Flávia Regina da Silva do Espírito Santo

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Brasília (2008), especialização em Gestão e Orientação Educacional pelo Centro de Ensino Superior do Brasil (2013); e mestre em Botânica da UnB. Realizou estágio no laboratório de Química Analítica de Plantas e participou do programa de Iniciação Científica no laboratório de Fitopatologia e Virologia da Embrapa Cerrados. Foi professora de ciências naturais no Centro Educacional Santa Maria Rosa Molas. Atualmente é técnica de laboratório/área Biologia no Laboratório de Anatomia Vegetal e Biologia Molecular de Plantas no Departamento de Botanica do Instituto de Biologia da Universidade de Brasília (UnB).

Informações coletadas do Lattes em 18/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Botânica

2023 - 2025

Universidade de Brasília, UnB
Título: Estabelecimento in vitro de Chamaecostus subsessilis (Costaceae) estratégia de assepsia para subsidiar micropropagação e Conservação ex situ, Ano de Obtenção: 2025
Thiago José de Carvalho André.Coorientador: Inaê Mariê de Araujo Silva Cardoso.

Especialização em Gestão e Orientação Educacional

2013 - 2013

CESB
Título: O conhecimento do Sistema Reprodutor Humano por alunos do Ensino Fundamental II de escola pública e privada de Ceilândia, Distrito Federal
Orientador: Rosângela Correa Rodrigues

Graduação em Ciências Biológicas

2003 - 2008

Universidade Católica de Brasília
Orientador: Marília Santos Silva
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Formação complementar

2018 - 2018

Prática Didática no Ensino de Conceitos Ecológicos. (Carga horária: 7h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2018 - 2018

Biorremediação:Uso de Macrofungos e Microfungos. (Carga horária: 7h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2017 - 2017

PCR em tempo Real, PCR Digital e suas aplicações. (Carga horária: 7h). , Bio-Rad Laboratórios Brasil, BIO-RAD, Brasil.

2015 - 2015

Saúde e Segurança em Laboratório. (Carga horária: 20h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2014 - 2014

LIBRAS. (Carga horária: 120h). , Sindicatos dos Professores de Estabelecimentos Particulares, SINPROEP, Brasil.

2011 - 2011

Auxiliar de Laboratório em Analises Clinicas. (Carga horária: 80h). , Projeta, PROJETA, Brasil.

2011 - 2011

Aplicação de injetáveis, glicemia capilar. (Carga horária: 4h). , Associação dos Amigos da Saúde Mental, ASSIM, Brasil.

2007 - 2007

Noções de Segurança em Laboratório. (Carga horária: 4h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2007 - 2007

Mudanças Climáticas Globais, Queimadas e Incêndios. (Carga horária: 4h). , Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, IBAMA, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Entomologia médica. (Carga horária: 12h). , Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.

2006 - 2006

Germinação de Sementes e Produção de Mudas de espécies nativas. (Carga horária: 12h). , Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.

2006 - 2006

Entomologia Médica. (Carga horária: 12h). , Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Nutrição e Alimentação Animal/Especialidade: Avaliação de Alimentos para Animais.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade/Especialidade: Fitopatologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Biologia.

Participação em eventos

IX Simposio Nacional Cerrado II Simposio Internacional Savanas tropicais.Plantas nativas do Cerrado (Cupania sp.) da familia do Guaraná (Sapindaceae), apresenta princípios ativos inibidores do crescimento micelial in vitro de fungos fitopatogênicos. 2008. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • SANTO, F. R. S. E. ; SILVA, M. S. ; RABELLO, A. R. ; SANTO, R. ; ESPINDOLA, L. S. ; SILVA, E. M. ; PAULA, J. E. de ; LIMA, T. R. ; VIEIRA, E. A. ; ANJOS, J. de R. N. dos. . Planta nativa do Cerrado (Cupania sp.), da família do ?guaraná? (Sapindaceae), apresenta princípios ativos inibitórios do crescimento micelial in vitro de fungos fitopatogênicos (2008). In: IX Simpósio Nacional do Cerrado e II Simpósio Internacional de Savanas Tropicais, 2008, Brasilia. IX Simpósio Nacional do Cerrado e II Simpósio Internacional de Savanas Tropicais - Anais, 2008.

