Gislene Guimarães Pereira

possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (2003) e Especialização em Lingüística Aplicada: "Gêneros Discursivos: Teoria e Prática em Sala de Aula", regido pela Resolução 01/2001 CNE/CES, com carga horária total de 400 horas/aulas pela Universidade Federal de Uberlândia (2004).

Informações coletadas do Lattes em 03/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Letras

2003 - 2004

Universidade Federal de Uberlândia
Orientador: Cleudemar Alves Fernandes

Graduação em Letras

1998 - 2003

Universidade Federal de Uberlândia

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

Comunicação oral: "Pátria Minha de Vinícius de Moraes: O Sujeito Enunciador circunscrito nas condições de produção de discurso no Brasil na década de 50", apresentada no I Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso: Sujeito, Memória e Identidade.Patria Minha, de Vinícius de Moraes: O Sujeito Enunciador Circunscrito nas Condições de Produção de Discurso no Brasil na década de 50. 2004. (Seminário).

II Jornada de Letras e Lingüística realizada nos dias 16 a 19/09/2003. 2003. (Outra).

Minicurso: "Espaços Discursivos da Formação do Professor" oferecido na I Jornada de Estudos em Letras e Lingüística - Executiva Nacional dos Estudantes de Letras - Região Sudeste na Universidade Federal de Uberlândia, com carga horária de 4 horas.. 2002. (Outra).

XLIX Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL realizado na Fundação Eurípedes Soares da Rocha nos dias 24 a 26 de maio de 2001. 2001. (Seminário).

Minicurso: "Gramática Normativa x Português Brasileiro: Uma Luta Desigual" ministrado por Marcos Bagno. Realizado no IX Simpósio de Letras e Lingüística no periodo de 07 a 09/11/2001, na Universidade Federal de Uberlândia com duranção de 4 horas. 2001. (Simpósio).

Minicurso: "Lírica e Experiência na Modernidade" (4h/a), oferecido pelo IX Simpósio de Letras e Lingüística, realizado no período de 07 a 09 de novembro de 2001 no Instituto de Letras e Lingüística da Universidade Federal de Uberlândia.. 2001. (Simpósio).

Comunicação oral apresentada no IX Simpósio de Letras e Lingüística realizado em 07 a 09 de novembro de 2001 pelo Instituto de Letras e Lingüística da Universidade Federal de Uberlândia.Perpectivas de Sentido na Diversidade de Campos Semânticos em Músicas Brasileiras. 2001. (Simpósio).

Minicurso: "A Ficção sob a ótica da Teoria Semiolingüística de Patrick Charaudeau e New Criticism" em 02 de junho de 2001 perfazendo 6h ministrado pelo Prof. Dr. João Bosco C. dos Santos. 2001. (Outra).

Minicurso: "Teoria Literária I" nos dias 12 e 26 de maio de 2001, perfazendo um total de 9h de atividades acadêmicas, ministrado pela Dra Joana Muylaert de Araújo. 2001. (Outra).

VIII Simpósio de Letras e Lingüística Estudos Lingüísticos e Literários: Confluências. 2000. (Simpósio).

Minicurso: "A teoria narrativa de Guimarães Rosa a partir de 'O Recado do Morro', ministrado pelo Dr. João Adolfo Hansen nos dias 09, 10 e 11 de outubro de 2000 .. 2000. (Outra).

Minicurso: "Análise do Discurso: teoria e prática em textos literários e não literários" ministrado pela Dra Beth Brait no VIII Simpósio de Letras e Linguística realizado na Universidade Federal de Uberlândia, nos dias 09 a 11 de outubro de 2000.. 2000. (Outra).

2ª Semana de Letras, realizada na Universidade Federal de Uberlândia nos dias 04 a 06 de outubro de 1999.. 1999. (Seminário).

Palestra: A ANATOMIA DO APARELHO FONADOR, ministrada pelo Professor Leandro Barbosa, do Departamento de Morfologia da Universidade Federal de Uberlândia, no dia 08 de maio de 1999, com carga horária de 2h.. 1999. (Outra).

Minicurso: "INDUSTRIA CULTURAL: DISCURSO OBRIGATÓRIO E ÚNICO?" com duração de 4 horas, oferecido na 2ª Semana de Letras pela Universidade Federal de Uberlândia.. 1999. (Outra).

1ª Semana de Letras, realizada na Universidade Federal de Uberlândia entre os dias 30 de novembro e 04 de dezembro de 1998. 1998. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • PEREIRA, G. G. . Moderna Música Popular Brasileira: Uma Abordagem Discursiva da Poesia-Canção de Chico Buarque. In: Cleudemar Alves Fernandes; João Bosco Cabral dos Santos. (Org.). Teorias Lingüísticas: Problemáticas Contemporâneas. 1ªed.Uberlândia: EDUFU, 2003, v. 1, p. 52-65.

  • PEREIRA, G. G. . "Moderna Música Popular Brasileira: Uma Abordagem Discursiva da Poesia-Canção de Chico Buarque. In: IX Simpósio de Letras e Lingüística realizado em 07 a 09 de novembro de 2001 no Instituto de Letras e Lingüística da Universidade Federal de Uberlândia, 2001, Uberlândia. Teorias Lingüísticas: Problemáticas Contemporâneas. Uberlândia: EDUFU, 2001. v. 1. p. 59-65.

  • PEREIRA, G. G. . Pátria Minha, de Vinícius de Moraes: O Sujeito Enunciador CIrcunscrito nas Condições de Produção de Discurso no Brasil na década de 1950. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, G. G. . Perspectivas de Sentido na Diversidade de Campos Semânticos em Músicas Brasileiras. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia, Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia. , Rua Martinésia, 245, Aparecida, 38400-606 - Uberlandia, MG - Brasil, Telefone: (34) 32334681, Fax: (34) 32334600, URL da Homepage:

Experiência profissional

2007 - Atual

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Outras informações:
Pesquisadora do Grupo de Estudos em Análise do Discurso (GPAD-UFU)

2003 - 2004

Centro Apogeu de Ensino

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor Titular, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ensino, Nível Médio Disciplina Ministrada: Língua Inglesa