figueiredo Camargo; Luiz Antônio Paganini; Vinícius Lopes Passos. (Org.). Inventário do corpo: recortes e rasuras. Belo Horizonte: Veredas & Cenários, 2011, v. , p. 47-56.

  • BRANCO, L. C. . O ato só de escrever. In: Nina Virgínia de Araújo Leite; J. Guilermo Milán-Ramos. (Org.). EntreAto - o poético e o analítico. Campinas: Mercado de Letras, 2011, v. 1, p. 273-282.

  • BRANCO, L. C. . A bruta flor do amor. In: Fernanda Coutinho; Vera Moraes. (Org.). Clarices. Uma homenagem (50 anos de nascimento. 50 anos de Laços de Família). 1ed.Fortaleza: Imprensa Universitária da UFC, 2011, v. , p. 50-60.

  • BRANCO, L. C. . Alegria em dobro: reler 'O Jogo da Liberdade da Alma'. In: Joao Barreto; Maria Santos. (Org.). Llansol: a liberdade da alma. Lisboa: Mariposa Azual, 2011, v. 1, p. 119-130.

  • BRANCO, L. C. . Traços de um corpascrever. In: Nina V. de Araújo Leite; Angela Vorcaro. (Org.). Giros da transmissão em psicanálise: instituição, clínica e arte. Mercado de Letras: Campinas, 2009, v. 1, p. 269-276.

  • BRANCO, L. C. . Como ela chegou com sua árvore. In: Lucia Castello Branco; Claudia Tamm Renault. (Org.). Claudia Renault. Depoimento. Belo Horizonte: C/Arte, 2009, v. 1, p. 9-38.

  • BRANCO, L. C. . De Duras para Blanchot: minha solidão conhece a sua. In: André Queiroz; Luiza Alvim; Nilson Oliveira. (Org.). Apenas Blanchot. Rio de Janeiro: Pazulin, 2008, v. 1, p. 115-124.

  • BRANCO, L. C. . Nuvens de pensamento branco: Maria Gabriela Llansol e a flor do libidinal. In: Lucia Castello Branco e Vânia Maria Baeta Andrade. (Org.). Livro de Asas: para Maria Gabriela Llansol. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007, v. 1, p. 227-252.

  • BRANCO, L. C. . A mendiga (Conto). In: Luis Ruffato. (Org.). Escritoras dos anos 90. Rio de Janeiro: Record, 2005, v. , p. 45-51.

  • BRANCO, L. C. . Só e maravilha. In: Maria Antonieta Pereira. (Org.). Fronteiras contemporâneas: literatura e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2005, v. , p. 21-26.

  • BRANCO, L. C. . Roland Barthes e o saber em fracasso. In: Vera Casa Nova; Paula Glenadel. (Org.). Viver com Barthes. 1ed.Rio de Janeiro: 7 Letras, 2005, v. 1, p. 67-73.

  • BRANCO, L. C. . As cenas fulgor em O livro de cabeceira. In: Maria Esther Maciel. (Org.). O cinema enciclopédico de Peter Greenaway. São Paulo: Unimarco Editora, 2004, v. 1, p. 139-150.

  • BRANCO, L. C. . A morte do último escritor. In: Lúcia Castello Branco; Márcio Venício Barbosa; Sérgio Antônio Silva. (Org.). Maurice Blanchot. 1ed.São Paulo: AnnaBlume, 2004, v. 1, p. 9-12.

  • BRANCO, L. C. . A solidão essencial. In: Lucia Castello Branco; Márcio Venício Barbosa; Sérgio Antônio Silva. (Org.). Maurice Blanchot. 1ed.São Paulo: AnnaBlume, 2004, v. 1, p. 29-31.

  • BRANCO, L. C. . Como nada mais passa na vida, exceto ela: apontamentos sobre a experiência do passe. In: Thaís Gontijo e outros. (Org.). A escrita do analista. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, v. , p. 223-232.

  • BRANCO, L. C. . Cuja mãe não disse. In: Lúcia Helena Vianna; Márcia Lígia Guidim. (Org.). Contos de escritoras brasileiras. São Paulo: Martins Fontes, 2003, v. , p. 179-183.

  • BRANCO, L. C. . O silêncio do exterior: Deleuze, Lacan, a literatura e a vida. In: Daniel Lins. (Org.). Nietzsche e Deleuze: Pensamento nômade. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001, v. , p. 147-159.

  • BRANCO, L. C. . A escritura não tem anel. In: BRANCO, Lucia Castello; BRANDÃO, Ruth Silviano. (Org.). A força da letra. Belo Horizonte: POSLIT/Ed. UFMG, 2000, v. , p. -.

  • BRANCO, L. C. . O mais sublime dos meninos. In: Antônio Teixeira; Guilherme Massara Rocha. (Org.). Dez Encontros de Psicanálise e Filosofia: o futuro de um mal-estar. Belo Horizonte: Opera Prina, 2000, v. , p. 55-64.

  • BRANCO, L. C. . Não há literatura. In: BENN-IBLER, Veronika; MENDES, Eliana Amarante de Mendonça; OLIVEIRA, Paulo Motta. (Org.). Revisitações - Edição comemorativa 30 anos da Faculdade de Letras. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, 1999, v. , p. -.

  • BRANCO, L. C. . Escrever, amar, morrer talvez. In: Gláucia Renate Gonçalves, Graciela Ravetti. (Org.). Lugares críticos - Línguas Culturas Literaturas. Belo Horizonte: OrobóEdições/Faculdade de Letras da UFMG, 1998, v. 1, p. 211-218.

  • BRANCO, L. C. . Escrever a voz. In: ALMEIDA, Maria Inês de. (Org.). (Org.). PARA QUE SERVE A ESCRITA?. 1ed.São Paulo: EDUC, 1997, v. , p. 157-168.

  • BRANCO, L. C. . Apresentação. In: ALMEIDA, Maria Inês de.. (Org.). Para que serve a escrita?. 1ed.São Paulo: EDUC, 1997, v. , p. 11-14.

  • BRANCO, L. C. . Ave Palavras! Ave Marias! Ave Poesias!. In: PAULINO, Graça.. (Org.). O jogo do livro infantil. 1ed.Belo Horizonte: Dimensão, 1997, v. , p. 73-80.

  • BRANCO, L. C. . Texto: lugar que viaja. In: CORRÊA, Alamir Aquino. (Org.). Temas e motivos na literatura portuguesa. 1ed.Londrina: Ed. UEL, 1997, v. 1, p. 95-101.

  • BRANCO, L. C. . Um canto ao ocaso do signo (Apresentação). In: CASA NOVA, Vera Lúcia de Carvalho. (Org.). Canto zero. 1ed.Belo Horizonte: Mulheres Emergentes Edições Alternativas, 1997, v. , p. 11-12.

  • BRANCO, L. C. . Aos anjos o que é dos anjos (Prefácio). In: GUIMARÃES, César Geraldo. (Org.). Imagens da memória. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 1997, v. , p. 11-13.

  • BRANCO, L. C. . Amores pré-modernos. In: Fundação Casa de Rui Barbosa. (Org.). Sobre o Pré-Modernismo. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1988, v. , p. 115-129.

  • BRANCO, L. C. . Notas sobre uma memória feminina. In: Adalgisa Arantes Campos. (Org.). Mulher e Arte - Cadernos do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher. Belo Horizonte: Mazza Edições, 1988, v. 6, p. 82-90.

  • BRANCO, L. C. . Mamãe Jocasta: gotas de fel no mel. In: Jacyntho Lins Brandão. (Org.). O enigma em Édipo Rei e outros estudos de teatro antigo. Belo Horizonte: UFMG/CNPq, 1985, v. 5, p. 100-108.

  • BRANCO, L. C. . Por que o feminino hoje?. O que as vandas não contam - Jornal da Greco Design, Belo Horizonte, p. 4 - 5, 01 dez. 2018.

  • BRANCO, L. C. . De cartas abertas. Entrevista concedida a Karine Rodrigues. O Globo, Rio de Janeiro, p. 1 - 3, 01 fev. 2014.

  • BRANCO, L. C. . Autêntica lança obra de Maria Gabriela Llansol. Editora conquista o direito de publicar, no Brasil, livros da autora portuguesa (Entrevista). Hoje em Dia, Belo Horizonte, p. 12 - 12, 20 nov. 2011.

  • BRANCO, L. C. . O sonho de Llansol. Estado de Minas / Caderno Pensar, Belo Horizonte, p. 4 - 4, 29 out. 2011.

  • BRANCO, L. C. . Conversa em tom menor (entrevista com Lucia Castello Branco). Pausa - para ser lido nos intervalos, Belo Horizonte, p. 6 - 7, 01 jan. 2008.

  • BRANCO, L. C. . Para pegar o vento pelo rabo. Estado de Minas, Belo Horizonte, p. 5 - 5, 07 abr. 2007.

  • BRANCO, L. C. . Poesia e dor vestidas de branco (Entrevista concedida a Carlos Herculano Lopes). Estado de Minas, Belo Horizonte, p. 4 - 4, 13 dez. 2003.

