Marcos Roberto Candido

Graduado em História (1997), Especialista em Metodologia do Ensino de História (2005) e Mestre em Linguística (2015) pela Universidade de Franca- UNIFRAN. Professor de História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). Tem interesse pela pesquisa nas áreas de História do Brasil, História Oral e Linguística Textual. Desenvolveu junto ao Setor de Patrimônio Histórico e Cultural de Muzambinho projetos nas áreas de Cultura e Memória.

Informações coletadas do Lattes em 13/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Lingüística

2013 - 2015

UNIVERSIDADE DE FRANCA
Título: COMPAIXÃO E PROTEÇÃO: A ARGUMENTAÇÃO SENSIBILIZADORA DO VÍDEO ?DESPEDIDA À NAÇÃO? DO PRESIDENTE LULA
, Ano de Obtenção: 2015.Prof. Dr. Fernando Aparecido Ferreira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Argumentação; Retórica; Discurso político; Audiovisual.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística Textual. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Metodologia do Ensino de História

2003 - 2004

Faculdade de Educação São Luis - Jaboticabal
Título: A Cultura Popular e o Ensino de História: A Folia de Reis como Motivação para a valorização do Patrimônio Sócio-cultural das comunidades
Orientador: Professora Mestre Liamar Izilda Tuon

Graduação em Licenciatura Plena em História

1994 - 1997

Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Guaxupé
Título: Não há

Formação complementar

2017 - 2017

Bases Teóricas para Redação Científica. (Carga horária: 8h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Bases Teóricas para iniciação científica. (Carga horária: 21h). , Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Um estudo do auditório no processo de argumentação. (Carga horária: 4h). , Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.

2013 - 2013

Semiótica: Fundamentos Teóricos e Metodologia. (Carga horária: 4h). , Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.

2013 - 2013

Múltiplas abordagens do fato linguístico. (Carga horária: 2h). , Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Argumentação e Retórica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Linguística.

Organização de eventos

CÂNDIDO, M. R. ; BALDAN JUNIOR, H. ; FASHIBINDER, A.G ; SOUZA, R.A . Semana de Planejamento Docente - Avaliação de aprendizagem no contexto de ensino remoto emergencial. 2020. (Outro).

CÂNDIDO, M. R. ; VIEIRA, L. C. ; BUENO, A. C. . III Workshop de Educação a Distância. 2014. (Outro).

CÂNDIDO, M. R. . III Encontro Folclórico. 2004. (Festival).

CÂNDIDO, M. R. ; Podestá, Luiz Ricardo de ; CULTURA, S.E.L . Semana da Cultura Negra. 2004. (Outro).

CÂNDIDO, M. R. ; Podestá, Luiz Ricardo de ; CULTURA, S.E.L . Semana da Cultura Negra. 2003. (Outro).

CÂNDIDO, M. R. ; Podestá, Luiz Ricardo de ; CULTURA, S.E.L . II Encontro Folclórico. 2003. (Outro).

CÂNDIDO, M. R. ; Vários . Festival da Música Inédita de Muzambinho. 2002. (Festival).

Participação em eventos

17a. Olimpíada Nacional de História do Brasil. Não há. 2025. (Olimpíada).

AÇÃO MUZ - "Educação Antirracista: um compromisso institucional". 2025. (Outra).

16a. Olimpíada Nacional de História do Brasil. Não há. 2024. (Olimpíada).

14a. Olimpíada Nacional de História do Brasil. Não há. 2022. (Olimpíada).

Josif 2022 - 14a. Jornada Cientifica do IFSULDEMINAS. Muzambinho e a Era Vargas: a construção do cenário político local sob a égide de Lycurgo Leite. 2022. (Congresso).

13a. Olimpíada Nacional de História do Brasil. Não há. 2021. (Olimpíada).

12 Olimpíada Nacional de História do Brasil. Não há. 2020. (Olimpíada).

?Da sala de aula expositiva às metodologias ativas: Possibilidades para aprendizagem centrada nos estudantes?. 2019. (Outra).

?Setembro Verde: Mês da Inclusão Social da Pessoa com Deficiência?,. 2019. (Outra).

11a. Olimpíada Nacional de História do Brasil. 11a. Olimpíada Nacional de História do Brasil. 2019. (Olimpíada).

11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS. Avaliador de Subsmissão - área Filosofia, Sociologia, Ciência Política, Antropologia, Arqueologia, História, Teologia, Psicologia. 2019. (Congresso).

Webconferência da Política de Inovação. 2019. (Outra).

?A droga do meu mundo com drogas?. 2018. (Outra).

