Sonia Maria da Costa Barreto
Doutora em Comunicação e Semiótica: signos e significação nas mídias pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005); Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997); Especialista em Tecnologia Instrucional pela Universidade Federal do Espírito Santo (1979), Especialista em Estudo de Problemas Brasileiros pela Universidade Federal do Espírito Santo (1979); Licenciada em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (1977), Bacharelada em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994), Membro titular e efetivo da Academia Feminina Espirito-santense de Letras. Representante da Comunidade como Membro Titular do Conselho da Curadores da Universidade Federal do Espírito Santo; Pesquisadora da Universidade Federal do Espírito Santo com ênfase em Políticas Educacionais na Primeira República; Avaliador do Sistema INEP/MEC de IES e de Cursos nas modalidades presencial e a distância. Membro do Comitê Científico da Revista Sodebras; Membro do Comitê Científico da REVISTALEPH/UFF; Professor da Faculdade Vale do do Cricaré/São Mateus/ES no Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação. Experiência nas áreas de Educação, Comunicação Social, Mídia impressa, Educação a Distância.
Informações coletadas do Lattes em 09/02/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Comunicação e Semiótica
2002 - 2005
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Construção da imagem da normalista na revista Vida Capichaba, no Espírito Santo, nos anos 1920.
José Luiz Aidar Prado. Palavras-chave: Revista Vida Capichaba - comunicação - imprensa -.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Outro.
Mestrado em Educação
1994 - 1997
Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Políticas Educacionais no Espírito Santo - 1900 a 1930: um olhar histórico,Ano de Obtenção: 1997
Regina Helena Silva Simões.Palavras-chave: educação - história - Espírito Santo - política ed.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior.
Especialização em Especialização Em Tecnologia Educacional
1979 - 1979
Especialização em Especialização Em Estudo de Problemas Brasileiros
1979 - 1979
Formação complementar
2019 -
Extensão universitária em Oficina de espanhol. (Carga horária: 22h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Saúde e qualidade de vida. (Carga horária: 36h). , Associação de Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo, ADUFES, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Japonês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Organização de eventos
BARRETO, Sônia Maria da Costa ; GARCIA, A. S. ; RAGGI, D. G. . Educação e História: um diálogo possível. 2020. (Outro).
BARRETO, Sônia Maria da Costa . 3a Semana Pedagógica UNIVILA. 2003. (Outro).
BARRETO, Sônia Maria da Costa . 4a. Semana Pedagógica de UNIVILA. 2003. (Outro).
BARRETO, Sônia Maria da Costa . 2 Semana Pedagógica UNIVILA Ibiraçu. 2002. (Outro).
BARRETO, Sônia Maria da Costa . 3a Semana Pedagógica UNIVILA. 2002. (Outro).
BARRETO, Sônia Maria da Costa . 1a Semana Pedagógica UNIVILA Ibiraçu. 2001. (Outro).
Participação em eventos
5o. Encontro Capixaba de Literatura.5o. Encontro Capixaba de Literatura. 2019. (Encontro).
Curso de Capacitação INEP. 2019. (Outra).
Homenagem a escritores capixabas.Medalha Maria José Menezes. 2019. (Outra).
Honra ao Mérito.Tributo em homenagem a escritores capixabas. 2019. (Outra).
Mencão Honrosa.Por lançamento e sucesso da obra infanto-juvenil "GUIGUI". 2019. (Outra).
Menção Honrosa "Onde todas brilham" - AFESL.Homenagem por "relevantes contribuições prestadas à cultura capixaba.. 2019. (Outra).
Título de Leitores do Ano.Título de Leitores do Ano - Curso de Espanhol/UFES. 2019. (Encontro).
Troféu.Troféu. 2019. (Outra).
VII Jornada Integrada de Extensão e Cultura da UFES.Avaliação de projetos apresentados. 2019. (Outra).
I Congresso de Libras. 2017. (Congresso).
I Jornada da Educação.Pedagogia e Educação: Formação de Professores no Cenário Atual. 2017. (Outra).
I Seminário de Educação, Inovação e Desenvolvimento Regional.Atuação acadêmico-científica da Faculdade Vale do Cricaré. 2017. (Seminário).
Palestra.Amor: significado e significações-Clarice Lispector. 2017. (Encontro).
V Colóquio de História das Doenças. 2017. (Outra).
XIX Congresso de Estudos Literários. 2017. (Congresso).
Formação Continuada em História: perspectivas e práticas.Ensino de História: perspectivas e práticas. 2016. (Outra).
III Feira Literária Capixaba - Adelpho Poli Mmonjardim. Literatura como expressão do nosso tempo e a sua importância para a fomentação do turismo. 2016. (Feira).
III Feira Literária Capixaba - Adelpho Poli Monjardim. Conversas com escritores 2. 2016. (Feira).
III Feira Literária Capixaba - Adelpho Poli Monjardim. Conversas com escritores 1. 2016. (Feira).
III Feira Literária Capixaba - Adelpho Poli Monjardim. 2016. (Feira).
II Simpósio de Educação Física e Esporte.Os jogos cooperativos nas aulas de educação física: uma reinvenção no esporte competitivo. 2016. (Simpósio).
IV Colóquio de História das Doenças. 2016. (Outra).
Palestra.La escritura según Pedro Sevylla de Juana. 2015. (Outra).
Viagem de Estudos. 2015. (Outra).
Feira Literária Capixaba. Mediadora da Mesa Redonda: A internet e a circulação do conhecimento.. 2014. (Feira).
I Colóquio sobre Educação, Desenvolvimento e Contemporaneidade. 2014. (Outra).
I Colóquio sobre Educação, Desenvolvimento e Contemporaneidade. 2014. (Outra).
II Colóquio de História das Doenças. 2014. (Outra).
IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação/VII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. Avaliação Escolar e Sua Significação no Processo Educativo na Primeira Fase do Ensino Fundamental. 2014. (Congresso).
IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação/VII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. A Avaliação Escolar E Sua Significação no Processo Educativo na Primeira Fase do Ensino Fundamental. 2014. (Congresso).
Retrato - educação e cultura.Entrevista concedida à Revista SIM. 2014. (Outra).
A Pós-Graduação em Educação - Comemoração dos 35 anos do PPGE. 2013. (Simpósio).
A Pós-Graduação em Educação - Comemoração dos 35 anos do PPGE. 2013. (Simpósio).
O museu na universidade. 2013. (Seminário).
II Encontro de Escritoras Capixabas.Musas em movimento. 2011. (Encontro).
III Congresso Internacional Universidade Federal do Espírito Santo/Université Paris-Est/Universidade do Minho. A normalista capixaba no exercício do magistério - anos 1920. 2011. (Congresso).
I Seminário sobre arquivos sigilosos e repressão política.. 2011. (Seminário).
I Encontro de escritoras capixabas.A mulher escritora e na política educacional. 2010. (Encontro).
I Encontro de Escritoras Capixabas. 2010. (Encontro).
IV Congresso Nacional de Arquivologia. 2010. (Congresso).
A didática e formação do docente do Ensino Superior.A formação do docente e a relaçaõ professo-aluno. 2009. (Seminário).
Capacitação dos Avaliadores do BASIs no Instrumento de Avaliação Institucional. 2009. (Encontro).
III Ciclo de Pesquisa em Comunicação.A importância da mídia impressa: revista Vida Capichaba. 2009. (Seminário).
III Ciclo de Pesquisa em Comunicação.A imprensa periódica no Espírito Santo. 2009. (Encontro).
Machado e Guimarães: um lance de dois. 2009. (Encontro).
Seminário Nacional 30 anos. 2009. (Seminário).
III Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Semióticos. 2007. (Congresso).
III Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Semióticos. A mulher retratada pela revista Vida Capichaba nos anos 1920.. 2007. (Congresso).
III Congresso Internacional de Semiótica - Semiótica das Interações Sociais. 2007. (Congresso).
Programa de Capacitação do Banco de Avaliadores DINAES (BASIs). 2007. (Outra).
XVI Simpósio de História da UFES - Impérios, religiosidades e etnias. 2007. (Simpósio).
1 Seminário Interdisciplinar em História da Educação da UFES. 2006. (Seminário).
I Seminário Interdisciplinar em História e Educação da UFES.A Escola Normal D. Pedro II e a normalista capixaba retratada pela revista "Vida Capichaba" nos anos 1920.. 2006. (Seminário).
IX Semana Cultural - Faculdade SABERES.Literatura, história e memória. 2006. (Outra).
VIII Congresso de Estudos LIterários. Literatura, Linguagens e Mídias. Políticas do pensamento contemporâneo.. Literatura, mulher e alteridade. 2006. (Congresso).
III Congresso Brasileiro da História da Educação. 2004. (Congresso).
II Semana de Educação e Comunicação.Retrato impresso, pela revista Vida Capichaba, da normalista nos anos de 1920.. 2004. (Encontro).
XV Encontro Regional de História. 2004. (Encontro).
XVII Encontro regional de História - O lugar da História. 2004. (Encontro).
III Seminário comemorativo dos 25 anos do curso de Pós-graduação em educação. 2003. (Seminário).
Mensagem sobre os 467 anos do início da colonização do solo Espírito Santo.Mensagem sobre os 467 anos do início da colonização do solo Espírito Santo. 2003. (Outra).
III Congresso Brasileiro de História da Educação. História e Memória da Educação Brasileira. 2002. (Congresso).
III Jornada Internacional do centro de pesquisas sociosemióticas. 2001. (Outra).
XII Simpósio de História. 2001. (Simpósio).
I Congresso de História da Educação. História da Educação. 2000. (Congresso).
III Congresso Luso-brasileiro. História da Educação, escolas, culturas e identidades. 2000. (Congresso).
III Encontro Estadual do Espírito Santo. 2000. (Encontro).
III Seminário ANPAE - Sudeste/ III Encontro Estadual do Espírito Santo. 2000. (Seminário).
III Seminário ANPAE - Sudeste/ III Encontro Estadual do Espírito Santo. 2000. (Seminário).
II Seminário de psicopedagogia: hibridismos possíveis. 2000. (Seminário).
IV Seminário capixaba de educação inclusiva. 2000. (Seminário).
1o. Fórum Nacional sobre avaliação institucional. 1999. (Outra).
I SEPES e XVI SIPUFES.Pôster Centro Cultural Araçá. 1999. (Seminário).
Encontro universidade solidária em debate. 1998. (Encontro).
IV Congresso Iberoamericano de História de la educación latinoamericano. Políticas Educacionais. 1998. (Congresso).
Encontro para reflexão de problemas pedagógicos. 1997. (Encontro).
I Encontro de extensão das universidades públicas da região Sudeste. 1997. (Encontro).
Seminário Interno de Pesquisa da UFES.Políticas educacionais no Espírito Santo- 1900 a 1930: um olhar histórico. 1997. (Seminário).
Formação do professor no curso de pedagogia e a atualidade dentro do evento repensando a formação do professor. 1995. (Outra).
VII Encontro nacional de didática e prática de ensino. 1994. (Encontro).
VI Encontro nacional de didática e prática de ensino. 1991. (Encontro).
V Encontro nacional de didática e prática de ensino. 1989. (Encontro).
I Encontro estadual de professores de educação moral e cívica, organização social e política do Brasil e de problemas brasileiros. 1988. (Encontro).
