Bruno Daemon Barbosa
Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ). Possui graduação em Psicologia pela PUC-Rio e Pós-Graduação em Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ). Formado em Licenciatura em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ).Tem experiência em pesquisa como aluno de mestrado bolsista CNPQ na linha de pesquisa "Literatura, Teoria e Crítica Literária" sobre as relações entre Literatura, Filosofia e Psicanálise na contemporaneidade pelo Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal Fluminense (UFF) (2020-2021).Tem experiência de trabalho com variados quadros clínicos psiquiátricos e situações psicossociais e trabalhou em diversas unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), dentre elas: Clínica da família, Centros de Atenção Psicossocial, emergência psiquiátrica e hospital psiquiátrico. Tem experiência também como Acompanhante Terapêutico. Atua como psicólogo clínico em consultório particular.Tem experiência como estagiário de Psicologia pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ (2013) no Centro de Desordens Mentais na Velhice (CDA). Participou do programa de intercâmbio da PUC-Rio como aluno do mestrado integrado em Psicologia pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) em Portugal (2011/2012). Foi aluno bolsista de iniciação científica PIBIC/CNPq de Psicologia na linha de pesquisa em Psicanálise e Cultura com ênfase sobre a questão do trauma, da repetição e da pulsão de morte em suas faces desestruturantes e subjetivantes.
Informações coletadas do Lattes em 25/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Saúde Coletiva
2019 - 2021
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Sobre a História da Loucura: aspectos metodológicos e historiográficos em Michel Foucault, Ano de Obtenção: 2021
André Rangel Rios.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: História; Psiquiatria; Medicalização; Classificações Psiquiátricas; Ciência, Tecnologia e Sociedade.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Ciências humanas. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Ciências humanas.
Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Mental
2015 - 2017
Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O encontro dos sujeitos e a produção do cuidado: o processo de trabalho na atenção psicossocial
Orientador: Flávia Fasciotti Macedo Azevedo
Graduação em Licenciatura em Filosofia
2014 - 2025
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Entre razão e sensação: uma leitura de René Descartes sobre o papel dos sentidos e da razão no conhecimento
Orientador: Ethel Menezes Rocha
Graduação em Psicologia
2009 - 2014
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Lesão cerebral: aspectos subjetivos do adoecimento neurológico
Orientador: Flávia Sollero de Campos
Bolsista do(a): Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RIO, Brasil.
Graduação interrompida em 2009 em Engenharia de Materiais
2007 - Atual
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ano de interrupção: 2009
Formação complementar
2018 - 2018
Abordagem Sistêmica na Saúde. (Carga horária: 31h). , Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, ENSP, Brasil.
2012 - 2013
Estágio. (Carga horária: 560h). , Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, IPUB, Brasil.
2011 - 2012
Extensão universitária em Mestrado Integrado em Psicologia. (Carga horária: 240h). , Instituto Superior de Psicologia Aplicada, ISPA, Portugal.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Participação em eventos
Seminário Internacional ?Medicina e Demonologia. O De praestigiis (1563) de Johannes Weyer e sua recepção?. 2021. (Seminário).
Colóquio Interpretando a Possesão: entre medicina e religião. 2019. (Outra).
Conversa com o psicanalista Jacques Adam sobre o livro "Schizomètre, petit manuel de survie en millieu psychiatrique". 2018. (Encontro).
Cenários da Redução de Danos na América Latina. 2017. (Seminário).
Ecofeminismo para outro mundo. 2017. (Congresso).
XXII Seminário de Iniciação Científica PUC-Rio.A Temporalidade do Trauma. 2014. (Seminário).
André Green: Paixão Clínica, Pensamento Complexo - Conversas com Fernando Urribarri. 2013. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
BARBOSA, B. D. . Foucault leitor de Descartes e a crítica de Derrida. Ensaios Filosóficos , v. XXVII, p. 128-145, 2023.
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - 2014
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RioVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de iniciação científica, Carga horária: 12
2012 - 2013
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RioVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Psicologia, Carga horária: 20
Outras informações:
Psicoterapia psicanalítica com idosos e pesquisa sobre a consciência na Doença de Alzheimer.