10a. Olimpíada Nacional de História do Brasil - Unicamp. 10a. Olimpíada Nacional de História do Brasil - Unicamp. 2018. (Olimpíada).

10ª Jornada Científica e Tecnológica e 7º Simpósio de PósGraduação do IFSULDEMINAS. DIRETOR DE MODALIDADE ? área Filosofia, Sociologia, Ciência Política, Antropologia, Arqueologia, História, Teologia, Psicologia. 2018. (Congresso).

10ª Jornada Científica e Tecnológica e 7º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS. 2018. (Congresso).

?I Colóquio de História Local e Regional do IFSULDEMINAS ? Campus Muzambinho?. 2017. (Outra).

?Saúde Mental: Como manter o equilíbrio e não adoecer ? Vamos conversar sobre depressão??. 2017. (Outra).

9a. Olimpíada Nacional de História do Brasil - Unicamp. 9a. Olimpíada Nacional de História do Brasil - Unicamp. 2017. (Olimpíada).

9ª Jornada Científica e Tecnológica e 6º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS.. Avaliou o trabalho intitulado Análise da Heterossexualidade Institucionalizada Como Fato Social À Luz das Concepções Durkheimianas. 2017. (Congresso).

Enfoque Pedagógico.Os Quilombos no Brasil. 2017. (Encontro).

I Colóquio de História Local e Regional.As camélias da liberdade: uma análise histórica sobre a existência de um quilombo-abolicionista em Muzambinho. 2017. (Outra).

Plano Educacional Individualizado (PEI): uma estratégia colaborativa para construção do conhecimentonto. 2017. (Encontro).

8a. Olimpíada Nacional de História do Brasil - Unicamp. 8a. Olimpíada Nacional de História do Brasil - Unicamp. 2016. (Olimpíada).

8ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E 5º SIMPÓSIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFSULDEMINAS. 2016. (Congresso).

IV SEMANA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA.Avaliador de Trabalhos Acadêmicos do Eixo Temático: Relações Étnico-raciais. 2016. (Seminário).

7ª Jornada Científica e Tecnológica e 4º Simpósio de Pós Graduação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.Paternalismo e Paixão: A Intertextualidade do Discurso de Despedida do Presidente Lula e da Carta-Testamento de Getúlio Vargas. 2015. (Simpósio).

Capacitação em Gestão de Educação a Distância.Capacitação em Gestão de Educação a Distância no IFSULDEMINAS. 2015. (Simpósio).

Evasão Escolar na EaD. 2015. (Encontro).

V Congresso Internacional de Tecnologia Educacional da ABT. 2015. (Congresso).

62o. Seminário do GEL.O ?Papai Noel? dos pobres: religiosidade e populismo na retórica argumentativa de Vargas às vésperas do Natal. 2014. (Seminário).

Ensino Integrado nos Cursos de Formação Profissional do IFSULDEMINAS. 2014. (Outra).

Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade na Linguística. 2014. (Outra).

V Selifran.Salvação, Proteção e Ternura: Argumentação e Retórica no Vídeo ?Despedida à Nação" do Presidente Lula. 2014. (Seminário).

19º InPLA - 5º SIL.Salvação, Proteção e Ternura: Argumentação e Retórica no Vídeo ?Despedida à Nação. 2013. (Seminário).

5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós Graduação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.A Retórica da Imagem no texto publicitário. 2013. (Simpósio).

5º Simpósio do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Franca ? UNIFRAN. 2013. (Simpósio).

Algumas considerações sobre Ética na Pesquisa. 2013. (Outra).

IV Seminário de Pesquisa em Linguística da Unifran - Selifran.A Incitação do Pathos no Discurso do Presidente Lula. 2013. (Seminário).

O ?texto na sala de aula? contemporânea: multiletramentos. 2013. (Outra).

Senso Comum, modelos mentais e comunidades interpretativas: um estudo do auditório no processo de de argumentação. 2013. (Outra).

4a. Olimpíada Nacional de História do Brasil - Unicamp. 4a. Olimpíada Nacional de História do Brasil. 2012. (Olimpíada).

Seminário de História - Facamp I. 2012. (Seminário).

WEB JOGO FACAMP I. Web Jogo Facamp I. 2012. (Olimpíada).

I Semana de Licenciatura para Graduados - Educação Inclusiva.Convidado como debatedor sobre as políticas públicas para a educação inclusiva. 2009. (Seminário).

Agenda 21: "Meio Ambiente e População no Brasil. 2008. (Oficina).

II Congresso Anglo de Educadores em São Paulo. 2008. (Congresso).

