Nelson Carvalho Andrade

Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professor em tempo parcial na Universidade Federal Fluminense, horista na Faculdades Integradas de Jacarepaguá, horista da Universidade Salgado de Oliveira . Tem experiência na área de Gestão Acadêmica sendo em Direção de Pós Graduação, Direção Acadêmica, Direção do Centro de Ciência da Saúde e Coordenação de Graduação de Enfermagem . No momento atuando na área de docência da graduação e pós graduação.

Informações coletadas do Lattes em 16/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Enfermagem

1995 - 1997

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Uma Inova;'ao Tecnológica em curativos - Representa;'oes de discentes sobre seu ensino aprendizagem, Ano de Obtenção: 1997
Isaura Setenta Porto.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: curativo.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Educação; Atividades de atenção à saúde humana.

Especialização em MBA em Gestão empresarial

2001 - 2002

Fundação Getúlio Vargas
Título: Avalia;'ao Institucional
Orientador: Aluysio Bello Loyola

Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior

1992 - 1993

Universidade Estácio de Sá
Título: Avaliação do ensino
Orientador: Maria Teresinha Pereira e Silva

Especialização em Técnico Desportivo Voleibol

1981 - 1982

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Técnica de ataque e defesa

Graduação em Educação Física

1978 - 1982

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Formação complementar

2018 - 2018

Oficina de Desenvolvimento Docente para a Enfermagem: Avaliação. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2018 - 2018

Oficina de Desenvolvimento Docente para a Enfermagem: Avaliação. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2018 - 2018

Estudos Metodológicos,. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2017 - 2017

Curso de Elaboração de Projeto de Pesquisa. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2017 - 2017

II Simpósio da Comissão de Prevenção e Avaliação e Tratamento de Feridas. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2017 - 2017

Oficina Operacional do Corpo Docente de MFE/EEAAC. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Doenças Emergentes, Reemergentes e Negligenciadas.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Mental.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Higiene e Segurança do Trabalho.

Projetos de pesquisa

  • 2000 - 2006

    CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS AGUDAS E CRONICAS: UM ATENDIMENTO AMBULATORIAL DE ENFERMAGEM, Descrição: Descrição: O projeto tem como objetivo diagnosticar a clientela portadora de lesões tissulares que é atendida na sala de curativos do Ambulatório de Cirurgia Geral do Hospital Universitário Antonio Pedro pelos professores e estudantes de Enfermagem; utilizar protocolos de atendimento; e avaliar os resultados do ponto de vista cicatricial e de participação do cliente. O Ambulatório de Cirurgia é um campo de ensino teórico-prático de Fundamentos de Enfermagem, onde os alunos desenvolvem a metodologia da assistência de enfermagem com as etapas de: identificação, diagnóstico, prescrição de cuidados, evolução e prognóstico. A maior incidência de casos é de lesões cirúrgicas, queimaduras, ulceras de perna, diabética e venosa. Os dados do estudo referem-se a identificação do cliente; história clínica; doenças prévias; tipo/graduação da lesão; técnica de curativo, soluções e coberturas utilizadas; exames; orientações e encaminhamentos. São desenvolvidos alguns métodos para avaliar a evolução cicatricial da lesão, como: decalque, fotografia e medidas. Os dados contidos nos protocolos são tabulados, analisados e divulgados para que se possa estabelecer uma relação entre as diversas classificações de lesões cutâneo-mucosa e seus respectivos tratamentos técnicos e tecnológicos. Esta pesquisa é inscrita na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação/ UFF desde o ano de 2000 e obtém produtos como capítulos de livro, artigos em revista, prêmios, monografias e teses. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Nelson Carvalho Andrade - Integrante / Ana Luiza Soares Rodrigues - Integrante / / Fernanda Ferreira da Silva - Integrante / Joyce Beatriz de Abreu Castro - Integrante / Simone Pereira Machado - Integrante / Beatriz Guitton Renaud Baptista de Oliveira - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

1993 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente IV, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor universitário de enfermagem do Departamento de Enfermagem Fundamental e de administração com atuação no ambulatório de reparo de feridas do Hospital Universitário Antonio Pedro

1996 - 1997

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Chefe de Departamento, Carga horária: 20

1997 - Atual

Universidade Salgado de Oliveira

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor horista

Outras informações:
Atualmente Professor Universitário do curso de enfermagem, edu física, engenharia de produção. Atuei como Diretor na área de Saúde, coordenador de curso de enfermagem e Diretor Acadêmico. Disciplinas administradas: História da Enfermagem Saúde do Adulto Saúde do Idoso Fundamentos de Enfermagem Infecção Hospitalar Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) - orientador Didática aplicada a Enfermagem Saúde Coletiva Doenças Transmissíveis Saúde do trabalhador Enfermagem em Saúde Mental Enfermagem Psiquiátrica Sistematização da Assistência de Enfermagem Administração Aplicada a Enfermagem Seminários Temáticos Informática Aplicada a Enfermagem Ética em Enfermagem Enfermagem no Processo de Reabilitação Enfermagem Médico Cirúrgica Enfermagem em Centro Cirúrgico Metodologia da Pesquisa Científica

2009 - 2010

Universidade Salgado de Oliveira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Graduação em Enfermagem, Carga horária: 10

Outras informações:
Na Unidade de Niterói da Universidade Salgado de Oliveira

2007 - 2008

Universidade Salgado de Oliveira

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor de Pós Graduação, Carga horária: 20

Outras informações:
Na Unidade de São Gonçalo

1999 - 2005

Universidade Salgado de Oliveira

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso de Graduação em Enfermag, Carga horária: 20

Outras informações:
Na Unidade de São Gonçalo da Universidade Salgado de Oliveira

1999 - 2001

Universidade Salgado de Oliveira

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor Acadêmico, Carga horária: 20

Outras informações:
Na unidade de São Gonçalo da Universidade Salgado de Oliveira

1999 - 2001

Universidade Salgado de Oliveira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor do Centro de Ciências da Saúde, Carga horária: 20

Outras informações:
Em todas as Unidades da Universidade Salgado de Oliveira

2014 - Atual

Faculdades Integradas de Jacarepaguá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Graduação, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor das disciplinas: Fundamentos de Enfermagem I Saúde Mental Enfermagem Psiquiátrica

2013 - 2014

Faculdades Integradas de Jacarepaguá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 10

1982 - 1992

Hospital Central da Polícia Militar RJ

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro clinico, Carga horária: 40

Outras informações:
Enfermeiro Clinico Implantando o Serviço de Ortopedia, Pronto Socorro e atuando como Chefe de Enfermagem

1983 - 1992

Associação recreativa dos funcionários da Atlântica Boavista

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Enfermeiro desportivo, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuei na implantação do departamento medico desportivo, acompanhamento da equipe de seleção brasileira de vólei, na área de ortopedia e traumatologia

1989 - 1993

Cinecor serviços médicos ltda

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Enfermeiro clinico em hemodinâmica, Carga horária: 40

Outras informações:
Montei a clinica de hemodinâmica no Hospital quarto centenário pela CINECOR, assim como atuei no Hospital Pro-Cardíaco pelo mesmo serviço terceirizado

1986 - 1986

Fundação das Pioneiras Sociais - Hospital Sarah Kubischek

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Enfermeiro clinico, Carga horária: 40

Outras informações:
Enfermeiro Clinico da Ortopedia Adulto Masculino