Ged Guimarães

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). É Pós-Doutor em Filosofia da Educação pela Universidade do Minho, Braga, Portugal (2013). Foi diretor da FE/UFG no período de out./2006 a out./2010 e também professor no período de 1994 a 2014. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia, ética, universidade e pedagogia. Atualmente é Professor da Universidade Estadual de Goiás - UEG/Anápolis-GO, atuando no curso de Pedagogia na área de Fundamentos da Educação. É também professor permanente da Pós-Graduação no Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias - PPG-IELT da UEG/Anápolis-GO.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2000 - 2004

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: A recusa da sociedade do espetáculo no processo de formação do homem autônomo: Um estudo da abordagem de Rousseau
Orientador: Neidson Rodrigues e Cynthia Greive Veiga
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Filosofia; Educação; Sociedade.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior.

Mestrado em Educação

1989 - 1993

Universidade Federal de Goiás
Título: Rousseau: o homem natural e a crítica da vida social,Ano de Obtenção: 1993
Orientador: Joel Pimentel de Ulhôa
Palavras-chave: Educação; Filosofia; Sociedade.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior.

Graduação em Pedagogia

1980 - 1987

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2012 - 2013

Pós-Doutorado. , Universidade do Minho, UMINHO, Portugal. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Teorias da Instrução.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

GUIMARÃES, Ged. . XXVI Encontro Nacional do Fórum Nacional de Diretores de Faculdades/Centros de Educação ou Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras (FORUMDIR); da III Reunião dos Coordenadores de Cursos de Pedagogia; e do I Encontro de Coordenadores/Responsáveis pelas Licenciaturas das Faculdades/Centros de Educação. 2008. (Outro).

GUIMARÃES, Ged. ; DOURADO, Luis Fernandes . Coordenador da Conferência de Abertura: Educação e Sociedade: sentidos da Formação Humana do XVI Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação "Educação e sociedade: sentidos da formação humana". 2008. (Outro).

GUIMARÃES, Ged. . Coordenação de sessões de comunicações no GT "Cultura e Processos Educacionais". 2005. (Outro).

GUIMARÃES, Ged. . Coordenador das mesas de comunicação/relato de experiências no XV Simpósio de Estudos e Pesquisas da FE/UFG. 2005. (Outro).

GUIMARÃES, Ged. ; SOUZA, A. B. C. ; ALMEIDA, D. B. ; REIS, G. ; MORAES, K. N. ; SOUZA, L. F. E. C. P. ; ALVES, M. F. ; NOGUEIRA, M. A. ; GUIMARAES, V. S. . XIV Simpósio de estudos e pesquisas educacionais da Faculdade de Educação da UFG. 2005. (Congresso).

GUIMARÃES, Ged. . Parecerista Ad Hoc. 2004. (Outro).

GUIMARÃES, Ged. . Coordenação de sala do VII EPECO. 2004. (Outro).

GUIMARÃES, Ged. ; SOUZA, A. B. C. ; ALMEIDA, D. B. ; GUIMARAES, V. S. . XIII Simpósio de Estudos e Pesquisas Educacionais da Faculdade de Educação/UFG. 2004. (Outro).

GUIMARÃES, Ged. . Coordenação do GT Política e Gestão da Educação Superior. 1997. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V Congresso de ensino, Pesquisa e Extensão da UEG. O sentimento natural em Rousseau - Co-autoria do trabalho apresentado. 2018. (Congresso).

III Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação, Ensino e Extensão - III (sepe).A terceira revolução industrial e as exigências da formação. 2017. (Seminário).

III Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação, Ensino e Extensão - III (sepe).Ética, Política e Educação no Brasil Contemporâneo. 2017. (Seminário).

II Semana de Licenciatura em Pedagogia - A formação em debate.A pesquisa como princípio educativo na formação humana. 2017. (Outra).

I Seminário de iniciação científica e pesquisa do Campus Goiânia Oeste - I.A pesquisa como princípio educativo na formação humana. 2017. (Seminário).

II Seminário de filosofia e formação de professores.Rousseau e a formação na perspectiva de uma educação popular. 2016. (Seminário).

I Simpósio de educação, filosofia e psicologia.Educação como espaço e resistência e respeito às diferenças. 2016. (Simpósio).

Seminário de pesquisa, pós-graduação, ensino e extensão do CCSEH - UEG/Anápolis.Marxismo e Educação. 2016. (Seminário).

Seminário de pesquisa, pós-graduação, ensino e extensão do CCSEH - UEG/Anápolis.Os desafios das licenciaturas mediante o cenário sociopolítico econômico Nacional - Mesa redonda - Licenciaturas. 2016. (Seminário).

I Congresso de ensino, pesquisa e extensão da UEG. O jovem no contexto do ensino, pesquisa e extensão. 2014. (Congresso).

XII Encontro de pesquisa em educação do Centro Oeste. Ordem, natureza e justiça: a formação do homem virtuoso em Jean Jacques Rousseau. 2014. (Congresso).

Ciclo da urgência - Encontros e cidadania. 2013. (Encontro).

IV Feira de ciências do Campus Inhumas/IFG. O impacto social da evolução da tecnologia na sociedade da informação. 2013. (Feira).

O imaginário das viagens. 2013. (Encontro).

X conpeex. Membro do comitê de avaliação de trabalhos de iniciação científica. 2013. (Congresso).

X conpeex - Avaliador. Coordenador de sessão poster. 2013. (Congresso).

XI Encontgro de Pesquisa em Educação da ANPED-CO.apresentação de trabalho. 2012. (Encontro).

Simpósio de psicologia do centro-oeste.A educação como um direito. 2011. (Simpósio).

XX Simpósio da Faculdade de Educação "Políticas de Formação e Formação de Políticas: Reconfiguração de Tempos e Espaços. 2011. (Simpósio).

AULA MAGNA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG.UNIVERSIDADE, GESTÃO E FORMAÇÃO.. 2010. (Outra).

PED/ESCOLA ATIVA - Capacitação de Formadores na Metodologia do Programa Escola Ativa.Escola formadora do ser humano articulado com um projeto de emancipação humana. 2010. (Encontro).

Reunião anual da ANPED - Caxambu-MG.Reunião anual da ANPED - Caxambu-MG. 2010. (Encontro).

Seminário Geral de Graduação: Interdisciplinaridade e práxis, realizado pela PROGRAD - UFG..Seminário Geral de Graduação: Interdisciplinaridade e práxis, realizado pela PROGRAD - UFG.. 2010. (Seminário).

X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do Conhcimento. Uberlândia-MG..X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do Conhcimento. Uberlândia-MG.. 2010. (Encontro).

XVIII Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação - FE/UFG.XVIII Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação - FE/UFG. 2009. (Simpósio).

29ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2008. (Outra).

30ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2008. (Outra).

9 Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED - Centro Oeste.Atualização e formação: o curso de pedagogia da FE/UFG. 2008. (Encontro).

I Encontro de Propriedade Intelectual e Industrial na Graduação da UFG. 2008. (Encontro).

Seminário "A otimização de recursos e a redução de custos na UFG. 2008. (Seminário).

Seminário Formação de professores: políticas, realidade e perspectivas. 2008. (Seminário).

XVII Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação -. 2008. (Simpósio).

XXVI Encontro Nacional do Fórum Nacional de Diretores de Faculdades/Centros de Educação ou Equivalentes da Universidades Públicas Brasileiras. 2008. (Encontro).