I Encontro dos Historiadores e Pesquisadores dos "Sertões de Jacuí".Das Camélias da Liberdade - Um Quilombo Abolicionista em Muzambinho. 2005. (Encontro).

Roberto Campos: Pedagogia do Amor. 2005. (Outra).

Içami Tiba: Quem ama, Educa!. 2004. (Outra).

Palestra: Içami Tiba - Anjos Caídos. 2004. (Outra).

I Encontro de Professores do Sul de Minas Gerais. 2002. (Encontro).

II Encontro Nacional de Fé e Política. 2002. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Dênia Losângela Ramos e Patrícia de Cássia Botelho Botelho

VIEIRA, L. C.; AMARAL, A. L.;CÂNDIDO, M. R.. "Dificuldades com Tecnologias Digitais na Educação de Jovens e Adultos durante a Pandemia". 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia e EPT) - IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes.

Aluno: Márcia Aparecida Bócoli Carnevali e Lucineide Aparecida Rosa

CÂNDIDO, M. R.; BALDAN JUNIOR, H.; DINI FILHO, R. H.. Avaliação do Nível de Conhecimento sobre DSTs e Métodos Contraceptivos dos Adolescentes do Ensino Médio em uma escola de Muzambinho. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura para Graduados) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

Aluno: Márcio A

BALDAN JUNIOR, H.; DINI FILHO, R. H.;CÂNDIDO, M. R.. Rodrigues, Rodrigo B. A. Elias, Ronan de C. Mendes.Conscientização Escolar para a Preservação Ambiental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura para Graduados) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

Aluno: Sandra Alves e Sônia Paulino Abranches

BALDAN JUNIOR, H.; DINI FILHO, R. H.;CÂNDIDO, M. R.. Turismo Pedagógico: A Visita Técnica como Instrumento Didático Pedagógico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura para Graduados) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

Aluno: Eduardo Melo, Janaina Magalhães Vasconcelos

BALDAN JUNIOR, H.;CÂNDIDO, M. R.; DINI FILHO, R. H.. A Compreensão do Bullying no Ambiente Escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura para Graduados) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

Aluno: Eduardo Renê da Cruz e Luiz Antônio Oliveira Alves

BALDAN JUNIOR, H.; DINI FILHO, R. H.;CÂNDIDO, M. R.. Escolha Profissional na Adolescência. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura para Graduados) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

Aluno: Valéria Aparecida Camilo de Oliveira

CÂNDIDO, M. R.; BALDAN JUNIOR, H.; MARTINS, L. S.. Drogas um veneno para adolescência, um problema para a Educação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura para Graduados) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

Aluno: Luci Aparecida da Silva Pereira

CÂNDIDO, M. R.; MACIEL, A. L. C.. Breve histórico da influência da cafeicultura na vida social, econômica e política do Brasil, em seus primórdios até meados da década de 30. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Cafeicultura) - Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho.

CÂNDIDO, M. R.. Comissão de avaliação do Edital de Processo Seletivo Simplificado para formação de cadastro de reserva de professores substitutos (Edital nº 153/2022).. 2022. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

CÂNDIDO, M. R.; ROSA, M. S.; CARVALHO, C. A.. Banca de Certificação de Terminalidade Especifica. 2022. IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

CÂNDIDO, M. R.. Avaliação de Projetos de Cultura e Diversidade. 2018. Instituto Federal Fluminense.

Orientou

Dênia Losângela Ramos e Patrícia de Cássia Botelho Botelho

"Dificuldades com Tecnologias Digitais na Educação de Jovens e Adultos durante a Pandemia"; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia e EPT) - IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes; Orientador: Marcos Roberto Cândido;

Rubiléia Pamplona Figueiredo

A Família e a Escola: uma relação necessária; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura para Graduados) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais; Orientador: Marcos Roberto Cândido;

Luci Aparecida da Silva Pereira

Breve histórico da influência da cafeicultura na vida social, econômica e política do Brasil, em seus primórdios até meados da década de 30; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Cafeicultura) - Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho; Orientador: Marcos Roberto Cândido;

Isabella Maria de Oliveira Batista e Lavínia Campos Dionizio

Muzambinho e a Era Vargas: a construção do cenário político local sob a égide de Lycurgo Leite; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Roberto Cândido;

Maria Eduarda Costa Vilela

A possibilidade de existência de um quilombo abolicionista no bairro Brejo Alegre na segunda metade do século XIX; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcos Roberto Cândido;

João Victor Duarte Silva

?O Salvacionismo do Partido Republicano Mineiro em Muzambinho entre os anos de 1930 e 1937?; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Roberto Cândido;

Thais Cristina de Aquino Lima

?Façamos a Revolução, antes que o povo a faça?: um estudo sobre adesão pioneira de Muzambinho à Revolução de 1930; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcos Roberto Cândido;

Amanda Silveira Leite

Projeto de Monitoria; 2017; Orientação de outra natureza; (Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais; Orientador: Marcos Roberto Cândido;

Produções bibliográficas

  • CÂNDIDO, M. R. ; FERREIRA, F. A. . PRESTAÇÃO DE CONTAS E PATERNALISMO: ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS NA DESPEDIDA DE LULA À NAÇÃO. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação , v. 1, p. 188-205, 2015.

  • CÂNDIDO, M. R. . Análises do perfil bacteriológico das águas do Ribeirão das Antas, no município de Cambuí - MG. Revista Agrogeoambiental , v. 1, p. 61-66, 2015.

  • FERREIRA, F. A. ; ANDRADE, G.B. ; CÂNDIDO, M. R. ; FIGUEIREDO, M. F. ; Vários . Um jogo de cores e emoções: as paixões em "Os ratos". In: Maria Flávia Figueiredo, Fernando Aparecido Ferreira, Maria Sílvia Rodrigues Alves. (Org.). O Animal que nos habita - A retórica das paixões em relatos selvagens. 1ed.Franca - SP: Ribeirão Gráfica Editora, 2016, v. 1, p. 67-91.

  • CÂNDIDO, M. R. . Construindo a história do município. A Folha Regional, Muzambinho, p. 08 - 08, 30 nov. 2003.

  • CÂNDIDO, M. R. . Uma face da Cultura Popular: O Folclore. Jornal Mantiqueira, Poços de Caldas e Muzambinho, p. 12 - 12, 22 ago. 2003.

  • CÂNDIDO, M. R. . Paternalismo e Paixão: A Intertextualidade do Discurso de Despedida do Presidente Lula e da Carta-Testamento de Getúlio Vargas. In: 7ª Jornada Científica e Tecnológica e 4º Simpósio de Pós Graduação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, 2015, Poços de Caldas. 7ª Jornada Científica e Tecnológica e 4º Simpósio de Pós Graduação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Trabalhos Publicados, 2015. v. 01. p. 01-05.

  • CÂNDIDO, M. R. ; FERREIRA, F. A. . Salvação, proteção e ternura - a retórica no vídeo ?Despedida à nação? do presidente Lula. In: V Selifran, 2014, Franca. ANAIS DO SELIFRAN. Franca, 2014. v. 1. p. 1-11.

  • CÂNDIDO, M. R. ; SOUZA, K. A. C. . A Retórica da Imagem no texto publicitário. In: 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós Graduação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, 2013, Inconfidentes. 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós Graduação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, 2013. v. 01. p. 01-06.

  • VILELA, M. E. C. ; CÂNDIDO, M. R. . O ESPÍRITO LIBERTÁRIO DE AMÉRICO LUZ NA CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS ABOLICIONISTAS EM MUZAMBINHO - MG. In: 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 2019, Inconfidentes. Anais da Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-graduação do IFSULDEMINAS, 2019. v. 11.

  • VILELA, M. E. C. ; CÂNDIDO, M. R. . A LUTA PELA LIBERDADE: a construção dos quilombos abolicionistas no Brasil e em Muzambinho no século XIX. In: 10a Jornada Científica e Tecnológica e 7o Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS,, 2018, Muzambinho. Anais da Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-graduação do IFSULDEMINAS, 2018. v. 10.

  • LIMA, T. C. A. ; CÂNDIDO, M. R. . ?FAÇAMOS A REVOLUÇÃO, ANTES QUE O POVO A FAÇA?: a adesão pioneira de Muzambinho à Revolução de 1930. In: 9a Jornada Científica e Tecnológica e 6o Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS,, 2017, Machado. Anais da Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-graduação do IFSULDEMINAS, 2017. v. 9.

  • LIMA, T. C. A. ; CÂNDIDO, M. R. . ?A MORTE DE JOÃO PESSOA: a posição política e a exaltação do herói na publicação do jornal 'O Muzambinhense'?. In: 8ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E 5º SIMPÓSIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFSULDEMINAS, 2016, Passos. ANAIS DA JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DO IFSULDEMINAS, 2016.

  • CÂNDIDO, M. R. ; FERREIRA, F. A. . Salvação, Proteção e Ternura: Argumentação e Retórica no Vídeo ?Despedida à Nação'. In: 19º InPLA - 5º SIL, 2013, São Paulo. Anais do 19º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada (InPLA) e do 5º Seminário Internacional de Linguística (SIL). São Paulo: IDP, 2013.

  • CÂNDIDO, M. R. . O ?PAPAI NOEL? DOS POBRES: RELIGIOSIDADE E POPULISMO NA RETÓRICA ARGUMENTATIVA DE VARGAS ÀS VÉSPERAS DO NATAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CÂNDIDO, M. R. . A Incitação do Pathos no discurso do Presidente Lula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CÂNDIDO, M. R. ; FERREIRA, F. A. . Salvação, Proteção e Ternura: Argumentação e Retórica no Vídeo ?Despedida à Nação'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CÂNDIDO, M. R. . Das Camélias da Liberdade - Um Quilombo Abolicionista em Muzambinho. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

CÂNDIDO, M. R. . 1º Ciclo de Palestras em Educação Para Professores da Rede Estadual e Municipal das Cidades de Inconfidentes e Ouro Fino. 2019.

CÂNDIDO, M. R. ; Vários . Plano Decenal de Educação. 2005.

CÂNDIDO, M. R. ; Podestá, Luiz Ricardo de . Inventário do Acervo do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Cultural e Geográfico do município de Muzambinho-MG. 2004.

CÂNDIDO, M. R. ; Podestá, Luiz Ricardo de . Inventário do Acervo do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Cultural e Geográfico do Município de Muzambinho. 2003.

CÂNDIDO, M. R. ; FREITAS, I. A. . Bom Dia Atividade. 2014.

CÂNDIDO, M. R. . Urbanizando. 2007. (Pesquisa de Campo).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - 2022

    Muzambinho e a Era Vargas: a construção do cenário político local sob a égide de Lycurgo Leite, Descrição: Projeto de Iniciação Científica - PIBIC Ensino Médio. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Roberto Cândido - Coordenador / Isabella Maria de Oliveira Batista - Integrante / Lavínia Campos Dionízio - Integrante.

  • 2018 - 2019

    AS CAMÉLIAS DA LIBERDADE: A POSSIBILIDADE DA EXISTÊNCIA DE UM QUILOMBO ABOLICIONISTA EM MUZAMBINHO., Descrição: O trabalho pretende compreender e analisar a existência de um quilombo-abolicionista na cidade de Muzambinho. Erguendo seus barracos em comunidades urbanas ao redor da chamada casa de campo abolicionista os quilombos viviam protegidos pelas autoridades locais abolicionistas, inclusive contando com a contribuição dos mesmos para a sobrevivência. A pesquisa em andamento pretende debruçar sobre livros, atas e demais documentos históricos de Muzambinho e região. Uma ligação foi construída entre esses documentos e a obra de Eduardo Silva sobre a existência dos quilombos abolicionistas como o do Leblon(RJ). O quilombo-abolicionista é mais um dos fatores empregados na luta pela abolição da escravatura na segunda metade do século XIX, assim como, uma área de liberdade e oportunidades aos olhos da comunidade negra.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Roberto Cândido - Coordenador / Maria Eduarda Costa Vilela - Integrante.

  • 2017 - 2018

    ?O Salvacionismo do Partido Republicano Mineiro em Muzambinho entre os anos de 1930 e 1937?, Descrição: Esclarecer o projeto salvacionista do Partido Republicano Mineiro durante os anos de 1930 e 1937 segundo as publicações do semanário ?O Muzambinhense?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Roberto Cândido - Coordenador / João Victor Duarte Silva - Integrante.

  • 2016 - 2018

    Façamos a Revolução, antes que o povo a faça: um estudo sobre adesão pioneira de Muzambinho à Revolução de 1930, Descrição: Em novembro de 1953, Getúlio Vargas chega a Muzambinho para participar das festividades de inauguração da Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho. A ligação política do governo federal com a classe política muzambinhense permitiu a instalação de tal instituição neste pequeno município. No discurso proferido na inauguração do referido educandário o próprio presidente destaca sua ligação política com o município desde a Revolução de 1930, ressaltando o importante e pioneiro apoio recebido. Embora isto faça parte de uma estratégia argumentativa de aproximação do auditório presente na inauguração, pretendemos pesquisar como e porque ocorreu a adesão pioneira da política muzambinhense a revolta civil e militar de 1930, conforme citado pelo próprio Getúlio no discurso de inauguração da Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho. A pesquisa ora apresentada justifica-se e pode contribuir para o âmbito dos estudos que discutem como se organizaram os movimentos civis e militares que permitiram o golpe que depôs o presidente Washington Luís. O objetivo deste trabalho é esclarecer a participação do município de Muzambinho no processo de construção da Revolução de 1930 destacando o possível pioneirismo de sua adesão ao movimento de deposição do presidente Washington Luís. Para atingir o objetivo proposto por este trabalho, serão realizadas as seguintes etapas metodológicas. Nossa primeira etapa contemplará a análise da literatura sobre a Revolução de 1930 e a participação de Minas Gerais no desenrolar dos acontecimentos, além de pesquisas bibliográficas que envolvam a temática. Consolidada a etapa do embasamento teórico do trabalho, realizaremos na segunda etapa o trabalho de campo, através de pesquisas documentais e entrevistas nos acervos históricos existentes na cidade de Muzambinho. A partir do embasamento teórico e o trabalho de campo produziremos um projeto de sítio eletrônico (site) que possa permitir a pesquisa das fontes documentais levantadas, assim como o acesso aos aspectos conclusivos deste trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Roberto Cândido - Coordenador / Thais Cristina de Aquino Lima - Integrante.

Prêmios

2020

Medalha de Ouro - 12a. Olimpíada Nacional de História do Brasil, UNICAMP/Campinas-SP.

2006

Votos de Congratulações - Atuação Secretaria de Educação, Câmara Municipal de Muzambinho.

2005

Campanha Secretário de Educação em Ação, Empral Pesquisas Ltda.

2004

Moção de Reconhecimento - Trabalho pela Cultura Negra, Câmara Municipal de Muzambinho.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Muzambinho. , Estrada de Muzambinho, km 35, Morro Preto, 37890000 - Muzambinho, MG - Brasil - Caixa-postal: 02, Telefone: (35) 35715051, URL da Homepage:

Experiência profissional

2013 - 2015

UNIVERSIDADE DE FRANCA

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante

Atividades

  • 03/2013

    Pesquisa e desenvolvimento, Mestrado em Linguística.Linhas de pesquisa

2011 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2010

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 7

Outras informações:
Professor de História da Educação, Seminários, Práticas de Ensino, Didática e Estrutura e Funcionamento do Ensino.

2007 - 2009

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de História e Geografia do Ensino Medio

Atividades

  • 01/2025

    Direção e administração, Campus Muzambinho.Cargo ou função, Coordenador Pedagógico do Projeto Partiu IF - Campus Muzambinho.

  • 08/2023

    Direção e administração, Campus Muzambinho.Cargo ou função, Coordenador de Ensino à Distância - Campus Muzambinho.

  • 08/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Muzambinho.Cargo ou função, Membro da Comissão de Verificação da Normativa Docente.

  • 03/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Muzambinho.Cargo ou função, Membro Suplente - CPPD.

  • 01/2017

    Pesquisa e desenvolvimento, Campus Muzambinho.Linhas de pesquisa

  • 08/2011

    Ensino,Disciplinas ministradas, História

  • 07/2024 - 12/2024

    Direção e administração, Campus Muzambinho.Cargo ou função, Coordenador Pedagógico do Projeto Prepara IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

  • 04/2022 - 12/2024

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSULDEMINAS - Reitoria/PROEN.Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente de Diretores de Modalidade da Jornada CienBfica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do InsDtuto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS),.

  • 08/2021 - 08/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Muzambinho.Cargo ou função, Membro Suplente do Colegiado do Curso Técnico em Informática Integrado.

  • 08/2021 - 08/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Muzambinho.Cargo ou função, Membro Suplente do NAPNE.

  • 03/2022 - 10/2022

    Direção e administração, Campus Muzambinho.Cargo ou função, Coordenador Substituto do Setor de Registros Acadêmicos.

  • 02/2022 - 06/2022

    Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de História

  • 02/2018 - 06/2022

    Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História da Educação II

  • 10/2021 - 12/2021

    Ensino, Pós Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gestão em Educação Profissional e Tecnológica

  • 02/2021 - 07/2021

    Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de História

  • 02/2021 - 06/2021

    Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de História

  • 04/2020 - 04/2021

    Direção e administração, Campus Muzambinho.Cargo ou função, Diretor de Ensino.

  • 04/2020 - 04/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Muzambinho.Cargo ou função, Membro Titular da Câmara de Ensino - IFSULDEMINAS.

  • 03/2020 - 04/2021

    Ensino, Pós Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gestão em Educação Profissional e Tecnológica

  • 08/2020 - 03/2021

    Outras atividades técnico-científicas , Campus Muzambinho, Campus Muzambinho.Atividade realizada, Coordenação do Programa Estudantes Mediadores para o Ensino Remoto no Campus Muzambinho.