Atividades
-
08/2013 - 08/2014
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Psicologia da PUC-Rio.,Linhas de pesquisa
2015 - 2016
Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Residente Multiprofissional, Enquadramento Funcional: Psicólogo em equipe multidisciplinar, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Psicólogo em equipe multiprofissional. Atividades de acolhimento à crise, oficinas e atividades coletivas com os pacientes, plantão de 12 horas semanais, atendimentos individuais e/ou em grupo, trabalhos de desinstitucionalização de longa permanência, idas ao território com pacientes, visitas domiciliares, atendimento a família, participação em seminários e sessões internas de apresentação de casos clínicos em acompanhamento, trabalho em rede e supervisão clínica.
2015 - 2016
Clínica da Família Cantagalo-Pavão-PavãozinhoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 60
Outras informações:
Psicólogo em equipe de área programática do território de cobertura da clínica da família. Reuniões semanais com equipe de área programática, identificação de situações e casos indicados para atenção em saúde mental, visitas domiciliares acompanhado de agentes comunitários de saúde e outros profissionais da clínica da familia, preceptoria semanal com profissional da unidade, atendimentos individuais de casos selecionados em reunião de equipe, trabalho em rede e compartilhamento de casos com equipe de Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
2016 - 2017
CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL II Rubens CorreaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 60
Outras informações:
Acolhimento de primeira vez, convivência, oficinas coletivas, atendimentos individuais ou em grupo, idas ao território com os usuários do serviço, visitas domiciliares, acompanhamento de casos de desinstitucionalização, acolhimento a crise, trabalho em rede e como técnico de referência.
2016 - 2016
Centro de Atenção Psicossocial III Álcool e Drogas Miriam MakebaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicólogo Residente, Carga horária: 60
Outras informações:
Acolhimento de primeira vez, convivência, visitas domiciliares, idas ao território com usuários do serviço, atendimentos individuais ou em grupo, acolhimento a crise, trabalho em rede e acompanhamento de casos orientado pela Politica Nacional de Redução de Danos.
2016 - 2017
Emergência Psiquiátrica do PAM Rodolpho RoccoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicólogo Residente, Carga horária: 60
Outras informações:
Psicólogo em equipe multiprofissional de unidade de emergência psiquiátrica. Atendimento, orientação e acolhimento em porta de entrada de emergência psiquiátrica. Preenchimento de ficha/prontuário e acompanhamento de casos durante passagem de usuários por leito de emergência psiquiátrica. Trabalho de articulação em rede com unidades territoriais e de atenção a crise visando acompanhamento continuado de usuários após passagem pela emergência psiquiátrica. Participação em reunião diária de equipe para definição de direções de trabalho quanto a condução de casos.
2017 - 2017
Programa AtitudeVínculo: Residente Visitante, Enquadramento Funcional: Psicólogo visitante (estágio), Carga horária: 20
Outras informações:
Vivência em estágio externo de um mês nos quatro equipamentos que compõem a rede do programa de atenção integral aos usuários de drogas e seus familiares (ATITUDE) no município de Recife: Apoio, Intensivo Mulher, Aluguel Social e Atitude nas Ruas. Acompanhamento e participação em ações dos profissionais. Inserção em rotina de trabalho de duração de uma semana em cada equipamento.
2017 - 2019
Hospital Psiquiátrico de JurujubaVínculo: Psicólogo Substituto, Enquadramento Funcional: Plantonista, Carga horária: 8
Outras informações:
Psicólogo substituto em plantão de emergência psiquiátrica. Psicólogo em equipe multiprofissional de unidade de emergência psiquiátrica. Atendimento, orientação e acolhimento em porta de entrada de emergência psiquiátrica. Preenchimento de ficha/prontuário e acompanhamento de casos durante passagem de usuários por leito de emergência psiquiátrica. Trabalho de articulação em rede com unidades territoriais e de atenção a crise visando acompanhamento continuado de usuários após passagem pela emergência psiquiátrica. Participação em reunião diária de equipe para definição de direções de trabalho quanto a condução de casos.