II Encontro Extraordinário do Fórum Nacional de Diretores de Faculdades/Centros/Departamentos de Educação das Universidades Públicas Brasileiras (FORUMDIR). 2007. (Outra).

Seminário Olhares sobre a UEG - Olhar de singularidade.Formação profissional ou formação humana? A UEG e o desafio da interiorização da Educação superior comprometida com a transformação social. 2007. (Seminário).

XVI Simpósio de Estudos e Pesquisas em Educação FE/UFG.Avaliação, formação e currículo: o curso de pedagogia da FE/UFG. 2007. (Simpósio).

XXIII FORUMDIR - Fórum Nacional de Diretores de Faculdades, Centros e Departamentos de Educação das Universidades Públicas Brasileiras. 2007. (Outra).

XV Simpósio de Estudos e Pesquisas Educacionais da Faculdade de Educação - UFG. 2006. (Outra).

Seminário de ensino-aprendizagem de língua e literatura e II Colóquio de Pesquisa.Mesa-redonda intitulada Linguagem, ensino e autonomia. 2005. (Seminário).

XIV Simpósio de Estudos e Pesquisas Educacionais - FE/UFG - Universidade, conhecimento e formação para a autonomia.Entre o espetáculo e a formação para a autonomia: antes, uma questão grega. 2005. (Simpósio).

XIV Simpósio de Estudos e Pesquisas Educacionais - FE/UFG - Universidade, conhecimento e formação para a autonomia. 2005. (Simpósio).

Sociedade, Educação e Emancipação: desafios e perspectivas.X simpósio de estudos e pesquisas educacionais da Faculda de Educação da UFG. 2001. (Simpósio).

XXIV Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.XXIV Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2001. (Encontro).

IX Semana da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. IX Semana da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. 2000. (Congresso).

XXI Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.XXIII Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2000. (Encontro).

VIII Semana da Faculdade de Educação.VIII Semana da Faculdade de Educação. 1999. (Outra).

XXI Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.XXII Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 1999. (Encontro).

II Congresso goiano de educação profissional. II Congresso goiano de educação profissional. 1998. (Congresso).

IX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.IX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 1998. (Encontro).

VII Semana da Faculdade de Educação.VII Semana da Faculdade de Educação. 1998. (Outra).

XXI Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.XXI Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 1998. (Encontro).

I Encontro de Política e Administração da Educação da região Centro-Oeste e III Encontro Estadual de Licenciaturas.I Encontro de Política e Administração da Educação da região Centro-Oeste e III Encontro Estadual de Licenciaturas. 1997. (Encontro).

VI Semana da Faculdade de Educação da UFG.VI Semana da Faculdade de Educação da UFG. 1997. (Outra).

XX Reunião Anual da Anped.XX Reunião Anual da Anped. 1997. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Gabriela Beatriz Ferraz de Moura

GUIMARÃES, Ged.; FREITAS, L. G.; CAMARGO, R. C.. Cartografia da Nudez: performances do desenho. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Sarah da Silva Araújo

GUIMARÃES, Ged.; PINHEIRO, V.; IGNACIO, E. F.. O Emílio na contramão da educação instituída. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Gilmara Barbosa de Jesus

GUIMARÃES, Ged.; FERREIRA, J. R. R.; SILVA, Y. F. O. E.. Trabalho, Educação Profissional e Currículo no IFG campus Uruaçu na percepção de estudantes do curso de licenciatura em química e bacharelado em engenharia civil: tensões, desafios e perspectivas. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Ivane Gonçalves da Cunha

GUIMARÃES, Ged.; PINHEIRO, V.; ALMEIDA, R. R.. As ocupações das escolas públicas na memória dos estudantes. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Marco Aurélio Fernandes Neves

GUIMARÃES, Ged.; NAZARENO, E.; ABREU, S. E. A.. Da colonialidade à decolonialidade: a prática pedagógica dos professores da rede municipal de Aparecida de Goiânia na implementação do projeto REATIVAR/UFG. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Priscylla Dietz Ferreira Amaral

GUIMARÃES, Ged.; FERREIRA, J. R. R.; Revalino Antônio. Educação profissional e cidadania: desafios da Bosa-formação do PRONATEC. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Ítalo Alessandro Lemes da Silva

GUIMARÃES, Ged.; PINHEIRO, V.; DURAES, T. F. N.. Livros de autoajuda: uma análise da narrativa ideológica. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Nilson Pereira Bezerra

GUIMARÃES, Ged.; PINHEIRO, V.; MELLO, M.. O pacto pela educação e a militarização das escolas goianas: uma relação contraditória entre o discurso e os resultados. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Nilda Gonçalves Vieira Santiago

GUIMARÃES, Ged.; TOSHI, M. S.; LIBANEO, J. C.. A educação de jovens e adultos em privação de liberdade: um estudo da Unidade Prisional de Goianésia-GO. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Camila Costa de Oliverira

GUIMARÃES, Ged.; Brzezinski, Iria; PINHEIRO, V.; SANTOS, C. P.. A educação superior no Brasil e o ensino a distância: uma análise crítica do estágio supervisionado. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Laudelina Braga

GUIMARÃES, Ged.. A instrumentalidade no ensino da matemática e as dificuldades na formação do homem autônomo. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UFG.

Aluno: Danielsei Silva do Carmo

GUIMARÃES, Ged.; BURGARELLI, Cristóvão Giovani; BORGES, S. X. A.. Eu sou professor: inconsciente, desejo e algumas questões sobre formação. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UFG.

Aluno: Silvana Bollis Rigo

GUIMARÃES, Ged.. A paideía filosófica: o sentido da formação n`a República de Platão. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UFG.

Aluno: Bruno Pedroso Lima Silva

GUIMARÃES, Ged.; LIMONTA, S. V.; PEIXOTO, J.. Em busca da paideia na sociedade da informação. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UFG.

Aluno: Thelma Maria de Moura Moreno

COÊLHO, I. M.;GUIMARÃES, Ged.; Ternes, José; FURTADO, Rita Márcia Magalhães. Foucault e a escola: disciplinar, examinar, fabricar.. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Roselle Fonseca da Silva Balduino Valente

SILVA, Lázaro Aparecido da;GUIMARÃES, Ged.; COÊLHO, I. M.. A formação do educador na sociedade do computador. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Luzia Rosa da Vila

COÊLHO, I. M.;GUIMARÃES, Ged.; GUIMARAES, V. S.. Incidenza Dei Media Sull "Educazione Infantile". 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em educação) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Dores Day Alexandre Costa

GUIMARÃES, Ged.; COÊLHO, I. M.; BRITO, Maria Helena de Oliveira. Universidade: o sentido da formação universal e da formação pragmática. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Donizete Martins de Oliveira

GUIMARÃES, Ged.; ROURE, G. Q.; Ternes, José. Cidadania: conscientização e exercício - uma análise da política educacional da UEG em cursos de pedagogia nas Unidades de Anápolis, Inhumas e Itaberaí. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Alessandra Leão de Souza

GUIMARÃES, Ged.. Preparação e exigências no desenvolvimento profissional do sociólogo. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Simone A

GUIMARÃES, Ged.; COÊLHO, I. M.; REIS, Helena Esser dos. M. Corbiniano. A educação como formação em Kant: da razão à moralidade. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Rosângela Araújo Silva Nunes

GUIMARÃES, Ged.; ROURE, G. Q.; GUIMARAES, M. T. C.. Eventos escolares na sociedade do espetáculo: uma abordagem discursiva. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Djalma Ribeiro

GUIMARÃES, Ged.; Ternes, José; AVELINO, J. C.. Conhecimento, amor e educação em Platão. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Juliana Ferraz da Cruz

GUIMARÃES, Ged.; COÊLHO, I. M.; Ternes, José; ROURE, G. Q.. Gaston Bachelard e a formação do sujeito. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Silvana Bollis

GUIMARÃES, Ged.; COÊLHO, I. M.; FURTADO, R. M. M.; CORBINIANO, S. A. M.; FERREIRA, E. P.. A participação do diálogo na paideía platônica. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da UFG.