  • BRANCO, L. C. . A poesia de Emily Dickinson sob nova luz (Entrevista concedida a Daniel Barbosa). O Tempo, Belo Horizonte, p. C2 - C2, 13 dez. 2003.

  • BRANCO, L. C. . Escritoras unem Portugal e Brasil (Entrevista concedida a Armanda Nogueira). O Ponto, Belo Horizonte, p. 9 - 9, 01 out. 2003.

  • NOGUEIRA, A. ; BRANCO, L. C. . Escritores unem Portugal e Brasil - O interesse pela cultura portuguesa leva brasileiros a dedicarem estudos à literatura lusa. Jornal O Ponto, Belo Horizonte, 01 out. 2003.

  • BRANCO, L. C. . Aquela que avança: sobre a psicanálise e a escrita do psicanalista. O Tempo, Belo Horizonte, p. C3 - C3, 10 set. 2003.

  • BRANCO, L. C. . Alegria criativa na voz feminina (Entrevista concedida a Carlos Herculano Lopes). Estado de Minas, Belo Horizonte, p. 7 - 7, 13 jul. 2003.

  • BRANCO, L. C. . Literatura superior. Estado de Minas, Belo Horizonte, p. 3, 10 maio 2003.

  • BRANCO, L. C. . A graça da textualidade nos achadouros de Barros. O Tempo, Belo Horizonte, p. 3, 09 maio 2003.

  • CUNHA, A. ; BRANCO, L. C. . Maria Gabriela Llansol é tema de seminário. Jornal Hoje em Dia, Belo Horizonte, 04 dez. 2002.

  • BRANCO, L. C. . Jardins e pensamentos. Estado de Minas, Belo Horizonte, p. 3 - 3, 30 nov. 2002.

  • MASCAGNA, S. ; BRANCO, L. C. . Novas vozes do feminino. Jornal O Tempo, Belo Horizonte, 03 mar. 2001.

  • SZKLARZ, E. ; BRANCO, L. C. . Em clima de sarau - Centro Cultural do Raul Soares faz leitura de conto de Maria Gabriela Llansol. Jornal Estado de Minas, Belo Horizonte, 07 nov. 2000.

  • BRANCO, L. C. ; GONÇALVES, R. . Lucia Castello Branco lança obra no Espaço Cultural Artaud. Jornal O Tempo, Belo Horizonte, 12 maio 2000.

  • ARREGUY, C. ; BRANCO, L. C. . Jóia fulgurante - Lúcia Castello Branco investe sobre o universo das escritoras Gabriela Llansol e Sei Shônagon. Jornal Estado de Minas, 09 abr. 2000.

  • ARREGUY, C. ; BRANCO, L. C. . Literatura e Psicanálise. Jornal Estado de Minas, Belo Horizonte, 22 nov. 1999.

  • BRANCO, L. C. . Loucas fronteiras da poesia (Entrevista a Walter Sebastião). Estado de Minas, Belo Horizonte, p. 1, 26 out. 1998.

  • ORLANDI, A. P. ; BRANCO, L. C. . Coisa de Louco aproxima palavra poética e psicótica. Jornal O Tempo, Belo Horizonte, 26 out. 1998.

  • BRANCO, L. C. . A escrita esbarra sempre no indizível. O tempo, Belo Horizonte, p. 6 - 6, 01 fev. 1998.

  • BRANCO, L. C. . A poesia febril de Manoel de Barros. O Tempo, Belo Horizonte, p. 8 - 8, 17 ago. 1997.

  • LOPES, C. H. ; BRANCO, L. C. . A mulher ainda como tema. Jornal Estado de Minas, Belo Horizonte, 17 ago. 1997.

  • BRANCO, L. C. ; SERELLE, M. . Autora perde inibição e lança obra ficcional. Jornal Hoje em Dia, Belo Horizonte, 03 ago. 1997.

  • ORLANDI, A. P. ; BRANCO, L. C. . Lucia Castello Branco estréia no romance: a condição feminina é tema de A Perda, que será lançado no começo de agosto. Jornal O Tempo, Belo Horizonte, 12 jul. 1997.

  • BRANCO, L. C. . Um armazém de sinais. O Tempo, Belo Horizonte, p. 9 - 9, 15 jun. 1997.

  • BRANCO, L. C. . Traços de um mal estranho: a ficção portuguesa contemporânea. O Tempo - Suplemento "Engenho e Arte", Belo Horizonte, p. 8 - 8, 09 mar. 1997.

  • BRANCO, L. C. . Maria Gabriela Llansol. Metrópole, Belo Horizonte, p. 4 - 4, 02 jun. 1994.

  • BRANCO, L. C. . O Guaicuí (não) é aqui. Estado de Minas, Belo Horizonte, p. 7 - 7, 27 out. 1993.

  • BRANCO, L. C. . A cor da criação (Entrevista). Hoje em Dia, Belo Horizonte, p. 7, 24 out. 1993.

  • BRANCO, L. C. . A história de um amor todo em tom de azul (Entrevista). Estado de Minas, Belo Horizonte, p. 1, 19 out. 1993.

  • SANTOS, J. F. dos ; BRANCO, L. C. . Entre amélias, marílias e pagus. Jornal Estado de Minas, Belo Horizonte, 24 jan. 1993.

  • BRANCO, L. C. . A escrita feminina. Jornal Sábado, Belo Horizonte, p. 9 - 9, 01 dez. 1991.

  • BRANCO, L. C. . Os Grandes Mentecaptos. Estado de Minas, Belo Horizonte, p. 8 - 8, 20 out. 1991.

  • MELO JUNIOR, M. ; BRANCO, L. C. . Três séculos de mordaça à poesia feminina. Jornal Estado de Minas, Belo Horizonte, 17 ago. 1991.

  • BRANCO, L. C. . O todo não-todo do Eclesiastes. Estado de Minas', Belo Horizonte, p. 2 - 2, 01 maio 1991.

  • AVELIN, C. ; BRANCO, L. C. . Lúcia mostra tese de Literatura. Jornal Hoje em Dia, Belo Horizonte, 25 maio 1990.

  • BRANCO, L. C. ; BRANDAO, R. S. . Mas, afinal, existe mesmo uma 'escrita feminina'. Jornal Estado de Minas, Belo Horizonte, 20 maio 1990.

  • NEVES, V. R. ; BRANCO, L. C. ; BRANDAO, R. S. . Mulheres da literatura: a exposição perturbadora do desejo. Jornal Estado de Minas, Belo Horizonte, 07 jan. 1990.

  • BRANCO, L. C. ; BRANDAO, R. S. . Trajeto feminino da escrita literária. Hoje em Dia, 19 set. 1989.

  • ESPECHITE, R. ; BRANCO, L. C. ; BRANDAO, R. S. . A literatura na visão feminina, em lançamento. Jornal Hoje em Dia, Belo Horizonte, 19 ago. 1989.

  • NEVES, V. R. ; BRANCO, L. C. ; BRANDAO, R. S. . Autoras questionam a escrita da mulher. Jornal Estado de Minas, Belo Horizonte, 17 ago. 1989.

  • BRANCO, L. C. . Gozo na linguagem. Hoje em Dia, Belo Horizonte, p. 2, 08 ago. 1989.

  • CHRYSTUS, M. ; SOARES, A. ; ASSUNCAO, P. ; BRANCO, L. C. . Os rumos mudaram, mas a luta é ainda a mesma. Jornal DM, Belo Horizonte, 08 mar. 1988.

  • BRANCO, L. C. . A poesia feminina: pesquisando a linguagem das mulheres. Afinal, São Paulo, p. 24, 12 fev. 1985.

  • BRANCO, L. C. . Erotismo, segundo Lucia Castello Branco (Entrevista). Jornal de Casa, Belo Horizonte, 02 dez. 1984.

  • BRANCO, L. C. . Erotismo é tema de dois livros. Jornal Estado de Minas, Belo Horizonte, 01 dez. 1984.

  • BRANCO, L. C. . A descoberta do mundo feminino através da poesia (Entrevista). Estado de Minas, Belo Horizonte, 06 jun. 1984.

  • BRANCO, L. C. . Jogo de Cintura segundo Thaís Guimarães. Estado de Minas, Belo Horizonte, p. 2 - 2, 20 dez. 1983.

  • BRANCO, L. C. . 40 anos de Macabéa: Clarice Lispector e o feminino de ninguém. In: VI Congreso Internacional CELEHIS de Literatura: literatura argentina, española y latino-americana, 2018, Mar del Plata. Actas del VI Congreso Internacional CELEHIS de Literatura: literatura argentina, española y latino-americana. Mar del Plata: Universidad Nacional de Mar del Plata, 2018. v. 1. p. 443-450.

  • BRANCO, L. C. . Sobre o sexo da paisagem: Maria Gabriela Llansol e a escrita da desmemória. In: XXII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa - ABRAPLIP, 2011, UFBA. Anais do XXII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa - ABRAPLIP. Salvador: UFBA, 2009. p. 583-592.

