Marlene de Fátima Cararo Pires

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1981) , mestrado em Educação pelo PPGE/UFES(1993) e doutorado em Educação pelo PPG/UFES(2015). É professora do Departamento de Educação, Política e Sociedade do Centro de Educação da UFES desde 1994. Foi, também, professora do ensino fundamental e médio na rede estadual e na rede municipal de Vitória . Tem experiência na área de Educação Popular, Gestão Educacional e Política Educacional, tendo sido Secretária de Educação do Município de de Vitória(ES) na gestão 2005-2008. Foi presidente da ADUFES -Associação de Docentes da UFES (2002-2004).

Informações coletadas do Lattes em 10/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Curso de Doutorado em Educação

2011 - 2015

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: O Programa Mais Educação e suas interfaces com outros programas sociais federais no combate à pobreza e à vulnerabilidade social: intenções e tensões.
Gilda Cardoso de Araújo.

Mestrado em Educação

1988 - 1993

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: EDUCAÇÃO POPULAR E CARÁTER EDUCATIVO DOS MOVIMENTOS POPULARES URBANOS,Ano de Obtenção: 1993
Joao Eudes Rodrigues Pinheiro.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Pedagogia

1978 - 1981

Universidade Federal do Espírito Santo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Marlene de Fátima Cararo . SEMINÁRIO ANDIFES-REGIONAL SUDESTE:REFORMA DO ENSINO MÉDIO. 2016. (Outro).

PIRES, M. F. C. . I Seminário de Avaliação dos Cursos de Graduação-2011. 2011. (Outro).

PIRES, M. F. C. . IV Semana da Pedagogia- Política e Formação: O Plano Nacional de Educação em debate. 2011. (Outro).

Marlene de Fátima Cararo . SEMANA DA PEDAGOGIA-CENTRO DE EDUCAÇÃO-UFES. 2010. (Outro).

Marlene de Fátima Cararo . I SIMPÓSIO EM ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA DO ESPÍRITO SANTO. 2009. (Outro).

Marlene de Fátima Cararo . III SEMINÁRIO DE PESQUISA,EXTENSÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA-CE-UFES. 2009. (Outro).

Marlene de Fátima Cararo . CIDADES 2006- FEIRA E CONGRESSO INTERNACIONAL-O DESAFIO DA INOVAÇÃO NA GESTAÕ DAS CIDADES. 2006. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Mesa Redonda "Educação m Tempo Integral: Perspectivas".Educação em Tempo Integral: intenções e tensões. 2015. (Outra).

II SEmináio capixaba de Formação Continuada de Conselheiros Municipais de Educação.Educação em tempo integral e educação infantil no contexto do PNE: implicações para as políticas municipais. 2014. (Seminário).

Seminário de Estudos da EEEFM Aristóbulo Barbosa Leão.Os sentidos da escola e a imortância do planejamento educacional. 2013. (Seminário).

XII Congresso Internacional de Educação Popular. Educação de Qualidade: a Escola e o Projeto Polítco-pedagógico. 2012. (Congresso).

7ª Semana Teológica."Educação, Ética e Ecologia". 2004. (Outra).

Semana de Ensino Religioso."Ética e Cidadania na Escola". 2004. (Outra).

Projeto de Extensão Universitária."Alternativa FM". 2001. (Outra).

"Projeto Girassol".De mãos dadas: UFES e comunidade. 2000. (Outra).

Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo. O papel do Projeto Político-Pedagógico na superação da repressão nas escolas. 2000. (Congresso).

II Semana Sócio-Pedagógica."Participação e Cidadania" e "Postura Pedagógica na Educação Popular". 2000. (Outra).

Pré-Congresso Municipal de Vila Velha. Participante. 2000. (Congresso).

Projeto EDUCAL."Educação Libertadora". 2000. (Seminário).

Oficinas de Iniciação Profissional: formação pelo trabalho e para o trabalho.Supervisão. 1997. (Oficina).

Simpósio Paulo Freire: A Práxis Político-Pedagógica do Educador.Coordenação. 1996. (Simpósio).