Aluno: Simone de Magalhães Vieira Barcelos

GUIMARÃES, Ged.; COÊLHO, I. M.; FURTADO, R. M. M.; OLIVEIRA NETO, P. A. G.; CURADO, E. B. F.. Filosofia, exercícios espirituais e formação do homem na antiguidade. 2017. Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em educação) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Daniella Couto Lôbo

GUIMARÃES, Ged.; SUGIZAKI, E.; TERNES, J.; BERGAMO, T. M. M.; PAIVA, W. A.. Michel Foucault: A sociedade punitiva e a educação. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Aline de Fátima Sales Silva

GUIMARÃES, Ged.; COÊLHO, I. M.; FURTADO, R. M. M.; SUGIZAKI, E.; Moscateli Renato; Marisa Alves. A formação do homem virtuoso no Emílio de Jean-Jacques Rousseau. 2017. Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em educação) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Humberto de Assis Clímaco

GUIMARÃES, Ged.; BURGARELLI, Cristóvão Giovani; COÊLHO, I. M.; NASCIMENTO, D. B.; NAPOLITANO, H. B.. Intuição e conceito: a transformação do pensamento matemático de Kant e Bolzano. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da UFG.

Aluno: Edson de Sousa Brito

GUIMARÃES, Ged.. O Emílio e o pensamento político/pedagógico de Jean-Jacques Rousseau? Puericentrismo e educação para a cidadania. 2013. Tese (Doutorado em mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Evandson Paiva Ferreira

COÊLHO, I. M.; VALLE, L. A. B.; BOHADANA, E. D. B.; ASSUMPCAO, A. V.; SILVA, A. C.;GUIMARÃES, Ged.. Filosofia, democracia e autonomia: o pensamento de Cornelius Castoriadis e a formação humana. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da UFG.

Aluno: José Oto Konzen

RESENDE, Anita C. A.; SILVA, Benoni da.; TIBALI, Elianda Figueiredo Arantes;GUIMARÃES, Ged.; MIRANDA, M. G.. A experiência reflexiva na lógica da continuidade: uma problematização do projeto ético-educativo de John Dewey. 2011. Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em educação) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Anegleyce Teodoro Rodrigues

COÊLHO, I. M.;GUIMARÃES, Ged.; RESENDE, Maria do Rosário S.; RIOS, Terezinha Azeredo; INACIO FILHO, G.. A universidade como instituição social de formação e como organização administrada: confronto de sentidos nas reformas acadêmicas do ensino de graduação da Universidade Federal de Goiás entre 1983 a 2002. 2011. Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em educação) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Wellington Rodrigues da Paz

COÊLHO, I. M.;GUIMARÃES, Ged.; FERNANDES, Marcos Aurélio; VIANA, Nildo Silva; ROURE, G. Q.. Sociedade do espetáculo e formação humana: mercado, teconologia e cultura. 2011. Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em educação) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Silvana Bollis

COÊLHO, I. M.; FURTADO, R. M. M.;GUIMARÃES, Ged.; FERREIRA, E. P.; CORBINIANO, S. A. M.. Paideia Platônica: interrogação do sentido da formação humana. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da UFG.

Aluno: Simone de Magalhães Vieira Barcellos

GUIMARÃES, Ged.; COÊLHO, I. M.; OLIVEIRA NETO, P. A. G.; FURTADO, R. M. M.; CURADO, E. B. F.. A filosofia antiga, os exercícios espirituais e a formação em Pierre Hadot. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de pós-graduação em educação) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Aline de Fátima Sales Silva

GUIMARÃES, Ged.; COÊLHO, I. M.; FURTADO, Rita Márcia Magalhães; Marisa Alves; Moscateli Renato. Os embates da formação do homem virtuoso em Jean-Jacques Rousseau. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da UFG.

Aluno: Humberto de Assis Clímaco

GUIMARÃES, Ged.. Intuição e conceito na formação do conhecimento no diálogo de Bolzano com Kant. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da UFG.

Aluno: Edson de Sousa Brito

ROURE, G. Q.; PAIVA, W. A.; COÊLHO, I. M.;GUIMARÃES, Ged.; LIMA, J. J.. O Emílio e o pensamento político/pedagógico de Jean-Jacques Rousseau: Puericentrismo e educação para a cidadania. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Anegleyce Teodoro Rodrigues

GUIMARÃES, Ged.. Universidade, ensino de graduação e reforma acadêmica na UFG: do seriado anual de 1983 ao regime semestral de 2002. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da UFG.

Aluno: José Oto Konzen

GUIMARÃES, Ged.. A experiência ética na lógica da continuidade: uma problematização do pragmatismo de John Dewey. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da UFG.

Aluno: Raimundo Domingos de Moraes

GUIMARÃES, Ged.; COÊLHO, I. M.; Peixoto, Adão José; Ternes, José. Educação, Cultura, Filosofia e Escola. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Myrlei Rocha Almeida

ALMEIDA, R. R.; FERREIRA, J. R.;GUIMARÃES, Ged.. O sentido da Universidade e a formação para o mercado de trablaho. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Fábio Campos Coelho

GUIMARÃES, Ged.; CURADO, M. E.; IGNÁCIO, E. de F.. O conceito de liberdade nas canções de Raul Seixas sob a perspectiva da filosofia existencialista. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Gilmara Barbosa de Jesus

GUIMARÃES, Ged.OLIVEIRA, J. F.; SILVA, Y. F. O. E.. Trabalho, Educação Profissional e Currículo no IFG campus Uruaçu na percepção de estudantes do curso de licenciatura em química e bacharelado em engenharia civil: tensões, desafios e perspectivas. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Gabriel José da Silva Neto

GUIMARÃES, Ged.; PINHEIRO, V.; LOPES, A. D.. A biopolítica na BNCC: disciplina, governamentalidade e docilização. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Sarah da Silva Araújo

GUIMARÃES, Ged.; PINHEIRO, V.; IGNÁCIO, E. de F.. O Emílio na contramão da educação instituída. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Ivane Gonçalves da Cunha

PINHEIRO, V.;GUIMARÃES, Ged.; MACIEL, R. M. T.. Entre a Memória e as Mídias: O Movimento de Ocupação das Escolas Públicas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Marcelo de Deus Campos

GUIMARÃES, GED; Ternes, José; LIMA, S. C.. A disciplina na escola e os limites para formação do homem livre no horizonte foucaultiano da disciplinarização e da normalização. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Italo Alessandro Lemes Silva

GUIMARÃES, Ged.; PINHEIRO, V.; DURAES, T. F. N.. Livros de Autoajuda: uma análise da narrativa ideológica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Marco Aurélio Fernandes Neves

GUIMARÃES, Ged.; NAZARENO, E.; ABREU, S. E. A.. Da colonialidade à decolonialidade: a prática pedagógica dos professores da rede municipal de Aparecida de Goiânia na implementação do projeto REATIVAR/UFG. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Nilson Pereira Bezerra

GUIMARÃES, Ged.; PINHEIRO, V.; MELLO, M.. O pacto pela educação e a militarização das escolas goianas: uma relação contraditória entre o discurso e os resultados. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Priscylla Dietz Ferreira Amaral

GUIMARÃES, Ged.; João Roberto; Revalino Antônio. Educação profissional e cidadania: desafios da Bosa-formação do PRONATEC. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Nilda Gonçalves Vieira Santiago

GUIMARÃES, Ged.; LIBANEO, J. C.; TOSHI, M. S.. A educação de jovens e adultos em privação de liberdade: um estudo da Unidade Prisional de Goianésia-GO. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Norivan Lustosa Lisboa Dutra

GUIMARÃES, Ged.. A universidade hoje: negação da gênese e finalidade da instiuição. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UFG.