  • BRANCO, L. C. . Sobre a barra da escrita. In: Congresso Internacional "A Escrita em Psicanálise, 2007, Belo Horizonte. Transfinitos. Anais do Congresso Internacional "A Escrita em Psicanálise". Belo Horizonte: Autêntica, 2007. v. 6. p. 257-262.

  • BRANCO, L. C. . A melhor forma de amor: ler com Llansol. In: 3º Colóquio Internacional Maria Gabriela Llansol, 2007, Colares. Vivos no meio do vivo - Anais do 3º Colóquio Internacional Maria Gabriela Llansol. Colares: Espaço Llansol, 2007. v. 1. p. 23-32.

  • BRANCO, L. C. ; BARRA, C. C. S. . Onde vais, dama-poesia? Sobrescritos à paisagem e. In: 3º Colóquio Internacional Maria Gabriela Llansol, 2007, Colares. Vivos no meio do vivo - Anais do 3º Colóquio Internacional Maria Gabriela Llansol. Colares: Espaço Llansol, 2007. v. 2. p. 55-59.

  • BRANCO, L. C. . João Vêncio: suas femininas alíneas amoráveis. In: I Encontro de Professores de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, 1995, Niterói. Anais do I Encontro de Professores de Literaturas Portuguesas. Niterói: UFF, 1995. p. 301-310.

  • BRANCO, L. C. . Mário de Sá-Carneiro e a dispersão do sujeito. In: Semana de Estudos Mário de Sá-Carneiro, 1994, Belo Horizonte. Anais da Semana de Estudos Mário de Sá-Carneiro. Belo Horizonte - MG: CESP/FALE/UFMG, 1994. v. 1. p. 111-117.

  • BRANCO, L. C. . A raiz das coisas. In: XIII Encontro de Professores Universitários Brasileiros de Literatura Portuguesa, 1992, Rio de Janeiro. Anais do XIII Encontro de Professores Universitários Brasileiros de Literatura Portuguesa. Rio de Janeiro - RJ: UFRJ, 1992. v. 1. p. 288-291.

  • BRANCO, L. C. . Para além do sexo da escrita. In: IV Seminário Nacional Mulher e Literatura, 1992, Niterói. Anais do IV Seminário Nacional Mulher e Literatura. Niterói - RJ: UFF/ABRALIC, 1992. v. 1. p. 211-221.

  • BRANCO, L. C. . O lado esquerdo da escrita. In: II Congresso da Associação Brasileira de Literatura Comparada - ABRALIC, 1991, Belo Horizonte. Anais do II Congresso da ABRALIC. Belo Horizonte: UFMG/ABRALIC, 1991. v. 1. p. 286-294.

  • BRANCO, L. C. . Então a vida é isso. In: X Jornada do Simpósio do Campo Freudiano, 1991, Belo Horizonte. Simpósio do Campo Freudiano. Belo Horizonte, 1991. p. 188-199.

  • BRANCO, L. C. . Notas sobre uma memória feminina. In: I Congresso da Associação Brasileira de Literatura Comparada - ABRALIC, 1988, Porto Alegre. Anais do I Congresso da ABRALIC. Porto Alegre: ABRALIC, 1988. v. 2. p. 111-117.

  • BRANCO, L. C. . Um fio de voz tecendo o vazio; anotações sobre o feminino em dois romances de Lya Luft. In: I e II Simpósios de Literatura Comparada, 1987, Belo Horizonte. Anais do I e II SImpósios de LIteratura Comparada. Belo Horizonte: UFMG, 1987. v. 1. p. 402-409.

  • BRANCO, L. C. . Borges, o memorioso. In: I e II Simpósios de Literatura Comparada, 1987, Belo Horizonte. Anais do I e II Simpósio de Literatura Comparada. Belo Horizonte: UFMG, 1987. v. 1. p. 336-344.

  • BRANCO, L. C. . Escrita feminina: limites de uma prática limítrofe. In: I e II Simpósios de Literatura Comparada, 1987, Belo Horizonte. Anais do I e II Simpósios de LIteratura Comparada. Belo Horizonte: UFMG, 1987. v. 1. p. 102-105.

  • BRANCO, L. C. . Mamãe Jocasta; gotas de fel no mel. In: I Congresso Nacional de Estudos Clássicos, 1985, Belo Horizonte. O Enigma em Édipo-Rei e Outros Estudos de Teatro Antigo. Anais do I Congresso Nacional de Estudos Clássicos. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 1985. v. 5. p. 100-108.