Ciclo de conferência sobre ciência e tecnologia. 1985. (Outra).
Superdotados. 1985. (Seminário).
VIII Encontro nacional de educação moral e cívica. 1985. (Encontro).
VI Encontro sobre metodologia do ensino de estudo de problemas brasileiros. 1984. (Encontro).
V Encontro nacional de educação moral e cívica. 1981. (Encontro).
Ciclo de estudos sobre segurança e desenvolvimento. 1979. (Outra).
I Encontro de professores de educação moral e cívica, organização social e política do brasil e estudos de problemas brasileiros. 1979. (Encontro).
Mercado de Capitais. 1979. (Seminário).
Avaliação em estudo de problemas brasileiros. 1978. (Seminário).
V Encontro de ensino supletivo. 1978. (Encontro).
IV Feira de ciências de Vitória. 1977. (Outra).
III Feira de ciências de Vitória. 1976. (Outra).
Reciclagem do ensino supletivo. 1975. (Outra).
Treinamento de professores 5a. e 8a. séries. 1975. (Outra).
II Simpósio de História. 1974. (Simpósio).
Participação em bancas
BARRETO, Sônia Maria da Costa; FRANCO, S. P.; GUISSO, L. F.;DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA; NOGUEIRA A. L. L.. Ensino Fundamental: rotatividade docente e o processo ensino-aprendizagem numa escola municipal em São Mateus/ES. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) - aAculdade Vale do Cricaré.
FRANCO, S. P.; NOGUEIRA A. L. L.; GUISSO, L. F.;DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA. O método PBL e a atuação dos professores da Faculdade Pitágoras de Medicina de Eunápolis/BA: um estudo de caso.. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da CostaFRANCO, S. P.; GUISSO, L. F.; NOGUEIRA A. L. L.;DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA. Musicalização e Infância: contribuições da música no processo de adaptação das crianças na educação infantil.. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; GUISSO, L. F.; NOGUEIRA A. L. L.; DA SILVA;DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA. O lúdico como estratégia de ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental numa escola de Presidente Kennedy/ES. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
FRANCO, S. P.BARRETO, Sônia Maria da Costa; GUISSO, L. F.; NOGUEIRA A. L. L.;DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA. As TICs e o processo de ensino-aprendizagem em História no Ensino Médio: São Mateus/ES. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da CostaFRANCO, S. P.; GUISSO, L. F.; PERTEL, J.;BARRETO, Sônia Maria da Costa. EJA: evasão escolar em uma unidade municipal de ensino de Presidente Kennedy/ES. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
GUISSO, L. F.; PERTEL, J.;BARRETO, Sônia Maria da Costa; NUMES, M. A. C.. A importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil: um estudo de caso. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da CostaFRANCO, S. P.; GUISSO, L. F.; PERTEL, Josete;BARRETO, Sônia Maria da Costa. Avaliação por iniciativa própria nas turmas de 3o. ano do Ensino Fundamental de Presidente Kennedy/ES. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
FRANCO, S. P.; MERLO, P. M. S.; ABREU, José Roberto Gonçalves de;BARRETO, Sônia Maria da Costa. Homeschooling: desafios do ensino domiciliar no município de Vitória/ES. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
PACHECO, F. F.; DA SILVA;BARRETO, Sônia Maria da Costa; MORILA, A. P.;DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA. Leitura de histórias em quadrinhos e as estratégias de interação entre texto e o leitor nas turmas do 7o. ano do Ensinio Fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da CostaFRANCO, S. P.; GUISSO, L. F.; PERTEL, J.;BARRETO, Sônia Maria da Costa. Avaliação por iniciativa própria nas turmas de 3o. ano do Ensino Fundamental em Presidente Kennedy/ES. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; PERTEL, Josete; DA SILVA;DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA. Consultoria de Imagem na Construção da Identidade: Estilo como Marca Pessoal. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
FRANCO, S. P.; GUISSO, L. F.; MERLO, P. M. S.;BARRETO, Sônia Maria da CostaDA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA. Diagnóstico das dificuldades do ensino de História no que tange a identidade quilombola em Presidente Kennedy/ES. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; PERTEL, Josete; Marcus Antonius da Costa Nunes; GUISSO, L. F.;BARRETO, Sônia Maria da Costa. Educação inclusiva: o atendimento educacional especializado e a equipe multidisciplinar - Presidente Kennedy.. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da CostaFRANCO, S. P.BARRETO, Sônia Maria da Costa. A intervenção tecnológica no direito e no processo do trabalho na microrregião de São Mateus - ES.. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da CostaFRANCO, S. P.; Marcus Antonius da Costa Nunes;BARRETO, Sônia Maria da Costa. Identidade e cultura dos remanescentes quilombolas de Helvécia - BA: um olhar a partir de relatos orais.. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; Marcus Antonius da Costa Nunes;FRANCO, S. P.BARRETO, Sônia Maria da Costa. A violência vivenciada pelas mulheres da comarca de colatina -ES e a lei 11.340/06 como possível recurso jurídico.. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; FRANCO, S. P.; FAGUNDES, P. E.. Entre o cuidar e o curar: as Irmãs de Jesus na Santíssima Eucaristia e a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim (1929-1950). 2019. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Espírito Santo.
FRANCO, S. P.; MERLO, P. M. S.;BARRETO, Sônia Maria da CostaDA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA. \a violência contra as mulheres: a realidade na comarca de Colatina/ES (2008 a 2018). 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
ESTEVES, Ivana;FRANCO, S. P.; STEIG, V.;BARRETO, Sônia Maria da CostaBARRETO, Sônia Maria da Costa. O papel social da literatura: diálogo para a desconstrução da fronteira do racismo na escola.. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
ESTEVES, Ivana;FRANCO, S. P.; STEIG, V.;BARRETO, Sônia Maria da CostaBARRETO, Sônia Maria da Costa. Alfabetização por meio das estratégias de leitura com literatura infantil.. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
FRANCO, S. P.; NUNES, M. A. C.; FERREIRA, Gilton Luis;BARRETO, Sônia Maria da CostaBARRETO, Sônia Maria da Costa. Identidade e cultura dos remanescentes quilombolas de Helvécia - BA.. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; NUNES, M. A. C.; FERREIRA, Gilton Luis;BARRETO, Sônia Maria da Costa. Identidade e Cultura dos remanescentes quilombolas de Helvécia - BA. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; ESTEVES, Ivana;FRANCO, S. P.; STIEG, V.;BARRETO, Sônia Maria da Costa. Alfabetização por meio das estratégias de leitura com literatura infantil. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; ESTEVES, Ivana;FRANCO, S. P.; STIEG, V.;BARRETO, Sônia Maria da Costa. O papel social da literatura: diálogo para a desconstrução da fronteira do racismo na escola. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da CostaFRANCO, S. P.; ESTEVES, Ivana; PERTEL, Josete;BARRETO, Sônia Maria da Costa. Aprendizagem da leitura e da escrita: uma análise do letramento no 1o. ano do Ensino Fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da CostaFRANCO, S. P.; PERTEL, Josete;BARRETO, Sônia Maria da Costa. Cursos de Pedagogia EAD sob a éggide da inclusão: teoria e prática na cidade de Vitória/ES. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; PAZO, C. G.; RIBEIRO JUNIOR, H.;BARRETO, Sônia Maria da Costa. A mediação pré-processual no Centro de Resolução Consensual de Conflitos (CEJUSC) de uma instituição de ensinio superior privada de Teixeira de Freitas - BA. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
Gotijo de Melo;FRANCO, S. P.BARRETO, Sônia Maria da Costa; GUISSO, L. F.;DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA. Estudo de Caso Comparativo sobre a atuação do professor no modelo tradicional e no modelo PBL - 1o. ano de Medicina Pitágoras de Eunápolis.. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
Celestino, Roseli;FRANCO, S. P.; GUISSO, L. F.;BARRETO, Sônia Maria da Costa. Autonomia na gestão escolar: um diagnóstico da rede municipal de ensino de São Mateus/ES. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
Melotti Donadia;FRANCO, S. P.BARRETO, Sônia Maria da Costa. Informática na Matemática: estratégias para a aprendizagem e inclusão do aluno com transtorno do espectro autista dos 5os. e 6os, anos - um estudo de caso em Vila Velha/ES. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
Ramos, Dara; GUISSO, L. F.;BARRETO, Sônia Maria da Costa. A contribuição dos jogos e brincadeiras no ensino e aprendizagem dos alunos da educação infantil.. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia maria da Costa; GUISSO, L. F.;BARRETO, Sônia Maria da Costa. Ginásio Santo Antônio em Caravelas: um olhar sobre a educação no Extremo Sul da Bahia - 1950.. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da CostaFRANCO, S. P.; GUISSO, L. F.; FERREIRA, Gilton Luis;BARRETO, Sônia Maria da Costa. A inclusão digital nas séries iniciais da educação de jovens e adultos no ensino fundamental - Vila Velha/ES.. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da CostaFRANCO, S. P.; Keydson Quaresma Gomes;BARRETO, Sônia Maria da Costa. Controles internnos da área financeira como ferramentas de gerenciamento e tomada de decisão em uma empresa. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
ABREU, José Roberto Gonçalves de;BARRETO, Sônia Maria da CostaBARRETO, Sônia Maria da Costa. A inclusão com foco na educação física: um estudo de caso numa escola da rede pública municipal de Cariacica - ES. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; ESTEVES, Ivana;DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA. O uso do computador no ensino da língua portuguesa: anos finais do ensino fundamental.. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; ABREU, José Roberto Gonçalves de; BREGONCI, Aline de Menezes; NUNES, Isabel Matos;DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA. Inclusão social da pessoa com deficiência intelectual: um desafio para o mundo do trabalho. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; Marcus Antonius da Costa Nunes; Keydson Quaresma Gomes; GUISSO, L. F.;DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA. Educação Ambiental:estuduo de caso na escola de ensino médio Ormanda Gonçalves - Vila Velha - ES. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
ESTEVES, Ivana;BARRETO, Sônia Maria da CostaBARRETO, Sônia Maria da Costa. Sophia mora ao lado: avanços e entraves do ensino de filosofia na rede municipal de São Mateus. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
FRANCO, S. P.; FERREIRA, Gilton Luis;BARRETO, Sônia Maria da CostaBARRETO, Sônia Maria da Costa. Relação escola-família: participação e atendimento numa escola de ensino médio em Aracruz - ES.. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
NUMES, M. A. C.; NUNES, Isabel Matos;BARRETO, Sônia Maria da CostaBARRETO, Sônia Maria da Costa. Contribuições do PINAIC na prática pedagógica do professor na alfaabetização matemática.. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; RIBEIRO JR, Alberto;BARRETO, Sônia Maria da Costa. A autocomposição no centro de resolução casual de conflitos - CEJUSC de uma IES privada em Teixeira de Freitas- BA. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; PIN, Adriana;BARRETO, Sônia Maria da Costa. A utilização do gênero multimodal MEMES como estratégia de ensino-aprendizagem de língua portuguesa nas orações subordinadas adverbiais para alunos do nono ano do ensino fundamental.. 2018 - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; NUNES, M. A. C.; GUISSO, L. F.; NUNES, Isabel Matos;FRANCO, S. P.BARRETO, Sônia Maria da Costa. Inclusão escolar em uma escola da rede municipal de Cariacica - ES. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; Marcus Antonius da Costa Nunes;FRANCO, S. P.; PERTEL, Josete;BARRETO, Sônia Maria da Costa. O uso do computador no ensino da língua portuguesa: anos finais do ensino fundamental. 2018 - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da CostaFRANCO, S. P.; GUISSO, L. F.;BARRETO, Sônia Maria da Costa. Os direitos humanos no ensino da História.. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da CostaFRANCO, S. P.; GUISSO, L. F.;BARRETO, Sônia Maria da Costa. Pouca farinha, meu pirão primeiro: economia no Espírito Santo nos livros didáticos.. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; GUISSO, L. F.;BARRETO, Sônia Maria da Costa. O uso das redes sociais para o fortalecimento dos movimentos culturais: plano de comunicação Lira Mateense - São Mateus - ES. 2018 - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da CostaFRANCO, S. P.; CARVALHO, Maria Teresa Coimbra;BARRETO, Sônia Maria da Costa. Debate sobre orientação sexual e sexualidade no contexto de uma escola pública no município de Vitória - ES.. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; Marcus Antonius da Costa Nunes; NUNES, Isabel Matos;BARRETO, Sônia Maria da Costa; GUISSO, L. F.. Política de Educação Especial: um estudo de caso no município de Itamaraju - BA.. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