2021 - 2022
Universidade Federal FluminenseVínculo: Pesquisa e Desenvolvimento, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Carga horária: 20
Outras informações:
O grupo integra pesquisadores interessados na confluência de diferentes áreas do conhecimento, como a literatura, a filosofia, a psicanálise, a tradução, enfatizando os aspectos teóricos dos estudos literários. O grupo vem interagindo com outros, como o Grupo de Estudos em Crítica Contemporânea (GRECC; UNESP-Araraquara) e o Grupo Traduzir Derrida (UNICAMP). Essa interação reflete-se em publicações (os livros "Estéticas da crueldade", Atlântica, 2004; "Viver com Barthes", 7Letras, 2005; "Valores do abjeto", EdUFF, 2008; "Teatralidades contemporâneas", Confraria do vento, 2015; a revista Gragoatá n.31, "Cruzamentos interculturais", EdUFF, 2011) e em eventos (Seminário Internacional "Desconstruções e contextos nacionais", 2005; Colóquio Internacional "As flores do mal - 150 anos", 2007; Seminários "Política e Produção de Subjetividades", 2011 e "Teatralidades da Escrita", 2012). Outra característica do grupo é que os seus líderes aliam uma prática de escritores à prática de pesquisadores.
Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5395707410379879
Atividades
-
01/2021 - 06/2022
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Letras Estrangeiras Modernas.,Linhas de pesquisa
2020 - 2022
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Carga horária: 20
Outras informações:
Nietzsche paciente: as consequências do diagnóstico - FASE 2
Descrição: Partindo da discussão mais recente sobre as hipóteses diagnósticas referentes à enfermidade que levou a que Nietzsche, aos 44 anos, interrompesse sua escrita filosófica, no caso, em especial os trabalhos de Sax e de Owen que sugerem se tratar de meningioma retro-orbital, a pesquisa busca rever o entendimento de Nietzsche tanto de sua própria doença quanto da questão saúde-doença em sua obra. Já temos, somando-se a Sax e Owen, os principais trabalhos das últimas décadas sobre o diagnóstico de Nietzsche. Além disso, será discutido o quanto alguns autores levam em conta a questão da saúde e da doença na interpretação da obra de Nietzsche enquanto há outros que minimizam ou desconsideram essa questão. Também terá destaque nesta pesquisa o quanto o diagnóstico de sífilis ou, independentemente do diagnóstico, o quadro psiquiátrico como um todo, que levou a que alguns lhe atribuíssem a imagem romântica associando genialidade e loucura, tem influído na imagem de Nietzsche enquanto intelectual crítico, bem como na arte e, em particular, na arte brasileira. Por fim, será considerado criticamente o valor da patografia, sobretudo daquelas que foram mais debatidas no contexto filosófico e de crítica literária: o foco principal será, evidentemente, pensar qual o valor da patografia de Nietzsche..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1)
Integrantes: Andre Rangel Rios - Coordenador / Rogério da Silva Paes Henriques - Integrante / carlos Estellita-Lins - Integrante / Bruno Barbosa - Integrante.
2020 - 2022
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Carga horária: 20
Outras informações:
Repensando a différance. Derrida no pensamento francês contemporâneo
Descrição: Partindo do livro de Edward Baring, The Young Derrida and French Philosophy 1945-1968 (Cambridge 2011), esta pesquisa retorna aos primeiros textos de Derrida para repensar a différance (que traduzimos por diferaença), assim como sua relação com a linguística, a literatura e a filosofia. Repensar seus primeiros textos permitirá melhor avaliar se há mudanças importantes no pensamento de Derrida, sobretudo em questões específicas como a sua interpretação de Saussure, a de Heidegger e a do marxismo (e do messiânico), bem como sua posição nesse peculiar momento da história intelectual do século XX, que foi a explosão criativa de ideias e debates própria às décadas de 1960 e 1970 até início da de 1980 na França..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Andre Rangel Rios - Coordenador / Luiz Fernado Medeiros de Carvalho - Integrante / Bruno Barbosa - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Bruno Daemon Barbosa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?