  • BRANCO, L. C. . Por uma universidade-refúgio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Para que o romance não morra. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . A potência da comunidade na universidade-refúgio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRANCO, L. C. . Ler (escrever, psicanalisar). 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Que sonho vamos nós sonhar que nos sonhe? A universidade como hospitalidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRANCO, L. C. . Psicanálise e Literatura. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Que sonho vamos nós sonhar que nos sonhe? A universidade como hospitalidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Oficina: Prática da Letra: uma cabra sozinha não faz revolução. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRANCO, L. C. ; SAMUDIO, J. . Maria Gabriela Llansol e o feminino de ninguém. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Manoel de Barros: a tradução em língua de brincar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. ; MARTINS, L. M. . Aula Magna do Curso de Formação Transversal da Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRANCO, L. C. ; DEBS, S. ; SAMUDIO, J. . A ética é a hospitalidade - Apresentação do projeto CABRA ? Casas Brasileiras de Refúgio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. ; KAUARK, P . Nenhum orvalho sobre a cidade. Apresentação do livro Nenhum orvalho sobre a cidade, de Lucia Castello Branco. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRANCO, L. C. . O que é, o que não é arte?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Por uma universidade-refúgio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. ; CASA NOVA, V. L. . Palestra-Performance. Tema: O corpo dos escritores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Escrever (ler, psicanalisar). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . 40 anos de Macabéa: Clarice Lispector e o feminino de ninguém. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. ; BRANDAO, R. S. ; VIDAL, E. . A vida em estado puro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Comunicação em mesa-redonda. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Conversa Infinita com Alice Ruiz: para ser uma, para ser duas, para ser muitas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRANCO, L. C. . Poesia de Mendigos Superiores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Bate-papo com Lucia Castello Branco: ?Literatura, fulgor do real?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRANCO, L. C. ; VIDAL, E. ; BRANDAO, R. S. . O corpo de Roland, o corpo de Lacan. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. ; VIDAL, E. ; BRANDAO, R. S. . A vida em estado puro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . O corpo de Roland, o corpo de Lacan. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Literatura, fulgor do real. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Creative Resistance: stories from de Edge of Freedom. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . A coisa de louco e a coisa literária. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . A leitura como tradução: a ?coisa literária? em Shoshana Felman. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . O feminino de ninguém: Llansol, Clarice, Duras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Duras: o absoluto feminino de ninguém. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . As Letras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Conferência na mesa redonda Literatura Infantojuvenil e criação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Maria Lua da minha escuridão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. ; Andrade, V. M. B. . Palavra em ponto de dicionário: a prática da letra em trabalho de citação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Ao lado do meu fazer. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . A pedra dura ao luar: o caderno de sonhos de MGAB. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . O feminino em biografemas: Llansol, Clarice e Duras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. ; Andrade, V. M. B. . Palavra em ponto de dicionário: palavra em ponto de citação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. ; Andrade, V. M. B. . Oficina Literária: A prática da letra em trabalho de citação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRANCO, L. C. . Umbigo do sonho e do texto. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. ; Andrade, V. M. B. . Palestra sobre a pesquisa Literatura e Psicanálise. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. ; SIMÕES, Ronado . O saber da criança e a literatura infantil 'As crianças sabem mais do que imaginam os adultos'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRANCO, L. C. . Três digressões sobre o texto ardente e o feminino de ninguém. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . A paixão do ler. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Quem me chama? Inspiração, talento e vocação de escrita. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. ; SOARES, C. A. . Práticas da restante vida. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Aporias do ler: notas sobre o 'amor em fracasso' em literatura e psicanálise. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . A poética do sonho em Maria Gabriela Llansol. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Apontamentos sobre A Mulher Escrita (e um feminino de ninguém). 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Nossa Senhora das Lágrimas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Mesa redonda com Antonio Quinet e Maria Elisa Santanna após a apresentação da peça Variações freudianas 1: o sintoma, de Antonio Quinet. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . AmorÍmpar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Paisagens sobreimpressão: Maria Gabriela Llansol e a geografia dos rebeldes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Maria Gabriela Llansol na Cas'a'screver. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Conversa sobre Manoel de Barros, seguida de exibição do filme ?Língua de Brincar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . A cura da literatura. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . A literatura e o incurável. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. ; NUNES, A. M. . Mesa-redonda Homenagem ao aniversario de nascimento de Clarice Lispector. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRANCO, L. C. . O dom de escrever. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Elas não sabem que escrevem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Cinebiografema: Língua de brincar: uma viagem pela paisagem escrita de Manoel de Barros. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Quem me chama?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Alegria em dobro: reler o jogo da liberdade da alma. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . A escrita da letra. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Elas não sabem que escrevem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . As letras vão rolar do próprio nome: o amor com Clarice Lispector (Aula Aberta). 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . De's'enhos a ler. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Apresentação do espetáculo Sentimentos do Mundo - Maria Bethânia: Leitura de textos e poemas escolhidos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRANCO, L. C. . Gabriela Llansol e a escrita da desmemória. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . O amor ímpar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . A escrita em análise: passagem de uma vida. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . A escrita em análise: passagem de uma vida. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Traços de um corp'a'screver. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Língua de brincar - Documentário comentado da obra de Manoel de Barros. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . A escrita feminina. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Escrever, amar, morrer talvez.... 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . A arte e a solidão essencial. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BRANCO, L. C. . Leitura da "Carta ao Legente" (pelos participantes brasileiros) e de trechos de "Os Cantores de Leitura" (pelos participantes portugueses). 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Palestra sobre o filme Língua de brincar (Dir. Lucia Castello Branco e Gabriel Sanna). 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Apenas um cisco no olho: Clarice Lispector e o feminino amor. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . A escrita em análise: passagem de uma vida. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . A solidão essencial. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BRANCO, L. C. . Pioneirismo no estudo da poética manoelina I (Debatedora em mesa redonda). 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRANCO, L. C. . Poesia de Mendigos Superiores. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . A barra da escrita. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . A barra da escrita. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . A experiência literária e a restante vida. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . A literatura e a vida. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Apenas um cisco no olho. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Para atravessar a grande água. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . A escrita feminina. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Está fora de causa acabar bem: biografemas de uma-nem-sempre-possível. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . A melhor forma de amor: ler com Llansol. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Superfície de poema. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . A literatura é a vida. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRANCO, L. C. . Cinco lições sobre o sexo de ler. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRANCO, L. C. . Cinco lições sobre o sexo de ler. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRANCO, L. C. . Eros no grão da voz: o erotismo nas literaturas africanas de língua portuguesa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Superfície de poema. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. ; BARRA, C. C. S. . Onde vais, dama-poesia?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Superfície de poema. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . A melhor forma de amor: ler com Llansol. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Tocar o texto: o sexo de ler e a pulsão da escrita. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Não desperteis o amor: a trama da letra em Emily Dickinson (Mesa-redonda). 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRANCO, L. C. . A tradução e o passo de sentido. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Psicanálise e Universidade: o saber em fracasso. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Não desperteis o amor: a trama de letra em E. Dickinson. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Nuvens de pensamento branco: Maria Gabriela Llansol e a flor do libidinal. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Está fora de causa acabar bem: biografemas de uma-nem-sempre-possível. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . A morte do último escritor. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. ; GRECO, Musso ; NABUCO, Edvaldo . Mesa redonda sobre o tema 'Arte e loucura'. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRANCO, L. C. . Como nada mais passa na vida, exceto ela. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Como nada mais passa na vida, exceto ela. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Nós, leigos: sobre o tormento do poeta e o entusiasmo do analista. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Nós, leigos: sobre o tormento do poeta e o entusiasmo do analista. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Nuvens de pensamento branco: Maria Gabriela Llansol e a flor do libidinal. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Um passo de letra. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . A literatura infanto-juvenil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Apresentação e debate com os escritores Moacyr Scliar e Miltom Hatoum. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRANCO, L. C. . Como nada mais passa na vida, exceto ela: apontamentos sobre a experiência do passe. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Um passo de letra. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BRANCO, L. C. . The white pain of writing: notes on sublimation and desaster in Emily Dickinson. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . I died for Beauty: Emily Dickinson et les résistances de l'écriture. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Maurice Blanchot: a solidão essencial. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BRANCO, L. C. . I died for Beauty: Emily Dickinson e as resistências de escrita. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Cenas Fulgor em O Livro de Cabeceira. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . A criação literária. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . O amor é cego. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Para compor, com rigor, um ramo lilás (Texto de abertura do I Colóquio Internacional Maria Gabriela Llansol e a escrita contemporânea: este é o pensamento que o pensamento permite. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . O tormento da escrita. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Nossa Senhora dos Tormentos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Littérature brésilienne contemporaine: Clarice Lispector. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Clarice Lispector: La traversée de la lettre/l'amour?. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Écrire, aimer, mourir, peut-être. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Le souffle de Clarice Lispector. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . L'écriture hors de soi: le souffle Clarice. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . O silêncio do exterior: Deleuze, Lacan, a literatura e a vida. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . A pena da escrita. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Nossa Senhora dos Tormentos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . O desejo da escrita. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Por graça de textualidade. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Sob o luar a letra libidinal: o sexo de ler Llansol. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . A escrita fora de si: do sopro Clarice à textualidade Llansol. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Texto, lugar que viaja. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . O mais sublime dos meninos. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Não há literatura. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . A escritura não tem anel. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . O desejo da escrita. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Surrealismo e psicanálise: em que real se entra?. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Oficina de Letras. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRANCO, L. C. . Traços de um mal estranho. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Só os loucos escrevem completamente. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Coisa de Louco. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Só os loucos escrevem completamente. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Poéticas da oralidade. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Escrever a loucura. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . A escrita e o amor. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Escritura: corpos, traços, estilhaços. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Escrever, amar, morrer, talvez.... 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . O mal-estar na literatura contemporânea. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Texto, lugar que viaja. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Para que serve a escrita. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . O que é Um Autor?. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . A abordagem estrutural e a questão do sujeito. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Literaturas de Língua Portuguesa. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Ave Palavras! Ave Marias! Ave Poesias. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Maria Gabriela Llansol: a escrita sem impostura. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Mário de Sá-Carneiro e o sujeito em dispersão. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Em nome do Pai, em nome do Filho. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Loucuraturas. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Afetos, sobressaltos, cintilâncias, criaturas, escritas sem impostura: encontros com escritoras portuguesas. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . De uma escrita que não seria a da impostura. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Epifaniar, Vociferir, Vocifeerar: a letra do gozo em Joyce. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Da imobilidade à errância. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Palavra em ponto de P. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . O trabalho da memória. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . A causa amante. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . A questão do simbólico na linguagem. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Erotismo e literatura. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Encontros com escritoras portuguesas. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Debatedora da conferência Cantico dos Canticos, proferida por Angela Lago. 1992. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRANCO, L. C. . A escrita feminina. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . A escrita feminina. 1991. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Debate a respeito do livro "O pagagaio e o doutor", de Betty Milan. 1991. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRANCO, L. C. . O discurso feminino na literatura. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Quando a fala fica. 1991. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Literatura africana de Língua Portuguesa. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . Comunicação apresentada no IV Seminário Nacional Mulher e Literatura. 1991. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . A escrita feminina. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . A traição de Penélope, uma leitura da escrita feminina da memória. 1990. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Feminino e loucura. 1990. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Ficção do século XX. 1990. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . O lado esquerdo da escrita. 1990. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Notas sobre uma memória feminina. 1989. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . A mulher escrita. 1989. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Participação no Seminário O Erotismo na ficção e na poseia. 1988. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Erotismo e literatura (Debatedora em mesa redonda). 1988. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Debatedora: O erotismo na literatura. 1988. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRANCO, L. C. . A literatura e o feminino. 1988. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . O sentido da pornografia (comunicação em mesa redonda). 1987. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . A (im)possibilidade da escrita feminina. 1987. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANCO, L. C. . A raiz das coisas. 1987. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Homenagem a Borges (participação em mesa redonda). 1986. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRANCO, L. C. . Em torno da feminilidade: a escrita e a escuta (participação em mesa redonda). 1986. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRANCO, L. C. . Projetos de tese do Doutorado em Letras da UFMG (participação em mesa redonda). 1986. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRANCO, L. C. . Comunicação na mesa redonda "O currículo de Letras". 1985. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. ; BOAVENTURA, I. ; ESPECHITE, R. ; QUEIROZ, Sonia Maria de Melo ; GUIMARÃES, T. . Poesia feminina no Brasil (1500-1930) - Bibliografia comentada. 1982. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANCO, L. C. . Retrato do artista quando poesia - Entrevista de Lucia Castello Branco, concedida a Márcio Renato dos Santos para o jornal Cândido. Curitiba: Biblioteca Pública do Paraná, 2016 (Entrevista).

  • BRANCO, L. C. . Orelha do Novo Dicionário de Migalhas da Psicanálise Literária, organizado por Vania Maria Baeta Andrade. Belo Horizonte: Cas?a?screver, 2016 (Orelha).

  • BRANCO, L. C. . Feminino. Belo Horizonte: Cas?a?screver, 2016 (Verbete).

  • BRANCO, L. C. . Mulher. Belo Horizonte: Cas?a?screver, 2016 (Verbete).

  • BRANCO, L. C. . Sonho. Belo Horizonte: Cas?a?screver, 2016 (Verbete).

  • BRANCO, L. C. . Viajante-caminhante das quebradas de além-mar. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2016 (Poema).

  • BRANCO, L. C. . Entrevista de Lucia Castello Branco, concedida a João Rocha para a revista ?Em Tese?, da POSLIT ? FALE. Belo Horizonte: Faculdade de Letras / POSLIT, 2015 (Entrevista).

  • BRANCO, L. C. . Por não ter nascido toda ao mesmo tempo (Entrevista de Lucia Castello Branco com a escritora e cineasta Safaa Fathy). Belo Horizonte: UFMG, 2015 (Entrevista).