Aluno: Kátia Braga Arruda Silva

GUIMARÃES, Ged.; QUEIROZ, Edna Mendonça Oliveira; LIMONTA, S. V.. A concepção de formação da pedagogia no Brasil. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UFG.

Aluno: Danielsei Silva do Carmo

GUIMARÃES, Ged.; BURGARELLI, Cristóvão Giovani; ROCHA, M. A. S. C.. Inconsciente, desejo e formação: uma discussão sobre a formação de professores. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UFG.

Aluno: Glaucia Carvalho de Sousa

GUIMARÃES, Ged.. A autonomia do sujeito constituída por meio da liberdade dos sentidos, uma análise das ideias de Rousseau no Emílio. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Filosofia) - Faculdade de Filosofia.

Aluno: Camila Costa de Oliveira Teixeira Álvares

GUIMARÃES, Ged.. A educação superior no Brasil e o ensino a distância: uma análise crítica. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Liliane Barros de Almeida

GUIMARÃES, Ged.. O ensino superior no contexto das transformações sociais: desafios da formação. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UFG.

Aluno: Silvana Bollis Rigo

GUIMARÃES, Ged.. Paideía filosófica: o sentido da formação n`a República de Platão. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UFG.

Aluno: Roselle Fonseca da Silva Balduino Valente

GUIMARÃES, Ged.. A formação do educador na sociedade do computador. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UFG.

Aluno: Thelma Maria de Moura Moreno

GUIMARÃES, Ged.. Foucault e a escola: disciplinar, examinar, fabricar. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UFG.

Aluno: Marianne Loyse Rabelo Lucas

GUIMARÃES, Ged.; PINHEIRO, V.. Análise reflexiva sobre a educação helenista. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Cíntia Mayara Bessa Da Silva

GUIMARÃES, Ged.; ARAUJO, M. M. M.; FRANCA, V. G.. A IMAGEM DA MULHER NAS CANTIGAS DE AMIGO DE NUNO FERNANDES TORNEOL E JOÃO GARCIA DE GUILHADE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Isael Rodrigues Pimentel

GUIMARÃES, Ged.. Os sentimentos na construção da consciência do homem-cidadão em Jean-Jacques Rousseau. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Instituto de filosofia e teologia de Goiás.

GUIMARÃES, Ged.. Banca examinadora do concurso público de provas e títulos para professor, na área de Filosofia da Educação. 2007. Universidade Federal de Uberlândia.

GUIMARÃES, Ged.; MIRANDA, Janira Sodré; CHAGAS, F. A. O.. Concurso público de provas e títulos para o Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. 2010. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Peixoto, Adão José;GUIMARÃES, Ged.; COÊLHO, I. M.; RIOS, Terezinha Azeredo. Concurso para Professor Adjunto. 2009. Faculdade de Educação da UFG.

GUIMARÃES, Ged.; BITTAR, M.; LOUREIRO, M. C. S.. Banca examinadora do concurso para professor de Psicologia - UFG. 2006. Universidade Federal de Goiás.

GUIMARÃES, Ged.; PARRE, J. L.; MATA, H. T. C.. Banca examinadora do concurso para professor da área de Microeconomia - UNEMAT. 2006. Universidade Estadual de Mato Grosso.

GUIMARÃES, Ged.; BITTAR, M.; BORGES, Marta. Banca examinadora do concurso público para o cargo de professor assistente - área psicologia/CAC. 2006. Universidade Federal de Goiás.

GUIMARÃES, Ged.; COÊLHO, I. M.; Peixoto, Adão José; SOUZA, Wilmar J. de. Banca examinadora do processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto para a área de Filosofia da Educação. 2006. Universidade Federal de Goiás.

GUIMARÃES, Ged.. Banca de concurso público para professor de Filosofia da Educação - UFU. 2005. Universidade Federal de Uberlândia.

GUIMARÃES, Ged.; EVANGELISTA, E. G. S.; SOUZA, L. F. E. C. P.. Banca examinadora de concurso público para professor de Filosofia da Educação - UFG. 2005. Universidade Federal de Goiás.

GUIMARÃES, Ged.; EVANGELISTA, E. G. S.; Ternes, José. Banca examinadora do concurso público para o cargo de professor assistente, área: filosofia da educação/campus avançado de Jataí. 2004. Universidade Federal de Goiás.

GUIMARÃES, Ged.; BITTAR, M.; MIRANDA, M. G.. Banca Examinadora para seleção de professores para disciplina de Psicologia da Educação - UFG. 1999. Universidade Federal de Goiás.

GUIMARÃES, Ged.; COÊLHO, I. M.; BITTAR, M.. Banca examinadora ao concurso público de provas e títulos para área de Filosofia da UNEMAT. 1998. Universidade Estadual de Mato Grosso.

GUIMARÃES, Ged.; BITTAR, M.. Banca examiniadora para seleção de professor substituto da área de Psicologia da Educação. 1997. Universidade Federal de Goiás.

GUIMARÃES, Ged.. Núcleo Estruturante Docente do Curso de Pedagogia da FE/UFG. 2012. Faculdade de Educação da UFG.

GUIMARÃES, Ged.; MASCARENHAS, Angela C. B.; CRUZ, José Adelson; ZANOLLA, Silvia R. da S.. Membro da comissão de avaliação de reconhecimento do título em nível de mestrado. 2006. Universidade Federal de Goiás.

GUIMARÃES, Ged.; CRUZ, José Adelson; PESSOA, Jadir M.; RESENDE, Anita C. A.; MASCARENHAS, Angela C. B.;OLIVEIRA, J. F.; CHAVES, Elza Guedes. Membro da comissão de avaliação de reconhecimento do título de doutor em Filosofia. 2006. Universidade Federal de Goiás.

ARAUJO, A. R. F.; QUEIROZ, Luciana da Silva; PINHEIRO, Sílvio José;GUIMARÃES, Ged.; SILVA, L. N. D. E.; SILVA, A. F.; MAGALHAES, S. M. O.; ALMEIDA, D. B.; FONSECA, M. M. L.;OLIVEIRA, J. F.; FREITAS, S. S.. Avaliação do novo currículo do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da UFG. 2006. Universidade Federal de Goiás.

GUIMARÃES, Ged.; MUNDIN, M. A.; ALVES, Wanderson Ferreira. Perfil do profissional desejável para o século XXI do Policial Rodoviário Federal. 2014. Faculdade de Educação da UFG.