Avaliação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu.Participante. 1995. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: MARGARETE DA PENHA PEREIRA FREITAS

Marlene de Fátima Cararo. PERFIL DE ALUNOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM VILA VELHA?ES: UM ESTUDO DE CASO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Sergio Ricardo Costa

SANA, J. J. B.;CARARO, M.F. e PIRES, M.F.C.. POBREZA, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E INCLUSÃO ESCOLAR. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Angela Maria da Costa Silva

GONCALVES, A. F. S.;CARARO, M.F. e PIRES, M.F.C.. A alfabetização: a necessidade real para introduzir as crianças no mundo da leitura e escrita. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: ALINE APARECIDA ALVES

CAMPOS, G. P. S.;CARARO, M.F. e PIRES, M.F.C.. A desigualdade social, o preconceito e a realidade do negro. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: VIVIANE PLASTER

MOTTA, M. S.;CARARO, M.F. e PIRES, M.F.C.. O acompanhamento às famílias beneficiárias do Bolsa Família pelo Centro de Referencia de Assistência Social do município de Afonso Cláudio/ES. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: EDSON DE JESUS SCHNEROCKE

MOTTA, M. S.;CARARO, M.F. e PIRES, M.F.C.. O Programa Bolsa Família e o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Michele Silva Kohler

MENDES, R. M.;CARARO, M.F. e PIRES, M.F.C.. O Programa Bolsa Família e a aprendizagem de indivíduos infanto-juvenis no espaço socioeducativo. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Claudia Valeria Vianna de Araujo Allemand

MENDES, R. M.;CARARO, M.F. e PIRES, M.F.C.. CONCEPÇÕES DE BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE VILA VELHA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Nelma Tavares

Marlene de Fátima Cararo; OLIVEIRA, I. M.; AGUIAR, M. P.. CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR E PRISÃO PATERNA:UM ESTUDO DE CASO DO TIPO ETNOGRÁFICO. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: JOCÁSSIA DUARTE GOMES e SILOÉ VINÍCIUS ROCHA GONÇALVES

CARARO, M.F. e PIRES, M.F.C.. A política de educação em tempo integral no municípo da Serra a partir do projeto social Estação Conhecimento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Karoline do Carmo da Sllva e Viviane Nonato Pinto Pechim

CARARO, M.F. e PIRES, M.F.C.. A Educação Social: uma prática capaz de mudanças significativas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Sandra Márcia Xavier Tavares

PIRES, M. F. C.; Giovandro Marcus Ferreira. As artes de fazer na era das tecnologia da informação: o computador/internet nas escolas estaduais de Vitória. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Regina Helena Silva Simoes

PINHEIRO, J. E. R.;SIMOES, R. H. S.; KROHLING, A.. Educação popular e caráter educativo dos movimentos populares urbanos: um estudo do processo de participação popular no orçamento de Vila Velha-ES. 1993. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Dayane Schumacher de Araújo

A Educação em Tempo Integral na Educação Infantil; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo; (Orientador);

Viviane Sales

Educação em Tempo Integral no Ensino Fundamental; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo; (Orientador);

Marcia Machado do Nascimento

O programa de aceleração da aprendizagem no município de Cariacica: a percepção dos facilitadores; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Formação de ESpecialista em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Marlene de Fatima Cararo Pires;

Marluce Leila Simões Lopes

A utilização da Tv e do vídeo no ensino médio: relação entre o que os alunos assistem e os conteúdos; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Formação de ESpecialista em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Marlene de Fatima Cararo Pires;

Elvira Ana Bianchi

PROCAP - ES: programa oficial versus perceção dos capacitados; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Formação de ESpecialista em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Marlene de Fatima Cararo Pires;

Elcy marcia Rodrigues e Pamela Nimer

O perfil do aluno de EJA num contexto de tensões e desafios; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Marlene de Fatima Cararo Pires;

Leontina Cassilhas Trindade

A contribuição da Arte na Educação em Tempo Integral em uma escola de ensino fundamental de Vitória-ES; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Marlene de Fatima Cararo Pires;

Patrícia da Silva Cortelletti Arrebola

A obrigatoriedade da Educação Infantil a partir dos quatro anos: da Emenda Constitucional 59/2009 ao Plano Nacional de Educação; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Marlene de Fatima Cararo Pires;

Dayse Pereira Vieira dos Santos

Educação em Tempo Integral: um desafio para a região de São Pedro-Vitória/ES; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Marlene de Fatima Cararo Pires;

Myrian Fiorani Zandomenego

As percepções dos educadores referentes ao Estatuto da Criança e do Adolesentete; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Marlene de Fatima Cararo Pires;

Iracema Dias Silva e Raquel Vieira Carniele

Fatores facilitadores e desafios para a permanência dos alunos da EJA: estudo de caso; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Marlene de Fatima Cararo Pires;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Joao Eudes Rodrigues Pinheiro

Educação popular e caráter educativo dos movimentos populares urbanos: uma estudo do processo de participação popular no orçamento municipal de Vila Velha-ES; 1993; Dissertação (Mestrado em Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Orientador: Joao Eudes Rodrigues Pinheiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CARARO, M.F. e PIRES, M.F.C. . As políticas de tempo integral em tempos de Terceira Via e de parcerias público-privadas.. Comunicações , v. 19, p. 75, 2012.