  • BRANCO, L. C. . A paixão segundo F.T.. Campinas, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • BRANCO, L. C. . O fio por onde ela, a poesia, quer descer. Belo Horizonte, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

  • BRANCO, L. C. . Sonho que se sonha junto (entrevista concedida a Ewerton Martins Ribeiro). Belo Horizonte: Boletim UFMG, 2014 (Entrevista).

  • BRANCO, L. C. . A escrita como experiência do eterno. Rio de Janeiro, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • BRANCO, L. C. . Entrevista de Lucia Castello Branco a Marcos Martins. Belo Horizonte: Centro Cultural da UFMG, 2013 (Artigo em periódico on-line).

  • BRANCO, L. C. . Teatro em Verbal de Ave. Belo Horizonte: Galpão Cine Horto, 2012 (Texto em catálogo de peça teatral).

  • BRANCO, L. C. . Elas não sabem que escrevem. Rio de Janeiro: Escola da Letra Freudiana, 2012 (Publicação em periódico sem ISSN).

  • BRANCO, L. C. . Je reviens. Palmas - TO: Fundação Cultural - Governo de Tocantins, 2009 (Publicação em periódico sem ISSN).

  • BRANCO, L. C. . Sem título. Belo Horizonte: C/Arte, 2009 (4ª capa).

  • BRANCO, L. C. . Aonde a escrita for capaz de levar. Belo Horizonte, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • BRANCO, L. C. . Apresentação (Claudia Renault. Depoimento). Belo Horizonte, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • BRANCO, L. C. . Orelha do livro PINTO, Jeferson Machado. Psicanálise, feminino, singular. Belo Horizonte: Autêntica, 2008 (Orelha).

  • BRANCO, L. C. . Não desperteis a beleza. Salvador 2008 (Texto para catálogo de exposição).

  • BRANCO, L. C. . Para a hora de ler. São Paulo, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • BRANCO, L. C. . Poesia de mendigos superiores (NO PRELO). São Paulo, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • BRANCO, L. C. . Para ver o trem nos olhos do menino. Belo Horizonte 2007 (Texto para catálogo de exposição).

  • BRANCO, L. C. . Ainda (Conto). Belo Horizonte: Governo do Estado de Minas Gerais, 2007 (Artigo em periódico on-line).

  • BRANCO, L. C. . Cinco lições sobre o sexo de ler. Belém - PA: Gráfica e Editora Gutemberg, 2007 (Publicação em periódico sem ISSN).

  • LOPES, C. H. ; BRANCO, L. C. . Poesia da vida - Documentário sobre Manoel de Barros estréia amanhã, na sala Humberto Mauro. Belo Horizonte 2007 (Entrevista sobre a obra literária e acadêmica).

  • BRANCO, L. C. . Escrever é preciso. Belo Horizonte, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • BRANCO, L. C. . Para compor, com rigor, um ramo lilás. Belo Horizonte, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • BRANCO, L. C. . Orelha do livro PORTUGAL, Ana Maria. O vidro da palavra: o estranho, literatura e psicanálise. Belo Horizonte: Autêntica, 2006 (Orelha).

  • BRANCO, L. C. . Da áspera matéria do enigma. Belo Horizonte, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • BRANCO, L. C. . Ainsi (Conto). Belo Horizonte: Governo do Estado de Minas Gerais, 2005 (Artigo em periódico on-line).

  • BRANCO, L. C. . Orelha do livro BARROS, Manoel de. O guardador de águas. Rio de Janeiro: Record, 2004 (Orelha).

  • BRANCO, L. C. . Palavras sem alívio. Belo Horizonte, 2004. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • BRANCO, L. C. . Orelha do livro de REBUZZI, Solange. Leminski guerreiro da linguagem: uma leitura das cartas-poemas de Paulo Leminski. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2003 (Orelha).

  • BRANCO, L. C. . Amor, galinha, céu e incorpóreas companhias. Belo Horizonte 2003 (Texto para catálogo de exposição).

  • BRANCO, L. C. . Chão de letras. São Paulo, 2003. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • BRANCO, L. C. . Sob o luar da letra libidinal. Lisboa, 2003. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

  • ASSIS, J. ; BRANCO, L. C. . Um colóquio para Maria Gabriela Llansol. Belo Horizonte 2002 (Entrevista sobre a obra literária e acadêmica).

  • BRANCO, L. C. . A ordem do branco. Belo Horizonte, 2002. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • BRANCO, L. C. . Por graça da textualidade. Lisboa, 2000. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

  • BRANCO, L. C. . Sob o luar da letra libidinal. Lisboa, 2000. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

  • BRANCO, L. C. . Orelha do livro MAIA, Elisa Arreguy; FRICHE, Maria Augusta; BRASIL, Valéria Santos (Org.). Transfinitos. Belo Horizonte: Autêntica, 1999 (Orelha).

  • BRANCO, L. C. . Palavra em ponto de p. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 1997 (Publicação em periódico sem ISSN).

  • BRANCO, L. C. . Escrever, amar, morrer talvez.... Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 1997 (Publicação em periódico sem ISSN).

  • BRANCO, L. C. . De uma escrita que não seria a da impostura. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 1997 (Publicação em periódico sem ISSN).

  • BRANCO, L. C. . Texto, lugar que viaja. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 1997 (Publicação em periódico sem ISSN).

  • BRANCO, L. C. . O texto que porei a arder por ela. Belo Horizonte, 1997. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • BRANCO, L. C. . Orelha do livro BARROS, Manoel de. Livro sobre nada. Rio de Janeiro: Record, 1996 (Orelha).

  • BRANCO, L. C. . Texto em catálogo de exposição. Ouro Preto 1995 (Texto para catálogo de exposição).

  • BRANCO, L. C. . Orelha do livro ALMEIDA, Maria Inês de (Org.). Periferias: exercícios na fronteira do ensino. Belo Horizonte: UFMG/CAPE/PBH, 1994 (Orelha).

  • BRANCO, L. C. . A feminina voz do silêncio. Belo Horizonte, 1991. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • BRANCO, L. C. . Orelha do livro SOUZA, Eneida Maria de. A pedra mágica do discurso: jogo e linguagem em Macunaíma. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1988 (Orelha).

  • BRANCO, L. C. . Por uma retórica do gozo. São Paulo: Mulherio, 1988 (Publicação em periódico sem ISSN).

  • BRANCO, L. C. . Falsas pistas da memória. São Paulo: Mulherio, 1988 (Publicação em periódico sem ISSN).

  • BRANCO, L. C. . Amor e temor à própria técnica. São Paulo: Mulherio, 1987 (Publicação em periódico sem ISSN).

  • BRANCO, L. C. . Os exílios de Lya Luft. São Paulo: Mulherio, 1987 (Publicação em periódico sem ISSN).

  • BRANCO, L. C. . A terceira via do amor. São Paulo: Mulherio, 1987 (Publicação em periódico sem ISSN).

  • BRANCO, L. C. . Em memória de Judith, irmã de Shakespeare. São Paulo: Mulherio, 1986 (Publicação em periódico sem ISSN).

  • BRANCO, L. C. . E os 'Poemas Perdidos', mentirão?. Belo Horizonte: Biblioteca Pública de Minas Gerais, 1983 (Publicação em periódico sem ISSN).

  • BRANCO, L. C. . Claustro. Belo Horizonte: UFMG, 1981 (Publicação em periódico sem ISSN).

  • BRANCO, L. C. . Orelha do livro MARTINS, Leda Maria. Afrografias da Memória: o Reinado do Rosário no Jatobá. São Paulo / Belo Horizonte: Perspectiva / Mazza Edições, 1977 (Orelha).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BRANCO, L. C. ; DEBS, S. ; Lia Krucken ; Félix Kaputu . Curadoria literária do site das Casas Brasileiras de Refúgio. 2017.

BRANCO, L. C. . Colaboradora no Catálogo da Exposição Em Trânsito, organizado por Ricardo Coelho. 2012.

BRANCO, L. C. . Assessoria dramática para o espetáculo teatral BarbaAzul. 2010.

BRANCO, L. C. . Membro da comissão encarregada de analisar os pedidos de recredenciamento de professores do POSLIT. 2007.

BRANCO, L. C. . Membro Consultor do Comitê Externo do CNPq do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq, na UFSJ. 2006.

BRANCO, L. C. . Membro Consultor do Comitê Externo do CNPq do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq, na UFSJ, durante as apresentações de trabalhos do XIV SIC - Seminário de Iniciação Científica. 2006.

BRANCO, L. C. . Membro Consultor dos Comitês Externo e do Comitê Central de Avaliação Integrada (Letras, Lingüística e Artes) dos trabalhos apresentados na XV Semana de Iniciação Científica da UFMG. 2006.

BRANCO, L. C. . Coordenadora do Comitê Interno de Letras, Lingüística e Artes para avaliação dos trabalhos apresentados na XV Semana de Iniciação Científica da UFMG. 2006.

BRANCO, L. C. . Membro consultor do CNPq para avaliação dos trabalhos do IV Congresso de Produção Científica da UFSJ. 2005.