GUIMARÃES, Ged.; BURGARELLI, Cristóvão Giovani; AIRES, Eliana Gabriel; BARBOSA, Ivone G.; CABRERA, Isabel I.; PESSOA, Jadir M.; RESENDE, Maria do Rosário S.; MACHADO, Maria Margarida; OLIVEIRA, Maurides B. M. F.; AMARAL, Nelson C.; MELO, Orlinda M. de F. C.; Peixoto, Adão José; BITTAR, M.; SOUZA, Ruth Catarina C. R. de; GUIMARÃES, Valter S.; ZANOLLA, Silvia R. da S.; MAGALHÃES, Solange M. O.; ROURE, Susie A. G.; MASCARENHAS, Angela C. B.; SILVA, A. F.; ALMEIDA, D. B.; COÊLHO, I. M.;OLIVEIRA, J. F.; MIRANDA, M. G.; NOGUEIRA, M. A.; RESENDE, Anita C. A.. Processo seletivo para a 22ª turma de Mestrado em Educação da FE/UFG. 2008. Universidade Federal de Goiás.

GUIMARÃES, Ged.; BRITO, Maria Helena de Oliveira; COÊLHO, I. M.. Banca do Exame de Qualificação da dissertação da mestranda Dores Day A. Costa - título do trabalho: A idéia de formação na reforma universitária/REUNI. 2008. Universidade Federal de Goiás.

GUIMARÃES, Ged.; COÊLHO, I. M.; Ternes, José. Banca do Exame de Qualificação da dissertação da mestranda Juliana Ferraz da Cruz - título do trabalho: "Gaston Bachelard e a formação do sujeito". 2008. Universidade Federal de Goiás.

GUIMARÃES, Ged.; COÊLHO, I. M.; REIS, Helena Esser dos. Banca do Exame de Qualificação da dissertação da mestranda Simone A. M. Corbiniano - título do trabalho: Educação e formação humana em Kant: da razão à moralidade. 2006. Universidade Federal de Goiás.

GUIMARÃES, Ged.. Banca do Exame de Qualificação da dissertação do mestrando Rubson Marques Rodrigues - título do trabalho: Racionalidade instrumental e racionalidade substantiva no curso de graduação em administração. 2006. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

GUIMARÃES, Ged.; PESSOA, Jadir M.;OLIVEIRA, J. F.; AMARAL, Nelson C.; MELO, Orlinda Mª de F. C.; SOUZA, Ruth Catarina C. R. de; ZANOLLA, Silvia R. da S.; GUIMARÃES, Valter S.; OLIVEIRA, Maurides B. M. F.; SANTUÁRIO, Armando A.; DOMINGUES, Maria Hermínia M. da S.; Peixoto, Adão José; MASCARENHAS, Angela C. B.; RESENDE, Anita C. A.; ALMEIDA, D. B.; BURGARELLI, Cristóvão Giovani; COÊLHO, I. M.; BARBOSA, Ivone G.. Processo seletivo para a 20ª turma de Mestrado em Educação da FE/UFG. 2006. Universidade Federal de Goiás.

GUIMARÃES, Ged.; MASCARENHAS, Angela C. B.; LUSTOSA, Francisco Hudson da C.. Membro da mesa receptora de votos nas eleições da ANDES-SN. 2006. Universidade Federal de Goiás.

GUIMARÃES, Ged.; OLIVEIRA, Maurides B. M. F.; NOGUEIRA, M. A.; ALMEIDA, D. B.; MELO, Orlinda M. de F. C.; SOUZA, Ruth Catarina C. R. de; PESSOA, Jadir M.; Peixoto, Adão José; BURGARELLI, Cristóvão Giovani; COÊLHO, I. M.;OLIVEIRA, J. F.; ZANOLLA, Silvia R. da S.; DOURADO, Luis Fernandes; LOUREIRO, M. C. S.; GUIMARAES, V. S.; CRUZ, José Adelson; AMARAL, Nelson C.; TOSCHI, Mirza S.; EVANGELISTA, E. G. S.; MASCARENHAS, Angela C. B.; RESENDE, Anita C. A.; BARBOSA, Ivone Garcia; CABRERA, Isabel I.; DOMINGUES, Maria Hermínia M. da S.; MIRANDA, M. G.. Processo seletivo para a 19ª turma de Mestrado em Educação da FE/UFG. 2005. Universidade Federal de Goiás.

GUIMARÃES, Ged.. Banca do Exame de Qualificação da dissertação da mestranda Rosângela Araújo Silva Nunes- título do trabalho: Eventos escolares na sociedade do espetáculo. 2005. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

GUIMARÃES, Ged.. Banca do Exame de Qualificação da dissertação do mestrando Djalma Ribeiro - título do trabalho: Conhecimento, amor e educação em Platão. 2005. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Helena Barcellos Cafe

CAFE, M. H. B.. Rosseau: o homem natural e a crítica da vida social. 1993. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

Bernardo Jefferson de Oliveira

OLIVEIRA, B. J.; CURY, C. R. J.; Magalhães, M.; VEIGA, C. G.; Ulhôa. A recusa da sociedade do espetáculo no processo de formação do homem autônomo: um estudo da abordagem de Rousseau. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Maria Cristina Soares de Gouvea

GOUVEA, M. C. S.VEIGA, Cynthia Greive; CURY, C. J.; OLIVEIRA, B. J.. A RECUSA DA SOCIEDADE DO ESPETACULO NO PROCESOS DE FORMAÇÃO DO HOMEM AUTONOMO: UM ESTUDO DA ABORDAGEM DE ROUSSEAU. 2004. Tese (Doutorado em Psicologia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS.

Carlos Roberto Jamil Cury

CURY, C. R. J.. A recusa da sociedade do espetáculo no processo de formação do homem autônomo: um estudo da abordagem de Rousseau. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Cynthia Greive Veiga

VEIGA, Cynthia Greive. A recusa da sociedade do espetáculo no processo de formação do homem autônomo: um estudo da abordagem de Rosseau. 2004. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal De Minas Gerais.

Cynthia Greive Veiga

VEIGA, Cynthia Greive. A recusa da sociedade do espetáculo no processo de formação do homem autônomo: estudo do alcance da abordagem de Rosseau. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Eliene da Silva Guedes Barbosa

A questão da natureza em Rousseau para o entendimento da primeira infância na obra Emílio; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem) - Universidade Estadual de Goiás; (Orientador);

Cristtofer Rodrigues Silveira

A formação do homem autônomo segundo Rousseau; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem) - Universidade Estadual de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Gabriel José da Silva Neto

A biopolítica na base nacional curricular: disciplina, governabilidade e docilização; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás; (Orientador);

Geraldo Márcio da Silva

A educação do homem em Rousseau: Emílio na contramão do cidadão; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás; (Orientador);

Myrlei Rocha Almeida

O SENTIDO DA UNIVERSIDADE E AS EXIGÊNCIAS DA FORMAÇÃO PARA O MERCADO: A QUESTÃO DO PIBID; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem) - Universidade Estadual de Goiás, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás; (Orientador);

Marcelo de Deus Campos

A disciplina na escola e os limites para a formação do homem livre a partir do horizonte foucaultiano: disciplinarização e normalização; Início: 2016; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem) - Universidade Estadual de Goiás; (Orientador);

Sarah da Silva Araújo

O EMÍLIO NA CONTRAMÃO DA EDUCAÇÃO INSTITUÍDA; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem) - Universidade Estadual de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ged Guimarães;

Anderson Carvalho dos Santos

Fortalecimento do corpo e educação dos sentidos: as primeiras lições de Rousseau para a formação do Emílio autônomo; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UFG, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ged Guimarães;

