Ariane Villares Rosa Lima

Graduanda em Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente participa como aluna de iniciação científica de projetos de pesquisa pelo Laboratório de Observatório do Treinamento de Força/ Laboratório de Biologia do Exercício (EEFD/UFRJ), sendo aluna bolsista FAPERJ (2015) e anteriormente foi bolsista PIBIC-CNPq (2014). Fez estágio na área de treinamento de força e atividades coletivas(2012) e na área de natação para bebês e crianças(2013).

Informações coletadas do Lattes em 10/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Educação Física

2011 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador: Roberto Fares Simão Júnior
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Colégio Pedro II

Formação complementar

2014 - 2014

1º Curso de Inverno em Fisiologia. (Carga horária: 70h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Observatório do Treinamento Desportivo, Descrição: Um aspecto essencial para os estudos sobre treinamento físico-esportivo refere-se à compreensão de que é preciso trabalhar em conjunto para que se possa apreender com maior exatidão a complexidade da adaptação às cargas de treinos. O observatório, ora proposto, reflete o resultado do esforço conjugado de diferentes laboratórios de pesquisa em Ciências do Esporte vinculados à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O grupo reúne diversas áreas do conhecimento como treinamento desportivo, fisiologia e bioquímica do exercício, biomecânica, psicologia e nutrição para desenvolver estudos que consolidarão e estimularão o crescimento da produção técnico-científica e a formação de novos pesquisadores; e poderá acompanhar a evolução da produção acadêmica sobre o campo; envolver professores e alunos de pós-graduação e graduação de várias áreas de conhecimento da UFRJ e de outras instituições de nível superior; articular as atividades de pesquisa, ensino e extensão, seja tanto na forma de poder pôr em prática ou disseminar os conhecimentos apreendidos, quanto na realização de cursos, simpósios, eventos ou outras atividades e buscar-se-ia constituir-se como um núcleo de excelência no estado do Rio de Janeiro. Neste sentido, os objetivos gerais são: a) desenvolver investigações sobre a dinâmica de aplicação de cargas e seus efeitos (de ordem fisiológica, bioquímica, psicológica, etc.) em atletas e não-atletas que treinam em diferentes contextos; b) estabelecer uma análise crítica da produção de conhecimento sobre o tema ao longo dos últimos dez anos; e, c) contribuir para construção e consolidação de um grupo interdisciplinar de pesquisa em Ciências do Esporte. Apoio - FAPERJ. Coordenador.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ariane Villares Rosa Lima - Integrante / Andrea Jansen da Silva - Integrante / Roberto Simão - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    Manipulação das Variáveis Metodológicas no treinamento de Força e seus efeitos agudos e tardios sobre a hemodinâmica, o consumo de oxigênio e mecanismos neurais de controle cardíaco., Descrição: Manipulação das Variáveis Metodológicas no treinamento de Força e seus efeitos agudos e tardios sobre a hemodinâmica, o consumo de oxigênio e mecanismos neurais de controle cardíaco.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ariane Villares Rosa Lima - Integrante / Andrea Jansen da Silva - Integrante / Roberto Simão - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    Respostas endócrinas ao exercício físico, Descrição: O Laboratório de Biologia do Exercício tem como objetivo principal estudar as repostas agudas e crônicas de diversos hormônios frente ao estresse físico induzido pelo exercício físico. Esta linha acontece em colaboração com o Laboratório de Fisiologia Endócrina Doris Rosenthal do IBCCF da UFRJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ariane Villares Rosa Lima - Integrante / Andrea Jansen da Silva - Integrante / JOÃO PEDRO SAAR WERNECK DE CASTRO - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2013

Creche-escola Criativa

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 12

Outras informações:
Estagiária na área de natação para bebês e crianças.

2013 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Iniciação científica, Enquadramento Funcional: Laboratório de Observatório do TF/LBE, Carga horária: 20

2012 - 2012

Academia Press Fitness

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiária na área de treinamento de forna e atividades coletivas.

2014 - 2014

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - Atual

FAPERJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20