BRANCO, L. C. . Consultoria como membro da Comissão Municipal de Incentivo à Cultura. 2003.

BRANCO, L. C. . Pareceres (2) para Bolsa de Produtividade em Pesquisa. 2018.

BRANCO, L. C. . Pareceres (2) para o Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UFMG. 2018.

BRANCO, L. C. . Pareceres (2) para a revista Criação & Crítica, da USP, para o número temático sobre ?Escrita e Separação?. 2017.

BRANCO, L. C. . Parecer para a revista Aletria, da FALE-UFMG. 2017.

BRANCO, L. C. . Pareceres ad hoc para o CNPq no ano de 2017. 2017.

BRANCO, L. C. . Pareceres diversos para o CNPq, como bolsista de produtividade em pesquisa, durante o ano de 2015. 2015.

BRANCO, L. C. . Pareceres sobre o relatório de atividades anuais de 3 professores da Faculdade de Letras da UFMG. 2015.

BRANCO, L. C. . Parecer a respeito do projeto de dissertação de Dulcirley de Jesus. 2013.

BRANCO, L. C. . Parecer a respeito dos Relatórios Anuais Docentes dos Profs. Jacyntho José Lins Brandão e Maria Antonieta Amarante de M. Cohen. 2013.

BRANCO, L. C. . Parecer para projeto de pós-doutorado no exterior enviado ao CNPq. 2013.

BRANCO, L. C. . Parecer sobre projeto de mestrado em Teoria da Literatura para o POSLIT/FALE/UFMG. 2013.

BRANCO, L. C. . Parecer da Revista Desassossego, número 9, periódico do Programa de PG em Literatura Portuguesa da USP - ISSN 2175-3180. 2013.

BRANCO, L. C. . Parecer a respeito do projeto de pesquisa de Mestrado em Teoria da Literatura de Bárbara Guatimosim. 2012.

BRANCO, L. C. . Parecer a respeito do projeto de tese de Doutorado de Heleniara Amorim Moura. 2012.

BRANCO, L. C. . Presidente da Comissão responsável pelo credenciamento e recredenciamento de professores do Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários ? março de 2011. 2011.

BRANCO, L. C. . Membro do comitê editorial do II Volume dos Anais do XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguística / III Simpósio Internacional de Letras e Linguística. 2011.

BRANCO, L. C. . Parecer a respeito dos Relatórios Anuais Docentes dos Profs. Jacyntho José Lins Brandão e José Olímpio de Magalhães. 2011.

BRANCO, L. C. . Parecer a respeito de artigo submetido para publicação na Revista Caligrama. 2010.

BRANCO, L. C. . Parecer a respeito do projeto de pesquisa Testemunhos Literários, do Prof. Ram Avraham Mandil. 2010.

BRANCO, L. C. . Parecer a respeito do relatório final da pesquisa Representações do corpo na literatura, no teatro e na psicanálise: Rosa, Artaud, Lacan. 2010.

BRANCO, L. C. . Parecer a respeito do projeto de tese de Josiley Francisco de Souza. 2010.

BRANCO, L. C. . Parecer a respeito do projeto de pesquisa Xinã Kayawa, o caminho de Txaitá Ibã na tradução e na ciência dos cantos Kaxinawá do Rio Jrodão, da Profa. Maria Inês de Almeida. 2010.

BRANCO, L. C. . Parecer a respeito dos INAs dos Profs. Vera Lúcia Menezes, Wander Melo Miranda e José Olímpio de Magalhães. 2009.

BRANCO, L. C. . Parecer a respeito de bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq. 2009.

BRANCO, L. C. . Parecer sobre pedido de Bolsa no país - Pós-Doutoardo Júnior - CAPES. 2009.

BRANCO, L. C. . Parecer a respeito do manuscrito Contos de Fadas: de sua origem à clínica contemporânea. 2009.

BRANCO, L. C. . Trabalho de dramaturgia com o Grupo Andante - "Barba Azul". 2009.

BRANCO, L. C. . Parecer a respeito do projeto de dissertação de Glicério Rosário Dias "A região média em Franz Kafka: entre o literário e o dramático". 2008.

BRANCO, L. C. . Parecer a respeito dos relatórios INAs de 2005 e dos planos de trabalho para 2006 dos professores Eliana Lourenço de Lima Reis, Georg Otte, Sandra Regina Goulart Almeida, Márcia Maria Valle Arbex e Reinaldo Martiniano Marques. 2006.

BRANCO, L. C. . Membro da Comissão encarregada de analisar as solicitações de credenciamento e recredenciamento de professores da POSLIT. 2006.

BRANCO, L. C. . Entrevista em vídeo: Entrevista ao programa 'Universo de fora'. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BRANCO, L. C. ; BLOCH, J. ; SANNA, Gabriel . Homenagem a Manoel de Barros: Bate-papo com Jonas Bloch, Lucia Castelo Branco, João Rocha e Gabriel Sanna. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BRANCO, L. C. . Entrevista à agência LUSA de informações, sobre lançamentos dos Diários de Llansol no Brasil. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BRANCO, L. C. . Entrevista à rádio CBN, sobre lançamento de Chão de Letras: as literaturas e a experiência da escrita. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BRANCO, L. C. . Programa Imagem da Palavra. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BRANCO, L. C. . O corpo como questão filosófica - Módulo: O corpo dos escritores. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BRANCO, L. C. . Participação no laboratório 'Arts Rights Justice' na manhã dedicada ao ICORN e a CABRA ? Casas Brasileiras de Refúgio, na qualidade de supervisora de Félix Kaputu e responsável pelo convênio entre a ICORN e a UFMG, que fundou na América do Sul a primeira casa-refúgio para escritores em risco. 2018. (Participação em laboratório).

BRANCO, L. C. . Literatura e Psicanálise: minha solidão conhece a sua. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BRANCO, L. C. . A tradução como testemunho: um caso de amor. 2015. .

BRANCO, L. C. . Práticas clínicas: oficinas terapêuticas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BRANCO, L. C. . Oficina: A literatura infanto-juvenil: A menina avoada (Manoel de Barros) e A menina e a bolsa da menina (Lucia Castello Branco). 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRANCO, L. C. . É tudo - (VIVA VOZ). 2006. (Editoração/Periódico).

BRANCO, L. C. . Oficina: Literatura infanto-juvenil: o livro interior. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRANCO, L. C. ; BRANDAO, R. S. ; FLORENTINO, C. . V Encontros com Jacob Rogozonski - VIVA VOZ (Cadernos do Departamento de Letras Vernáculas) - V. 1 e 2. 2002. (Editoração/Periódico).

BRANCO, L. C. . Tópicos Especiais em Psicanálise e Literatura. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BRANCO, L. C. . A Escrita feminina e Outras Escritas. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRANCO, L. C. . Metodologia I. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BRANCO, L. C. . Técnicas de comunicação científica. 1989. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BRANCO, L. C. . Técnicas de comunicação científica. 1988. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BRANCO, L. C. . Exibição do documentário "Língua de Brincar", sobre Manoel de Barros. 2010. Vídeo.

BRANCO, L. C. . Participação no video institucional do projeto 'Sentimentos do Mundo' sobre o poeta Arnaldo Antunes. 2009. Vídeo.

BRANCO, L. C. . Mulher em trânsito (Inédito, 2018). 2018 (Conto em Exposição).

BRANCO, L. C. ; SANNA, Gabriel . Proposição 24. 2009 (Direção e produção de vídeo digital).

BRANCO, L. C. ; SANNA, Gabriel . Redemoinho-poema. 2008 (Direção e produção de vídeo digital).

BRANCO, L. C. ; SANNA, Gabriel . Língua de brincar. 2007 (Direção e produção de vídeo digital).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Deslocamentos da coisa literária: a tradução entre a literatura e a psicanálise, Descrição: Deslocamentos da coisa literária: a tradução entre a literatura e a psicanálise Projeto de produtividade em pesquisa CNPq ? Pesquisador 1C Período: março de 2018 a fevereiro de 2021. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucia Castello Branco - Coordenador.

  • 2014 - 2018

    No litoral das práticas da letra: ler, escrever, psicanalisar, Descrição: Projeto de produtividade em pesquisa (Pesquisador 1C ? CNPq) - 2014-2018. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucia Castello Branco - Coordenador.

