Luiz Carlos Pereira Silva
AVALIADOR INEP - Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis.
PROCURADOR INSTITUCIONAL ? Grupo Athenas Educacional: Conhecedor do Fluxo de Processos Avaliativos. Operacionalização do Sistema E-Mec.
DIRETOR PEDAGÓGICO - Experiência em gerenciamento de projetos institucionais (PDI e CPA). Desenvolvimento de instrumento de auditoria interna acadêmica e pedagógica. Ajustes aos instrumentos normativos e legais dos procedimentos e documentos acadêmicos com vistas a desempenhos ideais em avaliações do MEC/INEP.
COORDENADOR PEDAGÓGICO - Experiência em gerenciamento de projetos pedagógicos de cursos na área das ciências sociais aplicadas, saúde, humanas e ciências biológicas: Organização do PPC: de acordo com o novo instrumento de avaliação propondo uma padronização estrutural que atenda as diretrizes financeiras e administrativas de IES. Utilização de simuladores de avaliação in loco. Desenvolvimento de ferramentas gerenciais que auxiliam na coerência entre a organização curricular e os objetivos do curso; O perfil do egresso, competências, habilidades e sua correlação com as componentes curriculares; Metodologia para o desenvolvimento de Planos de Curso, Metodologia de Ensino e Avaliação da Aprendizagem. Atualização quanto ao acompanhamento da legislação educacional que envolve a coordenação de curso (leis, decretos, resoluções, portarias e pareceres do MEC/ CNS/ CES/INEP). Participação ativa em processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos (manuais de avaliação in loco, formulário de avaliações do sistema E-MEC, cumprimento de diligências). Conhecimento das possibilidades metodológicas de ensino e aprendizagem nas modalidades presencial e a distância.
PROFESSOR DE PÓS-GRADUAÇÃO ? Disciplinas: Política, Legislação e Normalização Ambiental; Saúde, Ambiente, Cultura e Sociedade; Qualidade e Uso da Água.
PROFESSOR DE GRADUAÇÃO ? Disciplinas: Bioquímica, Biotecnologia Ambiental, Biossegurança e Microbiologia, Gestão Ambiental e Metodologia Científica.
TUTOR PRESENCIAL - Curso de Gestão Ambiental.
COORDENADOR AMBIENTAL - Controle e gestão de fluxo de visitantes, participação em ações relacionadas à preservação do meio ambiente, o desenvolvimento estratégico, elaboração de plano estratégico para a atuação da entidade na área de conservação da biodiversidade, controle administrativo-financeiro dos projetos da área, elaboração de relatórios de resultados parciais/finais/prestação de contas de projetos, reuniões periódicas de andamento dos trabalhos, manutenção de registros e arquivos sobre os projetos da área, relacionamento com clientes e/ou parceiros como órgãos ambientais de abrangência federal, estadual e municipal, empresas privadas, estabelecimento de ações específicas na busca de projetos voltados ao gerenciamento de áreas naturais, elaboração de propostas técnicas e comerciais, coordenação e/ou elaboração de propostas de projetos e arrecadação de recursos que garantam a sustentabilidade da instituição.
Informações coletadas do Lattes em 10/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Biotecnologia
2003 - 2005
Universidade de Mogi das Cruzes
Título: UTILIZAÇÃO DE PROTEÍNA MICROBIANA NA PRODUÇÃO DE RAÇÃO PARA TILÁPIAS,Ano de Obtenção: 2005
Elisa Esposito.
Aperfeiçoamento em Analista de Efluentes Industriais
2006 - 2006
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Título: Análise de Efluentes. Ano de finalização: 2006
Graduação em Licenciatura e Bacharelado Em Ciências Biológicas
1996 - 2001
Universidade de Mogi das Cruzes
Título: Anatomia Ecológica de Xylopia aromatica (Lam) Mart.
Orientador: Agnes Elisete Luchi
Formação complementar
2015 - 2015
Regulação, Supervisão e Legislação do Ensino Super. (Carga horária: 20h). , Associação Brasileira dos Mantenedores do Ensino Superior, ABMES, Brasil.
2014 - 2014
Avaliação Institucional. (Carga horária: 60h). , Carta Consulta, CC, Brasil.
2013 - 2013
Coordenador Gestor. (Carga horária: 36h). , Hoper Educação, HOPER, Brasil.
