Thais Assis Vidal

Thaís Vidal (1990) é roteirista, produtora e diretora recifense. Mestre em Roteiro (2021) pela EICTV, Cuba e Doutoranda em Cinema pela UFPE, realizou doutorado sanduíche na Universidade de Valencia, Espanha (2023-2024) e extensão como pesquisadora convidada na Sorbonne, França (2024). Como roteirista, em 2022, colaborou com o roteiro do longa-metragem Edificante, de Marcelo Lordello, filmado em 2023, escreveu o roteiro do curta documental Alice, produzido pela Mymama Entertainment e com direção de Gabriel Novis, filmado em 2024 e co-escreve o roteiro Pitangueira com Elen Clarice e Gabi Boeri. Seu mais recente curta, O céu sobre Havana, documentário híbrido com imagens de arquivo pessoal está em fase de pós e foi convidado em 2024 para o ambiente de mercado Visions du Reel VdR-Market. Thaís desenvolve atualmente seus projetos autorias Sensor de Ausência, seu primeiro longa de ficção produzido pela Vitrine Filmes e com coprodução da francesa So-cle Films e Macau, longa documentário em primeira pessoa que está em fase de pesquisa. Sua principal atuação como roteirista nos últimos anos tem sido em projetos autorais independentes e pessoais, pela sua habilidade de se conectar com essas histórias e traduzi-las em estrutura narrativa cinematográfica. Sua experiência como pesquisadora acadêmica na linha de estética e análise fílmica também contribuem para sua visão de cinema, tendo realizado também consultorias de roteiro para os projetos Salomé (André Antonio, em pós), Festa Infinita (Ander Beça, em pós) e Coração de nêgo (Dandara de Morais, em desenvolvimento), este último como parte do Parardiso Multiplica, iniciativa do Projeto Paradiso, do qual Thaís faz parte da Rede de Talentos. Sócia-fundadora da produtora recifense Ponte, já exibiu filmes que produziu em importantes festivais como Semana da Crítica de Cannes, Locarno Film Festival, La Havana, Festival de Brasília e Festival do Rio. O último lançamento foi o longa Rio Doce (2023), com direção de Fellipe Fernandes, além de assinar a coordenação executiva do mais recente filme do diretor Karim Aïnouz, Motel Destino, que teve sua estreia em Cannes em 2024.

Informações coletadas do Lattes em 10/06/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Comunicação

2020 - Atual

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Corpos em movimento e cidades congeladas no cinema brasileiro contemporâneo
Angela Freire Prysthon. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Mestrado em Maestría de Guión

2021 - 2022

Escuela Internacional de Cine Y Television
Título: Roteiro de longa metragem - Sensor de Ausência, Ano de Obtenção: 2022
Orientador: Maitê Bermudez

Mestrado em Desenvolvimento Urbano

2015 - 2017

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Relações entre cultura e mercado no ambiente urbano: uma discussão sobre a noção de cidade criativa a partir do cinema independente no Recife
, Ano de Obtenção: 2017.Lúcia Leitão Santos.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo

2009 - 2012

Universidade Federal de Pernambuco
Título: ECONOMIA CRIATIVA: Perspectivas para um mercado Criativo no Recife e desafios para o desenvolvimento de uma Cidade Criativa
Orientador: Mannuela Ramos da Costa

Formação complementar

2024 - 2024

Crimic. , Sorbonne Université, SU, França.

2023 - 2024

Extensão universitária em Doutorado sanduíche. , Universitat de València, UV, Espanha.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Produções bibliográficas

  • VIDAL, T. A. . Políticas culturais e marketing urbano. 1. ed. , 2021.

  • RICARDO, L. (Org.) ; VIDAL, T. A. (Org.) ; FERRAZ, T. (Org.) . Cinema e universidade: diferentes convergências. 1. ed. Recife: Editora UFPE, 2017.

  • VIDAL, T. A. ; FERRAZ, T. . A experiência do MOV e uma conversa sobre o cinema universitário. In: Laecio Ricardo, Thaís Vidal e Txai Ferraz. (Org.). Cinema e universidade diferentes convergências. 1ed.RECIFE: UFPE, 2017, v. 1, p. 63-84.

  • VIDAL, T. A. . O RECIFE COMO CIDADE CRIATIVA: MERCADO, CULTURA E URBANISMO. In: III Congreso Internacional de Ciudades Creativas, 2013, Campinas. ACTAS III CONGRESO INTERNACIONAL DE CIUDADES CREATIVAS. Madrid: BUBOK PUBLISHING, 2013. p. 171-197.

  • VIDAL, T. A. . O Desafio da Legitimação Social no Jornalismo Pernambucano: Análise da Cobertura das Eleições 2010 pelo Diario de Pernambuco. In: INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2011, Recife. XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Recife: Companhia Editora de Pernambuco CEPE, 2011. v. 1.