  • 2014 - 2015

    Só os loucos escrevem completamente: por uma tradução entre a literatura e a psicanálise, Descrição: Estágio Sênior sob a supervisão da Profa. Shoshana Felman (Emory University - Atlanta - EUA) Bolsa CAPES. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucia Castello Branco - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2011 - Atual

    Palavra em ponto de dicionário: a prática da letra em trabalho de citação, Descrição: Projeto institucional: CAPES - PNPD. Pesquisadores: 30 pesquisadores, incluindo docentes, discentes, psicanalistas, artistas e escritores. O projeto prevê a elaboração de um dicionário de citações uma espécie de mosaico de citações , tal qual uma das definições de intertextualidade formulada por Júlia Kristeva organizado, segundo verbetes, em torno de palavras-chave selecionadas do campo de interseção da Literatura e da Psicanálise. As citações serão selecionadas na literatura de ambos os campos, obedecendo a um escopo teórico que privilegie a noção de letra, de literalidade, de materialidade: o corpo da letra e suas vicissitudes, a letra pulsional. A composição do Dicionário de citações: Literatura e Psicanálise prevê, na entrada de cada palavra-chave, a definição de seus termos (ex: amor, castração, desejo, gozo, inconsciente, pulsão, recalque, etc.), em variadas acepções. O inusitado dessas definições é que elas serão elaboradas em oficinas, denominadas de Prática da Letra , com os colaboradores da pesquisa (em torno de 25 a 30 profissionais ligados à área de literatura e de psicanálise).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucia Castello Branco - Coordenador / Vânia Maria Baeta Andrade - Integrante / Janaina de Paula - Integrante., Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa.

  • 2010 - 2014

    Traços de um corp'a'screver: o caderno de sonhos de Maria Gabriela Llansol, Descrição: O projeto pretende realizar uma pesquisa sobre os cadernos inédidos de Maria Gabriela Llansol, que vem sendo digitalizados e disponibilizados pelo Espaço Llansol, com ênfase na categoria "Sonhos", uma das que será privilegiada pelos pesquisadores do espólio na organização do acervo. Pretende-se, assim, não só examinar a relação entre o sonho e a escrita de MGL, como também pesquisar, a partir do viés psicanalítico, acerca da dimensão escritural do sonho, a partir da ênfase dada à "letra" em sua constituição. Pretende-se, por fim, organizar para edição futura, o "Caderno de sonhos" de MGL, a ser extraída dos cadernos inéditos da autora, a partir da direção que a mesma oferece ao leitor no texto "O sonho de que temos a linguagem".. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Lucia Castello Branco - Coordenador.

  • 2007 - 2010

    A experiência literária e a restante vida em Maria Gabriela Llansol, Descrição: O projeto se propõe efetuar uma leitura da obra de Maria Gabriela Llansol, a partir da noção de "experiência literária", de Maurice Blanchot, articulando as noções de vida e obra, em Llansol, e tomando o texto llansoliano como a "restante vida", conforme sugere a autora. O projeto pretende, ainda, tomando o texto de Llansol como "método", apurar as noções de "vida" e "obra", repensando as articulações entre a literatura e a vida. Como desdobramentos, o projeto desenvolve, na área do cinema, uma série de documentários sobre as experiências literárias de alguns sujeitos, dentre eles o poeta Manoel de Barros (longa-metragem "Língua de Brincar", em finalização) e a escritora Maria Gabriela Llansol (documentário "Redemoinho-poema", a ser realizado em 2007). Ainda como desdobramento do projeto, e articulado ao projeto de pós-doutorado em andamento (A escrita em análise: passagem de uma vida), prevê-se a visita ao espólio de Maria Gabriela Llansol, em setembro de 2008. - Bolsa de Produtividade em Pesquisa CNPq ? Categoria 1 C. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Lucia Castello Branco - Coordenador.

  • 2006 - Atual

    A palavra Escrita no Cinema-Biografema, Descrição: Dar continuidade aos documentários que fazem parte da Coleção AmorÍmpar, da Editora UFMG, que reúne cadernos de filmes sobre a relação singular que alguns sujeitos mantêm com a literatura. Próximo trabalho: "Cartas a um lugar" (caderno-biografema sobre a escultora Maria dos Mares). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucia Castello Branco - Coordenador.

  • 2004 - 2007

    Chão de Letras: Maria Gabriela Llansol e a fundação de escrita, Descrição: Elaborar a concepção de romance proposta por Maria Gabriela Llansol, com base no que a autora designa como textualidade e em contraponto à concepção do romance moderno.Verificar em que medida o texto de Maria Gabriela Llansol propõe a fundação de uma escrita articulada à noção de letra, e não exatamente à de significante, e distinta da tradição melancólica do romance.Examinar a inserção das poéticas de Emily Dickinson e Fernando Pessoa, na obra de Llansol, no que diz respeito à travessia da "branca dor" e da melancolia efetuadas pela textualidade da autora. Apoio: Bolsa de Produtividade em Pesquisa - CNPq - Categoria 1C. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lucia Castello Branco - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 16

  • 2002 - 2004

    A branca dor da escrita: Blanchot, Lacan, a literatura e o desastre, Descrição: Proposta de entrecruzamento dos conceitos de desastre (Blanchot) e de sublimação (Freud/Lacan), aproximando-o de formulações de alguns escritores (dentre eles, Maria Gabriela Llansol e Emily Dickinson), de maneira a formular a noção de branca dor enquanto fundante da escrita literária.Apoio: Bolsa de Produtividade em Pesquisa - CNPq - Categoria 2AOrientações em andamento relacionadas com a pesquisa:Paulo Fonseca Andrade - Doutorado em Literatura Comparada - Projeto: A progressão da aurora exterior: amor e escrita em Marguerite Duras ? Bolsa de Produtividade em Pesquisa CNPq. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Lucia Castello Branco - Coordenador.

  • 1999 - 2001

    Escrever: não se pode, Descrição: Proposta de discussão acerca dos limites da escrita, examinando, nos textos de Clarice Lispector, Marguerite Duras e Maria Gabriela Llansol, os efeitos de linguagem produzidos pelos movimentos de seus textos, em direção a ?universos limítrofes?, como a ?verdade?, o ?feminino?, a ?morte?, o ?real? ? Bolsa de Produtividade em Pesquisa CNPq. Alunos envolvidos: Doutorado (1) Paulo Fonseca Andrade Mestrado (1) Mauro Cordeiro Andrade. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Lucia Castello Branco - Coordenador.

  • 1997 - 1999

    A escritura e seus devaneios: funções e disfunções da escrita, Descrição: O projeto pretende precisar, através da leitura de textos de Daniel Schreber, Marguerite Duras, Louis Wolfson e Maria Gabriela Llansol, os limites entre a chamada escrita psicótica e A escritura propriamente dita ? Bolsa de Produtividade em Pesquisa CNPq. Alunos envolvidos: Mestrado (1) Mauro Cordeiro Andrade Integrantes: Lucia Castello Branco (Responsável) Financiador (ES): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ? CNPq. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Lucia Castello Branco - Coordenador.

  • 1995 - 1997

    Escritura: a escritura sem impostura? Barthes, Derrida e Lacan lêem Llansol, Descrição: O projeto pretende verificar como se constrói o conceito de escritura, em Barthes, Derrida e Lacan, detectando os pontos de tangência e as especificidades assinaladas por cada um desses teóricos. Pretende, ainda, precisar, de acordo com esses autores, as noções de ?letra?, ?significante?, ?texto?, ?escrita? e ?literatura? ? Bolsa de Produtividade em Pesquisa CNPq Situação: Concluído Alunos envolvidos: Mestrado (2 ? Cynthia de Cássia Santos Barra, Cinara de Araújo) Integrantes: Lucia Castello Branco (Responsável) Financiador (ES): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ? CNPq. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Lucia Castello Branco - Coordenador.

  • 1991 - 1995

    A devoração da imagem: o poético e o psicótico, Descrição: O projeto propõe uma aproximação entre os discursos psicótico e poético, entendidos como formas de manifestação de um processo sígnico peculiar em que a imagem é priorizada como tentativa de resgate da coisa desde sempre perdida ? Bolsa de Produtividade em Pesquisa CNPq Situação (concluído depois de renovação por dois anos) Alunos envolvidos: Bolsistas de iniciação científica CNPq (6), Bolsista de Aperfeiçoamento CNPq (1) Integrantes: Lucia Castello Branco (Responsável) Financiador (ES): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) . , Integrantes: Lucia Castello Branco - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2009

Mostra do Filme Livre 2009 (Filme, Banco do Brasil), Banco do Brasil.

2007

1º lugar Documentário na V Mostra Minas de Cinema e Vídeo com o filme "Língua de Brincar", "A Tela e o Texto" / SESC Minas.

2007

Classificação Documentário no Festival de Cinema de Porto Alegre - CEN 2007, com o filme "Língua de Brincar", Cine Esquema Novo de Porto Alegre.

2007

Classificação no 9º Festival Internacional de Curtas de BH, com o filme "Pequena Abertura para o Deserto", dirigido por Gabriel Sanna e Lúcia Castello Branco (21-22/7/2007), Centro de Estudos Cinematográficos de MG/Fundação Clóvis Salgado/ Governo de Minas Gerais.

2005

1º Lugar Romance, com o romance "O amor não vazará meus olhos", Fundação Clóvis Salgado.

2002

Indicação para o prêmio Jabuti de Literatura, com o livro "Nunca Mais", na categoria contos e crônicas, .

1998

Menção Altamente Recomendável FNLIJ 1997, com o livro "Desiderare", Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

1995

Classificação entre os 10 finalistas do Concurso Nacional de Literatura Cidade de Belo Horizonte, com o original "Melancolia", Prefeitura de Belo Horizonte.

1991

Melhor tese de Literatura Comparada da Pós-Graduação em Letras da FALE/UFMG, FALE/UFMG.