2012 - 2012
Programa de Capacitação de Coordenadores de Curso. (Carga horária: 60h). , Carta Consulta, CC, Brasil.
2012 - 2012
Didática do Pensamento Crítico - Ênfase ENADE. (Carga horária: 6h). , Hoper Educação, HOPER, Brasil.
2012 - 2012
Projeto Pedagógico: Utilização de Instrumentos Prá. (Carga horária: 12h). , Hoper Educação, HOPER, Brasil.
2006 - 2006
Analista de Efluentes Industriais. (Carga horária: 216h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SENAI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Lê Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Superior.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Legislação da Educação Superior.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Anatomia Vegetal.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Botânica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ciências Ambientais.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Microbiologia Industrial e de Fermentação.
Participação em eventos
Capacitação ASP.Capacitação ASP. 2014. (Encontro).
IV Encontro Nacional do Censo da Educação Superior. 2014. (Encontro).
?Avaliação da educação superior no Brasil e seus reflexos nas instituições e cursos de graduação, graduação tecnológica, mestrados e doutorados?..?Avaliação da educação superior no Brasil e seus reflexos nas instituições e cursos de graduação, graduação tecnológica, mestrados e doutorados?.. 2012. (Outra).
Didática do Pensamento Crítico - Ênfase ENADE. 2012. (Oficina).
Oficina ENADE. 2012. (Outra).
Projeto Pedagógico: Utilização de Instrumentos Práticos de Gestão e Avaliaçãoico de Curso. 2012. (Oficina).
Seminário de Metodologia.MANUAL DE NORMAS TÉCNICAS PARA TRABALHOS CIENTÍFICOS. 2012. (Seminário).
3ª Semana Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas do CEULJI/ULBRA.Perspectivas da Nova Biologia. 2011. (Outra).
Fermentation Technology Módulo IV.Curso Fermentation Technology Módulo IV. 2003. (Outra).
Curso de Extensão: Biotecnologia e Biossegurança. 2002. (Outra).
IV JEB - Jornada de Estudos de Biologia.Anatomia Ecológica do Lenho de Xylopia aromatica.. 2002. (Encontro).
Seminário de Cromatografia de Íons. 2002. (Seminário).
8ª RAIBt - Reunião anual do Instituto de Botânica de São Paulo..Anatomia Ecológica do Lenho de Xylopia aromatica.. 2001. (Outra).
Curso de Extensão: Biotecnologia e Biossegurança. 2001. (Outra).
Reunião Sobre Produção de Fungos Comestíveis: Legislação e Tecnologi. 2001. (Outra).
Estresse Hídrico em Plantas.. 2000. (Outra).
Jornada de Estudos de Biologia. 2000. (Outra).
Seminário sobre Mudanças Climáticas Globais e Seqüestro de Carbono. 2000. (Seminário).
XIII Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo (S.B.S.P.).. 2000. (Congresso).
Orientou
Soro de Leite: Destino Ambientalmente Correto em Indústria de Laticínios de Cerejeiras; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria, Perícia e Gestão Ambiental) - Faculdade de Pimenta Bueno; Orientador: Luiz Carlos Pereira Silva;
A importância do Licenciamento Ambiental para lava-jato; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria, Perícia e Gestão Ambiental) - Faculdade de Pimenta Bueno; Orientador: Luiz Carlos Pereira Silva;
Modelo ISO 14; 001 na Legislação Ambiental e no Sistema de Gestão Ambiental; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria, Perícia e Gestão Ambiental) - Faculdade de Pimenta Bueno; Orientador: Luiz Carlos Pereira Silva;
Arborização na cidade de Ji-Paraná/RO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria, Perícia e Gestão Ambiental) - Faculdade de Pimenta Bueno; Orientador: Luiz Carlos Pereira Silva;
AS CONTRIBUIÇÕES DO PSICÓLOGO NO AMBIENTE HOSPITALAR; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Pública e Estratégia de Saúde na Família; ) - Faculdade de Pimenta Bueno; Orientador: Luiz Carlos Pereira Silva;
Educação Continuada de Pprofissional e Agentes Comunitários de Saúde; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSF - Saúde Pública e Saúde da Família) - Faculdade Panamericana de Ji-Paraná; Orientador: Luiz Carlos Pereira Silva;
Produções bibliográficas
-
LUIZ C. PEREIRA SILVA . Reestruturação de Projetos Pedagógicos de Curso - Correlações entre a Gestão Pedagógica, Administrativa e Financeira.. Gestão Universitária , v. 1, p. 1-9, 2013.
