Luisa Mendonça de Oliveira

Especialista em Musicoterapia pela Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal (ESCS - FEPECS) (2009). Possui graduação em Educação Artística pela Universidade de Brasília, com habilitação em Música (2007). Educadora Social de artes na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Governo do Distrito Federal (GDF). Estudou piano e canto erudito na Escola de Música de Brasília, sendo alguns de seus professores Janette Dornellas e Francisco Frias. Participou de vários cursos de verão e inverno e masterclassers de canto com professores como Niza Tank. Participou de montagens de ópera e coros sinfônicos sendo integrante do coro lírico de Brasília como soprano. Trabalhou na área de Educação Musical no projeto Música para Crianças da Universidade de Brasília, sob a orientação do prof. Dr. Ricardo Freire. Atualmente é também preparadora vocal do Coral da Associação Médica de Brasília.

Informações coletadas do Lattes em 03/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Especialização em Musicoterapia

2007 - 2009

Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde
Orientador: Lia Rejane Mendes Barcellos

Graduação em Educação Artística

2003 - 2007

Universidade de Brasília

Formação complementar

2007 - 2007

Construindo experiências musicais com bebês e cria. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

2007 - 2007

Desenvolvendo competências musicais: idéias em mus. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

2000 - 2006

Canto Erudito. , Escola de Música de Brasília.

1997 - 2006

Básico e Técnico, Escola de Música de Brasília. , Escola de Música de Brasília.

2005 - 2005

Canto Erudito, I Festival de Inverno de Brasília. (Carga horária: 72h). , Universidade de Brasília, UNB, Brasil.

2004 - 2004

Canto Erudito, 26º Curso Internacional de Verão da. (Carga horária: 60h). , Escola de Música de Brasília.

2003 - 2003

Canto Erudito, 14º Festival de Música Barroca e Co. (Carga horária: 100h). , Universidade de Brasília, UNB, Brasil.

2003 - 2003

Canto Erudito, 25º Curso Internacional de Verão da. (Carga horária: 60h). , Escola de Música de Brasília.

2001 - 2001

Canto Erudito, 23º Curso Internacional de Verão da. (Carga horária: 60h). , Escola de Música de Brasília.

1997 - 2000

Piano Erudito. , Escola de Música de Brasília.

1994 - 1997

Piano Erudito. , Curso professora Yanes Regina.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Participação em eventos

I Curso de Musicoterapia Neurológica. 2010. (Outra).

XII Congresso Mundial de Musicoterapia "Musica, Cultura, Sonido y Salud". 2008. (Congresso).

XVI Encontro Anual da ABEM Congresso Regional da ISME na América Latina. Improvisação e Exploração no Piano a Partir da Teoria e Modelo Expiral de Swanwick. 2007. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, L. M. ; SANTOS, N. S. ; FREIRE, R. J. D. . Improvisação e Exploração no Piano a Partir da Teoria e Modelo Expiral de Swanwick. In: Improvisação e Exploração no Piano a Partir da Teoria e Modelo Expiral de Swanwick, 2007, Mato Grosso do Sul. Educação Musical na América Latina: concepções, funções e ações. Mato Grosso do Sul: Editora UFMS, 2007.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Governo do Distrito Federal, Secretaria de Desenvolvimento Social e Ação Comunitária do Distrito Federal. , Centro de Referência em Assistência Social, Fercal, 73000-000 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: (61) 34832588

Experiência profissional

2009 - Atual

Governo do Distrito Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Educadora social, Carga horária: 30

2007 - 2008

BsB Musical

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de canto, musicalização infantil e, Carga horária: 24

2007 - 2007

Escola Parque 210 Norte

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Oficina de Vivências Musicais com Ênfase em C, Carga horária: 2

Outras informações:
Estágio Supervisionado em Música (estágio final do curso de licenciatura em Música) Escola Parque 210 Norte: Oficina de Vivências Musicais com Ênfase em Canto (3ª série do ensino fundamental)

2005 - 2006

Instituto GTR

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de canto, teoria e percepção music, Carga horária: 10

Outras informações:
Instituto GTR, filial Sudoeste

2004 - 2007

Universidade de Brasília

Vínculo: Aluno Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora no projeto Música para Crianças, Carga horária: 8

Outras informações:
Sob a orientação do prof. Dr. Ricardo Freire.

2003 - 2006

Coro Lírico de Brasília

Vínculo: Corista, Enquadramento Funcional: Corista - soprano

Outras informações:
O Coro Lírico de Brasília (do Teatro Nacional Cláudio Santoro) trabalha em esquema de cachê, não tendo portanto carga horária definida nem regularidade de ensaios.

2001 - 2001

Pensionato das Irmãs Canisianas

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de percepção musical, introdução a, Carga horária: 4