GUISSO, L. F.; Marcus Antonius da Costa Nunes;BARRETO, Sônia Maria da Costa; NUNES, Isabel Matos;BARRETO, Sônia Maria da Costa. EJA: práticas pedagógicas, possibilidades de inclusão e permanência dos educandos no contexto escolar.. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da CostaFRANCO, S. P.; GUISSO, L. F.;BARRETO, Sônia Maria da Costa. Adesão Feminina ao tráfico de drogas em São Mateus - ES: 2016 1 2017.. 2018 - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da CostaFRANCO, S. P.; FERREIRA, Gilton Luis;BARRETO, Sônia Maria da Costa. Cinema e aprendizagem significativa nas séries finais do ensino fundamental.. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da CostaFRANCO, S. P.BARRETO, Sônia Maria da Costa. Prevenção ao uso de drogas: realidade, desafios e intervenção.. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da CostaFRANCO, S. P.BARRETO, Sônia Maria da Costa. Orientação Sexual e sexualidade em debate no cotidiano escolar.. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
GUISSO, L. F.;BARRETO, Sônia Maria da CostaBARRETO, Sônia Maria da Costa. Práticas Pedagógicas na EJA: possibilidades de inclusão e permanência nos jovens e adultos no contexto escolar.. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; GUISSO, L. F.;FRANCO, S. P.; NUNES, Isabel Matos;DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA. Análise da avaliação da aprendizagem no município de Presidente Kennedy - ES. 2018 - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; Marcus Antonius da Costa Nunes; PERTEL, Josete; GUISSO, L. F.;DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA. A história local como contribuição para a formação de discentes. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da CostaFRANCO, S. P.; PERTEL, Josete;DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA. Sophia mora ao lado avanços e entraves do ensino de Filosofia na rede municipal de São Mateus - ES. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; GUISSO, L. F.; Marcus Antonius da Costa Nunes; PERTEL, Josete;BARRETO, Sônia Maria da Costa. O uso das redes sociais para o fortalecimento dos movimentos culturais: plano de comunicação Lira Mateense - São Mateus - ES. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da CostaFRANCO, S. P.; CARVALHO, Maria Teresa Coimbra; GUISSO, L. F.;BARRETO, Sônia Maria da Costa. Prevenção ao uso de drogas: realidade, e desafios no cotidiano de uma escola de ensino fundamental em Aracruz - ES - 2018. 2018.
BARRETO, Sônia Maria da CostaFRANCO, S. P.; SARCINELLI, Adriana Recla;DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA. Contribuições das tecnologias digitais no Polo UAB em Aracruz - ES. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; GUISSO, L. F.;BARRETO, Sônia Maria da Costa. Avaliação da aprendizagem: um enfoque em relação a iniciativa de avaliação municipal no ensino fundamental - uma análise em município do sul do Espírito Santo.. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
FRANCO, S. P.BARRETO, Sônia Maria da Costa; GUISSO, L. F.; FERREIRA, Gilton Luis;BARRETO, Sônia Maria da Costa. Pouca farinha, meu pirão primeiro: economia do Espírito Santo nos livros didáticos.. 2018 - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; PIN, Adriana;BARRETO, Sônia Maria da Costa. Práticas de alfabetização em turma do primeiro ano do I ciclo de aprendizagem no município de São Mateus - ES. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; THIENGO, E.; CARNEIRO, Danielli Veiga;BARRETO, Sônia Maria da Costa. Trabalhando o conceito de número com uma criança autista por meio do Tablet:um estudo de caso. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; NUNES, M. A. C.;FRANCO, S. P.BARRETO, Sônia Maria da Costa. Condições de trabalho e os impactos na saúde do professor de Ensino Mèdio. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA. A aprendizagem do aluno autista. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regiona) - aAculdade Vale do Cricaré.
DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA. Inspetoria de Higiene Pública do Espírito Santos: Políticas de Assistência à Saúde em tempos de Epidemia. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História Social das Relações Políticas) - Universidade Federal do Espírito Santo.
DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA. A aprendizagem do aluno autista. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA. Espacialização dos condomíniod horizontais de Teixeira de Freitas: a busca da segurança e lazer para uma melhor qualidade de vida na cidade de Teixeira de Freitas - BA. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; MOTTA, N. C.. A Revelação Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa na Escola Estadual de Ensino Médio Dom José Dalvit no Município de Montanha-ES. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; Marcus Antonius da Costa Nunes; Keydson Quaresma Gomes. A Utilização de Espaços Não Formais na Abordagem da Educação Ambiental com Alunos de 04 a 05 anos de um Centro de Educação Infantil no Município de Vitória - ES. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; Marcus Antonius da Costa Nunes;FRANCO, S. P.. O Uso de atividades Lúdicas Pedagógicas no Ensino de Química: um estudo de caso na Escola Primi Bitti. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
MOTTA, N. C.;BARRETO, Sônia Maria da Costa. As Propostas Pedagógicas das Escolas Família Agrícola capixabas são alternativas viáveis para uma educação do campo de qualidade?. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
MOTTA, N. C.;BARRETO, Sônia Maria da Costa. Atenção à Saúde do Idoso no Município de São Mateus. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da CostaFRANCO, S. P.; MOTTA, N. C.. A Valorização do Estudo do Lugar: Uma Proposta aIinserção da Geografia de São Mateus - ES no Currículo da Rede Municipal de Ensino.. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
Maria Beatriz Nader; MARQUES, A. M.;FRANCO, S. P.BARRETO, Sônia Maria da Costa. Gênero, Velhice e Geração: a violência familiar contra a mulhei idosa em Vitória-ES - 2010-2012. 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Espírito Santo.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; Marcus Antonius da Costa Nunes; GUISSO, L. F.;FRANCO, S. P.. O processo de ensino da Língua Inglesa na EEEFM Monsenhor Guilherme Schimitz em Aracruz e as expectativas dos alunos face ao desenvolvimento local. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; GUISSO, L. F.; Marcus Antonius da Costa Nunes;FRANCO, S. P.. Educação Infantil: trabalhando o lúdico em sala de aula. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
GUISSO, L. F.;BARRETO, Sônia Maria da Costa; Marcus Antonius da Costa Nunes;FRANCO, S. P.. A Relevância da Consciência Ambiental na Educação de Jovens e Adultos nas Escolas Públicas do Município de vila Velha - ES. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
GUISSO, L. F.; Marcus Antonius da Costa Nunes;BARRETO, Sônia Maria da CostaFRANCO, S. P.. Educação Ambiental: inovação de aprendizagem a partir dos manguesais Piraquê-Açu e Piraquê Mirim - Aracruz/ES. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
MOTTA, N. C.;BARRETO, Sônia Maria da Costa; SILLER, R. R.. Circuito Turístico na Terra Pomerana: mecanismo de desenvolvimento sustentável - Santa Maria de Jetibá/ES. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; Marcus Antonius da Costa Nunes;FRANCO, S. P.. Recursos e Metodologias Inclusivas Para o Ensino de Eletricidade: um estudo de caso no Instituto Luiz Braille do Espírito Santo - Vitória. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
MOTTA, N. C.;FRANCO, S. P.BARRETO, Sônia Maria da Costa. A Relevância do Projeto Educacional e Social Instituído aos Funcionários da Empresa CST-Arcelor Mittal Tubarão. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
SANCHEZ, D. S.;BARRETO, Sônia Maria da Costa; CHIARELLI NETO, O.. O Sagrado na Feira Livre do Bairro Vila Nova em São Mateus: um estudo de caso sobre o perfil de feirantes e fregueses. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
OLIVEIRA, Ester Abreu Vieira de;BARRETO, Sônia Maria da Costa. A Ficção Histórica em Vigilia De almirante, de Augusuto Roa Bastos. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo.
OLIVEIRA, Ester Abreu Vieira de;BARRETO, Sônia Maria da Costa. Os avatares da Cultura Italiana em Karina, romance de Virgínia G. Tamanini. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; MOTTA, N. C.;FRANCO, S. P.. O impacto da disciplina LIBRAS: análise das experiências dos alunos de uma IES do município de linhares-ES. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; SANCHEZ, D. S.; SILVA, S. K.. As interfaces da inserção da Educação Inclusiva na Escola Municipal Sheneider Cordeiro Correia - Município de Teixeira de Freitas - Bahia. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; SANCHEZ, D. S.; MERLO, P. M. S.. O Ensino de Língua Inglesa no Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio no IFES Vitória: desafios e perspectivas. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa. Contribuições do Instituto Federal do Espírito Santo em qualificação de empregabilidade: um estudo dos egressos do Curso Técnico em Mecânica do Campus de São Mateus. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa. Plano de Comunicação para o Desenvolvimento do Turismo em São Mateus - ES. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa. Educação Não Formal: a viabilidade de um Centro de Ciências no Extremmo Sul da Bahia. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa. Prática Pedagógica Interdisciplinar: reflexão acerca do desenvolvimento social, humano e regional proporcionado pela rede privada de educação superior na cidade de São Mateus/ES. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa. Práticas Docentes em Educação Ambiental: uma análise do ensino Fundamental em Teixeira de Freitas - BA. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa. Extensão Cultural e incentivo à leitura da Biblioteca Pública do Espírito Santo "Levy Curcio da Rocha (1973-2008). 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Espírito Santo.
BARRETO, Sônia Maria da Costa. Inclusão: Desafios e perspectivas na Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Grobério de Jaguaré-ES.. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; MOTTA, N. C.. O Estágio Como Ferramenta De Inclusão De Pessoas Com Deficiência No Mercado De Trabalho. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; MOTTA, N. C.. A Incorporação Das Tecnologias da Informação E Comunicação Pelos Professores De Língua Portuguesa Das Escolas Estaduais De Ensino Médio De Linhares. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa. Luciana Cypriano Barreto. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
SOUZA, N. F.;BARRETO, Sônia Maria da Costa. A utilização do computador como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem da Matemática nas escolas municipais de ensino fundamental de Linhares - ES. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
OLIVEIRA, R. C.; THIENGO, E.;DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA. Contribuições do Instituto Federal do Espírito Santo para a qualificação e empregabilidade: o estudo dos regressos do Curso Técnico em Mecânica, Campus São Mateus.. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da CostaFRANCO, S. P.; GUISSO, L. F.; PERTEL, J.;DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA. Avaliação por iniciativa própria nas turmas de 30. ano do Ensino Fundamental de Presidente Kennedy/ES. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré.