-
Luchi, A. E. ; LUIZ C. PEREIRA SILVA ; MORAES, M. A. . Anatomia comparada do lenho de Xylopia aromática (Lam) Mart. Em áreas de cerrado e de plantação de Pinus elliotti Engelm.. Brazilian Journal of Botany , v. 28, p. 809-820, 2005.
-
LUIZ C. PEREIRA SILVA ; SABRA, G. ; ESPOSITO, E ; DURAN, N. ; ALMEIDA, E . Suplementação de Nutrientes para Produção de Biomassa A Partir do Soro de Queijo, 2003.
Outras produções
LUIZ C. PEREIRA SILVA ; ESPOSITO, E ; OLIVEIRA, André Fernando de . Controle de Qualidade da Água de Consumo Humano. 2003.
LUIZ C. PEREIRA SILVA ; ESPOSITO, E . : Amolecimento de madeira de Pinus por fungos de descomposição marrom. 2002.
LUIZ C. PEREIRA SILVA . Anatomia Ecológica e Periodicidade de Crescimento de caule de Xylopia aromatica. 2001.
Prêmios
2004
Participação no XX Prêmio Jovem Cientista, CNPq.
2004
Prêmio Super Ecologia., Revista Super Interessante da Abril Cultural..
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Athenas Educacional. , Avenida Ji Paraná, 612, Urupá, 00000000 - Ji-Paraná, RO - Brasil, Telefone: (12) 34211005, URL da Homepage:
Experiência profissional
2013 - Atual
Athenas Grupo Educacional, .Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Direção Pedagógica/Procurador Institucional., Carga horária: 40
Outras informações:
DIREÇÃO PEDAGÓGICA. - Organização do PPC em acordo com instrumentos de avaliação (MEC/INEP) e padronização estrutural que atenda as diretrizes financeiras e administrativas de Instituições de Ensino Superior. - Desenvolvimento de ferramentas que auxiliam na coerência e organização curricular em relação aos: Objetivos do Curso; O Perfil do Egresso, Competências, Habilidades e sua correlação com as componentes curriculares; Metodologia para o desenvolvimento de Planos de Curso, Metodologia de Ensino e Avaliação da Aprendizagem. PROCURADOR INSTITUCIONAL - Acompanhamento do fluxo de processos avaliativos para o Credenciamento e Recredenciamento de Instituições de Ensino Superior, bem como de processos de Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos. - Operacionalização do Sistema E-Mec. Conhecimentos na área da Regulação de Instituições de Ensino Superior e seus respectivos cursos de graduação. - Constante atualização e acompanhamento da legislação do ensino superior (leis, decretos, resoluções, portarias e pareceres do MEC/ CNS/ CES/INEP). - Elaboração de instrumento de auditoria interna acadêmica e pedagógica em consonância aos instrumentos normativos e legais dos procedimentos e documentos acadêmicos, com vistas a desempenhos ideais em avaliações do MEC/INEP.
2011 - 2012
Athenas Grupo Educacional, .Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagógica, Carga horária: 20
Outras informações:
- Organização do PPC em acordo com instrumentos de avaliação (MEC/INEP) e padronização estrutural que atenda as diretrizes financeiras e administrativas de Instituições de Ensino Superior. - Desenvolvimento de ferramentas que auxiliam na coerência e organização curricular em relação aos: Objetivos do Curso; O Perfil do Egresso, Competências, Habilidades e sua correlação com as componentes curriculares; Metodologia para o desenvolvimento de Planos de Curso, Metodologia de Ensino e Avaliação da Aprendizagem.
2018 - Atual
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio TeixeiraVínculo: Avaliador, Enquadramento Funcional: Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da
Outras informações:
Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis.
2012 - 2013
Faculdade Panamericana de Ji-ParanáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de cursos de Graduação, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor de Graduação ? Disciplinas: Bioquímica; Biotecnologia Ambiental; Biossegurança e Microbiologia; Gestão Ambiental; Metodologia Científica.