Ceila Portilho Maciel

A educação natural em Rousseau - Contribuições para a formação do homem autônomo; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UFG, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ged Guimarães;

Laudelina Braga

Tensões da matemática como conhecimento: instrumentalização e formação do homem autônomo; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UFG, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ged Guimarães;

Norivan Lustosa Lisboa Dutra

A universidade hoje: negação da gênese e finalidade da instituição educacional; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UFG, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ged Guimarães;

Bruno Pedroso Lima Silva

Em busca da paideía na sociedade tecnológica; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UFG, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ged Guimarães;

Liliane Barros de Almeida

O ensino superior no contexto das transformações sociais: desafios da formação; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UFG, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ged Guimarães;

Roselle Fonseca da Silva Balduino Valente

A formação do educador na sociedade do computador; 2010; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ged Guimarães;

Eliane Garcia Borges

Filosofia e educação; 2009; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ged Guimarães;

Wilton da Conceição Alves

A recusa do discurso instrumental e a formação autônoma em Rousseau; 2009; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ged Guimarães;

Dores Day Alexandre Costa

Grécia, filosofia e formação em Platão; 2008; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ged Guimarães;

Aline de Fátima Sales Silva

A formação do homem virtuoso no Emílio de Jean-Jacques Rousseau; 2017; Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em educação) - Universidade Federal de Goiás,; Coorientador: Ged Guimarães;

Marianne Loyse Rabelo Lucas

Análise reflexiva sobre a educação helênica; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Ged Guimarães;

Eliene da Silva Guedes Barbosa

A formação do homem livre no Emílio de Jean-Jacques Rousseau; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Ged Guimarães;

Regina Duarte Junqueira

A construção do conceito de infância segundo Phillipe Ariès; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Ged Guimarães;

Cleide Jorge de Oliveira Krieger Girotto

Violência na escola: o crescimento dos conflitos entre meninas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Ged Guimarães;

Denise Kely Galdinoi

Um estudo sobre a importância do lúdico na Educação Infantil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Ged Guimarães;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Cynthia Greive Veiga

A recusa da sociedade do espetáculo no processo de formação do homem autônomo: um estudo da abordagem de Rosseau; 2004; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cynthia Greive Veiga;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PINHEIRO, V. ; GUIMARÃES, Ged. . A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DA MERCADORIA: MILITARIZAÇÃO E TERCEIRIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO ESTADO DE GOIÁS. PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO: REVISTA DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE , v. 5, p. 253-268, 2018.

  • SILVA, ALINE DE FÁTIMA SALES ; ALMEIDA, LILIANE BARROS DE ; GUIMARÃES, GED . O Ofício do Mestre e a Formação do Homem em Rousseau. Educativa (UCG) , v. 19, p. 281-296, 2016.

  • GUIMARÃES, Ged. . O sentido da formação e da gestão na universidade pública. Linhas Críticas (UnB) , v. 20, p. 549-562, 2014.

  • GUIMARÃES, Ged. . O sentido da formação e da gestão na universidade pública. Linhas Críticas (Online) , v. 20, p. 549-562, 2014.

  • Coelho, Ildeu Moreira ; GUIMARÃES, Ged. . EDUCAÇÃO, ESCOLA E FORMAÇÃO. Inter-ação (UFG. Online) , v. 37, p. 323-340, 2012.

  • GUIMARÃES, Ged. ; COÊLHO, I. M. . Educação, escola e formação. Inter-ação (UFG. Impresso) , v. 37, p. 323-339, 2012.

  • GUIMARÃES, Ged. . Universidade: reforma ou outra configuração?. Universidade e Sociedade (Brasília) , v. 41, p. 43-49, 2008.

  • GUIMARÃES, Ged. . A impessoalidade da educação burguesa: sentido e gênese. Inter-ação (Goiânia) , Goiânia: Editora da UFG, v. 30, n.1, p. 119-137, 2005.

  • GUIMARÃES, Ged. . Entre o espetáculo e a formação para a autonomia: antes, uma questão grega. Educativa (UCG) , v. 1, p. 23, 2005.

  • GUIMARÃES, Ged. ; CLÍMACO, A. C. A. ; LOUREIRO, M. C. S. . Proposta de regulamentação dos cursos de graduação da UFG: proposta da FE. Inter-ação (Goiânia) , Cegraf, v. 23, n.1-2, p. 129-149, 1999.

  • GUIMARÃES, Ged. . Educação e Qualidade: o que há de novo?. Fragmentos de Cultura, Goiânia - Go, v. 5, p. 135-148, 1995.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GUIMARÃES, Ged. ; PESSOA, Jadir M. ; ALVES, Amone Inácia ; HUR, Domênico Uhng ; SILVA, L. N. D. E. . Reestruturação administrativa da Faculdade de Educação. 2011.

GUIMARÃES, Ged. . Pesquisas em Educação e Linguagem. 2017.

GUIMARÃES, Ged. . Forum Internacional de inovação e criatividade. 2015.

MAGALHAES, S. M. O. ; Peixoto, Adão José ; BURGARELLI, Cristóvão Giovani ; AIRES, Eliana Gabriel ; GUIMARÃES, Ged. ; COÊLHO, I. M. ; BARBOSA, Ivone G. ; PESSOA, Jadir M. ; OLIVEIRA, J. F. ; CRUZ, José Adelson ; RESENDE, Maria do Rosário S. ; MACHADO, Maria Margarida ; MIRANDA, M. G. ; ALVES, M. F. ; BITTAR, M. ; AMARAL, Nelson C. ; SOUZA, Ruth Catarina C. R. de ; ROURE, Susie A. G. de ; ALVES, Wanderson Ferreira . Processo Seletivo da 25a. turma de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/UFG. 2011.

MASCARENHAS, Angela C. B. ; SILVA, Carlos Cardoso ; RODIRGUES, Cleide Aparecida Carvalho ; BURGARELLI, Cristóvão Giovani ; QUEIROZ, Edna Mendonça Oliveira ; GUIMARÃES, Ged. ; REIS, G. ; FARIA, Gina Glaydes Guimarães de ; ASSIS, Maria ; SILVA, Luis Gustavo Alexandre da ; REAL, Márcio Penna Corte ; BARRETO, Maria de Fátima Teixeira ; RODRIGUES, Maria Emília de Castro ; RIBEIRO, Míriam Bianca Amaral ; FERREIRA JÚNIOR, Wanderley J. . Aproveitamento de disciplinas. 2011.

GUIMARÃES, Ged. ; ALVES, Nancy Nonato de Lima . Equivalência dos diplomas e certificados de cursos realizados no exterior com a do Curso de Pedagogia da FE/UFG. 2011.

GUIMARÃES, Ged. ; GOMIDE, Cristina Helou ; LCADERDA JUNIOR, Fernando ; SILVA, Flávia Maria Soares Pereira da ; HUR, Domênico Uhng . Reorganização do espaço físico da Faculdade de Educação / Universidade Federal de Goiás. 2010.

GUIMARÃES, Ged. . Revista Poiésis. 2006.

GUIMARÃES, Ged. . Revista Inter-Ação. 2004.

GUIMARÃES, Ged. . Centro Editorial e Gráfico da UFG / CEGRAF. 2004.

GUIMARÃES, Ged. . Revista Solta a Voz. 2004.

GUIMARÃES, Ged. . Relatório de pesquisa apresentado à Pró-Reitoria de Pesquisa da UEG. 2017. (Relatório de pesquisa).