PEREIRA, Valter Pires;BARRETO, Sônia Maria da Costa. A política trabalhista como proposta conciliadora dos conflitos entre trabalho e capital (1930-1945). 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Espírito Santo.
TOURINHO, Márcia Sebastião;FRANCO, S. P.BARRETO, Sônia Maria da Costa. A assistência à Infância Desvalida no Espírito Santo - O Orfanato Cristo Rei (1957-1990). 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História Social das Relações Políticas) - Universidade Federal do Espírito Santo.
Maria Beatriz Nader;FRANCO, S. P.; Fábio Murici;BARRETO, Sônia Maria da Costa. Mulher e Poder nas Páginas da Revista Vida Capichaba (1923-1945). 2008. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Espírito Santo.
Cleonara Maria Schwartz;BARRETO, Sônia Maria da Costa. Produção de sentido: manifestações imagéticas no livro de Geografia. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Interistitucional em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo.
CARDOSO, Lavínia Coutinho; Geraldo Antonio Soares;BARRETO, Sônia Maria da Costa. Revolta negra na Freguesia de São Jose do Queimado: escravidão resistência e liberdade no século XIX na província do Espírito Santo (1845-1850). 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História Social das Relações Políticas) - Universidade Federal do Espírito Santo.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; Geraldo Antonio Soares;FRANCO, S. P.; Maria Beatriz Nader. Entre a reclusão e o enfretamento: a realidade da condição feminina no ES a partir dos autos criminais (1845-1870). 2007. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Espírito Santo.
SILVA, Alinaldo Faria;FRANCO, S. P.BARRETO, Sônia Maria da Costa. Desmistificando Esteriótipos. A política e a economia capixaba durante os anos 1928 a 1930. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História Social das Relações Políticas) - Universidade Federal do Espírito Santo.
BARRETO, Sônia Maria da Costa. Outros Lugares: Possibilidades e reflexões sobre o ensaio e a aprendizagem da arte em museus. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo.
BARRETO, Sônia Maria da Costa. Dever do Estado e Direito do Cidadão: as políticas públicas no governo Varguista no Espírito Santo (1930-1945). 2006. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Espírito Santo.
FRANCO, S. P.; FAGUNDES, P. E.; DADALTO, M. C.; NOGUEIRA A. L. L.;BARRETO, Sônia Maria da CostaDA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA. Os Crimes Sexuais na Província do Espírito Santo (1855-1889). 2020. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Espírito Santo.
FRANCO, S. P.; NOGUEIRA A. L. L.; FAGUNDES, P. E.; DADALTO, M. C.;BARRETO, Sônia Maria da Costa. Os crimes sexuais na província do Espírito Santo (1855-1889). 2020. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Espírito Santo.
FRANCO, S. P.; NOGUEIRA A. L. L.; SUETH, J. C. R.; FAGUNDES, P. E.;BARRETO, Sônia Maria da Costa. O discurso do poder estatal e a construção da educação feminina no Espírito Santo (1845-1889). 2020. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Espírito Santo.
FRANCO, S. P.; MERLO, P. M. S.; FAGUNDES, P. E.; NOGUEIRA A. L. L.;BARRETO, Sônia Maria da CostaDA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA. Doença ((s) e mortalidade de escravos em Victoria, província do Espírito Santo (1849 a 1880)to. 2019. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Espírito Santo.
BARRETO, Sônia Maria da CostaFRANCO, S. P.; NOGUEIRA A. L. L.; FAGUNDES, P. E.; MERLO, P. M. S.;BARRETO, Sônia Maria da Costa. Doença (s) e mortalidade de escravos em Victória, província do Espírito Santo (1849 a 1880. 2019. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Espírito Santo.
BARRETO, Sônia Maria da CostaFRANCO, S. P.DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA. O discurso do pder estatal e a construção da educação feminina no Espírito Santo (1845-1889): entre conhecimentos consentidos e saberes negados.. 2018. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Espírito Santo.
OLIVEIRA, Ester Abreu Vieira de;BARRETO, Sônia Maria da Costa. Sobre Modos e Moda:a escritura de Emilia Pardo Bazán e Ilza Etienne Desaunne. 2015. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo.
BARRETO, Sônia Maria da Costa. As desigualdades sociais como obstáculos aos direitos humanos. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em História Social) - Universidade Federal do Espírito Santo.
BARRETO, Sônia Maria da Costa. Politicas Públicas para as mulheres em Baixo Guandu/ES: enfrentamento à violência e busca pela igualdade. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em História Social) - Universidade Federal do Espírito Santo.
BARRETO, Sônia Maria da Costa. Audiodescrição: o desafio da TV brasileira para garantir às pessoas cegas ou de baixa visão a informação contidas nas imagens. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória.
BARRETO, Sônia Maria da Costa. Merchandising no ponto de venda. Aplicação do mapa de PDV: Caso VIVO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória.
BARRETO, Sônia Maria da Costa. O Rádio como meio facilitador no processo de socialização das pessoas com deficiência visual. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória.
ABELHA, Rodrigo; SILVA, André Lobo Veríssimo da;BARRETO, Sônia Maria da Costa. A Criação de um Manual de Indentidade Visual do Desenvolvimento do Conceito a Estruturação da identidade Visual - Casa Noturna Energia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cominicação Social) - Ensino Superior Estácio de Sá.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; CORRÊA, José Carlos. Campos, Herlaine M. Anacleto e Mariza F. Oliveira.A Comunicação Organizacional como estratégia de Sucesso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cominicação Social) - Ensino Superior Estácio de Sá.
ZUCOLLOTTO, Juliana Maria;BARRETO, Sônia Maria da Costa. Lopes de Sá.Marketing Cultural: Caso Valle. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cominicação Social) - Ensino Superior Estácio de Sá.
BASTOS, Alberto Silva;BARRETO, Sônia Maria da Costa. A Influência da TV Globo nas eleições presenciais de 1989 a 2002. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cominicação Social) - Ensino Superior Estácio de Sá.
ZUCOLLOTTO, Juliana Maria;BARRETO, Sônia Maria da Costa. Comunicação e desenhos animados. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cominicação Social) - Ensino Superior Estácio de Sá.
BASTOS, Alberto Silva;BARRETO, Sônia Maria da Costa. Pesquisa e Marketing Político: Uma análise de suas representações durante o processo eleitoral no Espírito Santo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cominicação Social) - Ensino Superior Estácio de Sá.
BARRETO, Sônia Maria da Costa. O expressionismo de Fausto. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória.
BARRETO, Sônia Maria da Costa. Estratégias de marketing - Estudo de Caso: Sandálias Havaianas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória.
BARRETO, Sônia Maria da Costa. A construção narrativa de Roberto Drumond em Hilda Furacão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória.
BARRETO, Sônia Maria da Costa. A comunicação como promoção cultural e valorização do Espírito Santo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória.
BARRETO, Sônia Maria da Costa. O plano de comunicação interna do Departamento Estadual de Trânsito. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Estácio de Sá de Vitória.
SILVEIRA, L.;BARRETO, Sônia Maria da Costa. Gênero e Velhice: a violência familiar contra a mulher idosa em Vitória (ES) 2010-2012. 2014. Universidade Federal do Espírito Santo.
BARROS, A. I. M.;BARRETO, Sônia Maria da Costa. Seca, mulher e relações de gênero na formação e desenvolvimento do Ceará. A participação feminina, conflitos e resistências na organização da sociedade (1877-1932). 2014. Universidade Federal do Espírito Santo.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; SANCHEZ, D. S.. Formação do aluno do Ensino Médio Integrado à Informática e o uso de uma ferramenta tecnológica: EEEM. 2015. Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; NUMES, M. A. C.; GUISSO, L. F.. A Influência da Linguagem Virtual na Norma Padrão da Língua Portuguesa nos 3os. anos do Ensino Médio Regular e da 3a. Etapa EJA da EEEFM. 2015. Faculdade Vale do Cricaré.
SANCHEZ, D. S.;BARRETO, Sônia Maria da Costa. Prática Pedagógica em Educação Ambiental no Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Edificações do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Eunápolis. 2015. Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; NUNES, M. A. C.; GUISSO, L. F.. A aplicabilidade da Lei no. 11.645/2008 nas Escolas Casa do Estudante e EMEF Placidino Passos no Município de Aracruz-ES. 2015. Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa; GUISSO, L. F.. A Evasão no Curso Técnico Noturno em Segurança do Trabalho Modalidade Subsequente - IFMG Campus Governador Valadares/MG - 2010 1 2014: Projeto de Intervenção. 2015. Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa. Circuito Turístico na Terra Pomerana. 2014. Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa. Práticas Docentes em Educação Ambiental: uma análise do ensino Fundamental em Teixeira de Freitas - BA. 2014. Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa. Projeto Educacional E Social Desenvolvido Pela CST Para Seus Funcionários E Esposas. 2014. Faculdade Vale do Cricaré.
CARIBE, L. B.;BARRETO, Sônia Maria da Costa. Educação Ambiental: um estudo de caso na Escola Municipal Francisco Henrique dos Santos - Caravelas-BA. 2014. Faculdade Vale do Cricaré.
SEIBERT, T. N. R.;BARRETO, Sônia Maria da Costa. O impacto da disciplina de Libras: Análise das experiências dos alunos licenciados de uma Instituição de Ensino Superior - IES. 2014. Faculdade Vale do Cricaré.
CARDOSO, R. E. D.;BARRETO, Sônia Maria da Costa. O processo de ensino da Língua Inglesa na EEEFM Monsenhor Guilherme Schimitz em Aracruz e as expectativas dos alunos face ao desenvolvimento local. 2014. Faculdade Vale do Cricaré.
VACCARI, D.;BARRETO, Sônia Maria da Costa. A busca do ensino da Geografia de São Mateus - ES no currículo da Rede Municipal de Ensino Fundamental nas séries finais do Ensino Fundamental. 2014. Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa. Jogos competitivos nas aulas de educação física: uma reinvenção no esporte competitivo. 2013. Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa. EAD: perspectiva para uma sociedade em desenvolvimento. 2013. Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa. Avaliação escolar e sua significação no processo educativo. 2013. Faculdade Vale do Cricaré.
MOTTA, N. C.;DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA. Educação Ambiental e Saúde Coletiva: A representação social dos acadêmicos de Enfermagem do Extremo Sul da Bahia. 2013. Faculdade Vale do Cricaré.
GUISSO, L. F.;DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA. A criança e o brincar na Educação Infantil: um olhar sobre a realização da região de Conceição da Barra, norte do Espírito Santo. 2013. Faculdade Vale do Cricaré.
THIENGO, E.;BARRETO, Sônia Maria da Costa. Prática Pedagógica, Pesquisa e Extensão: formação humana e desenvolvimento social localizados. 2013. Faculdade Vale do Cricaré.