  • Marília ; ESPINDOLA, L. S. ; RABELLO, A. R. ; ROBSON ; PAULA, J. E. de ; SANTO, F. R. S. E. . Fungos patogênicos de soja, algodão e trigo são susceptíveis a extratos orgânicos de plantas Sapindaceae, Sapotaceae e Clusiaceae nativas do Cerrado. In: XLI Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2008, Belo Horizonte - MG. Tropical Plant Pathology, 2008. v. 33.

  • SILVA, S. A. A. ; DUTRA, M. T. ; SILVA, A. F. ; SANTO, F. R. S. E. ; BOTTARO, M. . Efeitos Crônicos do Treinamento de Força Combinado com a Suplementação de Antioxidantes na Composição Corporal. In: VIII Semana de Produção Cientíca, 2018, Brasilia. VIII Semana de Produção Cientíca. Brasilia: Editora IFB, 2018.

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2010

    "Estudos do patossistema fitoplasma-mandioca-vetor no Brasil: classificação taxonômica do patógeno, avaliação da resistência do hospedeiro e identificação do inseto vetor", sob orientação da Dra. Marilia Santos Silva, na Embrapa Cerrados, Descrição: mandioca é largamente cultivada no Brasil e ocupa papel de destaque na alimentação e indústria. A ocorrência de doenças limita a cultura e lacunas de conhecimento em fitossanidade resultam em controle ineficiente de doenças e prejuízos ao cultivo. Atualmente, nos estados de MG, TO, CE e GO, têm ocorrido perdas consideráveis de produção pela incidência de mandioca com sintomas de superbrotamento, típico de infecção por fitoplasma, bactérias não cultiváveis in vitro para as quais não há controle curativo, apenas preventivo. Fitoplasmas são transmitidos por insetos sugadores, no entanto, o vetor de fitoplasma de mandioca é desconhecido, sendo o percevejo-de-renda um vetor candidato por ser um inseto-praga sugador. A taxonomia dos fitoplasmas é baseada na seqüência do gene 16S rRNA, porém, fitoplasmas de mandioca ocorrentes no Brasil não foram identificados a nível de espécie. Há 4 híbridos de mandioca resistentes a superbrotamento a campo, embora a natureza da resistência seja desconhecida. Nesse cenário, propõem-se os seguintes estudos do patossistema fitoplasma-mandioca-vetor: determinar espécies de fitoplasma ocorrentes no país, determinar o potencial do percevejo-de-renda como vetor e avaliar 4 híbridos de mandioca quanto a sua resistência direta ao patógeno. A identificação do vetor e de espécies de fitoplasma ocorrentes no Brasil são passos pioneiros e relevantes para o desenvolvimento de métodos de controle de superbrotamento de mandioca. Ademais, híbridos resistentes à transmissão de fitoplasma por enxertia serão usados no Programa de Melhoramento de Mandioca da Embrapa Cerrados. Portanto, os estudos propostos são demanda de produtores e da indústria feculária/de farinha, em expansão, sendo cruciais para o desenvolvimento de estratégias eficazes de controle do superbrotamento de mandioca... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Flávia Regina da Silva do Espírito Santo - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas. , Universidade de Brasília (UnB), Brasilia, 70910900 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 31072500

Experiência profissional

2014 - Atual

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico de Laboratório/Biologia, Carga horária: 40

2009 - 2010

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio Técnico, Carga horária: 40

2013 - 2014

Centro Educacional Santa Maria Rosa Molas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências, Carga horária: 20

2011 - 2012

Centro de Ensino Senso

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências, Carga horária: 20

2008 - 2009

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária de iniciação científica, Carga horária: 20

2007 - 2008

Embrapa Cerrados

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagio no Lab. de Química Anal. Plantas, Carga horária: 40

Outras informações:
Realizava análises para determinação de Fibras em detergente ácido e neutro para degradabilidade ruminal.

2006 - 2007

Embrapa Cerrados

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20

Outras informações:
Verificava a pesagem e medição dos babaçus.