  • 03/2020 - 04/2020

    Ensino, Formação Pedagógica para Graduados, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Gestão em Educação Profissional e Tecnológica

  • 08/2019 - 04/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Muzambinho.Cargo ou função, Membro Suplente do Colegiado do Curso Técnico em Informática Integrado.

  • 06/2019 - 04/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Muzambinho.Cargo ou função, Membro Titular do Colegiado do Curso de Licenciatura em Pedagogia.

  • 04/2019 - 04/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSULDEMINAS - Reitoria/PROEN.Cargo ou função, Membro Suplente do CEPE - Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSULDEMINAS.

  • 11/2019 - 03/2020

    Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teorias Educacionais

  • 10/2019 - 12/2019

    Ensino, Licenciatura em Pedagogia - UAB - Campus Inconfidentes, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teorias Educacionais

  • 05/2019 - 12/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Muzambinho.Cargo ou função, Membro da Comissão de Elaboração da Avaliação Bimestral dos Cursos Técnicos Integrados.

  • 04/2019 - 04/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Inconfidentes.Cargo ou função, Consultor "ad hoc" - Edital 40/2018 do Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão do IFSULDEMINAS ? Campus Inconfidentes..

  • 04/2019 - 04/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Muzambinho.Cargo ou função, Consultor "ad hoc" - Edital 40/2018 do Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão do IFSULDEMINAS ? Campus Inconfidentes..

  • 08/2018 - 03/2019

    Direção e administração, Campus Muzambinho.Cargo ou função, Diretor de Desenvolvimento Educacional - DDE.

  • 08/2018 - 03/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Muzambinho.Cargo ou função, CAMEN- Câmara de Ensino.

  • 08/2018 - 03/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Muzambinho.Cargo ou função, Comissão de Verificação da Normativa Docente - Presidente.

  • 08/2018 - 03/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Muzambinho.Cargo ou função, Comissão de Acompanhamento da Normativa Docente - membro titular.

  • 08/2018 - 03/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Muzambinho.Cargo ou função, CADEM - Membro Titular do Colegiado Acadêmico do Campus Muzambinho.

  • 10/2017 - 08/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Muzambinho.Cargo ou função, Membro Titular do Colegiado do Curso de Licenciatura em Pedagogia.

  • 05/2017 - 08/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Muzambinho.Cargo ou função, Membro Titular do CADEM - Colégio Acadêmico.

  • 10/2015 - 10/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Muzambinho.Cargo ou função, Membro da Comissão de Acompanhamento da Normativa Docente do IFSULDEMINAS.

  • 09/2014 - 09/2015

    Direção e administração, IFSULDEMINAS - Reitoria/PROEN.Cargo ou função, Diretor de Educação a Distância.

  • 09/2014 - 09/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSULDEMINAS - Reitoria/PROEN.Cargo ou função, Coordenador do Grupo de Trabalho de Educação a Distância - IFSULDEMINAS.

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Pós Graduação Lato Sensu em Cafeicultura, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia Científica e Experimentação Agrícola

  • 05/2012 - 12/2014

    Ensino,Disciplinas ministradas, Ética Profissional - Curso Técnico em Informática - Modalidade EaD (2013/2014), Gestão e Gerenciamento de Recursos Hídricos - Curso Técnico em Meio Ambiente - Modalidade EaD (2014), Princípios da Educação Ambiental - Curso Técnico em Meio Ambiente - Modalidade EaD (2012/2013), Projetos Ambientais I - Curso Técnico em Meio Ambiente - Modalidade EaD (2013/2014), Projetos Ambientais II - Curso Técnico em Meio Ambiente - Modalidade EaD (2014)

  • 11/2012 - 11/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Muzambinho.Cargo ou função, Membro Suplente - Representante dos Docentes - CAMEN - Câmara de Ensino.

  • 02/2014 - 07/2014

    Ensino, Licenciatura para Graduados, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tecnologias Educacionais

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Licenciatura para Graduados, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tecnologia Educacional

  • 02/2013 - 12/2013

    Outras atividades técnico-científicas , Campus Muzambinho, Campus Muzambinho.Atividade realizada, Membro da Equipe de Reformulação dos PPCs dos Cursos Integrados em Alimentos e Agropecuária.

  • 09/2011 - 12/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Muzambinho.Cargo ou função, Membro da Comissão de Verificação da Normativa Docente.

  • 02/2013 - 08/2013

    Direção e administração, Campus Muzambinho.Cargo ou função, Coordenador do Curso Médio-Técnico em Alimentos e Edificações - Modalidade Proeja.