GUIMARÃES, Ged. . Marxismo e educação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GUIMARÃES, Ged. . RELATÓRIO DESCRITIVO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E DE ESTUDOS. 2013. (Relatório de pesquisa).

GUIMARÃES, Ged. . Introdução ao estudo do Emílio de J-J.Rousseau. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GUIMARÃES, Ged. . Introdução ao estudo do Emílio de J-J.Rousseau. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GUIMARÃES, Ged. . Introdução ao pensamento educacional de Jean-Jacques Rousseau. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GUIMARÃES, Ged. . Mesário na eleição. 2004. (Acadêmica).

GUIMARÃES, Ged. . O método de leitura em Rousseau. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GUIMARÃES, Ged. . Introdução ao estudo da educação em Rousseau. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GUIMARÃES, Ged. ; MENDONÇA, M. F. L. . Caderno do 5 Fórum de Licenciatura da UFG. 1997. (Editoração/Outra).

GUIMARÃES, Ged. ; MENDONÇA, M. F. L. . 5 Caderno Fórum de Licenciatura da Pró-Reitoria de Graduação UFG. 1997. (Editoração/Outra).

GUIMARÃES, Ged. ; ALMEIDA, M. Z. C. M. ; SANTOS, R. S. . 4 Caderno Fórum de Licenciatura da Pró-Reitoria de Graduação UFG. 1996. (Editoração/Outra).

GUIMARÃES, Ged. . A recusa da Sociedade do Espetáculo no Processo de Formação do Homem Autônomo: Um estudo da abordagem de Rousseau. 2004 (Tese) .

GUIMARÃES, Ged. . Apresentação e discussão do tema: Introduação ao pensamento educacional de Jean-Jaques Rousseau. 2004 (Estudo) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Educação: Entre a formação individual e a formação política na sociedade Brasileira após a terceira revolução industrial e o novo Ensino Médio., Descrição: O que se pretende nesta investigação é perscrutar como a terceira revolução industrial põe os princípios da formação e a possível perda do sentido da vida política. Após definido os princípios heurísticos procuraremos saber se as mudanças no Ensino Médio aprovadas no Brasil em 2016 há subsunção da formação política à profissional como finalidade da ação pedagógica do professor do novo Ensino Médio. O critério para se balizar, ou melhor, a unidade de medida para se avaliar essas mudanças no âmbito da educação, buscamos nos gregos na Antiguidade Clássica que concebiam a formação em sentido universal, ou seja, aquela que busca elevar a existência humana, o que, indubitavelmente, implicava em combater a ideia de formar somente um homem utilitário, operacional, capaz de resolver os problemas imediatos. Para a compreensão rigorosa e radical desses argumentos e a posterior produção dos textos vamos ao encontro dos autores: Platão, 1986 e 2000; Aristóteles, 2009; Chauí, 2001; Coelho, 2006; Freitag, 1995 e Lauand, 1987, além de documentos oficiais do governo brasileiro, artigos em periódicos e revistas, dissertações e teses. Para se demonstrar como se entende a terceira revolução industrial parte-se dos seguintes autores: Marx, 2011 e 2013; Lukács, 2012; Debord, 1997; Kurz, 1993, 2011 e 2012; Scholz, 2016; Jappe, 2006 e Postone, 2003. Buscaremos também outros autores que compõem, por assim dizer, o contraponto de suas ideias como: Locke, 1983; Smidth,1996; Keynes, 1992; Friedman, 1977; Rosanvallon, 1997; e Delfin Neto, 2011. Embora sejam autores de tempos históricos diferentes, compreende-se que trazem em suas reflexões o mesmo tempo lógico, ou seja, põem questões que perpassam o tempo cronológico, ao buscarem explicar o que é o homem, a sociedade e a decorrente ideia de formação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ged Guimarães - Coordenador.

  • 2015 - 2017

    Do vestibular ao ENEM: a sociedade da mercadoria, a universidade a formação, Descrição: Como parte constitutiva da sociedade da mercadoria, a Universidade não tem fugido de ações que, mais que a aproxima do mercado, a ele se submete. Tudo o que é difícil em educação (saber o que é, como é e por que é), foi reduzido ao saber fazer, dando pouca importância à busca do sentido desse fazer. Seguindo os princípios do mercado a Universidade tem se afastado de sua natureza: a formação do homem livre, aquele que sabe resistir aos impulsos, às vontades individuais e às animações advindas da vida social. Em outras palavras, ela tem se afastado da formação do homem autônomo ao absorver, quase sem crítica, sem elaboração, os pressupostos da sociedade que reduz tudo à mercadoria. O que se pretende nesta investigação não é outra coisa senão interrogar o sentido da vida social e o decorrente sentido de formação, bem como o movimento que, ao mesmo tempo em que afasta o homem da autonomia, reafirma a sua necessidade, perscrutados no objeto específico, qual seja, ?Do vestibular ao ENEM: a sociedade da mercardoria, a universidade e a formação? Os pressupostos para esta investigação situam-se no âmbito da filosofia, compreendida como trabalho daquele que interroga, procura o sentido, a gênese dos fatos reais e imaginados; procura afastar o aparente, encontrar o que dá sentido e dizer o que é com transparência radial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ged Guimarães - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    Do vestibular ao ENEM: a sociedade da mercadoria, a universidade e a formação, Descrição: Como parte constitutiva da sociedade da mercadoria, a Universidade não tem fugido de ações que, mais que a aproxima do mercado, a ele se submete. Tudo o que é difícil em educação (saber o que é, como é e por que é), foi reduzido ao saber fazer, dando pouca importância à busca do sentido desse fazer. Seguindo os princípios do mercado a Universidade tem se afastado de sua natureza: a formação do homem livre, aquele que sabe resistir aos impulsos, às vontades individuais e às animações advindas da vida social. Em outras palavras, ela tem se afastado da formação do homem autônomo ao absorver, quase sem crítica, sem elaboração, os pressupostos da sociedade que reduz tudo à mercadoria. O que se pretende nesta investigação não é outra coisa senão interrogar o sentido da vida social e o decorrente sentido de formação, bem como o movimento que, ao mesmo tempo em que afasta o homem da autonomia, reafirma a sua necessidade, perscrutados no objeto específico, qual seja, ?Do vestibular ao ENEM: a sociedade da mercardoria, a universidade e a formação? Os pressupostos para esta investigação situam-se no âmbito da filosofia, compreendida como trabalho daquele que interroga, procura o sentido, a gênese dos fatos reais e imaginados; procura afastar o aparente, encontrar o que dá sentido e dizer o que é com transparência radial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Ged Guimarães - Coordenador / Aline de Fatima Sales Silva - Integrante.