  • VIDAL, T. A. . A qualidade da cobertura política no jornalismo pernambucano do Diario de Pernambuco: o desafio da legitimação social. In: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2011, Maceió. XIII Congresso de Comunicação da Região Nordeste, 2011. v. 1.

  • VIDAL, T. A. . A cobertura das Eleições 2010 pelo Diario de Pernambuco: A qualidade e a Legitimação Social no Jornalismo Pernambucano. In: SBPJor ? Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo 9º. Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo 1º Encontro Nacional de Jovens Pesquisadores em Jornalismo, 2011, Rio de Janeiro. SBPJor ? Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo 9º. Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo 1º Encontro Nacional de Jovens Pesquisadores em Jornalismo, 2011.

  • VIDAL, T. A. . A QUALIDADE DA COBERTURA POLÍTICA NO JORNALISMO PERNAMBUCANO (DIARIO DE PERNAMBUCO): O DESAFIO DA LEGITIMAÇÃO SOCIAL. In: CONIC, 2011, Recife. XIX CONIC III CONITI VII JOIC, 2011.

  • VIDAL, T. A. . El espacio cinematográfico en el proceso creativo del autor. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIDAL, T. A. . O RECIFE COMO CIDADE CRIATIVA: MERCADO, CULTURA E URBANISMO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VIDAL, T. A. . A qualidade da cobertura política no jornalismo pernambucano (Diario de Pernambuco): o desafio da legitimação social. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VIDAL, T. A. . O Desafio da Legitimação Social no Jornalismo Pernambucano: Análise da Cobertura das Eleições 2010 pelo Diario de Pernambuco. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VIDAL, T. A. . A cobertura das Eleições 2010 pelo Diario de Pernambuco: A qualidade e a Legitimação Social no Jornalismo Pernambucano. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VIDAL, T. A. . ?A qualidade da cobertura política no jornalismo pernambucano (Diario de Pernambuco): o desafio da legitimação social?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VIDAL, T. A. . RECIFE FRIO E O DIÁLOGO ENTRE REAL E FICÇÃO NA ESTÉTICA DO PSEUDO-DOCUMENTÁRIO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, Rodrigo ; VIDAL, T. A. . O amargo obituário do cinema pernambucano. Recife/ Natal, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • VIDAL, T. A. . Curso de elaboração de Projeto Audiovisual Funcultura. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • VIDAL, T. A. . Curso de elaboração de Projeto Audiovisual Funcultura. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • VIDAL, T. A. . Elaboração de Projetos: Financiando sua ideia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • VIDAL, T. A. . Curso de Elaboração de Projeto Audiovisual. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    A QUALIDADE DA COBERTURA POLÍTICA NO JORNALISMO PERNAMBUCANO (DIARIO DE PERNAMBUCO): O DESAFIO DA LEGITIMAÇÃO, Descrição: O presente projeto se propõe a analisar a questão da qualidade da cobertura política realizada pelos jornais pernambucanos como correspondente à capacidade do jornalismo de construir uma representação simbólica dos acontecimentos que contemple uma diversidade significativa de versões existente sobre os fatos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thaís Assis Vidal - Coordenador / Heitor Costa Lima da Rocha - Integrante / André Arraes de Alencar Valença - Integrante.

Prêmios

2011

3º MELHOR ARTIGO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS NO XIX CONIC, UFPE.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - Atual

Ponte Produções

Vínculo: Proprietária, Enquadramento Funcional: Produtora

Outras informações:
Ponte é uma empresa produtora de cinema formalizada em 2015, que atua na realização de curtas e longas-metragens de jovens realizadores. Seus filmes já foram exibidos em importantes festivais internacionais como a Semana da Crítica (França), Festival Internacional de Cinema de Chicago (EUA), Cinélatino - Toulouse (França), Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias - FICCI (Colômbia), Festival Internacional de Cinema de Winterhur (Suíça), Festival de Havana (Cuba), Bienal de Veneza (Itália), entre outros. O primeiro longa-metragem da empresa, A Seita (André Antônio), teve sua estreia mundial no Festival Internacional do Rio e a estreia europeia no Festival Internacional de Cinema de Goteborg. Em 2017, a Ponte finalizou o seu segundo longa-metragem, Camocim (Quentin Delaroche), que teve estreia nacional no Festival de Brasília e internacional no Festival de Málaga (Espanha), e entrou no circuito comercial em 29 salas no Brasil em setembro de 2018, distribuído pela Vitrine Filmes. O terceiro longa da empresa, Bloqueio (Quentin Delaroche e Victória Álvarez) estreou no Festival de Brasília em 2018 e entrou no circuito comercial em 2019. Atualmente o quarto longa-metragem está em finalização e outros projetos estão em andamento entre 2019 e 2021.

2014 - 2014

Porto Digital

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residente

Outras informações:
Residência artística Recife The Playable City (janeiro a abril de 2014).

2011 - 2013

Proa Cultural

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária Produção Cultural

Outras informações:
Atuação na área de produção cultural e elaboração de projetos.

2010 - 2011

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIBIC