Vinícius de Lima Gonçalves

Aluno de pós-graduação em Engenharia Química do programa PEQ/COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ Possui experiência em trabalho voluntário de iniciação científica na área de química analítica com o projeto de tratamento de águas com resina de troca iônica e na área de simulação e bioprocessos com o projeto de simulação e modelagem matemática para processos de produção de bioetanol a partir de celulose residual, ambos realizados na Universidade Federal Fluminense-UFF. Trabalhou como estagiário no Laboratório de Biotecnologia e Meio Ambiente (BIOTEC) na Universidade Federal Fluminense-UFF e no Laboratório de Desenvolvimento de Bioprocessos (LADEBIO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ.

Informações coletadas do Lattes em 27/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Engenharia Química

2017 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador: TitoLívio Moitinho;Coorientador: José Ángel Ramón Hernández. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: EngenhariasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Graduação em Engenharia Química

2012 - 2017

Universidade Federal Fluminense

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Educandario Pio XII

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Biotecnologia Industrial/Especialidade: Bioprocessos.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Matemática da Computação/Especialidade: Modelos Analíticos e de Simulação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

33º LATIN-AMERICAN CONGRESS OF CHEMISTRY (33-CLAQ). X CONGRESS OF CHEMICAL SCIENCES, TECHNOLOGY AND INNOVATION (QUIMICUBA 2018). Métodos analíticos para o controle da purificação, por uma combinação de cromatografias de quelatos metálicos e troca iônica, da L-asparaginase de Zymomona mobilis produzida por E. coli via recombinante. 2018. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Engenharia Química ? COBEQ 2016. ESTUDO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE BIOETANOL 2G A PARTIR DE BIOMASSA RESIDUAL DA INDÚSTRIA DE CELULOSE: UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL E SIMULAÇÃO. 2016. (Congresso).

XXV Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.ESTUDO PRELIMINAR DA ESTIMAÇÃO DE PARÂMETROS DO MODELO SSF VISANDO A PRODUÇÃO DE BIOETANOL A PARTIR DE CELULOSE RESIDUAL. 2016. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Alice Zarur Coelho

Coelho, M.A.Z.. Obtenção e Purificação de L-Asparaginase de Zymomonas mobilis produzida por Escherichia coli recombinante. 2019. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ninoska Isabel Bojorge-Ramirez

ESTUDO PRELIMINAR DA ESTIMAÇÃO DE PARÂMETROS DO MODELO SSF VISANDO A PRODUÇÃO DE BIOETANOL A PARTIR DE CELULOSE RESIDUAL; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ninoska Isabel Bojorge Ramirez;

Ninoska Isabel Bojorge-Ramirez

Estágio em Bioprocessos e Biotecnologia; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal Fluminense, Pró-Reitoria de Graduação UFF; Orientador: Ninoska Isabel Bojorge Ramirez;

José Angel Ramón Hernández

Purificação de L-asparaginase de Zymomonas mobilis recombinante; 2018; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: José Angel Ramón Hernández;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Moraes A. O. ; GONÇALVES, V. L. ; Ramirez N. I.B. ; PEREIRA JR., N. . ESTUDO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE BIOETANOL 2G A PARTIR DE BIOMASSA RESIDUAL DA INDÚSTRIA DE CELULOSE: UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL E SIMULAÇÃO. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Química ? COBEQ 2016, 2016, Fortaleza. Congresso Brasileiro de Engenharia Química ? COBEQ 2016, 2016.

  • Ramon, Jose ; GONÇALVES, V. L. ; Saez, Vivian ; MOITINHO-ALVES, T. L. ; NELE, M. . Métodos analíticos para o controle da purificação, por uma combinação de cromatografias de quelatos metálicos e troca iônica, da L-asparaginase de Zymomona mobilis produzida por E. coli via recombinante. In: 33° Latin-American Congress of Chemistry. X Congress of Chemical Sciences, Technology and Innovation, 2018, Havana. 33° Congreso Latinoamericano de Química. X Congreso de Ciencias, Tecnología e Innovación Química, 2018.

  • GONÇALVES, V. L. . ESTUDO PRELIMINAR DA ESTIMAÇÃO DE PARÂMETROS DO MODELO SSF VISANDO A PRODUÇÃO DE BIOETANOL A PARTIR DE CELULOSE RESIDUAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - 2016

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Laboratorista em bioprocessos, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Manutenção da base de dados do laboratório de biotecnologia, Manutenção e apoio na operação do biorreator, Atualização de inventário do almoxarifado, Criação de base de dados de fornecedores de insumos, Acompanhamento de manutenção de equipamentos auxiliares, Preparação de testes experimentais na linha de Biotecnologia e Bioprocessos, Cadastrar atividades realizadas pelos pesquisadores para acesso à patrimônio genético, entre outras atividades pertinente da área.

  • 2015 - 2015

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Aluno de Iniciação científica, Enquadramento Funcional: Programador, Carga horária: 15

    Outras informações:
    Estudo e simulação de um processo de produção de bioetanol de segunda geração a partir de biomassa residual industrial de celulose utilizando os softwares Matlab e Berkeley Madonna. O trabalho rendeu uma publicação nos anais do COBEQ 2016.

  • 2013 - 2013

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Aluno de iniciação científica, Enquadramento Funcional: Laboratorista em química analítica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estudo de pré-concentração e separação de íons em resinas de troca iônica e aplicação em amostras de águas residuais.

    Atividades

    • 03/2016

      Estágios , Centro Tecnológico, Escola de Engenharia.,Estágio realizado, Manutenção da base de dados do laboratório de biotecnologia,manutenção e apoio na operação do biorreator,atualização de inventário,criação de base de dados de fornecedores de insumos,preparação de testes experimentais na linha de Biotecnologia.

    • 07/2015 - 12/2015

      Outras atividades técnico-científicas , Centro Tecnológico, Centro Tecnológico.,Atividade realizada, Estudo e simulação de um processo de produção de bioetanol de segunda geração a partir de biomassa residual industrial de celulose utilizando os softwares Matlab e Berkeley Madonna.

    • 03/2013 - 12/2013

      Outras atividades técnico-científicas , Centro Tecnológico, Centro Tecnológico.,Atividade realizada, Tratamento de águas residuais com resina de troca iônica.