Fernando Carlos Ribeiro Guimaraes

Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, com ênfase em Política e Gestâo Ambiental pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2009); Especialista em Agricultura Tropical pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFR/PB (1989); Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2000); Possui Licenciatura Plena em Técnicas Agropecuárias pela Escola Superior de Agricultura de Lavras em Minas Gerais - ESAL/MG (1987); Graduado em Engenharia Agrônomica pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (1986). Professor de Carreira da Secretaria de Ensino e Educação do Amazonas - SEDUC e esteve Diretor de Negócios Florestais da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas - ADS (2008 a 2014). Tem experiência na área da Agronomia, Economia e Ciências Ambientais.

Informações coletadas do Lattes em 10/06/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

2008 - 2009

Universidade Federal do Amazonas
Título: Políticas Públicas e Impactos Ambientais: A Produção Animal no Município do Careiro Castanho, Amazonas,Ano de Obtenção: 2009
Hiroshi Noda.

Especialização em AGRICULTURA TROPICAL

1988 - 1988

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduação em ECONOMIA

1987 - 2000

Universidade Federal do Amazonas

Graduação em LICENCIATURA PLENA EM TECNICAS AGROPECUARIAS

1986 - 1987

Escola Superior de Agricultura de Lavras

Graduação em ENGENHARIA AGRONOMICA

1982 - 1986

Universidade Federal do Amazonas

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Regional e Urbana.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.

Participação em eventos

FÓRUM DA MESSOREGIÃO DO ALTO SOLIMÕES.Agronegócio com Sustenbalidade. 2008. (Outra).

SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO DA AMAZÔNIA OCIDENTAL.A ADS é o Desenvolvimento Sustentável. 2006. (Seminário).

FEIRA MERCADO FLORESTA.O MERCADO DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS. 2005. (Outra).

FÓRUM AMAZÔNICO. 2005. (Outra).

AMAZÔNIA DE EXPERIÊNCIAS SOCIAIS INOVADORAS.EXPERIÊNCIAS SOCIAIS INOVADORAS. 2003. (Encontro).

CONFERENCIA NACIONAL DAS CIDADES.CONFERENCIA NACIONAL DAS CIDADES. 2003. (Outra).

CONFERENCIA NACIONAL DO MEIO AMVIENTE.CONFERENCIA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. 2003. (Outra).

MARKETING PARA ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA.MARKETING PARA A AGRONOMIA. 2001. (Outra).

PERÍCIA AMBIENTAL.PERÍCIA AMBIENTAL. 2001. (Outra).

PROGRAMA BRASIL EMPREENDEDOR.BRASIL EMPREENDEDOR. 2000. (Outra).

SEMANA DE AGRONOMIA.CURSO DE OLERICULTURA. 1984. (Encontro).

ATUAÇÃO E FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO.ATUAÇÃO E FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO. 1982. (Seminário).

CURSO INTENSIVO DE FORMAÇÃO DE TOPÓGRAFOS.FORMAÇÃO DE TOPÓGRAFOS. 1980. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Zenóbia Menezes de Brito

GUIMARAES, F. C. R.. A Inserção dos Técnicos em Agropecuária no Mercado de Trabalho na Cidade de Manaus Formados pelo IFAM nos anos de 2008 a 2010. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Aluno: Silas Laranjeira dos Santos

GUIMARAES, F. C. R.. A Dificuldade de Leitura pelos Alunos nas Segunda e Terceira Etapas da EJA na Escola Estadual Guilhermino Correa dos Santos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Aluno: MARCIA MELO

GUIMARAES, F. C. R.. AS DESIGUALDADES DAS ZONAS GEOGRAFICAS DO MUNICIPIO DE MANAUS. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ECONOMIA) - Centro Universitário do Norte.

Produções bibliográficas

  • GUIMARAES, F. C. R. ; NODA, H. ; GUIMARAES, F. C. R. . POLÍTICAS PÚBLICAS E IMPACTOS AMBIENTAIS: A PRODUÇÃO ANIMAL NO MUNICÍPIO CAREIRO CASTANHO. Amazônia (Banco da Amazônia. 2005) , v. 05, p. 167, 2010.

  • GUIMARAES, F. C. R. . ANÁLISE DE CADEIAS PRODUTIVAS, ORGANIZAÇÃO DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS, ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GUIMARAES, F. C. R. . Políticas Públicas e Impactos Ambientais: A Produção Animal no Município Careiro Castanho, Amazonas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GUIMARAES, F. C. R. . ASPECTOS ECONOMICOS DA AVICULTURA CAIPIRA, COMO ALTERNATIVA PARA O PEQUENO PRODUTOR RURAL DO ESTADO DO AMAZONAS. 2000 (MONOGRAFIA) .

  • GUIMARAES, F. C. R. . OS EFEITOS DA LOTAÇÃO NA CRIAÇÃO DE FRANGOS DE CORTE NO MUNICIPIO DE MANAUS - AM. 1986 (MONOGRAFIA) .

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Secretaria de Educação e Ensino do Amazonas. , Rua Waldomiro Lustosa, 350, Japiim, 69076820 - Manaus, AM - Brasil, Telefone: (092) 36142200

Experiência profissional

2015 - Atual

Secretaria de Educação e Ensino do Amazonas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

1982 - 1986

Secretaria de Educação e Ensino do Amazonas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor nas cadeiras de Técnicas Agrícolas, Geografia, Cências e Matemática.

2008 - 2014

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor de Negócios Florestais, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Area de atuação, sustentabilidade ambiental

2009 - 2010

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Especialização do PROEJA, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor do Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)

2009 - 2010

Fundação GLOMAN

Vínculo: Diretor Técnico, Enquadramento Funcional: Diretor Técnico, Carga horária: 20

2008 - 2009

Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazo

Vínculo: CONSELHEIRO DO cemaam, Enquadramento Funcional: CONSELHEIRO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE

2006 - 2008

AGencia de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Gabinete, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2005 - 2006

Agencia de Florestas e Negocios Sustentaveis do Amazonas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Departamento de Comercialização e Ne, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2004 - 2005

Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor, Carga horária: 40

2003 - 2004

Governo do Estado do Amazonas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessor, Carga horária: 40

Outras informações:
Membro da Comissão de Planejamento para a Criação do Programa Zona Franca Verde do Estado do Amazonas.

2002 - 2004

FACULDADES UNINORTE

Vínculo: Professor de Economia, Enquadramento Funcional: Professor de Nível Superior, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor no curso de Ciências Econômicas nas cadeiras de Economia Regional e Urbana e Economia dos Recursos Naturais e do Meio Ambiente.

1991 - Atual

Guimarães Empreendimentos

Vínculo: Consultor de Projetos, Enquadramento Funcional: Socio- proprietário, Carga horária: 20

Outras informações:
Executa consultoria para projetos Econômicos e Agronômicos

1986 - 1991

Instituto Federl de Educação Ciencia e Tecnologia Campus Manaus Zona Leste

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor nas cadeiras de Administração e Economia Rural, Agricultura e Zootecnia.

1980 - 1984

Hexágono Construções

Vínculo: Técnico em Agropecuária, Enquadramento Funcional: Técnico em Agrpecuária, Carga horária: 40

2018 - Atual

Faculdade Estácio do Amazonas

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: 2018, Carga horária: 20

Outras informações:
Ministrando disciplinas para cursos de Pós graduação.