GONCALVES, D. C.;DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA. Educação Tributária no Município de São Mateus - ES. 2013. Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa. A cultura empreendedora na escola: uma possibilidade de contribuição p/o desenvolvimento do municiípio de Pinheiro/ES. 2013. Faculdade Vale do Cricaré.
BARRETO, Sônia Maria da Costa. A viabilidade da expansão do serviço de atendimento móvel de urgência na macroregião norte do Espírito Santo. 2011.
BARRETO, Sônia Maria da Costa. Metamorfoses sociais e urbanas: um estuduo de caso Jardim Carapina - Serra/ES.. 2011. Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.
BARRETO, Sônia Maria da Costa. membro da equipe julgadora - ensino médio do concurso sobre a pesquisa histórica: A ótica do estudante capixaba sobre a colonização do solo espírito-santense. 2003. Secretaria de Estado da Educação.
Orientou
Dadir Fricks Jordão Belonia e o resgate Histórico/Cultural no município de Presidente Kennedy; Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré; (Orientador);
EJA: evasão escolar em uma unidade municipal de ensino de Presidente Kennedy/ES - Estudo de CasoS; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré; (Orientador);
O uso de Histórias em Quadrinhos como fonte de leitura e interpretação para alunos do 5o; ano; ; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré; (Coorientador);
Educação inclusiva em EAD - teoria e prática nos cursos de Pedagogia - Vitória - ES; ; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré; (Orientador);
Consultoria de Imagem na construção da identidade: estilo como marca pessoal; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré; (Orientador);
Comunidades Quilombolas de Presidente Kennedy: um olhar sobre a educação; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré; (Coorientador);
Educação de tempo integral: um estudo da realidade dos centros de educação infantil em São Mateus/ES; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré; (Orientador);
Musicalização e Infância: contribuições da música no processo de adaptação das crianças na educação infantil; ; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré; (Orientador);
Bingo: o lúdico como estratégia de ensino para alfabetização nas séries iniciai: uma análise de coleta de dados numa escola de Presidente Kennedy/ES; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré; (Orientador);
Indisciplina Escolar: desafio na aprendizagem dos alunos nas séries finais do Ensino Fundamental de uma escola em Mantenópolis/ES; ; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré; (Coorientador);
A afetividade como ferramenta na construção do processo ensino-aprendizagem para alunos do 6o; ano em uma escola em São Mateus/ES; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré; (Coorientador);
A história nossa de cada dia: Presidente Kennedy 1964-2019, na visão dos alunos da EJA; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré; (Coorientador);
Leitura de História em Quadrinhos e as estratégias interacionais: texto/leitor; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré; (Coorientador);
História em Quadrinhos: linguagem imagética na formação de leitores; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré; (Coorientador);
Como trabalhar os resultados da avaliação por iniciativa própria nas turmas de 30; anos do Ensino Fundamental no município de Presidente Kennedy/ES; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré; (Orientador);
Rita Barcelos da Silva; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré; (Coorientador);
Formação Continuada dos professores darede municipal de Aracruz/ES: reflexões sobre a prática docente; ; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré; (Orientador);
Direito Constitucional na 3a; série do Ensino Médio: uma abordagem sobre liberdade de expressão e educação cidadã; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré; (Orientador);
Ensino Fundamental: rotatividade docente e o processo ensino-aprendizagem numa escola municipal em São Mateus/ES; ; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré; (Orientador);
O Cárcere e a Maternidade: um estudo da Realidade no Centro Prisional Feminino de Colatina - ES; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré; (Orientador);
Cultura Afro-Brasileira no Cotidiano de uma Escola de Predominância Pomerana no Município de Vila Pavão - ES; ; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré; (Orientador);
O PIBID de Língua Inglesa da UNEB: educação continuada, evasão e relação universidade x escola; ; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré; (Orientador);
Gestão de Pessoas - Projeto de Intervenção: capacitação de gestores e outros interessados para atuarem em organizações rurais; ; Início: 2016; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré; (Orientador);
A aprendizagem do aluno autista; Início: 2016; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré; (Orientador);
Relação Museu-Escola: uma análise da contribuição dos espaços museais para o ensino de História; ; Início: 2016; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré; (Orientador);
Formação do Professor Regente: desafios na educação inclusiva; Início: 2016; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré; (Orientador);
Espacialização dos condomínios horizontais de Teixeira de Freitas: a busca da segurança e lazer para melhor qualidade de vida na cidade de Teixeira de Freitas-BA; Início: 2016; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré; (Coorientador);
Indisciplina Escolar: aspectos gerais, percepções e desafios no cotidiano do IFES campus São Mateus - análise do Curso Técnico em Mecânica Imtegrado ao Ensino Médio nos anos de 2013 a 2016; Início: 2016; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré; (Orientador);
Inclusão de aluno com deficiência visual na EEEFM "Bartouvino Costa", Linhares-ES e o processo de ensino-aprendizagem em matemmática; ; Início: 2016; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré; (Orientador);
Educação do Campo e preservação do meio ambiente: práticas educativas em escolas com turmas multisseriadas em São Mateus-ES; Início: 2016; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré; (Coorientador);
Ensino à distância: perspectivas para uma nova sociedade; Início: 2013; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em gestão social, educação e desenvolvime) - FACULDADE SAO MATEUS; (Orientador);
História e memória: um resgate da trajetória da sociedade musical Lira Mateense; Início: 2013; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em gestão social, educação e desenvolvime) - FACULDADE SAO MATEUS; (Orientador);
Descentralização do poder: o papel da educação como formadora do indivíduo e como constitutiva do cidadão na comunidade política; Início: 2013; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em gestão social, educação e desenvolvime) - FACULDADE SAO MATEUS; (Orientador);
Costa; Desigualdades regionais e educação no município de São Mateus; Início: 2013; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em gestão social, educação e desenvolvime) - FACULDADE SAO MATEUS; (Orientador);
A educação empreendedora na educação como fator de desenvolvimento social: uma análise pontual em escola do município de Pinheiros/ES; Início: 2013; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em gestão social, educação e desenvolvime) - FACULDADE SAO MATEUS, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; (Orientador);
O jogo na proposta curricular da educação física escolar municipal de São Mateus: uma ruptura no esporte competitivo; Início: 2013; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em gestão social, educação e desenvolvime) - FACULDADE SAO MATEUS; (Orientador);
Adaptação dos atuais projetos pedagógicos dos cursos de Letras frente à exigência imposta pelo MEC de inserção de novos conteúdos disciplinares/temáticos às matrizes currículares; ; Início: 2013; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em História Social e Política do Br) - Universidade Federal do Espírito Santo; (Orientador);
Avaliação por iniciativa própria nas turmas de 3o; ano do ensino fundamental de Presidente Kennedy/ES; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré,; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
EJA: Evasão escolar de uma unidade municipal de ensino em Presidente Kennedy/ES; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré,; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
Consultoria de imagem na construção da identidade : estilo como marca pessoal; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré,; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
Direito Constitucional na 3a; série do Ensino Médio: uma abordagem sobre a liberdade de expressão e educação cidadã; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré,; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
Formação continuada dos professores da rede municipal de Aracruz: reflexões dobre a prática docente; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré,; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
Formação continuada dos professores da rede municipal de Aracruz: reflexões dobre a prática docente; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré,; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
Formação continuada dos professores da rede municipal de Aracruz: reflexões dobre a prática docente; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré,; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
A formação continuada para o professor alfabetizador no município de Presidente Kennedy/ES: diagnóstico e realidade; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré,; Coorientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
História em Quadrinhos: linguagem imagnética na formação de leitores; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré,; Coorientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
Deficiência Intelectual: inclusão, aprendizagem e práticas pedagógicas - Pinheiros/ES; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré,; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
O PIBID de Língua Inglesa da UNEB: educação continuada, evasão e relação universidade x escola; ; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré,; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
O Cárcere e a Maternidade: um estudo da Realidade no Centro Prisional Feminino de Colatina - ES; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
Cultura Afro-Brasileira no Cotidiano de uma Escola de Predominância Pomerana no Município de Vila Pavão - ES; ; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré,; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
Formação do Professor Regente: desafios na educação inclusiva; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré,; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
Gestão de Pessoas - Projeto de Intervenção: capacitação de gestores e outros interessados para atuarem em organizações rurais; ; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré,; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
Inclusão de Aluno com Deficiência Visual na EEEFM "Bartouvino Costa", Linhares/ES e o Progresso de Ensino-aprendizagem em Matemática; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré,; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
Relação Museu-Escola: uma análise da contribuição dos espaços museais para o ensino de História; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré,; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
Indisciplina Escolar: aspectos gerais, percepções e desafios no cotidiano do IFES campus São Mateus - análise do Curso Técnico em Mecânica Imtegrado ao Ensino Médio nos anos de 2013 a 2016; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré,; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
Educaçaõ Inclusiva, Formação do Professor e Desafios na Prática Pedagógica: Estudo de Caso na EMEF Profa; Ericina Macedo Pagiola; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré,; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
A aprendizagem do aluno autista; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré,; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
O Impacto da Disciplina de Libras: Análise das Experiências dos alunos de uma IES do Município de Linhares - ES; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré,; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
Perfil Técnico do Aluno do Ensino Médio Integrado à Informática e o uso de uma Ferramenta Tecnológica: EEEF "Professor Fernando Duarte Rabelo"; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré,; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
A Influência da Linguagem Virtual na Norma Padrão da Língua Portuguesa nos 3os; anos do Ensino Médio Regular e da 3a; Etapa EJA da EEEFM "Primo Bitti" - Aracruz/ES; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré,; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
Educação Ambiental: Medida de Prevenção da Densgue na EMEF Marciano Altoé - Jaguaré/ES; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré,; Coorientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
Ginásio Santo Antônio em Caravelas - um olhar sobre a Educação no Extremo Sul da Bahia; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré,; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
A Evasão no Curso Técnico Noturno em Segurança do Trabalho Modalidade Subsequente - IFMG Campus Governador Valadares/MG - 2010 1 2014: Projeto de Intervenção; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré,; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
Educação a Distância: perspectiva para uma sociedade em desenvolvimento; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré,; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
Avaliação Escolar e sua significação no Processo Educativo; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré,; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
Os Jogos Cooperativos nas aulas de Educação Física: uma reinvenção no esporte competitivo; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré,; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