2011 - Atual
unopar virtualVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor Presencial, Carga horária: 8
Outras informações:
Atuo como Tutor Virtual no Curso de Graduação em Gestão Ambiental.
2008 - Atual
Faculdade de Pimenta BuenoVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Docente - Nível Superior - Pós Graduação, Carga horária: 0
Outras informações:
Professor nas disciplinas: Política, Legislação e Normalização ambiental; Saúde, Ambiente, Cultura e Sociedade; Avaliação e Gestão de Risco Ambiental.
2004 - 2007
Universidade de Mogi das CruzesVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Laboratorista Júnior, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Laboratorista responsável pelos laboratórios de bioquímica e biofísica do Centro de Ciências Biológicas, desenvolvendo as atividades de preparo de aulas e desenvolvimento de experimentos junto aos alunos dos cursos de Biologia e Farmácia.
2003 - 2005
Universidade de Mogi das CruzesVínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0
Outras informações:
Atuei como professor substituto nas disciplinas de Biotecnologia Ambiental, Biossegurança e Microbiologia.
2002 - 2004
Universidade de Mogi das CruzesVínculo: Estágiário, Enquadramento Funcional: Técnico em Microbiologia, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Técnico no Controle de Qualidade da Água de Consumo Humano. Análises de potabilidade (análises microbiológicas quantitativas e qualitativas para coliformes totais e fecais; e quantitativas para bactérias heterotróficas, microalgas e microcistina). Técnico responsável pelo desenvolvimento do projeto de pesquisa em parceria com a Universidade de Mogi das Cruzes, denominado: Decomposição de lenho de Pinus por fungos de degradação branca e marrom - avaliação da apontabilidade de lápis. Técnico nas áreas de pesquisa: fungicultura e produção de proteína microbiana. Técnico (bolsista FAPESP) nas áreas de pesquisa: fungicultura e produção de proteína microbiana. Técnico estagiário em fungicultura (preparo da semente - micélio, preparo do substrato e desenvolvimento de carpóforos, bem como análises de proteínas).
2007 - 2007
Serviço Nacional de Aprendizagem ComercialVínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor de ensino profissionalizante - Curso de Especialização em Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho. Disciplinas (Módulo) de Abastecimento de Água e Poluição da Água.
2006 - 2008
Centro Educacional Maria Augusta Ribeiro DaherVínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor de ensino profissionalizante (TRADICIONAL e EAD) - Curso Técnico em Segurança do Trabalho com ênfase em Meio Ambiente. Disciplinas: Saneamento ambiental, Uso e Conservação do Solo e Sistemas Verdes Urbanos. Coordenador do projeto de educação ambiental que teve como parceiro a Diretoria de Ensino Região de Jacareí, busca a interação entre as instituições de ensino estadual da cidade de Jacareí e o Centro Ambiental de Educação Natural. Os objetivos foram formar comissões de meio ambiente nas escolas para que, através de experiências permutadas (EAD), constituíssem a AGENDA 21 nas escolas participantes.
2011 - 2011
União Centro Rondoniense de Ensino SuperiorVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Atuo como professor de Bioquímica para o curso de Ciências Biológicas.
2007 - 2007
COLÉGIO ANGLO CASSIANO RICARDOVínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações:
Professor de ensino fundamental ? 7ª Série ? Disciplina: Biologia.
2010 - 2010
Santuário do CaraçaVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Coordenador Ambiental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Gestor de Unidades de Conservação e educação ambiental. Atividades: Controle de visitantes, elaboração de normas de visitação, capacidade de suporte, educador ambiental e revitalização de trilhas interpretadas.
2006 - 2008
LAPEQVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Autônomo, Carga horária: 20
Outras informações:
Técnico em Controle de Qualidade de Água de Consumo Humano. Análises de Potabilidade (análises microbiológicas quantitativas e qualitativas para coliformes totais e fecais; e quantitativas para bactérias heterotróficas, microalgas e microcistina).
2007 - 2008
QUIMICA METROLÓGICAVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Microbiologista, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Microbiologista na área de Controle de Qualidade da Água de Consumo Humano e Efluentes Industriais. Análises de potabilidade (PORTARIA N 518 DE MARÇO DE 2004.).
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Luiz Carlos Pereira Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?