  • 07/2012 - 12/2012

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sociologia e Bioética

  • 02/2012 - 12/2012

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História da Cultura Afrobrasileira

  • 08/2010 - 12/2010

    Outras atividades técnico-científicas , Campus Muzambinho, Campus Muzambinho.Atividade realizada, Membro da Equipe de Reformulação do PPC do Curso de LIcenciatura para Graduados.

  • 01/2009 - 12/2010

    Ensino, Licenciatura para Graduados, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História da Educação; Didática; Estágio Supervisionado;Práticas de Ensino e Estrutura e Funcionamento do Ensino

  • 04/2007 - 04/2009

    Ensino,Disciplinas ministradas, História e Geografia

2007 - 2014

Instituto São João da Escócia - Colégio Pelicano-Anglo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

  • 02/2007 - 08/2014

    Ensino,Disciplinas ministradas, História, Geografia, Sociologia e Filosofia

2010 - 2014

Fudação de Apoio a Educação Tecnológica

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Atividades

  • 04/2010 - 08/2014

    Ensino,Disciplinas ministradas, História e Artes

2005 - 2006

Prefeitura Municipal de Muzambinho

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Secretário Municipal de Educação

Outras informações:
Durante o período de atuação junto à Secretaria Municpal de Educação construímos, de forma participativa e democrática, o Plano Decenal de Educação. O projeto foi aprovada em lei pela Câmara Municipal e sancionado pelo executivo. O Plano Municipal de Educação inaugura uma nova fase frente à educação com políticas públicas definidas dentro de objetivos e metas da gestão municipal.

2003 - 2004

Prefeitura Municipal de Muzambinho

Vínculo: Cargo em comissão, Enquadramento Funcional: Assessor Tecnico do Patrimônio Histórico, Carga horária: 20

Atividades

  • 05/2005 - 06/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Educação.Cargo ou função, Membro do Conselho Municipal de Educação e do Conselho FUNDEF.

  • 01/2005 - 03/2006

    Direção e administração, Secretaria Municipal de Educação.Cargo ou função, Secretário Municipal de Educação.

  • 05/2005 - 12/2005

    Outras atividades técnico-científicas , Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação.Atividade realizada, Coordenação na Elaboração do Plano Municipal Decenal de Educação aprovada por Lei pela Câmara Municipal de Muzambinho e sancionada pelo Prefeito Municipal..

  • 06/2003 - 12/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Cultura - Setor de Patrimônio Histórico.Cargo ou função, Secretário/Membro do Conselho Municipal Deliberativo do Patrimônio Histórico de Muzambinho-MG.

  • 03/2003 - 12/2004

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Cultura - Setor de Patrimônio Histórico.Serviço realizado, Assessor Técnico do Patrimônio Histórico - Serviço técnico realizado no Setor de Patrimônio Histórico Municipal.

  • 03/2003 - 12/2004

    Outras atividades técnico-científicas , Secretaria Municipal de Cultura - Setor de Patrimônio Histórico, Secretaria Municipal de Cultura - Setor de Patrimônio Histórico.Atividade realizada, Organização da Semana da Cultura Negra (Maio 2003 e Maio 2004).

  • 05/2003 - 09/2004

    Pesquisa e desenvolvimento, Secretaria Municipal de Cultura - Setor de Patrimônio Histórico.Linhas de pesquisa

2001 - 2010

Fundação Educacional de Muzambinho - Colégio Lyceu-Anglo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

  • 09/2001 - 03/2010

    Ensino,Disciplinas ministradas, História e Geografia

2002 - 2002

Escola Estadual Cesário Coimbra

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Designado, Carga horária: 12

Atividades

  • 02/2002 - 12/2002

    Ensino,Disciplinas ministradas, História

2004 - 2005

Centro Educacional NHN Objetivo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

  • 06/2004 - 03/2005

    Ensino,Disciplinas ministradas, História

2011 - 2011

Colegio CRA - Alfenas - MG

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professsor de História - Ens. Médio/Pre Vesti, Carga horária: 10

Atividades

  • 02/2011 - 07/2011

    Ensino,Disciplinas ministradas, História

2010 - 2011

Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Designado, Carga horária: 8

1999 - 2003

Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de História - Designado, Carga horária: 2

Atividades

  • 02/2010 - 06/2011

    Ensino,Disciplinas ministradas, História

  • 02/2010 - 06/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida.Cargo ou função, Membro do Colegiado da Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida - Representante Docente.

  • 02/2003 - 12/2003

    Ensino,Disciplinas ministradas, História

  • 02/1999 - 12/1999

    Ensino,Disciplinas ministradas, Historia

2005 - 2006

Colégio Santa Inês - Positivo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Atividades

  • 02/2005 - 02/2006

    Ensino,Disciplinas ministradas, Geografia