A incorporação das tecnologias da informação e comunicação pelos professores de Língua Portuguesa das escolas estaduais de ensino médio de linhares-ES; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré,; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
O estágio como ferramenta de inllusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho: desafio e perspectivas; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré,; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
Gesstão Democrática na Educação Superior: a trajetória da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - Sul da Bahia: 2011-2014; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré,; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
O Amparo ao Idoso à Luz da Legislação Atual: Lar dos Idosos São Francisco de Assis em Teixeira de Freitas; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré,; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
O Desafio do Ensino e da Aprendizagem da Matemática Hoje: a utilização do computador como ferramenta nas escolas municipais de Linhares - ES; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré,; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
Retratos de um cenário oitocentista na província do Espírio Santo (1845-1888); 2019; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Coorientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
MOTIVAÇÃO NA GESTÃO DE PESSOAS DO SETOR PÚBLICO; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Gestão Empresarial) - Centro Universitário São Camilo; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
A importância da música na Pré-escola e o desenvolvimento expressivo para a vida; 2006; 18 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Para o Ensino Superior) - Faculdade Batista de Vitória; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
Musicalização na Educação Infantil dos 3 aos 6 anos; 2006; 24 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Para o Ensino Superior) - Faculdade Batista de Vitória; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
Educação de jovens e adultos x ensino médio de jovens trabalhadores; 2006; 2006 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Para o Ensino Superior) - Faculdade Batista de Vitória; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
Projeto ÁGAPE - Programa de apoio à criança e ao adolescente; ; 2006; 20 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Para o Ensino Superior) - Faculdade Batista de Vitória; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
A educação musical nas escolas de Ensino Fundamental; 2006; 14 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Para o Ensino Superior) - Faculdade Batista de Vitória; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
O ensino de Física na Educação Básica; 2006; 43 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Para o Ensino Superior) - Faculdade Batista de Vitória; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
Ensino massificado: o problema da democratização do ensino; 2006; 28 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Para o Ensino Superior) - Faculdade Batista de Vitória; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
Curso de municalização infantil da Faculdade de Música do Espírito Santo; 2006; 25 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Para o Ensino Superior) - Faculdade Batista de Vitória; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
A música como instrumento de socialização; 2006; 23 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Para o Ensino Superior) - Faculdade Batista de Vitória; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
Argumentatividade na propaganda: um recurso pata o trabalho em sala de aula; 2006; 20 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Para o Ensino Superior) - Faculdade Batista de Vitória; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
O erro como elemento chave no processo de ensino e de aprendizagem; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pos-graduação em Docência para o Ensino S) - Fabavi; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
Musicoterapia x Educação musical; 2006; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Para o Ensino Superior) - Faculdade de Música do Espírito Santo; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
Propostas metodológicas para iniciação da educação musical infantil; 2005; 19 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Para o Ensino Superior) - Faculdade Batista de Vitória; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
O canto coral como um agente transformador, facilitador r condutor da inclusão social na vida das crianças dos CAIACs de Novo Horizonte, Feu Rosa e da Academia Art'Música; 2005; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Para o Ensino Superior) - Faculdade de Música do Espírito Santo; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
Escola de Música do Espírito Santo: 50 anos de história; 2005; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Para o Ensino Superior) - Faculdade de Música do Espírito Santo; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
O ensino da flauta doce como auxílio à educação musical no Ensino Fundamental; 2005; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Para o Ensino Superior) - Faculdade de Música do Espírito Santo; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
Festival de Música de Alegre: importância cultural, econômica e social; ; 2001; 25 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em História Social) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
O Relacionamento do Policial Militar com o Pobre; ; 2000; 25 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em História Social) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
Águas Pardas: a formação do povo lunense segundo a cor da pelo - 1890 a 1993; ; 2000; 27 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em História Social) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
A segurança pública no Morro do Quadro , em Vitória na Década de 1990: Um diálogo entre a PM do ES vista pela mídia impressa; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cominicação Social) - Ensino Superior Estácio de Sá; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
Rádio Escola: Considerações para sua Introdução numa Escola da Rede Pública de Ensino; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cominicação Social) - Ensino Superior Estácio de Sá; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
adaptação dos aatuais projetos pedagógicos dos cursos de Letras frente à exigência imposta pelo MEC de inserção de novos conteúdos disciplinares/temáticos às matrizes curriculares; 2013; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto;
Produções bibliográficas
-
MILAGRES, L. L. S. ; DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA . Linguagem Virtual nas Atividades Escolares:um estudo de caso nos 3os. anos do Ensino Médio Regular da EEEFM 'Primo Bitti' - Aracruz/ES. Revista SODEBRAS , v. 11, p. 100, 2016.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa ; CALLEGARI, D. C. . A cultura empreendedora na escola e sua contribuição para o despertar empresarial dos alunos. Revista SODEBRAS , v. 10, p. 109-118, 2015.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa ; ANDRADE, L. P. . O uso de atividades Lúdicas no ensino de Química: um estudo de caso na Escola Estadual Primo Bitti. Revista SODEBRAS , v. 10, p. 68-73, 2015.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa ; RODRIGUES, L. A. . A relação ensino-aprendizagem de Língua Inglesa na Escola estadual de Ensino Médio Dom José Dalvit no município de Montanha/ES. Revista SODEBRAS , v. 10, p. 18-23, 2015.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa ; SEIBERT, T. N. R. . O Instrutor de LIBRAS - atuação e referência para alunos surdos. Revista SODEBRAS , v. 10, p. 26-30, 2015.
-
LIMA, R. E. R. ; BARRETO, Sônia Maria da Costa . A Educação A Distância Como Instrumento Gerador De Oportunidades. Revista SODEBRAS , v. 1, p. 15-25, 2014.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Direito À Educação Como Direito Fundamental Coletivo. Revista SODEBRAS , v. 1, p. 10, 2014.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Implementação De Uma Metodologia Para O Desenvolvimento De Um Sistema De Informações Escolares (Gie) Baseado Em Softwares Llivres. Revista SODEBRAS , v. 1, p. 16, 2014.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Trilhando Os Caminhos Da Coordenação Pedagógica. Revista SODEBRAS , v. 1, p. 22, 2014.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Capacitação Continuada Do Docente De Ensino Superior. Revista SODEBRAS , v. 1, p. 12, 2014.
-
CARIBE, L. B. ; BARRETO, Sônia Maria da Costa . Educação Ambiental: um estudo de caso na Escola Municipal Francisco Henrique dos Santos, Caravelas - BA. Revista SODEBRAS , v. 1, p. 18, 2014.
-
DOMINGOS, RENATA ; ALMEIDA, GEORGIA BULIAN SOUZA ; DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA . O papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC. Educação Por Escrito , v. 5, p. 98, 2014.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . A Escola Normal D. Pedro II e a normalista capixaba nos anos 1920.. Revista Ágora (Vitória) , v. 6, p. 01-16, 2007.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Revista Capichaba. Olhar Crítico , v. 32, p. RVC, 2007.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Linguagem midiática e a normalista retratada pela revista Vida Capichaba nos anos de 1920.. Saberes In Letras, Vitória, n.junho, p. 6-6, 2004.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . SÓCRATES - Essência do ser.. Vozes e Perfis Antologia, Vitória, p. 150-154, 2002.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Fragmentos de Platão e Aquino.. Revista da Univila, Vila Velha, n.ano 1, p. 63-70, 2002.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Educação e Política no Brasil: 1a. República. Revista das Faculdades de Linhares, Linhares, n.06, p. 42-46, 1999.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa ; DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA . Letrinhas coletânea infanto juvenil 1. 1a.. ed. Vitória: Editora Jorden, 2020. v. 01. 88p .
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Mãe. 1. ed. Vitória: Editora Jorden, 2020. v. 1. 54p .
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa ; Costa, Roseanni ; DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA . Educação: agregando, incluindo e almejando oportunidades. 1. ed. Paraná: Atena, 2020. v. 1. 19p .
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa ; BARRETO, Sônia Maria da Costa . Andanças e Lembranças. 1. ed. Vila Velha: Jordem, 2020. v. 1. 12p .
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa ; BARRETO, Sônia Maria da Costa . Gosto muito de brinca...Lorenzo...eu também...Lavínia. 1. ed. Vila Velha - ES: Vila Editora, 2019. v. 2. 12p .
-
RIBEIRO, Francisco Aurélio ; BARRETO, Sônia Maria da Costa ; BARRETO, Sônia Maria da Costa . UFES: 65 anos. 1. ed. Vitória - ES: Editora Formar, 2019. v. 33. 129p .
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa ; BARRETO, Sônia Maria da Costa . GUIGUI. 1. ed. Vitória: Vila Editora, 2018. v. 1. 12p .
-
DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA . Recursos Didáticos em História - Bons motivos para inovar, contextualizar e aplicar. 1. ed. Vitória: , 2016. v. 300. 71p .
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa ; SANTOS NEVES, Luiz Guilherme Santos ; ROSA, Léa Brigida de Alvarenga . Uma abordagem de História: Conteúdo e Metodologia. Vitória: SEDU-PROCAP, 2002. v. 7. 400p .
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Políticas Educacionais no Estado do Espírito Santo -1900-1930: um olhar histórico.. 1. ed. Vitória: EDUFES, 1999. v. 1. 154p .
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa ; DAHER, M. P. . Caleidoscópio. In: Marlusse Pestana Daher. (Org.). Floradas de Ipêe. 1ed.Vitória - ES: GM Gráfica Editora, 2019, v. 1, p. 66-68.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa ; BARRETO, Sônia Maria da Costa . Chegando ao Aeroporto de Vitória. In: RIBEIRO, Francisco Aurélio.. (Org.). Aeroportos - Escritos de Vitória, 34. 1ed.Vitória: Secretaria Municipal de Vitória/ES, 2019, v. 34, p. 105-108.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa ; FRANCA, R. G. ; DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA . Os jogos cooperativos nas aulas de Educação Física: uma reinvenção no espore competitivo. In: José Roberto Gonçalves de Abreu. (Org.). Educação Física e Desenvolvimento Regional. 1ed.Curitiba: Appris, 2019, v. 1, p. 135-161.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa ; DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA . Palácio Anchieta. In: RIBEIRO, Francisco Aurélio. (Org.). Patrimônio Cultural - Escritos de Vitória, 32. 1a.ed.Vitória/ES: FORMAR Editora, 2018, v. 1, p. 109-112.
-
BRITTES, Juçara Groski ; BARRETO, Sônia Maria da Costa . Imprensa Capixaba. In: Juçara Gorski Brittes. (Org.). Aspectos Históricos da Imprensa Capixaba. Vitória: EDUFES, 2010, v. 1, p. -.
-
SIMÔES, Regina Helena Silva ; FRANCO, S. P. ; SILVA, Maria Alayde Alcântara ; BARRETO, Sônia Maria da Costa . Políticas Educacionais e Formação de Professores no Espírito Santo: anos 1920. In: Regina Helena Silva Simões; Sebastião Pimentel Franco; Maria Alayde Alcântara Silva.. (Org.). História da Edcuação no Espírito Santo: vestígios de uma construção. 1ed.Vitória: EDUFES, 2009, v. , p. 194-218.
-
NEVES, M. G. S. ; BARRETO, Sônia Maria da Costa . Mulher de Aquário. In: Maria das Graças Silva. (Org.). Letras Capixabas em Arte. Vitória: GSA, 2009, v. , p. -.
-
RIBEIRO, Francisco Aurélio ; BARRETO, Sônia Maria da Costa . Vitória nos anos 1920: a cidade, a elite e a Revista Vida Capichaba. In: Francisco Aurélio Ribeiro. (Org.). Vitória, Cidade Ilha. 1ed.Vitória: Formar, 2009, v. 26, p. 101-106.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Mulher de Aquário: sempre na Vanguarda. In: Maria Lúcia Grossi Zunti. (Org.). Tempo das Águas. Linhares: , 2008, v. 1, p. 134-140.