1991

Classificação entre os 9 finalistas do Concurso Nacional de Literatura Infantil "João de Barro", com o livro Júlia-Toda-Azul, Departamento de Ação Cultural.

1989

Concurso Idéias JB, Prêmio APFPC de Melhores Ensaios Sobre Literatura Brasileira Contemporânea, na IV Bienal internacional do Livro, Associação Paulista dos fabricantes de Papel e Celulose.

1981

2ª Seção de Poemas da Revista Literária do Corpo Discente da UFMG, Revista Literária do Corpo Discente da UFMG.

1978

1º Lugar no 13º Concursode Poemas da Revista Literária do Corpo Discente da UFMG, UFMG.

1977

Menção Honrosa no no Concurso de Contos da Revista Literárias do Corpo Discente da UFMG, Revista Literária do Corpo Discente da UFMG.

1977

2º Lugar no Concurso de Poemas da Revista Literária do Corpo Discente da UFMG, Revista Literária do Corpo Discente da UFMG.

1976

2º Lugar no Concurso de Contos da Revista Literária do Corpo Discente da UFMG, Revista Literária do Corpo Discente da UFMG.

1976

3º Lugar no Concurso de Poemas da Revista Literária do Corpo Discente da UFMG, Revista Literária do Corpo Discente da UFMG.

1975

Menção Honrosa no Concurso de Contos da Revista Literária do Corpo Discente da UFMG, Revista Literária do Corpo Discente da UFMG.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras. , Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha, 31710350 - Belo Horizonte, MG - Brasil - Caixa-postal: 901, Telefone: (31) 34095127, Fax: (31) 34095120

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2015

    Emory University

    Vínculo: Estágio Sênior, Enquadramento Funcional: Estágio Sênior (bolsa CAPES-9/2014 a 2/2015)

    Outras informações:
    Estágio Sênior - 2014-2015

    Atividades

    • 09/2014 - 02/2015

      Estágios , Emory University, .,Estágio realizado, Estágio Sênior - 2014-2015.

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Letras da FALE-UFMG Período: credenciamento até 2020

  • 1984 - 2018

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professora Titular de Estudos Literários a partir de 2009, com ênfase em Literatura Portuguesa e Brasileira da Faculdade de Letras da UFMG. Aposentadoria: 143/5/2018.

    Atividades

    • 06/2017

      Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.,Atividade realizada, Acompanhamento, como tutora e docente-parceira da DAC?UFMG, do escritor exilado Félix Kaputu. Período: 1 ano, a contar da data de chegada do escritor (renovável por mais um ano).

    • 12/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, .,Cargo ou função, Membro, como ?Parceira docente?, tutora do primeiro escritor convidado, do Comitê Gestor do International Cities of Refuge Network (ICORN), que, em cooperação com a UFMG, recebe um escritor convidado, através do projeto de ?artista residente?, em 2017.

    • 01/2013

      Direção e administração, Faculdade de Letras, .,Cargo ou função, Curadora da área de Literatura do Centro Cultural da UFMG.

    • 03/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, .,Cargo ou função, Membro da comissão encarregada de julgar as solicitações de credenciamento e recredenciamento dos docentes no POSLIT.

    • 03/2003

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Letras, Faculdade de Letras.,Atividade realizada, Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Transverso - Fórum Transdisciplinar de Criação e Estudos Poéticos.

    • 03/2003

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Letras, Faculdade de Letras.,Atividade realizada, Membro do Núcleo de Pesquisas Literaterras: escrita, leitura, traduções - Grupo de Pesquisas registrado no CNPq.

    • 03/2003

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Letras, Faculdade de Letras.,Atividade realizada, Coordenadora e pesquisadora do Grupo de Pesquisa LIPSI - Núcleo de Estudos em Literatura e Psicanálise.

    • 03/1992

      Ensino, Estudos Literários, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, A Literatura Brasileira e outras literaturas (para que serve a escrita?), Seminario de LIteratura Comparada, Seminário de Literatura em Língua Portuguesa e/ou outras Literaturas: para que serve a escrita?, e diversas outras

    • 01/1984

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Letras, Departamento de Línguas Vernáculas.,Linhas de pesquisa

    • 01/1984

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira, Literaturas estrangeiras de língua portuguesa, Oficina de texto em Língua Portuguesa: escrever o feminino, Introdução à Literatura Portuguesa e diversas outras

    • 01/2017 - 01/2017

      Direção e administração, Reitoria, .,Cargo ou função, Assinatura Convênio UFMG-ICORN, que fundará, na UFMG, a 1ª casa-refúgio p/ escritores perseguidos. Presentes: Sandra G. Almeida (vice-reitora), Elisabeth Dyvik (diretora executiva da ICORN), Leda Martins (Diretora DAC) e Lucia C. Branco (docente-parceira).

    • 08/2016 - 11/2016

      Ensino, Estudos Literários, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Teoria da Literatura ?Roland Barthes: o biografema como método?. Área de concentração: Teoria da Literatura e Literatura Comparada. Linha de pesquisa: Literatura e Psicanálise h/a: 60 - Créditos: 4

    • 03/2015 - 06/2015

      Ensino, Estudos Literários, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Teoria da Literatura ?Textos para ler antes de morrer?. Área de concentração: Teoria da Literatura e Literatura Comparada. Linha de pesquisa: Poéticas da Modernidade. h/a: 60 - Créditos: 4

    • 03/2014 - 06/2014

      Ensino, Estudos Literários, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Literaturas Modernas e Contemporâneas: ?As absolutamente sós: Llansol, Clarice, Duras?. Área de concentração: Literaturas Modernas e Contemporâneas. Linha de pesquisa: Poéticas da Modernidade. h/a: 60 - Créditos: 4

    • 03/2014 - 03/2014

      Direção e administração, Faculdade de Letras, .,Cargo ou função, Coordenadora do 8º Festival de Verão da UFMG.

    • 03/2013 - 06/2013

      Ensino, Estudos Literários, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Teoria da Literatura: ?Lacan & cia: Bataille, Barthes, Blanchot, Deleuze e Derrida?. Área de concentração: Teoria da Literatura e Literatura Comparada. Linha de pesquisa: Literatura e Psicanálise. h/a: 60 - Créditos: 4

    • 02/2013 - 02/2013

      Direção e administração, Faculdade de Letras, .,Cargo ou função, Coordenadora do 7º Festival de Verão da UFMG.

    • 02/2012 - 02/2012

      Direção e administração, Faculdade de Letras, .,Cargo ou função, Coordenadora do 6º Festival de Verão da UFMG.

    • 07/2011 - 07/2011

      Direção e administração, Faculdade de Letras, .,Cargo ou função, Coordenadora da área de Artes Literárias no Festival de Inverno da UFMG, em Diamantina, em julho de 2011.

    • 07/2011 - 07/2011

      Direção e administração, Faculdade de Letras, .,Cargo ou função, Coordenadora da área de Artes Literárias no Festival de Inverno da UFMG, em Diamantina, no período de 17 a 29 de julho de 2011.

    • 05/2009 - 05/2011

      Direção e administração, Faculdade de Letras, .,Cargo ou função, Membro da Câmara de Pesquisa da Faculdade de Letras da UFMG.

    • 05/2009 - 05/2011

      Direção e administração, Faculdade de Letras, .,Cargo ou função, Representante docente junto à Congregação da Faculdade de Letras.

    • 07/2010 - 07/2010

      Direção e administração, Faculdade de Letras, .,Cargo ou função, Coordenadora da área de Artes Literárias no Festival de Inverno da UFMG, em Diamantina, no período de 19 a 30 de julho de 2010.

    • 11/2005 - 11/2008

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, .,Cargo ou função, Membro da comissão editorial encarregada de estabelecer políticas de publicação discente da FALE e coordenar sua execução.

    • 10/2005 - 10/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, .,Cargo ou função, Membro da comissão encarregada de analisar os processos de credenciamento e recredenciamento de professores da Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários.

    • 04/2005 - 04/2007

      Direção e administração, Faculdade de Letras, .,Cargo ou função, Membro suplente da Câmara de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG.

    • 03/2005 - 03/2007

      Direção e administração, Faculdade de Letras, .,Cargo ou função, Representante suplente junto à Congregação da Faculdade de Letras.

    • 01/2001

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Vestibular em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira - COPEVE/UFMG.

    • 01/1998

      Direção e administração, Faculdade de Letras, .,Cargo ou função, Coordenadora do Convênio CAPES/COFECUB, entre a Faculdade de Letras da UFMG e o Departamento de Filosofia da Universidade Paris 8.

    • 03/1998 - 03/1999

      Direção e administração, Faculdade de Letras, Departamento de Línguas Vernáculas.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • 08/1993 - 08/1994

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, .,Cargo ou função, Membro do Quadro de Assessoria Científica da Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Londrina.

  • 1982 - 1982

    Universidade Federal de Ouro Preto

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/1982

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Inglesa

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor VIsitante, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Aprovação pela UFBA como Professora Visitante no Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura: 13-05-2018 Período: 1 ano, renovável por mais 1