  • PIRES, M. F. C. ; VENTORIM, Silvana (Org.) ; OLIVEIRA, Edna Castro de (Org.) . Paulo Freire: a práxis político-pedagógica do educador. 01. ed. Vitória: EDUFES, 2000. v. 01. 309p .

  • Marlene de Fátima Cararo ; CARARO, M. F. . A GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL E O PROCESSO DE FORMAÇÃO HUMANA DOS SUJEITOS DA/NA ESCOLA. In: Edson Pantaleão; Kézia Rodrigues Nunes; Rosimeire dos Santos Brito. (Org.). CONSELHOS ESCOLARES E FORMAÇÃO HUMANA. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2017, v. , p. 75-93.

  • CARARO, M.F. e PIRES, M.F.C. ; VELAME, G. A. . A política de gestão democrática da educação e a gestão democrática da política em educação no município de Vitória no período de 2005-2008: processo de aprendizagem e luta política. In: CRAVO, T.B.. (Org.). A política de gestão democrática da educação e a gestão democrática da política da educação no município de Vitória: proceso de aprndizagem e luta política. 1ªed.Vitória-Es: , 2012, v. , p. 101-129.

  • CARARO, M.F. e PIRES, M.F.C. ; FRAGA, S. M. M. . Investir muito e/ou investir bem? Opções de (des)caminhos no financiamento da educação em Vitória. In: CRAVO, T.B.. (Org.). Gestão da Educação em Vitória: caminhos, estratégias, contradições. 1ªed.Vitória-Es: Gráfica Santo Antônio, 2012, v. , p. 154-183.

  • CARARO, M.F. e PIRES, M.F.C. ; COELHO, P. C. A. ; MOTA, C. N. . A relação entre o público e o privado na educação brasileira. In: VIII Encontro Regional da ANPAE SUDESTE e XII Encontro Estadual da ANPAE-SP, 2012, Campinas. VIII Encontro Regional da ANPAE SUDESTE e XII Encontro Estadual da ANPAE-SP, 2012., 2012, Campinas-SP. VIII Encontro Regional da ANPAE SUDESTE e XII Encontro Estadual da ANPAE-SP, 2012, Campinas. VIII Encontro Regional da ANPAE SUDESTE e XII Encontro Estadual da ANPAE-SP, 2012., 2012.

  • Marlene de Fátima Cararo . ?PROGRAMAS SOCIAIS FEDERAIS NO ENFRENTAMENTO À POBREZA E À VULNERABILIDADE SOCIAL?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARARO, M.F. e PIRES, M.F.C. . A importãncia do Pedagogo na contemporaneidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Marlene de Fátima Cararo ; PEREIRA, P.C.M. ; CORÁ, E. . ?A cidade e a Educação Integral?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARARO, M.F. e PIRES, M.F.C. . Gestão da educação Básica no ãmbito municipal: desafios e possibilidades para os dirigentes municipais de educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Marlene de Fátima Cararo . CULTURA, EDUCAÇÃO E CIDADANIA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Marlene de Fátima Cararo . SEMINÁRIO SOBRE MUNICIPALIZAÇÃO. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Paulo da Silva Rodrigues ; Rogério Drago ; PIRES, M. F. C. ; Ivana Queiroz Bello ; Jucinei Avance Rocha ; Silvana Delazari ; Rosalba Lima Coutinho ; Ângela Aparecida Louzada ; Maria José Correa de Souza ; Simone Aparecida Dalmoneche Paiva ; Alcina Maria de Souza Leite Ferreira . Projeto Político Pedagógico: juntos construindo uma nova escola. Vitória: Aquarius, 2008 (Apresentação de Livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Políticas e Práticas de Educação, Pobreza e Desigualdade Social no Espírito Santo, Descrição: O estudo busca investigar as circunstâncias de pobreza em sua relação com a educação no estado do Espírito Santo. Analisa a conjuntura dessa relação a partir dos contextos empobrecidos em municípios do Espírito Santo. A abordagem teórico-metodológica é a pesquisa-ação, valendo-se da pesquisa-formação, para contribuir com a formação de profissionais da educação e outros que atuam diretamente com crianças, adolescentes e jovens em situação de pobreza.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Marlene de Fatima Cararo Pires - Coordenador / Itamar Mendes da Silva - Integrante / Dulcinea Campos sa Silva - Integrante / Mariangela Lima de Almeida - Integrante / Andreia Lima Kuyumjian - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

HOMENAGEM PELOS TRABALHOS REALIZADOS NA COORDENAÇÃO DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE PEDAGOGIA, CENTRO DE EDUCAÇÃO-UFES- CERIMÔNIA DE COMEMORAÇÃO DE 40 ANOS DE CRIAÇÃO.