-
RIBEIRO, Francisco Aurélio ; BARRETO, Sônia Maria da Costa . Vitória - Cidade Sol na década de 1920: economia, sociedade e cultura. In: Francisco Aurélio Ribeiro. (Org.). Vitória Cidade Sol. 1ed.Vitória: Formar, 2008, v. 25, p. 99-113.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Revistas Capixabas na Primeira República. In: Maria das Graças Silva Neves. (Org.). Artes e Letras Capixabas. 1ed.Vitória: Artgraf, 2003, v. , p. 159-162.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Normalistas na Primeira República e a Memória da Escola Normal Pedro II. In: MARVILLA, Miguel; SIQUEIRA, Maria Helena T.. (Org.). Alguns de Nós em verso e prosa. Vitória: Flor & Cultura, 2001, v. , p. 201-210.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa ; LOUREIRO, R. M. ; BARRETO, Sônia Maria da Costa . Fazeres Poéticos. As Acadêmicas, Vitória/ES, p. 1 - 6, 14 ago. 2019.
-
PESSIM, E. ; DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA . A Ciência e Biologia no contexto da Educação do Campo. Revista Sodebras, Rio de Janeiro, p. 198 - 205, 15 jan. 2018.
-
PETERLE, A. A. ; DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA . Progressão do aprendizado da Tabuada - multiplicação - através do aplicativo Aplictabmul. Revista Sodebras, Rio de Janeiro, p. 96 - 102, 12 dez. 2017.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa ; CUZZUOL, R. . A Imprensa Nacional e no Espírito Santo: fragmentos. Revista Sodebrás, Revista Sodebrás - Rio de Jane, p. 103 - 107, 10 dez. 2017.
-
PESSIM, E. ; ALMEIDA, E. S. P. ; PEREIRA, C. L. ; BARBOSA, A. C. N. ; MOREIRA, A. S. ; PEREIRA, M. D. ; DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA . Os elementos norteadores da avaliação escolar democrática. Revista Sodebras, Rio de Janeiro, p. 33 - 39, 10 jul. 2017.
-
POLO, D. ; BARRETO, Sônia Maria da Costa . Gestão de Pessoas - Projeto de Intervenção: capacitação de gestores e outros interessados para atuarem em organizações rurais.. Revista Sodebras, Rio de Janeiro, p. 107 - 112, 16 abr. 2017.
-
CORREA, C. L. ; MANSO, M. H. S. ; AZEVEDO, L. F. S. ; PAULA, R. L. B. ; DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA . Saberes, Cultura e Práticas dos Quilombolas no Currículo em Ação na Educação Básica: desafios contemporâneos. Revista Sodebras, Rio de Janeiro, p. 203 - 213, 16 jan. 2017.
-
PESSIM, E. ; GRANIER, J. ; PEREIRA, C. L. ; MANSO, M. H. S. ; OLIVEIRA, M. L. ; DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA . Racismo contra a cor/corpo negro in/visível na educação e na sociedade: do passado ao presente. Revista Sodebras, Rio de Janeiro, p. 191 - 197, 16 jan. 2017.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Revista "Vida Capichaba". Antologia da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras, Vitória, p. 209 - 214, 01 jan. 2007.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . A mulher retratada pela revista Vida Capichaba nos anos 1920. In: III Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Semióticos, 2009, Vitória. III Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Semióticos. Vitória: ABES, 2009.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . A normalista capixaba no exercício do magistério - anos 1920. In: Congresso Internacional UFES/ Université de Paris-Est (Marne-la-Vallée) e XVI Simpósio de História da UFES - Impérios, religiosidades e etnias, 2007, Vitória. Cadernos de Resumos do Congresso Internacional UFES/ Université de Paris-Est (Marne-la-Vallée) e XVI Simpósio de História da UFES Impérios, religiosidades e etnias, 2007. p. 131-132.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . : Retrato impresso pela revista Vida Capichaba da normalista nos anos 1920. In: VIII Congresso de Estudos LIterários. Literatura, Linguagens e Mídias. Políticas do pensamento contemporâneo., 2006, Vitória. caderno de informações da UFES/Departamento de Línguas e Letras. Vitória: edufes, 2006. v. 2006. p. 64-64.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Retrato impresso, pela revista Vida Capichaba, anos 1920. Seminário Temát. In: XVII Encontro Regional de História, 2004, Campinas. Anais do XVII Encontro Regional de História, 2004.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . A instrução feminina no Espírito Santo na primeira república. In: V Congresso Ibero-americano San José-Costa Rica, 2001, San José. Anais do V Congresso Ibero-americano San José-Costa Rica, 2001.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Políticas Educacionais no Espírito Santo: Primeira República. In: III Congresso Luso-Brasileiro. Histórica de Educação Escolas, Culturas e Identidades, 2000, Coimbra. Anais do III Congresso Luso-Brasileiro, 2000. p. 87-87.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . A instrução feminina no Espírito Santo na primeira república. In: III Congresso Luso-Brasileiro. Histórica de Educação, Escolas, Culturas e Identidades., 2000, Coimbra. Anais do III Congresso Luso-Brasileiro. Histórica de Educação, 2000. p. 235-236.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Políticas Educacionais no Espírito Santo: um olhar histórico. In: IV Congresso Iberoamericano de História de Lá Educación Latinoamericana, 1998, Santiago. Anais do IV Congresso Iberoamericano de História de Lá Educación Latinoamericana, 1998. p. 130-131.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Reflexões acerca do fazer Histórico da Educação no Brasil: sobre o desafio de resgatar a História da educação brasileira.. Caderno de Pesquisa (PPGE/UFES), Vitória, n.ano III, p. 125-131, 1978.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa ; MATOS, Leila Alves Côrtes ; NUNES, Isabel Matos ; DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA . Prática de sustentabilidade e estratégia para redução de custos na empresa.. SODEBRÁS , 2018.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa ; FERREIRA, Cinthya Tatagiba Bessa ; BARRETO, Sônia Maria da Costa . Uso do cinema nas séries do Ensino Fundamental.. SODEBRÁS , 2018.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa ; ROCHA, Rosa Maria Ghidette ; BARRETO, Sônia Maria da Costa . Contribuições das tecnologias digitais na formação de Professores no Polo Universidade aberta do Brasil.. SODEBRÁS , 2018.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa ; SIPRIANO, Evandro Frassi ; BARRETO, Sônia Maria da Costa . Inclusão: um estudo de caso em uma escola da rede municipal de Cariacica - ES.. SODEBRÁS , 2018.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa ; : ; BARRETO, Sônia Maria da Costa . A relevância dos recursos tecnológicos na educação escolar.. SODEBRÁS , 2018.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa ; DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA . O Professor leitor: tensões e aproximações entre a formação docente e a prática de mediação de leitura. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa ; BARRETO, Sônia Maria da Costa . Menção Honrosa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa ; BORGHI, Sidirlene Silva ; MONTE, C. H. ; BITTI, T. P. . Educação Profissional e Inclusão Social. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Musas em movimento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . A normalista capixaba no exercício do magistério - anos 1920. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa ; BARRETO, Sônia Maria da Costa . A normalista capixaba no exercício do magistério. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . A organização do Ensino na Primeira República: A Escola Normal Dom Pedro II e a Mulher Professora por Formação e Esposa por Vocação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . A Imprensa Periódica no Espírito Santo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Educação e Desenvolvimento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . A Formação do Professor no Ensino Supeior. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . A Normalista Capixaba no Exercício do Magistério nos Anos de 1920. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Apresentação de Painel. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . A Escola Normal D. Pedro II e a normalista capixaba retratada pela revista Vida Capichaba nos anos 1920.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . História da Educação no Espírito Santo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . VIII Congresso de Estudos LIterários. Literatura, Linguagens e Mídias. Políticas do pensamento contemporâneo.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Retrato Impresso pela Revista Vida Capichaba da normalista no anos 1920. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Retrato impresso, pela revista Vida Capichaba, da normalista nos anos de 1920.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Retrato impresso, pela revista Vida Capichaba, da normalista nos anos de 1920. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . A imagem da Normalista Capixaba nos Anos de 1920, retratada pela Revista Vida Capichaba. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Projeto Vitória em versos - 450 anos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . História da Educação no Espírito Santo. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Forum Social Local. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Políticas Educacionais no Espírito Santo: 1a. República. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . A instrução feminina no Espírito Santo na 1a. República. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Políticas Educacionais do Estado do Espírito Santo. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . A Instrução feminina no Espírito Santo na 1a. República. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Políticas Educacionais no Espírito Santo: um olhar histórico. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Interiorização da UFES e Extensão Universitária. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . II Seminário de Extensão da UFES. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Políticas Educacionais no Espírito Santo - 1900 a 1930: um olhar histórico. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . O Ensino de História em Questão. 1992. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . 1o Encontro Pedagógico. 1990. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA . Escritos de Vitória Praias. Vitória: Secretaria Municipal de Cultura - ES, 2017 (Antologia).
-
DA COSTA BARRETO, SÔNIA MARIA . A Fotografia à luz da semiótica. Brasília: Unique Brasil Gráfica, 2017 (Antologia).
-
OLIVEIRA, Ester Abreu Vieira de ; BARRETO, Sônia Maria da Costa ; BARRETO, Sônia Maria da Costa . Japão: terra do sol nascente. Vitória: EDUFES, 2016 (Antologia).
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Musas da Literatura: Adélia, Ana Maria e Lygia. Vitória: GM: Academia Feminina Espirito-santense de Letras, 2014 (Antologia).
-
OLIVEIRA, Ester Abreu Vieira de ; BARRETO, Sônia Maria da Costa . Patronas e Acadêmicas. Vitória: Academia Feminina Espirito-santense de Letras, 2013 (Antologia).
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Patronas e Acadêmicas. Vitória: GM Gráfica e Editora, 2013 (Antologia).
-
GRAZZIOTTI, Marinete Simões ; BARRETO, Sônia Maria da Costa . As Políticas Públicas no Governo Varguista no Espírito Santo. Vitória, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Revista Capichaba. Vitória: Conjuntura e Mídia, 2007 (Revista Eletrônica).
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Vida Capichaba. Vitória: Academia Feminina de Letras, 2007 (Antologia).
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . A mulher retratada pela revista Vida Capichaba nos anos 1920. Vitória: ABES/ES, 2007 (Resumo).
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . A normalista capixaba no exercício do magistério ? anos 1920. Vitória 2007 (Resumo).
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Anais do V Encontro Unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão. Cachoeiro de itapemirim, 2007 (anais).
-
NASCIMENTO, Rafael Cerqueira do ; SANTOS, Luis Augusto Paraizo dos ; NOGUEIRA, Renan Alves ; BARRETO, Sônia Maria da Costa . De Muribeca...a Presidente Kennedy. Presidente Kennedy, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Venha fazer parte da nossa história. Vitória: SEDU-ES, 2002 (Cartilha).
Outras produções
ESTEVES, Ivana ; BARRETO, Sônia Maria da Costa . Alfabetização Audio-Visual na escola - o empoderamento social do indivíduo. 2009.
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Educação e Cultura. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Um Olhar Sobre a Revista Vida Capichaba na Década de 1930:uma questão de Gênero. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
BARRETO, Sônia Maria da Costa . 4o. Encontro de Escritoras Capixabas. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
BARRETO, Sônia Maria da Costa . 3o. Encontro de Escritoras Capixabas. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Designação para compor a comissão para estruturar a proposta do curso de mestrado. 2010. (Portaria n. 016 de 09 de julho de 2010 - CCJE/UFES).