  • 2012 - 2013

    As dificuldades da formação do homem autônomo na sociedade da mercadoria, Descrição: Resumo Como parte constitutiva da sociedade da mercadoria (Debord, 1997) a escola tem pautada a sua prática na animação, na facilitação, na maquiagem, como recursos para a formação do homem útil a essa sociedade. Daí os resumos, a explicação interpretativa, bem como o material didático, estarem voltados para a formação de um homem útil. Tudo o que é difícil em educação (saber o que é, como é e por que é), foi reduzido ao saber fazer, não importando o sentido desse fazer. Seguindo os princípios do mercado a escola tem se afastado de sua natureza: a formação do homem livre, aquele que sabe resistir aos impulsos, às vontades individuais e às animações advindas da vida social. Em outras palavras, a escola se afasta da formação do homem autônomo ao absorver, sem elaboração, sem crítica, os pressupostos da sociedade que reduz tudo à mercadoria. O que se pretende nesta investigação não é outra coisa senão interrogar o sentido da vida social e o decorrente sentido de formação nele pressuposto, bem como o movimento que, ao mesmo tempo em que afasta o homem da autonomia, reafirma a sua necessidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ged Guimarães - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    A UNIVERSIDADE INSTITUIÇÃO E A UNIVERSIDADE OPERACIONAL NA DISCUSSÃO E IMPLANTAÇÃO DO REUNI NA UFG., Descrição: O que se pretende nesta investigação não é outra coisa senão interrogar, na voz da universidade operacional, o silêncio da universidade instituição no período de discussão e implantação do REUNI na UFG. O silêncio aqui não é o que cala, mas o que ele diz na universidade. A rigor, a questão do silêncio e da fala na Universidade não é nova, data mesmo de seu nascimento já no século XIII. Naquele tempo o que falava eram as questões, a dúvida, a crítica, a interrogação e a busca do sentido da sociedade, da vida individual, da vida pública, da religião, da fé. Questões que definiam a universidade como uma instituição social de formação humana. Hoje, quase tão somente, ela forma profissionais para o mercado, atende às demandas, opera o instituído, aliás, ela procura qual é a tendência para elaborar seus projetos, suas pesquisas, seus ensinos, compondo o que se define como universidade operacional. Todavia, sendo a universidade, em qualquer tempo, parte constitutiva da sociedade, a questão da voz e o seu silêncio têm de ser compreendidos segundo as circunstâncias. Nesse movimento progressivo entre os dois princípios de universidade buscar-se-á o motor, o que faz o concreto das múltiplas determinações (MARX, 1987, p. 16), no que aparece, oculta, modifica. O que fala na universidade operacional, que silencia a universidade instituição, será investigado em artigos publicados em livros e revistas, em teses e dissertações acadêmicas, em documentos de associações, sindicatos e fóruns de debate, e em documentos oficiais oriundos do governo federal e dos conselhos da UFG.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ged Guimarães - Coordenador.

  • 2006 - 2009

    O curso de pedagogia da FE/UFG: avaliação, currículo e formação, Descrição: A questão central deste projeto é avaliar o currículo do curso de Pedagogia da FE/UFG após 5 anos da reforma que, em 2003, acompanhando a instituição, altera o regime seriado anual para matrícula por disciplina e regime semestral. Busca-se analisar a percepção que os alunos possuem acerca da formação recebida. Metodologicamente a pesquisa é de natureza qualitativa, na modalidade estudo de caso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ged Guimarães - Coordenador / Dulce Barros de Almeida - Integrante / Anna Rita Ferreira de Araújo - Integrante / Lueli Nogueira Duarte e Silva - Integrante / Andréia Ferreira da Silva - Integrante / Mônica Maria Lopes Fonseca - Integrante / João Ferreira de Oliveira - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2005 - 2010

    O arranjo da modernidade pedagógica e a formação para a autonomia: as contradições de Comênius, Locke e Rousseau, Descrição: Identificar e conceituar o processo de constiuição da modernidade pedagógica no embate da sociedade de corte e da embrionária sociedade burguesa. Nesse universo aparentemente contraditório, procura-se a partir das contribuições de Comenius, Locke e Rousseau, o sentido e gênese da educação para a autonomia, bem como as possíveis dificuldades para essa formação, numa sociedade já encantada por questões práticas, imediatas e um saber fácil, desprovido de reflexões rigorosas e radicais, vinculando a educação, parece, à heteronomia, apesar das proposições em contrário.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ged Guimarães - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas. , Av. Juscelino Kubtschek, Jundiaí, 75110390 - Anápolis, GO - Brasil, Telefone: (62) 33281188, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - Atual

Universidade Estadual de Goiás

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Atividades

  • 09/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CÂMPUS ANÁPOLIS DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Estruturante Docente do curso de Pedagogia - CSEH - Anápolis.

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bases espistemológicas e educação

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, PPG/IELT, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Educação e da Linguagem

  • 02/2018 - 06/2018

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bases Epistemológicas e Educação

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Educação e Linguagem

  • 02/2017 - 06/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, PPG/IELT, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos em Clássicos da Educação

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura, interpretação e produção textual.

  • 02/2016 - 06/2016

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Interpretação, leitura e produção textual

  • 02/2016 - 06/2016

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processos didático-pedagógicos

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias Pedagógicas e Escola

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e produção de textos na educação básica

  • 02/2015 - 06/2015

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática Pedagógica, Processos Didáticos Pedagógicos

  • 02/2015 - 06/2015

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Práticas Pedagógicas

  • 02/2015 - 06/2015

    Ensino, PPG/IELT, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Processos e Práticas de Letramento

1994 - 2014

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Regime: Dedicação exclusiva.

1994 - 2014

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente do Ensino Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor aposentado em junho de 2014

1988 - 1994

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40

1987 - 1994

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Ensino, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2014

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Os embates da educação na sociedade da mercadoria I

  • 03/2011

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética

  • 02/2005

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .,Linhas de pesquisa

  • 04/1994

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da educação, Didática e prática de ensino de Filosofia, Educação brasileira

  • 08/2013 - 12/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Comissão que realizou o processo seletivo da 27 turma do PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/UFG.

  • 08/2005 - 12/2013

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia e Educação: Rousseau

  • 11/2009 - 11/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Comissão de elaboração do modelo de servidores técnico-administrativos da UFG.

  • 03/2007 - 07/2012

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia e educação: Rousseau

  • 08/2010 - 12/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Comissão que realizou o processo seletivo na 24 turma de mestrado do PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/UFG.

  • 10/2006 - 10/2010

    Direção e administração, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Diretor de Unidade.

  • 03/2006 - 12/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de avaliação do novo currículo do Curso de Pedagogia.

  • 09/2005 - 11/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção da 19ª Turma do Curso de Mestrado em Educação Brasileira.

  • 10/2004 - 07/2005

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Educação, .,Serviço realizado, Coordenador (distribuição da disciplina Filosofia da Educação).

  • 09/2004 - 06/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Organizadora do XIV Simpósio de Estudos e Pesquisas Educacionais FE/UFG.

  • 04/2005 - 04/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, .,Cargo ou função, Participação do grupo de discussão/enfoque.

  • 06/2004 - 06/2004

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.,Atividade realizada, Presidente de mesa na eleição para a vice-direção da FE/UFG.

  • 03/1999 - 03/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Fundamentos e Práticas de Ensino.,Cargo ou função, Membro de conselho editorial.

  • 03/1998 - 12/1999

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação brasileira

  • 03/1998 - 12/1999

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação brasileira

  • 02/1994 - 12/1994

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Fundamentos e Práticas de Ensino.,Cargo ou função, Membro de comissão.

1987 - 1994

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Outras informações:
Professor de Filosofia da Educação, Fundamentos da Educação e História da Educação no período de agosto de 1987 a março de 1994.

Atividades

  • 08/1987 - 03/1994

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação, Fundamentos da Educação e História da Educação

1988 - 1994

Prefeitura Municipal de Catalão - UFG-CAMPUS

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40

Outras informações:
Convênio Prefeitura Municipal de Catalão com a UFG.

1984 - 1994

COLÉGIO ESTADUAL ARCO IRIS

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 20