2008

Honra ao Mérito - Dia do Bibliotecário, Prefeitura Municipal de Vitória.

2007

Projeto "História Viva", Centro Educacional Brasileiro - "Majestic".

2005

Paraninfa, Turma de formandos em Pedagogia (matutino) do ano 2005/1.

2005

Honra ao Mérito - Dia Internacional da Mulher, Prefeitura Municipal de Vitória.

2004

Paraninfa, Turma de formandos em Pedagogia (matutino) do ano 2004/1.

2004

Paraninfa, Turma de formandos em Pedagogia (noturno) do ano 2004/1.

2003

COMENDA "Paulo Freire", Câmara Municipal de Vitória.

2002

Paraninfa, Turma de formandos em Pedagogia (matutino) do ano 2002/2.

1999

Homenagem Especial, Turma de formandos em Pedagogia (vespertino) do ano 1999/2.

1999

Homenagem, Turma de formandos em Pedagogia (matutino) do ano 1999/2.

1998

Patronesse, Turma de formandos em Pedagogia do ano 1998/1.

1997

Paraninfa, Turma de formandos em Pedagogia do ano 1997/2.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Pedagógico. , Av Fernando Ferrari, s/n. Centro de Educação, Colegiado do Curso de Pedagogia., Goiabeiras, 29075000 - Vitória, ES - Brasil, Telefone: (27) 40092534

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - Atual

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2000 - 2010

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas no curso de graduação em Pedagogia: História da Educação Brasileira; Perspectivas em Educação Popular; Cotidiano da Escola; Disciplinas ministradas no curso de Formação de Especialistas em Educação: Pensamento Pedagógico Brasileiro; Teoria do Estado, Teoria Política e Política Nacional; e Educação e Trabalho.

  • 2001 - 2003

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Coordenadora, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Colegiado

    Outras informações:
    Coordenadora/representante do Colegiado do curso de graduação em Pedagogia

  • 2001 - 2002

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Subchefe do DFEOE, Enquadramento Funcional: Subchefe do Departamento

    Outras informações:
    Subchefe do Departamento de Fundamentos da Educação e Orientação Educacional pelo período de 1 ano.

  • 2001 - 2001

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Coordenadora, Enquadramento Funcional: Coordenadora

    Outras informações:
    Coordenadora do Núcleo de Educação para Jovens e Adultos devido ao afastamento da Professora Edna Castro de Oliveira para que esta possa cursar doutorado.

  • 2000 - 2001

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Chefe do DFEOE, Enquadramento Funcional: Chefe do Departamento

    Outras informações:
    Chefe do Departamento de Fundamentos da Educação e Orientação Educacional, do Centro Pedagógico da UFES.

  • 1995 - 1997

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora

    Outras informações:
    Coordenadora do projeto de extensão "Nossos Meninos", com registro nº049/95 na PROEx (início 07/1996) Coordenadora do projeto de extensão "Nossos Meninos", com registro nº044/97 na PROEx (início: 01/1997)

  • 2005 - 2008

    Prefeitura Municipal de Vitória

    Vínculo: Secretária de Educação, Enquadramento Funcional: Cargo comissionado, Carga horária: 40

  • 1991 - 1993

    ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ?EXPERIMENTAL de VITÓRIA"

    Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Regente de turma de 3 ª série do E. F.

  • 1991 - 1991

    EMEF Alvimar Silva

    Vínculo: Pedagoga, Enquadramento Funcional: Pedagoga

  • 1986 - 1986

    EEF Godofredo Schneider

    Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Fundamentos da Educação II

    Outras informações:
    Professora de Fundamentos da Educação II - Fundamentos Sócio-histórico-filosóficos para o Curso de Habilitação em Magistério para o 1º Grau

  • 1986 - 1986

    EEF Godofredo Schneider

    Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Estrutura e Ensino do 1º grau

    Outras informações:
    Professora do Curso em Habilitação em Magistério para o 1º Grau