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Designação para compor comissão eleitoral p/ elegerr representantes no CUR. 2010. (Portaria n. 1464 de 19 de agosto/2010).
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Presidente do Conselho de Curadores. 2010. (Resolução n. 05/2010).
BARRETO, Sônia Maria da Costa . História da educação no Espírito Santo. 2006. (Palestra).
BARRETO, Sônia Maria da Costa . A Escola Normal D. Pedro II e a normalista retratada pela revista Vida CApichaba nos anos 1920. 2006. (Palestra).
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Metodologia do Ensino de História. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Didática do Ensino Superior. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Didática do Ensino Superior. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Os Jogos Pedagógicos e Resgate da Autonomia. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Didática do Ensino Superior. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Didática do Ensino Superior. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Os Jogos Pedagógicos e Resgate da Autonomia. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Curso de Capacitação de Professores de História - PROCAP. 2001. .
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Os Jogos Pedagógicos e Resgate da Autonomia. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Didática do Ensino Superior. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Os Jogos Pedagógicos e Resgate da Autonomia. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Didática do Ensino Superior. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Os Jogos Pedagógicos e Resgate da Autonomia. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BARRETO, Sônia Maria da Costa . As Ciências Sociais e a Psicopedagogia. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Curso de Capacitação de professores - 5a a 8a séries. 1996. .
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Capacitação de Professores de Ensino de 1o. Grau. 1996. .
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Curso de Capacitação de Professores de História. 1996. .
BARRETO, Sônia Maria da Costa . As Ciências Sociais e a Psicopedagogia. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Capacitação de Professores - Bloco Único à 4a série. 1996. .
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Análise de parecer sobre Parâmetros Curriculares de 1a a 4a séries do Ensino Fundamental. 1996. (parecerista).
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Capacitação de Professores de História de 5a. a 8a. séries. 1995. .
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Capacitação de Professores de 1a. a 4a séries da Zona Rural. 1995. .
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Capacitação para Professores de Estudos Sociais. 1995. .
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Encontro de professores da Rede Estadual de Ensino - Bloco Único. 1995. .
BARRETO, Sônia Maria da Costa . 1o Fórum de Educadores: construtivismo, interacionismo e escola. 1993. .
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Consultora técnica da RCP - Universo Pedagógico. 1990. (Consultoria).
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Reciclagem e Aperfeiçoamento dos instrutores do IAPAS. 1989. (Treinamento).
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Curso de preparação de instrutores para o grupo fazendário. 1989. (Treinamento).
BARRETO, Sônia Maria da Costa . Treinamento sobre estratégias do ensino socializado. 1979. (Treinamento).
OLIVEIRA, Ester Abreu Vieira de ; BARRETO, Sônia Maria da Costa . A instalação da Escola Normal "Pedro " e a normalista capixaba no magistério -1920. 2009 (Artigo) .
Projetos de pesquisa
-
2009 - Atual
História das Salas de Exibição Cinematográfica no Espírito Santo, Descrição: Essa pesquisa pretende desvendar a trajetória das salas de exibição cinematográfica no ES contextualizando com os órgãos de políticas públicas para o cinema nacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sônia Maria da Costa Barreto - Coordenador.
-
2009 - Atual
História da Imprensa no Espírito Santo, Descrição: Essa pesquisa tem como objetivo analisar o papel da imprensa no Espírito Santo: fontes, circulação e produção historiográfica contemporânea.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sônia Maria da Costa Barreto - Coordenador.
-
2000 - Atual
Acervos pessoais e memória coletiva: organização e tratamento técnico do acervo História da Exibição Cinematográfica no Espírito Santo, Descrição: Essa pesquisa busca analisar e descrever a história da exibição cinematográfica no ES entre 1979 e organizar os documentos digitalmente formando um banco de dados sobre o assunto e realizar levantamento dos acervos disponíveis em arquivos públicos e privados referentes a História do cinema no Espírito Santo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sônia Maria da Costa Barreto - Coordenador.
Prêmios
2019
Medalha Maria José Menezes, Escritores Reunidos - Coordenação da escritora Marlusse Pestana Daher.
2019
Diploma de Honra ao Mérito, Escritores Reunidos - Coordenação da escritora Marlusse Pestana Daher.
2011
Voto de louvor, Academia Feminina Espírito-santense de Letras.
2011
Voto de louvor, Câmara Municipal de Vitória - ES.
2011
Voto de liuvor, Academia Feminina Espírito-santense de Letras.
2007
Homenagem em comemoração aos 115 anos da Escola Maria Ortiz, Assembléia Legislativa - ES.
2004
Honra ao mérito pelo destaque na vida profissional, Câmara Municipal de Vitória.
2003
Paraninfa da 1a. Turma do Curso de Pedagogia, Faculdade de Vila Velha.
2000
Honra ao Mérito - Dia Internacional da Mulher, Câmara Municipal de Vitória - ES.
2000
Honra ao mérito pelos relevantes serviços prestados à comunidade, Câmara Municipal de Vitória - ES.
1987
Personalidade Mulher - 87, Jornal de Serviço Capixaba.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade Vale do Cricaré. , Rua Humberto de Almeida Francklin, Universitário, 29933415 - São Mateus, ES - Brasil, Telefone: (27) 33130000, URL da Homepage:
Experiência profissional
2014 - Atual
Universidade Federal do Espirito SantoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a distância, Carga horária: 20
2014 - Atual
Universidade Federal do Espirito SantoVínculo: Tutora, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
2013 - 2014
Universidade Federal do Espirito SantoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora presencial, Carga horária: 20
2009 - 2011
Universidade Federal do Espirito SantoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - Atual
Faculdade Vale do CricaréVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Doutor - Carga horária: 15 h.
Outras informações:
Professor e Orientador do Mestrado em Ciências, Tecnologia e Educação da Faculdade.
2013 - Atual
Faculdade Vale do CricaréVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor pesquisador, Carga horária: 20
2012 - 2012
Universidade Federal do Espírito SantoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário, Carga horária: 20
2009 - 2011
Universidade Federal do Espírito SantoVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante - Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - 2010
Universidade Federal do Espírito SantoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Convidado, Carga horária: 10
Outras informações:
Atuação docente no NEAD/UFES.
2006 - 2007
Universidade Federal do Espírito SantoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: aposentada, Carga horária: 0
2004 - 2005
Universidade Federal do Espírito SantoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: aposentada, Carga horária: 0
Outras informações:
aposentada
1978 - 2000
Universidade Federal do Espírito SantoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Atividades
-
05/2006 - 05/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Curadores.,Cargo ou função, conselheira.
-
01/2004 - 01/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Curadores.,Cargo ou função, conselheira.
-
11/1989 - 12/2000
Ensino, Pedagogia e História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pratica de Ensino de História, Metodologia e Ensino de Estudos Socias, Didática
-
07/1998 - 10/2000
Extensão universitária , Centro Pedagógico, Departamento de Didática e Prática de Ensino.,Atividade de extensão realizada, Projeto Educação Continuada e Aperfeiçoamento para monitores do curso fundamental do MEPES.
-
06/1996 - 10/2000
Extensão universitária , Ceunes, Profic Programa de Formação Interdisciplinar Continuada.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora.
-
08/1998 - 09/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino e Pesquisa, Comissão de Graduação e Ensino.,Cargo ou função, Membro de comissão.
-
11/1999 - 06/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Pedagógico, Comissão Interdepartamental da Avaliação Oferta Vest 2001 Pedagogia.,Cargo ou função, Membro de comissão.
-
11/1999 - 02/2000
Direção e administração, Ceunes, Coordenação Geral.,Cargo ou função, Coordenadora Geral.
-
11/1999 - 02/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, Comissão de Orçamentos e Finanças.,Cargo ou função, Membro de comissão.
-
11/1999 - 02/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, Comissão de Orçamentos e Finanças.,Cargo ou função, Membro de comissão.
-
08/1998 - 11/1999
Direção e administração, Ceunes.,Cargo ou função, Coordenadora de Ensino, Extensão e Pesquisa.
-
11/1998 - 11/1998
Extensão universitária , Ceunes, 13a Semana de Artes de São Mateus.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora de Oficinas.
-
08/1998 - 11/1998
Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão, Câmara de Extensão.,Atividade de extensão realizada, membra da câmara de extensão.
-
08/1998 - 11/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Conselho de Ensino e Pesquisa.,Cargo ou função, Membro de comissão.
-
03/1995 - 08/1998
Direção e administração, Ceunes, Coordenação do Curso de Pedagogia.,Cargo ou função, sub-coordenadora.
-
01/1998 - 02/1998
Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão, Programa Universidade Solidária.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora de Equipe.
-
10/1997 - 10/1997
Extensão universitária , Ceunes, 12a Semana de Artes de São Mateus.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora de Oficinas.
-
05/1997 - 06/1997
Direção e administração, Ceunes, Coordenação de Ensino de Pesquisa e de Extensão.,Cargo ou função, Coordenadora.
-
03/1991 - 06/1993
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Pedagógico.,Cargo ou função, conselheira conselho consultivo do Laboratório de Aprendizagem do CP.
-
01/1991 - 06/1993
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Pedagógico, Conselho Consultivo do Laboratório de Aprendizagem da Ufes.,Cargo ou função, Membro de conselho.
-
05/1990 - 06/1993
Extensão universitária , Centro Pedagógico.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Núcleo de Extensão e Estágio.
-
06/1978 - 10/1989
Ensino, Pedagogia e História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudo de Problemas Brasileiros
-
06/1981 - 12/1981
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Comissão Organizadora do Catálogo Geral da Ufes.,Cargo ou função, Membro de conselho.
2009 - Atual
Conselho de Curadores da UFESVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Conselheira
2009 - 2012
Centro Universitário São CamiloVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do Comitê de Ética, Carga horária: 2
2006 - 2008
CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESPIRITO SANTOVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: conselheira suplente
2004 - 2006
CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESPIRITO SANTOVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: conselheira - suplente
2005 - 2009
Faculdade Batista de VitoriaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2005
Direção e administração, Faculdade Batista de Vitória, Centro Laranjeiras Praia do Canto e Vila Velha.,Cargo ou função, Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação em Educação.
-
01/2005
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Organizacional, Tópicos Especiais em Administração II
2004 - 2004
Faculdade de Ciencias de VitóriaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2004 - 12/2004
Direção e administração, Privado.,Cargo ou função, Coordenadora do curso de Pedagogia.
2008 - 2009
Faculdade Estácio de Sá de VitóriaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2006 - 2006
J Simões Ensino SuperiorVínculo: Professor Efetivo, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 8
2001 - 2003
Sistema Univila de EnsinoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Atividades
-
01/2002 - 10/2003
Direção e administração, Vila Velha.,Cargo ou função, Diretora de Relacionamento com a Comunidade.
-
01/2002 - 10/2003
Direção e administração, Univila Vila Velha Ibiraçú.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Pedagogia.
-
01/2001 - 10/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática, Estudos Independentes, Didática do Ensino Superior
-
02/2003 - 07/2003
Ensino, Especialização Em Educação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Construção do Conhecimento - Aprendizagem
2018 - Atual
Universidade Federal FluminenseVínculo: Parecerista RevisttAlep, Enquadramento Funcional: Voluntária
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sonia Maria da Costa Barreto e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?